Como é visitar o Museu Zentrum Paul Klee em Berna na Suíça

Conheça o Zentrum Paul Klee em Berna, na Suíça, um museu dedicado a vida e obra de Klee com mais de 4000 trabalhos do artista. Um edifício maravilhoso repleto de pinturas incríveis e muitos fatos sobre Klee que você provavelmente não sabia. Nesse post vou te contar todos os detalhes da minha visita. Vamos nessa?

Zentrum Paul Klee
Entrada do Paul Klee Zentrum

Se você estudou arquitetura, design ou arte, certamente você já ouviu falar de Paul Klee, um artista Suíço-Alemão com estilo bem próprio.

Klee transitou entre os movimentos expressionista, cubista e surrealista, produziu cerca de 10000 obras e foi um dos professores da Bauhaus. Durante os tempos de faculdade, tive a chance de estudar bastante sobre a obra de Klee e me encantar com o estilo dele, assim, visitar o Paul Klee Zentrum era um dos principais itens da minha lista de o que fazer em Berna.

A chegada ao museu

O início da visita ao Museu Zentrum Paul Klee é marcado pelo edifício (lindíssimo), arquitetura projetada pelo renomado arquiteto italiano Renzo Piano. Uma estrutura de vidro e aço com formato curvo que imita o traçado de um pincel, uma ilha verde com três montanhas metálicas que se misturam com o horizonte.

Zentrum Paul Klee
Ilha de montanhas, o museu de Paul Klee
Zentrum Paul Klee
Vidro e aço na entrada do edifício
Zentrum Paul Klee

Num dia sem nuvens, o museu ondulado com os Alpes Berneses ao fundo é algo simplesmente incrível. Confesso que fiquei tão boquiaberta com o visual, que desci uma parada antes pra babar com a vista dos Alpes e caminhar até o museu, vendo suas curvas tomarem forma e ganharem tamanho.

Zentrum Paul Klee
Alpes Berneses vistos do Museu de Klee
Zentrum Paul Klee
Museu com as montanhas ao fundo

Veja também: Roteiro de 1 dia em Berna

O Paul Klee Zentrum: vida e obra de Paul Klee

O Zentrum Paul Klee tem dois andares: um deles é dedicado a uma exibição das obras de Paul Klee e o outro a exposições temporárias que mudam de tempos em tempos.

O museu conta com um acervo gigante de mais de 4000 obras de Klee (cerca de 40% do total das obras do pintor) que costumam ser agrupadas em conjuntos de 120-150 para formar exposições mais compactas que detalham a vida e obra do artista.

MOMA de San Francisco
Uma das obras de Klee em exibição no MOMA de SF

O ingresso inclui um áudio guia cuja gravação (inglês, francês ou alemão) leva pouco mais de uma hora e explica detalhes sobre a vida de Klee:

  • Família: uma família de músicos, seu pai era músico e sua mãe era cantora. Paul Klee chegou a trabalhar como violinista antes de se apaixonar e focar no universo artístico);
  • Casamento: casou-se com Lily Stumpf e tiveram um filho chamado Félix Klee, que apesar de ter os mesmos dons artísticos do pai e passar por treinamento na Bauhaus, foi incentivado a não seguir carreira artística;
  • Os anos na Bauhaus: a primeira escola de Design do mundo;
  • Viagem para a Tunísia: deu uma nova  perspectiva de mundo e inspirou a carreira de Klee.

A gravação é ilustrada com obras de cada um desses períodos e retrata claramente a evolução de Klee como pessoa e como artista.

Zentrum Paul Klee
Crédito da imagem: Zentrum Paul Klee & escritório de turismo de Berna

[Infelizmente não é permitido tirar fotos dentro do museu, assim deixo vocês com uma imagem que o pessoal do Paul Klee Zentrum me enviou.]

Vale a pena visitar o Museu Zentrum Paul Klee?

Se você curte arte e se interessa pela vida e obra de Klee, taí uma experiência bem bacana.

Eu que já havia visto muita coisa boa do artista, fiquei encantada com a exposição e adorei conhecer um pouco mais do lado pessoal de Klee, bem ilustrados por seus diários e gravações. O ingresso do museu é caro (20 CHF) mas é grátis para quem viaja com o Swiss Travel Pass — veja nosso post para avaliar se o Swiss Travel Pass vale a pena no seu roteiro na Suíça.

Zentrum Paul Klee
Detalhe da arquitetura do edifício

Como chegar ao Museu Paul Klee

O Museu Paul Klee fica nos arredores da cidade (cerca de 2,5 Km da estação central de Berna). Para chegar lá pegue o ônibus 10 ou 12.

Veja as direções no Google Maps.

Para organizar sua visita

  • Endereço: Monument im Fruchtland 3, 3000 Bern
  • Horários: Terça à domingo: 10h às 17h
  • Ingressos: 
    • Adultos: 20 CHF
    • Estudantes: 10 CHF
    • Crianças (6-16 anos): 7 CHF
    • Famílias (1 adulto + crianças de 6 a 16): CHF 27
    • Famílias (2 adultos + crianças de 6 a 16): CHF 40
  • A entrada na exposição é gratuita todos os domingos para crianças e jovens até aos 16 anos.
  • O Paul Klee Centre aceita o Swiss Travel Pass , o Museums-PASS-Musées e o Kultur GA .

[A Mari visitou o Paul Klee Zentrum com apoio do escritório de Turismo de Berna e do Swiss Travel System]

Veja também: 

Roteiros pela Suíça:

Guias de viagem pelas cidades Suíças:

Nossos passeios preferidos

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *