Santa Cruz na Califórnia: guia completo para explorar a cidade

Divertida, descolada e alto astral Santa Cruz na Califórnia combina a praias lindas, montanhas recheadas de natureza e uma vibe que é a cara da Califórnia. Neste guia de viagem completo dividirei com você o que fazer em Santa Cruz, onde ficar, dicas de restaurantes e como incluir a cidade no seu roteiro da Califórnia. Pronto para se encantar?

Santa Cruz é uma das primeiras paradas de quem faz o trajeto de San Francisco a Los Angeles pela Highway 1, e um destino bem legal para quem já conhece o básico da Califórnia e quer ir além!

Nesse post você vai encontrar:

Porque visitar Santa Cruz na Califórnia

Santa Cruz é uma cidade eclética e com múltiplas personalidades. Tem a Santa Cruz dos surfistas, foi aqui que o surf foi introduzido nos Estados Unidos continental em 1885. A cidade conta picos de surf ideais para surfistas de todos os níveis e por isso atrai amantes do esporte vindos de todos os cantos do mundo.

Santa Cruz - Califórnia
Natural Bridges State Beach em Santa Cruz

Tem a Santa Cruz dos turistas – sejam americanos ou estrangeiros – que invadem a região do boardwalk e se esbaldam de comida típica americana (entenda por Hot dogs, Pizzas e burguers) enquanto se divertem nos brinquedos coloridos de um dos parques de diversões mais antigos da Costa Oeste Americana. A vibe é festiva, animada e super turista.

Tem a Santa Cruz Hipster (ou descolados, se você preferir) uma galerinha culta antenada nos movimentos de comida saudável, praticantes de Yoga, adeptos ao esporte e a um estilo de vida ultra saudável. Basta caminhar na rua principal do centro, a Pacific street, para encontrar vários deles.

Santa Cruz - Califórnia
Surfista saindo da água com prancha e bicicleta

E mais recentemente criou-se a Santa Cruz tecnológica. A curta distância do Vale do Silício, somada aos preços “mais atrativos” de moradia, fizeram com que vários engenheiros do Vale mudassem para Santa Cruz com suas famílias. Não preciso nem dizer que esse movimento inflacionou os preços de imóvel da região, e criou um trânsito diário bem carregado entre Santa Cruz e San José.

Com tanta gente diferente, já deu para perceber que a cidade é um prato cheio para quem quer combinar belezas naturais (as praias da região são lindas), com comida deliciosa e uma boa chance de fugir do roteiro turistão tradicional. Se animou? Então Santa Cruz é definitivamente um lugar legal para você!

Santa Cruz - Califórnia
Flores na orla da West Cliff Drive

Como chegar em Santa Cruz

Santa Cruz fica a pouco mais de 120 Km de San Francisco, e pode ser acessada tanto pela Pacific Coast Highway, mais conhecida como Highway 1, ou por dentro do Vale do Silício (Rodovias 101, ou 280). As distâncias são bem parecidas, mas a viagem pela Costa é um pouquinho mais lenta, porém MUITO mais bonita.

Desconfie do GPS

Assim, antes de obedecer o caminho proposto pelo GPS, veja se ele está te indicando o caminho pela Highway 1, e caso contrário, mude a rota até funcionar! Quem manda no GPS é você!

Viaje conectado

Uma dica de Chip de celular para você chegar na Califórnia conectado e ainda economizar.

Indico a empresa O Meu Chip, o site é todinho em português e você pode optar entre o plano controle (que é o mais econômico) ou o plano ilimitado que te dá a opção de inclusive compartilhar 3Gb de internet para outros aparelhos. Super recomendo e você pode utilizar o meu link para compra segura.

Compre seu Chip antecipadamente!

Santa Cruz no Google Maps

O que fazer em Santa Cruz na Califórnia

Chegamos ao que interessa! Hora de desbravar Santa Cruz e de conhecer os principais pontos turísticos da cidade assim como alguns segredinhos mais locais.

Para te ajudar preparei uma lista certeira com mais de 15 dicas do que fazer em Santa Cruz. Vamos nessa?

  1. Santa Cruz Boardwalk
  2. Monterey Bay National Marine Sanctuary Exploration Center
  3. O píer de Santa Cruz
  4. West Cliff Drive
  5. The Surfing Museum
  6. Pacific Avenue
  7. East Cliff Drive
  8. Praias de Santa Cruz
  9. Capitola Beach
  10. Surf em Santa Cruz
  11. The Roaring Camp Rail Roads
  12. The Mystery Spot
  13. Big Basin Red Woods Park
  14. Año Nuevo State Park Preserve
  15. Arvorismo no Mount Hermon
  16. Pogonip Open Space

1- Santa Cruz BoardWalk: Um parque de diversões a moda antiga

O Santa Cruz Beach Boardwalk é o clássico exemplo de parque de diversões que você vê nos filmes. Ele foi inaugurado em 1907 e tem uma pegada vintage.

O parque combina atrações divertidas como montanhas russas, barco viking, um fofíssimo teleférico colorido, uma arcada de jogos e fliperamas. Tudo isso combinado com lojas de lembrancinhas bem coloridas, e todos os tipos de junk food você sonhar: Corn Dogs (uma massa de milho espetada no palito e com um salsicha dentro. Alguém aí já provou?), pizzas, sanduíches, sorvetes de casquinha e refrigerantes tamanho família.

Santa Cruz
Board Walk de Santa Cruz – Califórnia

O Board Walk fica em frente a Main Beach, principal praia de Santa Cruz, e muitas famílias combinam o dia na praia (que tem uma estrutura bem legal) com um brinquedo ou outro para animar a criançada.

Quanto custam os brinquedos?

E o legal é que dá pra pagar por atração (entre $5-8 USD) ou comprar o cartão ilimitado ($49-$69) que vale um dia todo de brincadeiras no parque.

Santa Cruz - Califórnia
Teleférico colorido do Boardwalk

Horários de funcionamento

Os horários de funcionamento variam MUITO conforme o dia da semana e a estação. Na baixa temporada o parque abre somente aos finais de semana. Veja o calendário aqui.

2- Monterey Bay National Marine Sanctuary Exploration Center

O Monterey Bay National Marine Sanctuary Exploration Center é um centro de visitantes interativo e gratuito que mostra aos visitantes a diversidade marinha e os ecossistemas únicos encontrados na Baía de Monterey.

Por meio de exposições interativas, réplicas em tamanho real de animais marinhos e muitas fotografias, crianças e adultos vão aprender sobre a conservação dos oceanos e um monte de curiosidades interessantes sobre a região. O edifício é super moderno e os banheiros limpíssimos são mais dois motivos para você incluir a visita na sua lista do que fazer em Santa Cruz.

Fique de olho na programacão especial: Além das exposições permanentes, o Monterey Bay National Marine Sanctuary Exploration Center também oferece uma variedade de eventos especiais ao longo do ano, como palestras de especialistas e passeios guiados.

3- O píer de Santa Cruz

O Píer de Santa Cruz foi construído em 1914 para conectar o porto de chegada dos navios com a linha férrea (que antigamente terminava na boca do Píer). Com o declínio da indústria de sardinhas, a indústria pesqueira que operava vorazmente na baía de Monterey se viu obrigada a fechar suas fábrica e com isso o píer caiu em desuso.

Santa Cruz - Califórnia
Pier de Santa Cruz visto da praia

Hoje o Píer de Santa Cruz é um lugar bem turistão repleto de lojinhas, alguns restaurantes (veja nossas sugestões na parte de baixo desse post) e um ponto de locação de barcos.

É também um ótimo lugar para assistir o pôr do sol e para ver leões e lontras marinhas (para achar onde ficam os bichinhos, siga seu nariz e seus ouvidos. Eles são hiper fofos, mas o cheiro não é dos melhores não, rs).

4- West Cliff Drive

West Cliff Drive é um calçadão que liga o Boardwalk (onde está o parque de diversões vintage) até a praia Natural Bridges State Beach (uma das principais praias de Santa Cruz e um dos meus cantinhos preferidos na cidade).

O calçadão passa por várias praias pequenas, pontos de surf avançados (aqui você verá surfistas profissas arrasando) e várias encostas fotogênicas que rendem fotos espetaculares.

Este trajeto pode ser feito de carro, a pé ou de bicicleta. Na alta temporada as vagas de estacionamento são concorridas, mas com um pouco de paciência dá para se virar bem.

Distância total: 4,8 Km cerca de 1 hora e 10 minutos de caminhada.

Onde parar em West Cliff Drive

Mirante da Cowell Beach

Uma vista interessante para o Píer de Santa Cruz e para o parque de diversões da Board Walk. A Cowell Beach, junto ao píer, é um lugar para surfistas principiantes, em um dia com ondas você verá muitos deles por ali, mas não perca seu tempo olhando para eles não porque durante o trajeto passaremos por alguns pontos de surf avançados, e aí sim vale a pena parar e olhar.

Surfing Sculpture (To Honor Surfing): A escultura do Surf

Esta escultura de 1992 é uma homenagem a todos os surfistas do passado e do presente. Vigilante a escultura está a espera da onda perfeita. De tempos em tempos ele aparece vestido com uma coroa de flores, uma capa de super herói ou algum outro objeto simbólico colocado pelos surfistas da cidade.

Santa Cruz - Califórnia
Surfing Sculpture

Steamer Lane

Este é um dos picos de surf mais famosos do mundo e local de algumas competições famosas. A Steamer Line tem ondas boas durante quase todo o ano e dependendo da força do vento ganha ondas bem grandinhas.

O lugar dá de frente para um penhasco, o que faz com que os surfistas tenham que ficar de olho nas pedras, que são um perigo mortal, e tem três pontos diferentes cujo tipo de ondas e dificuldade varia bastante. Para os não surfistas a graça do Steamer Lane é assistir – do alto do penhasco – os surfistas fazendo bonito e arrasando nas ondas.

Santa Cruz - Califórnia
Surfista na Steamer Lane

Como curiosidade: Foi no Steamer Lane que Jack O’Neill desenvolveu o Wet Suit, roupa usada pelos surfistas para não morrer de frio nas águas geladas do pacífico.

Dead’s Surfer Memorial

Uma homenagem informal bonita e singela aos que morreram praticando surf. O memorial tem plaquinhas de madeira escritas a mão e decoradas com flores. Um cantinho triste, mas que faz parte da cultura do surf em Santa Cruz.

Santa Cruz - Califórnia
Homenagem ao surfista morto

5- The Surfing Museum

O Museu do Surf de Santa Cruz faz parte das paradas da West Cliff Drive mas merece um item a parte na lista de passeios turísticos em Santa Cruz.

Trata-se de uma coleção pequena porém interessante sobre a história do esporte que chegou na cidade em 1885 trazido por três príncipes havaianos e se espalhou como uma febre pela Califórnia.

Santa Cruz - Califórnia
Placa que homenageia a chegada do surf na Califórnia

O museu mostra a evolução do surf, das pranchas feitas com troncos de madeira de Sequoias Red Wood até as levíssimas pranchas atuais e das personalidades do esporte. Uma visita rápida e pra lá de interessante!

Vale falar que o museu fica num farol antigo HIPER charmoso e que o edifício em si rende boas fotos.

Planeje sua visita:

  • Entrada grátis
  • Endereço: Mark Abbott Memorial Lighthouse (Lighthouse Point) –  701 West Cliff Drive
  • Horário de funcionamento: 12:00 – 16:00 (Fecha às terças & quartas feiras)

6- Pacific Avenue: o centrinho de Santa Cruz

Deixando de lado a parte mais turística de Santa Cruz é hora de se “achegar” num dos cantinhos preferidos dos locais, o centrinho antigo da cidade. A principal avenida é a Pacific Avenue repleta de cafés e restaurantes bacanas, lojas de livros, lojas místicas e de produtos de Yoga, cinemas com estilão retrô e muitos cafés bacanas. Outras ruas que merecem uma visitinha são a Cooper Street, Soquel Street e Front Street.

Santa Cruz - Califórnia
Pacific Avenue

Aos finais de semana e durante as férias escolares a avenida fica repleta de artistas de rua, cantores, mágicos e até cartomantes, a vibe é uma delícia.

Principais paradas no centro de Santa Cruz

Town Clock: A torre do relógio

Essa simpática torre de relógio é de 1900 e já sobreviveu há alguns terremotos. Permaneceu anos desmontada e “guardada” em um depósito e desde 1970 foi instalada na localização atual, a intersecção das avenidas Pacific, Water e Front Street. O relógio é um dos símbolos de Santa Cruz.

Santa Cruz - Califórnia
Torre do relógio – Santa Cruz

Na esquina da Pacific Avenue há um prédio super bonito que é ocupado por lojinhas e cafés.

Missão de Santa Cruz

Um pouco adiante da torre do relógio está a Missão de Santa Cruz, uma das igrejas construídas pelos Padres Franciscanos Espanhóis – ainda nos tempos de colônia. A Missão de Santa Cruz não é tão bonita quanto as missões de Carmel, San Luis O Bispo ou Santa Barbara, mas vale a visita pela perspectiva histórica.

  • Entrada grátis
  • Endereço: 144 School Street

A fachada do Cinema Del Mar

O Cinema Del Mar (em inglês Del Mar Theatre) – 1124 Pacific Ave – é um cinema antigão de 1936 freqüentado por artistas e celebridades locais. A fachada é linda, mas a parte legal é saber que o cinema tem a mesma pegada da cidade. Aqui são vendidos lanchinhos orgânicos e naturais (nada de nachos gordurentos!!!).

Outra curiosidade interessante: todos os anos o cinema realiza o festival do Filme Secreto, premiers de filmes não revelados, e a graça é justamente essa: comprar e assistir um filme que você não tem a menor ideia do que seja!

Pacific Cookie Co (Cookies Divinos): Testado e aprovado por nós

Se você curte Cookies, você precisa conhecer a Pacific Cookie, (1203 Pacific Ave) uma  lojinha de biscoitos DE-LI-CI-O-SOS. O de chocolate com macadâmia é maravilhoso. Os Cookies custam $2,00 e sem brincadeira, dá vontade de comer a vitrine toda.

Santa Cruz - CA
Pacific Cookie Co

Buttercup Cakes & Farm House (Cupcakes lindos de morrer): Dica de amigos

Outra parada incrível para quem curte um docinho é a Buttercup Cakes & Farm House (1411 Pacific Ave) uma lojinha linda com dezenas de cup cakes e minis cup cakes – um mais lindo que o outro. E claro que tem variedades especiais para veganos e pessoas com dieta Gluten Free. #LoveSantaCruz

Santa Cruz - Califórnia
Buttercup Cakes & Farm House

Quiosque da The Penny Ice

O The Penny Ice é a sorveteria mais POP da cidade, uma sorveteria artesanal que faz sorvetes diferentes em pequenas quantidades. Eles tem um quiosque na Pacific Ave, e outras sorveterias espalhadas pelas cidade. Ainda não provei, mas ouvi falar MEGA bem.

Verve Coffee (Café Ultra Cool): Testado e aprovado por nós

Para quem curte um espresso com um ambiente bacana, o Verve Coffee (1540 Pacific Ave) é uma excelente pedida.

Santa Cruz - Califórnia
Verve Coffee

7- East Cliff Drive: Praias mais locais

Do outro lado Santa Cruz Board Walk está a East Cliff Drive, uma região mais local com algumas boas praias, destaque para a Twin Lakes State Beach, um farol fotogênico “The Walton Lighthouse”  e bem adiante outro ponto de surf bem famoso, o Pleasure point. Seguindo por esta costa você chegará na cidade vizinha de Capitola que também é um charme e está repleta de casinhas coloridas.

Santa Cruz - Califórnia
Board Walk visto da East Cliff Drive

8- Praias de Santa Cruz

Curtir a praia em Santa Cruz (e região) é um dos programas preferidos dos moradores de San Francisco e do Vale do Silício que aos finais de semana lotam a região com suas cadeiras de praia e piqueniques caprichados. Mas antes que você se anime muito, vale lembrar que as águas dos pacífico são geladíssimas. Isso significa que em um dia quente, até dá para entrar na água, mas você sairá rapidinho. Rs

Santa Cruz - Califórnia
Piscina natural na Natural Bridges State Beach

Algumas poucas semanas do ano as praias da região recebem uma corrente de águas quentes, é nessa época que a galera da região aproveita para curtir e brincar na água com se não houvesse o amanhã. Para nós Brasileiros até parece engraçado, mas como a água “quentinha” dura pouco, todo mundo quer aproveitar, inclusive nós.

Mas há duas excessões: os surfistas – que se cobrem dos pés a cabeça com roupas de Neoprene parrudas e passam o dia na água. (Eu que nunca surfei e sou o ser mais friorento do mundo vivo brincando com o Gustavo que para a galera enfrentar essa friaca e surfar, tem que ser realmente algo sensacional).

E claro, as crianças! Reza a lenda que criança não sente frio, e tudo indica que é verdade. Mesmo com o mar congelante, os pequenos se esbaldam, e dão risada sonoras de alegria.

Aí vai a lista com as praias que já visitei e mais gosto. Prometo atualizar a lista sempre que visitar um lugar novo.

Natural Bridges State Park

Nossa praia preferida em Santa Cruz. A praia tem esse nome graças a um conjunto de três arcos naturais que com o tempo e a ação das águas acabaram ruindo. Hoje a praia tem apenas um arco – e que infelizmente não deve aguentar muitos anos em pé.

A praia tem uma estrutura completa com banheiros, vestiários e até um parque adjacente com churrasqueiras e sombra. Um lugar BEM gostoso para passar a tarde. [Durante a alta temporada – Julho e Agosto, prepare-se para encontrar a praia e o estacionamento ($10 por carro) bem cheios.]

Santa Cruz - Califórnia
Pássaros na Natural Bridges State Beach
Borboletas monarca

Entre Outubro e Fevereiro a praia recebe milhares de Borboletas Monarca que migram para a região e se aglomeram nas árvores de Eucalipto do parque adjacente a praia- o melhor mês para observá-las costuma ser novembro. Durante este período são realizados tour gratuitos com docentes.

Borboletas Monarca na Califórnia
Borboletas Monarca na Califórnia

Twin Lakes Beach

Outra praia bacana e bem menos disputada que a Natural Bridges é a Twin Lakes Beach. Ela fica do outro lado da Costa na East Cliff Drive e tem um visual bacana com direito a farol no fundo.

Santa Cruz - Califórnia
Twin Lakes Beach

Main beach

A praia principal de Santa Cruz fica na frente do Boardwalk, uma praia bem turística porém super agradável e com bastante estrutura.

Santa Cruz
Main Beach de Santa Cruz

Cowell Beach

Passando o Santa Cruz Wharf, a praia principal muda de nome e vira Cowell Beach. Esse é um dos pontos preferidos de surfistas iniciantes e de quem está aprendendo a surfar.

Praias afastadas do centro

Coast Dairies State Park

Este parque combina uma série de praias pequenas apertadas em meio as falésias. A graça é descobrir e curtir novas praias, uma mais linda que a outra. Todas as praias que visitei neste parque são desertas e sem estrutura. Leve tudo com com você.

Mais detalhes sobre o parque aqui.

Wilder Ranch State Park

Ainda não conheço este parque estadual que combina algumas boas praias desertas – veja as fotos no Google – com trilhas diversas e uma fazendinha com vacas, porcos e galinhas para as crianças interagirem. O parque faz o maior sucesso na região e meus amigos AMAM de paixão.

Veja mais detalhes do parque aqui.

9- Capitola Beach na cidade de Capitola

Outra praia charmosa e que os locais adoram é a Capitola Beach, na cidade vizinha de Capitola. O charme da praia são as casinhas coloridas hiper fotogênicas na orla da praia.

Para facilitar sua viagem, organizei as dicas desse post em um mapinha bem completo do Google Maps.

10 – Surf em Santa Cruz

Santa Cruz é indiscutivelmente a cidade do surf, se você curte o esporte e quer pegar umas ondinhas escolha um lugar adequado para seu nível (são mais de 10 pontos de surf diferentes, no iniciante ao avançado) e prepare-se para encarar as águas geladas da região.

Este site (em inglês) te ajuda a selecionar o ponto de surf ideal para seu nível de surf. Na dúvida, comece devagar ;).

Santa Cruz - Califórnia
Surfista na Steamer Lane

11- The Mystery Spot

Outra atração famosinha na região que eu ainda não visitei é o The Mistery Spot (465 Mystery Spot Rd), vendido como “anomalia gravitacional”, um desses lugares onde as bolas rolam para cima e as atrações desafiam as leis da natureza. Confesso que tenho um pé atrás danado…Rs

Ingressos: $6,00 por pessoa + $5,00 de estacionamento

12- The Roaring Camp Rail Roads

O passeio de trem Roaming Camp é um passeio bem família. São duas rotas diferentes, uma que liga Felton (floresta de árvores Redwoods até Santa Cruz) e outra que faz um percurso bacana pelas árvores.

13- Big Basin Red Woods Park: Para ver Redwoods gigantes

Big Basin Redwoods é um parque lindo repleto de Sequoias do tipo Red Wood e várias opções de trilha. Já fui duas vezes e adoro!

Red Woods Big Basin

Atenção: O parque tem duas entradas. Para ver as sequoias gigantes, você tem que entrar por este endereço (21600 Big Basin Way,Boulder Creek)

14- Año Nuevo State Park: Para ver Elefantes Marinhos

Um parque litorâneo famoso por abrigar uma colônia de elefantes marinhos ativa durante todo o ano. Para chegar ao local onde estão os elefantes marinhos você terá que fazer um caminhada de cerca de 6 Km (ida & volta) incluindo uns pedacinhos na areia fofa. Assim, vá preparado para caminhar, vá de tênis e leve água.

Elefantes Marinhos - Califórnia

Veja mais informações sobre o parque aqui.

15- Arvorismo no Mount Hermon

Uma experiência que eu estou LOUCA para provar é o Arvorismo no Mount Hermon, a Vera Oliveira participou e amou de paixão. Tem tiroleza gigante, pontes nas copas das árvores e várias experiências para desafiar sua coragem e espirito de equipe.

Preços: A partir de $90 dólares – dependem da experiência selecionada

Arvorismo - Santa Cruz

16- Pogonip Preserve

A Pogonip Open Space fica bem pertinho da Universidade de Santa Cruz, e é um parque bonito com vistas da cidade e trilhas tanto para pedestres quanto para bicicletas. Fizemos algumas trilhas curtinhas como a Spring Box (que leva a um laguinho de carpas bem pequeno) e a Limekilm Trail (que leva as ruínas de uma antiga mina).

O que fazer em Santa Cruz no Mapa

Veja todas as dicas desse post no mapa dinâmico abaixo:

Se preferir, acesse o mapa aqui.

Seguro viagem para a Califórnia

Não viaje para os Estados Unidos sem um bom seguro viagem. Ele te protege contra voos cancelados, bagagem extraviada, eventuais emergências dentárias, e o mais importante: uma boa cobertura médica.

Qualquer tipo de consulta médica é caríssima na Califórnia. Em compensação, um bom seguro viagem custa menos de R$10 por dia de viagem.

Uso e recomendo a Seguros Promo, um comparador de seguros que te ajuda a identificar o melhor custo x benefício para a sua viagem. O site é referêcia nessa área e super fácil de usar, em poucos minutos você consegue comprar seu seguro.

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA15 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Faça já seu seguro!

Onde ficar em Santa Cruz

Santa Cruz é uma cidade pequena, mas uma das melhores regiões para ficar é nos arredores de Santa Cruz Beach Boardwalk. Porque além de ser uma área de fácil acesso para outras regiões é super centralizada, ótima para quem gosta de lazer, entretenimento e fica somente a 20 minutos da Floresta de Scotts Valley.

Por ali você encontra uma grande quantidade de hotéis, e o ponto principal da região de Boardwalk é o enorme e divertido parque de diversão (aqueles de praia, mas bem ao estilo americano), que foi a dica do nosso primeiro local para visitar.

Vamos de hotéis, pois selecionamos uma listinha com os melhores para você se hospedar nas regiões da Praia:

Hotéis caprichados

Dream Inn Santa Cruz

O Dream Inn Santa Cruz é um luxuoso hotel que fica à beira-mar, do lado do calçadão de Santa Cruz, e do ladinho do centro da cidade. Tem um ambiente super descontraído, todo inspirado no clima praiano. Possui um deck com piscina e banheira de hidromassagem, tem estacionamento, restaurante e bar.

Os quartos tem sacada com uma vista sensacional para a Baía de Monterey, onde você vai poder ver um pôr do sol inesquecível, assistir os surfistas e relaxar curtindo o som das ondas do mar. Todos eles são bem confortáveis, e contam com ar condicionado, serviço de quarto, cama king, Wi-Fi gratuito, chaleira e cafeteira em todos os quartos.

Confira os preços e reserve o Dream Inn Santa Cruz

West Cliff Inn, a Four Sisters Inn

O hotel é uma casa vitoriana de três andares super charmosa e fica sobre uma falésia, em frente à praia de Cowell. O West Cliff Inn, a Four Sisters Inn oferece quartos exclusivos e luxuosos com vista mar, equipados com lareira e banheiros em mármore, banheiras, frigobar, chaleira e cafeteira, além de Wi-Fi gratuito, MP3 players e televisão de tela plana.

Possuem um delicioso buffet de café da manhã e, durante as tardes, você pode apreciar vinhos e aperitivos. Oferecem também bicicletas para alugar para explorar a região. Conta com estacionamento gratuito

Confira os preços e reserve o West Cliff Inn

Capitola Hotel

A cidade de Capitola é uma gracinha, tem casinhas com arquitetura encantadora, lojas, restaurantes e é um local bastante frequentado por surfistas. E o Capitola Hotel fica nesse local, a 80 metros da praia e a 10 km do Calçadão da Praia de Santa Cruz.

Todos os quartos incluem guarda-roupa, TV de tela plana, frigobar, banheiro privativo, roupa de cama e toalhas. Alguns quartos também oferecem cozinha compacta com micro-ondas e varanda com vista mar.

Confira os preços e reserve o Capitola Hotel

Hotéis com bom custo x benefício

Carousel Beach Inn

O hotel Carousel Beach Inn fica bem atrás do parque de diversões e da praia de Santa Cruz, localizado a 2 minutos a pé. Serve café da manhã continental diariamente, Wi-Fi gratuito, recepção 24 horas, estacionamento gratuito, máquinas de venda automática de petiscos e bebidas

Um hotel mais simples, mas que oferece quartos com varanda privativa, TV de tela plana, micro-ondas, frigobar, secador de cabelo e despertador. Algumas unidades também contam com banheira de hidromassagem para 2 pessoas ou vista do parque de diversões.

Confira os preços e reserve o Carousel Beach Inn

La Quinta Inn & Suites by Wyndham Santa Cruz

Bem situado no centro de Santa Cruz, o La Quinta Inn & Suites by Wyndham Santa Cruz tem academia, Wi-Fi gratuito, serve café da manhã em estilo buffet ou continental, estacionamento privativo e piscina.

Oferece quartos com ar-condicionado, TV de tela plana, banheiro privativo com secador de cabelo.

Confira os preços e reserve o La Quinta Inn & Suites

Agora confira os melhores hotéis para você se hospedar na região da Floresta de Santa Cruz:

Hotéis caprichados

Chaminade Resort & Spa

Chaminade Resort & Spa fica na cordilheira de Santa Cruz, e a 5 km do calçadão da praia de Santa Cruz. É um Resort super completo com piscina ao ar livre, área de churrasqueira, 2 restaurantes, bar, SPA e academia. E sem falar da área verde ao redor do Resort que é encantadora! Conta também com um maravilhoso campo de golfe e quadra de tênis.

Para maior comodidade possui estacionamento privativo, Wi-Fi gratuito em toda a propriedade, recepção 24 horas, caixa eletrônico, lounge e loja de presentes.

Todos os quartos dispõem de ar-condicionado, TV LCD de tela plana, banheiro privativo com banheira ou chuveiro, roupões de banho e amenidades de banho gratuitas, quartos para família.

Confira os preços e reserve o Chaminade Resort & Spa

Hotéis com bom custo x benefício

Hilton Santa Cruz Scotts Valley

O hotel Hilton Santa Cruz Scotts Valley é lindo e fica na região das montanhas, a poucos minutos das praias e do calçadão de Santa Cruz. Possui uma piscina exterior e academia bem equipada, business center 24h. E o restaurante Stonehouse Bar & Grill, com cozinha tradicional da Califórnia.

Oferece acomodações confortáveis, com micro-ondas, frigobar, Wi-Fi gratuito e outros amenities.

Confira os preços e reserve o Hilton Santa Cruz

Four Points by Sheraton Scotts Valley

Four Points by Sheraton fica na região de Scotts Valley (10km do centro de Santa Cruz). O hotel dispõe de terraço ao ar livre com vista para o rio, restaurante, estacionamento privativo e gratuito, recepção 24 horas, Wi-Fi gratuito em toda a propriedade.

Os quartos dispõem de TV de tela plana, banheiro privativo com banheira, incluem amenidades de banho e secador de cabelo. Algumas opções de quartos possuem área de estar e varanda.

Confira os preços e reserve o Four Points

Inn at Pasatiempo

Inn at Pasatiempo é um hotel boutique com um terraço rodeado por jardins coloridos ao estilo francês. Conta com recepção 24 horas, uma piscina externa e fica ao lado do Campo de Golfe Pasatiempo, concebido por Alister Mackenzie. Fica a cerca de 10 minutos de carro de Santa Cruz Beach Boadwalk.

Cada quarto apresenta uma decoração campestre francesa, Wi-Fi gratuito, TV a cabo, comodidades para fazer chá e café e banheiro privativo.

Confira os preços e reserve o Inn at Pasatiempo

Onde comer bem em Santa Cruz

E quando o assunto é comida, Santa Cruz está HIPER bem representada. Lugar gostoso para comer e beber é o que não falta. Para facilitar dividi as sugestões por área, lembrando que o Board Walk é a região mais turística da cidade e que definitivamente não é a mais gostosa e nem a mais barata, mas que ainda sim tem lugares interessantes

Boardwalk e Pier de Santa Cruz

  • FireFish Grill (25 Municipal Wharf): Para quem quer comer no Píer de Santa Cruz curtindo vistas lindas e um pôr do sol especial,  é uma boa pedida. Destaque para o crab cake.
  • Ideal Bar & Grill (Peixes e comida americana – endereço: 106 Beach St, Santa Cruz): Ideal Bar & Grill é um cantinho turistão e despojado, para ir com os amigos e beber uma cerveja sem medo de ser feliz. Eu comi um Claw Chowder (sopinha de mariscos) bem gostoso) e um peixinho com vegetais que estava ok. Não amei, mas voltaria e acho que é um bom quebra galho na rua principal.
Santa Cruz - CA
Nachos do El Palomar

Centro de Santa Cruz

  • The Buttery (702 Soquel Ave) é uma padaria/doceria simplesmente SENSACIONAL. Os sanduíches são divinos (peça o de presunto). E os doces são ótimos. O lugar vive cheio, mas é sempre uma pedida que eu gosto de repetir.
  • El Palomar (1336 Pacific Ave) é um Mexicano animado e bem gostoso. O Restaurante é um pouco escuro demais para meu gosto, mas o pátio interno é hiper descolado, e iluminado. Almoçamos alí e gostamos bastante da comida e do atendimento. Para comer dividimos um nachos pequenos com carne moída e enchilhadas bem recheadas
  • Laili (101 Cooper St) é um fusion de cozinhas do Afeganistão, India, Paquistão. Segundo minha amiga Ana restaurante é tão especial que em um único final de semana ela foi “obrigada” a repetí-lo 3 vezes. 🙂 A descrição dela me deixou curiosa para provar!

Outras regiões

  • Mentone (174 Aptos Vlg Wy, Aptos, CA): restaurante italiano impecável. Pizzas na medida e massas caprichadas. Reservas essenciais.
  • Café Brasil (1410 Mission St, Santa Cruz): Uma boa opcão pra matar a saudades da comida brasileira. Não é maravilhoso, mas o ambiente é bem legal e o atendimento é simpático.
  • Sampa (841 N Branciforte Ave, Santa Cruz, CA 95062): Açaí maraivilhoso, a coxinha é média, e os sanduíche de carne louca estava ótimo. Uma pedida gostosa para o almoço.
  • The Penny Ice (913 Cedar St + 2 endereços) um sorvete que é a cara de Santa Cruz.
  • Crown’s Nest (2218 E Cliff Dr) fica em frente a praia, vive cheio e é uma opção legal para comer peixes e frutos do mar.
  • Saindo um pouco da rota Boardwalk – Centro, temos alguns restaurantes incrivelmente bem recomendados por meus amigos.

Degustar vinhos locais

Aproveite sua visita a Santa Cruz para beber vinhos locais!Para degustar vinhos da região sem sair da cidade a dica é a  Storrs Winery (303 Potrero St #35).

Vinícolas de Santa Cruz
Degustação na Ride Winery

Vinícolas do Vale de Santa Cruz (Vale do Silício)

Se você tem mais de um dia na região e quer explorar as vinícolas do Vale de Santa Cruz (que na verdade ficam mais próximas do Vale do Silício do que da praia) tenho 3 dicas para você:

Ridge Vineyards (17100 Montebello Rd – Cupertino): Com vistas MARAVILHOSAS e vinhos ótimos, a Ridge é minha vinícola preferida da região e um lugar já fui várias vezes. A estrada é bem tortuosa, na dúvida tome um remédio anti-enjoo antes da subida.

Vinícolas de Santa Cruz
Vista da Ridge

Picchetti Winnery (13100 Montebello Rd – Cupertino): A Pichetti é linda, uma mistura de vinícola com parque e jardim, um lugar sensacional para curtir um vinhozinho e fazer um piquenique. A casa tem uma pequena vendinha com queijos e frios, e você pode comprar seu vinho e se abastecer por lá mesmo.

Vinícolas de Santa Cruz
Picchetti Winnery

Thomas Fogerty  (19501 Skyline Blvd, Woodside): Uma vinícola linda no topo da montanha. Os vinhos também são ótimos

Quantos dias em Santa Cruz.

Com uma tarde já dá pra começar, mas se você tem um dia todo ou dois, melhor. Santa Cruz vai te surpreender com sua junção linda de natureza e mar.

Como incluir Santa Cruz no seu roteiro?

Taí a pergunta mais difícil do post, e tudo depende de quantos dias você terá na Califórnia e o que você pretende visitar durante esse período.

Primeira vez na Califórnia:

Para quem vem pela primeira vez e quer conhecer tanto San Francisco quanto Los Angeles em 10 dias (ou menos). Minha sugestão – ao menos que você seja LOUCO por surf – é passar reto e deixar Santa Cruz para uma próxima viagem. Sorry, toda viagem é feita de escolhas e o meu papel como editora é te ajudar a tomar as melhores decisões, certo?

Big Sur em o que fazer na Califórnia
Big Creek Bridge em Big Sur vista do alto – uma das paradas lindas da Highway 1

Veja aqui minha sugestão de roteiro de 10 dias na Califórnia

Se você tem 15 dias ou mais, aí sim vale a pena considerar uma tarde –ou porque não um dia inteiro – para explorar Santa Cruz

Veja aqui minha sugestões de roteiro de 15 dias na Califórnia.

Segunda vez na Califórnia:

Se você já conhece o básico, taí uma bela desculpa para sair do comum e visitar Santa Cruz. Considere dormir uma noite para explorar cantinhos mais locais e ultra especiais da cidade!

Mora na Califórnia?

Santa Cruz é uma pedida divertida para passar um final de semana – seja em família, seja um final de semana romântico, e super conveniente para quem mora na Bay Area.

Nós volta e meia fazemos um bate e volta aos finais de semana, mas aproveitamos a deixa do aniversário de 40 do Gu pra passar um final de semana por lá, amamos e já queremos voltar.

E aí, gostou das nossas dicas de Santa Cruz na Califórnia?


PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar na Califórnia
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Ronaldo disse:

Ótimas dicas! tô indo pra lá semana que vem…obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delícia!
Aproveite!
Beijos

Avatar Ludmilla disse:

Mari, você mora em Santa Cruz?

mari vidigal mari vidigal disse:

ADORARIIIIA, mas não, ainda não consegui convencer o marido e moro no Vale do Silício. Rs

Avatar Douglas disse:

Morei l´s por 5 anos nos anos 90, o Paraíso !

mari vidigal mari vidigal disse:

Tbm Adoro! 🙂

Avatar Natalie disse:

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Naty 😉
Adorei começar a semana com essa novidade!
Beijos