O Castelo de Neuschwanstein – Dicas de como chegar e visitar

16
Castelo de Neuschwanstein

Saiba como fazer um bate e volta ao Castelo de Neuschwanstein desde Munique. Dicas de como chegar, e como aproveitar a visita ao máximo! Pronto para se apaixonar por um dos castelos mais lindos e famosos do mundo?

O castelo de Neuschwanstein – Dicas de como chegar e visitar

Três dias em Munique era pouco tempo para todas as minhas pretensões na cidade e eu ainda assim queria encaixar o Castelo de Neuschwanstein na jogada. Sempre gostei de castelos, e estar tão perto de um dos mais bonitos do mundo e não visitá-lo parecia impensável, ainda mais tratando-se de um castelo bonito a ponto de inspirar Walt Disney a desenhar o Castelo da Cinderela, não é mesmo?

Castelo de Neuschwanstein

E foi assim que dediquei meu último dia na Europa a um passeio por um dos castelos mais lindos que já visitei. O passeio valeu tanto a pena, que quero dividir algumas dicas com vocês! Vamos lá?

Bate-e-volta de Munique ao Neuschwanstein

A viagem entre Munique e Neuschwanstein de trem leva pouco mais de 2 horas para cada perna e combina uma viagem de trem com um trajeto de ônibus, e claro que também dá para ir de carro (uma opção legal para quem quer fazer a Rota Romântica ou continuar a viagem para outros lugares).

Pra quem vai de trem, o trajeto é uma graça, mas eu confesso que estava com tanto sono que dormi praticamente a viagem toda. O bate-e-volta é tranquilo, mas gasta-se o dia todo!

Como chegar?

De transporte público

1) Trem entre Munique e Fussen

O castelo de Neuschwanstein fica entre as cidades de Hohenschwangau e Füssen. Para chegar lá, pegue um trem na estação central de Munique até a cidade de Füssen e em seguida um ônibus até a boca do castelo.

Castelo de Neuschwanstein

Trem entre Munique e Fussen

Use o Bayern Ticket (passe da Bavária):

Uma sacada inteligente que vai baratear consideravelmente sua viagem é usar o Bayern Ticket, um bilhete de trem esperto que te dá direito a tomar trens ilimitados por toda a região da Bavaria das 9:00 da manhã até as 3:00 da madrugada do dia seguinte durante a semana e durante o final de semana o dia todo.

O Bayern Ticket pode ser usado por até 5 adultos (crianças e jovens de até 15 anos viajam grátis com um adulto pagante) e os preços váriam de acordo com o número de pessoas: o ticket individual custa  23,00 Euros, o de duas pessoas 28 Euros e o de 5 pessoas 43 Euros.

O passe é válido nos trens regionais (RegionalExpress, RegionalBahn, S-Bahn) ônibus e metrô. E não é válido nos trens rápidos (InterCity e InterCityExpress). Como o único trem que conecta Munique e Fussen é um trem regional, é só seguir a limitação de horários para se dar bem!

Dica: Compre o ticket nas máquinas! Caso você compre o ticket com um atendente pagará uma taxa extra de 2 Euros.

Atenção aos horários

Os horários dos trens europeus mudam constantemente, mas durante a minha viagem o primeiro trem entre Munique e Fussen coberto pelo Bayern Pass saia de Munique as 9:52 (e depois disso de hora em hora) durante a semana. Aos finais de semana dá para pegar os trens das 7:52 ou 8:52. Como a viagem é longa, recomendo que você saia o mais cedo possível para aproveitar o castelo com a calma que ele merece.

[Dica: como não há reserva de lugares nos trens regionais, chegue uns 15 minutos antes para garantir um lugar sentado.]

2) Ônibus entre Fussen e Hohenschwangau/Castles

Chegando em Fussen é só seguir o “mar de gente” até os pontos de ônibus (pegue o 73 ou 78) que te levam ao castelo. Os horários dos ônibus coincidem com a chegada do trem, e de manhã cedo há sempre pelos menos dois ônibus a postos. O trajeto está incluindo no Bayern Ticket, basta mostrar o bilhete ao condutor. (Caso queira ir sentado no ônibus, seja rápido na saída do trem, caso contrário você irá em pé). O trajeto de ônibus entre Fussen e Hohenschwangau/Castles leva cerca de 10 minutos.

Castelo de Neuschwanstein

Ônibus enchendo (e eu sentadinha da Silva!)

De carro

De carro, é só ligar o GPS, ou recorrer ao amigo Google Maps. Já adianto que não existem Auto-Bans que ligam Fussen a Munique e que a alternativa mais rápida é pela A95.

Atenção: É proibido subir ao castelo de carro, estacione nos bolsões próximos ao centro de visitantes (e anote o número do estacionamento já que são vários e muito parecidos. Rs)

Veja o trajeto no Google Maps.

Subida ao Castelo & Ingressos

Chegando em Hohenschwangau/Castles ainda falta uma bela subida até castelo. Você pode subir a pé (1,5 km – cerca de 30 minutos morro acima. A caminhada é tranquila, porém BEM sem graça. Fiz e achei ok) de ônibus (custa 1,80 para subir e 1,00 para descer ou 2,60 ida e volta) ou de charrete (6,00 para subir e 3,00 para descer). Caso esteja nevando, você terá que subir a pé ou de charrete!

Antes de subir, compre seu ingresso e fique atento aos horários!!!

Só é permitido visitar o castelo com tour guiado e horários marcados (perdeu a hora, perdeu o ingresso e não tem choro nem vela!) A bilheteria fica lá embaixo, próxima ao ponto de chegada do ônibus, compre os ingressos antes de subir!

Na alta temporada: reserve ingressos com antecedência

O castelo de Neuschwanstein é um dos pontos turísticos mais visitados da Alemanha e como todas as visitas são guiadas e com hora marcada, durante a alta temporada os ingressos costumam se esgotar com dias de antecedência!

Tenho vários amigos frustrados que foram até Fussen (4 horas de viagem ida e volta) e não conseguiram visitar o castelo. Outro cenário que acontece bastante é chegar ao castelo as 12:30 (horário de chegada do primeiro trem) e só encontrar tours disponíveis para as 3:00 ou 4:00 da tarde. Roubada total, não?! Na dúvida, eu se fosse você já deixaria tudo reservadinho!

Vale falar que há dois castelos diferentes no mesmo lugar: o Castelo de Neuschwanstein eo Hohenscwaiau. Os ingressos são vendidos separados e há um bom desconto para quem visita os dois. Eu confesso que não me animei para visitar o Hohenscwaiau, estava frio e eu estava um pouco cansada para encarar dois castelos num dia. #Deixeiprapróxima

Castelo de Hohenscwaiau

Castelo de Hohenscwaiau

2 dias de antecedência e hora marcada!

As reservas podem ser feitas nesse site com dois ou mais dias de antecedência (infelizmente não dá para comprar na noite anterior) e na alta temporada, a recomendação é fazer o quanto antes para garantir um horário que bata com a chegada dos trens. As reservas tem hora marcada, e caso você se atrase ou não apareça será cobrado pelo ingresso.

Taxa de reserva: Para reservar os ingressos, você será cobrado 1,80 adicionais por ingresso.

Quanto custam os ingressos para o Castelo de Neuschwanstein?

Somente o Castelo de Neuschwanstein

  • Adultos: 12 Euros
  • Estudantes com carteirinha: 11 Euros
  • Crianças e jovens de 0 a 18 anos: Grátis

Castelo de Neuschwanstein + Hohenscwagau

  • Adultos: 23 Euros
  • Estudantes com carteirinha: 21 Euros
  • Crianças e jovens de 0 a 18 anos: Grátis

Caso você esteja fazendo a Rota Romântica ou passando uma temporada na Bavaria veja as opções de ingressos combinados com desconto!

Horários de Funcionamento do Castelo

  • Verão: das 9:00 – 18:00
  • Inverno: das 10:00 -16:00

Como é a visita ao Castelo de Neuschwanstein? (a minha experiência)

Agora vou contar um pouquinho da minha visita ao castelo, e o que achei da aventura. 😉

Trajeto Munique – Fussen

Cheguei na estação de Munique 25 minutos antes do horário do trem o que foi bacana para eu ter tempo de comprar o ingresso na maquininha sem perrengues, encontrar a plataforma de saída do trem (que como sempre era o mais longe possível do ponto onde eu estava #LeideMurphy) e garantir um lugar sentada (os trens regionais da Alemanha não tem lugar marcado e viajar duas horas em pé, grávida e com um enjôo lascado definitivamente não era parte da programação).

Castelo de Neuschwanstein

Trajeto entre Munique e Fussen, uma das poucas fotos que tirei.

Assim que sentei no trem, programei o despertador para dalí a 1 hora e 45 e nesse meio tempo dormi como um bebê. De tempos em tempos eu acordava e pensava “que pena não prestar atenção no caminho” por outro lado, 0 sono de grávida é uma coisa tão feroz  que eu não conseguia ficar acordada mais do que 2 minutos. Batia uma fotos e logo voltava pro mundo dos sonhos.

Ônibus até o Castelo

O trem chegou em Fussen por volta das 12:00, como sou macaco velho percebi que 90% do trem estava indo para o castelo e que certamente haviam mais pessoas do que lugares disponíveis no ônibus, assim tratei de descer do trem bem rapidinho e andar para o ponto de ônibus antes que a galera pensasse em se movimentar!

Que decisão esperta! Os dois ônibus que estavam esperando lotaram em questão de minutos e eu garanti meu lugar sentadinha na janela. Os dez minutos de viagem de ônibus passaram bem rápido e o legal é que pouco antes de chegar já dava par enxergar o Castelo de Neuschwanstein lá no alto da montanha. E não é que o tal do Castelo que inspirou o Walt Disney é bonito pra caramba? Nessa hora fiquei contente em ter encarado o passeio mesmo tendo amado Munique.

Castelo de Neuschwanstein

Castelo visto de dentro do ônibus

Comprando os ingressos

Como decidi ir visitar o castelo na noite anterior, não pude reservar meus ingressos. Isso me deixou bem insegura, ainda que fosse baixa temporada a possibilidade de não visitar o castelo era uma senhora pedra no meu calcanhar – e a possibilidade de ficar umas três horas esperando pelo horário de entrada parecia ser tão ruim quanto.

A fila para comprar ingressos estava grande e lenta, por sorte conheci uma família de Brasileiros bacana e passamos a fila conversando. Comprei meu ingresso para dalí a uma hora, tempo suficiente para subir até o castelo a pé! (Yep, você que me conhece sabe que dificilmente recuso uma caminhada, dessa vez o ônibus era bem barato, mas a possibilidade de ter visitas diferentes parecia atrativa… e como eu tinha uma hora inteira para matar, porque não caminhar?)

Castelo de Neuschwanstein

A vila onde está o Castelo é toda bonitinha. Essa é uma das casas.

Caminhada rumo ao castelo

A caminhada ao rumo ao castelo é de 1,5 Km cerca de 30 minutos num ritmo bem tranquilo. Havia lido em algum lugar que era uma caminhada bonita com cheiro de natureza e vistas interessantes, e acho que a pessoa que escreveu isso no mínimo não fez a caminhada. Rs. As vistas são bem sem graça (nada de ângulos bonitos para fotografar o castelo ou o valee o tal do cheiro de natureza, só se for o cheiro das charretes de cavalo que de tempos em tempos aparecem no caminho).

Castelo de Neuschwanstein

A caminho do Castelo de Neuschwanstein – Essa é uma das melhores vistas.

Sabe qual a melhor parte da caminhada? Uma lanchonete que pareceu no caminho e que vendia Hot Dog de salsicha alemã, o hot dog era bem mais ou menos mas caiu como uma luva no meu estômago e me fez aguentar bem até o final do passeio.

Em resumo: pegue o ônibus porque a caminhada não vale a pena!

A vista para o Castelo de Neuschwanstein

Lá em cima da montanha, já bem pertinho do castelo há uma espécie de mirante caprichado com vistas lindas do Castelo de Neuschwanstein e de todo o Vale (as vistas daqui são BEM melhores que as da caminhada. Rs). Foi alí que terminei de devorar meu hotdog e fiquei matando tempo até a hora de entrar. Os tours são numerados e há uma placa que indica a sequência de cada um deles. Cuidado para não perder a hora!!!

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein: Feliz porque acertaram a foto 🙂

Ainda no mirante encontrei a família de brasileiros e ficamos batendo papo até a hora do tour, eles estavam bem no comecinho da viagem e fariam um roteiro bem completo pela Alemanha com direito a uns dias em Madri no final da viagem. Claro que dei uns pitacos! Rs.

Castelo de Neuschwanstein

E olha só as vistas da região

A caminho do Castelo, aproveitei para tirar algumas fotos da lateral.

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

 

Como é o tour guiado pelo Castelo de Neuschwanstein

E finalmente chegou a nossa hora de visitar o castelo por dentro. O tour é audio guiado na lingua que você escolher (tem até português de portugal que segundo a família de Brasileiros é ótimo!) e acompanhado por um guia que dá as instruções de como prosseguir, é proibido tirar fotos dentro do castelo. 🙁

Castelo de Neuschwanstein

Na entrada do Castelo, este é o último local que se pode fotografar.

A visita leva 30 minutos e conta um pouco da história de Ludwig II e da construção de um castelo mirabolante que jamais ficou completamente pronto, apenas 15 dos 200 aposentos foram concluídos antes da morte precoce de Ludwig II que residiu no castelo por pouquíssimo tempo.

O tour percorre uma série desses aposentos prontos decorados com ornamentos espalhafatosos, tetos pintados, tapeçarias coloridas e muitos detalhes esculpidos em madeira. Fiquei impressionada com a quantidade de detalhes, e com as cores escolhidas. A visita é rápida, mas realmente vale a pena. Não deixe de fazer.

O passeio termina numa lojinha (claro) que vende souvenirs diversos. Antes de sair você ainda poderá visitar as cozinhas do castelo, uma lanchonete e uma varanda caprichada com vistas divinas da região. A varanda é um dos pontos altos da visita e rende fotos lindas!

Castelo de Neuschwanstein

Varanda do Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Vista da Varanda do Castelo de Neuschwanstein

Na saída, aproveitei para fotografar outros ângulos da fachada…

Castelo de Neuschwanstein

Fachada do Castelo

Castelo de Neuschwanstein

Ponte Marienbrücke, as melhores vistas do Castelo

Outro ponto imperdível para quem visita o Castelo de Neuschwanstein é a Ponte Marienbrucke, uma ponte fotogênica que te permite tirar fotos panorâmicas do castelo e da região. Para chegar na ponte você terá que fazer uma pequena caminhada, e trate de deixar a preguiça de lado porque as vistas são incríveis!

Castelo de Neuschwanstein

Ponte vista da varanda do Castelo – Reparem na cachoeira lá embaixo

 

Infelizmente durante a minha visita a ponte estava fechada para reforma (a ponte deve reabrir em julho de 2016, bem a tempo da alta temporada turística na Europa) e não pude ver as vistas. Mas, como a Rota Romântica alemã faz parte dos meus planos de viagem com o Gustavo, sei que voltarei em breve e feliz da vida em mostrar esse castelo tão lindo para ele.

Depois da nossa tentativa frustrada de visitar a ponte, caminhamos até o ponto de ônibus (como o trajeto a pé é feio, desci de ônibus feliz e que sorte foi a caminho do ponto de ônibus que tirei algumas das fotos mais lindas do dia) Depois da descida, retornamos para Munique. Aceitei a carona da família de Brasileiros e acabei voltando de carro com eles o que foi bem mais divertido que voltar sozinha no trem (eu provavelmente teria dormido mais duas horas. Rs)

Castelo de Neuschwanstein

 

E vale a pena visitar o Castelo de Neuschwanstein?

Muito. Amei o passeio e achei o castelo mais bonito do que nas fotos. Vale sem dúvida o bate-e-volta de Munique, especialmente para quem tem mais de três dias de viagem!

Quanto custa visitar o Castelo de Neuschwanstein?

  • Passagem de trem (Bayern Ticket): 23 Euros
  • Entrada no Castelo: 12 Euros (+2 Euros para quem reservar online)
  • Subida de ônibus: 2,60 Euros (eu paguei só a descida: 1,00 Euro)

Total: 37,60 Euros

E aí, curtiu as dicas? Se animou em visitar o Castelo?

Alguém aí já visitou o Castelo de Neuschwanstein e quer contar para nós o que achou?

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

 

Guarde este post no Pinterest!

Castelo de Neuschwanstein

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

16 comments

  1. Natália 2 setembro, 2017 at 10:28 Responder

    Boa tarde, muito legal seu post!
    Vou visitar o Castelo de Neuschwanstein apenas, no dia 28/09
    Essa época tem muita procura? Devo reservar com antecedencia ou comprando no dia é tranquilo?
    Obrigada!!

    • mari vidigal 17 agosto, 2017 at 18:15 Responder

      De Fussen é só pegar o ônibus rumo ao castelo (sai a porta da estação.)Agora não acho que seja gratuito não. Vai checar no site oficial.
      Beijos

  2. Claudio 4 abril, 2017 at 01:54 Responder

    Oi Mari,parabéns pelo post.Vou fazer a rota romantica em setembro proximo.Vou sair de Viena com destino a Munique para um dia na Oktoberfest e visita ao castelo.
    Minha duvida na verdade é quanto ao trajeto Viena/ Munique.Gostaria de ir via Passau,que me pareceu bem bacana mas estou em duvida se valeria a pena ir por Salsburg.Qual sua opinião?
    Abraço.

    • mari vidigal 10 novembro, 2016 at 17:13 Responder

      Oi Fernando,
      Viajar quase 3 horas para ver o castelo por fora me parece uma grande furada. Mas cada um cada um, né?!
      Eu se fosse você curtiria uma dia a mais em Munique.
      Abraços

  3. Alessandra 25 outubro, 2016 at 13:07 Responder

    Oi Mari,

    Parabéns pelo blog e por esse post cheio de detalhes 🙂
    Estou planejando minha ida ao Castelo de Neuschwanstein e estou um pouco insegura com o horário que devo reservar. Se eu sair de Munique nesse trem que chega em Fussen por volta de meio-dia, acha que eu consigo fazer a visita às 14?
    Obrigada! Abraço
    Ale

    • mari vidigal 12 setembro, 2016 at 00:15 Responder

      Oi Lulu,
      Pelo pouco que vi, Fussen pareceu ser uma graça. Quando fizermos a Rota Romântica, ficarei hospedada por lá sem dúvida!
      Beijos e obrigada pela visita!!

Post a new comment

Veja também