O que fazer em Montalcino na Itália: Roteiro completo de 1 Dia

Descubra o que fazer em Montalcino na Itália, uma cidade pequena, cheia de história e dona de um dos melhores vinhos da toscana: o Brunello di Montalcino. Neste roteiro de 1 dia em Montalcino você descobrirá as principais atrações da cidade com direito a uma excelente dica de restaurante e lugares para degustar os vinhos da região.

Vista da Fortezza de Montalcino em Roteiro de 1 dia em Montalcino
Vista da Fortezza

Alvo de disputas duras entre Siena e Florença entre os séculos XII e XV, Montalcino resistiu às tropas de Médici, e por fim foi anexada a Florença até a unificação Italiana em 1860. Ao caminhar por suas ruas estreitas e explorar sua elegante fortaleza você vai mergulhar na história na região.

O que fazer em Montalcino: Roteiro de 1 dia

Chegamos na cidade pouco antes da hora do almoço e em algumas horas visitamos os principais pontos turísticos, degustamos porções generosas de vinho e almoçamos num restaurante MA-RA-VI-LHO-SO. Aí vai um resumão das

  1. Fortezza de Montalcino
  2. Templo do Brunello
  3. Cattedrale del Santissimo Salvatore
  4. Madonna del Soccorso
  5. Piazza del Popolo
  6. Palazzo dei Priori e Torre dell’Orologio
  7. Almoço na Osteria Enoteca Osticcio
  8. Museu de Arte Sacra de Montalcino
  9. Nos arredores da Montalcino: tours que valem a pena

Antes de começar a abrir a nossa lista do que fazer em Montalcino em um dia, você precisa conhecer aquele que deu fama atual à cidade: o Brunello di Montalcino. 

O famoso Brunello di Montalcino

Você que não entende tanto de vinho deve estar se perguntando, mas que raios é esse Brunello di Montalcino? Então vou tentar explicar de forma bem rápida, e deixar um link com mais detalhes para quem quiser se aprofundar

Degustando o Brunello de Montalcino
Degustando o Brunello de Montalcino

O Brunello é um vinho tinto produzido exclusivamente nos arredores de Montalcino, e 100% feito com a uva Sangiovese. Ele foi o primeiro vinho Italiano a receber o certificado de origem DOCG (Denominação de origem controlada e garantida) e obedece uma série de regrinhas como o rendimento máximo de 8 toneladas por hectare, envelhecimento mínimo de 2 anos em carvalho e lançamento depois de 5 anos da colheita (o reserva leva 6 anos para ser lançado). O vinho é realmente muito gostoso.

Além do Brunello, a região de Montalcino também produz o Rosso de Montalcino, um vinho mais jovem e muito menos encorpado. Vale a pena fazer uma degustação com os dois lado-a-lado para entender as diferenças, mas em geral, o Brunello costuma ser mais caro.

1- Fortezza de Montalcino

O principal ponto turístico de Montalcino é sua imponente fortaleza de pedra, ou rocca, erguida em 1361 para celebrar a integração da cidade à República de Siena. Em 1555, essa mesma muralha tornou-se um símbolo da resistência local às investidas florentinas.

Imponente fortaleza de Montalcino na Itália
Fachada da Fortezza

Dentro do forte, há uma encantadora Enoteca que oferece degustações bem explicativas, além de acesso à parte superior do forte e a um pátio compartilhado.

Alguns dizem que subir ao Forte não vale a pena, já que ele é menor que os Fortes de San Gimignano ou Montepulciano. No entanto, eu discordo completamente. A região é simplesmente deslumbrante, e a vista da pequena cidade do alto é imperdível. 

A Enoteca da Fortezza

“Vamos começar os trabalhos” disse o Gu sorridente. Ele escolheu uma degustação mediana, 2 vinhos Brunelos e 1 Rosso. Sabíamos que a Fortaleza é o lugar mais barato da cidade para degustar vinho, mas gostamos tanto do ambiente e do atendente super entendido que resolvemos testar. E que boa escolha!

Degustando o Brunello do Montalcino em Roteiro de 1 dia em Montalcino
Gu degustando vinho na Enoteca da Fortezza

Ao ver que gostávamos e conhecíamos um pouquinho de vinho— e que possivelmente sairíamos de lá com uma ou duas garrafas— o atendente começou a estender a degustação e nos guiar pelo mundo dos Brunellos, até então desconhecidos para nós que moramos na Califórnia e estamos mais habituados as variedades locais. A degustação foi bem agradável, e saímos de lá bem contentes com a experiência.

2- Templo do Brunello

Nossa segunda parada do roteiro de Montalcino é o Templo do Brunello, uma visita rápida e interessante que descreve a história do vinho mais famoso do pedaço de forma interativa e tecnológica. A visita inclui a degustação de uma taça de vinho Rosso di Montalcino, e vale a pena muito mais pelo contexto histórico do que pelo vinho em si.

Compre seu ingresso para o Templo do Brunello

Brincando de se perder pelas ruas da cidade

Na sequência caminhamos pelas ruazinhas da cidade entrando em algumas lojinhas fofas. Lugar para degustar vinho é o que não falta na cidade, mas gostamos bastante de uma chamada Wine & Passion (Viale della Libertà, 14) que além de vinho tem vários produtinhos regionais interessantes. Taí um bom lugar pra comprar vinhos.

Ruas de Montalcino: passear pelo centro da cidade é muito gostoso
Ruas de Montalcino

Continuando a caminhada, passamos em frente a simpática igrejinha de pedra San Agostino e da catedral da cidade.

Igreja de San Agostino em 1 dia em Montalcino
Igreja de San Agostino

3- Cattedrale del Santissimo Salvatore

A catedral de Montalcino possui a mesma cor tijolo das casinhas da cidade, uma torre do sino avantajada e um conjunto de colunas neoclássicas. Embora tenha sido inaugurada em 1844, tanto as colunas externas quanto a torre do sino são frutos de reformas posteriores.

A imponente igreja, construída em pedra e situada em um dos pontos mais altos da cidade, é uma referência visual e pode ser vista de qualquer ponto, sua escadaria leva ao centro da cidade onde é possível capturar belas fotos com a igreja majestosa ao fundo.

Cattedrale del Santissimo Salvatore em Montalcino

4- Igreja da Madonna del Soccorso

Nossa próxima parada, no final da rua, foi a Igreja da Madonna del Soccorso, inaugurada em 1829. Essa foi a única igreja da cidade que conseguimos visitar por dentro e valeu a pena. A igreja tem duas belas obras de arte: a Sagrada Família de Stefano Volpi e a Crucifixão de Francesco Vanni. No entanto, o que mais me agradou foram o teto pintado e os anjos de mármore no topo do altar.

Igreja da Madonna del Soccorso em o que fazer em Montalcino
Igreja da Madonna del Soccorso

Vale falar que tão interessante quanto a igreja são as vistas da pracinha onde ela se localiza: campos de cultivo, vinícolas e pequenas estradinhas. A toscana é realmente uma região linda.

Vista do alto da cidade de Montalcino
Vista do alto da cidade de Montalcino

5- Piazza del Popolo

Em seguida, seguimos para a parte baixa da cidade, onde encontramos a Piazza del Popolo, a praça central da cidade, que é cercada por um conjunto de arcadas góticas, arranjos de flores e muitas lojas. Essa é a região central da cidade e é um local muito bonito para tirar fotos.

6- Palazzo dei Priori e Torre dell’Orologio

Ao lado da praça encontra-se o Palazzo dei Priori, que abriga a prefeitura da cidade. O edifício é marcado pela torre do relógio de pedra decorada, que chama a atenção dos visitantes. A torre marcou o final da nossa volta pela cidade, mas para quem quiser continuar explorando, é possível visitar o Museu de Arte Sacra, que aparenta ter um acervo muito interessante. Uma curiosidade: esta praça foi um dos cenários do filme “Lua Nova”, da saga Crepúsculo

Palazzo dei Priori e a torre do relógio
Palazzo dei Priori

7- Almoço na Osteria Enoteca Osticcio

O Ostíccio (Via Giacomo Matteotti, 23 )foi uma dica certeira de um casal de amigos aqui na Califórnia. Pontos para eles! O restaurante tem uma adega muito bem montada, com dezenas de opções de degustação de vinhos (o Gu testou e aprovou), vistas deslumbrantes e uma comida deliciosa. Nota 10!

Outro ponto alto do Ostíccio são as vistas lindas do Vale e da cidade. Uma forma linda de encerrar nosso roteiro de 1 dia em Montalcino

Montalcino vista da Vista da Osteria Enoteca Osticcio
Vista da Osteria Enoteca Osticcio

8- Museo Civico Diocesano di Arte Sacra

Para quem curte arte e tem mais tempo na cidade, o Museu de Arte Sacra de Montalcino (Via Ricasoli, 31, 53024 Montalcino) está hiper bem avaliado.

9- Nos arredores da Montalcino: tours que valem a pena

Tour pelas vinícolas da região

E pra quem ama vinhos como eu, além da beleza natural incrível, os passeios pelas vinícolas incluem um menu de degustação especialmente preparado para harmonizar com cada vinho. E o melhor de tudo, é possível conhecer todo o processo, desde a colheita das uvas até o vinho finalizado.

Vou deixar aqui o link de alguns tours que valem a pena

Esta degustação se concentra nos diferentes tipos de vinhos produzidos em Brunelli, que totalizam seis. Você vai experimentar todos eles, acompanhados de aperitivos especialmente pensados para harmonizar com cada tipo de vinho. Além de aprender tudo sobre o seu processo de fabricação, neste tour com duas horas e meia de duração.

Você vai almoçar em um castelo, tal qual um membro da realeza, e provando os melhores vinhos de Montalcino. O passeio tem duração de uma hora e meia, e o menu contém três pratos, que foram pensados para fazerem a combinação ideal com os três vinhos que serão servidos.

Abadia românica de Sant’Antimo:

Fundado em 781 pelo imperador Carlos Magno e desde então habitado por monges beneditinos, o interior desse lugar é preenchido pela luz natural que ilumina o altar e as imponentes colunas. É um verdadeiro mergulho na história medieval, um lugar cheio de encanto e tranquilidade. Horários de visitação e outras informações da abadia de Sant’Antimo você pode obter aqui.

O que fazer em Montalcino no Mapa

Veja aqui nossas melhores dicas do que fazer em Montalcino montadas em formato de roteiro de 1 dia pela cidade.

Vai continuar a viagem pela Toscana

Veja nossos posts incríveis pela região:

Castelo na Toscana - Castelo Di Velona
Castelo Di Velona na Toscana

Seguro viagem para a Itália

O seguro viagem é obrigatório para quem viaja para a Europa (leve apólice impressa, pois podem te pedir na imigração) e essencial para você viajar sem dores de cabeça. Um bom seguro viagem cobre cancelamento de voos, malas extraviadas e qualquer eventualidade médica que possa ocorrer durante a sua viagem.

Usamos e recomendamos os seguros da Seguros Promo, um comparador de seguros inteligente que te ajuda a escolher a melhor opção para as datas da sua viagem.

Ganhe 15% de desconto

Use o código IDEIASNAMALA15 para comprar seu seguro com desconto.

Faça sua cotação e compre seu seguro viagem

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Reserve seu hotel em Florença
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *