Capri: Caminhada fotográfica por Capri – dos Jardins de Augusto à Trilha de Pizzolungo

0
Capri

Quando se fala em Capri, todo mundo pensa na Gruta Azul ou na famosa volta a ilha o “giro dell’isola”, mas o passeio que realmente ganhou meu coração (e que me fazer querer voltar correndo) foi uma caminhada a pé do centrinho de Capri ao Arco Natural percorrendo o caminho que margeia a costa e passando Jardins de Augusto, Via Krupp e Trilha de Pizzolungo. Gostei tanto da rota que a apelidei carinhosamente de “Caminhada fotográfica”. Nesse post dividirei com vocês todos os detalhes dessa caminhada fotográfica por Capri. Vem comigo?

Capri: Caminhada fotográfica por Capri dos Jardins de Augusto à Trilha de Pizzolungo

Antes de começar

Antes de começar essa caminhada fotográfica por Capri, vale falar que esse é uma caminhada relativamente pequena porém inclinada a beça e repleta de degraus (são ~775 se não estou enganada), assim vá de tênis ou sapato confortável e no verão leve chapéu e  protetor solar!

  • Distância total: 3,7 Km
  • Tempo de caminhada: ~1 hora

Outra dica importante: depois do pôr do sol, alguns pedaços da trilha são mal iluminados e ficam escuros, assim vale se programar para terminar antes do sol se por.

Mapa da caminhada fotográfica por Capri:

Acesse o mapa aqui.

Piazetta de Capri, nosso ponto de partida

Começaremos nossa caminhada fotográfica por Capri na praça Umberto, mas conhecida como Piazetta, e ponto final do funicular que liga a Marina Grande a Capri. Esta é a principal pracinha da cidade, aqui estão a prefeitura, a torre do relógio e a principal igreja de Capri, mas quer saber o que eu gosto mesmo? Das vistas que essa praça tem para o mar 🙂 🙂 :).

Capri

Ilha de Capri vista da pracinha central

Capri

Piazzeta de Capri

Há uma série de pequenas ruas e vielas que saem dessa pequena praça e serpenteiam a seu redor, siga pela Via Vittorio Emmanuelle e continue reto (ela muda de nome, ignore) até o finalzinho dela, em seguida vire na rua Matteoti e caminha até a entrada dos jardins de Augusto.


Quer esticar o passeio e namorar umas vitrines?

Dê uma passadinha na Via Camerelle, onde estão as lojas e boutiques de luxo da ilha, tem Louis Vuitton, Hèrmes, Armani e etc. Pra quem curte moda, vale o rápido desvio.


Os jardins de Augusto e suas vistas de cair no queixo

Os jardins de Augusto são um cantinho verde repleto de pequenos canteiros floridos, algumas estátuas e vistas incríveis da costa da ilha. De um lado está a Via Krupp (atualmente fechada para reforma) que foi construída por um  milionário para embelezar o caminho que conecta a Marina Piccola ao Centro de Capri. Uma estradinha tortuosa repleta de curvas fotogênicas que formam um lindo contraste com o azul do mar.

Caminhada caprichado por Capri

Via Krupp vista dos jardins de Augusto

Capri

Tons de azul do mar de Capri

Do outro lado a vista é para os rochedos Il Faraglioni, essa talvez seja a foto mais clássica de Capri. E não dá para negar, é linda!

Capri

Il Faraglioni visto do jardim de Augusto

Caminhada caprichado por Capri

Mais uma vista dos Jardins de Augusto. Impossível não se apaixonar

 

Detalhes da visita:

  • Entrada: Entre a páscoa e o final de novembro, a entrada nos jardins custa 1 Euro. | Ingresso conjunto Jaridns + Certosa Di Giacomo: 3 Euros

Certosa di Giacomo

Saindo dos Jardins de Augusto visitaremos a Certosa di Giacomo, um convento na beirinha do precipicio com um claustro pra lá de fotogênico. A primeira edificação do complexo foi construida em 1371 e aos poucos novos prédios foram sendo adicionados sue interior caprichado rende fotos lindas e vale a visita sob o ponte de vista cultural e histórico. Para quem curte visitar igrejas, vale a parada.

Hoje a igreja funciona como colégio para os locais e durante o verão como palco para eventos.

Detalhes da visita:

Horário de funcionamento:

  • Aberto de terça a domingo
    • Maio 10:00 às 18:00
    • Junho, Julho e Agosto 10:00às19:00
    • Setembro e Outubro 10:00 às 17:00
    • Novembro e Dezembro 9:00 às 14:00
  • Ingresso:  4 euros  | Ingresso conjunto Jaridns + Certosa Di Giacomo: 3 Euros

Veja mais detalhes sobre a Certosa di Giacomo neste post

O Mirante de Il Faraglioni

Caminhada caprichado por Capri

Entrada da Via Tragara

Continuaremos nossa caminhada fotográfica por Capri pela Via Tragara, uma rua discreta que beira a orla e está repleta de villas caprichadas e hotéis de luxo discretos protegidos por muros e vegetação bem fechadinho. A rua tem pontos fechados e sem vista para o oceano e alguns pontos abertos com vistas bem especiais.

Caminhada caprichado por Capri

Caminhando pela Via Tragara

Nesse trecho, repare na Villa Lo Studio – Sinalizada por uma placa – onde o poeta Chileno Pablo Nerruda ficou hospedado e na Villa Malaparte, uma casa vermelha de arquitetura bem singular que fica na beira do precipício, que fica um pouquinho após o mirante do Il Faraglioni.

Capri

Villa Malaparte

Nossa próxima parada é um mirante caprichado quase que de frente para o Il Faraglioni, mas antes dele aproveite os cantinhos onde as Villas e seus muros altos abrem espaço para janelas de muito verde e mar azul.

Caminhada caprichado por Capri

Sempre que o oceano aparecer, vale parar, admirar e quem sabe fotografar!

E enfim chegamos ao mirante do Il Faraglioni, que fica lindo com as cores de final de tarde.

Capri

Mirante do Il Faraglioni

Trilha de Pizzolungo

Passada a Via Tragara, entramos em um pedacinho chamado de Trilha de Pizzolungo, um trecho que beira a orla e está repleto de escadinhas fotogênicas. O sobe e desce é constante – são ao topo 750 degraus – mas o cheiro de natureza, e a chance de ver cantinhos lindos e pouco visitados de Capri é realmente especial.

Caminhada caprichado por Capri

Uma das escadarias da trilha de Pizzolungo

Gruta di Matermania

Um dos destaques desde trecho é a Gruta de Matermania. Escavações arqueológicas indicam que essa gruta era usada pelos romanos para realizar algum ritual relacionado a fertilidade, assim não estranhe ao encontrar velas e simpatias por ali.

Capri

Gruta di Matermania

O arco natural

O último trecho da nossa caminhada é bem inclinado, ele nos levará ao arco natural que atualmente está passando por uma reforma brava. O Arco é um dos cartões postais da ilha e quase ruiu devido a erosão. A reforma intensa viva preserva-lo e mais uma vez transforma-lo em um dos pontos mais fotografados da ilha. Por enquanto a visão é meia boca, mas para os engenheiros de plantão vale a visita para ver a estrutura construída para reforma-lo, o Gu adorou.

Capri

Arco Natural em reforma

Passado o arco termina a parte guiada da nossa caminhada fotográfica por Capri. Quem tiver tempo pode continuar o passeio. Aposto que tem muita coisa linda para ver para quem continuar a caminhada beirando a orla.

Quando fizemos o passeio chegamos ao arco no final da tarde e resolvemos voltar para a Piazetta e tomar um vinhozinho por lá. Chegamos bem no finalzinho da tarde e tivemos tempo de tirar um foto bem bonita do aparecer.

Caminhada caprichado por Capri

Anoitecer na Piazetta de Capri

E aí, curtiu a caminhada?

Alguém aí já fez essa caminhada fotográfica por Capri e quer deixar alguma dica para os leitores?

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

No comments

Veja também