Uma visita ao Palácio Real de Madri

16

Conheça o Palácio Real de Madri, a sala do trono do Rei da Espanha, os jardins reais e todos os detalhes desse passeio maravilhoso e inesquecível. Vamos nessa?

Uma visita ao Palácio Real de Madri

Atualizado em Dezembro de 2016

Bonito por fora e por dentro o Palácio Real é um dos passeios que eu mais recomendo em Madri, uma forma de ver de pertinho uma das residências oficiais do Rei da Espanha e de caminhar por anos e anos de história em forma de objetos pomposos e muitas obras de arte.

O Palácio Real de Madrid é o maior da Europa – Versalhes tem mais jardins, mas em área construída perde – e está repleto de salões minuciosamente decorados repletos de tapeçarias, obras de arte e uma coleção de relógios antigos pra lá de bacana. Vale falar que o palácio é usado pela família real somente em ocasiões especiais e recepções oficiais, mas que a verdadeira casa dos reis da Espanha fica no Palácio da Zarzuela, nas aforas de Madri.

Palácio Real de Madri

Arcos no Palácio Real de Madri

Palácio Real de Madri

A fachada o Palácio Real de Madri

Nosso passeio começa do lado externo do palácio que tem uma fachada maravilhosa e uma bela vista para a cidade (caminhe até os arcos fotogênicos do lado esquerdo do pátio e veja um pedacinho bem bonito de Madri). De dentro do pátio do palácio você conseguirá tirar fotos bonitas da Catedral de Madri e detalhes interessantes do edifício.

E falando em Catedral, nem pense em não visita-la. A Catedral da Nossa Senhora de Almudena é maravilhosa, e a visita é grátis. 


?Já reservou seu HOTEL em Madri?

Confira ofertas nos melhores hotéis da cidade! 


Um tiquinho de história

O Palácio Real de Madri foi construído entre 1738 e 1755 no lugar do antigo Alcázar real destruído pelo incêndio de 1734. E para evitar que um novo incêndio tomasse conta do Palácio, ele é inteirinho de feito de blocos de concreto (algo não muito comum naquela época). O primeiro monarca a habita-lo foi Carlos III.

Agora chega de lenga-lenga e vamos a visita!

Catedral da Almudena - Madri

Catedral de Madri vista de dentro do Palácio Real

Quer tirar fotos caprichadas?

Os telhados da Catedral da Almudena tem vistas lindas do Palácio e algumas das minhas vistas preferidas de Madri.

Palácio Real de Madri

Palácio Real de Madri visto do alta da Catedral da Almudena

A parte interna do Palácio Real de Madri

Tetos pintados, leões de mármore e milhões de detalhes dourados são a primeira impressão de quem visita o palácio Real de Madri. Entrando no palácio, e depois de subir a escadaria real (uma escada de mármore banco, rodeada por balaustres e com o teto decorado por afrescos brilhantes) começa o labirinto de tapeçarias, lustres e salas.

As minhas salas preferidas são:

Lustre - Palácio Real de Madri

Salão do trono, também conhecido como sala dos leões

É no salão dos leões que a realeza espanhola recebe seus convidados. Um salão decorado com elegantes tapetes avermelhados, espelhos ornamentados de moldura dourada, cortinas aveludados e o trono real onde estão os dois leões dourados que deram origem ao nome da sala.

Sala do trono - palácio Real de Madri

Sala das porcelanas

Todos os detalhes dessa sala, exceto o lustre de cristal, são de porcelana. As porcelanas tem desenhos de anjos que carregam vasos com uvas e muitas folhas verdes. A sala é pequenina, mas a riqueza de detalhes é impressionate e o contraste das folhas verdes com as uvas roxas se destacam da branquidão do restante da sala.

Sala das porcelanas - Palácio Real de Madri

Salão de banquetes

Com um pé direito relativamente baixo, esta sala é menos imponente que o restante do palácio. Ainda assim, imaginar a mesa gigantesca posta me deu uma sensação de filme de Hollywood. Imagina só participar de um banquete nessa sala, e imaginar que gerações e gerações de monarcas e personalidades importantes já comeram nessa mesa. Especial, não?

A sala tem o chão de madeira ornamentada e no teto, incontáveis lustres de cristal. [A foto ficou um pouco tremida, mas considerando que de uns anos pra cá não é mais permitido fotografar o palácio, acho que saí no lucro, não?]

Salão de banquetes - Palácio Real de Madri

A antiga farmácia real

A antiga farmácia real é uma sala repleta de gavetinhas bem ordenadas e frasquinhos fotogênicos. Surreal pensar que essa era a farmácia de antigamente e a fonte de todas as curas reais, não?

Farmácia Real - Palácio Real de Madri

Farmácia Real

Armaria Espanhola

Um museu elegante repleto de armaduras completinhas. Para quem manja de história espanhola, ver o e tamanho das armaduras e comparar tamanhos e estaturas com nosso padrão atual, pode ser bem divertido. Confesso que achei os reis Bourbons baixinhos. Imagina só o peso e o perrengue que não era andar pra lá e pra cá (e montar a cavalo) num treco desses!

Um fato curioso que aprendi e gostei. Repare que os homens ficavam 98% cobertos, e as partes vulneráveis eram as axilas e a virília. Como a medicina não era nada avançada, as pessoas que tomavam flechadas envenenadas nesses lugares e acabavam morrendo de infecção alguns dias ou semanas mais tarde.

Relógios reais

A incrível coleção de relógios – espalhados pelos aposentos do palácio, é a maior e mais importante coleção de relógios da Espanha. A dica é ficar de olho nos relógios em cada aposento!

Relógio - Palácio Real de Madri

Reparem no relógio antigo deste aposento dourado.

Como chegar ao Palácio Real de Madri

As estação de metrô mais próxima ao Palácio Real de Madrid é a Opera (linhas 2 e 5 do metrô). Mas pra quem tiver tempo e quiser fazer um passeio pra lá de especial, recomendo este roteiro pelo centro antigo de Madri. Você vai adorar!

Veja localização exata no google Maps:

Troca da guarda

Caso você esteja em Madri numa quarta feira (se for a primeira do mês, ainda melhor) ou sábado, além de visitar o Palácio e seus jardins, você terá a chance de ver a troca da guarda espanhola. Não espere nada parecido com a cerimônia inglesa.

Cerimônia de troca da guarda acontece todas as quartas e sábados do ano das 11 às 14:00. Nos meses de Julho, Agosto e setembro a troca ocorre das 10:00 às 12:00 . A troca é pequenina, mas rende boas fotos.  Veja detalhes aqui

Toda primeira quarta feira do mês (exceto Julho, Agosto e setembro) acontece a troca da guarda solene – essa sim é lindona e merece ser vista. A troca acontece às 12:00 e dura cerca de 50 minutos.

Terminado o passeio pela parte interna do Palácio, não deixe de visitar os jardins!

Os jardins Reais de Madri

O Palácio Real de Madri tem dois jardins diferentes, bem bonitos e abertos ao público nos mesmos horários do palácio. Os Jardins de Sabatini, que ficam ao lado de palácio, são os mais visitados, e os jardins de Campo Del Moro, um pouco mais escondidos, são os mais bonitos.

Jardins de Sabatini

Do lado oposto a Catedral da Almudena, estão os jardins de Sabatini, um lugar gostoso para relaxar, para passear e tirar umas belas fotos ao lado do palácio.  E o melhor, mesmo para quem não entrou no palácio, entrar no jardim é grátis. Não perca!

Jardins de Sabatini - Palácio Real de Madri

Destaque para os pinheiros de cabeça quadrada e para os pequenos labirintos formados por plantas que são bonitos vistos de cima ou de baixo.

Jardins de Sabatini - Palácio Real de Madri

No verão os jardins ficam repletos de pessoas sentadas ao redor da fonte e crianças brincando. Bem gostoso sentar e observar!

Como chegar?

A entrada dos Jardins de Sabatini ficam ao lado do Palácio. Veja a localização exata no Google Maps.

Jardins do Campo del Moro

Escondidos nas “costas” do Palácio Real de Madri, estão os Jardins do Campo del Moro, um jardinzão caprichado com gramado minuciosamente aparado, fontes douradas e flores que variam conforme a estação do ano. Taí um dos meus cantinhos preferidos de Madri.

Jardins do Campo do Mouro - Madri

Jardins do Campo do Mouro

Com  sorte você encontrará um dos pavões reais – SIM, os pavões do rei  andam livres, leves e soltos pelo jardim – de penas abertas, imagine só a foto?!

Pavão nos Jardins reais de Madri

Como chegar ?

Os jardins Campo del Moro ficam exatamente na parte de trás do palácio real de Madri. Para chegar lá é preciso dar toda a volta no quarteirão. A pé, são cerca de 15 minutos de caminhada. Assim que a grande descida acabar, vire a esquerda e logo você chegará aos portões.

Pra quem não curte muito caminhar, vale pegar um Uber/ táxi, ou um ônibus que desça a rua. Para voltar, faça um exerciciozinho ou recorra a um ônibus ou taxi, mas lembre-se que é subida!

Veja a localização exata no mapa:

Planeje sua visita: Detalhes práticos

Site do Palácio Real de Madri

Horários de funcionamento

Aberto todos os dias* | Fecha durante cerimônias e recepções oficiais.

  • Verão: 10:00 às 20:00 (bilheteria aberta até às 19:00)
  • Inverno: 10:00 às 18:00 (bilheteria aberta até às 17:00)

*Fecha todo dia 11, 14  e 25 de Dezembro.

Preço dos ingressos:

Entrada:

  • Adultos: 11 Euros
  • Estudantes: 6 Euros

Acessibilidade:

O palácio dispõem de acessos para pessoas com mobilidade reduzida e oferece o empréstimo de cadeiras de rodas manuais.

Duração da visita ao palácio Real de Madri:

Um passeio bem feito, lendo ou escutando as explicações leva umas duas horas. Para quem tiver com pressa, dá para pular pedaços e fazer em uma hora (o que é pouco, mas dá). O Palácio dispõem de audio guias por 3 euros cada.

E aí, curtiu a dica?

Alguém aí já conhece o Palácio e quer dividir detalhes com a gente?


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Madri 


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

16 comments

  1. Tania Marinho 30 julho, 2012 at 18:11 Responder

    Oi Mari! tudo bem?
    Vou a Portugal semana que vem e vou ter 05 em Madri. Vc acha que dá tempo de conhecer o Palácio? O que vc me aconselha?
    Abraços
    Tania

  2. cleo 4 julho, 2012 at 14:37 Responder

    Mari boa tarde, socorre-me uma vez mais,qual a distância entre o palacio real e o parque do bom retiro? ademais , como esta o “animus” dos espanhóis para com os turistas a crise tem afetado para melhor ou pior ? muito obrigado.

    • mari vidigal 4 julho, 2012 at 15:53 Responder

      Oi Cleo,
      Tudo bem?
      Os Espanhois são mal humorados por natureza…rs..
      Como não passei por lá depois da crise, não sei se piorou ou não…
      A distancia entre o palacio Real e o Retiro, ou nunca medi. Não é super perto, mas dá para caminhar. Tem metro na porta dos dois, e ai fica um pulinho.
      Uma dica de parque bacana com o melhor por do sol da cidade e do lado do Palacio Real, é o Debod.
      Beijos

  3. cleo 3 julho, 2012 at 16:33 Responder

    Mari muito obrigado pela reposta,bom assim sendo eu priorizo os pontos que dependem de horários e os que não dependem deixo para o final(praças,mercados,compras,gastronomia),

  4. cleo 3 julho, 2012 at 15:02 Responder

    Mari nesse período do ano é vero que em madri até por volta das 22:00 ainda é dia?se for assim aumenta a possibilidade de visitar outros locais, por favor aguardo uma resposta.

    • mari vidigal 3 julho, 2012 at 16:22 Responder

      Oi Cleo, tudo bem?
      Julho e agosto são o auge do verão, então até as 9:00, 10:00 da noite permanece claro.
      O problema é que o horário de abertura das atrações não varia tanto (máximo uma horinha a mais de abertura e olhe lá). A vantagem é que vc terá mais tempo de dia claro para experiemntar barzinhos divertidos e provar as deliciosas tapas espanholas.
      Ah, o parias do retiro que é uma ótima parada, fica aberto até mais tarde.
      Abraços,

  5. Fernanda Abissamra 9 fevereiro, 2012 at 10:59 Responder

    Oláá..

    Adorei o site, tem ótimas dicas e informações!

    Qual o horário de funcionamento do Palácio, para visita, de Outubro a Março??
    Obrigada,

    Fernanda

    • mari vidigal 12 janeiro, 2012 at 15:00 Responder

      Oi Junior,
      Tudo bem?
      Obrigada pela visita!
      O tempo da visita depende um pouco do tamanho do seu interesse. Na minha primeira visita levei cerca de três horas. Já na segunda vez fui com meu Primo que ficou muito contente em ver tudo bem rápido e por isso levamos pouco mais de uma hora. Planeje algum tempo extra para visitar a catedral que fica na frente do castelo e tem um teto bem bonito e os jardins.

      Outra dica de passeio lá perto: http://ideiasnamala.wordpress.com/2010/08/31/ermita-de-san-antonio-de-da-florida/

      Acho que palacio + Catedral + jardins + igreja da Almudena = Uma manhã interira de passeio!

  6. Maria José Arantes 5 julho, 2011 at 20:02 Responder

    Adoreiiiiiii.
    Esse blog é simplesmente incrivel, muito bem detalhado. Parece até que a gente está nos locais citados….
    Não viajo mais sem dar uma boa espiada no Ideias na mala.
    Parabens!!!!

Post a new comment

Veja também

O cruzamento de Shibuya - Japão

Shibuya: o bairro mais cool de Tóquio

Conheça Shibuya, um dos bairros mais agitados e cools de Tóquio. Shibuya tem lojas incríveis, pessoas descoladas (Japas hispsters e modernosos) e o cruzamento mais ...