Alegoria da Califórnia: Diego Rivera no San Francisco City Club

0
San Francisco City Clu

A Alegoria da Califórnia é um dos três afrescos do artista Mexicano Diego Rivera em San Francisco, e o mais difícil de visitar. O afresco fica no City Club San Francisco aberto para visitas guiadas apenas duas vezes por mês (na primeira e na terceira segunda feira) com o SF City Guides. Se você curte arte e tem a sorte de estar em San Francisco numa dessas segundas feiras, recomendo e muito a visita! Veja abaixo todos os detalhes desse afresco maravilhoso.

Alegoria da Califórnia: Diego Rivera no San Francisco City Club

O San Francisco City Club fica no 10º andar andar da Stock Exchange Tower (um prédio adjacente a antiga bolsa de valores hoje sede da academia Equinox), um edifício imponente repleto de ornamentos Art Deco: muitos detalhes em ferro e vidro.

San Francisco City Club

Stock Exchange Tower de San Francisco

O passeio começa pela entrada do prédio, um espetáculo para quem curte arquitetura: pé direito alto, uma porta enorme de vidro e muitos elementos dourados.

San Francisco City Club

Entrando no edifício

San Francisco City Clu

Ornamentos na porta

San Francisco City Club

Parte interna do edifício

Chegando ao City Club, os detalhes e ornamentos ficam ainda mais bonitos, não é atoa que o City Club é conhecido por ter o interior Art Deco mais bonito de San Francisco. São dois andares conectados por uma escadaria central, e um dos salões de banquete mais disputados da cidade. E é nessa escadaria principal que está o afresco de Diego Rivera, a Alegoria da Califórnia.

San Francisco City Club

Salão de banquetes do City Club

San Francisco City Club

Centro financeiro de San Francisco visto do City Club


?Já reservou seu HOTEL em San Francisco?

Confira ofertas nos melhores hotéis da cidade! 


A Alegoria da Califórnia de Diego Rivera

Cheguei ao San Francisco City Club pouco depois da 1 da tarde, a Jennifer a recepcionista simpática me recebeu com sorriso no rosto e apontou: “olhe, o afresco está bem atrás de você”! Soltei um UAU bem sonoro e comecei a admirar a pintura: cores vivas, riqueza em detalhes e muitos elementos interessantes.

Vista de perto a Alegoria da Califórnia é bem maior, mais bonita e mais interessante do que as fotos da internet pareciam mostrar.

San Francisco City Clu

Alegoria da Califórnia de Diego Rivera vista de baixo

San Francisco City Club

Placa indicando a autoria do afresco

A mesa da Jennifer fica exatamente na frente desse afresco gigante: “Sou uma pessoa de sorte, não é todo mundo que tem o privilégio de ter um Diego Rivera no escritório”, ela brincou. E eu provoquei perguntando se ela não se cansava de olhar para ele. E ela respondeu rápido: “de jeito nenhum”. E em seguida indicou: “A vista de baixo é linda, mas a melhor foto é do segundo andar. Pode ficar a vontade”.

Agradeci a gentileza e a oportunidade e saí para explorar o motivo da minha visita: esse afresco maravilhoso!

Um pouquinho sobre o Afresco:

A figura central do afresco, uma mulher de olhos azuis é Calafia o espírito da Califórnia, e a inspiração do nome do estado. Calafia carrega alguns dos tesouros californianos nas mãos: na mão esquerda, minérios e tudo o que vem do fundo da terra e na mão direita produtos agrícolas – até hoje a Califórnia é responsável por grande parte da produção agrícola norte americana. A indústria do petróleo e a industria naval estão retratadas nas costas de Calafia.

San Francisco City Club

Calafia no centro do Afresco

Algumas personalidades importantes da época são retratadas no afresco: Calafia é a tenista medalhista olímpica Helen Wills Moody o carpinteiro James Marshall que iniciou a corrida do ouro na Califórnia ao encontrar ouro em Sutter’s Mill, e o famoso horticultor Luther Burbank. O afresco também retrata profissões importantes da época: um engenheiro, um comerciante, um fazendeiro peneirando ouro e um jovem brincando com um avião – uma alusão aos sonhos da juventude.

San Francisco City Clu

O menino e o avião: os sonhos da juventude

San Francisco City Clu

Agricultores peneirando ouro

No teto a figura feminina na diagonal faz uma alusão as linhas de trem -que passaram então a conectar as costas leste e oeste dos Estados Unidos.

San Francisco City Clu

Teto do afresco

Veja mais detalhes sobre esse afresco e outras peças de arte do City Club de San Francisco aqui.

Diego Rivera, uma escolha polêmica para decorar o San Francisco City Club

Vale falar que a escolha de Diego Rivera para decorar a principal parede do edifício da Bolsa foi uma escolha um tanto controversa. Rivera era conhecido por suas ideias comunistas, e chamá-lo para decorar o “centro do poder capitalista de San Francisco”, foi um tanto contraditório, não acham? Naquela época o Stock Exchange Tower era um edifício que concentrava os escritórios dos principais executivos da bolsa de SF, e que o City Club era na época o Restaurante do edifício da bolsa. Interessante, não?

San Francisco City Club

Diego Rivera trabalhando no seu afresco | Reprodução do livro do City Club

Como visitar

O San Francisco City Club é uma instituição privada, e que disponibiliza visitas apenas duas vezes por mês junto ao SF City Guides (uma iniciativa bem bacana que promove diversos tours gratuitos e interessantes em San Francisco.

San Francisco City Club

Entrada do City Club de San Francisco

  • Onde: San Francisco City Club | 155 Sansome Street -10º andar
  • Quando visitar? Somente as primeiras e terceiras segundas feiras do mês com o tour do SF City Guides | Reservas obrigatórias

Outros Afrescos de Diego Rivera em San Francisco

San Francisco tem 3 afrescos de Diego Rivera, o mais fácil de visitar é o Afresco da Construção da Cidade que fica no San Francisco Art Institute bem pertinho da Lombard Street e o mais impressionante fica no City College de SF. Veja detalhes das visitas:

Afresco da construção da cidade: 

  • Onde: The San Francisco Art Institute | Endereço: 800 Chestnut Street
  • Quando visitar?  Todos os dias das 9:00 às 17:00
  • Dica: aproveite a visita para curtir as vistas lindas que o SFAI tem da cidade

Veja todos os detalhes dessa visita nesse post.

Pan American Unity: Gigante e impressionante

Esse é o maior e mais impressionantes dos murais.

  • Onde: City College of San Francisco | Endereço: 50 Phelan Avenue, A301
  • Quando visitar? Veja horários de visitação aqui

E aí, curtiu a dica?

Alguém aí já visitou o San Francisco City Club e quer contar para nós o que achou?

Guarde essa dica no Pinterest!

San Francisco City Club


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em San Francisco


Posts bacanas pra quem curte arte:

Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

No comments

Veja também