San Francisco: Fort Point, arquitetura bacana e vistas maravilhosas de San Francisco

3
Fort Point

Conheça o Fort Point, um passeio repleto de história, detalhes arquitetônicos maravilhosos e vistas lindas da Golden Gate Bridge e de toda a baía de San Francisco. E quer saber o melhor? É grátis! Veja aqui todos os detalhes desse passeio lindo!

San Francisco: Fort Point, arquitetura bacana e vistas maravilhosas de San Francisco

Construído para proteger a baía de San Francisco de ataques marítimos, esse forte fotogênicos de tijolinhos vermelhos acompanhou de perto a história da marinha Norte Americana, serviu de base militar durante a segunda guerra mundial, escapou por pouco da demolição durante a construção da Golden Gate, e hoje é patrimônio arquitetônico nacional! A vista é grátis, tem vistas lindas da Golden Gate Bridge e dezenas de oportunidades fotográficas. Taí um passeio lindo e que merece entrar em seu roteiro de San Francisco.

Fort Point

Fort Point: embaixo da ponte Golden Gate

Visitando o Fort Point

Nossa visita ao Forte Point começa com um passeio pelo Crissy Field, um parque delicioso a beira mar, e que nos dias sem neblina tem vistas lindas de San Francisco. Minha primeira sugestão de parada é uma voltinha rápida pelo pier que tem vistas bacanas da orla da cidade.

Se a fome bater, a dica é dar uma passadinha rápida na Warming Hut Café, uma mistura de Café com lojinha (tem muita coisa fofa) que vive quebrando meu galho. A loja está rodeada de mesas de piquenique, e na parte de trás há banheiros de verdade e que costumam estar bem limpos.

Golden Gate Bridge vista do Crissy Field

Golden Gate Bridge vista do Crissy Field

Fort Point

Torpedo Wharf o Pier do Crissy Field

Em seguida, caminhe pela orla de San Francisco seguindo sentido a ponte.


?Já reservou seu HOTEL em San Francisco?

Confira ofertas nos melhores hotéis da cidade! 


Uma caminhada linda com várias oportunidades fotográficas

Seguindo pela orla você terá algumas oportunidades fotográficas lindas, repare na ponte tomando forma, e nos dias nublados, repare como a névoa de San Francisco constrói um tapetão em volta da ponte, isto é, se você conseguir enxergar a ponte.

Fort Point

Fort Point surgindo no horizonte

Eu sei, eu sei, pra quem tá visitando a cidade a névoa – chamada pelos locais de Karl The Fog – é um senhor estraga prazeres, mas quem mora na cidade aprende a gostar de suas formas e curtir seu jeitão bucólico. Repare nas correntes enferrujadas pela ação do mar, e pertinho do forte, pode ser que você encontre ainda uma meia dúzia de surfistas corajosos.

Fort Point

Corrente enferrujada e a Golden Gate no fundo

A ponte e os surfistas

Surfar embaixo da Golden Gate não é para qualquer um, a correnteza é brava, o vento é forte e a água é muuuuito gelada, isso sem falar nas pedras. Repare que muitos surfistas usam um remo de paddle para ajudá-los a remar de volta para a parte mais funda. Tem que ser bom e corajoso pra surfar desse jeito. Rs

Chegando no Fort Point

Agora chega de lenga-lenga e vamos entrar no Forte?

Fort Point

Forte Point: esse arco na Golden Gate foi projetado para que o Forte não precisasse ser demolido durante a construção

A entrada do Forte te leva para um pátio central rodeado por três andares de arcos de alvenaria com um farol no topo e a Golden Gate Bridge – imensa e lindona – lá no alto. A graça agora é subir as escadas (há uma opção de escada de ferro na parte externa ou uma opção mais parruda de concreto do lado de dentro) e ir descobrindo cada um dos andares.

Fort Point

Pátio central do Fort Point

Fort Point

Parte interna do Forte Point com o farol no alto

Para quem quer aprender um bocadinho de história, a graça é caminhar pelo cômodos que um dia serviram de quartel general e ver desde os aposentos dos soldados aos depósitos de bala de canhão. E falando em canhão o Fort Point tem um programa educativo que mostra para adultos e crianças como funcionava o disparo do canhão. O Gu e o Tom assistiram a apresentação e gostaram bastante.

Fort Point

Canhões no Fort Point

Fort Point

Aposentos históricos do Fort Point

Pra quem curte arquitetura e fotografia (presente!), a graça é se perder pelos corredores arquejados e fotografar cada ângulos das paredes de tijolinhos e das janelinhas com vista para a Golden Gate. Eu deixei os meninos assistindo a apresentação e me deliciei com as oportunidades fotográficas.

Fort Point

Corredores do Fort Point

Fort Point

Arcos no Fort Point

E lá no alto, olha só que linda a ponte Golden Gate! Não falei que a visita ao Fort Point rendia fotos lindas da ponte? E você ainda não viu nada!

Fort Point

Golden Gate vista do Fort Point

Chegando no topo

A parte alta do Forte é o auge do passeio, aqui você verá o arco que foi adicionado ao projeto da ponte para que o Forte não fosse demolido durante a construção (veja detalhes da história do forte no finalzinho deste post) e entrará debaixo da Golden Golden Gate Bridge.

Fort Point

Embaixo da Golden Gate: Ponte vista do Fort Point

Na parte alta do forte há um pequeno farol que era usado para orientar a entrada dos barcos na baía.

Fort Point

O farol do Fort Point

E do outro lado, uma espécie de mirante com vistas espetaculares da ponte e de toda a baía de San Francisco. A única pena é que venta bastante e se você não tiver com roupas adequadas, vai passar um frio do cão! Leve casaco!

Fort Point

Golden Gate vista do alto do Fort Point

E olha só a vista da baía!

Fort Point

Baía de San Francisco vista do Fort Point

Depois disso é só descer as escadas sentido a parte baixa do Forte. Na saída há uma lojinha que vende presentes, livros e imãs de geladeira (comprei uns lindos!) nada muito barato, mas tudo lindo. Na saída do forte aproveite para tirar mais algumas fotos da área externa e se despedir desse pedacinho linda da cidade.

Agora é só continuar o passeio, seja para a Golden Gate Bridge, para o Parque Presidio, para o Palace of Fine Arts, ou para qualquer outro lugar lindo da cidade.

Planeje sua visita

Tempo de visita

Uma visita bem feitinha ao Fort Point leva cerca de uma horinha, claro quem quer assistir aos filmes e aprender detalhes históricos vai demorar um pouquinho mais. De qualquer forma, para ter tempo de ver o forte direito, vale reservar pelo menos 40 minutos para o passeio.

Prepare-se para um vento bravo

O vento na baía de San Francisco, especialmente esse pedacinho da Golden Gate, costuma ser forte, gelado e constante. Leve um bom casaco ou você vai congelar. Ah, e nos dias de neblina brava, pode ser que você não veja nadica da ponte! 🙁

Com o que combinar

Você pode incluir essa parada no seu passeio de bicicleta pela Golden Gate (saiba que você terá pedalar um trechinho a mais!), combinar com um giro pelo Crissy Fields, um parque delicioso para fazer piqueniques e uma das praias preferidas dos locais ou combinar com o delicioso piquenique pelo parque Presidio.

Fort Point

Golden Gate Bridge e o Fort Point

Como chegar?

O Fort Point fica exatamente embaixo da Golden Gate Bridge, para chegar lá de transporte público pegue o San Francisco Muni 28 ou o ônibus PresidiGo até a Toll Praza Point (mirante lindo que fica no pé da Golden Gate) e de lá faça a trilha de 600 metros até o Fort Point.

Horários de funcionamento

Atenção: o Fort Point funciona apenas às sextas, sábados e domingos das 10:00 às 17:00

Um bocadinho de história

E como mostrar esse lugar lindo sem contar um pedacinho de história é uma verdadeira heresia, vou dividir com vocês uma pinceladinha rápida da história do Fort Point.

Considerado um dos edifícios de alvenaria mais bonitos dos Estados Unidos, o Fort Point foi construído durante a corrida do ouro para proteger a baía de San Francisco de ataques navais. O forte jamais enfrentou uma guerra mas participou de capítulos importantes da história de San Francisco como a guerra civil, dois grandes terremotos (o forte resistiu bravamente), a construção da Golden Gate Bridge e a segunda guerra mundial, depois disso foi declarado um sitio histórico nacional.

De forte de defesa a quartel militar

Após a guerra civil o Fort Point caiu em desuso e passou a ser usado como quartel general. Os antigos canhões de ferro ficaram obsoletos com a chegada de novas armas e foram removidos. Durante a primeira guerra o forte foi remodelado para servir como prisão, mas nunca chegou a ser usado; e durante a segunda guerra mundial foi usado para guardar a baía de San Francisco de eventuais submarinos.

A construção da Golden Gate

Da década de 30, os planos de construção da Golden Gate envolviam a demolição do Fort Point. Felizmente o engenheiro chefe da obra, Joseph Strauss, reconheceu o valor arquitetônico do forte e criou um arco especial que permitiu com que a ponte fosse construída sobre ele. Finalmente em 1970 o forte foi declarado um sitio histórico nacional.

E aí, curtiu a dica? 

Alguém aí já visitou o Fort Point e quer contar para nós o que achou?

Deixe seu comentário!

Guarde essa dica no seu Pinterest!

Fort Point

Fort Point em San Francisco


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em San Francisco


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

3 comments

Post a new comment

Veja também