Tour para observação de orcas e baleias em Victoria no Canadá

3
Tour para observação de orcas e baleias

Quer ver orcas e baleias de perto? Esse post é pra você! Saiba todos os detalhes do nosso Tour para observação de orcas e baleias em Victoria no Canadá, uma experiência inesquecível.

Tour para observação de orcas e baleias em Victoria no Canadá

Quando penso na nossa viagem pelo Canadá, o tour para ver Orcas. foi uma das experiências mais marcantes. Há tempos sonho em ver um desses gigantes na natureza, só não imaginei que veríamos tantos e tão de perto. Foram 20 ou 30 orcas com direito a filhotes, 2 águias, muitas focas branquelas e alguns elefantes do mar. Abaixo devidirei todos os detalhes dessa experiência incrível e muitas dicas bacanas para quem deseja viver algo parecido. Vem comigo?

Vancouver ou Victoria: Qual o melhor lugar para fazer o tour para observação de orcas e baleias no Canadá?

Essa foi a primeira pergunta que enviei ao escritório de turismo de Vancouver, e a resposta foi direta e reta. Victoria, está mais perto das San Juan Islands (território Americano, e que por MUITO pouco não entrou no roteiro dessa viagem) e é um dos melhores lugares do mundo para ver Orcas. Na costa de Vancouver também dá para ver baleias, mas suas chances são um pouco menores e você provavelmente passará mais tempo no barco. E foi assim que resolvi dedicar metade de um dia do nosso roteiro em Victoria ao tour para observação de orcas e baleias.

Como organizar o passeio?

Há dezenas de empresas que organizam passeios para ver baleias em Victoria na Columbia Britânica , e eu escolhi a Eagle Wings Tours, que além de ter sido recomendada pelo escritório de turismo de Vancouver como uma das melhores operadoras da região, tem barcos super modernos, oferece roupas quentinhas e protetor solar (assim ninguém morre de frio, ou sai do passeio do torrado), guias super experientes e faz os tours de maneira ecológica. Fiquei encantada com a estrutura e profissionalismo dos caras. Recomendo de olhos fechados.

Tour para observação de orcas e baleias

Barco Semi-fechado da Eagle Wings

Eagle Wings Tours: 4 saídas diárias em barcos abertos ou fechados.

Durante a alta temporada (de maio a outubro) a Eagle Wings Tours oferece 4 saídas diárias, duas em barco aberto (os passageiros vão sentados em lugares pré-definidos) e duas em barco semi-fechado (há uma área interna bacana e super confortável, e também uma área externa onde os passageiros podem circular livremente).

A nossa escolha: barco semi fechado

Como estávamos com o baby Tom (11 meses) optamos pelo barco semi-fechado sem pensar meia vez, e quer saber? Achei incrível! O barco é super confortável, tem dois banheiros e quando aparecem as baleias todo mundo pode circular de um lado para o outro buscando o melhor ângulo para fotografar. Mesmo sem bebê, achei o barco semi-fechado uma pedida incrível e recomendo muito.

Tour para observação de orcas e baleias

Barco semi fechado da Eagle Wings tours

Tour para observação de orcas e baleias

Área externa do barco

Quanto custa o Tour para observação de orcas e baleias?

O Tour para observação de orcas e baleias custa entre CAD $85 -$135 por pessoa. Há operadoras mais baratas na região, mas acho que vale investir um pouquinho a mais e fazer o tour com quem realmente entende do negócio. Esse foi meu terceiro tour de observação de baleias, fiz um em Monterey (Califórnia) e outro no Havaí, e esse foi de longe o mais incrível. Fiquei encantada com a organização do passeio e com a estrutura do barco. Achei que vale cada centavo.

Duração do tour & Garantia de Baleias

Os tours para observação de orcas e baleias duram pelos menos 3,5 horas, caso as baleias não apareçam pode ser que o capitão passe um pouquinho mais de tempo no mar para tentar encontrá-las. Se elas ainda assim não aparecerem, a Eagle Wings tour te oferece um próximo tour grátis (Desde de que haja lugar no barco).

E quais as chances de ver Orcas?

A Eagle Wings tours se gaba de ir mais longe do que a maior parte das operadoras locais e de encontrar baleias em 98% dos tours. Não existe uma rota pré-definida, o capitão vai escutando pelo rádio e ter liberdade de mudar de rota a qualquer momento para que a suas experiência de observação de baleias e orcas seja a mais incrível possível.

Tour para observação de orcas e baleias

Tivemos sorte e vimos muitas Orcas

Tour para ver baleias no Canadá

O que levar?

Os tours são longos, então vale levar lanchinhos ( o tour não oferece comida) e usar roupas bem confortáveis. Para tirar boas fotos, invista numa boa lente – eu levei uma EF 75-300, mas quem levou uma EF 100-400 tirou fotos ainda melhores. E não se esqueça de levar a máquina BEM carregada (uma bateria extra vai sempre bem) e um cartão de memórias vazio.

E dá para tirar fotos boas da câmera do celular?

Essa é a melhor foto que o Gu tirou com o celular na viagem, o resto das fotos desse post foram tirados com a Canon 70D. O celular quebrou o galho porque as baleias vieram bem perto.

Tour Orcas Canada

Orcas fotografadas com o celular

E pra você comprar uma foto da câmera:

Tour para observação de orcas e baleias

Orca bebê respirando

Dá para comprar o tour na hora ou precisa reservar com antecedência?

Eu sempre reservo meus tour com antecedência e recomendo que nos meses de pico (julho e agosto) você faça o mesmo. Sempre existe a chance de você aparecer cedinho e conseguir comprar na hora, mas quer saber? A chance de ficar de fora do passeio existe, e já pensou que chato? Para quem quer pagar em dinheiro, vale ligar uns dias antes e consultar a disponibilidade. Na semana do meu passeio (final de junho) ainda haviam vagas para todos os barcos durante a semana.

Um pouquinho de conforto

Já mencionei lá em cima, e vou repetir aqui porque achei super legal: A Eagle Wings Tours oferece jaquetas parrudas, luvas, gorros e protetor solar para que a jornada seja o mais confortável possível. No dia do nosso passeio a sensação térmica da área externa do barco era de cerca de 10 graus, meus dois casacos quentinhos não teriam dado conta do recado e os apetrechos oferecidos pela Eagle Wings foram essenciais para deixar meu passeio confortável.

O que eu curti: tripulação 100% focada em achar baleias

O nosso barco tinha um capitão e mais três guias 100% focados em avistar baleias. Um na frente, o capitão no alto, um atrás e outro circulando, todos com binóculos e atentos nos rádios que sinalizavam as baleias da região. Assim que elas apareceram eles foram nos dando informações importantes e muitas curiosidades sobre as orcas.

Tour para observação de orcas e baleia | A nossa experiência

Agendamos o tour com antecedência, fizemos o check-in online e chegamos no Fisherman’s Wharf de Victoria 30 hora antes do passeio começar. O Fisheman’s é uma graça e aproveitamos o tempo para circular por lá e tirar fotos das fofíssimas casas barco.

Victoria B.C

Casa barco no Fisherman’s Wharf de Victoria

O nosso passeio começou em ponto. Recebemos uma orientação rápida em terra – um dos tripulantes nos mostrou os diferentes tipos de baleias e Orcas encontradas na região e nos explicou um pouco como reconhecê-las. Além das tão esperadas Orcas, havia uma grande chance de vermos Jubartes. Ele pediu que assim que alguém avistasse qualquer coisa parecida com uma barbatana de orca ou jato de água de jubarte para avisar o capitão.

Pouco depois embarcamos, recebemos mais uma orientação de segurança na parte interna do barco e assim que acabou eu deixei o Gu e o Tom lá dentro no quentinho e fui passar um pouco de frio e curtir as vistas na parte alta do barco. A região de Victoria está rodeada por montanhas lindas e o cenário do passeio é todo especial.

Peer Pressure: Orca, Orca e Orca!

Eu que estava LOUCA para ver as Orcas, fiquei sentadinha na parte alta do barco (que acomoda cerca de 10 passageiros) e bem pertinho do capitão, a vantagem de ir lá no alto é ter vistas 360. A desvantagem é que quem vai lá embaixo e está do lado certo (uma loteria, claro) consegue tirar fotos melhores. Apostei na vista do alto e não me arrependi.

O capitão é gente boa, mas não fica batendo muito papo, a função dele é ouvir os radios e procurar baleias, mas claro que conversamos um pouquinho. Papo vai, papo vem, contei pra ele que já havia visto muita baleia na vida e que meu sonho era ver orcas, e ele falou. Olha, ainda não tivemos nenhum sinal de orca pelo rádio, já avistaram jubartes então vou começar por elas, mas gosto de realizar sonhos.

Claro, pensei, com a garantia de achar baleia, ele precisa garantir pelo menos uma – de qualquer tipo – o mais rápido possível e depois disso, se der tempo ele vai atrás das tão desejadas Orcas.

Águias, Focas e Elefantes marinhos

Chegamos ao local sinalizado pelo radio, e que lindeza de experiência: um casal de águias pescando, focas do pacífico (um tipo branquinho que eu tinha tinha visto na natureza) e elefantes marinhos soltando bolhinhas.

Tour para observação de orcas e baleias

Uma das águias: linda, não?

Tour para observação de orcas e baleias

Casal de águias voando: um espetáculo

 

O capitão me contou que aquele local é como um buffet fast food para as baleias, que devoram as focas destraídas sem pensar duas vezes, mas infelizmente não havia nenhum sinal de jubarte por perto.

Tour para observação de orcas e baleias

Tour para observação de orcas e baleias

Colônia de focas do pacífico

Tour para observação de orcas e baleias

Elefante marinho macho

Tour para observação de orcas e baleias

Elefante marinho fêmea

O visual do lugar também era lindo, com um farol antigo super fotogênico, gostei tanto da experiência que por um instante me esqueci das baleias e me concentrei em observar e fotografar cada um daqueles animais lindos.

Tour para ver baleias

Farol fotogênico próximo a Victoria no Canadá

Tour para observação de orcas e baleias

Visual maravilhoso do passeio

Uns 10 minutinhos depois o capitão me olhou e perguntou, qual era mesmo o tipo de baleia que você queria ver? E eu repeti: “Meu sonho é ver uma orca”. Ele me olhou sério, coçou e queixo e falou: “ Segundo o rádio, há baleias jubartes naquela direção e orcas naquela direção” -falou apontando para o lado oposto. Temos que fazer uma escolha, “Vamos de orca?” – e eu respondi com um sorriso de orelha a orelha “All the way (com certeza)”. E ele anunciou no microfone: “Agora vou acelerar o barco e seguirei em direção às orcas, cerca de 25 minutos de distância daqui, sentem-se, segurem firme e vambora”!

Rumos às baleias Orca

Os 25 minutos de viagem duraram uma eternidade. Será que as orcas iam mesmo aparecer? Eu pensava um pouquinho aflita, as chances são sempre altas e a Eagle Wings Tours se gaba em encontrar baleias em 98% das vezes, mas tem sempre a chance de dar uma zebra e o capitão trocar as orcas pelas Jubartes. Amo ver baleias e sou apaixonada pelas jubartes, mas eu queria mesmo era ver Orca.

Eis que elas aparecem!

De tempos em tempos o capitão olhava o binóculo, e nada de baleia. Ele continuava, olhava, continuava, olhava e nada das bichinhas aparecerem. Até que avistamos três barbatanas gigantes de lado esquerdo do barco – Que emoção! Antes mesmo delas levantarem eu já sabia que eram barbatanas de orcas! VIVA!

Tour para observação de orcas e baleias

Uma pontinha de orca no oceano: VIVA!

Tour para observação de orcas e baleias

E eis que ela aparece

O capitão estacionou o barco e deixou as baleias se aproximarem, e não é que elas vieram SUPER perto? As Orcas geralmente respiram umas 3 ou 4 vezes e em seguida afundam por uns 6 minutos (com as baleias jubarte os ciclos são de 20 minutos).

Tour para observação de orcas e baleias

Orcas se aproximando

E de repente começaram a aparecer mais orcas, 3 de um lado do barco, 4 de outro, 3 de outro, era tanta que todo mundo ficou desnorteado e não sabia para onde olhar. Eu coloquei a lente de longe distância e as orcas vieram TÃO perto que muitas vezes não consegui enquadrar.

Tour para observação de orcas e baleias

Essa aqui veio tão perto que nem coube na minha lente!

Orcas na Costa do Canadá

Aconteceu de novo!

Cada vez que elas mergulhavam surgia aquela dúvida, e agora? Onde é que elas vão aparecer? Quem acertava a aposta ganhava de prêmio uma super foto.

Tour Orcas Canada

Orca pertinho do barco e pessoal se esbaldando na parte de baixo – Repare que cada uma está olhando para um lado diferente!

Aqui abro um parêntesis para falar que é muita raro as baleias se aproximarem tanto do barco. No Canadá há um limite de aproximação ambiental entre o barco e a baleia, mas no nosso caso, demos a sorte do capitão desligar o motor e as baleias chegarem perto. Essa sorte não acontece todos os dias, infelizmente.

Para tirar uma boa foto, vale investir numa boa lente (Uma 100-400mm é uma boa pedida) eu usei uma lente mais ou menos a (75-300mm) e tive um pouco de dificuldade para focar. Mas com a lente do dia a dia 24-105 mm eu teria fotografado miniaturas. Para mostrar para vocês a diferença, tirei essa fotos com a 24-105mm.

Tour para ver baleias no Canadá

Orca fotografada com uma lente 24-105 mm

Não sei quanto tempo ficamos naquela região observando as baleias e seus filhotes desfilando para cá e para lá. (eu sei que Orca na prática é um golfinho e não baleia, mas você me deixa chamar de baleia? Vai? )

Aproveitei esses momentos preciosos para curtir a graciosidade daqueles mamíferos tão lindos e gigantescos. Foi tão especial e passou tão depressa! Curti cada segundo, e quer saber? Se voltar para Victoria repetirei o tour sem pensar duas vezes. Amei de paixão!

20 ou 30 baleias e muita sorte

Perguntei para o capitão quantas baleias ele achava que havíamos visto, e ele respondeu: Umas 20 ou 30. Você deu sorte, geralmente vemos umas 3 ou 4 e é incrível quando elas se aproximam do barco uma única vez, hoje elas não paravam de vir perto. Acho que seu bebê atraiu as baleias, ele brincou me explicando que o som dos gritinhos de bebê tem um volume próximo as baleias, e que pode realmente atraí-las. Não acho que foi o caso, mas sem dúvida o Tom nos trouxe sorte.

Tour para observação de orcas e baleias

Chegou a hora de nos despedirmos das baleias, eu queria muito ter ficado mais tempo, mas segundo o capitão estávamos longe e já era hora de voltar. A viagem de volta, sem nenhuma parada levou quase uma hora e meia. Nesse meio tempo um dos guias emprestou uma Orca de pelúcia para o Baby Tom brincar e ele se esbaldou (para vocês terem uma ideia do quanto eu gosto de baleias, a decoração do quartinho dele é de baleias e no berço dele tem duas Orcas de pelúcia. Acho que ele reconheceu o formato e brincou feliz com a Orca emprestada).

Tour para ver baleias no Canadá

Barco seguindo veloz para Victoria

E vale a pena fazer Tour para observação de orcas e baleias?

MUITO. Amei cada segundo do passeio, achei a chance de ver as orcas de perto e na natureza algo absolutamente inesquecível. O passeio é longo e mal vimos o tempo passar. Foi incrível! Recomendo muito.

Tour para ver baleias no Canadá

Orca lindona posando pra foto

E foi tranquilo fazer o passeio com bebê?

Mais do que imaginávamos. O Tom passou boa parte do tempo na parte interna do barco brincando no colo do papai ou engatinhando entre as cadeiras. Quando as baleias apareceram, vestimos ele com capuz de lã e casaco de neve (não é exagero, e sim precisa!) e ele não reclamou de frio. Não sabemos se ele entendeu as baleias, eram tantas que ele certamente viu algumas, mas ele ficou o tempo todo de boa (preso no carregador no colo do papai e não reclamou.) Em resumo, dá fácil para fazer com bebê!

O Ideias na mala fez o passeio com o apoio do Visit Vancouver e da Eagle Wings Tours

Orcas em Victoria B.C

Orcas em Victoria B.C

. Todas as dicas desse post – e de todo o site – foram testadas e aprovadas por nós


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Victoria


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Post a new comment

Veja também