A gôndola de Lake Louise

5
Gondola Lake Louise

Saiba como é a subida na gôndola de Lake Louise no Canadá, um passeio com vistas lindas das montanhas rochosas e chances altíssimas de avistar um urso. Vamos nessa?

A gôndola de Lake Louise

Chegamos na gôndola de Lake Louise no comecinho de uma manhã nublada, a ideia era fazer o passeio sem pressa e em seguida visitar o Lake Louise, o Lake Morraine e no final do dia seguir para o Emerald Lake que fica no parque nacional vizinho, o Yoho National Park. Ainda que o tempo não tivesse incrível, aquela era nossa única chance de fazer o passeio, então decidimos arriscar. E quer saber? Valeu a pena!

A experiência

Cabines abertas ou fechadas

Pegamos os ingressos na bilheteria (há diversos pacotes diferentes e quem quiser pode acrescentar um café da manhã por alguns dólares a mais, mas como já havíamos tomado café, não fez sentido), vestimos casacos quentinhos e nos preparamos para subir.

Gondola Lake Louise

Ingressos da gôndola de Lake Louise

Gondola Lake Louise

Ponto de saída com as montanhas no fundo

Chegando no pé da  gôndola tivemos a opção de escolher entre as cabines abertas ou fechadas, e sabe o que me impressionou? Que diferente dos outros teleféricos, eles liberam bebês pequenos nas cabines abertas (desde que bem amarradinnhos nos carregadores de bebê). Mas como fazia muito frio, não pensamos meia vez e fomos de cabine fechada. Na real, a cabine fechada era uma condição para fazermos o passeio, já que expor o bebê a tanto vento não nos parecia uma boa ideia.

Ainda na subida o moço nos avisou que entre os postes 8 e 9 havia uma ursa mãe e seu bebê. Fiquei toda animada e fui contando postes até avistarmos o ursinho.

Veja também: Icefields Parkway onde parar e o que ver no caminho entre Lake Louise e Jasper

Ursa mãe e seus bebês

A gôndola de Lake Louise se vende como um dos melhores lugares para ver ursos do tipo Grizzly do Canadá, durante o passeio ficou bem claro o porque disso. O território da gôndola fica no meio da floresta só que devido as pistas de esqui é uma grande área descampada, e olhar para uma floresta descampada e procurar ursos é bem mais fácil do que procurar no meio das árvores, né?!

E como havia dito o moço, mãe e [email protected] brincavam alegremente entre os postes 8 e 9. Tive um pouco de dificuldade de fotografa-los, mas acho que rolou. 🙂

Gondola Lake Louise

Ursos durante nosso passeio de gôndola

[Tentamos mostrar o urso para o Baby Tom, especialemente vestido de urso para a ocasião, mas acho que ele não entendeu muito :P.

Da grama pra neve

Como fizemos este passeio no comecinho do verão de um ano em que nevou muito pudemos acompanhar a mudança da paisagem da grama pra a neve durante a subida. Lá no alto ainda havia MUITA neve, e como estávamos com o baby Tom decidimos não fazer a caminhada até o restaurante e nos contentamos apenas com a vistas do mirante principal. Ainda que estivéssemos com botas de trilha, a ideia de andar na neve com o pequeno nos pareceu mais arriscada do que o chocolate quentinho que tínhamos pensado em tomar lá no alto.

Gondola Lake Louise

E de repente…

Gondola Lake Louise Gondola Lake Louise

E do outro lado, olhe só que vista caprichada:

Gondola Lake Louise

Lake Louise visto da gôndola

Vistas lindas do Lake Louise

O mirante principal da gôndola de Lake Louise fica há poucos passos da saída do teleférico e é uma plataforma de madeira com cadeiras vermelhas do #SharetheChair (um programa dos parques nacionais do Canadá que espalhou cadeiras em alguns pontos turísticos, e a ideia é observar a beleza e compartilhar a experiência. Legal né?

Gondola Lake Louise

Gu, Tom e eu curtindo as vistas da Gôndola de Lake Louise

Gondola Lake Louise

Gu com o Lake Louise no fundo

Gondola Lake Louise

Essa é a cadeira do Share the chair

Lá do alto do mirante vimos o Lake Louise incrustado entre as montanhas rochosas (e mesmo num dia feio a cor dele é impressionante!) e as montanhas da região rodeadas por muitas nuvens. A vista é bonita, mas não se compara a vista da caminhada do Lake Louise até o Little Beehive (só que para chegar lá você terá que caminhar 9 Km (ida e volta) com direito a muita subida, não é uma caminhada fácil, mas pra quem gosta de trilha, taí um passeio que não posso deixar de recomendar.)

Gondola Lake Louise

A vista das montanhas com o Lake Louise

Gondola Lake Louise

E pra fechar uma foto de família

Hora de voltar

Depois de tirar algumas fotos e contemplar as paisagens da região decidimos voltar. O Gu e o Tom seguiram numa cabine coberta, e eu resolvi encarar o frio do cão e descer na descoberta. Queria ver se a experiência era muito diferente, e na real achei bacana ver os ursos sem os vidros na minha frente, mas passei uma friaca. No final das contas não sei dizer se gostei ou não. Rs. Mas não posso negar que tirei boas fotos :).

Gondola Lake Louise

Meninas olhando o urso na cadeira aberta

Surpresinha fofa na chegada

E na chegada, olha só quem estava nos esperando! Uma fofuras e montes deles brincando de entrar e sair do buraco.

Gondola Lake Louise Gondola Lake Louise

Um dos melhores lugares para ver ursos da região

Pra quem tem muita vontade de ver um urso e não teve a chance de ver um urso na estrada ou nos parques, a gôndola de Lake Louise pode ser uma excelente opção. Entre junho e agosto suas chances de ver ursos durante a subida ou descida da gôndola são relativamente altas. Em maio e setembro as chances são um pouco mais baixas mais ainda assim dá pra avistar bastante, outubro é mais difícil já que os grandalhões começam a hibernar.

Gondola Lake Louise

Ursa mãe e seus dois filhotes durante o nosso passeio

No site da Gôndola de Lake Louise há um calendário atualizado diariamente que mostra em que dias os ursos foram vistos, com base nesse calendário dá pra avaliar se suas chances de ver um urso estão grandes ou não, e assim decidir o passeio.

Gondola Lake Louise

Calendário de ursos: em julho de 2017 não faltaram ursos por lá

E vale a pena subir a gôndola de Lake Louise?

Eu que AMO ver lugares do alto curti a experiência e aproveitei cada segundo. O Gu achou que valeu a pena – principalmente pela chance de ver a ursa mãe e seu filhotinho – e achou que pra quem ainda não teve a chance de ver um urso de perto, a experiência pode ser bem especial, mas achou que pelas vistas tanto a gôndola de Banff quanto a de Jasper são melhores pedidas. Concordo com ele.

Em resumo: Gostamos da experiência, mas se tivéssemos que escolher uma gôndola pra subir durante a viagem para as rochosas, ficaríamos com Jasper (essa foi a preferida), seguida por Banff.

Gôndola de Bannf ou Lake Louise: Qual subir?

Se o seu critério é a vista, a gôndola de Banff é um passeio mais completo e que te oferece uma perspectiva mais completa da região. Por outro lado, a chance de ver ursos do alto torna a experiência da Gôndola de Lake Louise bem especial. Pra mim que vi muitos ursos na estrada e até na trilha, a gôndola de Banff foi um passeio mais completo e se tivesse que escolher uma experiência, eu ficaria com ela.

Detalhes do passeio:

Como chegar?

Endereço: 1 Whitehorn Rd, Lake Louise, AB T0L 1E0, Canadá
Localização no Google Maps

Horários de funcionamento:

Os horários de funcionamento variam conforme a estação do ano, de meados de junho ao comecinho de outubro a gôndola funciona das 8:00 às 17:00  (até as 18:00 entre agosto e setembro).

Preço dos ingresos (2017):

  • Adultos 16+:  CAD $ 34,95
  • Crianças e jovens 6 – 15 anos: CAD $16,95
  • Crianças menores de 5 anos: grátis

Confira o preço dos ingressos atualizado no site oficial.

E aí, curtiu a dica?

Conte pra nós o que achou!

Guarde esta dica no Pinterest

Lake Louise

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

5 comments

  1. Helo 10 agosto, 2017 at 13:56 Responder

    Pelo jeito vale pela vista e pelos ursinhos 🙂
    Mari, você vai fazer o post com o roteiro depois? Queria dar uma olhada do roteiro para entender melhor a viagem toda!!
    Beijos

Post a new comment

Veja também