Big Sur: Estrada reabrirá no final de julho de 2018

O Caltrans, departamento de estradas da Califórnia anunciou a reabertura do trecho interditado da Highway 1 para o final de julho de 2018. A data exata ainda não foi divulgada, mas tudo indica que vem pra Califórnia a partir de agosto de 2018 já poderá percorrer toda a extensão de uma das estradas mais lindas do mundo. Quem vem antes disso não precisa ficar preocupado, a viagem é linda e continua valendo a pena, você só precisa se planejar um pouco melhor (e pode deixar que neste post eu te mostrarei como)!

Big Sur: Estrada reabrirá no final de julho de 2018

Big Sur sofreu com as chuvas forte de 2017, uma das principais pontes da Highway 1, a rodovia que atravessa o estado da Califórnia, teve sua estrutura danificada e para piorar, outra região da estrada sofreu deslizamentos de terra imensos. O resultado foi um interdição longa e dolorida que impactou severamente o turismo local.

Em outubro de 2017 a ponte Pfeiffer Canyon Bridge foi reinaugurada, reabrindo a parte mais bonita da estrada e viabilizando a viagem de quem pretende visitar Big Sur tanto fazendo um bate e volta de Carmel (que é a alternativa que eu recomendo), quanto de quem pretende seguir a viagem pela Nacimiento-Fergusson Road uma estrada bem sinuosa (e até um pouco perigosa) que faz uma rota alternativa por dentro.

Mas qual a situação da Highway 1 hoje? (20 junho de 2018)

Segundo o site oficial de Big Sur, a Highway 1 está interditada no trecho de Mud Creek. Na prática, isso significa que os viajantes podem percorrer todo o trecho de Big Sur (que é maravilhoso) até o ponto de interdição, retornar pela mesma estrada e pegar a 101 em Carmel até São Luis O Bispo ou Santa Barbara para continuar a viagem a partir dali.

Uma segunda alternativa para quem não quer voltar pela mesma estrada é pegar a Nacimiento-Fergusson Road. Mas aviso, a estrada é tão ruim, que mesmo sendo bem mais curto, este trajeto costuma ser bem mais demorado do que ir a Carmel e voltar. Alguns leitores fizeram a viagem por essa rota e acharam uma aventura válida. Confesso que não peguei e nem tenho vontade de pegar essa estrada, mesmo porque Big Sur é tão linda que não teria nenhum problema de ir e voltar pela mesma estrada.

Veja exatamente o ponto interditado da Highway 1

O mapa abaixo aponta exatamente o ponto de interdição da Highway 1 em junho de 2018. A partir do final de julho, toda a estrada deve estar liberada!

Sugestão de roteiro: como aproveitar a viagem de carro pela costa da Califórnia mesmo com a Highway 1 interditada

A) Monterey e Carmel + Bate-e-volta a Big Sur

Fique duas noites em Monterey ou Carmel. No primeiro dia visite o aquário de Monterey, percorra a 17 Mile Drive e passeie pelo centro de Carmel. No Segundo dia faça um bate-e-volta a Big Sur. Continue a viagem rumo a San Luis Obispo, Santa Barbara ou Los Angeles. Quem tem mais dois dias de viagem conseguirá explorar todo o resto da Costa com calma, quem tem mais um dia pode seguir para Santa Barbara e continuar de lá.

Veja aqui: Highway 1 de Santa Barbara à Santa Monica

Califórnia de carro

Big Sur – Califórnia

B) Para quem tem apenas 2 dias para fazer a viagem

Se é a sua primeira vez na região e você só tem dois dias para chegar em Los Angles, sinto te desanimar, mas você está prestes a encarar uma maratona de cansaço já que no primeiro dia você precisará sair de San Francisco, dar uma passadinha em Monterey e Carmel, percorrer o trecho de Big Sur e, ou voltar tudo e seguir até Santa Barbara por dentro, ou pegar a estrada local – que é meia boca – e continuar até São Luis o Bispo. Se eu não recomendava essa empreitada em tempos de estrada aberta, imagine agora com a estrada fechada! Não sei se vale a pena!

Big Sur - Califórnia

Pôr do sol em Big Sur

Dicas para aproveitar a viagem ao máximo!

Não canso de elogiar e nem de dizer o quanto amo essa viagem! Feliz da vida que finalmente a estrada será reaberta e que em breve você poderá curtir a Highway 1 como ele merece ser curtida. Aí vão minhas melhores dicas para você curtir a viagem com calma:

A) Highway 1 de San Francisco a Los Angeles: Conheça em detalhes a viagem entre San Francisco e Los Angeles

B) O trajeto entre San Francisco e Carmel: Saiba o que fazer e onde parar no caminho entre San Francisco e Carmel

C) O trajeto entre Carmel e Santa Bárbara: Nos próximos dias vou atualizar este post com várias dicas boas e novas paradas

D) O Trajeto entre Santa Barbara e Santa Monica: Dicas apara aproveitar o trecho final dessa viagem linda

E) O que fazer e onde parar em Big Sur: Um guia completo para você aproveitar sua viagem a Big Sur ao máximo

Dia 13 eu volto opera atualizar este post e acrescentar o que está aberto. Para quem quer adiantar o planejamento, vale dar uma olhadinha neste guia de Big Sur.

Antes de viajar: Não se esqueça do seguro viagem

O seguro viagem, apesar de não ser obrigatório para a sua entrada em solo americano é mais do que apenas recomendável, já que qualquer atendimento médico ou emergência, por mais simples que possa ser, tem custos altíssimos na terra do tio Sam.

Um seguro com boa cobertura evita uma bela dor de cabeça (pra não dizer no bolso) e ainda te dá aquela mão no caso de sua mala ser extraviada, por exemplo. É claro que não queremos ter nenhuma intercorrência, mas lembra daquele velho ditado? O seguro morreu de velho!

Sugerimos que você contrate um seguro que cubra qualquer tipo de ocorrência no ato! Nós do Ideias na Mala recomendamos e não viajamos sem os seguros da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente! Faça uma cotação aqui e insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro de viagem.

Viu só como dá para curtir Big Sur mesmo com o fechamento?

E pode deixar que assim que tiver updates sobre este trecho eu atualizo aqui no post!

Aproveite a viagem, e não se esqueça de passar aqui na volta pra contar como foi!


Viaje sem stress

Reserve seu hotel na Califórnia com o ideias na mala
Faça seu seguro de viagens
Alugue seu carro


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

 

Guarde este post no Pinterest!

Big Sur- Estrada parcialmente reaberta em 13 de outubro!

 

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Isabel Bartira Lucas Gontijo disse:

Oi Mari! Estava pensando em ir fazer a H1 no final de dezembro, nas festas de fim de ano do ano que vem… vi que você falou em um comentário, para uma menina que vai em fevereiro, que seria bom ela começar o trajeto mais tarde, por causa da neblina. Esse mais tarde seria que horas?
Outra coisa, o fato de ter que sair mais tarde e escurecer cedo no inverno, ainda seria possível conseguir fazer aquele seu roteiro pela H1 em 4 dias?

Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Isabel,
Há dias no invermno que amanhecem azuis, neste dá para sair bem cedo. Mas nos dias de névoa, em geral começa a clarear por volta das 10-11 horas. Escurece as 17:30
Sim dá para fazer bem em 4 dias

Avatar Bianca disse:

Oi Mari, O que acha da região em fevereiro, vale a pena ir no inverno?

Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bianca,
É uma viagem linda no inverno, mas você precisa começar um tiquinho mias tarde para driblar a neblina.
Pode ser que vc pegue dias de chuva, mas ainda assim acho que vale a pena!
BEijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bianca
Fevereiro é mês das chuvas, mas ainda assim recomendo e muito a viagem!
Beijos

Avatar Maria Paula disse:

Oi Mari, tudo bem? Estamos programando nossa viagem pela Highway 1, e no Google Maps ainda consta que alguns trechos da rodovia estão interditados. Como está a situação atualmente? Saberia me dizer?

Obrigado, e obrigado pelas dicas!

mari vidigal mari vidigal disse:

Tudo aberto!
Vá feliz!

Avatar renan disse:

Vou ficar 9 dias de motorhome na H1. Considera um numero de dias razoável? Alguns dias passaremos no camping KOA.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Renan,
Em 9 dias dá limpara curtir a viagem com calma!
Abraços,

Avatar Luan disse:

Olá Mari, acabei de receber uma notícia informando que a estrada reabre amanhã! http://dot.ca.gov/dist05/paffairs/monterey/traffic_advisory_mud_creek_roadway_reopens_wednesday_7.18.18.pdf

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Luan!
Acabei de receber o release e estou trabalhando na atualização do post!

Avatar Milene Campos disse:

Ola boa tarde Mari,
conheci seu site e instaram através de uma amiga e eu e meu esposo iremos a são Francisco este mês de julho, poderia por favor passar a dica do guia brasileiro para que possamos ir a Napa Valley.
No aguardo
Milene Campos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Milene,
Td bem?
Passeio seus contatos para ela que vai te escrever.
Beijos

Avatar Rubenito disse:

Mari, obrigado pelo seu empenho em ajudar a nós, viajantes inveterados! Estou indo para Califa dia 17/07/18, espero que a H1 esteja liberada até lá.
Me ajude a fazer o roteiro, teremos 12 dias de viajem ao todo, queremos conhecer de Sao Francisco a San Diego, com Yosemite incluso! Foco é conhecer os locais imperdíveis, natureza, surf e estrada!
Preliminar:
Chegamos por Sao Francisco, ficamos 3 dias
Vamos a Carmel by the sea, ficamos 2 dias, conhecemos a Big Sur e se estiver aberta seguimos para Santa Barbara / Santa Monica
Los Angeles no maximo 2 dias
San Diego (Trestles, Huntington Beach etc) em 3 dias
Yosemite por 3 dias
Voltamos a LA , pois nosso voo de regresso será por la.
Ajuda por favor !
Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rubenito,
Não consigo montar um roteiro personalizado pra você, mas feliz em responder comentários e dar pitacos no seu roteiro (aqui pela caixa de comentários do Ideias na mala) até você chegar num roteiro ideal.
E sim, valor torcer pra ponte abrir até lá!
Beijos

Nossa, que legal! Não sabia que iam reabrir por agora! Muito bom saber, já anotei todas as dicas! Ótimo artigo Mari!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Juliana

Avatar PATRICIA COLOMBO R PAIZE disse:

Olá Mari.

Passaremos pela H1 dia 5 de junho.. será que a estrada estará totalmente aberta? Nesse período é quente por aí?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Patricia,
Ainda estará fechada.
Aqui é sempre friozinho, e mesmo que esquenta durante o dia a noite esfria bem. Conforme vc vai descendo para o sul, rumo LA, o clima vai esquentando.
Beijos

Avatar eleonora ferraro disse:

Mari.. não estou conseguindo deixar um comentário independente, por isso respondi nesse..
——————————————————–
Oi Mari! Tudo bem?

Seu blog está sendo incrível para me ajudar no planejamento da viagem, parabéns e obrigada pela dedicação! =)

Vou para LA agora dia 07/junho.. tivemos que mudar de última hora o roteiro – queria seria para Vegas depois – pois o evento do meu marido foi cancelado lá.. assim decidimos por ir de carro para SF, porém vamos subir e descer e nessa estou perdida em como organizar da melhor forma.. o que fazer na ida, o que fazer na volta.. será que pode me dar sua opinião, por favor?

Temos relativa flexibilidade de datas pois ainda não há nada reservado, só em LA.. segue meu v0 de roteiro com as muitas perguntas que estou na cabeça..

dia 1: LA – Camarillo Outlet (estou com dó de gastar um dia no outlet mas faz parte, né? pelo menos já encerra a sessão compras..) – pensei em ir para Santa Bárbara, mas onde seria melhor dormir?
dia 2: SB – SLOb: nesse roteiro pensei em passar por Solvang, Los Olivos e chegar em San Luis para conhecer e dormir por lá – vale passar em El Paso Robles?
dia 3: SLOb – Carmel: ficar em Carmel para conhecer, por do sol e dormir lá
dia 4: Carmel – SF: chegar cedo em SF e fazer o turistão báscio
dia 5: SF: segue o turismo SF
dia 6: SF – Monterey: passa o dia em Monterey (eu gostaria de ver baleias e meu marido quer ir no aquário, mas são nice to have..)
dia 7: Monterey – ??: dia todo? faz sentido? aqui poderia ser a ida até o Big Sur? qual a sugestão de onde dormir?
dia 8: ?? – Santa Bárbara: não sei de onde seria a partida, mas queria chegar em SB para curtir a cidade já que na ida não deu..
dia 9: SB – LA: chegar em LA cedo para fazer o last call e voltar no outro dia para o Brasil..

O que acha? Queria tentar reduzir um dia nesse roteiro.. me ajuda, por favor? Fique a vontade para qualquer sugestão.. como disse, está bem aberto! =)

Desde já muito obrigada pelo conteúdo.
Beijoss

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Eleonora,
nao faz sentido subir e descer pela costa. Para otimizar o roteiro, escolha um dois dois sentidos e volte por dentro (que é bem mais rápido).
No dia 2 só vale passar em Paso Robles se for antes das 17:00. Depois disso as vinícolas fecham.
Durma duas noites em Carmel para aproveitar a região e já conhecer Monterey.
Assim você pode passar 3 dias em SF e no último voltar direto pra LA.
Fez mais sentido?
Beijos

Avatar Marina disse:

Oi Mari, tudo bem? Estou adorando seu blog!! Estamos chegando em Los Angeles n a semana q vem, vamos até San Luis Obispo, dormimos duas noites e seguimos p Carmel mais uma noite e depois San Francisco!Estou em duvida se fico duas noites em San Luis Obispo ou duas em Carmel… Vc poderia me informar a situação da estrada? Se puder me ajudar, te agradeceria muito!!!
Grata e parabéns mais uma vez pelo excelente blog!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Xará,
A Estrada continua fechada.
Eu ficaria, sem dúvidas, duas noites na região de Carmel.
Beijos e feliz que o IDM está ajudando no planejamento da viagem

Avatar Rodrigo Wanderley disse:

Olá Mari, tudo bem? Estou planejando uma viagem para fazer a Highway 1 em Outubro deste ano. Você tem ideia sobre a previsão da conclusão das obras? Será que até lá ainda haverá interdições?
Obrigado e parabéns pelo pelo site!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rodrigo,
Há boas chances de em outubro já estar tudo liberado! Vamos torcer!
Nas próximas semanas atualizarei este post com todas as novidades!
Abraços

Avatar Larissa disse:

Oi, mari!
Estou montando todo meu roteiro baseado no que voce diz!

So estou um pouco confusa. Em que cidade/ponto a Highway 1 esta interditada? E ate onde vai a interdicao?
Pretendo perder os minimos detalhes da costa!

Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Larissa,
Eu iria até a Mcway Falls (a interdição tá um pouco depois dela, mas pra mim o melhor trecho é até ela, ou melhor até depois do mirante da ponte que vem logo depois dela. EM seguida eu retornaria ou seguiria pra rota alternativa.
Beijos

Avatar Simone Avellar disse:

Olá Mari, tudo bem? O seu blog tem me ajudado muito no planejamento da minha viagem, mas ainda estou um pouco perdida em relação a HW1. Após a Mcway Falls vc recomenda retornar a Carmel para pegar a CA101 ou ir pela Nacimiento Fergusson Rd? Obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Simone,
Quando é a sua viagem?
Caso seja antes do final de julho, recomendo voltar e pegar a Via rápida.
Abraços

Avatar Gabriel disse:

Oi Mari, estou indo semana que vem pra califa e não sei qual o melhor horário para evitar a fog(névoa) no caminho para poder ver essas maravilhas de paisagens.
Algum dica de horário?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gabriel,
Em geral a fog começa a baixar por volta das 11 AM. Mas em dias bem ensolarados pode ser mais cedo. Vale ficar de olho no tempo e sentir!
Abraços,
Mari

Avatar Nathália disse:

Oi Mari, parabéns pelo blog, as dicas são maravilhosas.

Estou indo agora em Maio e queria saber ( se vc souber, é claro) até onde conseguimos ir em Big Sur com a estrada interditada. Queria muito seguir seu roteiro e conhecer Pfeiffer State Beach , Pfeiffer Big Sur State Park e a McWay Falls no Julia Pfeiffer Burns State Park. Você sabe se com essa interdição eu consigo chegar nesses pontos?

Agradeceria muito pela informação.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Nathalia,
Todos os pontos que você pretende visitar já estão acessíveis.
Veja mais detalhes – em inglês – aqui: https://www.parks.ca.gov/?page_id=570

Aproveite a viagem!
Beijos

Avatar Katia disse:

Oi nathália! tudo bem? estou pensando em fazer o mesmo que você! tem como compartilhar como vocês fizeram esse trajeto? e quanto tempo vocês ficaram de Carmel até Santa Barbara? eu estou pensando em dividir dois e três dias, mas estou em dúvidas por causa dessa interdição! Obrigada!

Avatar fabio disse:

Olá Mari, venho aqui com mais uma dúvida, vou fazer San francisco, Yosemite, Monterey, Cambria, Anaheim, Las Vegas e Los Angeles, eu consigo usar somente o WAZE para me locomover ou realmente preciso de um gps? especialmente falando de Yosemite, muito obrigado pelo vlog, 80% do meu planejamento foi tirado dele. Chego em abril agora.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fabio,
Na minha opinião o Google Maps funciona tão bem ou melhor que o Waze aqui na Cali. Ao chegar no Yosemite, vc vai perder o sinal, mas com o mapa de papel do parque dá pra se locomover tranquilamente (e na real não tem muito como seu perder por lá com o mapa em mãos)
Beijos e aproveite a viagem!

Avatar Samara Lyra disse:

Oi Mari,
Vc pode me dizer qual parte da H1 está interditada atualmente?

mari vidigal mari vidigal disse:

Sim. Por prazo indeterminado.

Avatar Beatriz disse:

Olá Mari,

Mias uma vez parabéns pelas excelentes dicas!
Eu e meu esposo faremos uma road trip em Junho pela Califórnia. Montamos o roteiro e gostaríamos muito da sua ajuda para palpitar sobre o roteiro que fizemos..rsrs
Dia 1 – Chegada em SF
Dia 2 – SF
Dia 3 – SF
Dia 4 – SF
Dia 5 – Pegaremos o carro só nesse dia e faremos o Bate e volta Napa Valley
Dia 6 – Sair de SF e dormir em Monterrey
Dia 7 – Fazer o bate e volta Big Sur com calma e dormir em Monterrey
Dia 8 – Santa Bárbara
Dia 9 – Santa Mônia
Dia 10 – Passar o dia em SM e Venice e dormir em LA
Dia 11 – LA
Dia 12 – LA
Dia 13 – LA
Dia 14 – Las Vegas
Dia 15 – Ir para Canyon borda Sul – Dormir em Tusayan
Dia 16- Passear pelo parque do Canyon e voltar para dormir em Vegas
Dia 17 – Vegas
Dia 18 – Vegas – Retorno para o Brasil

Mari, o que achou do nosso roteiro? Conseguiremos fazer tudo com tranquilidade e aproveitar o que cada lugar tem?
Grata pela sua ajuda desde já!!

Avatar Carol disse:

Mari,

Estamos planejando nossa viagem de RV de SF a LA em setembro e estou seguindo as condições da HW1. Uma duvida: é possível descer ate McWay Falls, pegar a estrada Nacimiento-Fergusson ate US-101 pra chegar em Paso Robles?
Pelo google maps é possível, mas não sei se com RV é!!!
Obrigada, Carol

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carol,
Nunca pegue a estrada, mas pelo relatos dos leitores ela é bem sinuosa e cheia de curvas. Qual o tamanho da sua RV? Pode ser que haja restrições para veículos gigantes.
Abraços,

Avatar Marcelle disse:

Oi Mari, amei o seu blog, estou o meu roteiro com as dicas dele. Super obrigada! Eu vou fazer a viagem de SF até LA no final de março’18 pela primeira vez. A minha idéia é sair de manhã de SF, ir até Monterey. Lá quero fazer um passeio para ver baleias de pertinho, meu sonho, rs…depois conhecer a cidade no restante do dia e dormir por lá. No dia seguinte, quero ir no aquário de manhã e depois ir para Carmel pela 17-Mile Dr, passear por lá no período da tarde, ver o pôr do sol e voltar para dormir em Monterey. No terceiro dia, a idéia é sair de manhã e continuar pela Highway 1 pelo Big Sur até onde for possível e dormir em San Luis Obispo. No dia seguinte, pensei em sair cedo para Santa Barbara, aproveitar o dia por lá, dormir na cidade e por fim, no 5º dia chegar a L.A. Você acha que exagerei na quantidade de dias para fazer esse percurso? rs…obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcelle,
Seu roteiro está excelente! Queria que todo mundo tivesse esse mesmo tempo para dedicar a esta viagem tão incrível!
Vale falar que com a estrada fechada vc terá que fazer o retorno para chegar até San Luis Obispo, de resto tem tanta cisa legal para ver e fazer que tenho certeza que vc vai amar!
Beijos

Avatar Marcelle disse:

Mari, obrigada mais uma vez pela dicas e pela ajuda! Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Um prazer! Aproveite a viagem!

Avatar Felipe disse:

Oi, Mari. Tudo bem? Desculpe, mas fiquei com uma dúvida. A interdição foi até outubro de 2017 ou irá até outubro de 2018? Estou indo em Março de 2018 e gostaria de passar por Carmel/Monterrey, Big Sur e Santa Barbara, com três pernoites no total. Desde já agradeço a ajuda.
Um abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Felipe,
A interdição continua valendo, mas os trechos mais lindos já estão reabertos!
Venha feliz!
Abracos,

Avatar Viviana disse:

Mari, tudo bem?

Estou finalmente realizando um sonho antigo de descer a costa pela HW1 e não vou deixar a interdição acabar com meus planos.

Como tenho poucos dias, pensei em fazer o seguinte:

Sair bem cedo de SF – Perto das 06:00 manhã..
Ir pela 101 para Monterrey (creio chegar lá ainda no inicio da manhã) – levaria umas 2hrs?
Conhecer o aquario de Monterrey pela manhã.
Deixar as malas no hotel e começar a conhecer o Big Sur.
Voltar no final do dia.. jantar em Carmel e dormir em Monterrey.
No dia seguinte, sair de Monterrey e ir até SLO (101, já que terei visto BIg Sur no dia anterior), quero conhecer o Hearst Castle, Cambria e San Simeon.
Dormir em SLO e ir para LA no dia seguinte (parando em Solvang).

O que acha? Parece possivel logisticamente falando? Sei que serão dias puxados mas tentei montar o trecho mais bonito da costa.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Viviana,
Dependendo da época do ano há tanta neblina de manhã cedo que infelizmente não adianta sair tão cedo. Quem sabe vc de sorte com o tempo, mas eu não riscaria os dias a ferro contando com isso. Para o dia 2, como pedaço mais lindo da estrada é Big Sur a minha sugestão é seguir por dentro até Carmel e fazer Big Sur já nesse dia. No dia seguinte você acorda cedinho e pega o horário de alimentação dos peixes no aquário que é um show e faz a visita antes de seguir estrada. Tô fazendo essa sugestão porque a cereja do bolo é Big Sur e acho que vc deve dedicar o máximo de horas possíveis e entre trecho.
Para o último trecho, Solvang vale uma parada rápido, mas San Barbara merece pelo menos um par de horas. Tente chegar em Santa Monica para o pôr do sol!
Respondi tudo?
Beijos

Avatar Viviana disse:

Oi Mari. Vou agora em abril. Só pra eu ver se entendi. Sua sugestão seria sair de SF e quando chegar em Monterrey ir conhecer direto carmel e big sur e voltar. No dia seguinte pela manhã ir ao aquario e seguir viagem por dentro até SLO onde quero conhecer mesmo nesse trecho apenas o Hearst Castle e San Simeon. No dia seguinte LA.

mari vidigal mari vidigal disse:

Eu passaria direto por Carmel tbm e voltaria só no finalzinho da tarde para curtir o pôr do sol na praia. Com o trecho mais lindo é Big Sur, eu priorizaria ele ao máximo!
Beijos

Avatar Viviana disse:

Muito Obrigada. Já me deu uma ideia de como planejar… 🙂

Avatar Flavia Mello disse:

Oi Mari, td bem? Tem noticias da interdição da BigSur? Irei fazer esse trecho de 16 a 21/02 e gostaria se dá para fazer sem atalhos. Adorei suas dicas. bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Infelizmente não. Até lá a estrada deve continuar fechada.
Abraços

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Flávia.
Infelizmente a estrada continua interditada 🙁
Abraços,
Mari

Avatar Daniel BC disse:

Olá Mari !
Quanto tempo você considera ideal para curtir bem o trajeto até o Big Sur (curtindo Point Lobos + Garrapata State Park + Bixby Bridge + Hurricane Point + Big Sur)?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Daniel,
O dia todo! Essa é uma viagem pra fazer devagarinho!
Abraços

Avatar Alessandra disse:

Oi Mari, tudo bem?

Gostaria de saber se é muito ruim pegar as pequenas estradas do parque estadual de Pfeiffer Big Sur, tipo a Nacimiento Fergusson Road para cair na 101! Mto perigoso esse trecho? A melhor ideia é voltar por Carmel mesmo?

Outra duvida, de Santa Barbara para LA tbm tem trecho fechado?

Mto mto obrigada!! Seus posts são ótimos!!

Bjos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Alessandra,
Comparado as estrada brasileiras não dá pra chamar a Nacimiento Fergusson Road de ruim, mas é uma estrada repleta de curvas e um pouco perigosa, assim muitas vezes é mais rápido retornar a Carmel e pegar a 101.

Houve um deslizamento de terra feio em Santa Barbara e há um trecho da estrada 101 que está fechado. 🙁
Beijos,
Mari

Avatar Daniel C disse:

Olá Mari!
Eu e minha esposa faremos San Francisco até San Diego de 20 a 25/02/18! Nossa ideia era passar só pela Highway 1, mas soube que está interditada. Você saberia falar qual a situação atual da interdição? E qual seria a melhor opção para nós aproveitarmos as belezas da Big Sur e da costa californiana?

Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Daniel,
Só passar significa fazer o trajeto San Francisco – San Diego em um dia? Não faria e não recomendo.
A estrada está interditada, então vc precisa chegar até o ponto da interdição, retornar a Carmel e seguir por dentro. Reserve um dia inteiro só para este trecho.
Abraços,
Mari

Avatar Daniel disse:

Ei Mari, obrigado pelo retorno!
Acho que me expressei mal. Quando quis dizer “só”, quis dizer que queriamos fazer a viagem toda pela costa, sem passar por dentro (mas vi que tá interditada) rs. Outra pergunta: o que você acha de eu sair de San Francisco depois do almoço ir descendo até a Big Sur (curtindo toda a beleza), depois voltar aproveitando Carmel e ao fim dormir em Monterrey? Aí só no outro dia sairia de Monterrey com destino a Santa Barbara, Los Angeles etc…

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Daniel,
Fica apertado! O trecho de Big sur saindo cedo de Carmel merece o dia todo. O que dá pra fazer é tocar SF- Carmel pela via rápida e depois continuar pela costas – afinal este é o trecho mais lindo. No segundo dia eu iria até no Máximo Santa Barbara e num terceiro até Santa Monica.

Abraços

Avatar Camila disse:

Oi Mari, tudo bem? Primeiro parabéns pelo blog! Show de bola! Muitas informações ótimasss =)

Gostaria de passar meu roteiro para vc dar uma olhada se é viável.. A ideia é ir de São Francisco a San Diego e voltar passando por Las Vegas.. Chegaremos em São Francisco por volta das 15h e pensei em não ficar lá na ida, e sim na volta, pois caso haja algum imprevisto temos dias ´sobrando´ até o embarque. (PS: San Diego ficou com um dia a mais, por causa dos outlets) Então ficou assim:

24 – 25 Dorme em Santa Cruz (Chegada em Santa Cruz por 19h)
25 – 26 Dorme em Morro Bay
26 – 27 Dorme em Los Angeles
27 – 28 Dorme em Los Angeles
28 – 29 Dorme em Los Angeles
29 – 30 Dorme em Los Angeles
30 – 31 Dorme em San Clemente
31 – 01 Dorme em San Clemente
01 – 02 Dorme em San Diego
02 – 03 Dorme em San Diego
03 – 04 Dorme em San Diego
04 – 05 Dorme em San Diego
05 – 06 Dorme em San Diego
06 – 07 Dorme em Las Vegas
07 – 08 Dorme em Las Vegas
08 – 09 Dorme em Las Vegas
09 – 10 Dorme em São Francisco
10 – 11 Dorme em São Francisco
11 – 12 Dorme em São Francisco
12 – 13 Dorme em São Francisco (voo de volta 12h)

Queria saber se vc indica fazer alguma alteração!! Ao todo são 21 dias, chegando no dia 23 de Julho! Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Camila,
Se você vai pra Las Vegas, vale a pena deixar os dias de outlet para Vegas que tem menos impostos e é mais barata que San Diego. Nunca cruzei a fronteira para fazer compras, mas meu palpite é que Las Vegas é tão barato quanto e sem o perrengue da cruzada.
Fiquei em dúvida de San Clemente. Quais os planos de vcs pra lá?
Senti falta de uma noite em Carmel ou Monterey no roteiro, não tiraria de jeito nenhum.
Na volta veja se não vale a pena devolver o carro em Las Vegas (vc não precisa e nem quer ter carro em SF) e voar para SF, os voos são baratos e curtos, da forma como está vc perderá um dia todinho numa estrada chata.
Beijos

Avatar Bárbara Souza disse:

Vou fazer uma viagem para a Califórnia a partir do dia 12 de janeiro de 2018 e gostaria de saber se com a interdição é possível fazer os seguintes trajetos:

San Francisco até Monterrey (pela Highway 1)
Monterrey até Paso Robles (pela Highway 101)
Paso Robles até Santa Barbara (pela Highway 1)

Obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bárbara,
é exatamente isto!
Eu só não deixaria de fazer o bate e volta pra Big Sur que é fantástico!
Beijos

Avatar MICHELE PEREIRA ULIANA disse:

Boa tarde,

Poderia me dizer qual ponto posso colocar no GPS com ponto final da Big Sur antes da interdição?

Avatar fabio disse:

Oi Mari, excelente blog, está me ajudando muito, gostaria de saber como funciona a questão dos pedágios saindo de São Francisco à Las vegas, melhor levar dinheiro trocadinho ou alugar aquele aparelho nas locadoras junto com o carro para não precisar parar? Muito obrigado pelo excelente conteúdo.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fabio, entre San Francisco e Las Vegas – se não me engano, não há pedágios. Há pedágios na entrada em San Francisco (não na saída) e na chegada em Los Angeles. Todos os pedágios, exceto o da Golden Gate Bridge são pagáveis com dinheiro. O da Golden Gate deve ser pago online.

Abraços e obrigada pelos elogios,
Mari

Avatar Juliana Souza Lima disse:

Oi Mari,

Vou para california em junho, vamos dia 31/05 e voltamos dia 17/06. Ida e volta por Los Angeles, conseguimos um preço ótimo.
você poderia me dar dicas do melhor roteiro? obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Juliana,
Veja aqui minhas sugestões de roteiro de 15 dias na Califórnia!
(E que delícia de viagem!)
Beijos,
Mari

Avatar Marcelo disse:

Oi Mari, parabéns pelo seu trabalho
Vou de SFO até São Luis Obispo em 18/01/2018
Já é possível fazer o trajeto totalmente pela BigSur, margeando a costa sem atalhos ?
Obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Infelizmente não Marcelo. Não temos notícias da reabertura da rodovia, mas o trecho aberto é lindo e eu não perderia por nada! Abraços,
Mari

Avatar Andrea disse:

Oi Mari, neste terceiro dia conforme sugestão acima sua, posso dormir em Cambria e depois seguir no outro dia para S Bárbara e por fim LA? Estava pensando em dormir em São M OBispo ou Cambria, tanto faz?
Beijo e sempre
Obrigada!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Sim. O Bate e vota a Big Sur mais Cambria vai ficar cansativo, mas dá pra fazer!

Avatar Marília disse:

Olá, Mari!
Estive na Califórnia em outubro e gostaria de te agradecer por todas as dicas!
Achei San Francisco incrível e recomendo que se reserve pelo menos 4 dias para explorar a cidade.
Fizemos o trecho entre Carmel-Big Sur pela HW1 até o ponto de interdição, retornando para Carmel e seguindo viagem pela 101 até Santa Barábara, onde chegamos por volta das 18h30. Seguimos nossos corações e fomos parando sempre que tínhamos vontade! Deu certo, foi intenso e inesquecível. Para quem quiser fazer tudo com calma, visitando todos os pontos turísticos que vc recomendou no site, sugiro que esse trecho seja realmente feito em 2 dias.
Mais uma vez, muito obrigada por tudo!

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delícia de viagem Marília!
Feliz que tenha curtido e aproveitado tanto!
Beijos e até a próxima viagem!

Avatar Andréa Lui disse:

Mari querida, preciso novamente da sua orientação .
Gostaria que vc olhasse o meu roteiro, pois estou com dúvidas,
onde dormir e por onde passar.
Tenho 14 dias para a viagem e gostaria de reservar 8 dias em LA.
Dias 1 a 3 – SFO
Dia 4- SFO / Monterey (ver aquário e conhecer Monterey) / Carmel . Dormir em Monterey
Dia 5 – Bate volta Monterey – até o Big Sur, onde der para ir ( voltar para durmir em Monterey)
Dia 6 – Esse dia estou com dificuldade em programá lo, e gostaria de dormir perto de LA. Pode me ajudar?
Dia 7 -Podemos já estar chegando em LA
Super beijo!!!
Adoro seu trabalho Mari!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Andrea,
Se vc quer ficar tantos dias assim em LA, eu tocaria direto para Santa Barbara por dentro no dia 6 e dormiria por lá. Assim vc consegue curtir a cidade e aproveitar o trecho Sta Barbara – Sta Monica com calma no dia seguinte.
Abraços,

Avatar Andrea Lui disse:

Super obrigada !!! Bom natal e um ano maravilhoso para você e família.
Beijos .

Avatar Cris Mendez disse:

Oi Mari, eu de novo …rs . Quero sair cedo de San Francisco, por volta de umas 7:30 para ir para Monterey, gostaria de tomar café na estrada, tirando o Cliff´s ( abre tarde por volta das 9:00 da manhã) você tem dicas onde posso parar nesse trecho entre San Francisco – Monterey? Obrigada !!!

Avatar Vanessa disse:

Oi Mari, me chamo Vanessa e estou indo para califórnia em fevereiro.
Gostaria da sua opinião e ajuda para eu poder fechar meu roteiro.
Chego em San Francisco dia 04/02 e fico até dia 07/02.
07/02 eu sigo descendo para Los Angeles de carro. ( pretendemos sair em torno de 8h da manhã).
Reservamos 2 noites para fazer essa viagem de carro. Pretendendo chegar em Los Angeles dia 09/02.
Pensei em dormirmos a primeira noite em Monterey por ser mais barato que Carmel, na primeira noite e na segunda noite ainda não sei.
Que roteiro você me indica?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Vanessa,
Acho duas noite o mínimo necessário para fazer a rota 1, a pedida ideal seriam 3 noites (duas em Monterey para fazer o bate-e-volta a Big Sur no Segundo dia) e uma noite em Santa Barbara. Veja minhas dicas de hospedagem em San Francisco aqui e em Monterey aqui. Em breve terei posts de Sta Barbara e LA.
Beijos

Avatar Vanessa disse:

Mari vou dar uma olhadinha no meu roteiro para saber se consigo ficar 2 noites em monterey e 1 em santa barbara antes de chegar em los angeles.
To apaixonada pela dicas do seu blog. Muito me ajudou tudo que li por aqui.
Muito obrigada pela sua atenção.
Beijos

Avatar Cristina disse:

Olá, Mari! Estou indo em dezembro / janeiro com minha família. Me ajuda aqui: é possível sair de Carmel, ir até Big Sur e depois pegar a Nascimiento-Ferguson para ir até San Luis Obispo? Este trecho até N-F está aberto? Sei que ela é cheia de curvas, mas o pessoal aqui é aventureiro!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cristina,
Por enquanto está aberto e dá pra fazer, mas essa é uma estrada que pode fechar casa haja muita chuva. Assim, antes de começar a viagem, dê uma olhada no status.
Beijos

Avatar Cristina disse:

Obrigada!!! Neste caso não preciso voltar a Carmel não, né?

Avatar Cris Mendez disse:

Boa Tarde Mari, Parabéns pelo seu Blog, tem me ajudado na composição do meu roteiro. Vou em abril/18 para SF e vou fazer a Highway 1 até Las Vegas. Tenho dúvida na parte do roteiro que irei de Monterey a Santa Barbara . Vou pernoitar em Monterey e sair umas 6:30 da manhã para seguir pela Big Sur até Santa Barbara, gostaria de saber se Julia Pfeiffer Burns State Park já está acessível ou não? Outra dúvida de lá volto até onde para seguir viagem para Santa Barbara?
Obrigada !!!

Cris Mendez

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cris,
O parque já está acessível, e a rota mais fácil é seguir até o ponto de fechamento, retornar até Carmel e de lá pegar a 101 até Sta Barbara.
Prepare-se para uma viagem ultra cansativa (veja relatos recentes dos leitores aqui nos comentários).
Abraços,
Mari

Avatar Vanessa disse:

Oi Mari, como estão as previsões de reabertura para fazer a rota completa pela Highway 1 de SF a LA?? Tenho viagem para Final de Abril e Início de Maio de 2018. Obrigado pelas dicas

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Vanessa,
Por enquanto não há previsão de data, mas estamos torcendo.
Beijos

Avatar Cris Mendez disse:

Pois é, isso é o que me preocupa. Vou reavaliar meu roteiro. Obrigada Mari 🙂

Avatar Thiago. M moscon disse:

Pergunta simples : depois de voltar a Carmel , pegar a 101, em que ponto devo voltar a hw1 antes de seguir para Santa Barbara ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thiago, a saída para a 101 em Carmel é bem sinalizada. Mas se você tiver viajando com um GPS ele vai te indicar tudo direitinho.
Abraços,

Avatar luciana disse:

Mari, faço minhas as palavras de vários leitores: seu blog é ótimo! Farei uma viagem em família (incluindo 2 mocinhas de 4 e 9 anos) pela Califórnia e passaremos o Ano Novo em Paso Robles. Alguma sugestão de festa por lá? Abraços

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luciana,
Que delícia de viagem!
Paso Robles é uma cidade bem tranquila e com poucas opções nortunas (em dias normais, tudo fecha por volta das 20:00). EU passaria o Ano novo em Santa Barbara, já que lá você terá mais chances de encontrar algo animado para sua noite de Réveillon. Vale falar que as meninas não poderão entrar na maior parte das festas, aqui nos EUA – em geral – as festas com bebida são para maiores de 21 anos.
Abraços,
Mari

Avatar Philippe disse:

Oi, Mari, tudo bem?
Seu blog é o mais completo e suas dicas são excelentes. Vou para California em dezembro para 15 dias de viagem e a cada post seu fico com vontade de incluir mais uma cidade no roteiro! rsrs
Gostaria muito de sua opinião sobre o roteio que esquematizei até aqui:
15-19/12: San Francisco
19-20/12: Napa Valley
20-22/12: South Lake Tahoe, na ida pensei em passar no Vacaville Premium Outlets
22-23/12: passar a noite em SF p/ iniciar a viagem pela H1 no dia seguinte
23-25/12: iniciar a viagem pela H1. Passar 2 noites em Carmel/Monterey, com bate-volta no segundo dia para o Big Sur, considerando a sua sugestão diante da interdição de parte da estrada
25-26/12: Carmel/Monterey – Santa Barbara, passar a noite em SB
26-28/12: Los Angeles (1º dia: Camarillo Outlets, Santa Monica e Venice Beach, 2º dia: Six Flags Magic Mountain; 3º dia: Calçada da fama, tour pelos estúdios Warner, Beverly Hills e Rodeo Drive, voltando à noite via aéreo p/ SFO p/ embarque no dia seguinte p/ o RJ)
Estou em dúvida de o roteiro estar muito corrido e acabar não conseguindo aproveitar bem nenhum dos lugares, principalmente SF e LA, o que acha? Sugere escolher/focar em uma das duas cidades ou cortar algum dos destinos? Não conheço a Califórnia, então quero aproveitar ao máximo, mas sem estresse.
Obrigado!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Philipe.
Comp vc vai fazer a Highway 1, minha recomendação é fazer o Camarillo no terceiro dia (logo depois de Santa Barbara). Se vc achar que vai passar o dia inteirinho por lá, pode dormir em Thousand Oaks que tem uma rede hoteleira boa e preços melhores que LA. Thousand Oaks vai te deixar na boca de Santa Monica para explorar a cidade no dia seguinte.
Los Angeles está realmente corrido, mas acho que dentro das suas possibilidades e escolhas, o roteiro vai funcionar bem.

Abraços e aproveite muito a viagem
Mari

Avatar Philippe disse:

Gostei da sugestão! Obrigado, Mari!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Abraços

Avatar Ingrid Osti disse:

Olá Mari, Tudo bem?
viajo no final do ano para a Califórnia e seu blog tem ajudado e muito na montagem do meu roteiro.
Sempre com post mega detalhados e de uma qualidade ímpar. Se trabalho é incrível.

Queria uma ajuda sua sobre o final da minha viagem. Dos dias 20 a 22 de dezembro ficarei em South Lake Tahoe, e gostaria de fazer o retorno até Los Angeles passando por Monterey, Carmel e Big Sur. Mas só teria os dias 23 e 24 para voltar até Los Angeles, pois não quero pegar estrada bem no natal e teria que chegar em Los Angeles no dia 24.

pode me ajudar com dicas de qual seria o melhor trajeto a percorrer?

desde já agradeço por sua atenção.

mari vidigal mari vidigal disse:

Sua ideia é ir de Tahoe a Los Angeles em dois dias passando pela Hw1? Tô achando bem complicado. Especialmente com a estrada fechada.
Olha, de Tahoe a Monterey direto são 5 horas. Para explorar o Big Sur e seguir até Los Angeles num ritmo insano vc precisaria de pelo menos mais um dia. Em resumo: não recomendo fazer a estrada nessa velocidade (e nem sei muito como te ajudar a otimizar), mas vou deixar aqui minha sugestão de 2 dias para vc pensar como pode encaixar nos seus tempos. E claro, se surgir mais dúvidas nesse meio tempo, é só escrever que eu respondo.
Abraços,
Mari

Avatar Carlos Eduardo Jachetto disse:

Oi Mari,

Eu, minha esposa e 2 filhas (16 e 12 anos) estamos com viagem marcada para SFO dia 17/01/2018 e volta por LAX dia 30/01. Pretendemos fazer o seguinte roteiro entre SFO e San Diego. Como já conhecemos um pouco de Los Angeles e os parques da Disney, iremos passar apenas 1 noite em Santa Monica (que também já passamos, mas queremos ver de novo, pois da última vez ficamos pouco e achamos muito legal).

-Chegada em SFO 17/01 12:05hs
-17-22/01 SFO, com bate volta 1 dia em Napa Valley
-22/01 Saída para Monterey pela manhã
-22-23/01 – Monterey e Carmel
-24/01 – Viagem pela US1 até o trecho interditado e volta, pernoite em Monterey
-25/01 Saída para Cambria, dia entre Paso Robles, Cambria, San Simeon, SLO, Pernoite em Cambria ou SLO.
-26/01 Saída para Santa Barbara, dia e pernoite em Santa Barbara
-27/01 Saída para Camarillo Outlets, Malibu, Santa Monica pernoite em Santa Monica
-28/01 Saída para San Diego
-29/01 San Diego, volta para hotel próximo de LAX à noite
-30/01 LAX Voo de volta à 11:35 da manhã

O que acha?

Abraço,
Carlos Eduardo

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carlos,
Vcs já conhecem San Diego? É a única cidade que achei que ficou com pouco tempo. O resto tá redondinho!
Beijos

Avatar Carlos Eduardo Jachetto disse:

Oi Mari,

Ainda não. Realmente também acho, mas é o que sobrou. Não sei se devemos tirar algum dia de São Francisco ou de Monterey, por exemplo. É que acho que os lugares mais legais estão entre SFO e Monterey e de repente San Diego não tenha tantas atrações assim. Será que estou certo?

Obrigado,
Carlos Eduardo

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carlos,
Acho que eu tiraria um dia de San Francisco e conheceria San Diego direito. Se é para ir até lá, que vc pelo menos tenha tempo de conhecer bem a cidade. Não acha? Do 17 ao 21 vc deve conseguir conhecer SF bem. (Tudo nunca dá tempo de fazer, mas você terá tempo de dar uma bela geral).
Beijos

Avatar Carlos Eduardo Jachetto disse:

OK Mari,

Muito Obrigado!
Abc
Carlos

Avatar Felipe disse:

Oi Mari, Parabéns pelo site!!! Muito completo e bastante informativo. Uma dúvida, daqui 10 dias vou para San Francisco e de lá irei pela Pacific Coast até Monterey/Carmel, depois vou fazer o bate volta em BigSur e depois pegar a 101 até Sta Barbara. Isso em dois dias. Minha dúvida é com relação ao GPS, como você configurou seu GPS para seguir pela Highway 1 e parar nesses pontos em especifico? Da pra se virar apenas seguindo as placas? Muito obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Felipe,
Para chegar em Monterey pela HWY a dica é colocar a cidade de Pacifica no GPS e não sair da costa até a entrada de Monterey. De Carmel a Big Sur você não precisa de GPS e terá duas opções para chegar em Sta barbara: por dentro via 101 (vc terá que voltar até Monterey) ou seguir por uma estradinha bem meia boca e repleta de curvas “a nascimento rd”, minha dica é ficar de olho na saída pq não tem placas indicando e ao menos que vc tenha o mapa baixado, o sinal do telefone não pega por aí. O que eu faria se fosse vc? Familiarize-se com o mapa e veja entre que paradas está a rodovia.
Abraços,

Avatar Carlos Eduardo Jachetto disse:

OK Mari

Muito obrigado!

bjs

Avatar Sandro Dias disse:

Olá Mari.
Primeiro de tudo muito obrigado pelas dicas do blog. Estou em San Francisco com minha esposa e seguimos o seu roteiro, que nos levou a lugares incríveis. San Francisco é realmente lindo.
Estaremos saindo de San Francisco dia 30/10 em direção à Monterey. Qual caminho você sugere? Ir pela Highway 01 até lá ou pegamos a 101, já que esse não é o melhor trecho?
Ficaremos apenas uma noite em Monterey e partiremos para Santa Barbara.
Estou confuso com esses desvios e gostaria da sua ajuda.
Quando sair de Carmel e Monterey deverei ir pra Highway 01 até onde der e depois voltar o caminho inteiro até Monterey? Para depois pegar a 101 até Cambria, onde pegaríamos a 01 novamente?

Obrigado pelo excelente blog.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Sandro,
Vai ficar um pouco corrido, mas a viagem pela costa é tão mais bonitas que eu sairia cedo de San Francisco (claro, se o dia e a neblina ajudarem, pq se não nem vale a pena o esforço) e seguiria até Monterey sem grandes paradas na estrada (ou seja, eu não entraria em Santa Cruz no eu caso). Nesse primeiro dia explore a região de Monterey e Carmel bem exploradas. No dia seguinte eu faria o seguinte: primeiro o bate e volta até Big Sur e depois faria o trecho até Santa Barbara por dentro. Como vc não tem um terceiro dia, acho que vc perderia mais de Big Sur (que é a cereja do bolo) ao tentar fazer Big SuR + Região de SLO do que bancar “a perda” e seguir direto pra Sta Barbara por dentro.
Beijos

Avatar Larissa disse:

Boa tarde Mari
Venho neste post, que deve ser um dos mais acessados, para humildemente agradecer sua dedicação ao blog, com sua ajuda realizamos (eu, marido, filhos de 5 e 2 anos) uma viagem magnífica em agosto/2017. Mesmo com os problemas da Big Sur, aproveitamos cada pedaço disponível da estrada, adoramos ver as plantações de morango californiano percorrendo um trecho da 101. Obrigada querida, muita paz e luz para você e sua família.

Avatar Bruno disse:

Olá, Mari! Muito obrigado pelas informações e parabéns pelo blog.
Irei à California em março do ano que vem. Tenho 12 noites e obrigatoriamente terei que começar em Los Angeles, pra evitar o período de Spring Break nos parques de Anaheim e na Universal. Na minha programação separei 3 noites para pernoitar na estrada entre LA-SF. Todavia, estou cogitando voar de LA para SF para tentar otimizar meu roteiro (já que o voo dura apenas 1 hora ).
Sendo assim, considerando que parte da estrada ainda está interditada, e que a maioria dos pontos de interesse estão localizados no trecho Monterey-Carmel-Big Sur, não seria razoável montar uma base em Monterey por umas 3 noites, por exemplo, e a partir dela explorar paradas como Bixby Bridge, McWay Falls e os parque da Big Sur?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bruno,
Voar para SF é uma decisão bem sensata e que eu recomendo muito para os leitores! Os vôos custumam ser bem em conta e o preço vale o dia desperdiçado no trajeto.
Eu ficaria 2 noites em Monterey (uma para explorar a região e outra para fazer o bate e volta), uma terceira noite em Cambria, Morro Bay ou SLO, e dália seguiria para Sta Bárbara!
Beijos e obrigada pela visita,
Mari

Avatar VICTOR ALMEIDA disse:

Mari, td bem?? Primeiramente, parabéns pela pagina, acabei de voltar de uma viagem pela California, que foi praticamente baseada inteira pelos relatos aqui em seus textos e discussões nos comentários. MUITO OBRIGADO MESMO.
Além de agradecer eu vim aqui para tentar dar minha contribuição sobre essa ida do trecho interditado na HW1, até Santa Barbara, vi que ja comentaram aqui, mas quando passei por la (19/10) não havia encontrado nenhum outro relato.

Já adianto que fiz algo que vc não recomenda ( de Carmel até Sta Bárbara em um único dia), mas fiz muito ciente rsrs.
Eu e minha esposa saímos da pousada em Carmel as 9h da manhã pra iniciar a viagem, passamos por Point Lobos e ali ficamos por pouco mais de 2 horas e fomos chegar na nova interdição perto das 18h, como o pôr do sol estava previsto para as 18h22, pq não esperar né? haha
Esse retorno por dentro, sem voltar até Carmel é feito pela Nascimento Road, entramos nele por volta das 18h40, essa estradinha fica a 7 milhas, voltando de Gorda, tem que tomar cuidado pra enxergar esse acesso mesmo, não é muito visível, mas tem uma placa bem em cima dele. A Estrada é realmente sinistra hahah, você sobe por pouco mais de 20 min, numa cerra com muitos cotovelos e que vc não acredita ser capaz de passar dois carros de uma vez, depois disso começa uma descida, mais tranquila, já que nao tem mais um penhasco do seu lado, mas a condição da estrada é a mesma.
Até chegar na 101 levamos perto de uma hora e meia. Como o GPS estava indicando que chegaríamos no nosso hotel em Sta Bárbara um pouco depois das 23h, resolvi entrar em San Luis Obispo apenas pra jantar. Sendo assim, na previsão do GPS nós teríamos gastado um pouco mais de 4 horas de viagem, acho que pensando em tempo, essa alternativa realmente valeu a pena, mas tem que gostar de emoção tb rs. É isso.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Victor,
Super obrigada pelos relatos!
Vou incluir suas dicas + dicas de outros leitores no post!
Abraços,

Avatar Ulisses disse:

Olá Mari,
Vou fazer o trecho SF a Anaheim no final de janeiro de 2018, em familia comuma crianca de 5 amos. Conforme sua recomendacao irei passar duas noites em monterrey para fazer um bate e volta ao big sur. Na sequencia, pretendemos seguir viagem via 101 até Anaheim. Gostaria de uma sugestao quanto ao roteiro. Pretendemos parar em santa barbara (2 noites – uma para ir a Camarillo e voltar) mas no caminho até Santa Barbara estamos na dúvida aonde parar (paso robles, SLObispo ou Cambria) e quanto tempo levaria este trecho. O que vale mais a pena conhecer de passagem, uma vez que nao dormiriamos em nenhuma dessas cidades. Desde já agradeço!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ulisses,
Eu visitaria os elefantes marinhos em San Simeon, Daria uma passadinha bem rápida em Morro Bay e seguiria direto até Solvang (com a criança talvez valha a pena parar na fazenda de Avestruz, um passeio rápido e divertido)e dali seguiria para Santa Barbara.
Beijos e aproveitem a viagem,
mari

Avatar Ulisses disse:

Muito obrigado pelas dicas!! Só explorando um pouco mais pergunto se seria possivel almocar em Paso Robles e na sequencia fazer esses passeios que voce sugeriu? Me preocupo com o tempo que levaria…. Sera que chegariamos em St Barbara muito tarde?

Avatar Fernanda Carvalho disse:

Oi Mari, estou indo para a California em dezembro. Estou montando todo o meu roteiro com suas dicas! Seu blog é o melhor!! E olha que eu estou fuçando horrores a internet!! Hehehe
Veja se consegue me ajudar, ainda não entendi bem como essa abertura de nova parte da estrada pode me ajudar ( fora mais lindas paisagens, lógico!). Eu ainda terei que voltar para Carmel e pegar a 101 para seguir para Santa Barbara. Ou chegando na parte fechada da estrada tem alguma outra via que leva para a 101 sem ter que retornar tudo até Carmel?
Muito obrigada!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fernanda
O caminha mais rápido continua sendo pela 101. Há uma estrada alternativa, mas ela não é grande coisa e minha recomendação é realmente voltar.
Nas próximas semanas atualizarei este post com mais dicas!
Beijos

Avatar Fernanda Carvalho disse:

Muito obrigada pela resposta! 🙂 Você consegue me dizer mais ou menos quanto tempo eu levaria para fazer esse bate e volta? Porque para manter meu roteiro sem perder nenhum local que nos programamos para conhecer, eu teria que fazer o bate e volta e ainda no mesmo dia ir para San Simeon, dormir lá para ver o Hearst Castle no dia seguinte pela manhã e a tarde conhecer uma vínicola em Paso Robles. Se eu for dormir em Carmel mais uma noite, vou ter que abrir mão da Vinicula… acha que da para fazer esse bate e volta e ainda dormir em San Simeon? Qual sua opinião? Mais uma vez, muito obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi fernanda,
Bate-e-volta com Hearst Castle no mesmo dia, acho um pouco pesado. Especialmente se for no inverno que escurece cedo. O Trecho de Big Sur idealmente é para ser degustado com calam em um dia todo (ou em quase todo).
Beijos

Avatar Fernanda disse:

Oi Mari, acho que te confundi!! rsrssrsr
O Heart Castle seria no dia seguinte. Queria apenas já dormir em San Simeon, para já estar lá na parte da manhã. Então eu faria o Big Sur com calma, mas ao invés de fazer o bate e volta e dormir em Carmel, queria fazer o bate e volta e ainda chegar até San Simeon para já acordar por lá. Ainda assim fica muito pesado? De Carmel a San Simeon pela 101 leva umas 2 horas e meia, certo? E quanto tempo vc acha que eu separo para fazer o bate e volta do Big Sur? Obrigada pela sua paciência e ajuda!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Acho mais viável. Rs
Separe o máximo de horas que conseguir porque a viagem é linda. A única pegadinha é que dependendo do dia não dá para sair muito cedo por causa da neblina, então fique de olho no céu e mande ver!
Beijos

Avatar Kelly Campos disse:

Olá!! Parabéns pelo blog novamente! Me ajudou demais com o planejamento da minha viagem para Califórnia! Fiz a highway one hoje (19/10) com Big Sur e para ajudar os que estão em dúvida podem fazer tranquilos! Fiz todo trajeto desde de Mavericks, Santa Cruz, Monterrey, Carmel, 17 Mile Drive (maravilhosa) e Big Sur até chegar no ponto exato de um restaurante em Gorda onde a estrada está interditada, demos meia volta e percorremos novamente a estrada até Pismo Beach pela 101. Existe uma estrada alternativa a Nascimiento Fergusson Road porém ela é muito cheia de curvas e estreita e como voltamos a noite preferimos fazer o caminho mais longo e já vou avisando que foi bem cansativo. Para quem retornar durante o dia talvez seja uma boa pedida! Vale muito a pena percorrer todo o trecho é muito, muito lindo!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Kelly,
SUUUUPER obrigada por dividir sua experiência com os leitores.
Beijos

Avatar Wlad disse:

Ola Mari, tudo bem?
Nem precisa falar… mas vou ser repetitivo… PARABENS PELO BLOG.
Bem… vou comecar a ver tudo nele, porem… me ajuda ai vai… me fala o caminho das pedras ( kkkkk).
Minha viagem eh de 10 a 30 de Dezembro (18 dias).
San Francisco a Los Angeles de carro. Queria ficar mais em Los Angeles devido aos parques, pois vou com 2 filhos e minha esposa.
Pode me ajudar num roteiro bacana, com quanto tempo paro em cada lugar e pontos?
Valeu e muito obrigado.
Wlad

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Wlad,
Não consigo te ajudar a personalizar um roteiro pra vcs, mas assim que tiver pronto, você me envia por comentário e eu ajudo dando pitacos. Pode ser?
Eu começaria por este post que tem algumas sugestões legais de 15 dias na California e aí é só adaptar aos gostos da family de vocês.
Beijos

Avatar wlad disse:

VAleu Mari… obrigado, vou organizar aqui e te mando…. se puder dar uns pitacos. Vou adorar.
obrigado mesmo… seu blog ja to recomendando.
Abcs
Wlad e familia

Avatar Amanda Lopes disse:

Oi Mari!!

Estamos viajando pela California agora em Outubro e seu blog é praticamente nosso mantra diário! Lemos tudo, todas as dicas =) Obrigada demais pela maneira como vc escreve.

Passamos hj pela California 1 e desviamos Logo ali antes de Gorda. Não está muito bem sinalizado o desvio, só é muito claro os avisos de “road closed after X miles”.
Subimos pela Nascimento Rd e olha… Teste pra cardíaco! É montanha acima numa estradinha sem se saber quando um carro estava vindo na direção oposta… Depois disso, desce morro abaixo e dá numa estrada sem uma alma viva, sem posto de gasolina…. Absolutamente nada! :O quase ficamos sem gasolina… Só tem civilização próximo à Us 101.

Enfim, seguimos na nossa jornada californiana com suas dicas de ouro!
Quis passar pra dar o feedback sobre a estrada 😉

Beijos!

Amanda

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Amanda,’
SUUUUUUPER obrigada pelo feedback, vou incluir seus relatos no post. Posso? Você por acaso tem alguma foto da estrada? Seria bem legal ilustrar para os leitores.
Aproveitem o resto da viagem!
Beijos,
Mari

Avatar Alberto disse:

Primeiramente parabéns pelo blog e por todas as dicas.

Fizemos hoje o trecho da nascimento road até a hgw 101.
Durou 1h:30m cerca de 50 milhas. Fomos sem gps e deu tudo certo. Devido ao fechamento da estrada encontramos muitos veículos na estrada, mas super tranquilo.
Tem que ir bem devagar e a subida da um pouco de vertigem. saímos do nível do mar e fomos até 830mtros de altitude em 30 minutos, com muitas curvas e nenhum guradrail. Rs.
Achei que vale muito a pena pra quem quer seguir viagem. O visual da HGW01 lá de cima é sensacional. Não recomendo fazer a noite e se necessário abastecer em Gorda antes de ir.
Tirei algumas fotos da estrada e se precisar te encaminho.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Alberto.
Puxa adoraria receber as fotos no [email protected] e se vc quiser/puder escrever umas linhas sobre o trajeto seria incrível para eu adicionar no post!
Orbigada,
Beijos

Avatar Thiago moscon disse:

Poderia explicar ,depois de pegar esse desvio , em que ponto volta para highway 1 ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thiago,
Minha dica para vc entender bem onde está o desvio é abrir o Google Maps e entender um pouco a dinâmica da estrada. Memorize entre que lugares está a estrada (os leitores já estão avisando que a saída é escondida) e use-os como referência para não errar.
Se estiver inseguro, volte até a 101 e faça o trajeto por dentro que é mais garantido.
Beijos,

Avatar Thiago moscon disse:

Podedepois dessa subida e chegar na 101, em que ponto podemos voltar para highway 1 ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thiago,
A estrada está interditada, quando não der mais para seguir é hora de dar meia volta a Monterey e seguir por dentro.
Beijos

Avatar Ulisses disse:

Olá Mari,
Vou fazer o trecho SF a Anaheim no final de janeiro de 2018, em familia comuma crianca de 5 amos. Conforme sua recomendacao irei passar duas noites em monterrey para fazer um bate e volta ao big sur. Na sequencia, pretendemos seguir viagem via 101 até Anaheim. Gostaria de uma sugestao quanto ao roteiro. Pretendemos parar em santa barbara (2 noites – uma para ir a Camarillo e voltar) mas no caminho até Santa Barbara estamos na dúvida aonde parar (paso robles, SLObispo ou Cambria) e quanto tempo levaria este trecho. O que vale mais a pena conhecer de passagem, uma vez que nao dormiriamos em nenhuma dessas cidades. Desde já agradeço!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ulisses,
Td bem?
Não vale a pena dormir em Sta Barbara para ir ao Camarillo, a dica é ficar em Thousand Oaks (que fica perto de Camarillo e já na boca de LA)
Com uma criança de 5 anos eu apostaria em Morro Bay (que tem lontras marinhas lindas) e Cambria que é uma parada rápida, porém linda.
Beijis

Avatar Livia disse:

Oi Mari
Tudo bem!?
Vou fazer a highway one a partir de segunda dia 16/10.
Alguma mudança nesse roteiro com a abertura de uma parte da estrada?
Ficaremos 2 noites em Carmel e 1 noite em Santa Barbara.
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Livia,
Acho que agora você já está na estrada. A mudança é que você terá acesso a mais um trecho lindo, e depois deverá seguir por entro até Santa Barbara.
Beijos

Avatar Thiago disse:

Olá , Chegando até o ponto de interdicao , voltando para pegar a estrada 101, vale a pena voltar pela highway 1 o mais rapido possivel , até chegar voltando até o ragged point na outra interdicao antes de ir para Santa Barbara ? Ou não acrescentará na viagem é melhor seguir direto para Santa Barbara ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thiago,
Eu amo o trecho de Cambria, Morro Bay e Paso Robles e acho que se vc tiver tempo para faze-lo com qualidade, vale a pena sim!
Beijos

Avatar rafael disse:

Oi, Mari, parabéns pelo blog.
Eu e minha esposa estamos com viagem para califórnia
estou com viagem marcada para San Francisco no próximo dia 15. E, da lá, faríamos lago tahoe e depois voltaríamos a san francisco para fazer a highway 1 até Los Angeles / San Diego. Tudo com base nas dicas do teu blog..
Com os intensos incêndios, estamos na dúvida de ir ou não.
Sabe como está a situação por lá? Ainda vale a visita?
Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rafael,
Nenhuma das áreas que você citou foi atingida pelos incêndios. Pode vir feliz.
Beijos

Avatar Juliana disse:

Oi Mari! Eu estou indo sábado agora (14/10) para Vegas e de lá iniciarei minha road trip na segunda dia 16 sentido San Diego – Los Angeles – San Francisco. Você acha que com a reabertura da ponta sexta agora tenho chance de conseguir fazer a tradicional rota pela Costa ou ainda assim precisarei desviar e parar em Monterey para conseguir a clássica foto no Big Sur?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Juliana,
Demorei um pouquinho para responder e perdi a data da sua viagem!
Desculpe, pegou bem um período meu de viagens.
Espero que vc tenha aproveitado muuuito!
Beijos

Avatar Marília disse:

Oi Mari, viajo para CA próxima semana e fiquei feliz com a reabertura da Pfeiffer Canyon Bridge. Inicialmente, havia pensado em sair de Carmel e fazer um bate-e-volta ao Big Sur, seguindo para San Simeon pela 101. Com a nova ponte, será necessário retornar a Carmel ainda ou existe um atalho do ponto de interdição até San Simeon? Beijos!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marília,
Sei que existe uma estrada por dentro (que dá a volta no planeta) que conecta Big Sur a San Luis Obispo, mas não conheço a estrada e não sei se demora mais do que voltar pra Carmel e pegar a via rápida. Acabei de voltar do Brasil e quero pesquisar um pouco mais essas alternativas para atualizar este post com todas as dicas para ajudar vcs. Devo conseguir fazer isso nos próximos dias.
Beijos

Avatar Chander Monteiro disse:

Olá Mari! Tudo bem? Vou viajar pra região no início de novembro. Eu quero mto fazer o trecho de Big Sur. E agora com a notícia da reabertura da nova Pfeiffer Canyon Bridge fiquei muito feliz! Você poderia atualizar o post considerando essa reabertura?!?! =DDD Eu queria aproveitar ao máximo o trecho… tem como fazer Big Sur sem ter que fazer uma voooolta ao mundo por causa do fechamento de alguns trechos? Bjoooos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Chander,
Acabaram de anunciar a data oficial de abertura: 13 de outubro! Yaaaaaaaay!
Tô voltando para a Califórnia na segunda feira e já coloquei este post na minha lista de atualizações! Logo logo compartilharei dicas com vcs!
Beijos

Avatar Fabiola Steiner disse:

Oi Mari. Que bom que encontrei seu blog! Meu marido e eu temos 15 dias de férias em janeiro, vamos passar o reveillon em San Francisco e decidimos ir de carro até Los Angeles. De L.A, voamos de volta para San Francisco para embarcar de volta ao Brasil. Mas com a notícia do fechamento da estrada, fiquei perdida com o roteiro. Então, nestes 15 dias, quais cidades você recomenda visitar e quantos dias em cada? Ah, e pretendemos passar a maior parte dos dias nas maiores cidades….

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fabiola,
Td bem?

O fechamento não vai te atrapalhar tanto, especialmente pq agora em outubro vão liberar um bom trecho da estrada.
Veja aqui neste post minhas sugestões de roteiro de 15 dias na Califórnia.

Beijos,
Mari

Avatar Luiz Celso O.Ferreira disse:

Mary,
Estou aos poucos vivenciando e admirando seu post, que é muito bom, útil e elucidativo.
Pergunto se você tem alguma notícia de abertura da estrada Hwy.1 até 01 de dezembro.
Onde podemos ter a informação da reabertura da mesma?
Obrigado,
Luiz Celso.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luiz,
Essa semana anunciaram a abertura de PARTE da estrada para outubro.
Vou atualizar o post.

Beijos

Avatar Lidiane Almeida disse:

Eu amo demais esse blog! 90% das informações da viagem tirei daqui!!
Mari meu roteiro já era super apertado e com essas interdições complicou mais ainda!
A programação é sair bem cedo de SF e pernoitar em Morro Bay, passando por Monterey e Carmel ( sem aquário), e agora talvez eliminar o Big Sur, mas fiquei confusa com as vias e desvios.
Vc acha uma boa seguir até a Bixby Bridge e retornar até Morro Bay? Por qual via eu faria isso? Será que vou perder muito tempo?
E no dia seguinte saindo de Morro Bay consigo passar em Solvang e Santa Barbára? Por qual caminho vc recomenda que eu vá?
A Highway 1 é a que está interditada, né? Mass qual a diferença da 101 pra 5?
Parabéns pelo blog e obrigada por sempre compartilhar dicas incríveis!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lidiane,
Na California o melhor caminho é o que o Google Mandar, rs. Se você abrir o mapa da California vai ficar fácil entender um pouco das estradas: hwy 1 é a que vai pela costa, 5 é uma super reta que liga SF a Los Angeles por dentro, a 101 passa por mais cidades e por tanto mais lenta que a 5.

Eu não recomendo fazer esse roteiro em 2 dias nem se estrada estivesse aberta, acho muito lugar (e muita estrada) pra pouco tempo. Com a interdição e em 2 dias, eu iria até Carmel e de lá seguiria por dentro para Morro Bay. Acho uma loucura tentar fazer o bate e volta pra Big Ser, mais Carmel no mesmo dia e ainda seguir pra morro Bay.
De Morro Bay você consegue passar por Santa Barbara e Solvang no mesmo dia tranquilamente.

Beijos

Avatar Thiago Reginatto disse:

Oi Mari, você tem alguma informação se vai abrir mais algum trecho da Big Sur até o dia 06 de novembro?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thiago,
Um pedacinho bom da estrada foi reaberto!
Aproveite a viagem
Beijos

Avatar Bianca disse:

Boa noite. Você pode me dizer se há diferença entre ir de SF a SD ou SD a SF? Há alguma diferença relevante? Digo nas paradas, na vista…

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bianca,
Td bem?
Fazer de SF a SD é mais conveniente pois vc estará dirigindo no lado certo da pista e de frente para as vistas mais lindas.
Veja as dicas neste post.
Beijos

Avatar Rafaela disse:

Ei, mari! Chego em San Francisco dia 10/09 e vou descer de carro até San Diego. Como está a situação atual da Big Sur? Nenhuma possibilidade de abertura até o dia 13/09? Vi que o prazo era setembro…

mari vidigal mari vidigal disse:

Infelizmente não parece que vai abrir não 🙁

Avatar Laura disse:

Oi Mari! Parabéns pelo Blog! Sensacional!
adoro montar roteiros de viagem, pesquisar vários sites e ver tudo que tem de mais legal para se conhecer.. e adivinha? seu blog é completo!!! não precisa de mais nada! fiz TUDO olhando ele (e sou chata com isso) fiz propaganda para todos amigos que estão indo viajar e esse final de semana uma amiga minha estava já grudada aqui no ideias na mala.
Seguinte: acredito que por tudo que li, minha programação esteja com tempo ideal, mas gostaria da sua opinião.
7 noites em San Francisco (vamos ficar eu e meu noivo na casa de um casal de amigos que mora la, por isso estenderemos um pouco)
2 noites em Carmel (para eu conseguir fazer o trecho que está fechado até Big Sur e voltar)
1 noite em Santa Barbara
3 noites em San Diego (vou para lá antes pois meu voo volta pro Brasil de Los Angeles e não quis pegar estrada no dia)
4 noites em Los Angeles
o que acha?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Laura,
Acho que esta redondo!
Você pode aproveitar que tem bastante tempo em SF para ir para Napa Valley, Berkeley, Point Reyes, ou Vale do Silício.
Beijos

Avatar laura disse:

Brigada por mais essa dica Mari.. vou fazer isso sim!!!

Avatar Helena Romero disse:

Oi Mari!

Amei demais seu blog! Parabéns pelo excelente trabalho.
Estou indo passar um mês na Califórnia agora em Setembro, mas farei um curso de três semanas em San Diego e não terei muito tempo para viajar.
Passarei três dias em San Francisco e seguirei de carro para Santa Bárbara (não terei como pernoitar no caminho).
O que você me indica nesse caso?
Pensei em fazer San Francisco até a 17 mile pela via rápida.
Faria o caminho de Monterey até Carmel pela 17 Miles, almoçando por lá.
Daria uma volta pelo centro de Carmel e desceria até onde dá, como você indicou (Point Lobos, Garrapata Park, Bixby Bridge, Hurricane Point) e depois seguiria pela via rápida até Santa Bárbara.

Você acha que vale a pena?

Muito Obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Helena,
Para viagens mais corridas como a sua minha dica é seguir seu coração e parar onde dar, você não vai conseguir fazer tudo.
Eu amo a 17 Mile Drive, mas acho que no seu caso correria e tentaria conhecer melhor o que der em Big SUr.
Beijos

Avatar Flavia disse:

Oi Mari, tudo bem?
Super legal o seu blog e muito útil na hora de planejar o roteiro! Parabéns!
Estamos planejando a viagem em outubro. Estaremos com 2 crianças (10 anos e 6 anos).
Dia 1 ao 3 em San Francisco (ritmo super intenso pra conseguirmos fazer tudo o que queremos)
Dia 4 sair de carro de SF e ir pra Monterey e Carmel (fazer todos os passeios por lá (aquário, Pebble Beach e etc e dormir em Monterey)
Dia 5 Sair de carro pra fazer bate e volta na Big Sur e seguir pela HW 101 até Santa Barbara e seguir pra dormir em Santa Monica
Dia 6 ao 7 Ficar em Santa Monica
Dia 8 ao 11 ficar em LA pra fazer Universal, Disney, Six Flags e Observatório e Lacma

Vc acha viável esta viagem de Monterey – Big Sur – Santa Barbara – Santa Monica com crianças?
Tem algo que não podemos deixar de fazer ou um lugar imperdível que não podemos deixar passar considerando a alegria e satisfação das crianças também?
Bj,
Flávia

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Flavia,
Acho que o dia 5 está muito pesado – especialmente com crianças. Eu tiraria sem dúvida uma das noites de Los Angeles para dormir em Santa Barbara, ou antes.
Com os pequenos acho be divertido (e diferente) a fazenda da avestruz em Solvang e em SF não deixaria de visitar o Academy of Science.
Beijos

Avatar Sérgio Med disse:

Oi Mari, parabéns pelas suas infos, uma beleza de dicas…
Estarei indo fazer essa famosa costa agora em setembro.

1º dia..sairei de San Francisco e já pegarei o litoral em Ocean Beach seguindo por Santa Cruz, Monterey(sem aquário), Carmel(via 17 mile drive) e por último Big Sur até onde der retornando para pernoite em Monterey..

2º dia… iria de Monterey para Cambria(pela 101 e 46) e de lá para Morro Bay e por último Santa Bárbara(pernoite).

3º dia…Santa Bárbara, Malibu e Santa Mônica chegando em Los Angeles no começo da noite.

Algumas perguntas que me tiram o sono.

O 1ºdia vc acha muito puxado?
o litoral de Cambria até Morro Bay vale a pena?
O que vc faria diferente?

vou ter 4 noites em LA dessa forma posso tirar 1 noite para colocar na HW1.
O que vc me sugere?

Muitíssimo obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Sérgio, o primeiro dia está muito corrido. Eu tiraria 1 noite de Los Angeles e dormiria 2 em Monterey, essa região é tão linda e tem tanta coisa legal que vale a pena fazer mais devagar.
Eu adoro o pedacinho: San Simeon, Morro Bay (olhe este post), Cambria (olhe este) e também adoro Los Olivos e Paso Robles.
Beijos

Avatar Leandro Rodrigues disse:

Ola.
Sei que vc não recomenda fazer o trecho de San Francisco para Los Angeles em apenas um dia, mas por outros motivos teremos que fazer.

O bloqueio da estrada acabou me pegando de surpresa e certamente até minha viagem a estrada estara bloqueada, fiz um breve roteiro onde a idéia seria parar e tirar fotos e curtir nosso passeio durante o deslocamento;

San Francisco – Monterrey (A ideia seria ir já costeando.)

– Monterrey 

– Carmel * Vamos até Bixby Creek Bridge e voltamos por causa do bloqueio.

– San Simeon Pier * voltamos para a estrada da costa nesse trecho. Não sei se é nessa área que tem uma praia com Leões marinhos. 

– San Luis Obispo

– Solvang  

– Santa Barbara

– Malibu

– Santa Mônica

O que você acha ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Leandro,
Acho humanamente impossível você fazer todas essas paradas em um só dia.
Eu se fosse você iria sem roteiro e sem medo de ser feliz, vai dirigindo, pare onde der e sem muito stress.
Beijos

Avatar Camilla disse:

Oi Mari. Vou com marido e filho (4anos) para California em Setembro e pretendo fazer San Francisco até Los Angeles e passar pela Highway 1 (mesmo com locais fechados na Big Sur). Li bastante seu blog que por sinal é maravilhoso e tem nos ajudado bastante. Veja se seria viável, por favor:

Dia 1 a 3 – San Francisco
Dia 4 – San Francisco / Monterey / Carmel (dormir em Monterey)
Dia 5 – Bate volta Monterey até Big Sur (até onde der para ir – dormir em Monterey)
Dia 6 – Monterey – Cambria – Morro Bay (dormir em Morro Bay) -> indo pela 101
Dia 7 – Solvang – Santa Barbara – Santa Monica (seria melhor dormir em Santa Monica ou dá para ir até Los Angeles para dormir por la?) Ou ficaria muito apertado e seria melhor dormir por Santa Monica, por exemplo?
Dia 8 a 10 – Los Angeles

Me ajude com suas ótimas dicas, por favor. Agradeço desde ja.

Beijo

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Camila,
O roteiro está redondíssimo e que delícia de viagem vc está programando!
No dia 7 eu dormiria em Santa Monica, o pôr do sol é lindo e a chance de curtir a região com calma (com uma criança pequena) é bem maior se você tiver hospedada por lá
Beijos

Avatar Cicero disse:

Olá!!!
Estou planejando uma viagem com roteiro entre San Francisco e Los Angels a partir de 12/09/17, você tem alguma novidade sobre a liberação da Highway 1 neste trajeto?

Abraços e parabéns pelo excelente trabalho!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cicero,
Por enquanto continua interditada. Assim que tiver novidades atualizarei o post.
Abraços,
Mari

Avatar Tatiane disse:

Encontrei seu site agora é fiquei encantada. Vc é muito detalhistas em seus posts e é bem amiga em ajudar. Desejo cada vez mais sucesso e viagens lindas pra vc. Irei em outubro fazer de San Francisco a Los Angeles. Gostaria de tirar umas dúvidas com vc: Vindo de San Francisco, onde é exatamente o desvio? Ainda não conhecemos essa região. Temos uma semana para fazer o percurso. O que nos orienta, por gentileza? Não entendi esse bate e volta para a Big Sur. Como seria? E seria de onde? Diante da interdição, o que podemos fazer? Desde já agradeço sua atenção.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Tatiane,
A cidade mais próxima do trecho interditado é Carmel. Durma em Carmel ou Monterey (veja minhas dicas aqui) e de lá faça um bate e volta. Essa uma semana que você é contando os dias em San Francisco e Los Angeles?
Abraços,
Mari

Avatar Marcos disse:

Passei por lá hoje e continuará fechado por um bom tempo. Obrigado pelas ótimas dicas.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita Marcos.

Avatar Amanda Brunholi disse:

Ola Mari, tudo bem?
Desde quando planejei minha viagem para SF, Los Angeles, San Diego e Vegas, comecei a ler suas dicas e seus textos!
Fiz todo meu roteiro de viagem baseado nas suas dicas! Passei 15 dias na California e sempre consultava seu site para ver onde comer, onde ir, até mesmo dicas de onde parar o carro e em qual horario seria melhor visitar os lugares!
Gostaria de te agradecer pela excelente dica de Big Sur, com o conselho de: vá ate onde der para ir! Sem duvidas, foi o melhor a fazer, conhecemos o maximo que deu na estrada e depois voltamos muito felizes com toda beleza daquele lugar!
Obrigada por fazer parte da nossa viagem de alguma maneira!
Ja quero programar proximas férias e sem duvida, vou seguir suas dicas ???
Muito sucesso pra vc! Bjss
Amanda

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Amanda!
Que comentário fofo! Feliz em saber que o Ideias na mala te ajudou na viagem!
Aliás, se vc curtir escrever e quiser compartilhar seus relatos com os leitores, será um prazer ter você aqui no Ideias na mala.
Beijos,
Mari

Avatar Gustavo disse:

Boa noite, semana que vem estou indo pra California e não estava sabendo que a Highway 1 está fechada. Vou ir de San Francisco até Los Angeles em 3 dias, qual o roteiro você me indica que possua as melhores vistas, as melhores paradas? E em quais cidades dormir nesses dias? Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gustavo,
As reposts das suas perguntas estão todas aqui nesse post: Recomendo duas noites em Carmel e 1 em Santa Barbara.
Ou se vc tiver 4 dias, 2 em Carmel, 1 em SLO, Paso Robles, Morro Bay ou Cambria e 1 em Santa Barbara.
Beijos

Avatar Allan disse:

Olá,
Esse deslizamento de terra foi no trecho que já estava bloqueado ou agora o bloqueio aumentou ainda mais?
Obrigado,

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Allan,
Estou no meio e uma mega viagem pelo Canadá, mas pelo que li no blog de Big Sur, esse meu post continua atualizado.
Abracos

Avatar Philipe disse:

Uma pena as interdições 🙁 Ainda não sei o que estará aberto na época da minha trip no final de Setembro.
Estou fazendo o trajeto contrário ao da maioria, saindo de LA vou subir para SF. Saio de LA dia 22/09 e vou para San Luis Obispo com paradas em Santa Barbara e Solvang, chegando para a famosa Farmer’s Market em San Luis Obispo onde vou dormir. Dia seguinte a ideia era seguir pela HW1 até Carmel/Monterey onde também vou dormir. Com a interdição, não sei se é melhor seguir direto pela 101, ou ir até o trecho fechado em Ragged Point e voltar pra pegar a 101 e ainda chegar a tempo pra visitar o aquário em Monterey. Dia seguinte seria para passear na 17 mile e seguir até o trecho fechado de Big Sur e depois voltar seguindo viagem até SF. Alguma dica Mari? Thanks!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Philipe. Depois de SLO, eu seguiria direto e por dentro para Carmel e faria o 17 Mile drive no final desse dia (é incrível chegar em Carmel para o por do sol, e a tarde as fotos ficam melhores. No dia seguinte, com calma, você faz o bate-volta pra Big Sur.
Qq dúvida é só gritar!
Beijos

Avatar Caroline disse:

Olá Mari,
Estava planejando fazer a rota em setembro e acabo de ver uma noticia que mais um trecho foi interditado no último sábado dia 20/5. O quanto isso prejudica o roteiro pela pacific coast highway?
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Prejudica bstantem mas a viagem continua linda e vale a pena. Nesse post compartilhei várias fotos do trecho aberto, e repito: é bonito pra caramba!

Avatar LUIZ JORGE disse:

Olá Mari,
Seu site é o melhor !!!
Estarei voltando à Califórnia em julho para 22 noites e esse deslizamento atrapalhou um pouco.
Em um dos trechos ficaremos 2 noites em Santa Barbara e 2 em Monterey antes de chegar em San Francisco
Quanto tempo vc acha que dá pra fazer o bate-volta na Big Sur?
Provavelmente a cachoeira em Julia Pfeiffer Burns vai estar fechada né?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luiz,
Com certeza estará fechada 🙁
Eu diria que um bate-volta BEM Feito leva o dia todo.
Veja minhas dicas para fazer a rota no sentido reverso aqui.
Abraços

Avatar Victor Gomide disse:

Boa Tarde, Mari!!

Mais uma péssima notícia para os viajantes! Acho que a reabertura em Setembro vai ficando mais distante…
http://g1.globo.com/mundo/noticia/deslizamento-bloqueia-a-highway-1-na-california.ghtml

Avatar Ana Lemos disse:

Pois é Victor Gomide! A situaçào se complicou e muito.
Também encontrei esta reportagem hoje:
http://ktla.com/2017/05/24/scenic-portion-of-highway-1-closed-indefinitely-after-massive-landslide-buries-road/
Os nossos planos certamente mudarão.
Muito obrigada!

Avatar Philipe disse:

Uma pena as interdições 🙁 Ainda não sei o que estará aberto na época da minha trip no final de Setembro.
Estou fazendo o trajeto contrário ao da maioria, saindo de LA vou subir para SF. Saio de LA dia 22/09 e vou para San Luis Obispo com paradas em Santa Barbara e Solvang, chegando para a famosa Farmer’s Market em San Luis Obispo onde vou dormir. Dia seguinte a ideia era seguir pela HW1 até Carmel/Monterey onde também vou dormir. Com a interdição, não sei se é melhor seguir direto pela 101, ou ir até o trecho fechado em Ragged Point e voltar pra pegar a 101 e ainda chegar a tempo pra visitar o aquário em Monterey. Dia seguinte seria para passear na 17 mile e seguir até o trecho fechado de Big Sur e depois voltar seguindo viagem até SF. Alguma dica Mari? Thanks!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Philiope,
Tenho um post com boas dicas para quem vai fazer o roteiro ao contrário. Veja aqui.
Eu seguiria de SLO a Carmel por dentro, e se você tiver dois dias por lá faria um bate-volta ao trecho de Big Sur.
Abraços,
Mari

Avatar Adriana M A Alencar disse:

Olá… vcs viram que houve um novo deslizamento de terra na Highway 1?

Estaremos lá em julho/2017… será que vou conseguir aproveitar algo?

Adriana

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Adriana,
Vai conseguir aproveitar MUITO, mas não tudo.
A região é linda e mesmo fechada vale MEGA a pena!

Abraços,
Mari

Avatar Caroline disse:

Olá Mari,
Estava planejando fazer a rota em setembro e acabo de ver uma noticia que mais um trecho foi interditado no último sábado dia 20/5. O quanto isso prejudica o roteiro pela pacific coast highway?
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Caroline,
A nova interdição não mudou nada.
Abraços,

Avatar Paolla disse:

Olá, tudo bem?
Tenho viagem fechada para agosto, 15 dias: sfo – los angeles – san diego – las vegas e retornamos à SFO para voltarmos para o Brasil. Não temos tempo de parar, só para tirarmos foto nos principais pontos no trecho sfo – los angeles.
Pegamos mesmo assim a highway 1? Até que trecho podemos ir por ela? Fiquei bem em dúvida, não queremos pernoitar em outros lugares pois já fechamos os hotéis.
E pega a highway e vai até que ponto? Dai pega a 101 e volta pra highway? Fiquei confusa hehe.
Mto boas suas dicas.
Bjos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Paolla,
Acho uma grande furada fazer essa vagem correndo só pra tirar foto. Especialmente com a estrada fechada. Eu iria por dentro.
Beijos

Avatar Ana Lemos disse:

Olá Mari! Tudo bem?
Visitei muito seu blog (The Best) na minha primeira visita à Califórnia e agora, estamos novamente de viagem marcada para 20 de setembro.
Chegamos em SF e depois de fazer o Napa Valley, iríamos à Los Angeles via HW1, com as devidas paradas aconselhadas por você.
Existe alguma previsão de que a estrada estará aberta até setembro mesmo ou não é seguro se basear nisso?
E, como já ficamos uma noite no The Post Ranch Inn da primeira vez, pelo visto, só de helicóptero agora né? (infelizmente, não poderemos cacifar o passeio).
Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ana,
Infelizmente tudo indica que a estrada continuará fechada no inicio de setembro. 🙁
O bom é que você já ficou no Post Ranch da primeira vez, né?
Acho que mesmo com a estrada fechada o bate-volta de Carmel é lindo e merece ser feito!
Beijos

Avatar Rodrigo disse:

Oi Mari, com a interdição da rodovia e seguindo suas dicas, gostaria de confirmar se nosso roteiro está legal.

Dia 1) Sair de san Francisco de( Pacifica, halfo moon bay, sanya cruz até Monterey) Dormir em Monterey
Dia 2) 17 Mile Drive, Carmel, bate volta em Big Sur e ir até SAnta barbara (ou Lompoc, caso alguns amigos estejam por lá)
Dia 3) Santa Barbara, Ventura Malibu e chegar a noite em Santa Monica. (de repente incluir o Outlet Camarillo por algumas horas)

Acredita que seja possível? Alguma outra recomendação?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rodrigo,
Seus planos estão bacanas, mas acho que o dia 2 está com muita coisa. Você quer ver um montão de coisas na região de Carmel e seguir até Santa Barbara no mesmo dia. Me parece muita coisa para pouco tempo.
O Terceiro dia é bem viável, mesmo com a parada no outlet.
Beijos

Avatar camila bittencourt disse:

oi mari, conheci seu blog agora e amei, estou com um super problema…
estou indo de lua de mel pra cafornia agora em julho, fui supreendida com o email da agente de viagens , falando que um dos lugares que iriamos ficar nao tem como chegar de carro por causa da ponte, iriamos ficar 2 noites no post ranch inn ( estou arrasada)
estamos sem saber o que fazer, ficamos 4 dias em s.f antes
gostamos de movimento + o post ranch in me apaixonei , sendo completamente diferente do que a gente curte
acha que vale dormir um dia em monterey ou parar em monterey pra almocar e seguir direto pra santa barbara ??
obrigado pela atencao

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Camila,
Porque você não dorme uma ou duas noites em Carmel. A cidade é linda e tem uma vibe bem romântica. De lá dá para fazer um bate e volta para um pedacinho de Big Sur.
Beijos e parabéns pelo casório!

Avatar Livia disse:

Camila pq não dorme uma noite na região de vinhos de Napa Valey? Eu e meu noivo iremos fazer essa viagem em outubro em lua de mel e reservamos um hotel bem bacana por lá dentro de uma vinícola. Acho super romântico. Além disso iremos dormir 2 noites em Carmel e 1 noite em Santa Barbara até chegar em Los Angeles

Avatar Rodrigo Ayala disse:

Olá Mari,
Parabéns pelo trabalho. Pelo o que percebi tem ajudado enormemente.
Gostaria de tirar uma dúvida logística, pois no meu caso faria o roteiro partindo de LA, ao contrário da maioria.
A ideia era ir de Santa Barbara até Morro Bay e de lá partir pela manhã até Carmel, o que pelo o que entendi é o trecho que não dá pra fazer pela hw1, correto?
Neste caso, vale ir até Morro Bay e de lá pegar a 101 direto até Carmel ou Monterey e usa-lás como base pra conhecer apenas o que der para o sul, ou dá pra subir mais além de Morro Bay e pegar para a 101 em algum ponto para ultrapassar as interdições até Carmel?

Uma outra alternativa seria ir direto de santa barbara para carmel por dentro, mas aí acho que perderia uma parte onteressante, ou não?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rodrigo,
O fechamento da estrada é um pouquinho depois de Morro Bay.
E eu faria exatamente como vc sugeriu: Morro Bay – Carmel por dentro, e de Carmel fazer o bate-e-volta em Big Sur, que é lindo!
Abraços

Avatar MARCELA ROCHA disse:

Oi Mari, soube da interdição pelo sue blog e fiquei muito triste. Estou indo agora em Maio. Já mandei uma mensagem antes, mas está aguardando moderação. o que vc acha dessa programação? Dá certo?

DIA 1: Chegada em Monterey, aquário, percorrer 17 mile drive, passear no centro de carmel, jantar lá. Dormir em monterey.
DIA 2: Como vc sugeriu acima: fazer bate e volta big sur – point lobos, garrapata state park, bixby bridge e point sur (irei num sábado, vale a pena tentar o tur? ou vou perder muito tempo?), hurricane point. Voltar para carmel e seguir p cambria e san luis obispo (vou dormir lá – reservei o madonna inn).
DIA 03: Seguir com destino a Santa Bárbara (parando no Hearst Castle, los olivos e solvang).

Avatar Anne Luize Lupatini disse:

Olá Mari..

Estou vendo aqui no seu Blog que a Big Sur está um pedaço interditada. Fiquei um pouco triste, pois já estamos com viagem marcada (JUNHO) e gostaríamos muito de fazer esse trecho.. mas vamos ter que improvisar.. o que você acha da seguinte programação:
Dia 1 – Sai de São Francisco e vai até Pfeiffer Beach (se já estiver aberta) ou somente até o Point Sur, voltando para Monterey onde iremos dormir, se sobrar tempo faríamos o Aquário, que estava no roteiro mas devido a este imprevisto estou pensando em tirar.
Dia 2 – Monterey até Cambria, depois continuando até Santa Bárbara (onde iremos dormir). Neste dia, você indica ir até Cambria para pegar um pouco da costa ainda ou seguir de Monterey a San Luis O bispo?

Não tenho muita noçao de tempo, mas acho que o Dia 2, vai ficar meio tranquilo né? O que você acha de encaixarmos o Castelo Hearst Castle?

Muito obrigada!!
Abraços

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Anne,
Mesmo com a estrada fechada, em 2 dias fica corrido. Carmel e Monterey (sem fazer nada de Big Sir) são lindas e já merecem um dia todo. Colocando Big Sir na jogada então…
No dia 2, eu que gosto de vinho exploraria Los Olivos ou a região de Santa Inez. Morro Bay tem é uma graça.

Abraços

Avatar Fabiana disse:

Oi Mari! Vamos para a Route 1 de 10 a 19 de maio agora de RV standard 25. Da pra subir com ele no Point Sur??

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fabiana,
O Carro não sobe, a subida é feita a pé! Mas sim você chega até a base de Point Sur de RV.
Abraços,
Mari

Avatar Beatriz disse:

Mari, vou fazer essa viagem com minha familia em junho, temos tres dias para ir de Los Angeles a Sao Francisco, qual trajeto voce nos recomendaria em funçao da Big Sur interditada ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Beatriz,
Minha sugestão de roteiro tá bonitinha aqui no post, Mas como vc vai fazer ao contrario eu mudar um pouco:

LA- Cambria
Cambria -> Carmel (por dentro)
Carmel -SF

Você precisa encaixar o bate e volta a Big Sur no segundo dia e vai ficar pesado!
Abraços

Avatar Lu disse:

Oi Mari, me ajuda, please! Íamos fazer todo o percurso pela HW One, entre San Francisco e San Diego, mas graças a Deus acompanho você e vimos a tempo que não vai dar. Agora, pensei nessa ordem: primeiros 2 dias. irmos de SF até Half Moon Bay , depois Monterey, 17-MILE DRIVE, Carmel, Point Lobos , terminando o 2º dia em San Luis Obisp.o
Aí está a minha grande dúvida: consigo ir de Point Lobos ou Carmel até San L Obispo pela Highway One ???
Minha outra dúvida: em qual ponto poderíamos encaixar Bixby Bridge,Hurricane Point, Encontro das Águas, e Point Sur? É tudo na sequência?
Parabéns pelo blog. Desculpe as muitas questões e obrigadíssima pela ajuda. Beijos. Lú

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lu,
Para chegar a SLO vc vai precisar pegar a estrada por dentro (já que a hwy 1 está interditada).
Quanto aos pontos turísticos, é tudo uma sequência 😉

Beijos

Avatar karoline disse:

Mari, meu roteiro estava assim (tenho 3 dias) saio de manha de SF chego a tarde em monterey pernoito la, depois sigo a hw1 ate san luis obispo pernoito la, e sigo ate santa barbara onde pernoito também…consigo manter assim? ou com a interdição vou direto para santa barbara? obrigada!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Karoline,
No segundo dia eu faria um bate e volta Monterey – Big Sur e no terceiro iria até Santa Barbara.
Beijos

Avatar Luca disse:

Oi, Mari! Estou planejando minha viagem para final de Junho, já te deixei um comentário em um post, e agora que me surpreendi com esse, vou deixar mais um. Me perdoe, e já te agradeço de antemão pela ajuda! rsrs

Mas vamos lá, minha pergunta é: Você sinceramente, acha que vale a pena fazer essa viagem?
Eu estou muito determinado (o mais rápido possível) em fechar meu roteiro, fazer o orçamento e ir. Queria passar de San Francisco até Los Angeles, e por fim parar em Las Vegas antes de voltar pra casa. Sei que essa seria somente uma pequena parte de toda a viagem, mas como seria a primeira vez que estaria fazendo esse percurso queria confirmar com alguém, se vale a pena mesmo assim fazer esse roteiro com a estrada interditada, ou se estaria perdendo a melhor parte dela, sabe?

Agradeço pela ajuda, o sito está me auxiliando muitíssimo nos planos.
Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luca,
Sim vc vai perder a melhor parte da estrada, mas a viagem é tão linda que na minha opinião vale a pena SIM.
Beijos

Avatar Luca disse:

Oi, Mari! Obrigado pela resposta!
Posso tirar mais uma dúvida?

Em um dia de viagem eu planejava sair de San Fran (após ficar 3 dias lá) e ir direto a Carmel. No caminho faria umas paradas, principalmente no aquário de Monterey, onde chegaria pelo fim da tarde. Assim, depois indo a Carmel só pra jantar em algum lugar charmoso, passear no centro de noite e dormir. Ok. A questão é o dia seguinte:

Cedo, após o café da manha pretenderia voltar a Monterey (já que a distância é pequena) apenas pra pegar o caminho da 17 Mile Drive, antes ou depois, com as malas já no carro alugado, poderia parar na praia de Carmel, e então seguir para o big sur e visitar todos os pontos destacados em seu post. Arredondando pra cima por segurança, acho que isso daria umas boas 6/7 horas do meu dia, não? E então já estaria anoitecendo.

Eu pretendia visitar o Hearst Castle, mas não acho que isso daria em um só dia, então dormiria em San Simeon apenas pro dia seguinte fazer o passeio. E depois seguir viagem. Mas caso não fizesse isso, seria possível seguir do Big Sur para Santa Bárbara, ou a estrada é muito longa?

Abraços, obrigado sempre pela ajuda! :*(

Avatar Thaiane Barbeiro disse:

Olá Mari.. excelentes dicas, como sempre! Obrigada por nos ajudar.
mas estou com uma duvida! Não tenho muito tempo pra fazer a highway, apenas dois dias. Pensei em sair cedinho de San Francisco, passar por Monterey e Carmel, big sur e castelo de Hearst. Pernoitar em San Simeon ou San Luís Obispo e seguir viagem pela manhã até Santa Mônica, onde ficarei 3 noites. O que acha? Está muito rápido?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thaiane,
Se a estrada não estiver interditada, minha sugestão de roteiro é essa
Abraços

Avatar claudio disse:

Olá,

Com a interdição da estrada, é possível fazer o seguinte percurso:

Carmel – Paso Robles – San Luis Obispo – Santa Barbara

Obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Sim, Mas o trecho Carmel -> Paso tem que ser feito por dentro (e não pela Costa)
Abraços

Avatar Mayra disse:

Olá Mari,
Estou montando meu roteiro para viajar entre 23/07 e 06/08, com meu marido e filho de 5 anos.
A ideia é ficar entre 23/07 e 27/07 em San Francisco, de 27 a 29/07 em Monterey/Carmel e terminar a viagem com duas noites em Santa Monica e 4 em LA para fazer Universal e Disney. Quais pernoites você sugere entre Monterey e Santa Monica para que a viagem não fique cansativa e que tenham algum atrativo para criança? Muito obrigada! Seu site está me ajudando muito!! Suas dicas são incríveis!! Beijos!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Mayra,
Com crianças eu faria: Monterey (o aquário é imperdível), uma parada legal é a fazenda de avestruz em Solvang e vc pode dormir na região ou em Santa Barbara.
Beijos

Avatar Gabriela disse:

Mari, vc sugere Cambria ou S L Obispo para um dia, antes de chegar em Santa Barbara ? Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Para dormir?
Eu que curto cidades menores e charmosas prefiro Cambria.
Abracos

Avatar Juliano Costa Guerra disse:

Com o fechamento, quais pontos não vão dar mais pra visitar?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Juliano,
Essa pergunta tá respondida aí no post 😉

Avatar GABRIELA disse:

Olá, ficarei um dia em Monterrey e no outro dia farei um bate-volta no Big Sur e depois seguir pela 101 até Santa Bárbara. Minha duvida é se pernoito em Cambria ou S L Obispo. O que vc me sugere ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Você curte cidades pequenas ou prefere cidades menores? Veja o que acha de Cambria neste post!

Avatar Hermano disse:

Olá, Mari!

Poderia opinar se meu roteiro está ok?

Dia 1 – Pretendo sair domingo de manhã de São Francisco e chegar para almoçar em Monterey (É possível aproveitar alguma parada antes disso?), passar de 2 a 3 horas no aquário o fim de tarde na 17-mile drive, pernoitendo em Carmel.

Dia 2 – Bate-volta em Big Sur (com point lobos) e pernoite em San Simeon.

Dia 3 – Hearst Castle + Solvang + Sta Barbara, seguindo pra LA via Malibu.

É viável? Devo cortar algo?

Agradeço desde já.

mari vidigal mari vidigal disse:

O Dia 3 está um puck mais carregado. Dependendo da sua velocidade, vc chegará em Santa Monica no final do dia. Dá para fazer.
Abraços

Avatar Marcos Vinicius Guimaraes disse:

Acabei de voltar (Março/2017) de uma viagem ao BigSur e dá sim para fazer um roteiro incluindo a parte da estrada que está liberada. Ainda tem muitos pontos bonitos para ver. Só espere muito trânsito nesse trecho do BigSur. Uma grande parte da estrada está interditada então os pontos bonitos que sobraram estão, obviamente, ficando bem mais cheios! Todos os “Vista Points” da estrada estão ficando cheios de carros e as vezes fica complicado parar.
Eu passei para 101, voltei para a HW-1 em Cambria e de lá segui em frente, porque não tinha tempo de voltar na HW-1 sentido norte. Então não sei como essa parte está e nem se vale a pena fazer esse trecho.
De Cambria para a frente é legal mas não tem o “uau” do BigSur, então prepare-se para ficar um pouco decepcionado(a). Só fica mais legal de novo quando chega a Malibu, até pelo “misticismo” da praia em questão.
Um aviso importante para quem quer fazer degustação de vinhos em alguma cidade do Santa Ynez Valley: verifique bem o horário de funcionamento da vinícola e/ou wine tasting room. Eu fui surpreendido com wine tasting rooms que fechavam 17h e com isso não fiz nenhuma degustação. Alías, quem está pensando em passar/parar em Solvang saiba que tudo fecha na cidade depois de 17h, à exceção de um pub irlandês no centro e da Solvang Brewing Company.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcos,
Que boas dicas!!! Vou atualizar o post!
Obrigada,
Mari

Avatar Julia disse:

Olá Mari!! Me ajuda! Estou indo semana que vem pra Los Angeles e de lá vou seguir até São Francisco! Você poderia me dizr qual seria o melhor desvio pra fazer entre San Luis O Bispo e Carmel? Eu consigo chegar até San Luis O Bispo? Reservei hotel para pernoitar la, mas se não for possível ou viável posso cancelar… O que você recomenda diante dos trechos interditados? Agradeço desde ja!! Bjo

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Julia,
Consegue sim chegar a San Luis Obispo pela 101. O Google Maps vai te indicar o caminho bonitinho.
Abraços,
Mari

Avatar Ana Caroline disse:

Oie!
Não sei se essa informação está em algum outro post, caso esteja, peço desculpas desde já.
Estou começando a planejar minha viagem para a California e estou no aguardo do visto de um amigo meu que vai junto.
Quando tempo antes é bom começar a planejar a viagem com a reserva de passagens/hoteis/aluguel de carro?! Isso pra conseguir melhores preços e etc.
Setembro é uma época boa para fazer San Francisco – LA – San Diego – Vegas?
Obrigada desde já e torcendo pra pista estar liberada até eu viajar hahahah

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ana Caroline,
Setembro é uma época excelente, e minha dica é reservar já!
Veja nossas dicas de hotéis em SF aqui.
E roteiros em SF, LA e SD.
Tbm tem esse guia de Las Vegas e muitos outros posts no blog.
Abraços

Avatar Luis disse:

Ola Mari, fantastuco seu blog. Parabéns. Estou chegando em SfO e tb fui pego de surpresa com a interdição,
Meu roterio esta muito semelhante ao que ja foi postado aqui:
1 noite em Monterey / Carmel
1 noite San Luis Opispo (passando por solvang)
1 noite em Sta Barbara
2 noites em Sta Monica/Los Angeles

A ideia seria percorrer Big Sur desde Monterey e retornar para SLO, minha duvida, seria se valeria a pena retornar para Big sur na saida de SLO sentido contrario, ou se sigo direto para Sta Barbara

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luis,
Eu seguiria para Santa Barbara sem pensar duas vezes.
Abraços
Mari

Avatar João Araujo disse:

Olá, muito lega seu site, parabéns

Ajudou bastante saber aqui dicas em geral e sobre este post da Big Sur fechada.

Meu roteiro em abril é o seguinte:

Dia 07 São Francisco
Dia 08 São Francisco
Dia 09 São Francisco
Dia 10 São Francisco
Dia 11 São Francisco

Dia 12
* San Francisco – Yountville

Dia 13
Yountville – Monterey
Dia 14
* Monterey / Carmel
Dia 15
* Monterey – San Luis Obispo
Dia 16
* San Luis Obispo – Santa Barbara – Santa Monica
Dia 17
* Santa Monica – Los Angeles
Dia 18
* Los Angeles
Dia 19
* Los Angeles
Dia 20
* Los Angeles

Minha dúvida é o seguinte, quando saio de Yountville e vou até Monterey pra dormir dois dias. Vale a pena entrar no caminho pra fazer o trajeto como se tivesse saindo de San Francisco? Hal Moon Beach, Santa Cruz?

Minha viagem é com foco em experiências, jantar etc.
Pretendo quando estiver em Monterey, ir a Big Sur um dia e voltar. Almoço pelo caminho?

Por enquanto está assim:

Dia 13 – Quinta
Vinícola de manhã
Após ir à Moterey
Jantar em Monterey ( the fish Hipercard seafood and steaks e passear pela Canberra Row

*dia 14 – Sexta
Aquário de Monterey
Big Sur
Almoçar no Sierra Mar ( no hotel Post Ranch Inn).
Jantar em Carmel no L’ auberge ( Hotel Aubergine)

*Dia 15- sábado
Ir à Carmel
Almoço em Mission ranch
Após vai para OBispo (pernoitar)

Talvez troque alguma coisa ou inverta os dias pra ir no Farol sábado (como você indicou)
Tentar encaixar o The Lodge at Pebble Beach em algum canto. Porque como disse experiência, e gostei da vista do Hotel.

Indica algum restaurante bacana que una vista, comida e Pebble Beach?

Desculpa a quantidade de perguntas, semana que vem parto. Terminando o roteiro eu posto aqui pra vê se você aprova.

Até agora certo só The French Laundry e Gary Danko.

*PS Sugestão, coloca na página inicial algum banner, tipo “Ajude nosso site” com links pra reserva na Rentcars, Hoteis.com, Booking. Acredito que exista isso de você ganhar uma porcentagem.
Procurei no site mas não achei pra poder reservar por você.

Muito obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi João, Deixa eu te passar meu link do Booking que ainda não está em todas as páginas: http://www.booking.com/?aid=1175690; (Tô colocando aos pouquinhos, mas é um ótimo ponto. Obrigada).

O que faria de diferente eno seu roteiro:

A) Gosta de vinhos? Consideraria pernoitar uma noite na região de Napa. (Isso sem falar que tem vários restaurantes estrelados além do French Laundry, Auberge du Soleil é um que adoro)
B) Dormiria uma noite em Santa Barbara
C) Em Pebble Beach, adorei esse restaurante
D) AMO Santa Cruz e acho que vale sim a parada. Dá uma olhadinha nesse guia.
E) Dia 14: O Post Ranch Inn está acessível apenas de helicóptero. Veja este post
F) Posso te dar uma sugestão de hotel SENSACIONAL e do mesmo grupo do Post Ranch Inn: https://www.booking.com/hotel/us/cavallo-point.pt-br.html?aid=1175690;
G) Outra experiência gastronômica que AMO é o Los Olivos Café & Wine Merchant em Los Olivos (é o restaurante do filme Sideways)
H) Em San Francisco: A experiência do Forign Cinema seguida de um drink no El Techo é bem bacana. Tbm amo esses 3 restaurantes

Abraços e aproveite a viagem

Avatar marcella c nery disse:

Oi João! Também estou com a mesma dúvida sobre descer de Yountville para Monterey pela costa passando por Half Moon Bay etc ou seguir direto por dentro até Santa Cruz, por exemplo. Ao final, como você fez? Todo lugar que vejo as pessoas saem de SF e não de Napa…

mari vidigal mari vidigal disse:

Eu Mari, gosto muito das duas cidades, mas se for para ficar com uma delas, 1000 vezes Santa Cruz.
A descida pela Costa vale a pena sempre, nem que seja para ir sem paradas.

Abraços,
Mari

Avatar Fernando disse:

Olá Mari,

Estou planejando minha primeira viagem pela costa da Califórnia e o blog tem me ajudado bastante, parabéns pelo trabalho. 🙂
Já tinha definido meu roteiro antes de saber da interdição da Highway 1, acredito que seja possível mantê-lo com algumas adaptações. Poderia dar sua opinião por favor?
Chego em SF no dia 15/05 cedo e retorno de San Diego dia 27 cedinho. Me programei da seguinte forma:

3 noites em SF (15 a 18/05)
Pernoite em Monterey (18/05 – passaria o dia conhecendo Carmel e Monterey)
Pernoite em San Luis Obispo (19/05 – aqui que eu improvisaria um pouco. Nesse dia, conheceria até onde fosse possível a região de Big Sur, depois daria a volta até San Simeon, pegando a Highway 1 novamente até San Luis Obispo)
Pernoite em Santa Barbara (20/05)
3 noites em Santa Monica/LA (21 a 23/5)
3 noites em San Diego (24 a 27/5)

Obrigado desde já pela ajuda.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fernando,
Seu roteiro tá redondinho. O dia de Big Sur vai ficar um pouco corrido, mas dá pra fazer!
Se der, passe ami na volta para contar o que achou!
Abraços

Avatar Alessandra disse:

Mari, parabéns pelo site e também por este post… dá uma tranquilidade a nós que estamos de viagem marcada e fomos pegos de surpresa pela notícia da interdição da estrada. Tenho um dia inteiro livre para estrada (saindo de uma estadia de 2 dias de Carmel indo a San Luis Obispo). Pensei em sair de Carmel, descer até o Hurricane Point fazendo as paradas que você indicou aqui, voltar para Carmel para descer até o Hearst Castle, fazer o tour e chegar em San Luis Obispo para pernoitar. Você acha que na prática essa minha ideia funciona? Ou você acha que eu deveria cortar algo da estrada para dar uma passeada no centrinho de SLO (pois na manhã seguinte já parto para Santa Barbara)? Ou será que dá tempo de fazer tudo? Beijos!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Alessandra,
Olha eu que sou uma pessoa mais natureza não cortaria nada da estrada para passear em SLO, especialmente pq vc já vai para Santa Barbara e o centro é o máximo!
Seu roteiro me parece super factível!
Aproveite a viagem!
Beijos

Avatar Alessandra disse:

Vou ficar com minha ideia inicial então… fazer a estrada o máximo possível + Hearste Castle e deixar SLO para pernoitar mesmo… Muito, muito obrigada pela ajuda Mari! Beijos!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Aproveite a viagem e na volta passe aqui para contar!
Beijos

Avatar Geraldo Magela Junior disse:

Boa tarde. Excelente seu site.
Te passei um email.
Quando puder dê uma olhadinha por favor.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Geraldo,
Infelizmente não consigo responder emails e respondo todas as dúvidas por aqui.
Não trabalho com roteiros personalizados, mas posso te adiantar que seu não é viável. Ir do Grand Canyon para o Sequoias em um dia, por exemplo, e conhecer o parque nesse mesmo dia, é completamente fora. Recomendo que vc corte alguns lugares.
Abraços

Avatar Geraldo Magela Junior disse:

Obrigado pelo seu retorno.
Indica alguém para me ajudar nesse roteiro?

mari vidigal mari vidigal disse:

Infelizmente não 🙁

Avatar Diego Maia disse:

Compartilhando aqui o que pretendo fazer, porque como todos neste post eu também fui pego de surpresa pela interdição :/

Chego em Monterey numa segunda pela manhã, e então visito o aquário e faço a 17 Mile Drive até Carmel, onde dou uma passeada no fim da tarde/começo da noite. Volto para Monterey, onde vou dormir. Na terça-feira pela manhã, por volta das 9h, saio para o bate-e-volta ao Big Sur até onde der (se a Pfeiffer Beach estiver acessível, vou até lá parando nos pontos de interesse e volto). Saindo do Big Sur, vou para Paso Robles, onde quero chegar até umas 17h para curtir o fim do dia numa vinícola/hotel (acho que dá, são cerca de 3 horas pela Hw 101). Durmo nessa vinícola/hotel e na quarta pela manhã sigo para Santa Barbara e Malibu, chegando em Los Angeles no fim da tarde, no máximo. Dentro dos poucos dias que tenho, foi o roteiro que consegui montar encaixando as atrações que eu mais queria ver (Aquário de Monterey, um trecho do Big Sur, vinícola em Paso Roble).

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Diego,
Acho que você vai chegar em Paso já a noite. Tá valendo? Se sim, acho que dá para fazer.
Abraços

Avatar Thiago disse:

Compartilharei com vocês a minha experiência de ter feito essa viagem entre os dias 02/03/2017 à 06/03/2017. A Califórnia é realmente fantástica. Eu e minha esposa chegamos em SF no dia 26/02/2017 e saímos para fazer a viagem para LA pela Highway 1 no dia 02/03. No dia anterior, quando fomos pegar o carro alugado na Hertz que fomos informados que parte da estrada estava fechada devido a fortes chuvas que tinham danificado pontes. Imagina que foi um banho de água fria né?
Mas graças a Deus, percebemos que ainda sem o trecho da BIG SUR, vale muito a pena fazer a cartrip. Dormimos uma noite em Monterey onde visitamos o Aquário e demos uma caminhada até a Old Fisherman´s Wharf e no dia seguinte saímos para Carmel pela 17 Mile Drive e chegamos até o ponto qual qual a estrada estava fechada pela polícia, que foi o Rocky Point.
Retornamos e pegamos a US 101 e retornamos novamente a Highway 1 nas proximidades de Cambria, onde resolvemos voltar pela costa e ir até o ponto que estava fechada ( Ragged Point ). Valeu muito a pena pois pudemos ver belas paisagens e um pôr do sol incrível. Resolvemos dormir em San Simeon para no dia seguinte subir no primeiro horário no Hearst Castle, de onde seguimos viagem para Santa Bárbara onde curtimos o final da tarde andando de bicicleta e pernoitamos. Dia seguinte partimos para LA e aproveitamos toda a tarde em Santa Mõnica e Venice Beach.
Enfim, ainda com a estrada fechada foi muito muito bom e só nos deu vontade de retornar para fazer uma viagem exclusiva pela Califórnia . Portanto, não se preocupem, ainda que existam estradas fechadas, vocês irão ficar encantados da mesma forma.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pelo relato Thiago!

Avatar Priscilla Y. disse:

Oi Mari! Muito Obrigada pelo site super completo e atualizado! Vc não faz ideia de como está nos ajudando e MUITO a organizar e agora reorganizar o roteiro desta viagem dos sonhos que é Highway 1 com sua interdição (snif!). Vou seguir sim as suas dicas de alternativas mas fiquei com uma dúvida com o relato do Thiago: A Bixby Bridge e Hurricane estão liberadas? Pelo que vi no mapa, Rock Point fica antes da Bixby… Até onde dá para seguir? E seguindo de Cambria para Ragged Point está tudo liberado, certo?
Um grande abraço e mais uma vez Obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Priscilla,
Ambas as pontes estão liberada!
Veja o ponto exato de interdição no Google Maps (se preferir o pessoal de Bog Sur fez um mapa interativo e deixei o link aí no site).
Beijos

Avatar Cristiane disse:

Olá, Mari. Pena ter visto seu post só agora. Estou neste exato momento voltando para a Highway 1 pq está tudo fechado em Big Sur e nao tínhamos conhecimento disso. Snif, snif.
Bom, vamos seguir direto pra Santa Barbara e dormir por lá.
Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Puxa 🙁
Aproveite o resto da viagem!

Avatar Adelia Maria Kauchakje disse:

Olá Mari! Você tem alguma sugestão de como fazer o passeio de São Francisco para Carmel e Monterrey, num mesmo dia? Já pesquisei aluguel de carro e com Uber, alguma outra sugestão? Grayline vc recomenda? Ou existe cruzeiro? Vi pela aviator e demora 3 horas para ir e 3 h pra voltar e só fica 2 horas na cidade! Eu queria ir ao Aquário exarara nos pontos bonitos da estrada! Estou tão frustada pelo fechamento da Hw1… aceito sugestões, obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Adelia,
Vou passar seu contato para uma amiga que presta serviço de guia.
Acho que ela poderá te ajudar.
De qualquer forma, vale dormir uma ou mais noites em Carmel (ou Monterey) mesmo com Big Sur interditada.
Beijos

Avatar Adelia Maria Kauchakje disse:

Oi Mari, vc conseguiu falar com sua amiga? Ela nao entrou em contato comigo ainda… vocé quer me passar o contato e eu entro em contato? Aguardo sua resposta! Obrigada!

Avatar Lorena Silveira disse:

Oi Mari!
Essa interdiçao me pegou de surpresa, mas estou revirando seus posts para conseguir adaptar minha viagem, programada para Junho/17.
Estou bem confusa sobre o roteiro, pode me dar um help?
4 dias inteiros São Francisco
1 dia Carmel (dormir em Carmel)
1 dia Monterey-Big sur (dormir em Monterey)
1 dia Cambria-morro Bay-St Barbara (dormir em St Barbara)
4 dias LA
2 dias San Diego
3 dias LV

Muito obrigada pela ajuda!
Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lorena,
Carmel e Monterey ficam há 15 minutos de distância uma da outra, eu ficaria num único hotel essas duas noites.
Acho que o roteiro tá bacana, mas você não considerou o tempo de deslocamento entre as cidades que vai te comer meio dia (com o trânsito) em SD e mais meio dia de SD a Las Vegas.
Beijos

Avatar Victor Gomide disse:

Olá Mari!

Estou para fazer esse trecho no início de Setembro. Caso não fique pronto até lá, estou pensando em sair de SAN Francisco até Monterrey, visitar o aquário, descer até onde for possível na Hw1, voltar e descer até SAN Luis Obispo. Acha que é muito puxado ou dá para fazer sem problemas? Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Num só dia? Acho pra lá de puxado! 🙂
Beijos

Marina,

Mudei meus planos sem tirar esta estrada do roteiro, fiz apenas algumas adaptações.
Uma delas é o sentido: farei LAX/ Monterey/ Yosemite/ Lake tahoe/ Napa Valley e SFO.
Uma pergunta: a estrada secundária que passa em Carmel Valley (G 16) é tranquila?

Muito obg!

mari vidigal mari vidigal disse:

Nunca peguei essa estrada Vaneza 🙁
Veja no site da Cal Trans se há algum problema de interdição nela.
Abraços e obrigada pela visita
Mari

Avatar Alessandro Lopes disse:

Olá!
Tô indo em Outubro! Será que já vai ter resolvido esses problemas???

Obrigadooo

mari vidigal mari vidigal disse:

Vamos torcer Alessandro! MAs pode deixar que até lá eu atualizo o post com as novidades!

Avatar Bárbara disse:

Oi, Mari

Tudo bem? Nós vamos pra Califórnia em setembro e já estamos pensando num plano B, caso a ponte não esteja pronta até lá. A nossa ideia era fazer Big Sur até onde desse e depois voltar e seguir até Cambria, como você mesma sugere. No entanto, fiquei com uma dúvida…esse trecho inicial da Highway 1 está fechado devido à ponte, mas os outros trechos (mais abaixo) estão fechados por qual motivo? Até setembro será que não existe chance desses trechos serem liberados e daí poder conhecer Big Sur no outro sentido?

Abraços

Bárbara

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bárbara,
A chuva deu uma detonada boa na região e fechou vários trechos. Até setembro há chances (boas) de ter mais coisa aberta sim. Vou ficar de olho e atualizo! Abraços

Avatar Joao Paulo Moraes Almeida disse:

Olá Mari! Primeiramente, parabéns pelo Blog! Ótimas dicas e informações. Minha esposa e eu estamos com a viagem da costa da Califórnia marcada para julho (única época que conseguimos férias). Soubemos da interdição parcial da H1 pelo Big Sur e cá estamos adaptando nosso roteiro. Nossa preocupação é se a estrada até o último ponto possível de acesso ao Big Sur antes da interdição estará muito engarrafada, já que todos os carros farão a mesma coisa. Teremos dois dias somente para passar por lá. Será que pela época do ano seria melhor deixar o Big Sur para uma próxima vez?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi João, eu nunca peguei a estrada engarrafada, já peguei cheia, mas engarrafada nunca. Agora é realmente um ponto a considerar.
Com dois dias eu faria Carmel e Monterey (com 17 Mile Drive + Point Lobos ) bem feitas, e no dia seguinte tocaria para Los Angeles. Acho dois dias pouco para curtir a estrada como ela merece ser curtida. Mas claro que é uma opinião pessoal!
Beijos

Avatar Helo disse:

Ah Mari, você é a melhor, sério!!! Simplesmente demais este post para quem está com viagem marcada para lá e ficou triste de perder um dos pontos mais bonitos do trecho!!
Quando você deu a notícia da interrupção da ponte eu e meu marido já começamos a nos organizar para mudar os planos, já que vamos agora em abril. Vamos fazer uma das opções que você deu, no segundo dia por lá, vamos sair de Carmel e fazer um bate-volta até Big Sur e depois subimos para Yosemite direto. Vou tentar aproveitar o que der de lá! E vou usar muito estre guia!!
Obrigada!!
Obs. Mari, estou com um pouco de dúvidas sobre comprar ou não o America the Beautiful Pass. Vamos passar por S. Francisco, Yosemite, Sequoia, Death Valley, Grand Canyon, Monumet Valley e Antelope. Sei que estes últimos não aceitam o passe… Será que valeria? Pelos meus cálculos a diferença seria pequena. Se formos comprar, melhor comprar aqui do BR ou quando chegar por ai?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Helo,
Compre o passe. Ele vale por um ano e você sempre pode dar de presente para algum amigo que esteja vindo aqui para os Estados Unidos. Pode comprar o passe na hora na entrada do parque. Pelas minhas contas, vc ainda vai salvar uns trocados com ele.
Beijos

PS: Obrigada pelos elogios

Avatar Helo disse:

Verdade, vou comprar sim, vai valer a pena, obrigada! Beijos

Avatar elizabeth disse:

Oi, adorei o conteúdo do blog e estava procurando justamente essa informação na internet.
Obrigada por compartilhar