Madri: Mega exposição do Dali no Reina Sofia

1

IMG_3634Até o dia 2 de setembro de 2013 quem visita Madri tem mais uma boa razão para visitar o museu Reina Sofia: ver a exposição: “Dali: all of the poetic suggestions and all of the plastic possibilities” (Dali: todas as sugestões poéticas e possibilidades plásticas) e conhecer um pouco mais sobre esse gênio MUITO louco do surrealismo.

Confesso que não sou uma grande fã de Dali, mas que tem muita coisa bacana em suas obras, adoro a loucura, os detalhes minuciosos e a maneira como ele nos convida a pensar e sempre que vejo algo novo me ponho a pensar, como é que não tinha visto isso antes?

Screen Shot 2013-07-03 at 10.12.03 AM

 

Foto: http://www.museoreinasofia.es/exposiciones/dali-todas-sugestiones-poeticas-todas-posibilidades-plasticas

A exposição nos convida a ver Dali como ele mesmo se definia: “uma máquina de pensar e ao mesmo tempo, um mediador e criador de um estereotipo e seu próprio mito” e está dividida em onze partes (cronológicas) que passam pelo surrealismo, a fase da guerra, a fase em que ele viveu nos Estados Unidos entre outras. A mostra conta com quadros vindos de vários cantos do mundo como o famoso “A persistência da memória vindo direot do MoMA em Nova Iorque”.

 CRI_257006Foto: http://www.moma.org/collection/object.php?object_id=79018

Eu que jurava já ter visto muita coisa de Dalí me surpreendi com algumas fases de sua vida, a mistura com o cinema e seu interesse pela energia nuclear e pelas bombas atômicas. Para quem gosta de arte e tem tempo de encarrar uma bela fila, taí uma exposição que você não deveria perder, mesmo!

DICA: Como as filas do Reina Sofia costumam ser gigantes, compre seu ingresso online COM HORA MARCADA no www.entradas.com (ainda mais porque sai mais barato ;o) ). Eu bobei e olha só…

IMG_3630

 

Fila dando volta no quarteirão

Saindo da exposição, não deixe de visitar o acervo e ver alguns Picassos incríveis ( o enorme e maravilhoso Guernica mora no Reina Sofia), Braques, Mirós entre muitos outros. Termine sua visita no ultimo andar da ala nova, curtindo a vista da cidade sob a perspectiva do edifício moderno.

IMG_3720 IMG_3711 IMG_3715 IMG_3717 IMG_3712 IMG_3706

Fotos anteriores: cobertura da ala nova do Reina Sofia

IMG_3641

 

Teto do Reina Sofia visto do último andar da ala nova

 

E na saída, não deixe de admirar o lindo Roy Lichtenstein que mora na entrada nova do museu…

IMG_3639

E você que já viu a exposição… gostou? Conte para nós o que achou…

 

Saiba mais sobre a exposição: http://www.museoreinasofia.es/exposiciones/dali-todas-sugestiones-poeticas-todas-posibilidades-plasticas

Horarios: 

Segunda, quarta, quinta e sábado 10:00 – 21:00 h
Sexta Feira: 10:00 – 23:00 h
Domingos: 10.00 – 19.00 h

FECHADO às terça feiras

Preços:

Dalí + exposições temporárias: 8,00 Euros

Dalí + exposições temporárias + Acervo: 10,00 Euros

 

Veja também:

O museus de Madri: https://ideiasnamala.com/2010/09/07/os-museus-de-madrid/

O Museu Thyssen-Bornemisza: https://ideiasnamala.com/2010/09/11/museu-thyssen-bornemisza/

O museu do Prado: https://ideiasnamala.com/2010/09/07/museu-o-prado/

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

1 comment

Post a new comment

Veja também