#198livros: Emirados Árabes Unidos

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois da nossa rápida porém incrível passagem pela Ruanda o nosso projeto Volta ao mundo em #198 livros continua, chegou a vez dos Emirados Árabes Unidos.

Após ler a review do livro proposto pela Camila do Viaggando, The Sand Fish, Maha Gargash confesso que fiquei meio desanimada e tentei encontrar outra opção. Me aproveitei do fato de ter uma colega dos Emirados Árabes na faculdade e pedi recomendações de livros ou autores locais crente que ela me descolaria o “potinho de ouro” escondido no fundo do arcoíris… mas infelizmente ela pareceu não ter a menor ideia sobre a literatura local… é, eu teria que me contentar com o tal do Sand Fish.

 

THE PAST AHEAD, Maha Gargash – Review de livro

Screen Shot 2013-08-14 at 10.19.52 AMO livro conta a história dos Emirados Árabes dos anos 50, tempo em que as riquezas do petróleo ainda não havia inundado a economia do país e que a região era tomadas por comerciantes e beduínos.

Noora é uma garota de 17 anos que acabou de perder a mãe e vive com seu pai e três irmãos em uma região completamente isolada. O pai aos poucos vai perdendo a razão e o irmão de 14 anos se sente na obrigação de assumir o papel de homem da família.

Preocupado com o futuro de sua irmã, o irmão mais velho decide tira-la da pobreza e a casa com um homem bem mais velho, porém rico. Noora se sente traída, frustrada e se vê obrigada a abandonar para sempre seus irmãos (que nunca deixa de amar) para viver em terras distantes junto com um homem não não conhece e suas outras duas esposas.

O livro conta um pouco das peripécias da garota, da sua relação com as outras duas esposas e descreve a sociedade da época, uma sociedade absolutamente machista onde a única função da mulher é procriar e cuidar do lar. (Tá achando meio Clichê? Sim, muito. Mas, pelo menos o final surpreende… tchan tchan tchan)

Nas entrelinhas do livro dá para sacar algumas coisas interessantes como a relação das pessoas com a água, a alimentação como símbolo de status (frutas como mangas e bananas eram verdadeiros tesouros) e a diferença social entre ricos, pobres e escravos. Vale a reflexão, mas…

…Como mulher brasileira, essa história de submissão feminina me dói horrores, casamento arranjado com um homem velho que já tem duas outras esposas me enrola as tripas e mulher que não pode ser ela mesmo me dá pena… então passeio o livro todo na defensiva me cuidando para não levar sustos maiores. PRONTO FALEI,rs.

E como bem disse nossa companheira de viagens Camila Navarro, comparar este livro com o excelente “The Past Ahead, Ruanda”, não tem nem graça. Sem muitas emoções e com poucas saudades deixo os EAU para trás e parto para o nosso próximo destino: Tunisia!

O livro custou US$9,99 na versão Kindle

***

Outros Blogs que também viajaram para os Emirados Árabes

Viaggiando: http://www.viaggiando.com.br/2013/08/198-livros-emirados-arabes.html

 

Saiba mais sobre o projeto:

https://ideiasnamala.com/2013/07/29/volta-ao-mundo-em-198-livros/

 

Parada anterior: Ruanda | Próxima parada: Tunísia

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Wanessa disse:

Mari, esse, vou deixar pra ler depois (ainda não acabei…) Tô com medo de ter spoiler do final do livro!

mari vidigal mari vidigal disse:

Relaxa…rs (ACHO) que não detonei o final.
Falta muito?

Oi, Mari! Eu já tava te devendo uma visitinha aqui, né? Sem contar que até hoje eu não tinha atualizado a página no Viaggiando com o link para os outros blogs que aderiram ao projeto. Essa rotina de leitura/pesquisa/resenha é pesada! rsrs Mas agora tá tudo em ordem! 🙂

Beijos!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Camila.
Sigo impressionadissima com a sua velocidade de leitura e correndo atrás.
Um dia chego lá beijos!