Barcelona: Palau Güell, visitando uma das primeiras as obras de Gaudi

Construído entre 1885 e 1890, o Palau Güell é uma das primeiras obras de Antoni Gaudi é uma bela maneira de mergulhar no universo do artista e entender as formas e os materiais que foram sendo usados e desenvolvidos ao longo da vida desse gênio!

Fachada do Palau Güell - BarcelonaFachada do Palau Güell – Barcelona

O palácio fica coladinho nas Ramblas, bem perto do mercado St. Josep (Boqueria), a visita com áudio guia dura pouco mais de uma hora (são 40 minutos de gravação, mas seria um desperdício não aproveitar a visita para “namorar” alguns detalhes.

Se não fossem pelas chaminés coloridas (visíveis desde as Ramblas) e as duas lindas portas de ferro ovaladas ornamentadas a “La Gaudí”, o palácio Güell passaria desapercebido por muitos visitantes, mas com uma olhar diferente dá logo para perceber que trata-se de algo diferente.

Palau Güell: Ornamento entre as portas ovaladas

Ornamento entre as portas ovaladas

Visitando o Palau Güell

A visita começa na antiga cocheira do palácio decorada com azulejos de motivos florais no teto, ali começa o áudio guia, com direito a história da casa e da família Güell. Dali, os visitantes são conduzidos  por uma rampa que leva até o subsolo onde estão algumas das colunas mais lindas da casa, colunas de tijolo que formam lindos arcos. Detalhe a escada em formato de caracol.

O subsolo:

Subsolo do Palau Güell Escada em caracol do Palau Güell

Escada em caracol do Palau Güell

Os portões:

Rampa acima e de volta ao piso térreo, chegou na hora de entrar na casa, mas antes disso vale a pena reparar nos portões que foram cuidadosamente construídos para quem está do lado de dentro enxergar quem esta do lado de fora sem que inverso ocorra.

Portão do Palau Guell

Detalhe: portão

A escadaria principal

Subindo as escadas (bem impactantes, decoradas com tapete vermelho e um bonito vitral ao fundo) há uma pequena ante sala de teto e piso decorados que liga a uma segunda escada, que é a mais linda da casa, com direito a tapeçaria e lustre e que liga ao andar nobre onde os visitantes eram recebidos.

A escadaria Principal: Palau Guell Teto do Palau Guell Janelas do Palau Guell

Janelas do Palau Guell

O salão central

O salão central é um dos mais bonitos da casa com uma bonita abóbada criada para dar a ilusão de céu e um lindo móvel dourado. Ao lado da sala há um órgão antigo mega elegante. Nesse andar também a sala de jantar, a sala do piano, um bonito corredor que liga uma varanda externa e uma escada que leva ao próximo sub nível, dali dá para ter uma bela vista da sala principal.

Bonita porta no salão principal - Palau Guell

Bonita porta no salão principal

Olha o teto que interessante - Palau Guell Olha o teto que interessante

Teto do Palau Guell Palau GüellMobília da casa: tudo super caprichado

Varanda do Palau Güell

Na varanda um detalhe que não passa desapercebido

 Sala do piano - Palau Guell

 Sala do piano

E chegando ao sub-nível…

Palau Güell orgão - Palau Güell Órgão –  Palau Güell

Palau Güell

No próximo andar, estão os quartos do casal, o banheiro e uma pequena sala familiar. Dali subiremos ao sótão por uma escada de serviços o sótão é bem ok comparado com o resto da casa, mas as bonitas janelas e o formato do teto merecem destaque.
E por último, minha parte preferida da visita: o terraço. Como as outras casas de Gaudí (Casa de Bartló e casa de Milá) o terraço é um espaço onde Gaudí costuma soltar sua imaginação e criar formas lindas e coloridas.

O incrível terraço

Esculturas de Gaudí no terraço do Palau Güell

Esculturas de Gaudí no terraço do Palau Güell Esculturas de Gaudí no terraço do Palau Güell Esculturas de Gaudí no terraço do Palau Güell Esculturas de Gaudí no terraço do Palau Güell Esculturas de Gaudí no terraço do Palau Güell Esculturas de Gaudí no terraço do Palau Güell

Esculturas de Gaudí no terraço do Palau Güell

Esculturas de Gaudí no terraço do Palau Güell

 

Localize-se

Palau Güell

http://palauguell.cat/venha-ao-palacio

De abril de outubro: das 10:00 às 20:00 | De novembro à março: das 10:00 às 17:30

Entrada: 12 Euros | Estudante: 8 Euros

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Luffi disse:

Acabei de chegar de Barcelona pela 7 vez e apesar de conheçer todas as obras de gaudi faltava este magnifico palácio que esteve vários anos em restauro, e só digo que vale muito a pena a visita é nele que vêem as ideias iniciais de outras obras famosas do arquitecto e é uma excelente introdução ao seu universo. O seu post explora muito bem a alma do palácio e as fotos são de cortar a respiração

mari vidigal mari vidigal disse:

Concordo Luffi!
E obrigada pelos Elogios!
Abraços

Avatar Titi Brandileone disse:

Esse palácio de Gaudi é sureal. Como sempre as fotos deste blog nos faz viajar !