Carrancas: as histórias do Sr. Marcelo

Amei Carrancas, suas cachoeiras e a ideia de fazer um cavalgada pela região. Mas confesso que não é só a natureza que me faz querer voltar para Carrancas, logo. Nessa última viagem conheci o Sr. Marcelo Moreira, guia turístico da região e dono da pousada e restaurante da Toca, uma dessas pessoas que é uma delícia escutar.

Sr. Marcelo é bom de papo e conhece histórias, lendas, contos e causos desses que não estão escritos nos livros. Dono de olhos azuis profundo e uma voz macia, é impossível não se encantar por suas histórias… quer ver?

Motivos para bater um papo com o senhor Marcelo:

Marcelo-Carrancas

Aprender detalhes sobre o Brasil que vão além de um livro de história

Ele conhece a estrada real de cabo a rabo e foi um dos responsáveis, junto a fundação Roberto Marinho, a catalogar cada pedacinho da estrada – à cavalo, é claro  Nesse trabalho, de mais de 4 anos, ele percorreu vilas e vilarejos e passou muito tempo lendo papéis de igreja e de cartórios. Assim ele aprendeu histórias um Brasil que não está escrito nos livros de história.

Se convencer a desvendar o Brasil à cavalo

Senhor Marcelo não é muito chegado numa caminhada, mas adora cavalgar. Cavalgando, ele já conheceu mais de 8 estados do Brasil e ainda pretende explorar mais alguns. Na flor dos seus 60 e poucos, ele ainda faz questão de tirar uma semana por ano para percorrer o Brasil a fora à cavalo. E a razão de tanto gosto é, segundo ele: ” que o cavalo é o melhor cartão de visitas que existe. Ninguém recusa pasto e um prato de comida para alguém a cavalo. É amizade na certa”, ele brinca.

Escutar alguns mistérios na natureza

Amante de natureza e bom observador, Sr. Marcelo fala – e com muita propriedade – da alegria das árvores, do canto dos pássaros, dos passarinhos sem teto que se apossam das casinhas do João de barro e de mil indicadores naturais que uma boa chuva está por vir: sapos correndo, formigas trabalhando vorazmente e pássaros em revoada se aproveitando da fartura de insetos voadores.

Desvendar lendas de Carrancas

Cachoeira-fumaca-carrancas

Cachoeira da Fumaça em Carrancas

Um passeio com o Sr. Marcelo te mostra uma Carrancas do passado, no tempo em que o avô dele se aproveitava do relevo do local para prender as mulas, para no dia seguinte seguir rumo a São João para vender queijo. Ele tinha que trabalhar de madrugada para o sol não esquentar e não estragar as peças que garantiam o sustento da família.

A famosa lasanha de peixe do Sr. Marcelo

Lasanha de peixe

Quer mais uma razão para visitar o Sr. Marcelo? Ele é autor da primeira e única Lasanha de peixe que você já provou. E quer saber? Por mais estranha que a combinação pareça, a tal da lasanha é bem gostosa. Suave e levinha. Vale a pedida.

Tá indo pra Carrancas? Então procure o Sr. Marcelo na Toca do Lobo! E não se esqueça de falar que a Marina do Ideias na Mala mandou um abração.

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *