Roteiro de 2 dias em Bogotá

Tá indo para Bogotá, Colômbia- pela primeira vez e quer um roteiro esperto? Confira esse roteiro de 2 dias com dicas do que fazer e onde comer na cidade.

Texto & Imagens: Pedro Prochno

Roteiro: 2 dias em Bogotá

A primeira vez que pisei na Colômbia foi a trabalho e em uma situação bastante inusitada. Os planos eram de passar 2 semanas no México, mas logo nos primeiros dias tudo mudou e lá fui eu para a Colômbia.

Depois da primeira estada, de duas semanas e apenas em Bogotá, voltei mais uma vez para a Colombia para mais duas semanas, uma à trabalho em Bogotá e outra em férias em Cartagena. Da experiência tirei uma lista de coisas legais e dicas que você confere aqui abaixo sobre Bogotá, ou neste outro texto aqui, sobre Cartagena.

Bogotá e a tal da altitude

Para começar é importante lembrar que Bogotá fica à 2.600m acima do nível do mar (SP está à 700, por exemplo) e, amigo, isso é bastante e suficiente para me deixar uns dois dias com dor de cabeça sempre que chego por lá. Não é exagero. Este é um dado importante pois existe um lugar incrível para se visitar chamado Monserrate. São as montanhas ao redor da cidade, lindíssimas, e de onde se tem, de longe, a melhor vista de Bogotá. Entretanto, para chegar lá você vai subir para os 3.400m de altitude e isso pode sim te causar algum mal estar ou até desmaios. Eu fiquei bem tonto por causa da altitude rsrs.

Roteiro de 2 dias em Bogotá

Montserrate – Bogotá

Roteiro de 2 dias em Bogotá

Eu sugiro que você divida o tour pela cidade em dois dias. Se caminhar rápido, começar cedo e terminar tarde, dá tempo. Começe pelo centro histórico (em volta da praça Bolivar) iniciando exatamente em frente da “Casa de Naniño”, o palácio presidencial. Quando fui, o palácio não estava aberto para visitas, mas a vista dos jardins já é muito bonita.

Roteiro de 2 dias em Bogotá

Bogotá – Plaza Bolivar

Em frente ao palácio, para a esquerda, está a “Iglesia de San Agustín”. Mais parecida com uma capelinha, é uma das construções mais antigas e bonitas da cidade. Ela fica na esquina com a Calle 7, qual você deve então caminhar até chegar na Praça Bolivar.

Ao chegar na Praça Bolivar você vai poder ver o Senado e o Capitólio Nacional. Se tiver visto Narcos ou qualquer outro filme sobre Pablo Escobar (sim, o traficante), vai se lembrar que é este o lugar que ele manda invadir para queimar arquivos mantidos para incriminá-lo, algo surreal. Exatamente na outra ponta da praça fica o Palácio da Justiça. Você também não pode perder a Catedral de Bogotá, imponente antiga, com um estilo único.

Subindo pela Calle 11 (que sai da praça bolivar) você encontrará o Centro Cultural Gabriel Garcia Marques (que vale uma rápida caminhada e espiada na mostra que estiver por lá), a Casa da Moeda (que explica um pouco da história da Colômbia) e, ao seu lado, o incrível Museo Botero.

Roteiro de 2 dias em Bogotá

Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez

O Museo Botero tem entrada gratuita aos domingos e vale um bom tempo do seu dia para ver todas as formas de se representar os gordinhos do artista. Uma parada obrigatória para visitantes da cidade.Eu gastei umas 4 horas por lá, com calma, caminhando em um dia chuvoso. Assim, recomendo que você deixe o museu para o segundo dia.

Roteiro de 2 dias em Bogotá

A famosa mão de Botero no Museu Botero

Algumas quadras mais afastado deste miolo, na frente do Parque Santander, está o “Museo del Oro“. Eu não cheguei a visitar, mas todos com quem falei recomendaram muito e disseram que é um lugar belíssimo.

Roteiro de 2 dias em Bogotá

Museu do Ouro

[Pitaco da Mari: O museu do Ouro é IMPRESSIONANTE! A coleção é maravilhosa e as peças pré colombianas de ouro são algo de outro mundo. Não perca de jeito nenhum!]

Sobrou tempo? Dê uma esticadinha até o Chorro de Quevedo. Foi ali que a cidade de Bogotá foi fundada, há muitos anos atrás, ao redor de uma fonte de água pública.A praça é um cantinhos mais autênticos do centro de Bogotá e está repleta de grafites coloridos. A noite, rola até música ao vivo.

Dia 2

Subindo pela Calle 13, fica a estação do funicular, de onde você pode acessar o Montserrat. Quem não gosta ou não aguenta caminhar muito, precisa de um carro, uber, ônibus para chegar lá 🙂

São justamente o Museu do Botero e o Montserrat e que eu deixaria para o segundo dia, olhe direitinho os horários de abertura e fechamento do museu e do parque e programe-se. Normalmente o Montserrat fica aberto até tarde da noite, logo, vale subir para tentar ver o por do sol de lá.

Roteiro de 2 dias em Bogotá

A Monalisa de Botero no Museu Botero

[Pitaco da Mari: uma alternativa bem viável testada e aprovada por mim é ir ao Museu Botero no primeiro dia, e no segundo dia visitar a Catedral de Sal que é linda e fica nos arredores de Bogotá e Montserrat no segundo dia. A Catedral é linda e eu não deixaria passar!]

E pra quem tem mais dias:

Se você tiver 3 a 4 dias na cidade este roteiro vai te manter bem ocupado. Sugiro quebrar as visitas em “Monserrate + Museo do Botero“, em um domingão e começando pelo museu, e em outro dia a caminhada pelo centro. Lá em cima de Monserrat existem 3 lugares para comer: lugares mega populares locais (barraquinhas), um francês classe AA e a Casa Santa Clara, intermediário e com uma vista linda da cidade.

Pitaco da Mari: Again, com 2 ou mais dias em Bogotá, eu incluiria a Catedral de Sal de Zipaquira no roteiro. Veja ness post como chegar na Catedral.

Roteiro no Mapa

Veja todos os pontos mencionados neste texto, aqui:

Onde comer BEM em Bogotá

Bogotá tem uma culinária bem interessante. O Distrito Rosa, ao norte do centro, é um bairro charmoso, com bastante vida noturna e opções deliciosas de restaurantes e barzinhos.

Outro ponto interessante é o Parque de la 93 (na Calle 93). Lá conheci um dos restaurantes mais íncriveis que já visitei, o WOK (Carrera 13 No. 82 – 74 e muitos outros endereços na cidade). Com comida asiática, ele tem um ambiente propício para conhecer gente nova com duas grandes mesas coletivas.

O cardápio é em formato de revista, todo cheio de fotos e você pode levá-lo pra casa. Excelente pedida. Na mesma praça existe ainda uma creperia (ao lado do wok), gostosa e aconchegante, para algo mais leve. E também o Osaki ( Cl. 118 #65, Bogotá) um japonês. Todos excelentes.

Roteiro de 2 dias em Bogotá

Dica de restaurantes em Bogotá

Outro ponto badalado e cheio de restaurantes legais é o entorno do Centro Comercial Andino (um shopping). Algumas ruas dali são apenas para pedestres e repletas de restaurantes para todos os gostos e bolsos. Se você quiser algo mais sofisticado, em um jantar à dois ou com amigos, escolha o PRIMI (Cra. 13 #85-85, Bogotá), uma mistura de italiano com cozinha mediterrânea. Excelentes drinks e pratos.

Lembre-se, atenção ao corpo quando for subir as montanhas, e encante-se com a vista 🙂

Boa viagem,
Pedro Prochno

Não esqueça do seguro viagem!

Vai pegar avião? Contrate um seguro viagem! Não existe nada pior do que planejar toda a viagem, ir para o aeroporto e ter seu voo atrasado (ou cancelado), ou então, chegar no destino e descobrir que sua mala não está na esteira rolante. Isso sem falar em eventuais necessidades de atendimento médico, não dá pra prever, dá?

Só de pensar em ter alguma dessas intercorrências já me dá arrepios, por isso, eu sempre viajo com um bom seguro viagem, que cubra principalmente essas quatro ocorrências que citei. Existem muitas outras opções de cobertura que você pode contratar, de acordo com o seu estilo de viagem e orçamento. Recomendo que você procure sua apólice no site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, te apresentando uma listagem com os melhores seguros disponíveis no mercado. Simples, rápido, descomplicado (e em português), mole né?

Clique aqui e faça sua cotação inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Veja também:


Viaje sem stress:
Faça seu seguro de viagens


E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

 

Guarde este post no Pinterest!

bogotá

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Titi Brandileone disse:

Gostei do post pois me trouxe lembranças muito boas. Gostei muito de Bogotá. Vale a pena conhecer.

mari vidigal mari vidigal disse:

Eu tbm fiquei Morrendo de saudades!!! 🙂