Receita: Palak Panner (Curry Indiano de espinafre)

Palak Panner é um curry Indiano de espinafre cremoso com pedacinhos de queijo branco servido com arroz branco ou pão do tipo Naan. Um prato bem fácil de preparar, incrivelmente saboroso e que na Índia é servido em tudo quanto é lugar. Um prato para você fazer bonito com as visitas sem gastar horas cozinhando e esbanjar em alto e bom tom: “eu sei fazer comida indiana!”

Começando a série “Mundo de receitas” com um país que eu ADORO e uma culinária pouco conhecida dos Brasileiros, a culinária Indiana. Prepare-se pra descobrir um mundo repleto de especiarias perfumadas, currys saborosos e pãezinhos incrivelmente macios. Começando pelo meu prato indiano preferido, o Palak Panner!

Ingredientes:

Receita - Palak Panner

Ingredientes Palak Panner

  • 400 gramas de queijo Panner cortado em cubos (ou um queijo minas de consistência firme – o panner é bem parecido com nosso queijo minas, só que menos salgado e um pouco mais firme.)
  • 1 maço grande de espinafre
  • 8 dentes de alho
  • 1 cebola grande (ou 2 pequenas) – Prefira a branca ou a roxa que são mais saborosas que a amarela.
  • 1 colher de chá de sementes de cominho (Cumim seeds)
  • 1/2  colher de chá de corcuma (Tumeric powder)
  • 2 sementes de cardamomo (se preferir substitua por cardamomo em pó)
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 colher de chá de coentro fresco
  • 2 colheres de chá de óleo de coco (ou o óleo/azeite de sua preferência)
  • 1/3 de pimenta verde picada sem sementes (Green Chili/ Jalapeño)
  • Sal a gosto

Opcional:

  • 4 colheres de sopa de creme de leite*.

*Eu, pessoalmente, não coloco o creme de leite, acho que a mudança no gosto/consistência não compensa o ganho calórico. Mas deixo aqui como opção para quem quiser colocar.

Dica para quem quer fazer uma versão Vegana desta receita:

Substitua o panner por quadradinhos de tofu bem grelhadinhos e temperados com sal e pimenta. Fica ótimo!

Preparando os ingredientes

Corte o queijo fresco (ou panner) em cubinhos.

Receita - Palak Panner

Essa é a marca de Panner que eu geralmente compro. Pra quem mora nos EUA, vende no Costco em pacotes de duas unidades

Receita - Palak Panner

Panner cortado em cubinhos.

Lave o espinafre, remova os cabos e em seguida bata no liquidificador para fazer uma pasta densa (eu geralmente adiciono uma ou duas xícaras de café de água para bater mais fácil).

Receita - Palak Panner

Retirando os cabos do espinafre

Receita - Palak Panner

Espinafre prontinho para ser batido.

Receita - Palak Panner

Espinafre no liquidificador

Receita - Palak Panner

Creme de espinafre grosso

Corte os dentes de alhos em pedacinhos bem pequeninos. Quem preferir pode usar uma pasta natural de alho (prefira as sem conservante que são BEM mais saudáveis).

Corte a cebola ao meio e em seguida corte em fatias bem pequenas. Estilo Julienne.

Receita - Palak Panner

Cortando a cebola

Pimenta: Quem gosta de pimenta pode usar um Jalapeño (pimenta verde média) inteiro. Eu geralmente uso entre metade e um terço cortadinhos em cubos minúsculos e sem sementes. As sementes são a parte mais forte da pimenta. Quem tem dificuldade de comer pimenta deve passar BEM longe das sementes. [E por mais que você não goste/ não esteja acostumado a comer pimenta, vale a pena colocar um pouquinho, faz toda a diferença no gosto].

Receita - Palak Panner

Cortando o Jalapeño

Coentro: Por mais que você odeie coentro, eu e o Gu também não gostamos muito, ele é parte importante do tempero do prato e faz toda a diferença no gosto. É só cortar bem fininho que no final mal dá para notar o gosto (mas juro que se você não colocar, vai fazer falta. Na dúvida coloque pelo menos metade.)

Receita - Palak Panner

Coentro esperando para ser picado.

Agora que os ingredientes estão todos prontinhos para o preparo, a receita leva cerca de 20 minutos para ficar pronta. (Quem tem ajuda em casa, pode pedir para ajudante deixar tudo já cortado/lavado/espremido para você só preparar. Uma mão na roda!)

Receita - Palak Panner

Ingredientes preparados/ Vamos cozinhar?

Palak Panner: Como preparar?

1) Óleo, cominho, alho e cebola: Esquente o óleo em uma frigideira (ou panela grande) em fogo médio, e adicione as sementes de cominho até que elas comecem a mudar de cor. Em seguida adicione o alho, de uma fritadinha de leve (com cuidado para ele não pular em você) e na sequência adicione a cebola e deixe ela ficar bem dourada, sempre mexendo para não grudar nada no fundo da panela.

Receita - Palak Panner

Cominho na frigideira, cuidado com o fogo para ele não pular em você!

Receita - Palak Panner

Cebolas e cominho sendo dourados. Seja paciente que quanto mais douradinha a cebola, mais gostosa fica a receita. Só não vale queimar a cebola, hein?!

2) Espinafre, cúrcuma, coentro, pimenta verde e sal: Assim que a cebola estiver transparente e douradinha, abaixe o fogo e adicione o purê de espinafre, a cúrcuma, o coentro, a pimenta verde e o sal. Adicione sal aos poucos e vá provando a mistura até ficar do jeito que você gosta. Mexa “todo mundo” e cozinhe por 5 minutos -ou até ferver.. Caso a mistura esteja muito grossa, adicione golinhos de água.

Receita - Palak Panner

Adicionando mais ingredientes na mistura.

Receita - Palak Panner

Mexa até ficar uniforme.

3) Panneer (ou queijo fresco), cardamomo e suco de limão: Assim que a mistura estiver fervendo, adicione o queijo panner e as sementes de cardamomo e por último o suco de limão. Cozinhe por 5 minutos.

Receita - Palak Panner

Palak Panner pronto, agora quem quiser pode adicionar creme de leite.

4) Opcional: Creme de leite: Desligue o fogo, adicione o creme de leite, e pronto! O prato está pronto para servir!

Como servir?

Sirva o Palak Panner acompanhado de arroz ou pãozinho indiano tipo Naan quentinho. Caso queira ocidentalizar um pouco o jantar, o Palak Panner fica uma delícia servido com batatas douradas ao forno e uma saladinha verde básica. E pra quem quiser adicionar outra receitinha indiana no cardápio, minha dica é o Dal (um creme de lentilhas muito gostoso e bem fácil de preparar. Mas que vou deixar para um próximo post :))

Receita - Palak Panner

Palak Panner servido com arroz integral. Juro que a foto não faz jus ao prato que é delicioso.


Viajando na Receita

Logo que me mudei para a Califórnia montei um grupo de receitas com 10 meninas de 10 países diferentes, toda semana nos reuníamos para cozinhar, comer e conversar. Foram mais de 2 anos de sessões culinárias hiper divertidas e de receitas incríveis que aos poucos quero dividir com vocês.

Essa é uma receita da minha amiga Vatsala, uma indiana hiper fofa que ao saber que eu gostava de curry me convidou – sem nem me conhecer – para vir até sua casa cozinhar. E foi assim que o “Cooking Club” nasceu.

Cooking Club

Anastácia (Rússia), Tineke (Bélgica) e Vatsala (Índia). Nessa foto a Vatsala exibe um de seus currys maravilhosos

Anos depois, quando chegou a minha hora de finalmente visitar a Índia, a Vatsala me fez uma lista caprichada de coisas que eu tinha que provar, mas sempre que eu não sabia o que comer ou o que pedir,  ia de Palak Panner, um prato fácil de achar, pouco apimentado e que cai redondinho no estômago. Espero que gostem tanto quanto eu!

Veja aqui todos os posts do Ideias na Mala sobre a Índia.


E aí, o que acharam dessa primeira receita?

Alguém aí já provou/ preparou Palak Panner e quem contar para nós o que achou?

Esse post faz parte da série “Mundo de receitas”, uma forma de viajar nas cores e sabores do mundo sem sair de casa ( e de preferência, com o estômago cheio!) Espero que curtam e bom apetite.

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *