Luang Prabang: Comida típica do Laos no Tamarind

Conheça o Tamarind em Luang Prabang – Laos, um restaurante e escola de culinária que serve Comida típica do Laos. Uma experiência imperdível para quem visita a cidade!

O Laos me surpreendeu positivamente em todos os aspectos, fiquei encantada com a simpatia das pessoas, com as belezas naturais e culturais do país e fiquei apaixonada pela comida típica, mais vibrante porém bem menos apimentada que a tailândesa combinando uma série de temperos exóticos e sabores hiper diferentes.

Um dos highlights da minha experiência gastronômica no Laos foi o restaurante Tamarind em Luang Prabang, um restaurante famíliar que prepara comidas bem típicas com ingredientes do locais. Os dono são um casal, ele é nativo do Laos e ela é Australiana, e o legal dessa mistura é ter um atendimento de altíssimo nível com direito a explicações detalhadas sobre os pratos e os ingredientes. O restaurante tem uma hortinha própria e compra tudo o que é possível de pequenos produtores da região.

Restaurante Tamarind - Laos

Restaurante Tamarind – Luang Prabang

O restaurante é hiper aconchegante, e de frente para o Rio Nam Khan. Há mesas do lado de dentro, ou a opção de sentar numa varanda – do outro lado da rua – de frente para o Rio.

Luang Prabang - Laos

Vista do rio – um pouquinho adiante do restaurante

Gostei tanto da experiência que fui duas vezes em três dias. E quer saber? Que pena que não tive a chance de fazer um dos cursos de culinária deles. Teria adorado. As aulas de culinária acontecem de segunda à sábado das 9:00 às 15:00 e custam 285,000 Kips (cerca de 35 dólares americanos) e incluem uma visita ao mercado + aula de culinária (com direito a comer todas as delícias que você preparou). No período da tarde  (das 16:30-20:30) há uma sessão mais curtinha que não inclui visita ao mercado e custa 215,00 Kips (cerca de 26 dólares)

Pra quem ficou curioso, veja mais detalhes sobre as aulas aqui. (em inglês)

O menu do Tamarind: Comida típica do Laos

A grande diferença entre a comida típica do Laos e a da Tailândia, nos explicou uma garçonete simpática, é o arroz grudent0 (Sticky Rice), no Laos nós comemos o arroz com a mão, assim os pratos são consistentes para serem manuseados e comidos junto com o arroz. Assim, o “Lao curry” que você encontra por aí, nada mais é do que um curry tailândes vendido com nome errado.  Aqui no Laos come-se muita carne de porco, ou frango bem temperados e muitas vezes enrolados na alface e acompanhados de arroz . E ela completou com um sorriso, tenho certeza que vocês vão gostar.

Depois dessa explicação super convincente a garçonete nos ajudou a pedir. Eram tantas opções “com cara” de gostoso que sem ela teríamos tido muito trabalho para escolher. A seguir, vou mostrar para vocês os pratos que comemos, infelizmente não lembro de todos os nomes e não sei exatamente o que era o que, mas vou tentar descrever com carinho. tá?

Comida típica do Laos

Rolinhos de Carne & arroz

Esse foi o prato que eu pedi, pequenas porções de carne de porco e vegetais temperados bem temperadinhos servidos com arroz. Para comer é só enrolar um pouquinho de arroz + acompanhamentos numa trouxinha de alface e mandar ver!

E olha só como o arroz é servido:

Comida típica do Laos

Arroz grudento do Laos

Meus amigos pediram um Laap, um prato típico que é uma mistura de carne moída com salada de especiarias. Ambos estavam DELICIOSOS. Um tinha tempero a base de manjericão e o outro a base de hortelã.

Comida típica do Laos

Carne moída e temperada típica do Laos

Comida típica do Laos

Laap: Carne moída e temperada típica do Laos

Na nossa segunda visita – já sabendo que o restaurante era gostoso – fomos mais ousados e pedimos pratos mais diferentes:

Esse é um Mok Pa (outro prato bem típico do Laos) um peixe cozido embrulhado em folha de bananeira, servido com arroz e vegetais. O peixe veio com um aroma delicioso e ficou delicioso com o arroz.

Comida típica do Laos

Mok Pak: Peixe cozido embrulhado em folha de bananeira servido com arroz e vegetais

Esse é um conjunto de acompanhamentos para comer com wrap de alface. Havia um dip de beringela, um dip adocicado, amendoim, cebolinha, gengibre, ervas diversas e noodles frio de arroz.

Restaurante Tamarind - Laos

Wraps de alface com Noodles de arroz frios, amendoim e molhos diversos

E o terceiro prato eu realmente não consigo me lembrar o que era. Não lembro mesmo. Rs

Restaurante Tamarind - Laos

Quanto custa?

Não me lembro exatamente o preço dos pratos que provamos, mas olhando o site do Tamarindo vi que o menu degustação deles – que parece ser incrível – e que era bem mais caro que os pratos a La Carte que comemos custa 120.000 Kips (cerca de $15 dólares americanos) por pessoa. $15 dólares é algo caro para Luang Prabang, mas bem acessível para quem mora em São Paulo ou no Rio, eu acho que vale MEGA a pena!

Quer provar comida do Laos de verdade? Então anote esta dica e não deixe de visitar o Tamarind.

Como chegar?

O Tamarind fica no centrinho de Luang Prabang, de frente para o rio Nam Kham.

Veja localização no mapa (Print Screen do Site do Tamarind)

  • Endereço: Ban Vat Sene
  • Telefone: (+071)213-128

Restaurante Tamarind - Luang Prabang

E aí, curtiu a dica?

Alguém aí já foi no Tamarindo e quer contar para nós o que achou?

Veja também:

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *