Udemy: espalhando a educação do Vale do Silício para o mundo

2
Udemy

Um dos efeitos colaterais da vida no Vale do Silício é querer estar por dentro de tudo. Por dentro do que rola nas empresas mais bacanas, por dentro das novas ideias de negócios, por dentro das tecnologias mais modernas. E pra matar um pouquinho dessa curiosidade sem fim é muito comum que quem mora aqui no Vale marque pequenas reuniões com desconhecidos.

Geralmente funciona assim: Eu Mari quero saber mais sobre a empresa X, acho o amigo de um amigo que trabalhe por lá (o LinkedIn te ajuda a fazer essas conexões), peço pro meu amigo me apresentar e marco uma  “informational interview” que nada mais é do que um bate-papo rápido (na maioria das vezes por telefone, mas nada te impede de tentar marcar um café de verdade). E se o bate-papo for bacana, você e a pessoa mantém contato e vão trocando ideias.

E foi num desses bate-papos que conheci a Udemy. Quer dizer, eu já tinha ouvido falar da Udemy, mas entre escutar e conhecer de verdade. São outros 500, certo? Deixa eu contar pra vocês.

Udemy: espalhando a educação do Vale do Silício para o mundo

Certo dia recebi o email de um tal de Sérgio (hoje meu chefe) que havia lido uma matéria no Uol sobre como economizar dinheiro em viagens. O Sérgio ficou curioso pra saber mais sobre a minha vida de blogueira de viagens e marcou um bate-papo comigo no Udemy em San Francisco. E foi assim que começamos a falar um pouco de marketing, startups (eu tinha a acabado de sair do Evernote) e educação no Brasil, um assunto que eu sou apaixonada. O bate papo foi tão legal que mantivemos contato e pouco mais de 2 anos depois o Sérgio me chamou para trabalhar com ele. E eu aceitei.

Mas o que é a Udemy afinal?

A Udemy é um market place de educação online, um espaço dedicado a ensinar e aprender. Os instrutores da Udemy são pessoas comuns, como eu e você, que curtem um assunto específico (eu Mari, por exemplo sou apaixonada por viagens e minhas especialidades profissionais são estratégia de conteúdo e marketing digital) e tem vontade de ensinar (lembra das minhas paixões/ especialidades?) A ideia é que pessoas como nós transformem suas paixões em cursos – que motivem outras pessoas a aprender – e ganhem dinheiro com isso. Legal né?!

E foi juntando pessoas interessantes (os instrutores ) e motivadas a transformar o mundo por meio da educação que a Udemy criou o maior portfólio de cursos online do mundo. Hoje são mais de 15 milhões de alunos aprendendo online assuntos variados; Tem aula de canto, cursos de desenvolvimento de games, fotografia e até curso de fala em público. Já são mais de 1000 cursos em português e esse número não para de crescer.

Democratizando a educação

E quer saber o mais legal? Os cursos da Udemy são super acessíveis, e volta e meia tem uma promoção grandona que torna os preços ainda mais baixos. Imagine só pagar $35 ou $45 reais por um curso de 10 horas de fotografia ou desenvolvimento Android. E tô falando de curso bom! O legal é que todos os cursos vem com 30 dias de garantia, você pode comprar, assistir e se não curtir solicitar o reembolso integral.

E não é mensalidade não! Ao comprar o curso um única vez você acessa o conteúdo para sempre, e de onde estiver. Os cursos podem ser acessados pelo computador, tablet e celular (e dá até para baixar o conteúdo e assistir offline. [Não preciso nem dizer que virei fã, preciso?]

Alguns cursos bacanas

Você deve estar se perguntando: “E o que é eu que posso aprender na Udemy?” Eu espero em breve poder responder “tudo”, mas o portfólio Brazuca ainda é bem focado em tecnologia (afinal viemos do Vale do Silício e nada mais certeiro do que importar o que o vale faz de melhor né?). E quer saber? De tecnologia a Udemy entende! Tem muito curso bom! Alguns dos meus preferidos:

Uma boa notícia aos viajantes de plantão

Deixando essa parte de tecnologia de lado, aos poucos vão surgindo cursos mais voltados para a área de humanas \o/ e de empreendedorismo (outro assunto que o Udemy tinha obrigação de importar né?). Alguns cursos bacanas nessas áreas.

  • Vídeos Sem Mistérios Pra perder a vergonha e sair gravando! Dicas bem legais!
  • ABC do Photoshop CC: Pra deixar suas fotos lindas. Eu AMO photoshop – e de verdade que não vivo sem!
  • Curso para Freelancer por Seth Godin: Pra quem tem vontade de se transformar em nômade digital e viver pela estrada, esse curso é um bom começo! Esse curso é com o Guru do Marketing Seth Godin e tá tão bom que vai ganhar um post próprio.

[E pra quem tem um inglês bacana – ou quer melhorar o inglês aprendendo algo. As possibilidades são infinitas. Vale dar uma olhadinha no Portfólio. Se vocês curtirem, prometo que faço um post com as minhas recomendações em inglês.]

Meu trabalho na Udemy

Falei de cursos, falei da Udemy, mas não contei do meu trabalho. Estou trabalhando com marketing digital e fazendo um pouquinho de tudo: anúncios de Facebook e Adwords (viu algum anúncio da Udemy? Conte pra mim o que achou!), programa de afiliados (meu trabalho é achar sites bacanas para vender os cursos da Udemy. Conhece algum?), SEO (pra ajudar vocês a encontrarem os cursos) e bastante conteúdo.

Nas próximas semanas vou fazer um post mostrando um pouco do escritório, e os bastidores da vida no Vale do Silício. Ah, e antes que você me pergunte, o Udemy fica em San Francisco, isso dá uma horinha de casa de trem, e eu volta e meia compartilho umas coisitas no Stories durante o trajeto. (Já seguiu meu instagram né?)

Udemy

De manhã cedo fazendo graça np Caltrain

Udemy

E essa sou eu indo de bicicleta pro trabalho

E como fica o Ideias na mala?

Do mesmo jeito! Repleto de conteúdo de viagem, roteiros completos e tudo aquilo que você gosta. Pode ser que de vez em quando eu me empolgue e escreva um tiquinho sobre educação (já falei que gosto do tema, né :P) ou fale de algum curso bacana que tenha a ver com o nosso universo viajante, mas a essência continua a mesma ;)!

E aí, curtiu o post?

Quer saber mais sobre o Udemy ou a vida no Vale do Silício? Deixe seu comentário!!

O Ideias na mala é membro do programa de afiliados da Udemy e ao comprar um curso por aqui o blog recebe uma pequena comissão. Não, você não paga nada por isso. E SIM, nós só recomendamos cursos que realmente gostamos ;).


Veja também


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

2 comments

Post a new comment

Veja também