San Francisco, seu ponto de partida para explorar a Califórnia

4
Parque Presidio

Saiba porque San Francisco é o destino perfeito para começar sua viagem pela Califórnia e veja 5+ ideias de roteiro por um dos estados mais lindos dos Estados Unidos. Pronto pra se apaixonar?

San Francisco, seu ponto de partida para explorar a Califórnia

Não existem voos diretos entre o Brasil e a San Francisco, e este percalço que exige uma conexão em Los Angeles, Cidade do Panamá, Houston ou até mesmo Miami, Nova York ou Chicago faz com que muita gente comece a viagem por Los Angeles, e deixe San Francisco para o meio ou final da viagem. Neste post darei algumas boas razões pra você começar sua viagem por San Francisco mesmo tendo que encarar umas horinhas de conexão. Vamos nessa?

Você nem sempre precisa fazer um Loop

Quando o assunto é começo de viagem, minha primeira dica é: planeje um roteiro – de preferência não muito corrido – com começo, meio e fim e tendo na cabeça que na grande maioria das vezes – especialmente na Califórnia – não vale a pena fazer um loop e sim começar a viagem num ponto e terminar no outro.

San Francisco, seu ponto de partida para explorar a Califórnia

Baía de San Francisco, seu ponto de partida para explorar a Califórnia

Há uns anos atrás comprar uma passagem de múltiplos destinos era algo tão inviável que grande parte dos viajantes já pensava na viagem em forma de circuito – ou loop – começando num ponto e terminando no mesmo ponto. Hoje em dia as passagens multi destino e as companhias Low Cost fazem com que você não precise retornar ao ponto de início e possa planejar sua viagem de uma forma que faça mais sentido.

As vezes custa um pouquinho mais caro, fato. Mas muita gente esquece que em um destino com distâncias tão grandes como a Califórnia, a obrigação de voltar ao ponto inicial envolve um dia inteiro na estrada (e isso é um dia a menos de férias), um dia a mais de aluguel de automóvel, um dia a mais de seguro viagem e fora a chatice de por e tirar as malas do carro e dar check in e check out em mais um hotel. Você considerou isso tudo na hora de calcular suas passagens? Vale pensar!

Quando não tiver jeito…

Vale falar que as companhias aéreas Low Cost americanas (pesquise os voos da Spirit e Frontier ) muitas vezes oferecem passagens aéreas de trechos como San Francisco – Los Angeles, San Francisco – Las Vegas ou Los Angeles -Las Vegas por cerca de USD 60 (claro que para isso você precisa comprar com antecedência e muitas vezes sair de um aeroporto menos central, como Oakland, por exemplo), e que na maior parte das vezes vale mais a pena desembolsar $120 por casal (quando a família é grande a conta fica um pouco diferente) do que encarar 8 horas de estrada.

Vai encaixar Las Vegas no roteiro? Deixe para o final

Las Vegas

California + Las Vegas é um combo que funciona ultra bem, e a melhor forma de faze-lo é deixando Las Vegas para o final. Primeiro porque há muitos voos de Las Vegas para o Brasil, e segundo, porque Las Vegas é consideravelmente mais barata do que a Califórnia para fazer compras. Deixar Las Vegas para o final – e concentrar seus dias de compras em Las Vegas – faz com que você não precise trançar a Califórnia inteirinha empanturrado de malas, e economize uma boa grana com os preços mais amigáveis de Las Vegas (Yep! A incidência de impostos em Nevada é bem menor do que na Califórnia e a mão de obra é mais barata, isso barateia suas compras um bocado).

Pra saber mais sobre os outlets da Califórnia, veja este post.

Percorra a Highway 1 no sentido correto

De volta ao assunto início de viagem, outra grande vantagem de começar em San Francisco é percorrer a Highway 1 (estrada cênica que conecta San Francisco à Los Angeles pela costa) no sentido correto e sempre olhando para o mar. Isso faz com que a viagem seja mais mais bonita, mais segura ( já que evita ficar cruzando e descruzando a estrada loucamente), e diminui suas chances de passar reto de alguma parada importante.

A viagem entre San Francisco e Los Angeles (ou San Diego para quem tiver mais tempo) é uma das viagens de carro mais lindas do mundo, e acredite, fazer a viagem no sentido San Francisco – Los Angeles, e não ao contrário, faz toda a diferença.

Julia Pfeiffer Burns State Park - Big Sur

Big Sur: Vista do mirante do Julia Pfeiffer Burns State Park

Comece a viagem sem carro

Você não precisa de carro para conhecer bem San Francisco. Fato. Arrisco dizer que alugar carro é uma das grandes frustrações e motivos de dor de cabeça de quem vem a cidade pela primeira vez (veja neste post por que você não precisa de carro em San Francisco). San Francisco tem um trânsito chatinho (especialmente em alta temporada), os estacionamentos custam caríssimo (muitos hotéis cobram entre $35-$80 por dia de estacionamento) e há mais carros do que vagas nas ruas.

Eu se fosse você não alugaria carro em San Francisco (dá pra fazer todos os passeios combinando transporte público e Uber/ Lyft) e pegaria o carro somente no último dia, na hora de ir embora da cidade para continuar o roteiro pela Califórnia.

Vai por mim: Começar em San Francisco evita que você tenha que pagar diárias caríssimas de estacionamento de carro alugado, ou que você tenha que devolver o carro na chegada pra pegar na saída.

Bondinho - San Francisco

O famoso bondinho de San Francisco

Sugestões incríveis de roteiros pela Califórnia

San Francisco é ponto de partida de alguns roteiros hiper interessantes pela Califórnia. Aí vão algumas das minhas viagens preferidas:

A) Highway 1 sentido Los Angeles

Percorrer a costa da Califórnia é uma dessas viagens inesquecíveis e que merece ser vivida pelo menos uma vez na vida. Monterey, Carmel, Big Sur, Santa Barbara e Santa Monica são algumas das cidades mais lindas deste trecho que sem dúvida nenhuma vai conquistar seu coração.

O segredo é planejar a viagem com calma e dedicar pelo menos 3 ou 4 dias para explorar a Costa da Califórnia da forma como ela merece ser explorada. Veja aqui alguns posts redondidnhos para planejar sua viagem:

Santa Monica

Final de tarde em Santa Monica

B) Highway 1 sentido Oregon

O trecho norte da Highway 1, ou seja, o trajeto entre San Francisco e Crescent City (quem quiser pode continuar a seguir até Portland, Seattle ou porque não Vancouver no Canadá) é uma das viagens mais subestimadas da Califórnia, e quer saber? Vocês não tem ideia o que estão perdendo! A viagem é SIMPLESMENTE maravilhosa e repleta de cantinhos incríveis e pouco visitados. Já fiz o trajeto duas vezes e não me canso de repetir. Veja aqui um roteiro redondinho pra curtir este trajeto:

Califórnia, Las Vegas e Nova York

Pigeon Point Lighthouse no Norte da Califórnia

C) Parques Nacionais da Califórnia

Quando o assunto é parques nacionais sou suspeita pra falar, AMO os parques nacionais norte americanos e considero o Yosemite Park o lugar mais lindo do mundo, sem exageros, já visitei o parque mais de dez vezes e não me canso de repetir a viagem, tô pra ver lugar mais lindo! San Francisco está a cerca de 3 horas da boca do Yosemite, e partir dele você pode visitar o Sequoias National Park, Kings Canyon, Joshua Tree National Park e Death Valley. Veja aqui alguns posts para te ajudar a planejar esta viagem:

Yosemite Park no Inverno

Yosemite Park no inverno

D) Rota do vinho Californiano

Se você curte um bom vinho, a Califórnia está repleta de regiões vinícolas incríveis e que vão te encantar. O estado tem desde regiões conhecidas mundialmente como Napa e Sonoma Valley, como regiões menorzinhas, repletas de charme e com vinhos deliciosos como o Vale de Santa Inez (perto de Los Olivos), a Região de Paso Robles (perto de San Luis Obispo), Russian River e a minha queridinha AndersonValley. Aí vão alguns posts para te ajudar a planejar a viagem:

Napa Valley

Napa Valley

E) California para iniciados: de Tahoe à Mammoth Lakes

Se você já conhece o básico da Califórnia e quer desbravar novos cantinhos, aí vai uma sugestão MARAVILHOSA de roteiro. Comece a viagem em San Francisco, siga para Lake Tahoe, Yosemite Park e feche em Mammoth Lakes. Quem tiver mais tempo pode continuar até Las Vegas seguindo pelo Death Valley National Park. Este é um roteiro ideal para o verão ou final de primavera, quando todas as estradas estão abertas. Alguns posts para te ajudar a planejar esta viagem:

Mammoth Lakes

Mammoth Lakes: uma das minhas paradas preferidas na Califórnia

E aí, está convencido que San Francisco, seu ponto de partida ideal para explorar a Califórnia?

Qual dos roteirinhos acima você curtiu mais?


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em San Francisco


Guarde esta dica no Pinterest!

Saiba porque San Francisco é seu ponto de partida para explorar a Califórnia. Ideias de roteiros para viagens incríveis!

Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

4 comments

  1. Thaís 25 janeiro, 2018 at 22:04 Responder

    Oi Mari,

    Estou seguindo muito as suas dicas aqui do blog para montar meu roteiro, eu falei com você antes e me sugeriu até ficar mais dias em São Francisco, como vou com um bebê de 1 ano e meu voo é para Los Angeles, vou de avião, já que já vamos de carro até Las Vegas. Sabe me dizer se tem opção de lugares onde consigo deixar as malas enquanto estamos em São Francisco? Porque para despachar tudo ficaria bem mais caro eu imagino, somos 4 adultos, cada um provavelmente com duas malas.
    Adorei as dicas!! As do Instagram também são muito legais, as que não falam de viagem também!! 😉
    Beijo

    • mari vidigal 25 janeiro, 2018 at 23:10 Responder

      Oi Thaís,
      Não conheço e nem sei da existência de lugares pra vc deixar as suas malas, vou pesquisar e qq coisa passo aqui pra te contar.
      Mas se eu puder te dar mais uma dica de coração: Por que trazer duas malas por pessoa? Tente viajar mais leve e deixe as compras para LV que é bem mai barato que a Califórnia e evita que vcs fiquem viajando com tanta coisa! Viajar eleve exige um pouco de desapego, talvez uma lavagem de roupas ou duas durante a viagem (e é bem facil, rápido e barato lavar roupas aqui na Cali), mas te abre possibilidades incríveis e evita um montão de perrengues!
      Beijos

    • mari vidigal 25 janeiro, 2018 at 19:28 Responder

      Oi fernanda,
      Não. A estrada continua fechada entre Samon Creek e Bud Creek devido ao grande deslizamento de terra.
      A viagem continua valendo a pena e minha melhores dicas estão aí no post.
      Beijos

Post a new comment

Veja também