Desvendando Lisboa (Parte III)
Tínhamos mais dois dias em Portugal e já havíamos explorado a maior parte de Lisboa, decidimos então que hoje percorreríamos as ruas do Bairro de Belém e amanha visitaríamos a cidade de Sintra conforme nos recomendou o dono do nosso Hostel, um portuga gente boníssima que já tinha acertado em todas as outras dicas.
Começamos nosso dia pelo elegante Mosteiro dos Jerónimos, um monumento da era dos descobrimentos erguido em 1501 quando Vasco da Gama retornou a Portugal, com o dinheiro da venda das especiarias trazidas das Índias e encomendado pelo Então Rei de Portugal Manuel I. O estilo arquitetônico do mosteiro, ficou conhecido como arquitetura Manuelina.
Ficamos muito impressionados com a Riqueza e com a quantidade de detalhes, tudo muito lindo, da Porta ao Claustro, do teto ao chão.
Ali estão enterrados alguns reis de Portugal, e também há túmulos para Vasco da Gama e Luis de Camões. Fiquei meio confusa porque já havíamos visto o tumulo de Vasco da Gama no Panteão, que definitivamente é mais novo que esse monastério, então fiquei meio em dúvida qual dos dois túmulos está valendo. O do Mosteiro dos Jeronimos, é sem dúvida mais bonito e mais ornamentado.
Comece sua visita pela igreja, mas não saia de lá sem visitar e sem subir no Claustro… bem bonito.
Entre o mosteiro Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém há uma bonita praça com uma fonte de cavalos de Xadrez e outra repleta de Brasões Reais. De lá dá para tirar umas fotos bem bonitas do Mosteiro.
Continuando nossa próxima parada foi a Torre de Belém, também encomendada por Manuel I, para servir de fortaleza protetora. A Torre antigamente estava muito mais longe da margem do que esta hoje, e era a última referencia de Portugal para os navegantes que saiam para as índias e a primeira que eles viam no retorno.
A torre de Belém é bem mais bonita do que eu imaginava, repleta de detalhes arquitetônicos e uma bela vista para o Tejo.
De lá seguimos para o monumento dos descobrimentos, uma espécie de Caravela recheada com os grandes descobridores dos mares como Vasco da Gama, Pedro Alvares Cabral e Fernão Magalhães. O monumento foi construído em 1960 para homenagear os 500 anos da Morte de Henrique, o navegador.
Depois disso fomos até a famosíssima fábrica dos pasteis de Belém, uma das docerias mais tradicionais do planeta, e que abriu as portas em 1837. Ali surgiram os pasteis de Belém que tanto amo e que sabiamente comprei três pasteizinhos só para mim. Tava uma delicia! O melhor pastel de Belém que eu já comi na vida.
Com o pastel comprada, tivemos uma certa dificuldade de achar mesa. A casa estava lotada, vive lotada, mas mesmo assim você não pode deixar de conhecer, é parada obrigatória!!!
Meu único arrependimento foi não ter visitado o museu dos Coches que fica ali pertinho, um museu repleto de ornamentadas carruagens legais. Vi algumas fotos e acho que deve valer a pena. Alguém ai já foi lá? O que achou?
Assim terminamos nossa visita em Lisboa, no dia seguinte fomos a cidade de Sintra… mas essa já é uma outra história e um outro post!
Localize-se
Para Chegar em Belém
-Ônibus: 727, 28, 729, 714 e 751
-Bondinho: 15
-Trem: estação de Belém
-Barco: estação fluvial de Belém
Mosteiro dos Jerónimos
http://www.igespar.pt/pt/monuments/40/
Entrada: 7 euros
Entrada conjunta: Mosteiro + torre de Belém + palácio da ajuda: 13 euros
Inverno: das 10:00 as 17:30 | no verão aberto até as 18:30
Torre de Belém
http://www.igespar.pt/pt/monuments/41/
http://www.torrebelem.pt/pt/index.php
Torre de Belém 1400-206
Entrada: 5 Euros
Inverno: das 10:00 as 17:30 | no verão aberto até as 18:30
Pasteis de Belém
http://www.pasteisdebelem.pt/pt.html
Rua de Belem, 84
De segunda a Sexta das 09:00 as 22:00
Veja também:
Desvendando Lisboa – Parte I: https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/11/06/desvendando-lisboa-parte-1/
Desvendando Lisboa – Parte II: https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/11/10/desvendando-lisboa-parte-ii/
Dicas para comer MUITO bem em Lisboa: https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/11/23/tres-dicas-para-quem-quer-comer-muito-bem-em-lisboa/
Sintra: Um lindo bate e volta de Lisboa: https://ideiasnamala.wordpress.com/2011/11/18/sintra-um-passeio-pela-historia-de-portugal-a-40-minutos-de-lisboa/
O museu dos coches vale mesmo muito a pena, é considerada a melhor colecção de carruagens reais do mundo e agora com o acrescento do novo espaço irá expor carruagens até então desconhecidas, uma dica para quem visita a zona e claro não percam o palácio da ajuda é simplesmente brutal
Luffi,
Queria muuuuito ter visitado o museu dos Coches e infelizmente não deu tempo!
Tive que deixar para minha próxima ida a Lisboa!
Abraços e obrigada pela visita
olá
faltou uma dica super interessante! No domingo até o inicio da tarde a entrada é livre na Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos.
Boa!!! Vou colocar!
Abraços
Obrigatório conhecer o Museu dos Coches no espaço habitual, pois vais mudar, para um edificio moderno não sei como vai ficar a colecção.