Dosa on Valencia: comida do sul da índia em San Francisco

Gosta de comida Indiana e quer provar algo diferente, delicioso e super autêntico? Minha sugestão é o Dosa on Valencia, um restaurante especializado em comida do sul da Índia que serve Dosas deliciosos, bowls de arroz com curries coloridos e lassis de manga que você precisa provar! Pronto para ser encantar com a culinária do sul da Índia?

O que é uma Dosa?

Dosa é uma espécie de crepe feito com arroz e lentilha fermentada. Cumprido, crocante, macio e um tiquinho oleoso. Na Índia a dosa mais comum – a masala dosa – é recheado com batata, cebola e especiarias indianas e servida com curry de lentilha e outros molhinhos. A Dosa on Valencia tem sabores mais incrementados de dosa, já provei o de cordeiro, o de queijo tradicional (versão kids) e o de panner.

Dosa on Valencia
Sente só o tamanho da minha Dosa: a panqueca é bem levinha, mas eu nunca aguento tudo e sempre levo um pouco para casa

Minha experiência no Dosa on Valencia

Entramos no Dosa on Valencia pela primeira vez (fazem uns belos 5 anos) totalmente por acaso. Estávamos famintos e atrasados, mas a fome bateu mais forte que o atraso e resolvemos comer algo rápido antes de seguir para o evento de networking (melhor ideia de todos os tempos). Antes de entrar perguntamos para a hostess: “É rápido? Precisamos sair o quanto antes” e ela respondeu: “Se vocês sentarem no balcão e pedir rápido eu agilizo na cozinha”. E eu respondi: fechado!

Dosa on Valencia
Ambiente do Dosa on Valencia
Dosa on Valencia
motivo indiano nas paredes do Dosa on Valencia

Escolhemos pela comida indiana, mas não tínhamos ideia o que era uma dosa – a especialidade da casa e uma dessas comidas que você precisa provar – e por sorte vi o garçom trazendo uma delas para a mesa ao lado e falei para o Rafa, amigo do mestrado e um super companheiro de passeios: “Quero uma dessas”, e ele respondeu: “já pede logo duas”. Pedi uma Dosa de carne de cordeiro tão boa, que guardei o prato na memória para voltar ao restaurante e pedir igual.

Quanto as dosas, foi amor a primeira mordida: gostei tanto dessa panqueca indiana fininha e crocante servida com molhinhos apimentados que cheguei na Índia mal intencionada a comer a maior quantidade de dosas, que encontrasse durante meu 1 mês na índia. Pena que Dosa é comida do sul da Índia e eu só visitei o norte, ainda assim consegui arrematar umas duas ou três.

De volta ao Dosa on Valencia – e dessa vez com família

Para comemorar nossos 7 anos de casados, queríamos algo descontraído – para poder visitar com nossos pequenos de 1 e 3 anos sem dó – e ao mesmo tempo especial. Foi aí que sugeri o Dosa on Valencia (eu estava morrendo de vontade de comer comida indiana e não comia dosa há séculos) e o Gu topou.

Fizemos uma programação toda especial com passeio pelo Mission (amo esse bairro), café no Craftsman and Wolves (sempre delicioso), parquinho do Dolores Park (ótimo para gastar energia dos pequeninos) e almoço do Dosa on Valencia. Acho que falei tanto da Dosa de lá que o Gu esperava mais, mas eu gostei tanto que vim aqui dividir a experiência com vocês.


Quem acompanha meu instagram viu todos os momentos deste passeio e várias dicas legais do que visitar em Mission no Stories! Tem sempre dica boa da Califórnia e do mundo por lá! Tá esperando o que para seguir?


O que pedimos:

Era almoço de domingo, então pedimos o combo Dosa + Mimosa (considerado brunch). Aliás, você sabia que dosa é comida de café da manhã na Índia?

Dosa on Valencia
Nossas Mimosas: Romã e Manga com champanhe

O Gu foi de Mimosa de manga (viajou na escolha, tava bem fraca) e dosa de Panner Masala (queijo branco indiano). Ele ficou meio desapontado que a dosa dele veio dobradinha enquanto a minha veio no formato da tradicional, mas achou boa.

Dosa on Valencia
Dosa de Panner Masala

Eu fui de mimosa de Romã (hummmm!) e dosa de cordeiro – que de 5 anos para cá mudou um pouco o formato. Hoje o cordeiro é servido em um curry meio que um creme, quando provei a primeira vez eram cubinhos, mas continua apimentado como eu lembrava e bem saboroso. Aliás, se pimenta não for seu forte, talvez o Dosa on Valencia não seja a melhor pedida de San Francisco para você, deixo aqui minhas dicas de onde comer bem em San Francisco com várias outras opções deliciosas.

Dosa on Valencia
Minha dosa gigante de cordeiro

E para as crianças pedimos um lassi de manga (iogurte batido com manga – é maravilhoso!), dosa de queijo e uma porção de arroz de côco. O Tom nem quis provar a Dosa e deu umas beliscadas no arroz, já o Caio comeu a dosa inteira sem pensar duas vezes.

Bar completo

O Dosa on Valencia, e seu irmão mais pop DOSA on Fillmore (pertinho da Japan Town), são dois cantinhos adorados pelos San Franciscanos para curtir um Happy Hour ou jantar com os amigos. A casa tem um bar completo e os drinks são ótimos!

Quanto custa o Dosa on Valencia?

Nosso almoço saiu $66 + gorjetas, ou seja, caro para um restaurante indiano, mas um bom custo x benefício considerando os padrões de San Francisco.

Dosa on Valencia
Menu do Dosa on Valencia (Agosto/2019)

E vale a pena experimentar o Dosa on Valencia?

Sem dúvida! Dosa é sempre um boa pedida, ainda mais se for bem feitinha como a do Dosa on Valencia. Recomendo a pedida!

Planeje sua visita

Dosa on Valencia (Site Oficial)

Endereço: 995 Valencia St.

Veja a localização no Google Maps:

Horários de funcionamento:

  • Aberto todos os dias das 17h30 às 22h
  • Abre para almoço sábados e domingos das 11h30 às 15h

Como incluir o Dosa on Valencia no seu roteiro

O Dosa on Valencia combina com um passeio pelo Mission (bairro latino, repleto de grafites coloridos) e pelo Castro (o bairro gay de San Francisco). Só se programe bem porque durante a semana o Dosa só abre durante a noite!

E, para quem está por San Francisco pela primeira vez, não posso deixar de recomendar 3 posts básicos:

Guarde esta dica no Pinterest!

Conheça o Dosa on Valencia, um restaurante delicioso em San Francisco.


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário