Dicas para organizar suas próximas férias

Como a maior parte das pessoas que trabalham, tenho férias uma vez por ano, e vocês não tem idéia como é difícil conciliar estes 30 dias, minhas idéias, meu marido, o trabalho e obviamente o budget.

Imaginem só que minhas próximas férias serão em março, e nestes últimos meses já pensei em tantos destinos… desde um mochilão a Argentina, uma viagem pelo Pantanal, Turquia, França e acabei me decidindo pela Australia. Como podem ver sou super decidida.

Mas na verdade a ideia principal deste post não é relatar minha indecisão, mas sim dar dicas de como escolher a viagem ideal para o tamanho das suas férias e do seu bolso.

1) Viaje fora de temporada

A primeira das dicas, é sempre que possível evitar os meses dezembro, janeiro e julho – estes são os meses de férias escolares e de alta temporada o que quer dizer lugares mais cheios e preços evidentemente maiores.

2) Planeje suas férias com antecedência

Se você tem filhos em idade escolar, ou por qualquer outro motivo, não tem a flexibilidade de escolher as suas férias a dica é se programar com antecedência, muitos hotéis e companhias aéreas tem tarifas com desconto de até 20% para compras antecipadas – antecipadas, quer dizer com mais de três meses de antecedência). E para quem gosta de parcelar, antecedência muitas vezes pode significar condições de pagamento melhores.

Você tem filhos pequenos? Se sim vale a pena lembrar que muitos hotéis oferecem facilidades incríveis para crianças, como recreação, play ground, show e festas, muitos hotéis oferecem estadias grátis para crianças de até 12 anos, o ideal é comparar e ver qual o seu perfil e onde você gostaria de passar suas férias.

3) Determine seu budget

Agora você deve estar se pensando: de que adiante saber buscar preços e passagens online se eu não tenho a mínima idéia para onde ir? Uma boa dica para começar é, determinar o seu budget, ou o valor máximo que você planeja gastar na viagem. Escolhi do valor, você tem duas alternativas diferentes:

A) Buscar um pacote de viagens dentro do valor que você planeja gastar

Nesse caso é só visitar o site das agências que você gosta e buscar pacotes que se adequem ao seu valor.

B) Montar a sua viagem do zero

Depois de determinar seu budget é hora de desenhar a viagem. Quando estou em dúvida de onde ir, começo buscando promoções de vôo (com antecedência & fora de temporada, dá para encontrar mais alternativas), escolho dois ou três opções que façam sentido e antes de comprar o vôo vejo os preços de hotel/hostel e principais passeios.

O barato sai caro

Muitas vezes o vôo é super barato, mas o custo de vida da cidade é tão alto, que inviabiliza completamente a viagem. Por isso pesquise hotéis e passeios ANTES de comprar a passagem.

4) Use e abuse da tecnologia

-Sites e aplicativos para planejar sua viagem

Existem muitos aplicativos bacanas que podem te ajudar a viajar melhor e mais barato. Neste post fiz um resumo dos meu preferidos. Eu costumo combinar vários deles para baratear minhas viagens. Dá trabalho mas vale a pena!

5) Inspire-se

-Leia blogs de viagem

Definido o destino, use e abuse dos blogs de viagem para pesquisar dicas, roteiros e não se meter em roubadas. Além do Ideias na Mala, tem muitos blogs bacanas na Viajosfera.

-Colecione seus posts preferidos com o Web Clipper

Eu costumo colecionar meus post preferidos no Evernote usando o Web Clipper .

6) PLANEJE-se: Vistos, Vacinas & Malas

Precisa de visto?

Tá pensando em viajar para fora do Brasil? Informe-se se o país que você quer visitar precisa ou não de visto, e fique ligado no prazo médio para a expedição do visto (conheço muita gente que já perdeu viagem comprada por não se informar direitinho). Confira também todos os documentos necessários para a solicitação do visto. Se faltarem documentos, você tem uma bela chance de ter o visto negado o que dar ser uma bela dor de cabeça.

Clima & Temperatura

Pesquise a estação do ano  e a temperatura média do lugar que você pretende ir, cinco minutos de pesquisa podem evitar que você se meta numa praia maravilhosa em plena estação de chuvas ou uma mala enorme cheia de coisas que você não precisa.

Limite de peso de bagagem

 

E falando em mala, saindo do Brasil cada companhia aérea tem um limite de peso diferente, especialmente em vôos internos, pesquise isso antes da viagem para não ter surpresas.

Dica:  muitas vezes vale a pena pagar por uma mala extra do que exceder os quilos. As companhias aéreas cobram bem caro por cada quilinho a mais.

7) Organize-se

Antes de embarcar, confira todas as suas reservas e guarde uma versão digital de todos os seus documentos reservas na nuvem (Google Drive, Dropbox ou Evernote) isso ajuda muito caso você perca algum de seus documentos.

E pra quem quer umas dicas mais avançadas, este post aqui pode te ajudar!

 

 

Planeje sua viagem

Comentários (2)

É exatamente desse post que eu precisava. Muito obrigada.
Beijos

Deixe o seu comentário