Canadá: Roteiro de 6 dias por Quebec, Montreal e Ottawa

Tá indo para Toronto e quer conhecer a parte Francesa do Canadá? Veja este roteiro de 6 dias por Quebec, Montreal e Ottawa cheio de dicas incríveis para quem quer fazer uma viagem parecida!

Os amigos Vera, Inez, Marcos e Roi fizeram uma viagem incrível por essas cidades. Eles voaram de Toronto para Quebec, alugaram um carro e dirigiram de volta até Toronto. Com vocês o roteiro de viagem deles. Total de Km rodados: 1.285km (incluindo rota Ottawa – Toronto).

Texto: Vera, Inez, Marcos e Roy

Para facilitar a sua navegação por esse post, preparamos um menu clicável para você ir direto ao ponto:

Carro, trem ou avião?

Como Quebec é a cidade mais distante em que iríamos nessa viagem e fica há 730 km de Toronto, porta de entrada para a maioria das pessoas que visitam o Canadá (e nossa também), achamos que fazia sentido fazer apenas um trecho da viagem de carro. Sendo assim, optamos por ir até Quebec de avião, alugar um carro lá e devolvê-lo chegando em Toronto.

É muito comum também fazer parte dessa viagem de trem. Porém, como estávamos em quatro pessoas e queríamos ter mais flexibilidade de tempo para pararmos sempre que quiséssemos, optamos por alugar um carro e fazer o percurso Quebec, Montreal e Ottawa com ele.

Vista dos Campos no Outono, cidade de Montreal

Roteiro detalhado no Canadá:

Dia 1 – Toronto – Quebec

Voamos de Toronto para Quebec de Air Canadá, em um avião bem pequeno, turboélice. Depois de 01h30min de vôo, chegamos em Quebec. Retiramos o carro alugado no aeroporto e fomos direto para o hotel.
Nosso hotel ficava fora da cidade e tinha estacionamento e café da manhã inclusos. Foi o hotel mais barato da viagem e pelo preço que pagamos, foi ok.
Optamos por ficar fora da cidade, porque a parte turística de Quebec oferece hotéis bem mais caros, e é uma área com estacionamentos por perto.

Jantar no La Grolla
Como já era noite, fomos jantar no La Grolla, um restaurante que fica na parte nova de Quebec, bem próximo à cidade velha. É um restaurante de fondue, com diversas opções, sabor maravilhoso e ótimo serviço.

Um pouquinho sobre a história de Quebec

Quebec é a capital da província de Quebec (assim como São Paulo ou Rio de Janeiro) e os canadenses costumam chamá-la de Quebec city ou simplesmente Quebec. Essa é a única província francófona do Canadá.
É a única cidade murada entre Canadá e Estados Unidos. O muro foi construído pelos ingleses após a guerra de 1812 contra os Estados Unidos. Essa é uma das cidades mais antigas do Canadá e é uma cidade bem européia, tanto na aparência, como por ter o francês como língua oficial.

Aluguel de carro

Minha sugestão é que você alugue um carro como contamos nesse post. E para você fazer um bom negócio, nós recomendamos a Rent Cars, um comparador de locadoras que te ajuda alugar carros baratos nas melhores companhias, dá para pagar em reais (sem IOF) e parcelar em até 12x sem juros.

Dia 2 – Quebec

A melhor forma de visitar Quebec é explorar a cidade velha a pé, e se perder em seus encantos.
Paramos o carro no estacionamento público que fica próximo ao muro da cidade velha, e iniciamos nosso passeio pela Citadelle.

Quebec - Canadá
Cidade velha de Quebec

A Citadelle

A Citadelle é uma base militar construída para ser um forte da cidade em um ponto estratégico, bem na curva do Rio São Lourenço, o principal Rio do Canadá (que liga Toronto e os grandes lagos ao oceano atlântico). Para visitar a Citadelle, você tem que pagar um ingresso (Cad 18,00 para adultos e Cad 16,oo para estudantes) para ver a área interior do forte.

Porém, se você quiser só ver a vista de lá, você pode subir no muro que fica atrás da Citadelle e contorná-la, caminhando pela grama. Optamos por fazer isso, e chegamos na margem do Rio São Lourenço, com a Citadelle a nossa direita e toda a cidade antiga de Quebec a nossa esquerda.

Quebec - Canadá
Vista de Quebec

Boardwalk

Dali, seguimos caminhando pelo Boardwalk, e em seguida andamos pelas ruas da região, cheia de cafés, lojinhas e igrejas, tudo em um estilo bem francês. Os destaques para essa parte alta da cidade velha são:

• Hotel Fairmont frontenac: É um prédio bem bonito, o maior da região
  • Igreja de Notre Dame: Uma igreja bem bonita
  • A prefeitura de Quebec: Durante a nossa visita (no meio de outubro) estava toda decorada com o tema Halloween

E olha só que graça as ruas da cidade velha:

Dali, seguimos caminhando e descemos um morrinho para chegar na cidade baixa.

A cidade baixa
É um local ainda mais charmoso que a cidade alta. Também lotada de cafés, lojas e cheio de paredes grafitadas e locais super fotogênicos.

Dica: A melhor foto de Quebec

Lá de baixo, é possível pegar um ferry que os locais usam como transporte entre Quebec e Levis, a cidade que fica na outra margem do Rio São Lourenço. Do ferry, sem que você tenha que descer em Levis, você pode tirar uma foto incrível, de toda velha Quebec.

Ilha de Orleans

Depois de explorar muito a cidade velha, pegue o carro e dirija até a Ilha de Orleans, que fica há 10 minutos de Quebec, também do outro lado do rio São Lourenço.

Ilha de Orleans - Quebec
Ilha de Orleans – Quebec

Como fizemos a viagem no outono, a ilha estava um espetáculo! É uma ilha muito calma, com muitas árvores de maple e super bucólica. Demos uma volta e ficamos maravilhados com a beleza e suas cores.

A Cachoeira de Montmorency
Saindo da ilha demos de cara com a cachoeira de Montmorency. É uma queda d’água bem grande, e sobre ela é possível atravessar uma ponte a pé ou subir/ descer de bondinho perto da cachoeira ( A subida custa Cad 14,95 ida e volta + a entrada no parque de Cad 7,57 por carro) .

Quebec
Cachoeira de Montmorency

Como ainda iríamos para Montreal nesse dia, e tínhamos uma viagem de 260km pela frente, achamos melhor ver a cachoeira apenas do carro.

Dia 3- Montreal

Começamos nosso passeio em Montreal tomando café da manhã no Marché Jean Talon (7070 Henri-Julien Avenue, que com certeza foi o melhor café da manhã que tomamos na viagem, delicioso, com direito a sanduíche de queijo brie.

O mercado tem uma série de cafés, barracas vendendo frutas e especiarias. É todo arrumadinho, daqueles que dá vontade de comprar tudo, e tem uma comida mais saborosa que a outra!

Para circular em Montreal

Andamos por Montreal de metrô, que é a forma mais fácil de circular na cidade. O metrô é bem extenso e cobre grande parte da região que visitamos nos dois dias que passamos lá.

Mont Royal & Miles End

Saindo do mercado, paramos na estação Mont Royal e caminhamos pela avenida Mont Royal, e Mile End, uma região bem gostosa de andar, cheia de lojas, cafés, e que fazem parte da região do plateau de Montreal.

Montreal - Canadá

Almoçamos na St Viateur Bagel (263 Rue Saint Viateur ). O restaurante tem diversas opções de sanduíches com pão tipo bagel que é realmente sensacional! Eles vendem o pão fresco 24 horas por dia, e a St Viateur é uma das responsáveis pela fama que Montreal tem de ter os melhores bagels do Canadá (a outra panificadora famosa de Bagel famoso é a Fairmount).

Place des Arts, um complexo cultural

Continuamos nosso passeio pela Place des arts, um complexo cultural com museus,  a orquestra sinfônica de Montreal, o Le Grand ballets Canadien e a opera de Montreal.

Lá visitamos o Museu de arte contemporânea (Cad 10,00) que fica no quartier des spectacle. Na saída, vimos diversas pessoas com aventais cheios de tinta e ficamos curiosos. Elas tinham se inscrito para a aula de pintura oferecida quinzenalmente pelo museu, muito legal!

Place d’Armes

Seguimos dali direto para a Place d’Armes, que é onde fica a basílica de Notre Dame.
Caminhamos pela rua de Notre Dame e passamos pelo palácio da justiça, e pela prefeitura, que apesar de não estar decorada para o Halloween também estava maravilhosa, com uma praça na frente cheio de árvores multicoloridas por conta do outono. De lá, descemos para o antigo porto da cidade e ficamos pirando nas árvores com folhas amarelas, verdes e vermelhas.

Quartier Latin
Depois de tirarmos um photo book das árvores, pegamos o metrô e fomos para o Quartier Latin para assistir ao jogo do Blue Jays (único time de beisebol canadense e que estava participando dos play offs pela primeira vez desde 1993- uma grande comoção no país!). O Quartier Latin de Montreal também tem muitos bares e restaurantes, mas, não se compara com o Quartier Latin de Paris, esse é bem mais humilde!

Dia 4 – Montreal

Pegamos nosso carro que tinha ficado no estacionamento todo dia anterior e fomos para a região do Parque Olímpico de Montreal.

Montreal - Canadá
Parque Olímpico de Montreal

Lá, além do parque olímpico, que sediou as olimpíadas de 1976, há também um espaço chamado Espace Pour la vie, que tem um jardim botânico, um planetário, um Insectario e um Biodome, todos com ingressos que podem ser comprados individualmente ou em conjunto.

Nosso grupo se dividiu e uma parte foi no Biodome e outra no Planetário. Todos amaram a experiência!

O Planetário, um passeio maravilhoso

No planetário (Cad 19,75), vimos dois shows, um sobre por que Plutão não é mais um planeta (você sabe porquê? É porque em 2006, a União Astronômica Internacional criou uma definição formal do termo planeta, isso porque ele não tem dominância de sua orbita) e um show sobre o universo negro, em que podíamos optar em sentar em cadeiras bem confortáveis (como cadeira de praia) ou deitar em puffs no chão. Deitamos nos puffs e foi demais!

Bio Dome

O Biodome é um espaço com uma série de ecossistemas criados em um local fechado, em poucos passos você viaja da Floresta Amazônica, ao inverno Canadense, e logo volta ao outono, apenas mudando de ambiente. O legal é ver várias espécies de animais, pássaros e árvores, além de poder ler e escutar um pouco mais sobre elas ao longo de uma caminhada de 1h30/2h. O que mais nos encantou foi ver o lince e as marmotas hibernando. É um passeio que vale bastante a pena se você passar pelo Parque Olímpico.

O Parque Olimpico de Montreau

Acabando as duas atrações, fomos para o Parque olímpico. Primeiro visitamos a piscina olímpica, que continua sendo usada para aulas de natação, e seguimos para a Torre (Cad 32,25), que tem observatório da cidade, e de onde é possível ver toda a ilha de Montreal.

Saindo de lá, fomos almoçar no Plateau, na rua Saint Denis, uma rua bem famosa da região, cheia de bares e restaurantes. Essa rua estava toda decorada, em clima festivo. A decoração era resquício do verão, em que uma das faixas de carro é fechada e enche de pallets vermelho, para estender a calçada das ruas e dar espaço para que os restaurantes avancem suas mesas pelas calçadas. No outono já não estava mais assim, mas alguns dizeres que atravessavam a rua continuavam por lá!

Mont Royal

Saímos do parque e fomos conhecer o mont Royal, uma montanha que fica bem no meio da ilha de Montreal e que da o nome a cidade. No dia anterior, apesar de termos chegado até o pé da montanha, optamos por não subir, já que é melhor chegar de carro até o observatório da ilha.

Montreal - Parque Olímpico
Vista do alto do Mont Royal

Do observatório tivemos uma boa vista da cidade, que com exceção do Mont Royal, é bastante plana. Seguimos depois para o Oratório de São José, que fica do outro lado do Mont Royal, e é uma igreja enoooorme. Tão grande que nos fez lembrar da Basílica de Aparecida. A visita é incrível e também tivemos uma ótima vista da cidade.

Montreal
Oratório de San José – Montreal

Circuito de Fórmula I

Para terminar nosso passeio por Montreal, fomos até o circuito Gilles Villeneuve de Fórmula 1. O circuito fica em uma ilha e é aberto para visitação. Qualquer um pode fazer todo o trajeto de carro, porém, a velocidade máxima permitida é de 30km/h. 🙁

Saindo de lá, partimos para Mont Tremblanc, uma estação de ski que fica há 130km de Montreal.

Dia 5- Mont Tremblant – Ottawa

Existe uma cidade chamada Mont Tremblant e uma vila chamada Mont Tremblant, que é onde fica a estação de esqui e o hotel. Como no dia anterior chegamos tarde na cidade, ficamos com medo de não ter restaurantes na vila e fomos jantar na cidade. Foi um erro!

A vila tem diversos café e restaurantes, é muito muito charmosa, e com certeza teríamos comido muito melhor na vila do que comemos na cidade. A primeira dica aqui é: não vá para a cidade de Mont Tremblant, siga direto para a vila.

A vila de Mont Tremblant é muito famosa na região por ter diversas pistas de ski e sabíamos que no outono não encontraríamos neve (apesar de ter começado a nevar quando chegamos no pico). Mas, quisemos conhecê-la porque sabíamos que a vila era muito charmosa e que o outono na região era bem bonito. Simplesmente amamos ter parado lá!

Subida de Gôndola

Logo pela manhã demos uma volta na vila, subimos a gôndola que continua funcionando mesmo em outras estações do ano. O panorama da região visto de cima é maravilhoso, e da para ver um mar de árvores, o lago mirror, a vila, e os caminhos das pistas de ski.

Quando descemos da gôndola, demos mais uma voltinha da cidade e partimos para Ottawa, que fica há 150km de Mont Tremblant.

Mont Tremblant - Canadá
Gôndola de Mont Tremblant

Ottawa, a capital do Canadá

Chegamos em Ottawa entrando por Gatineau, que é a cidade do estado de Quebec que faz fronteira com Ottawa, na província de Ontário. É engraçado, porque as duas cidades são divididas por um rio, e são ligadas através de uma ponte, sendo que em Gatineau a língua oficial é o francês enquanto em Ottawa, a língua oficial é o inglês (apesar de ter muita coisa nas duas línguas).

Ponte que divide Ottawa e Gatineau

Chegando em Ottawa

Ao chegar em Ottawa, almoçamos no Bymarket, uma região bem descolada, cheia de restaurantes. Em seguida, fomos ao Rideau Hall, que é a residência oficial da monarquia inglesa no Canadá. Como era final da tarde, a casa já estava fechada para visitação, mas, ficamos curtindo o jardim que estava maravilhoso, lotado de folhas de maple tree das mais diversas cores.

Lá foi o lugar que vimos as árvores mais bonitas de toda a viagem (apesar de termos nos surpreendido com as cores diversas vezes).

Em seguida, passamos em Gatineau para ver a vista de Ottawa. Do Museu da Civilização, que fica bem em frente ao parlamento, porém, do outro lado do rio, onde é possível ter uma vista bem bonita da cidade.

Dia 6 – Ottawa

Logo que acordamos, fomos ao parlamento pegar ingresso para fazermos o tour por lá. A cidade oferece tours gratuitos no parlamento com saídas a cada 15min, em inglês ou francês. O ticket pode ser retirado em um prédio que fica bem na frente do parlamento, do outro lado da rua. Não tivemos problema para pegar ingressos, e conseguimos agendar o nosso tour para o horário que queríamos. No verão e em feriados nacionais, os ingressos podem esgotar. Por isso, se você quiser conhecer o parlamento por dentro, reserve seu ingresso.

Ottawa - Canadá

Ingressos em mãos, fomos passear pelos arredores. Passamos pelo Major’s Hill Park que fica entre o parlamento e uma das pontes que liga Gatineau e Ottawa, fomos ao National Gallery, que do lado de fora tem a escultura Maman, aquela aranha enorme, com 26 ovos dentro, feita por Louise Bourgeois, que existe também em outros cinco museus no mundo, incluindo o Tate Modern, de Londres e o Guggenhein de Bilbao.

Maman no National Gallery de Ottawa

Tour pelo parlamento

Voltamos para o parlamento para fazer o tour que dura menos de uma hora, e passa pelas principais salas usadas pelo primeiro ministro e pelos parlamentares.

A sala mais impressionante de todas é a biblioteca, feita inteira de madeira e a única sala sobrevivente pós o incêndio em 1916. Após o incêndio, o parlamento foi reconstruído da maneira que vimos hoje.

Dica: pra quem vai no verão

No verão, toda noite tem uma projeção nas paredes do parlamento sobre a história do Canadá. É um programa imperdível e geralmente vai do início de julho até o feriado de dia do trabalho canadense (primeira segunda-feira de setembro).

Folhas de Outono e o Parlamento de Ottawa

O Canal Rideau

Saindo de lá, almoçamos, pegamos nosso carro para acompanhar o canal Rideau, que estava com a água bem baixa. No inverno, normalmente entre os meses de janeiro e março, esse canal congela e torna-se a maior pista de patinação do mundo, com 7,8km de comprimento!

Volta para Toronto de carro

Seguimos viagem direto para Toronto. São 411 km, com direito a duas atrações bacanas no caminho: 1000 islands e a cidade de Kingston.

1000 Islands é a região em que o lago Ontário ‘se transforma’ no rio São Lourenço. São mais de mil ilhas nessa região, na qual você pode fazer alguns passeios de barco, além de ser divisa com os Estados Unidos (ou seja, alguns dos passeios envolvem cruzar a fronteira e encarar a imigração).

Kingston é uma cidade na região das 1000 islands, e foi a primeira capital do Canadá. A cidade também tem saídas de barco para as 1000 islands alem de varias atrações históricas.

Como não queríamos chegar tarde a Toronto, voltamos direto, mas deixamos a dica para vocês.

Perguntas & Respostas

Por que vocês escolheram Quebec, Montreal e Ottawa?

Gostaríamos muito de conhecer a parte francesa do Canadá e todo seu contraste com o restante do país.

Qual foi à experiência mais incrível da viagem por Quebec, Montreal e Ottawa?

Amamos ir no planetário! Os dois shows que vimos foram incríveis. E outro momento indescritível da viagem foram as árvores do Rideau Hall, poderíamos ficar dias lá brincando com as árvores e folhas.

Folhas de Mapple coloridas pelo Outono no Rideau Hall

Vocês mudariam algo no roteiro?

Achamos que foi bom a quantidade de dias que ficamos em cada cidade. Quebec e Ottawa, apesar de serem cidades incríveis, podem ser vistas em um dia. Montreal, assim como a maioria das grandes cidades do mundo, tem inúmeras coisas para fazer. Se você quiser se perder na cidade e quiser ir a mais atrações culturais, acrescente mais dias em Montreal, porque tem muita coisa na cidade (inclusive, tivemos muita dificuldade de fechar nosso roteiro de Montreal! O metro da cidade é ótimo, mas, as estações são enormes, com muitas saídas e não foi raro pegarmos a saída errada do metro e ficarmos perdidos do lado de fora da estação!).

Mont Tremblant - Canadá
Mont Tremblant – Canadá

Que dicas você deixaria para outras pessoas que pensam em fazer uma viagem por Quebec, Montreal e Ottawa?

• Montreal: pegue um mapa bom da cidade que tenha o nome de todas as ruas principais. Nosso mapa não era bom e perdemos muito tempo para chegar em alguns locais.
  • Aprenda algumas expressões em francês, para começar a interação com o povo de Quebec.

Sobre os autores:

A Vera, Inez, Roy e Marcos são um grupo de amigos que amam viajar, juntos eles fizeram uma jornada incrível pelo Canadá.

Não esqueça do seguro viagens!

Quem quer viajar sem stress e curtir cada pedacinho do Canadá não pode nem pensar em colocar os pés pra fora de casa sem contratar um bom seguro viagens! Só com o seguro o viajante vai evitar dores de cabeça com atrasos ou cancelamentos de voos, extravios de bagagens, emergências hospitalares, entre outros.

E pra evitar perder tempo na hora de escolher sua apólice, recomendo que você use a Seguros Promo, empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, trazendo o que há de melhor no mercado de acordo com o seu tipo de viagem e orçamento. É simples, rápido e fácil. Clique aqui e faça sua cotação inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Viaje sem stress:

PLANEJE SUA VIAGEM

• ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!