Zaanse Schans: moinhos holandeses pertinho de Amsterdã

9

Há 20 minutinhos de Amsterdã de trem, está a graciosa Zaanse Schans, uma réplica de antiga vila Holandesa dos séculos XVII e XVIII repleta de moinhos antigos que ainda funcionam, fábricas de queijo holandês, fábrica de sapatos de madeira, museus, lojinhas e alguns café fofos.

Zaanse Schans:  moinhos holandeses há 20 minutos de Amsterdã

Zaanse Shans - Holanda

A vila fica as margens do rio Zaan, e o cenário é realmente muito bonito, os moinhos de madeira formam  um semi círculo em torno do rio, e no meio da vila muitas e muitas pontes atravessam as casinhas antigas.

Zaanse Shans - Holanda

A vila é um pouco turistica demais para meus padrões de viagem, mas nem assim deixa de ser um passeio bacana. A entrada é grátis, porém algumas atrações tem entrada paga.

O que fazer em Zaanse Shans:

Passear & fotografar as casinhas típicas:

Com casinhas pequeninas que parecem casas de boneca, qualquer passeio a Zaanse Shans (quem ai arrisca tentar pronunciar isso?) se transforma em uma verdadeira viagem fotográfica. As casinhas são uma mais linda que a outra…

Zaanse Shans - Holanda

Zaanse Shans - Holanda

 

Zaanse Shans - Holanda

Zaanse Shans - Holanda

 

Visitar os moinhos:

Os moinhos são a principal atração de Zaanse Shans. Alguns deles continuam ativos produzindo souvernirs que são vendidos no local e ver o funcionamento de perto é bem legal. Mas sem dúvida, minha parte preferido do passeio é subir no alto dos moinhos e ver a vila de cima.

Moinhos em Zaanse Shans - Holanda

Moinhos em Zaanse Shans - Holanda

Moinhos em Zaanse Shans - Holanda

Acompanhar a produção de queijos cheiroso e sapatos de madeira

E não saia de Moinhos em Zaanse Shans  sem acompanhar a produção de sapatos holandeses  (sabe aqueles sapatos fofos de madeira?! Aposto que muita gente vai sair de lá com pelo menos um par) e provar um pedaço do queijo cheiroso que acabou de ser produzido (minha barriga ronca só de pensar nesse queijo delícia!)

Sapatos de madeira em Zaanse Shans - Holanda

Sapatos de madeira em Zaanse Shans - Holanda

Sapatos de madeira em Zaanse Shans - Holanda

E ah, para quem esta viajando em familia e com crianças este é um  passeio super indicado.

 

Como chegar a Zaanse Schans:

Zaanse Schans é um bate e volta perfeito pra quem sai de Amsterdã e é SUPER fácil de chegar. Da estação central de Amsterdã, pegue o trem para Alkmaar até Koog-Zaandijk, e desca na quarta parada.  Chegando na estação, siga as placas de Zaanse Schans (super bem sinalizado, não tem como errar), são dez minutos de caminhada.

Entrada Grátis. Alguns dos museus são pagos.

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

9 comments

  1. Paulo fernandes 24 maio, 2016 at 23:26 Responder

    Estivemos la em abril 2015 Holanda e um Pais maravilhoso e voltaremos em 2017 quem for nao deixe de ver a casa de Anne Framk

  2. Sandra 22 maio, 2016 at 14:54 Responder

    Olá!
    Primeiramente obrigada pelas dicas maravilhosas que vc posta!
    Gostaria de uma opinião, no meu último dia em Amsterdã terei a manhã livre, pegarei o trem para Paris as 15hs. Será que dá tempo de visitar Zaanse Schans?
    Obrigada!

    • mari vidigal 22 maio, 2016 at 17:08 Responder

      Oi Sandra,
      Por que você não vai para Zaanse Shans no dia anterior e deixa a manhã livre para curtir o que falta em Amsterdã sem pressa e sem grandes deslocamentos? #Ficaaideia
      Beijos

Post a new comment

Veja também

Thun - Suíça

Suíça: um dia em Thun

Saiba o que fazer em Thun, uma cidade gracinha perto de Interlaken (na Suíça) e as margens do lago Thunersee, um lago de águas transparentes rodeado ...