Roteiro de Madrid: o melhor da cidade em 2, 3 ou 4 dias
Está pensando em visitar Madrid, na Espanha? Você chegou ao lugar certo! Saiba o que fazer em Madrid, quantos dias ficar na cidade, os melhores passeios em Madrid, um roteiro bem completo de 2, 3 e 4 dias e muito mais.
Madrid é uma cidade super diversa, vibrante e cheia de vida, com uma infinidade de coisas para ver e fazer. Prepare-se para se apaixonar pelo centro histórico, explorar os salões do Palácio Real, saborear tapas deliciosas acompanhadas de um bom vinho, se deslumbrar com a grandiosidade da Guernica de Picasso e explorar cada cantinho da capital espanhola.
Neste roteiro caprichado, vamos te levar pelos principais pontos turísticos e revelar alguns segredos de Madrid. Pronto para começar?
Este é um roteiro de 3 dias em Madrid — tempo suficiente para ficar por lá. Com 4 dias em Madri dá pra incluir um bate e volta saindo de Madri para Toledo, Ávila, Segóvia ou El Escorial. Agora, se você tem apenas 2 dias em Madrid vale seguir o roteiro dos dois primeiros dias com algumas adaptações: quem gosta de arte moderna, por exemplo, pode trocar o Museu do Prado pelo Reina Sofia — ambos são fantásticos, porém bem diferentes.
O roteiro foi feito para quem quer conhecer Madrid a pé e tem alguns trajetos de metrô. Se estiver cansado, sinta-se a vontade para trocar caminhadas por metrô. Faça tudo no seu ritmo e da forma que mais gostar!
Neste post você vai encontrar:
[Se preferir, basta clicar em cada um dos itens acima para ir direto ao ponto!]
Planeje sua viam para Madrid
Todos os detalhes para você organizar sua viagem para Madrid
Transporte público em Madrid
Madrid tem um sistema de transporte excelente com metrôs e ônibus que funcionam hiper bem. Nem cogite em alugar carro! Calce um sapato confortável para aguentar caminhadas longas – e recomendo que você caminhe bastante, há várias pequenas descobertas pelo caminho.
Para economizar no metrô, a dica é comprar o bilhete com 10 passagens.
Onde ficar em Madrid
O metrô de Madrid funciona que é uma maravilha: as estações são limpas, os trens são rápidos e em pouco tempo você consegue atravessar a parte central da cidade. Assim minha primeira dica para quem busca um lugar bacana para ficar em Madrid é ficar perto de uma estação de metrô e, de preferência, no centro de Madrid (reserve aqui).
Minhas regiões preferidas para se hospedar em Madrid:
- Madrid de Los Austrias com as estações de metrô Sol e Ópera como principais pontos de acesso. Essa área é perfeita para explorar a cidade a pé, de dia ou de noite, e oferece ótimas opções de hospedagem. Adoro o centro de Madrid e me hospedaria ali inúmeras vezes. Veja aqui opções de hotéis na região
- A Grand Via é uma das principais artérias de Madrid e o miolinho onde ficam as estações de Metrô Gran Via e Callao é ultra conveniente para se deslocar pela cidade. Você estará a poucos passos do centro antigo de Madrid pertinho da Praça da Espanha e a uma caminhada deliciosa do passeio dos museus. Adoro e recomendo muito a localização.
- Salamanca é uma pedida certeira para quem busca algo lindo e super bem localizado. O bairro mais chique de Madrid está repleto de boas opções de hospedagem e algumas das ruas mais deliciosas de Madrid para passear como a Calle Serrano e a Calle Velazquez. Uma vantagem de Salamanca é a quantidade de estações de metrô no bairro, são várias: Velazquez, Serrano, Principe de Vergara, Goya e Retiro. Veja aqui opções de hotéis na região
- Chueca o bairro Gay de Madrid é um dos cantinhos mais coloridos e descolados da cidade. A região está repleta de bares bacanas, cafés descolados e um mercado delicioso. Por lá tem poucos hotéis, porém várias alternativas legais de apartamentos para alugar. A região de Chueca é bem servida pelas estações de metrô Chueca e Tribunal. Veja aqui opções de hotéis na região.
- O Bairro das Letras é uma extensão do centro histórico de Madrid, uma região jovem repleta de bares animados e muita coisa legal para fazer. Gosto desta região porque ela fica muito bem localizada entre o centro antigo da cidade (onde estão alguns dos principais pontos turísticos da cidade) e o passeio dos museus. A principal estação e metrô desta região é Antón Martin. Veja aqui opções de hotéis na região
- O Passeio do Prado é conhecido por abrigar três dos melhores museus do mundo: Prado, Reina Sofía e Thyssen – uma região linda que mescla alguns hotéis luxuosos frequentados pela elite de Madrid. Paseo del Prado é uma região linda, coladinho no parque do Retiro e facilmente caminhável para o restante de Madrid. Veja aqui opções de hotéis na região.
- La Latina é o bairro mais boêmio de uma Madrid que dorme pouco. As ruas escuras podem assustar um marinheiro de primeira viagem, mas quer saber? A região é super central e uma ótima pedida para quem procura algo barato e bem localizado. Aos domingos La Latina é palco do maior mercado de pulgas da cidade, o El Rastro, as ruas ficam cheias de gente e a vibe é para lá de divertida. Veja aqui opções de hotéis na região
- Moncloa e arredores é uma região grande que vai da Praça de Espanha até a Universidade de Madrid, uma região estudantil e pra lá de gostosa. O miolinho entre a Plaza de Espanha e o Templo de Debod é um dos meus cantinhos preferidos da cidade e tem opções incríveis de hospedagem. Veja aqui opções de hotéis na região.
Minhas sugestões de hotéis em Madri
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
New Point Opera | Centro de Madri | 9.0 | Ver preços |
Rosewood Villa Magna | Salamanca | 9.4 | Ver preços |
Hostal MH Fuencarral | Chuenca | 8.3 | Ver preços |
Catalonia Atocha | Bairro das Letras | 8.7 | Ver Preços |
Mercure Madrid Centro | Passeio do Prado | 8.4 | Ver Preços |
Estudio 2 personas | La Latina | 8.8 | Ver Preços |
Motel One Madrid | Moncloa | 8.8 | Ver Preços |
Independentemente do bairro que você escolher, o importante é estar bem perto do metrô. E, claro, não deixe de ler as avaliações dos hotéis em Madri para evitar furadas!
Seguro viagem
O seguro viagem é obrigatório para quem viaja para a Europa (leve impresso o comprovante em mãos, pois podem pedir na imigração e na Espanha pedem mesmo) – mas, além dessa obrigação oficial, tenha certeza de que o seguro viagem pode te tirar de algumas enrascadas no caso de emergências.
Aqui no Ideias na Mala, nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos-benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente. Você paga em reais e ainda pode parcelar!
Quer mais desconto?
Inserindo o nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
Principais pontos turísticos de Madrid
Antes de começar a destrinchar o roteiro de Madrid, deixo aqui uma lista dos 10 principais pontos turísticos da cidade
- Estátua do Urso de Madrid
- Plaza Mayor
- Palácio Real
- Catedral da Almudena
- Plaza de Espanha
- Templo de Debod
- Museu do Prado
- Museu Reina Sofia
- Parque do Retiro
- Estádio do Real Madrid (Santiago Bernabéu)
Neste roteiro de 2,3 ou 4 dias de Madrid, visitaremos todos estes pontos turísticos e muitos outros cantinhos não tão famosos mas que vão deixar sua viagem ainda mais especial.
Resumo do roteiro de Madrid
- Dia 1: Centro antigo, Palácio real, Plaza de Espanha e Templo de Debod
- Dia 2: Museu do Prado, Parque do Retiro, Chueca e Tribunal
- Dia 3: Museu Reina Sofia, Bairro Literário, Plaza de Castilla e Santiago Bernabeu
- Dia 4: Toledo, Segóvia, El Escorial ou Ávila
Contratar um tour em Madrid
Há várias opções interessantes e ultra bem avaliadas de tours em Madrid, aí vão algumas das nossas preferidas:
- Free tour por Madrid: um passeio de 2h a pé pelo centro de Madri onde você irá aprender sobre a história da cidade, algumas curiosidade e lendas. O tour passa por pontos turísticos como Puerta del Sol, a Plaza Mayor, a Plaza del Oriente, o Palácio Real, a Plaza de la Villa, a Ópera e o Mercado de San Miguel. Tour em espanhol.
- Tour de Las Ventas: uma visita guiada pela praça de Touros de Madrid para entender no que consiste a festa que é um dos símbolos do país. O tour tem audioguide em português.
- Visita guiada pelo Museu do Prado e Palácio Real: nesse passeio o guia contará sobre fatos históricos e curiosidades do Palácio Real e fará uma visita guiada pelas principais salas do Museu do Prado mostrando as principais obras que se destacam. O tour é em espanhol.
- Free tour das mulheres ilustres de Madrid: para quem gostar de tour diferentes, esse é uma boa pedida. Nele você irá conhecer a história de algumas das mulheres mais importantes de Madrid. O tour tem 2h e acontece em espanhol.
Roteiro no mapa
Roteiro de Madrid em detalhes
Quando desenhei este roteiro pensei em 3 dias como o tempo ideal para explorar o melhor de Madri, e o 4o dia para conhecer uma das cidades lindas das redondezas (e há tantas possibilidades legais), mas sei que muita gente acaba dedicando apenas dois dias para explorar Madrid, assim, ao longo do roteiro vou sugerir o que fazer em 2 dias Madrid (já aviso, vai fiar corrido, mas vamos dar um jeito!)
Dia 1: Centro antigo, Palácio real, Plaza de Espanha e templo de Debod
O centro antigo é o lugar perfeito para começar seu roteiro de Madrid em estilo, exploraremos parte importante da história da Espanha em forma de Praças, estátuas, parques, e claro, o Palácio Real de Madrid. Aproveitaremos suas pernas descansadas para caminhar bastante pelo centro histórico de Madrid passando por algumas das praças mais lindas da cidade. Almoçaremos no Mercado San Miguel, visitaremos a Catedral da Almudena, o Palácio Real e terminaremos o dia no templo de Debod.
Mapa do dia 1:
- Com parque campo del Moro no Google Maps | Total de caminhada: 4,8 Km
- Sem o parque campo del Moro no Google Maps | Total de Caminhada: 2,5 Km
Primeira parada: Puerta Del Sol
Comece seu passeio no metrô Puerta Del Sol. Este é o centrinho de Madrid e uma das áreas mais vivas da cidade. Nessa praça está o marco zero espanhol de onde saem todas as ruas e avenidas da Espanha. E, para quem está curioso, o nome puerta (em português ‘porta’) vem dos tempos que a cidade era murada. Sol era uma das antigas portas de entrada da cidade. Da porta nada restou, em compensação, a região tem muitas coisas bacanas para conhecer.
Alguns pontos que você deve visitar:
• O Urso de Madrid: o mascote da cidade é um urso fofinho que tenta comer os frutos de uma árvore de Madronheiro. A estátua se chama “El Oso y el Madroño” e fica na entrada da Rua de Alcalá (bem pertinho da cervejaria MariBlanca).
• A prefeitura de Madrid: o prédio fica no centro da praça e é alaranjado com uma torre de relógio. É na frente dele que os madrilenhos e turistas comemoram a passagem do ano e tentam abocanhar doze uvas durante as badaladas do relógio. O marco zero espanhol é uma pintura discreta que fica bem na frente da prefeitura.
• Estátua de Carlos III: a estátua na frente do prédio da prefeitura é Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, e responsável por grande parte da urbanização da cidade. O rei é conhecido como o grande “prefeito de Madrid”, talvez seja por isso que sua estátua esteja bem em frente da prefeitura.
• A doceria La Mallorquina: uma das doceiras mais tradicionais da cidade fica no número 8 da Praça do Sol. Entre, veja as vitrines e se quiser experimente as trufas ou os croaissaints. Aqui abro um parêntesis para falar que as doceiras espanholas não se comparam as Francesas, mas vale provar. As trufas de chocolate -o formato lembra um brigadeirinhos – são super tradicionais.
Segunda parada: O convento das Descalzas Reales
Nossa próxima parada é no Monasterio das Descalzas Reales, um dos mosteiros mais antigos e tradicionais da Espanha. As freiras vivem em clausura absoluta e por isso o convento só pode ser visitado em tours guiados. Ainda que você não faça o tour, a praça merece a visita.
O churros do San Ginés
Dali, siga para o San Ginés (Pasadizo San Ginés, 5), um café da época de Enerst Hemingway que serve os tradicionais churros com chocolate. O chocolate é super denso e a porção de churros bem generosa, dá para dividir tranquilamente. Quem achar que aguenta uma bomba no estômago de manhã cedo, pode experimentar. Eu não amo os churros do San Ginés, mas acho a experiência tão legal e tão tradicional que faço questão de repetir sempre que vou a Madrid.De qualquer forma, guarde espaço no estômago, almoçaremos logo em um lugar bem caprichado.
Terceira parada: Plaza Mayor
Nossa próxima parada é a Plaza Mayor, uma das praças mais lindas da Europa. Reparem no formato dos prédios e nas suas pinturas. Essa praça foi palco de alguns dos maiores acontecimentos da história da cidade (de coroações ao palco da inquisição) e estes acontecimentos estão retratados em 4 grandes lustres de ferro que ficam nas extremidades da praça. Vá até um deles e repare nas ilustrações. A estátua no centro da praça homenageia o idealizador do local, o Rei Felipe II.
Do ladinho da praça está um dos meus mercados preferidos da cidade, o incrível Mercado San Miguel.
Mercado San Miguel
Caminhe pelas bancas repletas de comidas gostosas e escolha uma ou duas para almoçar. A graça aqui é provar várias coisas diferentes, uma de cada barraquinha. Para quem quiser provar um bocadillo (sanduíche) de Jamón de pata Negra, aqui é uma bela opção. Para acompanhar, peça um vinhozinho, nunca é cedo para iniciar os trabalhos em Madrid.
Dica: Numa das ruas saídas da Plaza Mayor fica o El Botín, o restaurante mais antigo do mundo e um verdadeiro clássico madrileño. Para quem curte restaurantes turísticos o Botin é praticamente um ícone!
Quarta Parada: Catedral da Almudena e Palácio Real de Madrid
Terminada a comilança, é hora de caminhar até a Catedral de Madrid. Para chegar lá, siga reto pela Calle Mayor até a porta da igreja. A Catedral da Almudena é super bonita e colorida. Entre, olhe para cima e não deixe de fazer um dos meus passeios preferidos da cidade, subir nos telhados da catedrale ver toda a cidade do alto.
Planeje sua visita:
- Endereço: Calle de Bailén, 10
- Horário de funcionamento: diariamente das 09h às 20h
- Ingressos: sugestão de doação de 1 Euro
Palácio Real de Madrid
O Palácio de Madrid fica em frente a catedral e é imperdível. Faça a visita (aberto todos os dias das 10:00 às 18:00 e no verão até as 20:00 | Entrada 10 Euros) que leva em torno de 2 horas e na saída caminhe pelos jardins do Castelo que são lindos!
Quem tem tempo e gosta de caminhar pode visitar o jardim Campo del Moro, que fica nos fundos do palácio e é super bonito. Como o jardim fica distante do burburinho do centro (a caminhada é larga) ele não é tão lotado e tem um avise bem especial com plantas lindas e pavões soltos. Eu adoro e recomendo muito a visita.
Planeje sua visita:
Palácio Real de Madrid (site oficial)
- Endereço: Calle de Bailén, s/n
- Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h
- Ingressos: 13 Euros (confira o valor atualizado)
Quinta Parada: Don Quixote e seus amigos na Plaza de España
Nossa próxima parada é a Plaza de España onde há uma bonita fonte de Miguel de Cervantes e seus personagens Don Quixote e Companhia. A praça é rodeada por um dos maiores prédios da cidade e que fica lindo na fotos, se você conseguir fotografar ele inteiro.
Sexta Parada: Templo de Debod – o pôr do sol mais lindo de Madrid
Terminaremos o dia com o pôr do sol mais lindo de Madrid visto do Templo de Debod, um templo egípcio de verdade doado pelo Governo Egito à Espanha. O templo é bonito e o contexto é super legal: um templo mega antigo em pleno centro de Madrid. Terminado o passeio você pode pegar um metrô para seu hotel/hostel ou subir caminhando a Granvia.
À noite: tome um drink da região da Ópera de Madrid. Tem vários bares bacanas e animados.
Para a turma da balada: quem quiser pegar uma balada já fique sabendo que por lá elas começam tarde e só ficam divertidas por volta das duas da manhã. No centro de Madrid tem um monte de baladas mais turísticas – frequentadas por estrangeiros – e na região do Tribunal ficam as baladas frequentadas pelos locais. Escolha uma e divirta-se!
Dia 2: Museu do Prado, Parque do Retiro, Chueca e Tribunal
Hoje visitaremos o museu do Prado, passearemos pelas alamedas do parque do Retiro, faremos um passeio arquitetônico pela Gran Via e terminaremos o dia em um dos bairros mais descolados da cidade, a Chueca. Pronto para começar?
Veja o mapa no Google Maps | Total de Caminhada: 3,3 Km
Resumo do dia:
Tem apenas dois Dias em Madrid?
Você terá que escolher entre o Museu do Prado e o Reina Sofia. Escolha um deles e siga o roteiro do segundo dia que vai te dar uma visão bem legal da cidade. Para os fãs de futebol, vale pensar em encaixar o estádio do Real Madrid na sequencia do parque do Retiro (use o metrô para ganhar tempo nos deslocamentos) e de lá seguir de metrô para a Granvia. Corrido? Opa! Mas dá para fazer.
Primeira parada: Museu do Prado
O Museu do Prado é um dos museus de arte antiga mais sensacionais que eu já visitei e está repleto de obras de arte de Goya, Velazquez, El Grego, El Bosco, Rubens e muito mais.
Como o museu é muito grande, fiz uma listinha com as minhas obras de arte preferidas, ou seja, aquelas que eu não sairia do Prado sem visitar.
Quadros que merecem ser vistos:
- Salão dos Velázquez – tem os melhores quadros dele inclusive o maravilhoso “Las Meninas”;
- O Jardim das Delicias – El Bosco: uma obra de arte completamente fora dos padrões da sua época. Repare nos detalhes e imagine que isso foi pintado em 1500;
- Maja Vestida e Maja desnuda – Goya: reza a lenda que o corpo é de uma das amantes de Goya com a cabeça de outra pessoa;
- La família de Carlos IV– Goya. Dá para comparar com Las Meninas de Velázquez. Goya também está pintado no retrato;
- Pinturas negras de Goya– essas pinturas foram encontradas após a morte do pintor. Isso foi achado na parede da casa que ele morou e transpostas para o museu. Quadros bem sombrios, especialmente em época de inquisição forte na Espanha;
- Sala de El Greco – Ele Greco tem um estilo bem peculiar, e muito colorido. Há uma sala repleta de obras de arte dele;
Planeje sua visita:
- Endereço: Calle de Ruiz de Alarcón, 23
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 10h às 19h
- Ingresso geral: € 15 | Estudantes, aposentados e quem tem passaporte europeu: € 8
Quer otimizar o seu passeio? Não deixe de garantir o seu ingresso antecipado. Ele te dá uma boa economia de tempo pulando a fila normal.
Segunda parada: Parque do Retiro
Saindo do Prado, caminhe até o Parque do Retiro, que fica ali do ladinho, e ande pelas alamedas sem pressa passando pelos seguintes lugares:
- Estanque do Retiro: um simpático laguinho onde as pessoas fazem um agradável passeio de Canoa. O estanque está cercado de estátuas bonitas e fotogênicas;
- Palácio de Cristal e Palácio de Velásquez: com sorte haverá alguma exposição bacana em um desses palácios. Se não, a vista já vale a pena;
- Estátua do anjo caído: reza a lenda que esta é a única estátua européia do Diabo;
- Bosque dos Recuerdos: um bosque em formato de caracol plantado em homenagem as vítimas do atentando de 2004 na estação de trem Atocha;
- O Parterre: na minha opinião o pedaço mais lindo do parque, um jardim repleto de Ciprestes e árvores lindamente arredondadas.
Na saída do retiro, repare na porta de Alcalá: uma das portas da época em que Madrid era uma cidade cercada por uma muralha.
Caminhada pela Gran vía
Terminado o passeio pelo Retiro, é hora de caminhar pela Gran Vía, umas das principais avenidas da cidade. A Gran Vía tem alguns dos exemplos arquitetônicos de Madrid (e para a turma das compras, algumas boas lojas, especialmente nas proximidades com Callao).
Vou focar o passeio na parte arquitetônica, mas quem quiser desviar entre uma loja e outra, fique à vontade.
- Palácio de Comunicaciones: é um centro de arte e exibições que está aberto ao público. O prédio é bacana tanto por fora quanto por dentro e merece nem que seja uma visita rápida. Todos os dias, somente entre as 17:00 e às 17:30, os terraços são abertos para visitas. A entrada custa dois euros e a vista lá do alto é espetacular;
- Fonte de Cibeles: Cibeles é tida como mãe dos Deuses e é um dos símbolos de Madrid. A fonte já sofreu alguns danos ao longo da história, mas hoje está bonitona e restauradíssima;
- Banco Espanhol de crédito: repare nos elefantes das colunas desse prédio. Adoro!
- Círculo de Bellas Artes: no topo do edifício de Bellas Artes há um belo mirante da cidade. Quem não conseguiu subir no Palácio de Cibeles, pode subir nesse e ver vistas bem bonitas;
- Edifício Metropolis: projetado pelos franceses arquitetos Franceses Jules and Raymond Fevrier, o prédio tem uma cúpula linda com a Deusa da Vitória no topo.
Chueca e arredores
Terminada a sessão arte e arquitetura, chegou a hora de aproveitarmos um pouco do que Madrid tem de melhor: as tapas (aperitivos em Espanhol)! Vou recomendar duas incríveis paradas no bairro de Chueca – para os paulistas: a Vila Madalena de Madrid – um dos bairros mais descolados da cidade. Além das paradas que recomendei, aproveite para explorar a área e descobrir novos lugares.
Mercado de San Antón: para comer muito bem
O mercado de San Antón (Calle de Augusto Figueroa, 24, 28004 Madrid) é um verdadeiro paraíso gastronômico. São vários pequenos restaurantes (tem de tudo: Italiano, Japonês, Espanhol…) e a graça é escolher um ou mais e provar suas especialidades. Para quem quiser algo mais confortável, tem um restaurante super legal no último piso do mercado.
Dia 3: Museu Reina Sofia, Bairro Literário, Plaza de Castilla e Santiago Bernabeu
Resumo do dia:
Hoje visitaremos o Reina Sofia, o incrível museu de Arte Moderna de Madrid, faremos um passeio pelo bairro das letras parando em barzinhos estratégicos para provar algumas tapas na hora do almoço e na parte da tarde faremos uma caminhada pelo de Castilla incluindo a Plaza de Castellana e o estádio de futebol do Real Madrid.
Primeira parada: Museu Reina Sofia
Comece seu dia no Reina Sofia (metrô Atocha) e antes de entrar no museu explore a arquitetura exterior. Repare que o museu tem duas entradas diferentes, uma antiga e uma toda moderna que é maravilhosa com direito a escultura do Roy Lichtenstein na frente. Entrando no museu percorra os dois andares e não deixe de visitar a ala nova. O último piso é super bacana e rende excelentes fotos.
O Reina Sofia tem uma coleção excelente de Picassos, Dalís, Mirós – com a graça que você nunca sabe onde eles estarão. O acervo de quadros é três vezes maior que o tamanho do museu e isso sem falar nas exibições especiais. Para solucionar a falta de espaço para as obras de arte, elas passam por um rodízio quase que diário. Tudo, menos o Guernica de Picasso (que é sensacional) muda de lugar. Por isso não vou sugerir uma lista de obras a serem visitadas.
Planeje sua visita
- Endereço: Calle de Santa Isabel, 52, 28012 Madrid
- Horário de funcionamento: de quarta-feira a segunda das 10h às 21h (aos domingos fecha às 19h)
- Ingressos: 8 Euros (confira os valores atualizados)
- Ingresso do Museu Reina Sofía sem filas: O principal motivo pelo qual algumas pessoas visitam Madrid e não entram no Museu Reina Sofia são suas filas. Com esse ingresso com acesso preferencial, você entrará no museu sem ter que esperar na bilheteria.
Tapas no bairro das Letras de Madrid
Quando você cansar de tanto ver quadros (ou for vencido pela fome) é hora de sair do museu e virar na Calle de las Huertas. Suba a rua (a subida é bem pequena) e não deixe de reparar nas frases gravadas no chão. Estas são frases de alguns livros espanhóis clássicos. Nesse momento você está no coração do bairro das letras, um dos reduto boêmio da cidade (vale a pena voltar nesse bairro a noite) e um lugar excelente para comer umas tapas.
A) Para quem quer comer algo descontraído:
Vire a direita na Calle de Jesus e escolha um ou alguns bares para tapear – eu geralmente visito dois ou três e provo uma tapa diferente em cada bar. Para escolher o bar, sigo o bom e velho critério da lotação. Entro nos bares mais cheios e menos limpos (na Espanha, sujeira no chão é sinônimo de bar bom, por isso os bares só limpam o chão no final do expediente).
A segunda prova é a do olho. Olhe para a cara das tapas (expostas no alto do balcão e veja se alguma te apetece. Se não, troque de bar). Tem muita opção para você sair comendo comida meia boca. Gosto muito do Los Gatos (Cales de Jesús 2) que tem uma decoração inspirada nas touradas espanholas.
B) Para quem quer sentar e comer tapas mais caprichadas
Siga até a Plaza de Santa Ana e experimente as tapas elaboradas do Lateral (Plaza de Santa Ana 12 – 28012). Uma delícia!
Terceira parada: Plaza de Castilla
Na parte da tarde visitaremos a Plaza de Castlla (pegue metrô para chegar até lá), comecinho do centro financeiro de Madrid, e o Estádio de futebol do Real Madrid. Quem estiver cansado pode fazer o trajeto entre a plaza de Castilla e o estádio de metrô. Quem quiser caminhar, tem bastante coisa legal para ver pelo caminho. A caminhada é super bonita e quem gosta de arte e arquitetura vai curtir bastante.
Pegue o metrô até a Plaza de Castilla, famosa por ser a casa das duas torres Kio – As torres gêmeas inclinadas de Madrid. As torres Kio tem 114 metros, 26 andares e uma inclinação de 15 graus. Para evitar confusões aéreas, as torres tem seus heliportos pintados de cores diferentes: azul e vermelho. O obelisco entre as duas torres foi projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava e tem 92 metros de altura.
Caminhe sentido praça de Cibeles e cheque se há alguma exposição interessante na fundação Canal – um dos prédios parece uma caixa d’água grande – e que volta e meia tem algumas exposições artísticas bem boas.
Quarta Parada: Estádio do Real Madrid – Santiago Bernabéu
Visitar o estádio do Real Madrid é uma experiência incrível para quem gosta de futebol e acompanha o campeonato Europeu. Após a reforma (a maior já vista em um estádio), o novo Bernabéu agora tem um design moderno, cobertura retrátil e um gramado retrátil — uma tecnologia inédita. Agora a casa do Real Madrid conta com um terraço panorâmico (o skywalk que fica no 10º nível da arena), e um hotel de luxo.
A forma mais prática de conhecer o estádio Santiago Bernabéu é fazendo um tour guiado para conhecer a área principal do campo, os bastidores e, ainda, o Museu do estádio, que esta cheio de fotos, troféus e muita informação para os fãs de futebol.
Compre seu ingresso com antecedência
Palácio de Congressos e Exposições de Madrid
De lá, siga para Palácio de Exposições que fica do lado oposto ao estádio. Este palácio tem um mural gigantesco de Miró na fachada.
Em seguida, continue a caminhada em direção a Plaza de Cibeles parando nos seguintes lugares:
- A mão de Botero: uma das obras mais emblemáticas do Colombiano Fernando Botero, essa mão gordinha rende belas fotos. A mão é um lembrança triste do acidente que tirou a vida do filho de Botero e machucou sua mão em 1974;
- Novos Ministérios: um pequeno oásis no centro financeiro de Madri. Este jardim tem lindos espelhos d’agua;
- Praça Colón: praça em homenagem à Cristóvão Colombo. Como a estátua é bem alta, ela pode ser avistada de longe. Na frente da praça há uma segunda estátua de Botero, uma gordinha deitada em um jardim florido. Vaidosa, a estátua carrega um espelho em uma das mãos;
- Museu Arte Público: este museu discreto foi inaugurado em 1979 e tem esculturas de importantes artistas espanhóis como Picasso e Miró. Parada certeira;
- Prédio da Biblioteca Nacional: nossa última parada, a Biblioteca Nacional é super bonita por fora e por dentro. Se o prédio estiver aberto, entre sem pensar duas vezes (aberto de segunda a sexta das 09h às 20h, sábado das 09h às 14h).
Dia 4: Toledo, Segóvia, El Escorial ou Ávila
Dia de decidir para onde ir! Para te ajudar, preparei uma pequena introdução de cada uma dessas cidades e uma lista do que visitar em cada uma delas.
Leia também: Bate e volta saindo de Madrid: 5 passeios imperdíveis na região
A) Bate e volta a Toledo
Uma cidade repleta de tesouros e muita história para contar, Toledo era uma cidade onde Cristãos, Judeus e Muçulmanos conviviam em paz. A cidade tem uma das catedrais mais lindas da Espanha, mesquitas que foram transformadas em igrejas, sinagogas e muitas obras de Arte do pintor El Greco.
Como chegar: Toledo fica a 70 Km de Madrid e é facilmente acessada de ônibus (companhia Alsa e sai da estação Plaza Eliptica), trem (de duas em duas horas saindo de Atocha) ou de carro.
A Civitatis oferece uma Excursão a Toledo de um dia completo, onde você irá conhecer os principais pontos turísticos da cidade. E o melhor é que o passeio é pago em reais e pode ser parcelado em até 12x.
O que visitar:
- Mesquita Cristo de La Luz
- Alcázar de Toledo (só por fora)
- Plaza Mayor de Toledo
- Catedral de Toledo
- Igreja dos Jesuítas (subir na torre)
- Igreja de São Tomé (Obra Prima de El Greco)
- Sinagoga Santa Maria de La Blaca
- Sinagoga del Transito
- Bajada de San Martín
- Monastério de San Juan de Los Reyes
B) Bate e volta a Segóvia
Uma cidade super fofa e fácil de visitar. Segovia é pequenina e encantadora. Ideal para final de viagem.
Como chegar:
Segóvia fica a 90 Km de Madrid e é facilmente acessada de ônibus (saídas de Moncloa de meia em meia hora), trem (saindo de Atocha) ou de carro.
A Civitatis oferece uma Excursão a Ávila e Segóvia, onde você irá conhecer os principais pontos turísticos dessas cidades encantadoras . E o melhor é que o passeio é pago em reais e pode ser parcelado em até 12x.
O que visitar:
- Castelo de Segóvia
- Aqueduto Romano
- Catedral da cidade
Para comer, experimente o prato típico da cidade, o Cochinillo
c) Bate e volta a Ávila
Conhecida pela muralha medieval mais bem preservada da Europa e por ser a terra de Santa Teresa de Ávila, Ávila é uma cidade super simpática e uma bela opção de bate e volta.
Como chegar: Ávila fica a 108 Km de Madrid e é facilmente acessada de ônibus, trem ou de carro.
A Civitatis oferece uma Excursão a Salamanca e Ávila, onde você irá conhecer os principais pontos turísticos dessas cidades que são Patrimônio Mundial da Unesco. E o melhor é que o passeio é pago em reais e pode ser parcelado em até 12x.
O que visitar:
- Basílica de San Vicente de Ávila
- Passeio pelas muralhas de Ávila
- Catedral de Ávila
- Mosteiro de San Thomas
- Igreja e convento de Santa Tersa de Ávila
d) Conhecer o Mosteiro El Escorial
Com um prédio sensacional (um dos mais importantes exemplos de arquitetura renascentista espanhola) e um jardim super bonito, o Mosteiro El Escorial tem uma coleção de arte super bonita e abriga túmulos de boa parte dos monarcas espanhóis. Uma visita para quem gosta de ver castelos ou gosta de história.
Como chegar: pegue o ônibus 661 que sai de Moncloa. De carro o trajeto leva cerca de 40 minutos (42 Km)
Planeje sua visita:
- Endereço: Plaza de España, 1, 28280 El Escorial, Spain
- Aberto todos os dias das 10:00 as 18:00 (até as 20:00 no verão)
- Ingresso: 12 Euros | Estudantes 6 Euros.
E aí, curtiu o roteiro de Madrid? Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários e nós responderemos rapidinho!
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Madri
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Madrid: Que tal um bate e volta?
- O que fazer em Barcelona 24 Principais atrações + Roteiro de 1,2,3 ou 4 dias
- Os segredos da Costa Brava: uma viagem pelo litoral da Catalunha
- Onde ficar em Sevilha
- Roteiro de 10 dias na Espanha
- Roteiro de 1 dia em Toledo na Espanha: 10 lugares incríveis
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
Oi, Mari! Obrigada pelas dicas! Qto você sugere dar para o guia em tours gratuitos?
Olá Sandra,
Eu geralmente vejo quanto as pessoas estão dando e dou igual, ou pergunto para o próprio guia qual valor as pessoas costumam pagar.
Se estiver dentro do meu orçamento, eu pago. Do contrário, eu uso coo referência mas pago um valor que seja viável pra mim.
boa viagem!
Boa tarde Mari!! Como vc faria um roteiro para visitar Verin e Villardevos, na Galicia, saindo de Madri. Depois vou para Portugal, mas estou precisando de ajuda com um roteiro. Obrigada
Oi Angela,
Já pensou em contactar uma agente de viagens? Não conheço os destinos e por isso, infelizmente não há posts no site.
Abraços
Oie, Mari, estou amando suas dicas!! Conteúdo impecável!!
Você poderia me ajudar?
Estou em dúvida sobre um roteiro que estou montando para mim e meu marido em setembro de 23, estou pensando assim, dias inteiros, já excluindo os dias de viagem.
5 dias em Paris (7 incluindo os dias de trânsito) – um tempo a mais pois meu sonho é conhecer a Disney de Paris
2 dias em Bruxelas (4 incluindo os dias de trânsito)
3 em Amsterdam (5 incluindo os dias de trânsito)
2 em Madri (4 incluindo os dias de trânsito)
Acha viável? Mudaria algo?
Olá, Caroline, obrigada! 🙂
Achei ótimo seu roteiro. Só mudaria uma coisa: ao invés de ficar 3 dias em Amsterdam,ficaria 2 dias e iria um dia para Bruges, na Bélgica ou ficaria mais 1 dia em Madrid.
Mas depende dos seus interesses em cada cidade.
Abraços
Muito bom
mari estou indo com tia 87 anos
ela quer p toledo, vc indica alugar um carro?
ou qual seria melhor maneira de transporte
Olá, Luciana!
Acho que um carro seria a melhor opção para uma idosa, sim.
Abraços
ótimo roteiro, obrigada, adorei e vou seguir!
Bom dia, meu nome é Antonio. Estamos indo (Eu e minha esposa) para Espanha. Gostaria de saber de você se vale a pena contratar um tour para Segóvia, Toledo ou Ávila? Ou se formos de trem por conta própria é melhor? Se puder nos ajudar, agradeço,
Grato,
Antonio
Oi Antonio,
Td bem?
Depende SUPER do perfil de vocês. Fiz os três por conta própria e aqui no site vc encontra os roteiros!
ESTAMOS INDO NA PRÓXIMA SEMANA PARA ESPANHA. GOSTEI MUITO DO SEU ROTEIRO, E VAMOS ADOTÁ-LO NA VIAGEM.
Mari, eu viajei para Portugal e decidi que conheceria Madrid muito próximo do momento de viajar, cheguei em Madrid sem roteiro e segui o seu todinho. Quero te agradecer porque ele é perfeito! Obrigada por todas as dicas e por tornar a viagem de Madrid maravilhosa com tantos detalhes e dicas! Segui também o roteiro de Toledo, eu e minha amiga só te agradecíamos todo tempo por facilitar nossa vida haha, vc é incrível! Obrigada!
Oi Camila,
Obrigada pela visita e pelos elogios!
#Ganheimeudia
Adorei seu roteiro de Madrid. Estou fazendo o meu, iremos em 8 pessoas, chegaremos por volta de meio dia de domingo, em julho, teremos, então 3 dias e meio. Você acha que vale a pena irmos um dia para Toledo? Ou sera melhor ficarmos todo o tempo em Madrid?
Agradeco sua atencao.
Rosangela,
Oi Rosangela,
Com só 3 dias acho corrido ir para Toledo, mas se vcs quiserem muito dá pra apertar.
Beijos
olá ! Acabamos de voltar de Madri passamos a semana do Carnaval lá e seguimos praticamente tudo do seu roteiro de Madri, Segóvia e Toledo. Gostaria de sugerir algumas coisas: No de Madri você poderia acrescentar que para quem chega ao aeroporto e quer ir para o hotel de metro ( alias andar de metro em madri e muito fácil…) precisa comprar a targeta do metrô e que mesmo que você nao esteja sozinho nao precisa mais que uma targeta ( nós não sabíamos e compramos uma pra cada ) e explicar que no aeroporto tanto na saída como na chegada pagasse uma taxa de 3 euros .
Acho que isso pode ajudar bastante por ser nossa primeira vez lá ficamos bem perdidos.
no mais o seu roteiro foi muito util pra nós . obrigada por compartilhar
Obrigada pelas dicas!
Anotadas para a próxima atualização!
Feliz que vcs curtiram bastante a Espanha.
Beijos
Andreia, mais uma dúvida, vale a pena aproveitar os horários gratuitos de visita aos museus e ao Palácio Real?
Se couberem no seu roteiro, vale sim!
Beijos
Só corrigindo um detalhe… chegamos na 6a. a tarde então no caso o nosso roteiro seria de sabado a 3a. (4 dias completos) – 3 dias em Madri e 1 em Toledo. Abs.
Adorei o roteiro. Estou me baseando nele para montar o nosso roteiro de 4 dias em Madri (dando um pulo em Toledo em 1 dos dias). Vamos passar de 6a. à 3a. feira (iremos embora na 4a. pela manhã). Qual dia do seu roteiro vc sugere para qual dia do final de semana considerando que não gostamos de mercados lotados ou museus fechados (rs)? Estávamos pensando em ir a Toledo na 2a. Obrigada.
Oi Joana,
Acho que segunda em Toledo é um dia mais morto que em Madri. Veja o fechamento dos museus, agora não sei de cabeça. Mas o roteiro doc entro de Madri, por exemplo, funciona hiper bem numa segunda (só precisa checar se o o palácio abre)
Abraços,
Olá! Estou indo pra Espanha em janeiro com meu filho de 11 anos. Você tem alguma sugestão interessante para acrescentar no roteiro, especificamente para criança nessa idade?
Oi Jonieliton,
Ele tem algum interesse específico? O que ele curte fazer?
Meu filho é bem pequeno, e como conheço pouco sobre crianças de 11 anos, fico sem jeito de te dar sugestões no escuro.
Abraços,
Mari
Oi, Mari! Adorei suas dicas, parabéns! Notei que vc não incluiu o Museo Thyssen-Bornemisza no roteiro. Alguma razão especial? Ele se encaixaria no primeiro dia, correto? Obrigada
Oi Fernanda,
Amo o Thyssen de paixão, mas muitos leitores já acham que visitar dois museus é muito, então não coloquei o terceiro. Agora se vc curte museus, vale sem dúvida adicionar no seu roteiro!
E sim, acho que vc consegue encaixar no primeiro dia!
BEijos
Obrigada por todas as dicas, está me ajudando muito na elaboração do meu roteiro. Adoro a sua escrita e o modo simples com o qual você cria seus relatos, consigo me imaginar em todos os locais!
Peço um palpite seu: podei visitar duas das três cidades, qual delas vc deixaria de fora? já li bastante sobre as três mas tá difícil decidir. Será que compensaria fazer duas no mesmo dia?
Obrigada desde já! 😉
Oi Michele, Não faça duas no mesmo dia que é roubada. Você vai fazer duas cidades mal feitas. Sua dúvida é Avila, Toledo ou Segóvio? Se sim, toledo e Segóvia são minhas pedidas.
Beijos
Mari, parabéns pelo roteiro! Tenho pesquisado bastante e o seu roteiro está ma-ra-vi-lho-so !
Mari, obrigada pelos seus roteiros. muito bem elaborados, me ajudará muito no planejamento da minha viagem.
Obrigada pelos elogios
Estou a organizar o meu roteiro e não consigo encontrar onde fica o Museu de esculturas ao Ar livre, que sugere no dia 3 do Roteiro. Pode dar-me indicação no Maps?
Preciso de um guia em Madrid, para o dia 16 ou 17 de Junho, que nos leve aos locais amis inetressantes. Temos autocarro e somos um grupo de cerca de 55 pessoas. Quem nos pode ajudar com informações sobre a pessoa mais indicada?
Oi Antonio,
Vou deixar o comentário aqui no mural e quem sabe alguém pode te dar uma mão!
Abraços,
Mari
Estou indecisa entre visitar Toledo ou Segóvia. Alguma ajuda?
Oi Carla,
Amo as duas, mas acho que se tivesse que escolher entre uma e outra iria pra Toledo.
Opinião mega pessoal, viu?!
Beijos
Um dos melhores roteiros de Madrid que já vi até agora. Estou planejando uma viagem para a Espanha para o fim do ano c/ os meus pais. Peguei várias dicas!
Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!
Muitas viagens e sucesso pra ti!
Obrigada pela visita e pelos elogios Theo 🙂
Oi Mari, vou em Junho e curti suas dicas;)
Notei que não cita o teleférico nem o museu de cera.
Devo concluir que para 4 dias, não vale a pena?
Abs!
Oi Renata,
Eu acho que não. 🙂
Boa noite!Agradecemos muito pela sua ajuda!Um trabalho feito com muita competência!
.Iremos em agosto e seu roteiro ,com certeza ,irá na mala e será usado!
E Lisboa? E Paris? rs
abraços.
telma
Oi Telma,
De uma olhada no roteiro de Paris aqui e no de Lisboa aqui!
Abraços
Olá!
Adorei seu roteiro! Me mudei para Segóvia há uma semana e estou me programando para conhecer Madri. Suas dicas foram muito boas mesmo!
Beijos e muitas viagens para você!
Ai que delícia de cidade pra morar Shayene!
Aproveite muito!
BEijos
Otimo roteiro, Obrigado pelas dicas ajudou bastante.
Irei a madrid em janeiro, você acha que o inverno/frio/neve vai atrapalhar em seguir um roteiro parecido com esse? devo adaptar alguma coisa? Obrigado
Oi Alexandre,
Bem difícil nevar na cidade de Madri, mas sim estará BEM frio.
O inverno pode atropalhar pq algumas atrações fecham mais cedo, então vale a pena inverter a ordem e priorizar os lugares que você gosta mais/ tem mais vontade de conhecer.
Beijos e aproveite Madri
Boa tarde Mari!
Estou fazendo meu roteiro em Madri de 3 dias e estou utilizando sua dicas. Estou adorando! Muito obrigada! Tenho uma duvida: irei fazer essa viagem em Dezembro, ou seja, no inverno. Esse roteiro que vc montou de 3 dias em Madri serve para o inverno tambem? Ou voce indicaria algum lugar que nao seria legal de conhecer devido ao frio da epoca? Ou incluiria algum? Ficarei os 3 dias em Madri… Muito obrigada!!
Oi Ana Paula,
Acabei de perceber que sem querer havia pulado seu comentário e te deixado sem resposta. Dá sim para fazer tudo no inverno, mas precisa ficar de olho no fechamento das atrações que geralmente é mais cedo que no verão.
Abraços
Estou indo a Madri em Novembro pela 1a vez… e adorei seus roteiros. Obrigada por compartilhar conosco.
Feliz que o Ideias na mala te ajudou a planejar a viagem!
Beijos
Olá, adorei suas dicas!! Irei em nov/2016, vc tem boas dicas de hotéis modernos, bem localizados e com bom custo! obrigada
Oi Shirley
Dá uma olhadinha no Gran Via Capital, Westin ou até nos apês da Urban Stay.
Beijos
Perfeito! Super bem explicado! Obrigada! ; )
🙂 🙂 🙂
Obrigada por compartilhar estas informações. O teu roteiro serviu de base para montarmos a nossa primeira viagem independente (isto é sem agência ou guia local). O roteiro foi de muito valor, e ajudou a viagem ser maravilhosa.
Oi Andrea,
Feliz em ter ajudado vcs, e que seja a primeira de muitas viagens independentes!
Beijos
Mari
Material simplesmente sensacional. Sinceramente, acho que é o melhor guia e roteiro que já encontrei. Se vocês tiverem algo assim para Barcelona, eu serei um usuário com certeza! rsrsrs
Oi Leandro,
Obrigada pela visita e pelos elogios, infelizmente ainda não temos um roteirinho de Barcelona pronto. 🙁
Beijos
Super completo! Parabéns!!!
Obrigada pelas dicas!
Obrigada pela visita e pelos elogios
Parabéns pelo blog! Estou em Madrid e seu roteiro sobre a cidade caiu como uma luva! Inclusive recomendei a amigos que virão para cá em duas semanas. Um abraço!
Oi vinícius,
Feliz que curtir o blog e que te ajudou na viagem. Amo e estou morrendo de saudades de Madri!
BEijos
Parabéns pelas suas orientações. IREI EM MAIO DE 2016. O seu roteiro é bem prático. Deus te ilumine sempre com paz. Pessoas como você fazem a diferença. Dividem suas experiências e facilitam a vida de seus semelhantes. Paz de Cristo.
Obrigada pelo carinho e pela visita!
Beijos
Muito bom e prático seu roteiro.
Vai me acrescentar muto
Obrigada pela visita e pelos elogios!
Feliz que você curtiu o roteiro!
Ola tudo bem? Estou com dificuldades para baixar no celular o roteiro, tem como voce me ajudar? Obrigada
Oi Marcela,
O jeito mais fácil é gerar um PDF a partir da sua impressora (ou Acobrat, se vc tiver) e enviar esse PDF para seu telefone.
Beijos
Estou indo hoje para a Espanha e seu roteiro de 4 dias em Madrid está perfeito pois gosto de fazer tudo a pé. Super legal, sinto que vou ganhar tempo e aproveitar bem suas dicas!!
Oi Mariangela,
Que delícia de viagem! Aproveite Madrid e na volta, se tiver qualquer dica bacana, passe aqui para me contar!
Beijos
Amei o roteiro, parabéns, e obrigada por compartilhar com os pobres mortais.
Irei para Europa pela primeira vez e estou perdida
Lisboa 5 dias
Madri 5 dias
Paris 5 dias
Holanda 2 dias.
Vc acha de devo mudar alguma coisa
obrigada
Respondi seu comentário no post de Paris, tá?!
Beijos e qualquer coisa grite!
Parabéns pelo roteiro! Muito útil, super organizado!
Obrigada por compartilhar!
Obrigada!