Madri: O parque do Retiro e suas surpresas

Quando morava em Madri gostava de dizer que cada visita ao retiro é uma surpresa. Como o parque é grande, a cada visita eu descobria algo novo, um canteiro, uma estátua um jardim. As vezes eu me deparava com alguma performance bacana, cantores, grupos de dança, artistas de rua. Nenhuma visita ao Retiro é igual a outra.

Estanque do Retiro em Madri

E nessa última visita a Madri… mais uma vez fui surpreendida!

Parque do Retiro, em madrid

Entrei no parque por uma porta lateral que nunca havia entrado, passando ao lado do Jardim Botânico e de uma feirinha de livros usados bem bacana. (Para quem sai do Museu  Reina Sofia, essa é a porta mais perto).

 feirinha de livros - Madri  feirinha de livros - MadriFeirinha de livros usados em Madrid

… E depois de deitar um pouquinho curtindo o sol passar entre as arvores saí para caminhar.

Sol entre as arvores no Parque do RetiroSol entre as arvores no Parque do Retiro

O Bosque do Recordo

E eis a surpresa…encontrei o pequeno e lindo bosque do recordo (Bosque del recuerdo). O bosque é uma gracinha, um morro pequenino que dá a volta em torno de si próprio. Para pensar na vida total!

[E graças a minha querida amiga e leitora Vir Bello, acabei de descobrir que este bosque foi plantado em 2004 em homenagem as vítimas do atentado terrorista que sacudiu Madri. Cada pinheiro significa/homenageia uma pessoa que morreu durante o atentado.].

O Bosque do RecordoBosque do Recordo – Parque do Retiro

Jardins Fotogênicos

Outra parada bacana que já havia feito, mas gostei muito de repetir e recomendo muito é o jardinzinho que fica atrás do museu do prado. Olha só que jardim fotogênico!

Retiro - Jardim que fica nos fundo do Museu do Prado Retiro – Jardim que fica nos fundo do Museu do Prado

Retiro - Jardim que fica nos fundo do Museu do Prado Jardim nos fundo do Museu do Prado - Parque do Retiro Arvore estilosa - Parque do RetiroArvore estilosa – Parque do Retiro

Caminhando pelo Retiro

E depois de passear pelos jardins mais famosos, andei por lugares menos conhecidos fotografando flores pequeninas e fontes não tão famosas

Arvore no parque do retiro

Arvore florida no parque do retiro Arvore florida no parque do retiro

Parque do Retiro - Madri
Parque do Retiro - Madri
Fonte no Parque do Retiro - Madri

Fonte – Parque do Retiro – Madri

E claro, as paradas clássicas:

O Palácio de Cristal

O palácio de Cristal, que por sorte estava aberto e repleto de bolotas, um convite do artista para que busquemos em nossas memórias lembranças que remetam a essas cores. Se não tivesse tão quente, juro que teria me engajado na brincadeira… mas com o calor INFERNAL, saí de lá mais depressa do que eu gostaria.

Palacio de Cristal - Madri
Palacio de Cristal - parque do Retiro
Palacio de Cristal - parque do Retiro
Palacio de Cristal - parque do Retiro
Palacio de Cristal - parque do Retiro
Teto do Palacio de Cristal - parque do Retiro

Teto do Palacio de Cristal – parque do Retiro

Palácio de Velásquez

De volta a caminhada, não deixe de passar em frente Palácio de cristal e palácio de Velásquez, com sorte, algum desses dois lugares estará sediando alguma exposição de arte e você poderá até entrar.

O Estanque do Retiro

E para fechar o passeio, que tal dar uma voltinha ou fazer um passeio de barco pelo  estanque do retiro (Lago artificial) ! Super Gostoso! Para quem não quer remar, a graça é sentar perto das estátuas e curtir a tarde ou dar uma volta ao redor do lago.

Estanque do Retiro
Leões no Estanque do Retiro

 

Leões no Estanque do Retiro

Escultura no centro do Estanque do Retiro

Escultura no centro do Estanque do Retiro Escultura no Estanque do Retiro 

Escultura no Estanque do Retiro

Escultura no Estanque do Retiro

O anjo caído

Visite também e a estátua do anjo caído, uma das muitas fontes do Parque, dizem que está é a única estátua européia do demônio.

Parque do Retiro
O Anjo caído

El Parterre: um dos jardins mais lindos do parque

O Parterre é um jardim muito lindo que fica exatamente atrás do Museu do Prado. Com pinheiros bem podados e Ciprestes gigantes é um bom lugar para tirar fotos e relaxar.

Porta de Alcalá

Saindo do parque, te desafio a fotografar a Porta de Alcalá em hora de pico sem nenhum carro na frente. Tem uma fração de segundo que todos os sinais ficam fechados e você consegue fotografar.

Porta de AlcaláSe não fosse por este pequeno pedaço de carro vermelho, eu teria conseguido…rs

Vou aproveitar este post sobre a porta para contar uma história engraçada que aconteceu quando eu morava em Madrid, imagine que os Espanhóis levam o dia da mentira um pouco mais a sério que nós Brasileiros, e até os jornais entram na dança e publicam uma ou duas mentiras causam alarde e no dia seguinte desmentem tudo.

Naquele ano inventaram que um caminhão tinha perdido o controle, passado por cima e destruído completamente a Porta de Alcalá, a história virou motivo de comoção da cidade inteira e muitas pessoas foram até lá para verificar o quanto o acidente tinha destruído a porta e lá chegando acharam a porta inteirinha. Dei bastante risada com a história, é bom saber que ela continua lá, linda e fará parte do roteiro de vocês.

O Parque do Retiro é um dos lugares preferidos dos madrileños, e é uma surpresa a cada visita! Local de ensaio de grupos de dança e percussão, palco de concertos gratuitos e local de apresentação de inúmeros artistas independentes. Neste post descreverei como chegar e as principais atrações desse parque tão especial.

Quando visitar?

O retiro é um bom programa para qualquer estação do ano. No verão ele se enche de famílias querendo curtir o sol em uma aérea verdinha, e junto com as famílias você verá um monte de palhaços, malabaristas e teatros de fantoche para alegrar os pequenos. Na primavera e no Outono, quando o calor não é tão infernal, o parque se enche de esportistas de todos os tipos, e claro de muita gente querendo curtir uma tarde diferente. No inverno, as arvores começam a secar e são instaladas as lindas lampadinhas de natal.

como chegar?

O Parque do Retiro fica na estação Retiro do metrô (a estação é toda decorada com azulejos temáticos sobre o parque) e fica há poucos passos do passeio do Prado onde estão os 3 museus mais famosos da cidade: o Museu do Prado, o Reina Sofia e o Thyssen.

Bosque del Recuerdo

Construído em homenagem as vítimas do atentado terrorista em Atocha, o Bosque do Recuerdo combina memória e reflexão de forma verde e harmoniosa. Saiba mais sobre este bosque aqui.

Horários de Funcionamento:

06:00 às 22:00 horas (até as 24:00 no verão)

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Virginia disse:

Precioso reportaje!! Como dato adicional: el bosque del recuerdo lo plantaron después del atentado de Al-Qaeda del 11 de Marzo de 2004. Hay un ciprés por cada persona que murió en los trenes.

mari vidigal mari vidigal disse:

Que lindo y triste, gracias vir. Lo voy a incluir!