Madri: O parque do Retiro e suas surpresas
Quando morava em Madri gostava de dizer que cada visita ao retiro é uma surpresa. Como o parque é grande, a cada visita eu descobria algo novo, um canteiro, uma estátua um jardim. As vezes eu me deparava com alguma performance bacana, cantores, grupos de dança, artistas de rua. Nenhuma visita ao Retiro é igual a outra.
E nessa última visita a Madri… mais uma vez fui surpreendida!
Parque do Retiro, em madrid
Entrei no parque por uma porta lateral que nunca havia entrado, passando ao lado do Jardim Botânico e de uma feirinha de livros usados bem bacana. (Para quem sai do Museu Reina Sofia, essa é a porta mais perto).
… E depois de deitar um pouquinho curtindo o sol passar entre as arvores saí para caminhar.
Sol entre as arvores no Parque do Retiro
O Bosque do Recordo
E eis a surpresa…encontrei o pequeno e lindo bosque do recordo (Bosque del recuerdo). O bosque é uma gracinha, um morro pequenino que dá a volta em torno de si próprio. Para pensar na vida total!
[E graças a minha querida amiga e leitora Vir Bello, acabei de descobrir que este bosque foi plantado em 2004 em homenagem as vítimas do atentado terrorista que sacudiu Madri. Cada pinheiro significa/homenageia uma pessoa que morreu durante o atentado.].
Bosque do Recordo – Parque do Retiro
Jardins Fotogênicos
Outra parada bacana que já havia feito, mas gostei muito de repetir e recomendo muito é o jardinzinho que fica atrás do museu do prado. Olha só que jardim fotogênico!
Arvore estilosa – Parque do Retiro
Caminhando pelo Retiro
E depois de passear pelos jardins mais famosos, andei por lugares menos conhecidos fotografando flores pequeninas e fontes não tão famosas
Fonte – Parque do Retiro – Madri
E claro, as paradas clássicas:
O Palácio de Cristal
O palácio de Cristal, que por sorte estava aberto e repleto de bolotas, um convite do artista para que busquemos em nossas memórias lembranças que remetam a essas cores. Se não tivesse tão quente, juro que teria me engajado na brincadeira… mas com o calor INFERNAL, saí de lá mais depressa do que eu gostaria.
Teto do Palacio de Cristal – parque do Retiro
O Estanque do Retiro
E para fechar o passeio, que tal dar uma voltinha ou fazer um passeio de barco pelo estanque do retiro (Lago artificial) ! Super Gostoso! Para quem não quer remar, a graça é sentar perto das estátuas e curtir a tarde ou dar uma volta ao redor do lago.
Escultura no centro do Estanque do Retiro
Escultura feminina no Estanque do Retiro
Porta de Alcalá
Saindo do parque, te desafio a fotografar a Porta de Alcalá em hora de pico sem nenhum carro na frente. Tem uma fração de segundo que todos os sinais ficam fechados e você consegue fotografar.
E para quem quiser uma descrição mais prática e menos romântica do parque do Retiro, veja aqui: https://ideiasnamala.com/2010/09/02/parque-do-retiro/
Veja também:
Madri: uma caminhada pelo centro da cidade: https://ideiasnamala.com/2010/08/29/madrid-sol-e-plaza-mayor/
Os museus de Madri: https://ideiasnamala.com/2010/09/07/os-museus-de-madrid/
5 motivos para se apaixonar por Madri: https://ideiasnamala.com/2013/03/20/5-motivos-para-se-apaixonar-por-madri/
Precioso reportaje!! Como dato adicional: el bosque del recuerdo lo plantaron después del atentado de Al-Qaeda del 11 de Marzo de 2004. Hay un ciprés por cada persona que murió en los trenes.
Que lindo y triste, gracias vir. Lo voy a incluir!