Roteiro de 1 dia pelo centro antigo de Madrid
Conheça nosso Roteiro de 1 dia pelo centro antigo de Madrid, um passeio delicioso que inclui alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a Plaza Mayor, o Palácio Real de Madri, a Plaza de Espanha e o Templo de Debod. Além disso, o roteiro tem dicas de onde comer e como aproveitar ao máximo o dia curtindo a atmosfera vibrante, com artistas de rua, mercados movimentados e a hospitalidade calorosa dos madrilenhos.
O centro histórico de Madrid é uma verdadeira viagem no tempo, uma região que reúne muita história e um pouco de modernidade. Com suas praças animadas, ruas de paralelepípedo e edifícios majestosos, a região oferece uma mistura especial de arquitetura, cultura e gastronomia. Vamos nessa?
O centro antigo de Madrid
Independentemente de quantos dias você tiver na cidade (eu recomendo pelo menos 3 ou 4), comece sua visita do começo, ou seja, do centrinho antigo de Madrid, uma área pra lá de especial, repleta de pontos turísticos bacanas e anos e anos de história em forma de monumentos, igrejas e palácios.
Dividirei com vocês um roteiro de 1 dia pelo centro antigo de Madrid, bem redondinho que é só seguir e sorrir!
Nesse post você vai encontrar:
- Roteiro resumido: Principais paradas do roteiro
- Roteiro no mapa
- Roteiro pelo centro antigo de Madrid detalhado
- Algumas dicas para se dar bem em Madrid
Leia também: Roteiro de Madrid- o melhor da cidade em 2, 3 ou 4 dias
1. Roteiro Resumido: Principais paradas do roteiro pelo centro de Madrid
Aqui vai uma listinha para você já ter uma ideia do que incluí no roteiro de 1 dia pelo centro antigo de Madrid. É um roteiro para quem gosta de conhecer os lugares icônicos da cidade, misturando um pouco de história, arquitetura, passeios abertos e, claro, um pouco de gastronomia.
- Puerta del Sol
- Mosteiro das Delcalzas Reales
- O Churros do San Ginês
- Plaza Mayor
- Mercado San Miguel
- Catedral da Almudena
- Palácio Real de Madri
- Jardins de Sabatini
- Jardins Campo del Moro
- Templo de Debod
2.Roteiro no Mapa
Esse é o trajeto do roteiro pelo centro antigo de Madrid no mapa para te ajudar a caminhar pela cidade e passar pelos pontos que sugerimos aqui. Não se esqueça de ir com um tênis confortável e se preparar para caminhar.
O gostoso de um roteiro assim é que, à medida que você caminha, a cidade te surpreende com detalhes e coisas divertidas pelo caminho, além dos pontos turísticos. Por mais que você já tenha passado por algum lugar, cada ida e cada viagem é única, então, vamos nessa?
3. Roteiro pelo centro antigo de Madrid detalhado
Puerta del Sol: onde tudo começa
Nosso roteiro pelo centro antigo de Madrid começa do começo, mais especificamente no marco zero espanhol, de onde saem todas as ruas e avenidas da Espanha. O marco zero fica na Puerta Del Sol (estação sol do metrô) – puerta, de porta, remete aos tempos que a cidade era murada e uma de suas portas era a Porta do Sol. Hoje “Sol”, como chamam os locais, é uma das áreas mais agitadas da cidade, com cafés, restaurantes e baladas. É bom avisar que porta é só nome, pois lá você não encontrará porta nenhuma.
Da Puerta del Sol partem uma série de ruazinhas pequenas onde os carros não entram, e algumas ruas grandes com carros e tudo. Repare que nesta área as placas de nomes de ruas são todas pintadas a mão e uma diferente da outra. A graça é brincar de se perder nesse miolinho e fazer pequenas descobertas. E pra quem curte umas companhas, vale falar que a região tem muita loja bacana!
Duas dicas importantes
Cuidado com a carteira e o celular: Madrid não é uma cidade perigosa, mas os batedores de carteira são extremamente ágeis. Fique de olho no bolso, ou você fatalmente voltará pra casa sem carteira ou celular!
Calle Montera: Um pedacinho bem feio de Sol é a Calle Montera, que infelizmente está cheio de prostitutas que mexem com os homens descaradamente. Não é uma rua perigosa – muito pelo contrário, mas é feia.
O Urso de Madrid
E numa dessas ruas grandes, no que seria a “entrada da praça’ ao lado de uma estrutura de vidro esquisita e modernosa (a “nova” estação de trem “renfe”), você verá o símbolo de Madri: El oso y el madroño (O urso e o Madronheiro), a estátua de um ursinho muito fofo que tenta comer os frutos de uma arvorezinha – o Madronheiro.
Não preciso nem dizer que o urso é uma das paradas favoritas para foto e costuma ficar abarrotado de turistas de todos os lugares do mundo tentando tirar sua fotinho. E enquanto você tenta tirar foto com o urso original, dezenas de outros ursos e personagens animados tentarão tirar foto com você (é amigo, a crise espanhola apertou feio e a profissão urso animado está cada vez mais popular), caso você tire foto com um desses personagens animados, lembre-se que a foto vai te custar um bocado.
A prefeitura de Madrid
Terminada a sessão urso, procure um prédio de tijolos com uma torre de relógio que fica no centro da praça. Este prédio é a antiga sede dos correios e atualmente sede da prefeitura de Madrid. É na frente dele que milhares de madrilenhos e turistas comemoram a passagem do ano e tentam comer doze uvas durante as doze badaladas do relógio – uma por uma.
Reza a lenda que quem consegue comer as doze uvas, missão praticamente impossível, já que não vale nem enfiar tudo na boca de uma vez e nem engolir, ganha o direito de fazer um pedido de ano novo. E deve valer um senhor pedido né?! Afinal comer doze uvas em doze badaladas não é para muitos.
Prefeitura de Madri
Na frente da prefeitura há uma estátua em homenagem a Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788. Ele foi o responsável pela urbanização de Madrid e é conhecido por ser o melhor prefeito que Madrid já teve. Graças a ele a cidade viu o fim do “água abaixo”. Numa época em que não havia descarga e nem esgoto as pessoas atiravam seus dejetos pela janela, ou seja, ao ouvir o grito “água abaixo” era um salve-se quem puder para não levar um desagradável banho.
Caminhe até a prefeitura e no chão da calçada você encontrará o marco zero da Espanha, dali parte todas as rodovias da Espanholas, este marco é equivalente ao monumento da praça da Sé de São Paulo.
Primeiro quitute do dia: docinhos da Mallorquina
Numa das esquinas da praça você encontrará a La Mallorquina, uma doceria bem espanhola que vende croissants gostosos e pequenas tarifinhas arredondadas saborosas. A primeira loja foi inaugurada em 1894 e hoje existem mais três lojas em Madri, são receitas tradicionais e realmente deliciosas.
Eu se fosse você compraria logo duas trufas das pequenas. Há também trufas grandes, que são feitas da mesma massa da pequena, mas juro que já experimentei várias vezes e que duas trufas pequenas são mais gostosas que uma da grande. E por que raios duas? Por pura gula, oras! Aliás, sugestões gulosas é o que não falta nas minhas dicas e Madrid!
- Horários: de segunda a domingo das 8:30 a 21:00.
- Endereço: Puerta del Sol, 8.
Rumo a Plaza Mayor
De volta ao roteiro, agora você tem duas opções: seguir direto para a Plaza Mayor, ou dar uma voltinha pelos arredores de Sol e conhecer o Convento das Descalzas Reales.
Opção 1: Direto para a Plaza Mayor
Seguindo reto a rua da doceria La Mallorquina, na Calle de Postas, você encontrará a Praça Maior de Madrid. Essa praça é uma das praças mais lindas que eu já vi e não é exagero e como ela fica meio escondida, você terá que procurar um pouquinho, vou contar mais sobre ela adiante.
Opção 2: O convento das Descalzas Reales
Essa segunda opção de roteiro te leva até o Monasterio das Descalzas Reales, um convento ainda em funcionamento que ocupa um prédio histórico super interessante. O convento abriga a comunidade religiosa franciscana cujas integrantes caminhavam com sandálias simples durante todo o ano, até no inverno, por isso a origem do nome.
Anteriormente, o convento recebeu também moças da família real que frequentavam o convento para receber educação e orientação. Até hoje as freiras vivem em clausura, por isso o convento só abre para visitação uma vez ao dia e com tours guiados. Por dentro, o edifício abriga inúmeras obras de arte, relíquias e tapeçarias belíssimas, uma forma interessante de conhecer um pouco mais sobre a história de Madrid e da Espanha.
Reserve aqui o tour guiado pelo Monastério
Ainda que você não consiga entrar, a praça onde está o convento é super bonitinha. Saindo de lá, passaremos em frente ao San Ginês, um dos cafés mais antigos e tradicionais da cidade, e dali iremos para a Plaza Mayor.
Veja o roteiro no Google Maps.
O churros do San Ginés
Outra parada super tradicional e bem pertinho da praça Mayor é o San Ginés , um café super antigo que serve churros com chocolate quente desde a época de Ernerst Hemingway. O chocolate é pesado pra caramba e a porção de churros é bem generosa, dá pra dividir em duas pessoas tranquilamente. O churros do San Ginés é um dos programas mais clássicos de Madrid e algo que eu super tentaria encaixar durante a sua viagem.
- Horários: aberto todos os dias, funciona 24 horas.
- Endereço: Pasadizo San Ginés, 5
A praça Maior de Madri
A Plaza Mayor é uma praça retangular fechada e com entradas arqueadas, repleta de prédios históricos coloridos e restaurantes com mesas do lado de fora. As casas tem nomes históricos, a mais pintada delas se chama Casa da Panaderia e muitas vezes é palco de exposições gratuitas. Se estiver rolando alguma, entre sem pensar. Não é todos os dias que você tem a chance de entrar no prédio mais bacana de Madrid, certo?
Mapas e revistas grátis no escritório de turismo de Madrid
Na Casa da Panaderia funciona o escritório de turismo da cidade, onde você pode descolar um mapa grátis e uma revista com os principais acontecimentos de Madrid. Tem muita coisa legal na revista e vale a pena pegar, assim você fica mais por dentro das coisas diferentes que estão acontecendo pela cidade caso você for passar mais de um dia.
Assim como a praça do Sol, que acabamos de visitar, a Plaza Mayor também tem uma escultura equestre no centro, desta vez a de Felipe III, o idealizador do local.
A Plaza Mayor é uma praça histórica que foi palco de alguns dos grandes acontecimentos de cidade, como a Beatificação de São Isidro, as antigas touradas, o tribunal de inquisições e três incêndios: 1631, 1672, e 1790. Todos esses acontecimentos estão cuidadosamente estampados nos quatro grandes postes de ferro que iluminam a praça, chegue perto deles e você verá como são trabalhados.
A praça é rodeada por inúmeros cafés, restaurantes e lojas de souvenires. Como este é um dos lugares mais turísticos de Madrid, também é um dos mais caros, mas não confunda caro com melhor, portanto, fuja dali especialmente na hora do almoço.
A cada entrada e saída uma nova descoberta
Depois de dar uma volta na praça, vale a pena brincar de entrar e sair por suas entradas. As ruas ao redor da praça são muito bonitinhas e garanto que nesse passeio você vai tirar fotos lindas. Uma das saídas te deixará na porta do Mercado de San Miguel, um mercado gastronômico maravilhoso. Já já falo mais dele!
Para Almoçar
Quando a fome bater, minha sugestão é evitar os restaurantes da Plaza Mayor e escolher um desses lugares:
1) Pra quem quer comer rápido e barato: o famoso sanduba de calamares
De costas para a Casa da Panaderia, uma das ruazinhas da frente é a rua do sanduíche de lula, o famoso Bocadillo de Calamares. O sanduíche é a cara de Madrid, hiper tradicional e que tem um custo benefício sensacional – cerca de 3 Euros. O sanduíche de Lula é um lanche caprichado que os madrilenos adoram comer depois da balada (e da bebedeira), mas que é um senhor quebra galhos para quem está turistando.
Um pão de baquete crocante, com um molho que eu não tenho a mínima ideia do que e muitas lulas empanadas em rodela, uma delícia! Quem não gostar de lula, pode pedir uma das outras variedades, mas são todas fritas.
2) Pra quem quer comer bem: O mercado de San Miguel
O Mercado San Miguel é uma das paradas gastronômicas mais incríveis da cidade e fica encostada na Plaza Mayor. A graça aqui é selecionar vários pratinhos diferentes e ir experimentando um a um. Sugiro que você faça esse passeio com fome e sem pressa passando por todas as barquinhas e escolhendo suas preferidas e ainda, para acompanhar, peça um vinhozinho!
- Horários: de domingo a quinta das 10:00 à meia noite. Sexta, sábado e véspera de dias festivos das 10:00 à 01:00.
- Endereço: Plaza de San Miguel, s/n.
3) Para quem tem tempo de comer devagar: O restaurante mais antigo do mundo
O Restaurante Botin é o mais antigo do mundo de acordo com o Guiness e foi fundado em 1725. O restaurante serve várias opções de carne e pratos espanhóis que custam em média 20 euros por pessoa. O Botin não é o melhor restaurante da cidade, mas a experiência é tão diferente e o ambiente antigão é tão legal que vale a pena conhecer. Eu pessoalmente prefiro o San Miguel, mas acho que o Botin vale a visita.
- Horários: todos os dias, almoço das 13:00 ás 16:00 e jantar de 20:00 às 23:30.
- Endereço: Calle Cuchilleros 17.
A Catedral da Almudena
Terminada a sessão de gastronomia, é hora de caminhar até a Catedral da Nossa Senhora da Almudena, a catedral de Madrid. Para chegar lá, basta seguir reto pela Calle Mayor que é uma rua grandona e zero charmosa, mas que te levará direto ao ponto. Quem preferir pode seguir por uma das paralelas e fazer pequenas descobertas.
A Catedral da Almudena é super bonita e colorida. Reparem nos detalhes do teto (minha parte preferida da igreja) e não deixe de subir nos telhados tem uma das melhores vistas da cidade. O acesso à Catedral é livre, porém para conhecer o museu subir na cúpula e ver Madrid do alto é preciso comprar ingressos.
Um programa interessante é combinar a visita à Catedral de Almudena com o Palácio Real de Madri, outro clássico da cidade que vale a pena visitar (vamos falar dele em seguida). A visita combinada é ótima afinal eles ficam um do lado do outro e comprando os ingressos com antecedência, você evita perder tempo nas filas e aproveita mais o dia.
- Horários: setembro a junho de segunda a domingo das 10:00 às 20:30. De julho a agosto, aberta até as 21:00. A cúpula fica aberta de segunda a sábado de 10:00 às 14:30 e fecha em dias festivos ou de celebrações especiais.
- Entradas: para a cúpula e museu a tarifa custa 7 euros adulto. Para reservas feitas com antecedência na catedral a tarifa custa 5 euros.
- Endereço: Plaza de la Almudena s/n.
Leia também: Madri vista do alto da Catedral da Almudena
O Palácio Real de Madri
De frente para a catedral de Madrid, está o charmoso Palácio Real de Madri. A visita ao palácio leva cerca de 2 horas e é imperdível! O palácio é gigante e super luxuoso, repleto de salões gigantes, relógios e obras de arte. Recomendo muito a visita. Caso seja uma quarta feira ou sábado, informe-se sobre os horários de troca da guarda que acontece na frente do palácio, é super legal de assistir também.
A troca de guarda você pode ver gratuitamente, mas para visitar o palácio é preciso de ingresso e como é um dos lugares mais turísticos pagos de Madrid, eu recomendo comprar com antecedência para não pegar filas. Você pode também combinar a visita ao Palácio com outras atrações que ficam dentro das imediações como a Galeria de Coleções Reais e a Cozinha Real.
- Horários: no verão (Abril a Setembro) segunda a sábado das 10:00 às 19:00. Inverno (Outubro à Março) de segunda a sábado das 10:00 às 18:00 , e domingos das 10:00 às 16:00. Fecha todo dia 25, 31 de Dezembro, 01 de Janeiro e alguns feriados e eventos oficiais.
- Entradas: Adultos 14 Euros, crianças de 5 a 16 anos, estudantes e pessoas acima de 65 anos: 7 Euros.
Visita combinada:
- Palácio Real e Galeria das Coleções Reais: Adulto: 24 Euros / Tarifa reduzida: 12 euros.
- Palácio e Cozinha Real: Adulto: 18 Euros / Tarifa reduzida: 11 euros.
Compre aqui seu ingresso sem fila
E olha só que bonita que é a parte interna do Palácio:
Leia também: Palácio Real de Madri – todos os detalhes desse passeio espetacular
Os jardins do Palácio Real de Madri
Terminada a visita pelo palácio, não deixe de conhecer os Jardins de Sabatini, na lateral oposta ao castelo, e os Jardins Campo del Moro que ficam nas costas do Castelo. Para chegar ao Campo de Moro, você terá que dar uma bela volta, mas não pense duas vezes, o jardim é incrível e a visita é grátuita!
Plaza de España: Don Quixote e seus amigos
Depois de conhecer os jardins reais, chegou a hora de visitar Miguel de Cervantes e seus personagens na Plaza de España. O monumento em homenagem a um dos maiores escritores da literatura espanhola destaca Dom Quixote e Sancho Pança, seus personagens mais icônicos.
A praça é um dos lugares mais importantes da cidade, conhecida pelos jardins, fontes bonitas e monumentos históricos. Localizada no final da Gran Vía, ela conecta alguns dos principais bairros e avenidas da capital espanhola. Além disso, é rodeada por um dos maiores prédios da cidade como a torre de Madrid que foi durante alguns anos o edifício de concreto mais alto do mundo, construído em 1957 com 142 metros de altura.
Tem ainda o Edifício España, um dos edifícios mais altos e emblemáticos de Madrid que foi restaurado e hoje abriga o hotel Hotel Riu Plaza España. Outro que sugiro dar uma olhada é o Edifício de la Compañía Asturiana de Minas, um dos mais bonitos e imponentes da região, com abóbodas grandes no topo e arcos lindos na fachada.
Templo de Debod: o Pôr do Sol mais lindo de Madri
Terminando nosso roteiro de 1 dia pelo centro antigo de Madrid, nossa próxima parada é no Templo de Debod, um antigo templo egípcio autêntico com mais de 2.000 anos de história. Ele foi presenteado pela República do Egito à Espanha em 1968 e o curioso é que o templo foi trazido do Egito desmontado e depois remontado na Espanha, impressionante né?!
Um dos grandes tesouros pouco conhecidos de Madrid, o templo é lindo por fora, principalmente ao entardecer, e a parte interna está repleta de hieróglifos que explicam a história do templo e sua função como local de culto ao deus Amon. Além disso, o lugar proporciona uma das melhores vistas panorâmicas de Madrid, então vale a pena entrar, conhecer e admirar as paisagens.
- Horários: terça a domingo das 10:00 às 20:00, sendo a entrada permitida até as 19:30. Fechado nos dias 01 e 06 de janeiro, 01 de maio e 24, 25 e 31 de dezembro.
- Entradas: Gratuita.
- Endereço: Calle de Ferraz, 1, Moncloa – Aravaca.
Debod é um dos melhores lugares de Madrid para ver o pôr do sol, a vista com o Palácio Real de Madri e a Catedral da Almudena é hiper especial.
Sobrou tempo? Tem pique para caminhar mais um pouquinho? Volte ao centro antigo de Madrid e curta uma tarde de tapas no Bairro das Letras ou em Chueca!
Leia também: Madri – um passeio gastronômico pela Chueca e Madri- tapas no Lateral
4. Algumas dicas para se dar bem em Madrid
Passear a pé em Madrid é delicioso, a cidade tem vários cantinhos gostosos e muitas surpresas nas ruas tortuosas do centro antigo, então aqui vão algumas dicas para você curtir bastante a viagem e não deixar nada escapar.
Transporte público
Madri tem um dos melhores sistemas de metrô do mundo e dezenas de linhas de ônibus. Assim, nem pense em alugar carro. Dá fácil para fazer tudo combinando o transporte público com caminhadas gostosas pelo centro da cidade. E falando em caminhadas, um sapato confortável é uma boa pedida para este roteiro.
Onde se hospedar
Independentemente do bairro que você escolher, o importante é estar bem perto do metrô. E claro, não deixe de ler as avaliações do hotel para evitar furadas!
De toda forma, é sempre bom ficar hospedado num lugar central e a vantagem é estar bem pertinho das principais atrações turísticas, de bares e restaurantes bacanas e dezenas de estações de metrô. Dentro do centro, gosto muito da região do bairro das Letras, perto da Plaza de Sant’Ana, da Região dos Austrias (estação Opera do metrô) e do triângulo da Arte , perto dos Museus Prado e Reina Sofia.
Outros bairros: Outros bairros bacanas são Salamanca e Retiro (o mais perto possível do Paseo Del Prado)
Sugestões de hotéis em Madri
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
New Point Opera | Centro de Madri | 9.0 | Ver preços |
Rosewood Villa Magna | Salamanca | 9.4 | Ver preços |
Hostal MH Fuencarral | Chuenca | 8.3 | Ver preços |
Catalonia Atocha | Bairro das Letras | 8.7 | Ver Preços |
Mercure Madrid Centro | Passeio do Prado | 8.4 | Ver Preços |
Estudio 2 personas | La Latina | 8.8 | Ver Preços |
Motel One Madrid | Moncloa | 8.8 | Ver Preços |
Veja aqui ofertas de hotéis no centro de Madri
Não esqueça o seguro viagem
Além de obrigatório para quem viaja para a Europa, o seguro viagem te salva de eventualidades acontecerem, como por exemplo, se você precisar de atendimento hospitalar ou se você tiver seu voo cancelado, ou sua mala extraviada. Não se esqueça de levar impresso na mala de mão o comprovante de aquisição do seguro para evitar saias justas na imigração.
Pesquise sempre o tipo de cobertura que o seu seguro oferece e escolha uma apólice que cubra todas as intercorrências no ato, para você não ficar dependendo de reembolso depois. Nós recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de apólices, te apresentando o que há de melhor disponível no mercado de acordo com as suas necessidades e o valor que pretende desembolsar.
Garantir meu seguro viagem aqui
E quer mais uma vantagem? Faça sua cotação inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
E aí, curtiu o passeio?
Alguém aí já fez esse passeio e quer dividir com a gente o que achou?
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOTEIS EM MADRI: os melhores hotéis para sua viagem
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Madri: tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem.
- Bate e volta saindo de Madrid: 5 passeios imperdíveis na região.
- Aeroporto Madrid: Como ir do aeroporto de Madrid ao centro da cidade.
- Parque do Retiro em Madri: o que fazer no parque mais lindo da cidade
- Madri: tapas no Lateral
Preciso contratar um carro para 14 pessoas com um guia para talvez umas 5 horas , isto para maio tem como alguém ajudar ?
Infelizmente não temos indicação.