O que fazer em San Francisco: 20 passeios imperdíveis

Saiba o que fazer em San Francisco na Califórnia, conheça os principais pontos turísticos da cidade e veja dicas imperdíveis para montar o roteiro perfeito!

Além de descrições e ideias do que fazer em San Francisco, este post inclui dicas como chegar a cada um desses lugares usando transporte público e outras dicas imperdíveis de San Francisco!

Dicas de San Francisco: Vista espetacular da Lombard Street
Uma das minhas vistas preferidas de San Francisco no topo da Lombard Street

Nesse post você encontrará:

Quantos dias em San Francisco?

O tempo mínimo para conhecer San Francisco de verdade são 3 dias. Se você tem apenas 2 dias, dá para acelerar o passo e fazer um giro bacana.

Com 4 dias ou mais dias sua viagem já fica bem completa e dá até para encaixar um bate e volta para as cidades vizinhas. Sausalito, Vale do Silício, Oakland e Napa Valley são ótimas opções de bate e volta saindo de San Francisco.

Quer um roteiro prontinho? Acesse nosso Roteiro San Francisco

O que fazer em San Francisco: Golden Gate Bridge
Golden Gate Bridge vista do Battery Crossby

Onde ficar em San Francisco?

Quando for decidir onde ficar em San Francisco você perceberá que dois bairros ganham destaque nesse quesito. Union Square e Fisherman’s Wharf são locais bem distintos, mas que concentram a maior parte da rede hoteleira da cidade.

Union Square:

A Union Square região é bem localizada e super bem conectada com a rede transporte público de San Francisco, ou seja, uma região muito fácil de chegar e prática para visitar os principais pontos turísticos da cidade.

Coração na Union Square em San Francisco
Coração na Union Square em San Francisco

O bairro é o burburinho comercial de SF e, ao redor dele estão alguns dos melhores restaurantes e rooftops bars da cidade.

Onde ficar na Union Square & arredores

Região do Fisherman’s Wharf:

O Fisherman’s Wharf fica bem próximo ao Pier 39,  e é a região mais turística de San Francisco.

O bairro está conectado ao centro pela linha F do Muni e pelo Cable Car (o bondinho), e possui boas opções de hospedagens com bom custo x benefício.

Outros bairros interessantes

Conheça os melhores bairros de San Francisco e nossas melhores dicas de hospedagem no post onde ficar em San Francisco.

Como se locomover em San Francisco?

O transporte público em San Francisco é um dos melhores de todos os Estados Unidos e será seu melhor amigo durante sua estadia na cidade. Ele é fácil de usar e te leva para os principais pontos da cidade.

Em um primeiro momento, você poderá se assustar um pouco com tantos termos usados no transporte público local (BART, Muni, Cable Car, Ferries, ets), mas eu juro que dá para pegar o jeito e vale a pena!

Aluguel de carro

San Francisco é uma das cidades que eu posso afirmar: não vale a pena alugar carro!

Além do trânsito ultra carregado, dirigir por lá é caro e chato (estacionamentos caríssimos e há muitas regrinhas de trânsito que podem te render multas em um piscar de olhos). Use e abuse do transporte público.

Se você tem mais do que três dias em SF a minha dica é alugar o carro somente no último dia, quando for seguir viagem pela Highway 1 (estrada linda que conecta SF a Los Angeles), Napa Valley, Yosemite ou o destino que você escolher.

Para o aluguel de carros, minha dica é o Rentcars, um comparador de locadoras que te ajuda a encontrar preços excelentes nas melhores locadoras. Na dúvida, minha recomendação é sempre pagar um pouco a mais e escolher uma locadora conhecida – as chances de pegar uma frota mais nova são maiores.

O que fazer em San Francisco na califórnia: 20 passeios imperdíveis

Chegou a hora de dar as nossas dicas do que fazer em San Francisco. Aí vai uma lista completa com os 21 principais pontos turísticos e dicas de como chegar em cada um deles.

Para quem quiser dicas de como incluir estes lugares no roteiro, recomendo nosso roteiro de San Francisco.

  1. Ponte Golden Gate
  2. O bondinho de San Francisco
  3. Lombard Street
  4. Pier 39
  5. Fisherman’s Wharf
  6. Ghirardelli Square
  7. Ilha de Alcatraz
  8. Ferry Building
  9. Alamo Square e as Painted Ladies
  10. Golden Gate Park
  11. Union Square
  12. Coit Tower
  13. Chinatown de San Francisco
  14. Castro – o bairro gay de SF
  15. Mission – o bairro latino
  16. Haight- Ashbury – a vizinhança hippie
  17. Padaria Boudin
  18. North Beach – o bairro italiano
  19. A pracinha da Levi’s
  20. Twin Peaks
  21. Presidio

No final deste post você encontrará também:

1- Ponte Golden Gate

A charmosa ponte avermelhada é o grande ícone da cidade, uma parada imperdível em qualquer bom roteiro de San Francisco.

A Golden Gate Bridge tem vários mirantes bonitos:

  • Toll Plaza ou Golden Gate Welcome Center: o mirante do lado de San Francisco. O centro de visitantes é bem legal para pegar mapas, dicas, e comprar lembrancinhas bem legais. Vale extender a caminhada pelos dois lados do mirante para ter perspectivas ainda mais dramáticas da ponte e tirar fotos lindas.
  • Golden Gate View vista Point: O mirante do lado de Sausalito tem algumas das minhas vistas preferidas da ponte.
  • Hawk Hill e os mirantes de Marin Headlands: acessível apenas para quem vai de carro ou tem pernas bem fortes para pedalar morro acima. Vale muito a pena.
Ponte Golden Gate em San Francisco
Ponte Golden Gate vista de Marin Headlands

Dica do Ideias na Mala:

Cruzar a Golden Gate é sempre especial. Seja a pé, de bicicleta ou de carro, não deixe de ter essa experiência! Para quem gosta de pedalar, cruzar de bicicleta a Golden Gate é uma das atividades de San Francisco que eu mais gosto.

Outra forma bem especial de ver a ponte é fazer um passeio de barco pela baía de San Francisco, um dos meus passeios preferidos durante o pôr do sol, as vistas são maravilhosas.

Como chegar na Golden Gate Bridge:

  • De ônibus: saindo da Union Square, pegue o ônibus 101, 130 ou 150 (o ponto fica na frente do Old Mint, na intercessão da 5th com a Mission St.). Todos eles param no mirante da Toll Plaza. Atenção: ônibus em SF não dá troco, leve dinheiro exato! Preço $3
  • A pé: uma das minhas formas preferidas de chegar à ponte é por uma trilha maravilhosa que sai do parque do Presídio. Imperdível para quem curte caminhadas. Para chegar ao Presídio, pegue o shuttle grátis.
  • Taxi: preço varia entre $30 e $40
  • Uber ou Lyft: ~$20
  • Ônibus de Hop-on Hop-off em San Francisco: todos eles param na ponte.

2- bondinho de San Francisco

O bondinho ou Cable Car de San Francisco é o meio de transporte mais autêntico e mais cool da cidade.

Coisas para fazer em San Francisco: Cable Car
Cable Car, o bondinho de San Francisco

Há três diferente rotas de Cable car em SF, duas que saem da Union Square e percorrem as ladeiras até a região do Fisherman’s Wharf – ambas são bonitas. A Powell & Mason corta a Chinatown ao meio e passa em frente ao museu do Cable Car e a Powell & Hide passa pelo topo da Lombard Street. A terceira rota sobe a California St. rumo ao bairro de Nob Hill.

Independentemente da rota que você escolher, o passeio é lindo e vale super a pena. O trajeto de bondinho custa $8 a viagem.

Dica do Ideias na mala: para evitar filas quilométricas, comece seu dia cedo e com esse passeio. Quem sai da Union Square terá a oportunidade de ver o bondinho sendo girado no muque.

Pontos iniciais/ finais do Cable Car de San Francisco

Distrito financeiro – perto da Union Square

  • Market Street & Powell: ponto inicial das linhas Powell & Mason e Powell & Hyde;
  • Market Street & California Street: ponto inicial da linha California st.

Fisherman’s wharf

  • Hyde & Beach St (quase em frente a Ghirardelli Square): ponto final da linha Powell & Hyde;
  • Taylor St & Bay St: ponto final da linha Powell & Mason.

3- Lombard Street

Lombard Street, a rua mais inclinada de San Francisco, ganhou 8 curvas fotogênicas que diminuem seus 27 graus de inclinação tornando o trecho mais amigável para automóveis.

A rua é gigante e seu trecho mais famoso fica entre as ruas Hyde e Leavenworth St. A vista lá do alto é uma das mais bonitas da cidade.

Na primavera a Lombard st. ganha dezenas de hortênsias roxas e azuis e fica ainda mais bonita. Já no inverno, você verá as plantas secas, sem tanto charme.

Lombard Street: um dos cartões postais de San Francisco
Lombard street durante a primavera

Dica do Ideias na mala:

A foto mais especial da Lombard Street é de baixo para cima. Para pegar a rua relativamente vazia, chegue cedo. Para ter a experiência completa, vá de bondinho, fotografe a vista lá do alto e, em seguida, desça as escadas para fotografar de baixo para cima.

Emende o passeio com um pulinho do San Francisco Art Institute, onde você poderá ver um mural original de Diego Rivera além de mais vistas caprichadas da cidade.

Como chegar na Lombard Street

  • De bondinho: a forma mais especial de chegar a Lombard St. é de bondinho. A linha Powell-Hyde para em frente a rua – e na parte alta dela.
  • De ônibus: pegue a linha 30 que sai da Union Square e desça na Columbus x Lombard. A desvantagem de ir de ônibus é chegar do lado de baixo da rua e ter que subir a ladeira (lembre-se: ônibus em SF não dá troco, leve dinheiro exato! Preço $3);
  • Passeio de Segway pela Lombard st.: de longe a forma mais divertida – e especial – de descer a famosa rua tortuosa. Recomendo muito o passeio.
  • A pé: a caminhada para quem sai do Fisherman’s Wharf é bem curtinha, porém muito inclinada. Quem estiver em muito boa forma física pode brincar de subir a pé;
  • De carro: a graça de estar de carro é poder dirigir a Lombard Street, de quando em quando, rola até um trânsito de turistas descendo a rua.

4- Pier 39

O Pier 39 é um dos pontos turísticos mais visitados de San Francisco, é um lugar bem turistão porém bonitinho.

O local tem dezenas de lojas de lembrancinhas, restaurantes, sorveterias, um aquário e alguns museus. Tanto o carrossel colorido como a escadaria musical fazem o maior sucesso para quem viaja para San Francisco com crianças.

O Pier 39 também é casa de uma divertida colônia de leões marinhos e dependendo da época em que você visitar, eles ficam mais ou menos agitados. E com agito a diversão é garantida.

Pier 39 - San Francisco

Dica do Ideias na mala: no quesito comida, o Pier 39 é um dos lugares mais caros de San Francisco e não necessariamente o melhor.

Para quem que comer por lá minhas dicas são: o restaurante Crab House que serve caranguejos gigantes e gostosos, o Wipeout Bar & Grill que tem drinks gigantes, deliciosos e sandubas gostosinhos e a padaria Boudin que tem uma filial pequenina no lugar (eu se fosse você caminharia alguns blocos até a matriz que fica ali do lado).

Curte a clássica pedida turística? Hard Rock e Bubba Gump  também estão por lá.

Como chegar no Pier 39

  • Linha F do Muni: a linha F liga o Castro ao Fisherman’s wharf e passa em frente ao Pier 39;
  • Bondinho: as linhas Powell & Mason e Powell & Hyde tem o ponto final bem próximo ao Pier;
  • A pé: o passeio entre o Ferry Building e o Pier 39 pela costa é sensacional!

CHIP DE INTERNET ILIMITADA

Compre seu chip de celular no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet ilimitada.

Veja como comprar

5- Fisherman’s Wharf

O antigo porto de pescadores de San Francisco se converteu em uma das áreas mais animadas da cidade. Sempre movimentado, o Fisherman’s Wharf é um pouco mais caótico que o Pier 39, mas igualmente divertido.

Para quem curte comida da rua, a atração número 1 é comprar um caranguejo (ele já vem martelado) e comer na rua mesmo. E não saia de lá sem dar uma voltinha pelo museu marítimo de San Francisco onde estão o Navio Balclutha e o submarino USS Pampanito.

Caminhar pelo Píer é grátis, mas para entrar nos navios é preciso comprar uma entrada de $15 por pessoa (menores de 15 anos não pagam) – o Ticket dos parques nacionais americanos, o America The Beauty, é válido no local.

Fisherman's Wharf San Francisco

Dica do Ideias na mala:

O Fisherman’s Wharf está repleto de restaurantes turísticos, mas minha dica para comer aqui é o food truck pequenino, o Codmother Fish & Chips (496 Beach St, San Francisco), que serve alguns dos melhores peixes fritos da cidade, e opção de Oreos fritos de sobremesa. A fila é imensa, mas juro que compensa!

E, claro, o Boudin Bakery é sempre uma boa alternativa para quem quer comer uma sopinha no pão em um lugar bonitinho.

Como chegar no Fisherman’s Wharf

  • Linha F do Muni: a linha F liga o Castro ao Fisherman’s Wharf;
  • Bondinho: as linhas Powell & Mason e Powell & Hyde tem o ponto final no Fisherman’s Wharf;
  • De ônibus: a linha 8 e a 8x saem da Union Square e te deixam relativamente próximos ao Pier;
  • A pé: o passeio entre o Ferry Building e o Fisherman’s wharf pela costa é sensacional!

6- Ghirardelli Square

Visitar as instalações da antiga fábrica de chocolates da Ghirardelli, hoje transformada em uma loja caprichada que tem iguarias em forma de chocolate e sorvete, é um programa delicioso e que merece entrar no seu roteiro. Os sorvetes são gigantescos, deliciosos e com a casquinha feita na hora!

Atracoes de San Francisco: Ghirardelli Square
Ghirardelli Square uma parada clássica em San Francisco

No cantinho da loja, você poderá observar como o chocolate da Ghirardelli era produzido antigamente em máquinas que ainda funcionam, o cheiro é ma-ra-vi-lho-so. Há duas lojas da Ghirardelli na praça, a do lado esquerdo – mais movimentada – é onde ficam as máquinas de chocolates antigas.

Dica do Ideias na mala:

Além de conhecer a Ghirardelli, vale explorar toda a praça. Há várias lojas legais por lá, uma cervejaria animada que volta e meia tem música ao vivo tocando, e uma arcada de jogos (fliperamas) que as crianças adoram.

Como chegar na Ghirardelli Square

  • A Ghirardelli Square fica pertinho do Fisherman’s Wharf e do pier 39. Veja as instruções de como chegar lá nos itens acima.

7- Ilha de Alcatraz

A famosa prisão de segurança máxima que conquistou a tela dos cinemas fica pertinho de San Francisco. As visitas a Alcatraz são guiadas por áudio guia (em português) e são mega interessantes!

Durante o passeio você visitará as celas de prisioneiros ilustres e conhecerá algumas histórias do tempo em que Alcatraz era a prisão mais temida dos Estados Unidos. Um passeio muito bacana e que eu recomendo!

Ilha de Alcatraz em o que fazer em San Francisco
Ilha de Alcatraz

Dica do Ideias na mala:

Reserve com antecedência! Os ingressos antecipados são indispensáveis e a dica é comprá-los no site oficial.

Ficou sem? O ônibus Hop-on Hop-off possui um combo com Alcatraz que é uma opção salvadora quando o ingresso oficial se esgota.

Como chegar a Ilha de Alcatraz

A única empresa autorizada a ancorar seus barcos em Alcatraz é a Alcatraz Cruises. Para evitar dor de cabeça na fila e ingressos esgotados, compre seu tour online com antecedência. Os barcos para Alcatraz partem do Píer 33.

8- Ferry Building

O mercado gastronômico mais caprichado de San Francisco, o Ferry Building, é um show em todos os sentidos e possui as lojinhas que irão despertar seu tato, olfato, visão e paladar! Um passeio imperdível que não me canso de repetir.

Além do mercado bacana, é daqui que saem os Ferrys para Sausalito. Um passeio maravilhoso e que eu recomendo muito. Se você não vai fazer o passeio da Golden Gate de bicicleta, coloque o ferry no seu roteiro.

No meu instagram você encontra meus destaques do Ferry Building e várias dicas imperdíveis de San Francisco.

Markets Bar - Ferry Building

Dica do Ideias na mala:

Além do mercado gastronômico diário, às terças e quintas (10:00 às 14:00) e sábados (8:00 às 14:00) o Ferry Building recebe o Farmer’s market, uma feirinha de produtores super bacana de frutas, vegetais e comidinhas que ocupam a área externa do prédio e o pátio do lado de trás. Aos sábados, o mercado é maior e mais caprichado que nos outros dias.

Como chegar no Ferry Building

  • O jeito mais legal de chegar no Castro é pegando um dos bondinhos históricos e super estilosos da linha F, a linha que liga o Castro ao Fisherman’s Wharf passa em frente do Ferry Building.
  • Estação de bart & Muni metro mais próxima: Embarcadero;
  • Para quem sai da Union Square: dá para ir caminhando, fácil!

9- Alamo Square e as Painted Ladies

A Alamo Square é uma das pracinhas mais charmosas de San Francisco, tem uma vista linda do centro financeiro da cidade e está rodeada por casas vitorianas lindas. As mais famosas são um conjunto de 6 casinhas muito parecidas – uma de cada cor – que são conhecidas como Painted Ladies (Senhoras Pintadas).

A Alamo Square é um lugar gostoso para relaxar e descansar as pernas cansadas de subir as ladeiras da cidade.

Casinhas Vitorianas na Alamo Square em San Francisco
Casinhas Vitorianas na Alamo Square em San Francisco

Dica do Ideias na mala:

A Alamo Square é perfeita para fazer um piquenique. Se abasteça com comes e bebes ou, se você preferir, compre um sanduba no mercadinho Bi-Rite (550 Divisadero St) e devore namorando as Painted Ladies!

Como chegar na Alamo Square

  • A pé: pegue um Muni até o Civic Center (apesar de bem pertinho da Union Square, o trecho entre a Union Square e o Civic Center é feio pra caramba) e de lá caminhe pela Hayes Street até a Alamo Square. No caminho aproveite para explorar as lojinhas de Hayes Valley e visitar o Civic Center (aberto de segunda a sexta até às 18h), que é lindo e é grátis.
  • De ônibus: saindo na Union Square pegue o número 21 no ponto da  Market St & Grant Ave e desça na frente da Alamo Square. A passagem custa $2.50 e o ônibus não dá troco.

10- Golden Gate Park

O Golden Gate Park, que ao contrário do que muitos pensam, não fica perto da ponte Golden Gate, é um dos parques mais lindos de San Francisco e está repleto de atrações bacanas.

Alguns dos meus cantinhos preferidos do Golden Gate Park são:

  • Jardim japonês: um jardim muito lindo e uma casa de chá que faz com que eu me sinta no Japão.
  • Museu De Young: um museu de arte incrível que fica num prédio super moderno. Confira o calendário de exibições especiais.
  • The Academy Of Science: um museu de história natural que tem um aquário lindo e muitas atrações bacanas para adultos e crianças.
  • Conservatório de flores: uma estufa repleta de orquídeas e outras flores lindas. Os jardins em frente estão sempre lindos
  • Jardim botânico de San Francisco: Jardins caprichados, especialmente lindos durante a primavera
Conservatório de flores - Golden Gate Park

Dica do Ideias na mala:

Não deixe de caminhar pelo Stow Lake (um lago super bonitinho) e de subir na torre do Museu De Young, que é gratuita e tem vistas incríveis da cidade.

Como chegar ao Golden Gate Park

O Golden Gate Park fica um pouco afastado do centro, mas é bem fácil de chegar.

  • De ônibus: pegue o 5 ou o 5R da intersecção Market x Powell St e desça na Fulton com a 8th. Quem preferir pode pegar o Muni Metro “N” da estação Powell ou qualquer outra estação central e descer na Irving St. esquina com a 9th;
  • De bicicleta: não recomendo ir até lá de bicicleta, mas chegando lá, alugar bike é sempre uma boa pedida. O parque é uma delícia de pedalar.

11- Union Square

A Union Square é uma pracinha fofa e super movimentada no coração do centro financeiro de San Francisco. Ela foi batizada durante a guerra civil, quando servia de ponto de encontro dos partidários pró união.

A estátua no centro da praça representa a deusa da Vitória, Nike, e foi erguida em comemoração da vitória americana na guerra entre Estados Unidos e Espanha em 1898 na baía de Manila.

A praça é conhecida por seus corações pintados – um em cada extremidade da praça que mudam de tempos em tempos. Trata-se de um projeto lindo que arrecada verbas para o hospital do coração.

Deixando a praça de lado, essa é uma das melhores regiões de San Francisco para fazer compras, por lá há desde lojas sofisticadas, a marcas de Fast Fashion.

No post da Union Square você encontrará boas dicas para explorar a região.

Coração na Union Square
Coração na Union Square

Dica do Ideias na mala:

Combine a Union Square com um passeio pelo centro financeiro e por North Beach, o bairro Italiano de San Francisco.

Como chegar na Union Square: 

A praça é acessível por BART e Muni: estação Powell, por bondinho (as linhas Powell & Hide e Powell & Mason tem a Union Square como ponto final, e isso sem falar nas dezenas de linhas de ônibus que cortam a região.

12- Coit Tower

A Coit Tower é uma torre com formato de mangueira de bombeiro no alto das montanhas de Telegraph Hill. Localização estratégica, pertinho do centro financeiro, da Little Italy e do Fisherman’s Wharf, ou seja, garantia de algumas das melhores vistas de San Francisco e das pontes Golden Gate e Bay Bridge.

Para quem tem um bom preparo físico, subir as escadas que saem da Sansome St. (Filbert Steps) rumo à Coit Tower é um passeio lindo. Além do exercício incrível e da sensação de passear como um local, você será recompensado com vistas que melhoram a cada degrau.

Não topa caminhar?

Há um ônibus que sai do Fisherman’s Wharf e te deixa no pé da torre.

Coit Tower
San Francisco vista da Coit Tower

Dica do Ideias na mala:

A vista dos pés da torre é quase tão bonita quanto a vista do alto torre (que tem vidros encardidos que dificultam a visão), mas para ter a mesma visão 360 graus você terá que ser criativo e esgotar suas possibilidades contornando o morro. A subida na torre é paga, mas para visitar os murais na parte de baixo da torre – repare no tom de protesto dos murais – você não paga nada.

Como chegar na Coit Tower

  • De ônibus: a única rota que te deixa no topo da montanha é a 39, que sai do Fisherman’s Wharf (Powell x Beach St). Outras rotas te deixarão no pé da montanha e você terá que subir a pirambeira de escada;

13- Chinatown de San Francisco

Reza a lenda que a Chinatown de San Francisco é a maior cidade chinesa do mundo fora da China e, se não for, está perto, viu?

A Chinatown é imensa, viva e super autêntica! Um lugar para comprar lembrancinhas e presentes baratos, visitar templos escondidos, ver uma fábrica de biscoitinhos da sorte em pleno funcionamento, comer comida dos diferentes cantos da China (ou da Ásia!) e se perder pelas ruazinhas miúdas.

China Town - San Francisco

Dica do Ideias na mala:

Não saia da Chinatown sem fazer uma degustação de chás na Vital Tea Leaf (1044 Grant Ave). Além de degustar chás maravilhosos, você escutará as anedotas divertidas do “Uncle”, um chinês figura e falante que entende muito sobre chás! Vá com tempo de sobra!

Como chegar na San Francisco Chinatown

  • A pé: a Chinatown de San Francisco fica encostadinha na Union Square. Para uma chegada impactante, entre pelo portão chinês da Grant St;
  • De bondinho: as linhas Powell & Hyde e Powell & Mason do bondinho cortam a Chinatown.

14- Castro: o bairro mais colorido de SF

O Castro é a vizinhança GLS de San Francisco e um dos bairros mais descolados e divertidos da cidade. Explorar as vitrines curiosas, lojinhas e bares super bacanas é um programa divertido e que eu super recomendo.

Esteja preparado para encontrar esquisitices e se divertir com elas.

Rua Castro em San Francisco

Dica do Ideias na mala:

A esquina da rua 19th com a Castro tem uma casa repleta de janelas com bonecos ativistas. Bem criativo e super diferente!

Para beber, os bares Harvey’s (500 Castro St) e Twin Peaks (401 Castro) são duas excelentes escolhas.

Castro - San Francisco

Como chegar no Castro

  • Linha F do Muni: linha histórica com bondinhos lindos que faz o trajeto entre o Fisherman’s Wharf e o Castro passando pela Union Square;
  • Muni metro: linhas KT, M e L ligam o Embarcadero (passando pela estação Powell) à estação Castro

15- Mission e os grafites coloridos

Mission, meu bairro queridinho, é um bairro super jovem repleto de bons restaurantes, lojinhas descoladas e becos decorados com grafites coloridíssimos. Imperdível para quem curte sair do tradicional.

Balmy Alley - San Francisco

Dica do Ideias na mala:

Comece o dia percorrendo os murais históricos do Balmy Alley. Em seguida, explore a Valencia St. e seus arredores até chegar ao Clarion Alley, um beco super ativista onde os murais estão sempre mudando. Volte até a 18th street, repare nos incríveis grafites da Casa das Mulheres (3543 18th St #8, San Francisco), continue pela 18th street até chegar ao Dolores Park, o final do nosso passeio de hoje.

Como chegar?

  • Saindo da região da Union Square:pegue um Bart até a estação 24th Street Mission. A saída do Bart é meio feinha, mas pode ficar tranquilo que essa é uma região segura durante o dia.

16- O cruzamento das ruas Haight e Ashbury

O cruzamento das ruas Haight & Ashbury St. é o coração do movimento hippie. Foi aqui que tudo começou, explodiu e se espalhou. A região continua alternativa e boêmia (não tanto como antigamente, é claro) e é super interessante.

A graça é caminhar com calma, explorar lojinhas, os cafés e curtir o clima relax do lugar.

Haight Street - San Francisco

Dica do Ideias na mala:

Bem pertinho do famoso cruzamento está um dos meus parques preferidos de San Francisco. O Buena Vista Park tem vistas divinas da cidade (sim, tem uma bela subida na jogada). Super recomendo! Para tomar uma cerveja artesanal local, recomendo o Magnolia Brewery (1398 Haight St, San Francisco)

Como chegar a Haight x Ashbury

  • Muni: saindo da região da Union Square pegue o Muni N, e desça na Carl x Cole St.

17- Boudin Bakery

A padaria mais famosa e movimentada da cidade vem da época do ouro da Califórnia, uma receita de pão secreta que substituiu o fermento usado nos pães tradicionais por um fermento criado a partir da bactéria do iogurte. Cada pãozinho produzido na Boudin Bakery usa um levain derivado desse fermento original criado há mais de 150 anos – um gostinho especial e que fica ainda melhor com o clam chowder, a sopa de mariscos, da casa.

A Boudin produz pães em formatos diversos e tem uma cozinha de vidro onde os padeiros interagem com os turistas, ao passar na rua você verá pães nos mais diferentes formatos sendo produzidos.

Padaria Boudin - San Francisco

Dica do Ideias na mala:

Boudin é um dos melhores lugares para comer na região do Pier 39, pedida certeira para quem curte Clam Chowder (sopa de mariscos) – ou  sopa de tomate – servida quentinha no pão da casa.

Como chegar?

  • É só seguir as instruções para chegar no Pier 39 ou Fisherman’s Wharf!

18- North Beach – bairro italiano

North Beach, o bairro Italiano de San Francisco, tem dezenas de restaurantes deliciosos e muita coisa legal para ver e fazer.

Comece o passeio no cruzamento das ruas Broadway e Columbus – que tem livros pendurados, grafites nas paredes e chão decorado com palavras em Italiano, chinês e inglês – e termine na simpática Washington Square onde Marilyn Monroe tirou suas fotos de casamento.

Cruzamento da Broadway com Columbus
Cruzamento da Broadway com Columbus

Para um passeio mais cultural, visite o museu do Beatnik, o bar Vesúvio ( 255 Columbus Ave, San Francisco), a livraria City Lights Bookseller and Publishers; mais adiante vale tomar um café no Caffe Trieste (601 Vallejo St., San Francisco) onde Francis Copolla escreveu o roteiro de “O poderoso Chefão”

Falando em Coppola, aproveite o rolê para degustar vinhos da vinícola do cineasta Francis Copolla, vá até o descolado Café Zoetrope ( 916 Kearny St, San Francisco) que pertence a família Copolla e veja quadros das gravações do “O poderoso Chefão”. No mesmo edifício histórico fica a produtora de Copolla.

Dica do Ideias na mala:

Fiz um tour gastronômico em North Beach muito especial e super recomendo o passeio.

Como chegar?

  • A pé: saindo da Union Square, caminhe pela Grant Avenue até chegar na esquina da Broadway x Columbus;
  • Bart: a estação mais próxima (que na real nem fica tão próxima assim) é a Montgomery;
  • Ônibus: pegue as linhas 30 ou 45 no ponto da  Stockton St & Sutter St e desça na Stockton S x Pacific Avenue

19- Pracinha da Levi’s

A praça da Levi’s é uma pequena pracinha escondida, e um verdadeiro oásis no centro financeiro de San Francisco.

Um lugar delicioso para relaxar depois de um dia de muitas caminhadas pelas ruas de San Francisco. Para quem quiser continuar o passeio, basta atravessar o parque até a Sansome Street e acessar as escadarias da Coit Tower.

Levi's Plaza - San Francisco

Como chegar?

  • Linha F: desça no Pier 23 e atravesse a rua;
  • Muni & Bart: a estação mais próxima é a Montgomery. Siga reto pela Battery St. até chegar na pracinha;
  • A pé: Do Ferry Building, vale a pena caminhar pelo calçadão até o Pier 23. Essa é uma das minhas caminhadas preferidas de SF.

20- Twin Peaks

O Twin Peaks é um dos pontos mais altos da cidade e indiscutivelmente uma das vistas mais lindas da baía de San Francisco. Em um dia sem neblina, você conseguirá ver a Golden Gate Bridge, o Monte Diablo (do outro lado da baía em Oakland) e dezenas de prédios compridos e igrejas pontudas.

Twin Peaks - San Francisco

Dica do Ideias na mala:

Para quem curte caminhar, recomendo o tour da Urban Hikers SF que sobe do Castro ao Twin Peaks a pé e é um dos tours mais legais que já fiz em San Francisco.

Como chegar ao Twin Peaks

  • De ônibus: pegue o Muni KT, L ou M (saindo da estação Powell) até a estação Castro e em seguida o ônibus 37 (do ponto em frente a estação de Muni), um único bilhete pode ser usado por até 2 horas tanto para ônibus quanto para metro.

21- Parque Presidio

E para fechar nossas lista do que fazer em San Francisco, um dos meus cantinhos preferidos na cidade: o parque Presidio. Uma área verde gigantesca que faz parte do Golden Gate National Park. Alguns dos meus certinhos preferidos são:

Parque Presidio em o que fazer em San Francisco
Woodline no Parque Presidio
  • Main Parade Lawn: o gramadão principal, onde está o Museu do Walt Disney (site oficial) – que conta a história de Walt, o criador do Mickey e idealizador dos parques – e um centro de visitantes bem legal.
  • Tunnel Tops: A nova área ao ar livre de San Francisco é o máximo! Um espaço sensacional para piqueniques e uma área infantil fabulosa.
  • Woodline: uma das esculturas de Andy Goldsworthy no parque. Faça a visita como parte de uma trilha caprichada pelo parque.
  • Crissy Field & Praias: a junção linda do parque com o mar. Nos dias de calor – são raros, mas acontecem, a praia fica disputadíssima.
  • Trilhas e mirantes para a Golden Gate: o parque tem algumas das vistas mais lindas de San Francisco. Battery to Bluffs é minha queridinha.

O que fazer em San francisco no mapa

Veja todas as atividades de San Francisco deste post no mapa.