San Francisco Art Institute: Vistas maravilhosas e o mural de Diego Rivera

Vistas lindas da cidade, um mural de Diego Rivera e uma arquitetura sensacional são alguns dos motivos para você visitar o San Francisco Art Institute, uma visita bem bacana para incluir no seu roteiro de San Francisco. Vem comigo?

San Francisco Art Institute: Vistas maravilhosas e o mural de Diego Rivera

Localizada a poucos passos da Lombard Street (a rua tortuosa mais famosa de San Francisco), o San Francisco Art Institute (SFAI) combina vistas maravilhosas de San Francisco, um mural pra lá de bacana de Diego Rivera e exibições de arte contemporânea. Isso sem falar na arquitetura do edifício que integra de forma incrível um edifício antigo com jeitão de Missão espanhola e espaços hiper modernistas repletos de formas interessantes de concreto aparente, elementos de ferro e muito vidro. Um passeio rápido e pra lá de interessante para encaixar no seu roteiro pela cidade.


?Já reservou seu HOTEL em San Francisco?

Confira ofertas nos melhores hotéis da cidade! 


Como visitar?

O SFAI é uma das escolas de arte mais antigas e tradicionais dos Estados Unidos. O Campus faz jus ao prestigio da escola e é um passeio bem interessante pra quem curte, arte, arquitetura ou gosta de ver cidades do alto.

San Francisco Art Institute

Uma entrada imponente

A visita começa na fachada do edifício, uma entrada bem tradicional com jeitão de missão espanhola com direito a uma torre com janelas arquejadas e uma porta imponente pra lá de fotogênica.

San Francisco Art Institute
Entrada do SFAI

Ao entrar no edifício há uma pátio central com uma pequena fonte de azulejos que rende fotos lindas. Aproveite bem essa parte antiga do edifício que daqui pra frente a modernidade toma conta do cenário. Mas antes de mais nada, que tal visitarmos um mural de Diego Rivera?

San Francisco Art Institute
Pátio do SFAI

Alegoria de construção da cidade

Seguindo para o lado direito da fonte (de costas para a porta da escola) há uma portão para a sala de exibições Diego Rivera, que ganhou este nome graças ao mural pintado em 1931 pelo artista Mexicano. O mural retrata a construção da cidade sob a perspectiva do industrial – o personagem central da alegoria – e tem um viés de provocação política ao retratar artistas (ele mesmo se retratou na obra), construtores e os patrocinadores da arte e da construção, questionando e exaltando os diferentes papéis.

San Francisco Art Institute
Alegoria de construção da cidade de Diego Rivera

Repare que a obra está assinada e datada pelo artista no canto inferior direito bem embaixo da mesa de projetos.

Se você curte arte ou quer entender um pouco mais do contexto hiper interessante dessa obra, vale ler este post.

O pátio do SFAI: vistas incríveis de San Francisco

Terminada a pate artistica do passeio, siga até o pátio da escola. Nessa curta caminhada, repare como o estilo de Missão espanhola rapidamente se transforma em um edifício hiper cool e hiper moderno, repleto de estruturas bacanas arredondadas para iluminar as salas de aula. Vale dar uma volta por todo o pátio – não deixe de subir as escadas! – e fotografar cada ladinho dessa vista hiper caprichada.

San Francisco Art Institute
Edifício do San Francisco Art Institute

San Francisco Art Institute San Francisco Art Institute San Francisco Art Institute San Francisco Art Institute

De um lado você verá a baía de San Francisco com a ilha de Alcatraz no fundo. Do outro você verá a Coit Tower no alto do Telegraph Hill, adoro ver o sobe e desce das casinhas antigas nas ladeiras da cidade.

San Francisco Art Institute
Ilha de Alcatraz

E claro que também dá pra ver uma pontinha do distrito financeiro de San Francisco com o Transamerica Building no topo (sabe aquele edifício em forma piramidal? Esse mesmo!)

San Francisco Art Institute
Coit Tower e Transamerica Building

Aproveite para tomar um cafézinho

Se a fome ou a sede baterem, a escola tem um café que serve comidas e bebidas com bons preços e um jeitão hiper descolado de café estudantil. Adooooro!

E um pinguinho de arte

Aproveite sua visita para percorrer as galerias da escola, tem sempre exposições bacanas de arte e fotografia de alunos ou artistas locais!

Horários de visitação

Aberto de segunda a domingo das 10:00 às 17:00

Tempo de visita:

Entre 30~45 minutos (mas dá sempre para dar uma passadinha rápida se você estiver com muita pressa)

Como chegar?

O SFAI fica há dois quarteirões da Lombard Street (São 160 metros exatamente- dá pra andar, vai?!), dá fácil para incluir no seu roteiro e dar uma passadinha por lá no caminho do Fisherman’s Wharf.

Endereço: 800 Chestnut St


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em San Francisco


Veja também:

San Francisco pra quem curte arte:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (6)

[…] dar uma passadinha no SFAI para ver um dos murais de Diego Rivera em San Francisco. O mural é lindo, a entrada é grátis e o edifício ainda trem uma cobertura com vistas super […]

Oi! Boa tarde! Qual é o valor da entrada ao SFAI? Obrigada

É grátis, ao menos que esteja rolando algum mostra por lá!
Abraços

[…] o passeio pelo Lombard Street vale caminhar até o SFAI (San Francisco Art Institute) onde há um mural lindo de Diego Rivera e vistas bacanas da cidade. E pra fechar o passeio com […]

[…] a própria Lombard Street (a foto lá de baixo é a mais bonita) e em seguida caminhe até o  San Francisco Art Institute, uma escola de arte que tem um mural lindo do artista mexicano Diego Rivera e mais vistas lindas […]

[…] a Lombard Street com uma visita ao San Francisco Art Institute (SFAI) uma escola de arte com mural de Diego Rivera e vistas lindas da baía de San […]

Deixe o seu comentário