
Saiba o que ver e fazer em Monterey, parada imperdível para quem viaja pela costa da Califórnia e percorre a famosa Highway 1.
Seja pelo charme da movimentada Cannery Row, pelo balé das sardinhas no aquário de Monterey, pelas paisagens indescritíveis da 17 Mile Drive ou pelo canto enfurecido dos leões marinhos. Visitar Monterey é um item que não pode faltar na lista de quem percorre a Highway 1, uma das estradas mais famosas e mais bonitas do mundo.
Monterey, ou sua vizinha Carmel, são as primeiras paradas para pernoite de primeira parada de quem percorre a Highway sentido San Francisco -> Los Angeles. E como tem muita coisa bacana para ver e fazer pela região, a dica é sair de San Francisco cedinho ou ficar mais de uma noite na região. Neste post dividiremos com você os principais pontos turísticos de Monterey, dicas de onde comer e onde ficar em Monterey. Pronto para se apaixonar?
Nesse post você encontrará:
- Conheça Monterey
- Onde Ficar em Monterey
- O que fazer em Monterey?
- Onde comer em Monterey?
- Dicas para fazer compras
- Como chegar de San Francisco a Monterey?
[Clique no item acima para ir direto ao ponto, ou e preferir, leia o post todo.]
Conheça Monterey
Monterey é uma cidade gracinha, recheada de pontos turísticos e muitos passeios divertidos há pouco menos de 2 horas de San Francisco. A parte turística de Monterey está concentrada em duas regiões diferentes: A Cannery Wharf, uma rua divertida e vibrante repleta de lojas e restaurantes, e o antigo Fisherman’s Wharf de onde saem os passeios de barco, caiaque e mergulhos pela região.
As duas áreas ficam relativamente próximas, e quem tiver disposição pode até caminhar entre uma e outra.
Onde ficar em Monterey?
Assim como as atrações turísticas, os hotéis de Monterey estão concentrados nessas duas áreas: Antigo Fisherman’s Wharf e arredores e Cannery Row. Cannery Row é mais turista e bem conveniente para quem visita a cidade pela primeira vez, e o Fisherman’s costuma ter ofertas de hotéis com muito bom preço. Eu ADORO as duas regiões e por isso vou recomendar hotéis em cada uma delas.
A) Cannery Row:
O melhores hotéis da Cannery Row são o Intercontinental The Clement, e o Monterey Plaza Hotel and SPA os dois tem quartos lindos com vistas incríveis para o mar ou o disputadíssimo B&B The Jabberwock que vive lotado. Boas opções com melhor custo benefício ali perto são o Best Western Plus Victorian e o sempre infalível Holiday Inn Express.

B) Fisherman’s Wharf
Na região do Fisherman’s Wharf, meus queridinho são o Portola Hotel & SPA e o Hotel Pacific. O Munras Inn é jeitosinho e costuma ter um bom custo benefício. E pra quem quer algo BEM em conta, vale a pena checar os preços do Ramada Inn , do Super 8 (o hotel econômico melhor avaliado da cidade) e do Comfort Inn.

Tá em dúvida entre se hospedar em Monterey ou Carmel? Leia este post!
O que fazer em Monterey
Visitar o aquário de Monterey:
O Aquário de Monterey (886 Cannery Row, Monterey) é um aquário que até quem costuma gostar de aquários vai curtir. Repleto de peixes coloridos, sardinhas dançarinas, águas vivas fabulosas e a fofíssimas lontras do mar (sea otter), este aquário combina um visual incrível com projetos de consientização ambiental super interessantes. Recomendo que você dedique pelo menos duas horas da sua visita a Monterey a este aquário.
Quer ver algo realmente especial?
Assista a alimentação do aquário central que ocorre todos os dias pela manhã e veja milhares de sardinhas dançarinas fazendo um show de acrobacias.
Passear pela Cannery Row: a rua mais colorida da cidade.
A Cannery Row é a principal rua turística de Monterey. Uma rua repleta de lojinhas, cafés e restaurantes. É no finalzinho da avenida que está o aquário! A Cannery Row antigamente era ocupada por dezenas de fábricas de sardinhas, fechadas devido o desaparecimento das sardinhas na região. A última fábrica de sardinhas da rua fechou em 1973, dez anos antes da abertura do aquário da cidade – que não coincidentemente ocupa uma das fábricas abandonadas, a Hovden Cannery. Durante o passeio repare na arquitetura da rua, e como as antigas fábricas de sardinha da cidade, foram reformadas e transformadas num conjunto de prédio vibrantes, shoppings e hotéis. O estilo de Monterey é único e a Cannery Row rende fotos especiais.
Uma pedida certeira e deliciosa é tomar o sorvete da Ghirardelli (660 Cannery Row) que tem taças MARAVILHOSAS. Ao entrar na loja você receberá uma amostra grátis do chocolate da estação, que é bem gostoso.
Ver centenas de leões marinhos de pertinho
Que tal encerrar seu passeio pela Cannery Row com uma quantidade absurda de leões marinhos barulhentos e fofinhos? Sim, to falando de muito mais leões marinhos do que você viu no Pier 39 em San Francisco. Claro que a quantidade de leões marinhos depende da estação no ano, e quanto mais frio, maior a chance de encontrar-los.
Para isso basta caminhar sentido San Carlos Beach Park e entrar no Costal Guard Pier. Aqui você verá uma das maiores populações de leões marinhos machos da Califórnia. O pier fica especialmente cheio durante os meses de inverno.
Se encantar com o old Fisherman’s Wharf de Monterey
Se o fim das sardinhas em Monterey transformou a Cannery Row em um reduto turístico, com o Fishernman’s Wharf não foi diferente. O antigo porto que escoava as toneladas de latas de sardinhas se transformou em uma interessante passarela repleta de restaurantes, lojinhas e um porto moderno para abrigar barcos e Iates. Não saia daqui sem provar um copinho do famoso Clam Chowder da região (sopa cremosa de frutos do mar) no Old Fisherman’s Grotto (39 Fishermans Wharf) – atenção o restaurante não aceita crianças – e comer um doce na incrível Carousel Fine Candies (repare na máquina de fazer caramelos retrô na entrada da loja).

Passear pelo parque histórico de Monterey
Monterey foi a antiga capital da Califórnia, e guarda anos e anos de história. Parte dos prédios antigos, está conservado no Monterey State Historic Park, que conta com um museu da história da cidade, um pequeno centro comercial e um jardim de cactos impecável. Vale dar uma passadinha rápida no caminho do Old Fisherman’s Wharf.
Dica: Durante o inverno o parque ganha uma pista de patinação no gelo disputadissima entre os pequenos.
Ver baleias de perto!
Para quem sonha em ver baleias e golfinhos de perto, fazer um passeio de barco pode ser uma ótima pedida. A região de Monterey tem uma população de baleias relativamente alta durante todo o ano, e durante o inverno (de dezembro a fevereiro), com a migração das baleias do Alaska ao México, fica ainda mais fácil de vê-las. Com um pouquinho de sorte você verá uma meia dúzia delas e relativamente perto do seu barco.

O tour sai duas vezes por dia do Fisherman’s Wharf e dura cerca de três horas. Caso você não veja nem baleias e nem Golfinhos durante o seu passeio, você pode voltar no dia seguinte grátis. Tem algumas empresas que fazem este passeio, nós fizemos com o Monterey Whale Watching e gostamos. O preço e os horários do tour variam um pouco dependendo da estação do ano, e custam cerca 50 dólares por pessoa.

Dica: Quem alguma vez já enjoou em um barco deve sem dúvida tomar uma bela dose de dramim antes de fazer este passeio.
Passeio de Bicicleta pela orla de Monterey
Um passeio delicioso é alugar uma bicicleta (há várias lojinhas na Cannery Row) e pedalar em direção a 17 Mile Drive. O passeio começa bem tranquilo, e você pode percorre toda a orla passando por cantinhos lindos como o Lover’s Point Park.

Quem tiver um bom preparo físico pode pedalar toda a 17 Mile Drive até chegar em Carmel. Cuidado com a volta, a deliciosa descida final se transforma em um subidão.

Percorrer a 17 Mile Drive
Um dos passeios mais lindos da região é a 17 Mile Drive, uma estrada pedagiada repleta de mirantes lindos que conecta Pacific Grove (cidade vizinha à Monterey) a Carmel. É nessa estrada que fica o cipreste solitário, um dos cartões postais de Carmel.

A estrada merece ser percorrida com calma, e muitas paradas.

Quer deixar o passeio ainda ais especial? Inclua um almoço no Still Water o restaurante no Pebble Beach Resort.

Caiaque e mergulho
Outros passeios bem populares em Monterey que ainda não tive a chance de testar são o aluguel de caiaque, e o mergulho de cilindro. Apesar da água congelante, Monterey é um dos melhores picos de mergulho da Califórnia e atrai gente do mundo todo, para dar conta do rio, mergulha-se com duas roupas semi-molhadas e o doro de lastro. Um dia ainda tomo coragem!
Se apaixonar pelas vistas da 17 Mile Drive
Onde comer em Monterey:
Old Fisherman’s Grotto – Old Fisherman’s Wharf
Uma excelente opção de restaurante para quem gosta de peixe e frutos do mar. Pratos bem servidos e bom atendimento. Gostei tanto que já fui duas vezes, mas vale falar que o restaurante não aceita crianças 🙁
Veja também: Onde comer no caminho de San Francisco a Los Angeles
Restaurantes e lanchonetes na Cannery Row
A Cannery Row está longe de ser um destino gastronômico caprichado. Se aguentar esperar, recomendo que você almoce no antigo Fisheman’s Wharf que fica ali perto e tem opções BEM melhores. Para quem quiser comer um lanche (e não se importa de pagar acima da média da Califórnia por algo razoável), aí vão algumas sugestões:
O Bubba Gump Original
Baseado no filme Forest Gump, essa rede de lanchonetes americana serve um montão de lanches, camarões e hambúrgueres Para a turma mais light, as saladas são uma boa pedida. Esse é o restaurante original, e o primeiro lançado, mas na real não tem nada de especial.
Cannery Row Brewing Company
Para quem gosta de cerveja, essa pequena cervejaria é uma das melhores opções da redondeza. O serviço deixa a desejar, mas a comida está bem na média da região. Como o lugar é bonitinho, muita gente gosta.
Sly Mcfly’s
Uma lanchonete bonitinha mas bem mais ou menos. O bar tem N opções legais, mas a comida é fraca. Para quem não se importa de comer fritura ou sanduba, pode ser uma opção.
Onde fazer compras em Monterey
Dicas de Lojas na Cannery Row:
Turkish Grand Bazar
Uma loja oriental com várias peças de decoração bacanas e lâmpadas maravilhosas.
Loja de Chocolate Ghirardelli
A famosa chocolateria de São Francisco tem uma pequena franquia em Monterrey. A loja é toda colorida e forrada dos famosos quadradinhos de chocolate. Para quem não teve tempo de visitar a Ghirardeli Square em São Francisco, aproveite para entrar e provar o famoso chocolate local. Para quem já conhece entre, nem que seja para pegar sua amostrinha grátis e sair ;).
Rocky Mountain Chocolate Factory
Esta cadeia de confeitarias tem maçãs do amor cobertas com chocolate e fudges bem gostosos. Para quem vai até o Fisherman’s wharf, espere que a loja doces de lá é bem mais gostosa.
Dicas de Lojas no Fisherman’s Wharf
Carousel Fine Candies
Uma das lojas de doces mais fofas que eu já visitei! Famosa por servir doçuras deliciosas desde 1960, a loja ostenta em sua vitrine uma máquina de fazer caramelo puxa-puxa que vai te deixar morrendo de vontade de provar um docinho. Quer provar algo muito gostoso? Experimente as maçãs do amor cobertas de chocolate… hummmm!
Pirate’s Cove
Uma loja de Souvenirs com vários artigos de pirata e camisetas diferentes. Nada incrível, mas vale a pena xeretar.
Como chegar em Monterey?
Existem duas rodovias que ligam San Francisco a Monterey. A 101, mais rápida e menos bonita, e a Highway 1 (o caminho pela costa). Se você tem tempo, recomendo que faça o trajeto pela Highway 1. Veja o trajeto detalhado e dicas de onde parar nesse post.
Dica: A rodovia 101 é em teoria 22 minutos mais rápida que a Rodovia 1 e na prática muito mais, porque quem vai pela 1, vai parando enquanto quem vai pela 101 vai direto e reto.
não esqueça do seguro viagem!
Se você está pronto para conhecer Monterey separe uns minutinhos mais para contratar o seu seguro viagem! Apesar de não ser obrigatório para a sua entrada em solo americano pode ser o melhor amigo durante toda a viagem, isso porque qualquer atendimento médico ou emergência, por mais simples que possa ser, tem custos altíssimos nos Estados Unidos!
Um seguro com boa cobertura te tira de enrascadas e impede que possíveis imprevistos acabem com o seu dia. Sem dores de cabeça e, melhor ainda, sem dor no bolso!
Nós do blog Ideias na Mala sugerimos que você contrate um seguro que cubra qualquer tipo de ocorrência no ato (sem essa de pagar caro ficar tentando reaver os valores lá na frente) e por isso, não viajamos sem seguros da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente! Faça uma cotação aqui e insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro de viagem!
E aí, curtiu as dicas?
Deixe um comentário!
Viaje sem stress
✅ Reserve seu hotel em Monterey
Veja também:
- A viagem de San Francisco a Los Angeles pela Costa
- Onde comer bem de San Francisco a Los Angeles
- Conheça o Hearst Castle, um castelo em plena Highway 1
- Saiba o que ver e fazer em Solvang
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
[…] Pigeon Point, Santa Cruz e a Cannery Row em Monterey. Siga de carro pela Highway 1, nem pense em cortar caminho. No caminho passe por Halfmoon Bay, o […]
[…] trânsito e não daria para ver Stanford antes do pôr do sol, então resolvemos ir direto para Monterey. Foram mais duas horas e meia de estrada até chegar no nosso […]
[…] O que fazer em Monterey […]
[…] vizinhas Carmel ou Monterrey, são duas excelentes pedidas de hospedagem na Highway 1. Carmel é mais romântica, tem uma praia […]
[…] Veja também: O que fazer em Monterey […]
Mari, muito interessante tudo qu vc postou. Será muito util a mim! Vou relatar como: Sou uma escritora, publiquei meu segudo livro ano passado, pretendo fazer uma adaptação do principal assunto do livro, para gold gate, eescolhi monterey para residencia dos personagens. nao falo inglês, mas gostaria de encontrar alguma editora na california, que pudesse publicar meu livro. Ou, devido tamanho avanço tecnologico editora não existe mais? me ajude, obrigada.
Oi Zai,
Infelizmente não conheço nenhuma editora por aqui.
Abraços e boa sorte.
Mari
Oi Mari,
Você só esqueceu de dizer que crianças não são bem vindas no Grotto, fomos todos empolgados almoçar lá e fomos proibidos de entrar porque estávamos com uma criança de 4 anos, acho essa informação bastante relevante para seus seguidores.
No mais, adoro tudo que escreves e aproveitamos muitas dicas suas.
Um abraço Thais
Oi Thais, Super obrigada pela atualização.
Fui lá duas vezes e ainda não tinha filhos!
Vou atualizar correndo!
Beijos e obrigada
[…] Monterey: Old Fisherman’s Wharf, Cannery Row e aquário de Monterey […]
[…] Veja aqui mais dicas do que fazer em Monterey […]
[…] Monterrey: cidade fofinha […]
Olá, estou passando para agradecer o post e dizer que estou em viagem da Califórnia para Los Angeles e estou aproveitando todas as suas dicas e estou adotando tudo. Estou montando meu roteiro principalmente baseado em suas dicas. Valeu por compartilhar e realmente estou concordando com tudo em relação às lojas, restaurantes e atrasões. ??
Oi Anna,
Super obrigada pela visita!
Feliz de verdade em saber que o blog está ajudando na viagem!
Beijos
Este é o melhor site que encontrei sobre San Francisco e Los Angeles!! E olha que eu entrei em vários. Muuuito obrigada e parabéns
Obrigada pela visita e pelo carinho! Aproveite a viagem e na volta passe aqui pra contar o que achou!
Beijos
[…] 17 mile Drive é uma rota que liga Monterey a Carmel, uma viagem especialmente bonita para quem tem tempo e pode curtir as paisagens com calma. […]
[…] Dia 1: San Francisco – Carmel/Monterey […]
[…] Veja também: O que fazer em Monterey […]
[…] duas noites em Monterey ou Carmel. No primeiro dia visite o aquário de Monterey, percorra a 17 Mile Drive e passeie pelo […]
Oi mari, vc recomenda algum lugar pra se hospedar em monterrey?
Oi Juliana,
Recomendações de lugar dependem tanto do seu perfil de viajante que é bem difícil para mim recomendar algo sem te conhecer. O que eu faria se fosse você: veja as reviews no Booking.com e escolha o hotel melhor localizado (e melhor avaliado) que couber no seu bolso.
Beijos (e que poena que não ajudei muito :()
[…] no hotel, deixamos nossas coisas e fomos par o Old Fisherman’s Warf em Monterey (um pier fofo com muitas lojinhas lindas e restaurantes), caminhamos pelo Píer e almoçamos em um […]
[…] Veja o que fazer em Monterey […]
[…] – Monterey (ou Carmel) Paradas mais bonitas: Pigeon Point, Santa Cruz e a Cannery Row em Monterey. Acorde cedinho e siga de carro pela Highway 1, nem pense em cortar caminho pela estrada de dentro […]
[…] Highway 1: o que ver e fazer em Monterey? […]
[…] Carmel quanto Monterey são paradas obrigatórias para quem percorre a Highway 1 (também conhecida como Route 1, ou Rota […]
[…] Monterey: Uma cidade fofíssima, com um aquário espetacular e muitas vistas lindas […]
[…] E fechamos o dia chegando em Monterey […]
[…] uma ou duas noites em Carmel ou Monterrey, as duas cidades são vizinhas. Carmel é mais romântica, mas como a cidade é bem pequenina, […]
[…] Começamos nosso passeio na Cannery Row, a principal rua turística da cidade de Monterey, bem pertinho do aquário de Monterey. […]
[…] São Francisco – Monterey (ou Carmel) Highlights: Pigeon Point, Santa Cruz e a Cannery Row em Monterey. Siga de carro pela Highway 1, nem pense em cortar caminho. No caminho passe por Halfmoon Bay, o […]
[…] percurso entre São Francisco e Carmel em um dia e reserve pelo menos um dia inteiro para conhecer Monterey e Carmel. Quem tiver dois ou três dias, melhor. Tem muito o que ver e fazer nessas […]
[…] Veja um roteiro completinho aqui. […]
Este site é sensacional pois além de preciso nas sugestões, levanta memórias! Aih ! que saudades.