O que fazer na Califórnia: 15 pontos turísticos inesquecíveis

Quer descobrir o que fazer na Califórnia? Este post é para você! Conheça os 15 principais pontos turísticos da Califórnia e veja dicas essenciais para montar sua viagem dos sonhos.

Neste post caprichado falaremos tanto de cidades conhecidas como Los Angeles, San Francisco e San Diego, assim como destinos de natureza incríveis como Yosemite e o Sequoias National Park. Também inclui cantinhos mais remotos e menos explorados como a rota dos vulcões e a costa norte da Califórnia.

Placa de Hollywood: item essencial em o que fazer na Califórnia
Placa de Hollywood em Los Angeles: Uma foto classica de quem visita a cidade pela primeira vez

O mais importante: este post te dará uma perspectiva completa do estado e toda a inspiração que você precisa para montar seu roteiro da Califórnia.

E aí, pronto para descobrir o que fazer na Califórnia?

O que fazer na Califórnia

Califórnia é um dos estados americanos mais diversos, em poucas horas é possível sair de uma praia de areias brancas ao topo de uma montanha coberta de neve, ir de uma floresta repleta de árvores gigantes milenares a um dos desertos mais quentes do mundo, ou sair de um lago de águas cristalinas rumo a uma metropole vibrantes em 3 horas.

Uma viagem completa pela Califórnia inclui uma mistura de cidade e natureza com pitadas lindas de oceano ( a viagem pela Pacific Coastal Highway é incrível), ou um giro pelo colorido Deserto da Califórnia, seja qual for a sua escolha. Tenho certeza que o estada vai te surpreender!

Para te ajudar a decidir o que fazer na Califórnia criei uma lista caprichada com 15 pontos turísticos especiais. Vamos falar de cada um deles?

  1. Pacific Coastal Highway (Highway 1)
  2. Golden Gate Bridge
  3. Yosemite National Park
  4. 17 Mile Drive (Monterey & Carmel)
  5. Rota dos vinhos
  6. Hollywood + estúdios de cinema
  7. Rodeio Drive em Beverly Hills
  8. Parques temáticos da Califórnia
  9. Praias e surf no sul da Califórnia
  10. San Diego
  11. Lake Tahoe
  12. Sequoia National Park
  13. Centrinho de Santa Barbara
  14. Costa Norte da Califórnia
  15. Deserto da Califórnia

Prefere um roteiro já montado? Veja aqui algumas boas opções:

1- Pacific Coastal Highway – Highway 1

Não escolha entre São Francisco e Los Angeles, opte pelos dois e recheie seu roteiro pela Califórnia com uma das viagens de carro mais lindas do mundo: a famosa Highway 1.

McWay Falls em Big Sur, uma das paradas da Highway 1
McWay Falls em Big Sur – uma parada espetacular

A estrada fotogênica que conecta San Francisco a Los Angeles (e quem quiser pode e deve esticar até San Diego) passa por várias cidades interessantes como:

Big Sur, o ponto alo da viagem

O ponto alto da Highway 1 é o trecho de Big Sur, um trajeto de cerca de 70 Km recheado de vistas caprichadas, praias lindas e mirantes estrategicamente posicionados. Não deixe de parar no Julia Pfeiffer Burns State Park onde uma cachoeira lindamente desagua junto ao mar, e de curtir o visual e as rochas da Pfeiffer Beach.

Big Sur em o que fazer na Califórnia
Big Creek Bridge vista do alto – uma das paradas lindas da Highway 1

Reserve pelo menos 3 dias do seu roteiro para percorrer a Highway 1 com calma, e se puder comece em San Francisco, dessa forma você viajará de frente para o mar e terá a oportunidade de parar sempre que o coração mandar.

Também dá para fazer a Highway 1 começando em Los Angeles, mas se puder escolher, comece por San Francisco!

2 – Golden Gate Bridge em San Francisco

Golden Gate bridge, a famosa ponte avermelhada, é o abre alas para uma cidade viva, eclética e diferente de tudo o que você já visitou. São Francisco é ideal para ser degustada aos poucos e curtida com carinho, a cidade merece pelo menos 3 dias inteiros do seu roteiro.

Golden Gate - San Francisco

De volta a ponte, meu passeio preferido pela cidade é atravessar a Golden Gate de bicicleta, chegar até a pequena Sausalito, e voltar de ferry. O passeio é maravilhoso do início ao fim.

Para ver a ponte do alto, recomendo os mirantes de Marin Headlands. E para experiências mais intimistas recomendo a trilha battery to bluffs que vai beirando a costa com vistas lindas da ponte e do mar.

Veja também: Roteiro San Francisco – o MELHOR da cidade em 2,3,4 ou 5 dias


Acompanhe todas as nossas dicas da Califórnia em tempo real no nosso Instagram. Moro na região de San Francisco há quase 10 anos, e compartilho várias dicas incríveis por lá! Te vejo no insta?


3 – Yosemite National Park

Cachoeiras imensas, blocos de granito espetaculares, sequoias gigantes e muito verde são alguns dos contrastes que o Yosemite Park reserva para você. Prepare-se para descobrir um dos lugares mais lindos de todos os tempos e viver as maravilhas da natureza.

Reserve pelo menos 2 dias inteiros para curtir o parque, e se tiver inspirado para tentar algo diferente, faça um glamping no Yosemite. Prefere o conforto de um bom hotel? Veja nossas dicas de onde ficar no Yosemite.

Yosemite Park um dos cartões postais da Califórnia
Tunnel view um dos principais mirantes do Yosemite Park

4- 17 Mile Drive (Monterey e Carmel)

Quando o caminho é tão incrível quanto o destino. E o melhor, aqui são dois destinos lindos interconectados por uma estrada cênica recheada de paradas lindas. Essa é a 17 Mile Drive, a estrada cênica que conecta Monterey a Carmel, duas cidades bem diferentes e que merecem fazer parte da sua viagem pela Califórnia.

Cipreste solitário em Carmel - Califórnia
Cipreste solitário na 17 MIle Drive, uma parada que merece ser feita

Reserve pelo menos 2 horas, idealmente 3 ou 4 para percorrer o trecho que tem mais do que as 17 milhas que dão origem a seu nome, praias lindas como a Pebble Beach e a Spanish Bay, e o cipreste solitário, o ponto mais fotografado da rota e o mais lindo.

Monterey

Comece seu passeio por Monterey explorando a região mais turística, o Cannery Row. É lá que fica o aquário de Monterey. Na sequência vale visitar o a Old fisherman’s Wharf, e o centro histórico da cidade que no passado já foi a capital da Califórnia.

Balé de águas vivas no Aquário de Monterey
Balé de águas vivas no Aquário de Monterey

Carmel

Carmel, a cidade mais charmosa da Califórnia tem um conjunto de ruas recheadas de edifícios com arquitetura inspirada na Europa, vários bons restaurantes, praias lindas (tanto a Carmel Beach quanto a Carmel River Beach merecem a visita) e parques caprichados como o Point Lobos e o Garrapata State Park.

Chegue cedo (antes das 17:00) para pegar o centrinho da cidade aberto, e curtir a vibe da cidade.

Veja também: Monterey ou Carmel, onde se hospedar

5- Rota dos vinhos na Califórnia

Toda boa lista do que fazer na Califórnia deve incluir pelo menos uma região vinícola na jogada. A região mais famosa é Napa Valley (cerca de 1 horas de San Francisco) e que concentra vinícolas mundialmente famosas como Mondavi, Joseph Phelps, Hall entre outras.

Artesa - Napa Valley
Vistas da vinícola Artesa em Napa Valley

Apreciadores de vinho vão adorar ficar hospedados 1-2 noites na região e descobrir que além de Cabernets e Chardonnays famosos Napa tem excelentes hotéis (veja nossas dicas de onde ficar em Napa Valley) e restaurantes estrelados.

Sua vizinha Sonoma, é um excelente páreo em termos de charme, e os vinhos não ficam nada atrás. Adoro o clima bem relaxado, a vibe gostosa do centrinho e várias vinícolas boas como Scribe, Buena Vista, Bartolomew, chateau Saint Jean e Gundlach Bunshu. Meus pequeninos adoram o trenzinho da Sonoma Traintown e o gramadão gostoso da Sebastiani.

Regiões vinícolas da Califórnia : Sonoma
Parreiras do chateau St. Jean em Sonoma

O que pouca gente sabe é que além das região famosas de Napa e Sonoma a Califórnia tem várias outras opções incríveis e fáceis de encaixar no roteiro:

  • Livermore Valley: bem fácil de combinar com o San Francisco Premium Outlets. A região tem vinícolas ótimas como a Concannon (gostamos tanto que somos membros do clube de vinhos) e a Venchi.
  • Paso Robles: Perfeita para combinar com a highway 1, já que fica praticamente no meio do caminho. A região tem vinícolas incríveis como a Daou, Sculpterra e a Justin, além da instalação de luzes Sensorio (reserve com antecedência).
  • Santa Ynez Valley: A melhor região vinícola da Califórnia para visitar com os pequenos fica bem próxima de Santa Barbara e no caminho de quem percorre a Highway 1. Adoro os vinhos da Artiste em Los Olivos, e toda a experiência da Buttonwood.
  • Alexander Valley: uma região muito linda no norte da Califórnia. A experiência é intimista e os vinhos são ótimos.

6- Hollywood e os estúdios de cinema de Los Angeles

Ver e viver um pedacinho de Hollywood é um dos muitos privilégios de quem visita Los Angeles, mas a cidade vai muito além da movimentada calçada da fama e do letreiro de Hollywood (que é legal para caramba e merece boas fotos).

Calçada da Fama em Hollywood
Calçada da Fama em Hollywood

Alguns cantinhos que merecem entrar no seu roteiro de Los Angeles são o Griffith Observatory (chegue cedo para conseguir estacionar, mas fique para ver o pôr do sol), downtown Los Angeles e o Farmer’s Market.

Para viver de perto o mundo do cinema e conhecer cenários de alguns dos seus filmes e seriados preferidos, recomendo muito uma visita pelos estúdios de cinema de Los Angeles.

Meu tour preferido é o Tour da Warner, onde você terá o privilégio de sentar nos sofás dos F.R.I.E.N.D.S e do Big Bang Theory. Os tours são bem disputados e vale a pena comprar o ingresso antecipado.

Warner Bros Studio Tour em dos passeios mais incríveis de Los Angeles
Sofá dos Friends no Stage 48 – a parte final da visita aos estúdios da Warner

7- Rodeio Drive – Beverly Hills

Talvez você se assuste um pouco com a falta de glamour da calçada da fama, mas uma coisa eu posso te garantir, Beverly Hills e toda a elegância da Rodeio Drive te deixarão muito bem impressionado.

Palmeiras na Rodeo Drive em Beverly Hills
Rodeo Drive, em Beverly Hills

Vitrines caprichadas, carros de luxo e a chance de ver de perto a casa celebridades de Hollywood são boas opções em Beverly Hills. Também recomendo tirar fotos com o letreiro de Beverly Hills e conhecer o icônico Beverly Hills hotel.

8- Parques Temáticos da Califórnia

Você sabia que foi aqui na Califórnia que o primeiro parque temático do mundo foi criado? É claro que os parques temáticos da Califórnia não ficariam de fora dessa super lista do que fazer na Califórnia!

A Disneyland, fica em Anaheim, pertinho de Los Angeles e é uma parada bem divertida e bem diferente da Disney em Orlando. São dois parques, a Disneyland (o parque original, e que apesar de lembrar bastante o Magic Kingdom é bem autêntico. Nele está a área do Star Wars Galaxy’s Edge. Também tem a California Disneyland Adventure, uma dos meus parques preferidos da Disney no mundo, nela fica a área dedicada ao filme Carros, e o divertido Pixar Pier.

Pixar Pier no Disney California Adventure Park
Pixar Pier no Disney California Adventure Park

Anaheim também serve de base para visitar o Berry Knott’s Farm, um parque legal para toda a família pois ele tem várias montanhas russas radicais, uma pegada de velho oeste bem legal, e uma área do Snoopy bem fofa para os pequeninos.

Parques de diversão na california
Montanha Russa Hang Time no Bery Knott’s Farm

Ainda na região de Los Angeles está o Universal Studios Hollywood, uma mistura bem interessante entre estúdio de cinema e parque de diversões. O que eu adoro: as melhores atrações do Universal Orlando se repetem na Califórnia, e você leva de bônus o sensacional tour pelos studios de cinema.

Universal Studios Hollywood - studios Tour
Tram percorrendo os estúdios da Universal. Bem legal ver os sets de filmagem

9 – Praias e Surf no sul da Califórnia

Toda boa lista do que fazer na Califórnia inclui uma dose generosa dos clichês que tornaram a região mundialmente famosa: praias lindas e surf.

Santa Monica e sua vizinha Venice Beach, ambas encostadas em Los Angeles, são pedidas bem diferentes e complementares para viver o lado solar da Califórnia.

Píer de Santa Monica

Em Santa Monica você encontrará hotéis caprichados a beira mar, um dos píer históricos mais lindos do estado, e um shopping a céu aberto bem popular entre os turistas. Não perca o pôr do sol.

Pier de Santa Monica na Califórnia
Pier de Santa Monica no pôr do sol

Venice Beach:

Venice Beach é mais inclusiva e bem liberal. Enquanto fortões exercitam seus músculos na academia a céu aberto, campeões de skate arrasam na pista local e surfistas curtem as ondas caprichadas.

Meus passeios preferidos na região são os fotogênicos canais de Venice e a rua Abbot Kinney, na minha opinião, uma das mais legais de Los Angeles. Recomendo o passeio de bicicleta em Santa Monica para se deslocar entre as duas cidades.

Malibu

Malibu entrega uma combinação caprichada de praias lindas, bons pontos para surfar (ou ver craques surfando) e o famosinho Malibu Pier, uma pedida gostosa para um almoço ao ar livre ou brunch caprichado.

Minha praia preferida na região é a El Matador (chegue cedo, pois o estacionamento lota), uma praia vistosa com muitos rochedos fotogênicos e um paredão lindo de olhar e chato de subir. A praia não é acessível.

El Matador State Beach em Malibu
El Matador State Beach | Imagem: California State Parks ©2014, California State Parks Photo by Brian Baer

Para trilhas lindas, siga ao Dume Point. Com sorte você avistará golfinhos lá do alto.

Praias do sul da Califórnia

O sul da Califórnia tem muitas cidades interessantes, seja para curtir o mar – que apesar de gelado, dá para entrar em alguns meses do ano- praticar esportes ao ar livre ou surfar.

Minha cidade preferida é Laguna Beach, um destino que reúne praia incríveis, jardins lindos e uma vibe natureba que eu adoro.

Victoria Beach, a praia mais linda de Laguna Beach
Laguna Beach uma das praias mais bonitas do Sul da Califórnia.

A vizinha Dana Point, é tanto um destino de surf quanto um destino de lua de mel, a cidade tem 4 hotéis de luxo e vistas arrebatadoras do mar.

Dana Point no sul da Califórnia
Salt Creek Beach vista dos jardins do Ritz-Carlton Laguna-Niguel

Outras boas pedidas no sul da Califórnia são Huntington Beach (a cidade do surf) e a Newport Beach com seu centrinho fofo, boas opções de resort e fácil acesso a praia linda de Coroña del Mar

10 – Balboa Park em San Diego

San Diego é um destino que combina praia, agito, e atrações divertidas para toda a família. A cidade combina praias deliciosas com atrativos bacanas como o US Midway, um porta aviões que virou museu, a Old Town (um pedacinho do Mexico em San Diego, o máximo!) e o meu cantinho preferido: o Balboa Park.

Botanical Building no Balboa Park em San Diego
Botanical Building no Balboa Park em San Diego

O Balboa Park é um parque caprichado com muitos jardins, museus, parquinhos para a criançada, e vários cantinhos lindos para explorar.

É nele que fica o famoso zoológico de San Diego, por exemplo. Reserve 1 dia inteiro do seu roteiro de San Diego para explorar o parque, vale super a pena!

Veja também: Onde ficar em San Diego.

11 – Lake Tahoe

Lake Tahoe é um destino incrível o ano todo, e um desses lugar que nunca me cansarei de visitar. Ô lugar bonito.

No inverno

Durante o inverno montanhas branquinhas cercam um lago de cor esmeralda, em Lake Tahoe o esqui vira poesia e as descidas se transformam em cartão postal. Tão bonito que chega a ser surreal. 

Há várias opções interessantes de montanhas para esquiar em Lake Tahoe, minha dica é escolher entre o norte e o sul do lago e concentrar sua hospedagem e dias de esqui em uma única metade. Sei que parece pertinho mas viajar 2 duras na neve não é ideal.

Além do esqui Tahoe oferece várias atividades interessantes para quem não pode ou não quer esquiar. Veja aqui o que fazer em Lake Tahoe no inverno.

Ski Heavenly - Lake Tahoe

No verão

No verão Lake Tahoe se transforma em paraíso dos esportes aquáticos. As praias são lindas, a vibe é uma delícia e quem curte natureza vai se esbaldar com as trilhas da região.

Praia em Sand Harbor - Lake Tahoe
Praia em Sand Harbor – Lake Tahoe

12- Sequoia National Park

Gigantes, vermelhas, majestosas. Adentrar um bosque de sequoias gigantes – não importa se é a sua primeira ou vigésima vez – é sempre uma experiência emocionante. Caminhar ao lado dos maiores seres do planeta é um lembrete da fragilidade dessa espécie que durante anos sofreu com a extração madeireira e hoje é ameaçada pelos incêndios que anualmente assombram a costa lestes dos Estados Unidos.

O melhor lugar para ver sequoias gigantes é o Sequoia National Park, mas dependendo da duração da sua viagem vale optar pelos bosques de sequoias do Yosemite, que também são bem especiais.

Sequoias National Park em viagem para a Califórnia
Congress Trail no Sequoia National Park

Para quem está na dúvida entre os dois parques deixo o link: Yosemite Park ou Sequoias National Park para te ajudar na decisão. Já adianto, não vai ser fácil.

13- Centrinho de Santa Barbara

Santa Barbara entrega uma experiência completa, um resumão do lado solar da Califórnia com direito a tardes de sol, mar e surf (ou stand up paddle) com direito a um centrinho caprichado recheado de lojinhas, restaurantes e cervejarias. Não deixe de visitar o edifício da corte, a torre é aberta para visitas e tem uma vista muito especial da cidade com as montanhas no fundo.

East Beach no centro de Santa Barbara
A praia East Beach fica no centro de Santa Barbara e é uma delícia

As praias são lindas, as opções de hotéis são ótimas (veja aqui onde ficar em Santa Barbara) e há quem use a cidade como base para explorar as vinícolas de Santa Inez Valley.

Arremate seu passeio na cidade com um giro pela Funk Zone, onde vinícolas, restaurantes e lojas de decoração rendem uma tarde de diversão.

14- Costa norte da Califórnia

Mais remota, mais intensa e igualmente linda, a Costa Norte da Califórnia vai te surpreender com praias pitorescas e desertas, vilarejos encantadores e florestas de Redwoods.

Praia em Fort Bragg no norte da Califórnia
Praia em Fort Bragg no norte da Califórnia

Levei alguns anos para conhecer essa região de verdade, e cada vez que vou fico mais apaixonada.

Destinos interesantes como Jenner, Point Arena, Mendocino e Trinidad podem ser combinados em uma viagem linda, repleta de praias e as árvores gigantes do Redwoods National Park ou do Humboldt State Park (conhecido como alameda dos gigantes – ambos são incríveis.

Redwoods gigantes no norte das Califórnia
Floresta de Redwoods no norte da Califórnia

Quem tiver mais tempo pode combinar a viagem com a rota dos vulcões e conhecer o Lassen National Park, Mt. Shasta, e quem sabe até o Crater Lake National Park no oregon.

15- Deserto da Califórnia

E para fechar nossas dicas do que fazer na Califórnia (e foi bem difícil fechar essa lista com apenas 15 pontos turísticos) vamos falar do deserto da Califórnia?

Árido, colorido e cheio de vida o deserto da Califórnia abriga muitas espécies de plantas e alguns animais. No Death Valley National Park, o lugar mais quente e mais baixo dos Estados Unidos. Prepare-se para um amanhecer deslumbrante no Zabriskie Point seguido de uma vista de tirar o fôlego no Dante’s view, e uma vista coloridíssima no Painted Desert.

Campo de Golf do Capeta no Death Valley

Outra pedida linda para viver o deserto da Califórnia é o Joshua Tree, uma combinação ultra interessantes de rochedos, com árvores de Joshua e algumas espécies de cactus. Tanto o por do sol quanto o céu estrelado tornarão sua visita inesquecível.

Árvores de Joshua Tree no Joshua NP
Nosso carro no Joshua Tree National Park

Também tem a Rota 66, que corta um pedaço considerável do deserto até chegar no Arizona e tem várias paradas peculiares.

Bagdad Café na Route 66
Interior do Bagdad Café, a cara da Rota 66

Você pode encaixar pedaços do deserto da Califórnia no seu roteiro de várias formas diferentes. O Joshua Tree National Park, e Palm Springs, por exemplo, combinam com uma viagem pelo sul da Califórnia. Já o Death Valley, é bem fácil combinar com Lake Tahoe ou o Yosemite no sentido de quem segue para Las Vegas.

Mais dicas do que fazer na Califórnia

Montar uma lista com apenas 15 dicas do que fazer na Califórnia é uma missão quase impossível e acabei deixando para trás alguns cantinhos que valem a menção:

Como planejar uma viagem para a Califórnia

Agora que você já conhece os 15 principais pontos turísticos do estado, chegou a hora de planejar sua viagem, e para te ajudar quero dar algumas dicas que farão toda a diferença.

Tá gostando do post? Acompanhe nossas dicas e andanças pela Califórnia em tempo real no Instagram!

A) Comece a viagem em San Francisco e termine em Los Angeles ou Las Vegas

Fazer um voo com multi-cidades pode até custar um pouco mais caro, mas perder 1 dia todo das suas férias para voltar ao ponto inicial saí bem mais caro.

Já parou para calcular quanto custa 1 dia das suas férias? Divida o orçamento da viagem pelo número de dia para descobrir que um dia todo perdido no trânsito é mais caro que um voo multi destinos, fora o tempo ganho para explorar mais lugares. Começar em San Francisco também te ajuda a percorrer a Highway 1 do lado certo.

E alugue o carro somente no último dia em San Francisco, você não precisa (e nem quer!) ficar o tempo todo de carro por lá!

San Francisco no topo da Lombard Street
Uma das minhas vistas preferidas de San Francisco no topo da Lombard Street

B) Não use Orlando como referência para montar seu roteiro para a Califórnia

Fazer uma viagem para a Califórnia para passar 7 dias visitando parques temáticos vai te frustar. Primeiro porque parque por parque ir para Orlando é mais barato e mais perto do Brasil, segundo porque a beleza (e a graça) de viajar pela Califórnia está na diversidade de destinos e paisagens.

Use nossas sugestões de roteiros prontos para preparar um roteiro que funciona de verdade:

C) Saia do Brasil já conectado

Você sabia que dá para comprar chip de telefone para os Estados Unidos ainda no Brasil e economizar?

O chip de telefone da O Meu Chip pega super bem na Califórnia, e é mais vantajoso que comprar um chip local.

Há duas opções de planos, o controle e o ilimitado, e o ilimitado de deixa a rotear até 3Gb de internet para outros aparelhos.

Com internet fica bem mais fácil seguir as dicas do site!

D) Faça um seguro viagem dos bons

O Seguro de viagem não é obrigatório para viajar aos EUA, mas é essencial para uma viagem tranquila e sem perrengues. Um seguro viagem te previne contra voos cancelados, malas perdidas e emergências médicas ou dentárias.

Uso e recomendo a Seguros Promo, um site que faz uma comparação dos melhores seguros do mercado para te ajudar a escolher o melhor custo x benefício para a sua viagem.

Faça sua cotação já!!! (use o código IDEIASNAMALA5 para ganhar até 10% de desconto)

E) Traga seu comprovante de vacinação

O comprovante de vacinação poe ser pedido para fazer check-in no hotel e dependendo da cidade será pedido em cafés, bares e restaurantes. Em San Francisco, por exemplo, você não conseguirá fazer muita coisa sem ele.

O comprovante virtual do Conecte SUS é aceito nos Estados Unidos

F) Garanta ingressos nos lugares que você faz questão de visitar.

Só recomendo a compra de ingressos antecipados quando há uma economia online, quando eles se esgotam com antecedência ou quando é um tour especial, como por exemplo Napa Valley.

Na Califórnia os dois principais ingressos para comprar com antecedência são a Ilha de Alcatraz (em San Francisco) e o ingresso do tour pelos estúdios da warner. Esses dois se esgotam, especialmente nos meses de verão.

Vale ficar de olho também no Yosemite para saber se o parque ainda vai manter o sistema de reservas restringir a entrada nos meses de verão.

Ilha de Alcatraz em San Francisco
Ilha de Alcatraz

E aí, curtiu nossas dicas do que fazer na Califórnia?

Deixe aqui sua dúvida ou comentário!


Veja também:

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Avatar Lethicia Gaidarji disse:

Post incrível como sempre, Mari!
Amei todos os lugares da lista que já conheci (com base nas suas dicas impecáveis ❤️) e ler seu texto deu saudades da California e mais vontade de voltar pra conhecer todos os lugares onde ainda não fui!

Avatar Lia Vidigal disse:

Ficou muito bom!!! Thank’s!!!