Santa Ynez Valley, a melhor região vinícola para visitar com crianças da Califórnia

3
Santa Ynez Valley

Quem disse que degustações de vinho e viagem com crianças não combinam? Conheça o Santa Ynez Valley na Califórnia, um destino perfeito para famílias que viajam com crianças e que querem conciliar a programação família com visitas às vinícolas da região. O vale fica no caminho entre San Francisco e Los Angeles e é uma pedida perfeita para incluir no seu roteiro pela Highway 1 (a estrada cênica que percorre o litoral Californiano). Vamos nessa?

Santa Ynez Valley, a melhor região vinícola para visitar com crianças da Califórnia

Para facilitar a sua navegação neste post, preparamos um menu clicável. Basta clicar em um dos itens abaixo para ir direto ao ponto.

Onde fica o Santa Ynez Valley?

O Vale de Santa Ynez é um conjunto de 5 cidades próximas às montanhas de Santa Ynez (Central Caifórnia). Para quem percorre a Highway 1, a região fica bem no pedacinho onde a estrada desvia do litoral e se une a 101 rumo a Goleta (nas mediações de Santa Barbara). O relevo montanhoso local e as baixas temperaturas trazidas pelo oceano e que esquentam a medida com que adentram no continente tornam a região especialmente boa para produzir vinhos do tipo Pinot Noir na porção leste e Cabernets e Merlots na porção oeste.

Santa Ynez Valley

Mapa da região | Reprodução: https://www.visitsyv.com/discover-syv/

Principais distâncias

  • Los Angeles: 205 Km
  • San Francisco: 481 Km
  • Santa Barbara: 55 Km
  • San Luis Obispo: 107 Km

Principais destinos

O vale de Santa Ynez geralmente entra no roteiro dos brasileiro sem querer, Solvang, a Cidade Dinamarquesa da Califórnia, é o abre alas da região e acaba entrando no itinerário de quem percorre a Highway 1 como uma pausa rápida no roteiro. E realmente Solvang é um passeio delicioso para um par de horas, um dos meus lugares preferidos de Santa Ynez para tomar café da manhã e uma base espetacular para pernoitar no vale – que reserva muitas surpresas e definitivamente merece mais do que duas horas da viagem, especialmente pra quem gosta de vinhos.

Santa Ynez Valley

Ruas de Solvang – a cidade mais conhecida da região

Los Olivos, conhecida pelos fãs de Michael Jackson como sede da Neverland (o rancho fica há cerca de 15 minutos da cidade e quem quiser pode dirigir até o portão para tirar um par de fotos) é a cidade pequena mais divertida que você visitará na Califórnia. São 4, talvez 5 ruas com vinícolas deliciosas (a coloridíssima Artiste (2948 Grand Ave), a descolada e kids friendly Solminer (2890 Grand Ave | área externa deliciosa) e a despojada Tercero (2445 Alamo Pintado Ave #104) vão te encantar com vinhos ótimos e um super atendimento), um restaurante que eu adoro o Los Olivos Café & Wine Merchant (já fui 4 vezes, e não me canso de repetir | 2879 Grand Ave, Los Olivos) e uma série de lojinhas bacanas.

Santa Ynez Valley

Los Olivos, a cidade mais charmosa da região

Buelton, nossa escolha de hospedagem na última viagem, é mais espalhada e reúne alguns bons hotéis (nós adoramos o Sideways Inn – o hotel do filme Sideways, onde nos hospedamos), o delicioso Hitching Post II (406 E Hwy 246, Buellton) um restaurante de carnes bem tradicional com pratos deliciosos e mega bem servidos (reserve!), uma das unidades da Figueroa Brewery (45 Industrial Way, Buellton) uma cervejaria Kids Friendly que vai entrar no nosso roteiro, o curioso Mendenhall’s Museum of Gasoline Pumps (24 Zaca St, Buellton |isso mesmo! Um museu de bombas de gasolina! Visitas precisam ser agendada com antecedência) e o disputado Industrial East um restaurante rápido transformou uma antiga área industrial.

Sideways Inn

Sideways Inn, um dos cenários do filme Sideways

As outras cidades são menos conhecidas Ballard (uma cidade pequenina com ares rurais), Santa Ynez (a cidade dos Cowboys do vale) e Los Alamos (que tem uma pegada vintage e cantinhos que rendem fotos lindas). Todas essas cidades estão rodeadas por vinícolas

Veja a localização do Vale de Santa Ynez no mapa:

Por que visitar o Santa Ynez Valley?

Custo x benefício legal em comparação a outras regiões da Califórnia 

Quando o assunto é vinícolas da Califórnia todo mundo pensa em Napa Valley e na sua vizinha Sonoma, o que pouca gente sabe é que todo o estado produz vinhos de excelente qualidade e que regiões menores costumam ser mais receptivas, ou seja, você receberá mais atenção dos atendentes, doses de vinho mais caprichadas e pagará mais barato. E já que estou falando de custo x benefício, hospedagem (um dos grandes custos em uma viagem pela Califórnia) é mais barata em Santa Ynez Valley do que Napa, Sonoma, ou Santa Barbara (que é muito usada como base para explorar a região).

Uma viagem adulta que os pequenos vão amar

Desde que me tornei mãe me propus a não excluir programas de adultos dos meus roteiros de viagem, mas adaptá-los as crianças tornando a programação leve, divertida e interessante pra todo mundo. O Vale de Santa Ynez combina vários elementos interessantes para as famílias: cidades fofas, excelentes parques (e parquinhos!), fazendas e claro, vinícolas Kids Friendly.

Santa Ynez Valley

Tom curtindo o Sunny Fields Play Ground em Solvang

Como incluir o Vale de Santa Ynez no seu roteiro?

Em um roteiro de 15 dias na Califórnia (ou mais, claro) Santa Ynez Valley pode entrar com uma das pernoites na Highway 1 e como alternativa (ou complemento) a Napa Valley. O roteiro pela estrada ficaria assim:

  • Dia 1: San Francisco – Monterey (ou Carmel)
  • Dia 2: Monterey – Região de San Luis Obispo (Cambria, Moro Bay ou Paso Robles)
  • Dia 3: Região de San Luis Obispo – Solvang ou Buelton
  • Dia 4: Solvang – Santa Barbara (Quem tiver pressa pode seguir até Santa Monica neste dia)
  • Dia 5: Santa Barbara – Santa Monica

E, para viajar pela Califórnia, nada melhor do que alugar carro. Recomendo que você alugue o carro no seu último dia em San Francisco e fique com ele até o final da viagem. Para o aluguel de carros, minha dica é o Rent Cars, um buscador inteligente que te ajuda a comparar os melhores preços entre as locadoras do mercado e escolher a melhor opção para a sua viagem. O site ainda oferece pagamento parcelado, sem Iof e sem juros. Já usei muitas vezes na Califórnia (e em todo os Estados Unidos)

Onde ficar?

Solvang e Buellton são duas pedidas excelentes de base no Vale de Santa Ynez. Aí vão algumas dicas de hospedagem nas duas cidades:

Dicas de hospedagem em Solvang

Minha dica para quem busca um hotel em Solvang é ficar o mais perto possível do centrinho da cidade, desta forma você conseguirá deixar o carro parado no hotel e aproveitar toda a região do centro a pé. Algumas dicas no centro de Solvang:

Wine Valley Inn (Testado e aprovado por nós)

Um hotel com todo o charme de Solvang: uma fachada linda com área externa gostosa e um jardim fofissimo; os quartos são amplos, bem decorados, super limpos e o café da manhã incluso na diária é ótimo. Reserve aqui.

Landsby – Caprichado e moderno

Quer um hotel caprichado e super moderno? A dica é o Landsby, um hotel luxuoso com quartos espaçosos e uma decoração moderninha de muito bom gosto. O hotel tem uma área externa com lareira bem gostosa e um bar que faz o maior sucesso entre os hóspedes. Opção certeira para quem quer ficar muito bem hospedado em Solvang. Reserve aqui.

New Haven Inn – O melhor custo x benefício de Solvang

Diárias abaixo dos 100 dólares e avaliações excelentes tornam o New Haven Inn um dos hotéis mais vendidos no Booking.com e uma pedida certeira para quem busca uma hospedagem legal com um bom custo x benefício, os quartos têm uma decoração super clean e são equipados com microondas, frigobar e chaleira. Reserve aqui

The Hamlet Inn – Estilo e excelente custo x benefício

O The Hamlet Inn é outro hotel que os leitores AMAM, começando pelo preço: diárias abaixo dos 100 USD e com café da manhã incluso. Os quartos com paredes azuis, roupa de cama de bandeira da Dinamarca são bem legais, e a localização é ótima! Reserve feliz! Reserve aqui

Svendsgaard’s Lodge – Pedida econômica com café da manhã grátis

O Svendsgaard’s é o típico hotel de beira de estrada americano: quartos espaçosos sem grandes luxos, piscina pequenina e um café da manhã bem simples incluso na diária. A parte legal do Svendsgaard’s Lodge é a fechada com jeitão de Dinamarca e o lobby fofo com decoração típica. Preço é o seu critério de decisão, este costuma ser o hotel mais econômico da lista. Reserve aqui!

Veja ofertas de hotéis em Solvang

Dicas de Hospedagem em Buellton

Sideways Inn (Testado e aprovado por nós)

Sideways Inn é o hotel do filme Sideways, recentemente reformado – ficou uma gracinha – e com uma decoração bem moderninha. O hotel tem uma área de lazer caprichada com piscina, lareira e academia completa; uma programação família com filmes e atividades para as crianças, e quartos de bom tamanho. O café da manhã – incluso na diária – é entregue todos os dias no quarto, e para complementar, há chás, cafés e folheados dinamarqueses disponíveis na recepção o dia todo. O bar do hotel é uma graça e vale a visita. Reserve aqui. 

A decoração do hotel é toda fofa desde o tapete da entrada

Sideways Inn

Nosso quarto com duas camas Queen

Sideways Inn

E olha só a decoração com foto históricas

Sideways Inn

Banheiro bonitinho

Sideways Inn

Pequena piscina na área de lazer

Flying Flags – Glamping em barracas ou Airstreams

Durante minha estadia no Sideways Inn aproveitei para conhecer o vizinho Flying Flags, e que graça! Aqui você pode escolher entre dormir em um Airstream todo moderninho (os mais caprichados tem área externa ampla com super churrasqueira ou acampar em uma barraca com cama de verdade e amenidades de primeira – os banheiros são compartilhados. Taí uma experiência bem diferente para quem viaja em família. Reserve aqui.

Veja ofertas de hotéis em Buellton

Roteiro de 2 dias em Santa Ynez Valley

Nossa última viagem para Santa Ynez Valley foi tão especial que decidi dividir o roteiro completo e todas as dicas para quem planeja fazer uma viagem parecida. Vamos nessa?

Roteiro Resumido

Quem viajou

Essa foi uma viagem em família, viajamos eu (Mari), o Gu (Maridon), Tom (3 anos na época da viagem) e Caio (1 ano na época da viagem). Saímos da nossa casa na região Oeste da Baía de San Francisco de manhã cedinho e tocamos a viagem direto para Los Olivos.

Roteiro detalhado

Dia 1: Chegada no vale: Los Olivos e Buellton

Chegamos em Los Olivos famintos e animados, era a nossa 5a passagem pela cidade – nós realmente adoramos a região – e fomos direto ao Los Olivos Merchant & Wine Café, um restaurante que eu adoro.

Los Olivos

Ambiente

Pedi uma degustação de vinhos – a casa tem uma das maiores seleções de vinho do EUA e sempre provo coisa por lá, e o Gu pediu um Cabernet Franc da Labyrinth Winery (anotem essa dica!) que amamos.

Los Olivos

Anote essa dica: ô vinho gostoso!

Para comer pedi uma salada de frango com curry – adoro curry e estava ótima – e o Gu pediu uma massa com tomate seco e fatias de linguiça italiana. Para as crianças pedimos uma pizza.

Los Olivos

Massa com tomate seco

Arrematamos a comilança com uma torta de maçã (dessas fechadas, sabe?) frita servida com sorvete. Tava gostosa, mas prefiro torta assada.

Passeio pelo centrinho de Los Olivos

Depois do almoço aproveite para dar um giro pelo centro de Los Olivos e provar algumas das vinícolas deliciosas da região. Nós tivemos pouco tempo então demos uma volta gostosa pelo centrinho. O destaque da nossa caminhada foi a JW Oeste uma loja de decoração de exteriores e jardinagem que vale a parada. Aqui você verá uma mistura interessante de suculentas bem cuidadas, cactos coloridos e milhares de enfeites e sinos para o jardim para lá de curiosos, uma loja para entrar sem pressa e ficar.Tem muita coisa legal

Degustação de Azeites na Global Gardens

Nossa próxima parada foi a Global Gardens onde fomos recebidos pela Sunita – filha da fundadora Theo Stephan – que nos contou como sua mãe decidiu trocar a carreira de designer e se transformou em produtora de azeites de oliva orgânicos e super diferentes. Theo importou mais de 500 mudas de oliveira da Grécia e iniciou sua produção -um jardim lindo que pode ser contemplado durante a visita.

Santa Ynez Valley

Fachada da Global Gardens, o lugar é lindo

A degustação de azeites da Global Gardens custa $5 por pessoa e é uma verdadeira paleta de cores e sabores. Os azeites são apresentados de 1 a 1 e colocados lado a lado formando uma aquarela de tons esverdeados. Chegando no último azeite é hora de pareá-los com os vinagres balsâmicos da casa (um melhor que o outro). A degustação é maravilhosa, e já aviso, você provavelmente vai querer levar algumas garrafas para casa.

Santa Ynez Valley

Degustação de azeite (o pão eu já havia devorado :P)

Check in no Sideways Inn

Terminada a degustação (e com duas garrafas na mala) seguimos para Buellton one fizemos o Check In no nosso hotel, o Sideways Inn. Adorei a decoração fofa do Lobby (em formato de moinho) e os quartos recém reformados e decorados com fotos históricas. Pegamos um quarto com duas camas queen e foi uma ótima pedida.

Sideways Inn

Jantar no Figueroa Brewery

O jantar no nosso primeiro dia foi na Figueroa Brewery (unidade de Buellton – 45 Industrial Way, Buellton), uma pedida bem legal para famílias. As cervejas são ótimas (pedimos uma degustação e depois bebemos um pint das nossas preferidas) e o Beer Garden ao ar livre é muito legal para os pequenos. Nossos meninos fizeram amiguinhos e correram para lá e para cá enquanto tomávamos nossas cervejas.

Santa Ynez Valley 23

Minha degustação de cervejas no Figueroa Brewery

O menu é típico de cervejaria gringa: Tacos, nachos, burgers, batatas fritas e pizzas. Pedimos Mac & Cheese para os meninos (que na real ficaram mais interessados em brincar do que correr) e fish tacos para nós, gostamos da comida e curtimos um jantar super sossegados enquanto as crianças corriam. Pontos para eles!

Dia 2: Vinícolas da região

Acordamos cedo, tomamos café da manhã no quarto. Eu tinha que provar o café da manhã do hotel pelo menos um dia para contar para vocês o que achei e estava gostosinho, mas confesso que preferia ter comido as panquecas sempre maravilhosas do Paula’s Pancake’s (1531 Mission Drive, Solvang).

Parquinho incrível: Sunny Fields Park 

Ainda era cedo para buscarmos nosso piquenique em Santa Inez então saímos para explorar a região ao acaso e encontramos o parquinho mais legal da região. Anote essa dica!

O Sunny Fields Park fica na Alamo Pintado Road (veja localização aqui) e tem um formato de castelinho europeu com várias casinhas fofas, escorregadores divertidos, balanços e brinquedos de escalar. Um parquinho bem legal para crianças de 1-8 anos, meus meninos se esbaldaram!

Santa Ynez Valley

Olha só que graça o parquinho do Sunny Fields Park

Cesta de piquenique em Santa Ynez

Dali seguimos para o Lucky Hen Larder, (1095 Meadowvale Rd., Santa Ynez, CA 93460) uma café, loja de queijos e charcuterie. O Café abre a partir das 9h, mas os sanduíches só começa a ser servidos a partir das 11h. A casa é conhecida por preparar comidinhas deliciosas – foco em ingredientes locais e orgânicos – com uma pegada natureba. Nossos sanduíches acompanhados de salada de batatas estava divinos.

Para quem pensa em fazer um piquenique pela região, eu diria que essa parada é um must!

Piquenique na Buttonwood Farm

Se você tiver que escolher uma vinícola da região de Santa Ynez, vá de Buttonwood Farm Winery & Vineyard, sério. A vinícola é rodeada pelas árvores frutíferas da fazenda – que é famosa pelos pêssegos. O salão de degustação tem uma decoração típica de fazenda, uma lojinha com um sortimento fabuloso e dois balcões de degustação de vinhos que vivem cheios. Os vinhos são maravilhosos, gostamos de todos e compramos uma garrafa de Pinot Noir para tomar com o piquenique e uma garrafa de Chardonnay para trazer para casa.

Santa Ynez Valley

Tom encantado com a árvore de romãs da Buttonwood Farm

A área externa é muito gostosa, com mesas de piquenique e uma área de convivência bem legal. Curtimos MUITO nosso tempo na Buttonwood. A degustação custa $15 por pessoa e vale super a pena.

Santa Ynez Valley

piquenique da Lucky Hen Larder na Buttonwood Farm (maravilhoso!)

Depois do almoço voltamos para o hotel para a soneca da tarde das crianças – e na real – até nós dormimos um pouquinho. E antes que vocês perguntem, o Gu bebe bem pouco nessas degustações para não ter problemas com a direção, uma taça de vinho é liberada, mais do que isso pode dar problema.

Degustação de vinhos na Starlane

Depois do almoço fomos degustar vimos na Dierberg & Starlane Vineyards que é linda, super moderna e tem uma área externa super gostosa para as crianças. O Gu preferiu não beber e guardar a taça dele para o jantar, eu mandei ver nos vinhos da casa que é particularmente famosa pelos Cabernets. A degustação custa $25 por pessoa.

Santa Ynez Valle

Dierberg & Starlane Vineyards

Eu gostei dos vinhos mas acho as vinícolas Bridlewood (3555 Roblar Ave, Santa Ynez) e Sunstone (125 N Refugio Rd, Santa Ynez) são melhores pedidas para quem visita a região pela primeira vez.

Saindo da Starlane demos uma passadinha no centro de Solvang, compramos chocolate com marzipã da Ingeborg (1679 Copenhagen D) e passeamos sem pressa pelas lojinhas e praças.

Jantar no Hitching Post

Terminei o dia com um jantar caprichado no The Hitching Post II (East Highway 246, Buellton), um restaurante de carnes que estava na minha lista há anos! A casa ficou famosa ao aparecer no Filme Sideways (já perceberam que várias paradas deste roteiro estão entre as locações do filme?) e serve carnes preparadas no fogão a lenha (as carnes são divinas) e servidas com salada + acompanhamento.

Santa Ynez Valley

Grlha a lenha do The Hitching Post II

Santa Ynez Valley

Salada que acompanha os pratos

Santa Ynez Valley

Minha carne: como gosto de super bem passada (me julguem!) pedi para abrir

Também pedimos a famosa alcachofra do chefe (realmente uma maravilha), e os vinhos famosos da casa. Amamos e recomendamos a experiência.

Dica: Vinhos & Avestruzes

O Wine Bar do The Hitching Post, coladinho no restaurante, serve os vinhos produzidos pelo proprietário Frank Ostini – deliciosos e bem reconhecidos na região – com uma vista única: o terraços fica em frente a Ostrichland (Fazenda de Avestruzes) onde há dezenas de aves soltas correndo, o cenário fica bem especial no final da tarde. Este é o único lugar da Califórnia que você conseguirá beber vinhos vendo avestruzes correndo de camarote!

Santa Ynez Valley

Vistas da vinícola do The Hitching Post II

E antes que você pergunte: visitei a fazenda com as crianças e saí com má impressão. Seria muito legal se fosse um espaço para observar os avestruzes, mas a principal atração da casa – alimentar as aves – me deixou com um pouco de tristeza: os avestruzes competem pela comida e apertam seus pescoços na grade de uma maneira que não me parece confortável. Perguntei na saída e o lugar é realmente um petting zoo – ou seja, nada de açougue de avestruz (Ufa) – que vende ovos gigantes durante a temporada. As crianças gostaram do passeio, mas eu saí do mal estar e não recomendo.

Dia 3: Centrinho de Solvang

Tiramos o último dia da viagem para tomar café da manhã no centrinho de Solvang e dar um passeio gostoso pela cidade

Café da manhã no Solvang Restaurant

Nosso dia começou com um café da manhã caprichado no Solvang Restaurant (1672 Copenhagen Dr #2759) onde provamos os famosos Aebleskivers (uma bolinha feita com massa de panqueca servida com calda de framboesa, deliciosa) e ovos beneditinos. Gostoso e bem tradicional, mas não bate o café da manhã do Paula’s Pancake.

Solvang

Aebleskivers: a especialidade do Solvang Restaurant

Passeio pelo centro de Solvang

Solvang é pequenina e cheia de charme, cada vez que visito a cidade faço novas descobertas. Como faríamos a viagem de volta dirigindo a Highway 1 no sentido contrário, rumo à Carmel, decidimos sair cedo para aproveitar nossas horas em Big Sur ao máximo. E foi uma ótima pedida.

Solvang

Caminhando pelo Centro de Solvang

Para quem visita a cidade pela primeira vez, vale dar um giro completo. Veja todas as minhas paradas preferidas e dicas do que fazer em Solvang neste post.

Dica para quem continua a viagem rumo a Santa Barbara

Para quem quer incluir uma mais uma parada no caminho recomendamos a Nojoqui Falls, a cachoeira fica linda durante a primavera e a caminhada é super tranquila para fazer com crianças.

E aí, curtiu nossas dicas?


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em San Francisco

Faça seu seguro de viagens 

Alugue seu carro 


Veja também:



SOBRE O AUTOR

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

3 comments

Post a new comment

Veja também