Ideias na mala

Saiba quem somos e conheça nossa história

Olá! Eu sou a Mari Vidigal e estou aqui para te inspirar a viver momentos incríveis, te ajudar a planejar a viagem dos sonhos e reviver cada instante dessa aventura juntos! Aqui você encontrará roteiros completos da Califórnia, Las Vegas, toda a Costa Oeste dos Estados Unidos e outros destinos no Brasil e no mundo.

Hop-on Hop Off na Golden Gate Bridge
Mari descabelada em plena travessia da ponte | Foto: Marta Leal

Nossa história

O Ideias na mala nasceu em agosto de 2010 como um projeto despretensioso. A ideia era compartilhar dicas de viagem com os amigos de forma prática e, para a minha surpresa, o site começou a se expandir além do meu círculo de amizades.

Da Califórnia para o mundo

Em 2012 meu marido e eu nos mudamos para a Califórnia para fazer nossos mestrados, ele fez um MBA e eu um mestrado em Marketing Digital. Nos apaixonamos pela Bay Area e quando surgiu a oportunidade ficar por aqui, não pensamos duas vezes.

Onde ver neve e esquiar na Califórnia
Mari e Gu no Yosemite, nosso destino preferido do mundo

Foi assim que a Califórnia pintou como destino no Ideias na Mala e se tornou o carro chefe do site. Hoje somos o site brasileiro com o conteúdo mais completo de Califórnia.

Em 2014 resolvi largar a minha carreira no Vale do Silício e focar 100% no blog. E quer saber? Melhor escolha da vida! Sempre sonhei em ter meu próprio negócio e nenhum lugar melhor para começar do que o Vale do Silício, não é mesmo? 

Neste meio tempo realizei o sonho de mochilar pela Ásia, fiz algumas viagens incríveis pela Europa (incluindo uma temporada de 3 meses em Londres), rodei a Califórnia de cabo à rabo, viajei de carro até o Canadá, postei mais de 1000 posts no Ideias na mala e tive dois filhos (e aproveitei para mostrar para o mundo que viajar com crianças é tão possível quanto divertido).

Foco no leitor

Hoje a equipe do Ideias na mala conta com uma redatora,  um time de colaboradores parrudos além de eu, Mari, no malabarismo constante entre conteúdo, estratégia e redes sociais.

Mais do que um site de viagens, o Ideias na mala se tornou uma comunidade de viajantes. Nossos leitores participam das discussões, contribuem com dicas e nos ajudam a criar um conteúdo dinâmico, inspirador e alinhado com as expectativas de viagens deles. 

Inspirações e viagens em Família

Não dá para falar do Ideias na mala e nem da mistura de mãe e empreendedora sem falar dos meninos. Vou começar pelo Gustavo, meu marido, sempre nos bastidores do site, seja tirando fotos, topando trocar de hotel no meio da viagem, armando uma planilha incrível para me ajudar a destrinchar os números do site ou tirando férias para cuidar das crianças enquanto eu viajo a trabalho. Sem o Gustavo nada disso existiria. 

Em 2016 tivemos nosso primeiro filho, o Antonio – Tom, meu menino sol – um garoto sorridente, que ganhou uma viagem de motorhome de presente de licença maternidade e encerrou seu primeiro ano com pelo menos uns 10 voos na conta e uma viagem da Califórnia ao Canadá (e de volta para a Califórnia, claro!) no currículo.

San Diego com criancas
Tom em San Diego

Em 2018 nasceu o Caio, meu menino estrela, um menino levado e brincalhão. Caio fez sua primeira viagem com 2 semanas de idade e começou a esquiar antes mesmo de tirar as fraldas.

Retrospectiva 2019
Caio Brincando nas árvores do Humboldt State Park

Rocky, o Motorhome

E, para fechar a família Ideias na mala em estilo, em 2019 a família ganhou um novo integrante, Rocky, nosso companheiro de viagens, um trailer pequenino que promete nos acompanhar em muitas viagens nos próximos anos.

Destinos preferidos

Comentários (43)

Bom dia, Mari.

Mais uma vez agradeço suas dicas. Pela enésima vez modifiquei o roteiro de Londres. E sim, resolvi fazer Covent Garden e Piccadilly Circus! Quanto a Stonehenge, embora cansativo, pretendo fazer juntamente com Bath.
Obrigado,
Kelson

Obrigado pelas dicas preciosas. Você tem razão em sugerir a exclusão do Shakespeare’s Globe, Dali Universe e South Bank Centre. Quanto ao Borough, pretendo passar por lá para alomoçar. No Parlamento e Palácio pretendo apenas passar para fotos, sem visitas internas. Talvez troque a ida a Piccadilly pelo Covent Garden. Quanto à visita guida pela Torre de Londres, realmente vale a pena? E em relação ao Museu de História Natural foi inclui-lo no roteiro. Meu temor é que fique com muitos museus em poucois dias! O que você acha de fazer o bate-e-volta com Bath e Stonehenge? Dá para fazer os dois num dia só?
Abraços,
Kelson.

Oi Kelsio,
Tudo bem?
Acho que a Tower of London vale muito mais a pena do que visitar Westminster por dentro, por exemplo. Eu pessoalmente amei. Veja detalhes da visita no post: https://ideiasnamala.com/2012/03/31/londres-tower-of-london-e-as-joias-da-rainha/
Acho que vale a pena fazer Covent Garden & Picadilly Circus. :O)
Acho Bath maravilhosa e amo Stonen Henge e Salisbury, mas acho que cada um merece um dia a parte. Veja detalhe aqui: https://ideiasnamala.com/2012/01/05/stonehenge-salisbury-mito-e-beleza/ . Minha prima fez os dois no mesmo dia num tour guiado e descreveu a experiência aqui: https://ideiasnamala.com/2011/08/02/londres-e-arredores-parte-ii/
E sim, são muitos museus, mas numa cidade com tantos museus incríveis. Não dá muito para escapar.

Abraços

Eu e minha família ficaremos 6 dias em Londres em agosto. Fiz o seguinte roteiro e gostaria de sua opinião.

Dia 1 (ambientação à cidade e promixidades do hotel) – London Eye, Southbank Centre, lojas e bares de South Bank, Shakespeare’s Globe, Dalí Universe e Borough Market.

Dia 2 – Parlamento/Big Ben, Abadia de Westminster, Palácio de Buckingham, Trafalgar Square, National Gallery, Piccadilly Circus.

Dia 3 – Camden Town e Museu Britânico.

Dia 4 – Cruzeiro pelo Tâmisa até o Observatório de Greenwich. No retrorno, parar na Torre de Londres e Catedral de São Paulo. Atravessar a Millennium Bridge e terminar o passeio na Tate Modern.

Dia 5 – Estúdios Warner Bros.

Dia 6 – Bate-e-volta a Salisbury e monumento Stonehenge.

Abraços,
Kelson

Oi Kelson,
Tudo bem?
Gostei muito so seu roteiro, mas tenho algumas perguntas e sugestões:

DIA 1:
a) Shakespere globe? Vc pretende assistir uma peça ou somente ver o teatro por fora?
b) Leia os reviews do Dali universe, pela minha experiência pessoal, os museus de Dali fora da Espoanha podem ser bem safados, o de Paris, por exemplo, é bem fraco, perda de tempo e de dinheiro. Não conheci o de Londres.
c) O Borough Market é um máximo mas fecha super cedo. Almoçar por lá é uma delicia.
d) Compre o ingresso da London Eye con antecedência para não ficar na fila.(A desvantagem de comprar com antecedência é a chance do tempo estar muito ruim, mas ai, vc que sabe se vale ou não o risco da fila) Se você preferir, dá fácil para combinar London Eye com o Parlamento.
e) O que vc pretende ver no south bank center?

DIA 2:
a) Vc sabe que dependendo da estação do ano, nem o palácio e nem o parlamento estarão abertos para visita, certo?
b) Tente assistir a troca da guarda, é fantastica! (Veja o dia e os horários certinho e chegue com antecedencia)
c) Picadilly Circus fica um pouco fora de mão, vc vai de metro, certo? Se sim e se der tempo, não deixe de incluir Convent Garden. Faça essa área com a calma que ela merece.

DIA 3:
a) Comece com o museu, chegue cedo para evitar filas enormes
b) Além de Camden, faça um passei pelos canais de Londres, bem bonitinho! (Procure por little Venice). Fiz tudo a pé, mas se quiser dá para pegar um barco.
c) Termine o dia com um por do sol no Primrose Hill

Dia 4:
a) Eu trocaria Greenwich por um passeio no Tower of London, acho Greenwich bem bacana para quem já conhece absolutamente tudo o que tem em Londres. Comece o dia na London Bridge, atravesse a ponte a pé e siga caminhando até o Tower of London, dali siga para a catedral, depois atravesse a ponte e termine no Tate (que é sensacional).

O que eu senti falta no seu roteiro:
-Um dia em notting Hill: vea o roteiro aqui no Ideias na mala;
-Museu de historia natural, absolutamente sensacional;
-Passeio pelos parques de Londres;
-Troca da Guarda.

Abraços,
Marina

Olá, tudo bom! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Realmente, traz muitas informações que ajudam na hora de preparar o roteiro das próximas férias! =)
Estou com uma dúvida e gostaria da sua ajuda: eu e meu marido vamos fazer uma viagem pro Reino Unido e Irlanda e estamos com um impasse: entre Irlanda e Escócia, temos 11 dias disponíveis. Deles, 4 certamente ficaremos em Dublin, pois meu marido participará de um congresso lá. Fora isso, reservei 1 dia para conhecermos Cliffs of Moher e na Escócia, separei 3 dias para Edinburgo (na verdade são 2,5, pois perderemos algum tempo voando) e 1 dia para conhecermos as Highlands. Assim, temos 2 dias “livres”. Estou na dúvida entre aumentar a viagem das Highlands para 3 dias (assim poderíamos chegar até Isle of Skye) ou então usamos esses 2 dias para ficarmos de carro pela Irlanda (talvez para conhecer Kilkenny, Rock of Cashel e Galway). Você consegue me ajudar? Muito obrigada! Abs!

Denise,
Killarney e o Ring of Kerry estão entre os lugares mais interessantes que já visitei! Vá direto para Killarney e passe os dois dias lá! Se o tempo te ajudar, vc ficará muito bem impressionada com as paisagens.

Abraços

Olá, é a primeira vez que viajo para Disney
Gostaria de dicas para os parques, pois tenho filhos de 15 e 11 anos que gostam de aventuras radicais.
Estou na dúvida do Epcot, universal studios, me parece que não tem muitas aventuras
Me pareceu interessante os parques Island of Adventure,Bush Gardens, Magic Kingdom, SEA WORLD
Pode me dar uma dica também se devo comprar por agente de viagens os ingressos dos parques ou se é mais barato comprar lá.
Abços e muito obrigada pelas suas dicas, espetaculo

Oi Cris,
Tudo bem?
eu se fosse você compraria os ingressos pela internet, comprando alguns parques juntos rola um descontinho. Mas compare o preço com sua agencia e veja o que vale mais a pena.
Universal e Island of Adventures, se for fora de temporada, dá para fazer os dois no mesmo dia. O universal tem duas montanha Russas sensacionais que seus filhos vão amar e alguns simuladores. Eu não descartaria.
Acho que eles não vão curtir o Epcot.

Aproveite a viagem.

Muito interessante o site, dicas valiosíssimas e muito bem documentadas. Tenho um blog com dicas de viagens, se tiverem um tempinho passem lá para dar uma conferida: http://manuscritosdeumviajante.blogspot.com.br/
Parabéns

Dica anotada Rodrigo, assim que tiver um tempinho, passo para conferir!

Marina seu blog está o máximo !!ajuda muuuuuito nas dicas!!

Rosemary Mitraud Carvalho

OI Mari,
Este site foi enviado por uma amiga que viaja muito. Por isso gostaria de te pedir algumas sugestões para Lisboa/Cascais/Sintra/Fatima e para Roma/Florença.
Vou dia 02/09 para Lisboa, dia 08/09 para Madrid, dia 13/09 para Barcelona, dia 17/09 para Florença e 21/09 para Roma. Volto dia 26/09. Passeios/Restaurantes/ etc. Aguardo seu retorno. Muito Obrigada, Rose MItraud

Oi Rosemary,
Tudo bem?
Os posts no ideiasnamala.com estão divididos por cidade, de uma olhadinha no menu do lado direito e ai vc mesma consegue encontrar o que procura.
Em relação as cidades que vc pediu, de uma olhada nos seguintes links:

LISBOA: https://ideiasnamala.com/category/europa/portugal/lisboa/
SINTRA: https://ideiasnamala.com/category/europa/portugal/sintra/
ROMA: https://ideiasnamala.com/category/europa/italia/roma/
FlORENçA: https://ideiasnamala.com/category/europa/italia/florenca/
BARCELONA:https://ideiasnamala.com/category/europa/espanha/barcelona/

Cada um desses links tem um montão de posts, de uma olhada nos posts e caso tenha dúvidas ou queira mais sugestões, fique a vontade para perguntar!
Abraços,
Ideias na mala

Oi Mari,
Estou adorando seu blog!!!
Muitas dicas valiosas!!!!
Obrigada!!!

Que gostoso ouvir isso! Obrigada!!!

Olá boa noite

Amei seu BLog super dicas eu vou pra Paris no final deste ano e gostaria de ir montando um roteiro bem bacana e gostaria de dicas e hotel bom e proximo aos pontos turisticos para que eu possa ir a pé e tambem gostaria de uma dica sobre saber se por ser minha primeira viagem é melhor ir com um pacote ou ir por conta propria obrigada

Amanda

Oi Amanda,
Tudo bem?
Infelizmente hotel é algo bem pessoal e por isso não costumo recomendar nada a não ser que tenha pessoalmente me hospedado e goste MUITO.
Infelizmente em Paris fiquei ou na casa de amigos ou em Hostels e por isso não consigo te recomendar nada 🙁
Para não errar nas reservas de hotel, costumo ler as reviews no trip advisor (ajuda bem! 🙂 )
Em relação a região de Paris, eu pessoalmente sou uma fã do quartier Latin, mas para quem nunca visitou, ficar hospedado próximo da Torre Eiffel, também pode ser uma boa pedida.
Em relação a pacote X conta própria. Sou uma fã de viajar sozinha, dessa forma você mesma fa o seu roteiro, do jeito que quiser e passando mais tempo onde gostar.

Abraços,
Mari Vidigal

Oi, Mari,
Vou para Paris em agosto e achei o blog fantástico. Em Paris vou seguir suas sugestões. Entretanto, queria um roteiro para os castelos do Vale do Loire. Já olhei o blog, mas não sei exatamente por onde começar. Vou pegar Paris, Versailles, Chartres e o Vale, mas não tenho ideia do roteiro. Será que poderia me ajudar? Quero visitar os seguintes castelos: Chambord, Clos Lucé, Chenonceau, Chaumont, Cheverny, Ussé. Disponho de 4 dias.
Poderia responder no meu email?
Um abraço e muito obrigada.
Regina

Oi Regina,
Tudo bem?
Não conheço todos os castelos que você mencionou, mas vou te dar dicas de como eu faria, tá?! (Espero que ajude)
Não conheço Chartres,mas pelo que olhei no mapa, você deve fazer o roteiro da seguinte maneira:
-Sair de Paris para Versailles (eu não dormiria ai porque é muito perto), visitar Versailles e seguir nesse mesmo dia para Chartres.
-Durma uma noite em Chartres. Recomendo que você visite no máximo três castelos por dia, mais do que isso você vai acabar aproveitando pouco.
-Durma uma noite em Blois: visite Chambord, Cheverny e Chaumont.
-Durma uma noite em tours: Visite Chenonceau, Clos-Lucé

Tanto Tours como Blois são lindos e merecem um passeiozinho no final do dia.
-Volta para Paris

*Como Ussé fica meio fora de mão, eu trocaria por Amboise que é LINDO e fica do lado de Clos-Lucé
**Senti falta de Villandry no seu roteiro, eu até consideraria trocar por Chartres, mas você quem sabe:https://ideiasnamala.com/2011/07/16/chateau-de-villandry-o-jardim-dos-sonhos/

Abraços,
Mari Vidigal

Estou em Bogotá a trabalho e ao ler suas informações me senti qualificado para andar pelo centro. Roteiro muito bom.
Parabéns!

Obrigada José! Aproveite a viagem!

Oii meu nome e maryana Gostei do blog gostaria que me ajudasse vou casar e passa a lua de mel em paris moro na alemanha e sou do brasil vamos passa 10 dias em paris gostaria que me ajudasse com oq levar nas malas…. Obg bjs

Oi Maryana,
Td bem?
Em que estação do ano vc vai?
Com dez dias, porque não alugar um carro e fazer uma viagenzinha de três ou quatro dias pelo vale do Loire? é SUPER romântico!

Olá Mari, não estou recebendo mais os post via email, desde novembro. Como faço para me cadastrar novamente?

Oi Alcilene, Tudo bem?
Mudei o host do site e agora preciso descobrir como faço para que os posts sejam enviados por e-mail.
Vou cuidar disso este final de semana e assim que tiver uma solução (espero que seja rápido) te avisarei.
Desculpe pelas mudanças,
Obrigada,

Oi Marina!
Estou em Bogotá com minhas duas filhas adolescentes e suas dicas foram geniais. Estivemos ontem na Catedral de Sal e sem sua ajuda acho que não confiaria no modo de como chegar lá. Valeu muiiiito a experiência. Além disso, seu blog é ótimo.
obrigada.
grande abraço

Oi Dirce,
Tudo bem?
Que legal saber que as dicas funcionaram!
Abraços,

Oi, Marina!
Tudo bem?
Procurei o seu e-mail e não encontrei. Então, vai por aqui mesmo rs.
Queria muito te agradecer, pq vc me salvou em Paris hahaha. É sério!
É que Paris era um dos meus destinos de lua-de-mel, só que simplesmente nem eu nem meu marido tivemos tempo de programar a viagem, por causa da loucura pré-casamentícia.
A solução foi levar o notebook pra viagem e de lá mesmo fazer o roteiro de passeios. Achamos o seu blog no amigão “gugle” e seguimos quase à risca seu roteiro de 4 dias.
Muito obrigada! 🙂
Bjksssss
Marcela Pontes
http://www.nosdoisnoaltar.blogspot.com.br/
@nosdoisnoaltar

Oi Marcela,
Tudo bem?
Espero que tenha tido uma lua de Mel maravilhosa!
O Email do blog é ideiasnamala@yahoo.com
Muito obrigada por passar aqui e contar que fez e aprovou o roteiro!
Beijos
Mari Vidigal

Olá Marina! Cheguei por aqui porque estou planejando uma viagem para Itália… Acabei de descobrir seu blog e já o coloquei nos favoritos! Gostei bastante dos textos e fotos! Abraço

Oi Petter,
Que bom que você gostou!
Tem bastante coisa da Itália vindo por ai!
Caso queira alguma dica mais especifica, me envie que eu tento responder.
Abraço
Mari Vidigal

Olá Marina, como vai?

Somos do portal Viagem na Natureza e gostaríamos de entrar em contato por e-mail para tratarmos de uma possível parceria.

Obrigada,

Larissa – ABETA
http://www.viagem-natureza.com.br

Oi Mari

Seu blog está cada vez melhor. Parabens!!!

Olá, tudo bem?
Meu nome é Henrique Affonso e eu trabalho em uma assessoria de imprensa focada no turismo.
Assim, gostaria de solicitar seu e-mail para que possa te enviar um convite de cadastramento em um novo site de ecoturismo e turismo de aventura.
Obrigado,
att

Oi Henrique,
Tudo bem?
O e-mail do idéias é: ideiasnamala@yahoo.com
Abraços,
Mari

Máaaa escreve sobre Berlim please!! uhuuu beijoooo

Ola Mari adorei o seu blog 🙂 Moro em Berlim a 5 anos!

Você teria ume mail para que eu entre em contato ?

Obrigada

Oi Gabriela,
Tudo bem?
Meu e-mail é marividigal@yahoo.com

Aguardo seu e-mail 🙂
Mari

AEEEEEEEEE

Tá ótimo o BlOG Mari, amei, cheio de fotos, coisas interessantes, dicas e, principalmente contato dos lugares, o que é MUITO importante.

Vamos encher esta maleta aqui com dicas dos EUA tbm, consultor é o que não falta né??? rsrsrs

beijos

Pedro Prochno

Eba Pê,
Obrigada!!!
Se sabe que eu vou usar e abusar desta consultoria americana!!!!

Pagando uma caipirinha para o papo…. tá liberado! rsrsrs

Deixe o seu comentário