Aluguel de Motorhome nos EUA: Um guia completo para a viagem dos sonhos

Planejando uma viagem de Motorhome pelos Estados Unidos? Então você está no lugar certo! Os EUA é um destino incrível para quem sonha em fazer a primeira ou a vigésima viagem de motorhome. Neste post dividiremos todos os detalhes importantes para planejar sua viagem pelos Estados Unidos: dicas de como escolher o melhor veículo, detalhes de quanto custa viajar de motorhome e dicas práticas para se dar bem (e economizar) na estrada.

Viajar de motorhome é incrível, seja na Califórnia, na Flórida, Arizona ou Utah. Você vai se encantar com as belezas do país e com esse estilo de viagem. Vamos nessa?

Neste texto você vai encontrar:

Pronto para aprender tudo sobre Motorhome nos Estados Unidos?

O que é Motorhome?

Motorhome, ou em português veículo recreativo (aqui nos EUA todo mundo chama de RV), é qualquer tipo de carro que esteja equipado com espaços e utensílios que poderiam ser encontrados em uma casa. Ou seja, uma mistura de carro (geralmente um van ou ônibus) com uma casa, compacto e o mais o importante: plenamente funcional.

Geralmente, existe uma cozinha, um banheiro e uma cama (ou mais camas) para dormir. Tudo dentro de um único lugar e prontinho para viajar.

Algumas RV’s maiores e mais profissas tem cozinhas bem completas, banheiro, quartos separados, camas que se transformam em sala e outras amenidades para tornar a viagem mais confortável. Mas mesmo as campervans pequeninas tem amenidades bacanas como cama confortável, cozinha externa e pia.

Viajar de Motorhome é considerado uma das modalidades do camping de luxo, ou glamping, e para mim é a melhor forma de curtir as belezas dos parques nacionais americanos sem perrengues.

Motorhome viajando pelos Estados Unidos
Motorhome – ou RV – viajando pelos parques nacionais de Utah

O Motorhome é uma pedida excelente para famílias. A praticidade de poder dormir em lugares paradisíacos (sem ter que se preocupar com mudar de hospedagem) é um dos pontos altos para quem decide viajar de Motorhome. Com duas crianças pequenas o Motorhome nos poupa um tempo imenso de fazer check in e check out, além daquele abre e fecha de malas super chato.

Para você que está pensando em alugar um motorhome pela primeira vez o importante é conhecer os modelos mais comuns do mercado e entender as diferenças entre Campervan, Motorhome e Trailer. Vamos falar delas?

Camper van

Camper van é o primo compacto e descolado do motorhome. Nele você tem a praticidade de carregar sua mini casa (equipada com camas que viram mesa e uma mini cozinha) só que sem banheiro (algumas empresas oferecem a opção de uma privada portátil opcional).

Como grande parte dos parques nacionais tem estrutura com banheiros (e alguma opção de chuveiro disponível), ela é uma opção mais econômica e mais ágil para desfrutar a vida na estrada. As Camper vans estão cada vez mais comuns nos Estados Unidos (especialmente na Costa Oeste) e são uma opção bem legal para considerar numa viagem pela Califórnia ou pelos parques de Utah.

Camper Van no Coachella
Kombi na área de campings: aqui pode barraca, motorhome ou variações | Foto: Lucas Francisco

Principais modelos de Campervan

As Campervans mais comuns nos Estados Undidos são a Juce, uma Dodge Grand Caravan equipada com cozinha externa adaptada no porta-malas (a cozinha tem fogão, mini geladeira e uma pia!), e duas camas, uma no teto do carro (ele sobe e fica bem confortável) e outra no interior do veículo.

Há dois modelos, o maior deles se chama Juce Trail Blazer e comporta até 4 passageiros. O que é legal para famílias com 2 adultos e 2 crianças. Para 4 adultos, já aviso, vai ficar apertado. 

Outra companhia de Campervan bem popular é a Escape Vans, elas tem uma pegada mais jovem, exterior grafitado com ilustrações e cinco opções de plantas interessantes: um jeep camper invocado para quem planeja aventuras off road, três modelos diferentes de van – o Maverick é o maior e mais interessante deles, ele vem equipado com placas solares para quem planeja fazer camping em locais com pouca estrutura – e um mini motorhome adaptado numa caminhonete.

Vale falar que o o aquecedor das vans da Juce e da Escape Vans só funciona com o carro ligado. Nos meses mais frio, além de esquentar bem o carro antes de dormir, é recomendado alugar um kit adicional (cobrado a parte) com sleeping, bolsas de água quente e aquecedores de mão. A Escape também oferece pequenos aquecedores elétricos próprios para Campervan. Nós fizemos uma viagem com o Juce no comecinho do inverno e sentimos falta de um cobertor mais pesado (ou o sleeping térmico). Para os meses mais quentes acho a solução da Campervan incrível!

Diferença entre motorhome e trailer

Motorhome é uma versão maior e mais completa da campervan – é uma casa/carro em todos os sentidos – e equipada com cozinha, banheiro e pelo menos uma cama. Como o motorhome é um veículo único ele costuma ter um tanque de água/esgoto bem mais generoso que um trailer por exemplo, e é bem mais fácil de dirigir (e principalmente de estacionar) pois não há a questão de balanço dos eixos.

Trailer é a RV que viaja acoplada em um carro
Rocky, o trailer que compramos para viajar os EUA

Outra vantagem é a facilidade de ter sua casa (sua cozinha e seu banheiro) sempre com você, onde quer que você vá. Infelizmente a grande vantagem é também a desvantagem do motorhome, não é fácil estacionar um “ônibus” nas grandes cidades, e há estradas com restrição de tamanho de veículo que deixam de fora os motorhomes grandalhões.

Já o trailer é uma espécie de moradia à parte e não motorizada. A única diferença entre um Motorhome e um trailer é que o trailer não possui um motor próprio – ele fica acoplado a um carro normal e está sendo sempre puxado por ele. Aqui vale falar que não é qualquer veículo que pode puxar um trailer, e que é muito importante checar as especificações do carro e sempre ter “peso” de sobra para puxar o trailer com segurança mesmo em estradas de montanha. Para isso cheque o peso do trailer cheio (o manual do fabricante indica essa medida precisamente) e garanta que vai sobrar bastante.

Já a vantagem do trailer é, principalmente, você pode “estacionar” sua moradia em um lugar e poder usar o carro para alguma necessidade sem ter que “levar a casa toda junta”. Uma vantagem grande em parques nacionais e locais com limite máximo de tamanho de veículo (fique sempre atento!) e, claro, nas grandes cidades.

Como funciona um Motorhome

O Motorhome é um carro adaptado para ter uma “casa” sobre ele, sendo assim, sua maior característica é ser autossuficiente. Um motorhome possui:

  • Duas baterias: uma para o carro em si e a outra para fornecer energia para as lâmpadas e tomadas, por exemplo;
  • Sistema de gás propano: para abastecer o fogão, a geladeira e o chuveiro. Alguns modelos de RV ainda usam o gás para o sistema de aquecedor. O tanque de propano pode ser facilmente abastecido em postos de gasolina ou nos campings (aqui em casa eles duram super bem);
  • Reservatório de água potável: esse é um reservatório essencial para quem planeja fazer camping seco ou free camping. Você pode encher o tanque com um mangueira (que já vem no tanque alugado)  e viajar com ele cheio. Vai para um lugar com full hookup? A dica é viajar com o tanque vazio, o veículo fica bem mais leve e gasta bem menos gasolina (e lembre-se, a gasolina é um dos maiores custos para quem viaja de motorhome). Vale esvaziar o reservatório a cada 2-3 dias para garantir que você está sempre usando água nova;
  • Reservatório de Esgoto: esse é o tanque de água da privada, sujo que dói, e sinalizado por uma manivela preta. Você vai conectá-lo no RV com uma mangueira própria bem grossa e a nossa dica é sempre usar uma luva. Deixe a trava do esgoto sempre fechada – mesmo em um camping com full hook-up, a última coisa que você quer na vida é um montinho de cocô preso na sua mangueira – e na hora de esvaziar o tanque comece pelo esgoto e em seguida limpe todo o reservatório cinza. É recomendado também retirar o esgoto a cada dois dias no máximo – e existe locais específicos para isso (a maioria dos campings possuem espaço para esse descarte) – e eles são chamados de Dump Stations;
  • Reservatório de água cinza: o tanque cinza acumula toda a água da pia e do chuveiro, e também deve ficar sempre fechadinho para te ajudar na hora de limpar o esgoto. Esse é o tanque de água mais crítico para quem faz um Dry Camping (ele enche bem rápido durante o banho). É preciso ficar sempre de olho no nível da água para que ela não transborde no seu chuveiro;
  • Eixo duplo: os motorhomes e trailers mais grandalhões geralmente possuem eixo duplo, e isso é bem legal porque te dá mais estabilidade na estrada e torna o veículo bem mais fácil de dirigir. Por outro lado, o valor cobrado nos pedágios é maior;

Já os trailers tem uma parte adicional, o engate. Para isso há pés que sobem e descem (e você vai precisar de uma boa furadeira para subir e descer os pés de forma veloz) e um apoio no pé do trailer que precisa descer até o chão quando o veículo está estacionado no campsite. A escada do trailer também é móvel e entra e sai. Ah, cuidado para não prender o dedo na hora de fechar e nem tropeçar nos degraus altos.

aluguel de motorhome nos EUA
Motorhome da Cruise America | Imagem: Cortesia da Cruise America

Modelos de Motorhome

Para te ajudar a entender o interior de um motorhome e os principais tipos disponíveis para locação, dividimos com você os principais modelos da Cruise America e da Apollo, ambas estão disponíveis no site da Motorhome Republic, e o que eu mais gosto é a habilidade de comparar preços e tamanhos de forma rápido. Vamos falar de modelos de motorhome para aluguel nos EUA?

Compacto

  • Dimensão: 19 ft
  • Acomoda: até 4 pessoas

Se você pretende viajar em casal ou com crianças pequenas, o modelo Compacto é o ideal para você. É uma ótima opção para quem está começando na aventura de embarcar em um Motorhome – fora que seu tamanho reduzido permite estacionar em vagas menores.

Modelos de motorhome
Compact | Foto: Cruise America

Pontos de atenção para quem opta por essa planta:

  • Mesa se converte em uma segunda cama tamanho Queen;
  • Banheiro molhado, ou seja, a pia se transforma em chuveiro e o banheiro todo vira o box;

Standard

  • Dimensão: 25 ft
  • Acomoda: até 5 pessoas
Modelos de motorhome
Standard | Foto: Cruise America

O modelo Standard acomoda até 5 pessoas e 1 cama de casal que fica sempre montada. Na hora de dormir, você pode organizar o Motorhome e, então, terá duas camas de casal e uma de solteiro montada sobre a mesa.

O banheiro tem um box separado e uma pia externa (o que é ótimo no dia a dia na estrada). Há um guarda-roupas até que bem espaçoso e com espaços de pendurar roupas

Large

  • Dimensão: 28 a 30 ft
  • Acomoda: até 7 pessoas
Modelos de motorhome
Large | Foto: Cruise America

Com capacidade máxima para 7 pessoas, essa é a opção para quem viaja com uma família grande ou um grupo de amigos. Ele acomoda três camas de casal e uma de solteiro. O box fica em um espaço separado do banheiro e há um quarto (praticamente uma suíte master) no fundo da RV.

Alugar um Motorhome ou ficar hospedado em um hotel: qual é mais vantajoso?

O aluguel do Motorhome não é dos mais baratos – o custo dele costuma ser o mais alto da viagem. Porém, você ter sua “casa” sobre rodas te faz economizar em outros pontos.

Dependendo do número de pessoas que viajam com você e se você pretende fazer todas as refeições dentro do Motorhome, o custo acaba sendo mais baixo sim, mas não muito. O que pesa mais em uma viagem de Motorhome não é a economia em si, mas a eficiência e a praticidade.

Se você quiser baratear ainda mais a viagem, também existe a opção de não ficar em campings pagos, mas certifique-se de que o lugar que você está parando é permitido para não ter de arcar com uma multa cara depois. Muitas cidades no litoral da Califórnia permitem o Free Campings nas suas ruas, pesquise com antecedência.

Vantagens de viajar de motorhome

  • Agilidade: eliminar o check-in e check-out de hotel e o abre e fecha malas – vai fazer sua viagem render um bocado;
  • Dormir no paraíso: a chance de acampar com conforto em parques nacionais e national lands é realmente especial;
  • Almoçar (bem) onde der na telha: falando assim sei que parece besteira, mas depois de anos na estrada essa é uma das características da viagem de motorhome que eu mais valorizo. Sempre que a fome bater, você pode parar, cozinhar (ou esquentar comida se for do time organizado) e devorar;
Vantagens de viajar de motorhome: refeições ao ar livre
Refeições ao ar livre, ma das delícias de acampar

Desvantagens de viajar de motorhome

  • Setup Inicial demorado: montar um motorhome para começar a viagem leva um tempão, além de fazer as malas você precisa pensar (e comprar) comida, produtos de limpeza e etc…
  • É mais devagar: por mais compacto que seja o motorhome, ele não tem a mesma agilidade de um carro convencional. Prepare-se para passar mais tempo na estrada;
  • Um beberrão: gasolina é um dos principais gastos da viagem, e o bicho bebe viu?!
  • Estacionamento: não é fácil estacionar um elefante, principalmente em grandes cidades.;
  • Não é tão barato quanto você gostaria: um dos primeiros choques de quem viaja de motorhome pela primeira vez é constatar que o preço de “locação + milhas adicionais” sai praticamente elas x elas versus “hotel econômico + aluguel de carro”. Na alta temporada então, chega a ser mais caro. Mas colocando tudo na balança a conta fecha financeiramente, e mil e uma vezes no quesito praticidade.

Como escolher o melhor Motorhome para a sua necessidade?

Avalie quantas pessoas ficarão dentro do Motorhome, por quanto tempo e o quanto você é adaptável a isso. Se a sua viagem for curta e você não tiver problemas com espaços pequenos, escolha um modelo que acomode o número real de viajantes. Agora, se a sua viagem é mais longo ou se você está com crianças, talvez seja melhor optar por um modelo maior. Pouco espaço e muita gente costuma criar problemas.

Os veículos geralmente são equipados com mesas que viram camas, então você terá que montar e desmontar isso sempre que for utilizar – pense se tudo bem isso para você ou se prefere uma opção maior e com camas já integradas.

Fique esperto também com o tamanho do bagageiro. Os modelos menores de Motorhome possuem espaço reduzido para as malas e se você estiver em uma viagem longa, isso pode ser um problema!

Como alugar um Motorhome nos EUA?

Motorhome é algo super popular nos Estados Unidos, então muitas empresas oferecem esses veículos para locação. Durante a nossa viagem de Motorhome pelo deserto de Utah, nós alugamos com a Cruise America, uma empresa bem conhecida aqui nos Estados Unidos, mas que não é minha preferida (essa era a única que estava aberta durante o período que fomos). Gosto bastante dos Motorhomes da Apollo RV, eles são mais novos e o nível de serviço costuma ser melhor. A Motorhome Republic também é bem conhecida e avaliada.

Outra forma de alugar Motorhome é escolher proprietários que compartilham seus veículos. Uma espécie de Airbnb de Motorhome, sabe? As plataformas mais comuns que fazem esse tipo de serviço são a RV Share e Outdoorsy. Neste caso, você não terá o suporte técnico 24 horas como o fornecido pelas empresas especializadas. Coloque isso na conta!

O que você precisa para alugar um motorhome

Dirigir um Motorhome não tem muito segredo – é exatamente como um carro normal, só que muito mais pesado. Ele também costuma ser bem mais barulhento, até porque as coisas chacoalham bem mais. Para alugar um motorhome nos Estados Unidos você vai precisar de:

  • Carteira de motorista: aqui vale falar que algumas empresas tem restrições para menores de 21 anos;
  • Seguro de veículos: obrigatório para dirigir qualquer carros nos EUA;

E claro: visto americano válido e todos os documentos que você já precisa para entrar no país. O seguro viagem não é obrigatório, mas eu não viajaria sem ele de forma alguma.

Qual carteira de motorista é necessária para alugar um motorhome?

Em relação à habilitação, não é necessário nada especial, apenas a Carteira de Habilitação do Brasil na categoria B (a que serve para carros mesmo), não necessário saber dirigir um ônibus, por exemplo.

Apesar de não ser obrigatória em todos os estados, vale ter com você a PID (permissão internacional para dirigir) para evitar ciladas desnecessárias.

Quanto custa o aluguel de um Motorhome nos EUA?

O valores variam bastante conforme o modelo do Motorhome e o período que você vai viajar. Normalmente, um modelo para 5 pessoas custa a partir de $50 por dia em baixa temporada.

Quais são os custos do motorhome além do aluguel

Além da diária do Motorhome você precisa incluir outros custos, como a quilometragem, a gasolina, os campings e, claro, pedágios.

As empresas de locação cobram um valor por quilômetro rodado. Então, antes de fechar um negócio, coloque a sua rota no Google Maps e estime um número de km que você irá rodar – faça as contas. As locadoras geralmente vendem pacotes de 100 milhas. No fim, se você dirigir menos do que contratou, o valor é estornado no seu cartão. Se rodar a mais, também será cobrado esse extra no fim da viagem.

Quanto a gasolina, não adianta: Motorhome consome muito! Para economizar, a dica é sempre abastecer em cidades grandes, onde o preço costuma ser mais justo. Fuja dos postos nos parques nacionais, eles são caríssimos. E, para evitar problemas, ande sempre com o tanque cheio!

Como falamos acima, é possível estacionar em ruas onde seja permitido o Free Campings, porém os campings fornecem uma estrutura bacana para ser utilizada. Nós gostamos de dormir dentro dos parques nacionais (que se esgotam rapidamente), mas quando não é possível, ficamos em campings próximos. Optamos sempre por opções com uma boa estrutura, como chuveiros quentes e encanamento (água e esgoto). Os que possuem área para despejo de esgoto são um pouco mais caros, mas compensam!

Ah, se você alugar o Motorhome em um local e quiser devolver em outro (o que otimiza muito uma viagem pelos Estados Unidos) também é cobrado uma taxa. Fique de olho nisso: muitas empresas fazem promoções e oferecem desconto nessa tarifa, que costuma girar entre $350.

Como se preparar para a viagem de Motorhome?

Decidido a viajar pelos Estados Unidos de Motorhome? Então vamos te dar algumas dicas para se preparar e economizar antes de iniciar a sua jornada!

Supermercado

Não se empolgue muito com as compras no mercado! Ainda que você tenha a sua casa sobre rodas por alguns dias, o espaço é reduzido (principalmente o da geladeira). Opte por alimentos que sejam fáceis de preparar e que não possuam embalagens gigantescas. Faça uma lista imaginando o que será consumido dia a dia para não pecar por excesso e nem por falta.

Utensílios

Quando você for alugar o seu Motorhome, a empresa provavelmente vai te oferecer um kit de utensílios de cozinha por $100. Se eu fosse você, primeiro eu me certificaria de que esse kit realmente não está incluso no modelo que você está alugando. Se não estiver, iria até um Walmart e compraria isso por lá mesmo. Um kit mais que completo (e de melhor qualidade que os oferecidos pelas empresas) custa cerca de $60 no Walmart. No final da viagem você pode levar para casa os acessórios que mais gostou e doar o resto.

Roupa de cama

Aqui, vale a mesma premissa. As empresas oferecem um kit de roupa de cama geralmente por $100 (se você comprar os dois, talvez ganhe um desconto), mas a qualidade e o valor são incompatíveis. Compre um no Walmart e, no fim da sua viagem, doe para alguém ou leve de volta para a sua casa.

Onde estacionar o Motorhome

Algumas cidades dos Estados Unidos possuem estacionamento gratuito para trailers e Motorhome (esse é o caso de Carmel e Solvang, por exemplo), são os “RV Parkings”. Em cidades maiores, como Santa Monica, já não existem estacionamentos gratuitos e talvez encontrar vagas que caiba a sua casinha seja um pouco mais complicado.

Agora se a sua ideia for pernoitar nessas áreas, fique ainda mais atento. Algumas placas mostram que Motorhome podem estacionar ali em determinado horário, mas nunca pernoitar. Já nos locais de Free Camping ou Free Overnight RV Parking você pode parar e ficar tranquilo por quanto tempo quiser – e de graça.

Campings para motorhome

Dependendo do seu destino e da época do ano, até mesmo o camping é melhor reservar com antecedência. Alguns aplicativos podem te ajudar a encontrar opções dentro da sua rota e com disponibilidade nas suas datas. Os principais são: Roadtrippers – Trip Planner, Camp & RV All Stays, KOA e RV Parky.

Você terá diversas opções de camping. Alguns contam com área para banho, lugares para reabastecer a água em seu reservatório, áreas para despejo do esgoto (chamado de Dump Station) e amenidades mais básicas. Outros campings são mais caprichados e oferecem piscinas e parquinho para os pequenos – e tudo isso, claro, interfere no valor da diária de cada um deles.

trailer estacionado no Campground do Pinnacles National Park
Rocky estacionado no Campground do Pinnacles National Park

 

Melhores rotas para viagem de Motorhome nos EUA

Chegou a hora de falar do meu assunto preferido: melhores viagens de motorhome para fazer pelos EUA. Aí vão 5 roteiros incríveis para entrar na sua lista dos sonhos:

    1. Viagem de motorhome pela Califórnia
    2. Motorhome pelos parques nacionais de Arizona e Utah
    3. Motorhome pelo Yellowstone e Grand Teton
    4. Rota 66 de motorhome
    5. Flórida de Motohome

Viagem de motorhome pela Califórnia

Sou suspeita para falar da Califórnia, moro aqui há 8 anos e já percorri o estado de cabo a rabo pelo menos meia dúzia de vezes. Além disso a Califórnia é um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros que desejam fazer uma primeira viagem de motorhome pois tem uma estrutura excelente e várias possibilidades de roteiro.

Califórnia de Motorhome
Pôr do sol na praia de Carmel, uma das paradas da Highway 1

O roteiro clássico é fazer o percurso entre San Francisco e Los Angeles (comece em San Francisco) pela Highway 1, uma viagem que não deveria ser feita em menos de três dias. E to falando de três dias para curtir a estrada porque San Francisco merece três dias inteiros e Los Angeles outros 3 dias inteiros do seu roteiro. Alugue o motorhome na saída de San Francisco, devolva em Los Angeles e troque por um carro. Se você puder evitar “dirigir um caminhão” na cidade, sua vida será bem maias simples.

Outras possibilidades incríveis de roteiro pela Califórnia são:

Yosemite Park: um destino incrível para viajar de motorhome
Yosemite Park: um destino incrível para viajar de motorhome

Motorhome pelos parques nacionais de Arizona e Utah

Esse é um roteiro tão espetacular que já fiz duas vezes de motorhome (e ainda voltei uma terceira para ficar uma semana todinha no Zion National Park). A primeira viagem fizemos um roteiro de motorhome por Arizona e Utah (incluindo o Death Valley na Califórnia) com vários destinos incríveis como Zion, Bryce Canyon, Page (Antelope Canyon), Grand Canyon, Sedona e Petrified Forest National Park.

Roadtrip pelos parques nacionais de Utah e Arizona
Antelope Canyon, uma das paradas mais incríveis do deserto do Arizona

A segunda roadtrip pelos parques de Arizona e Utah foi mais curtinha (apenas uma semana de viagem) porém não menos impressionante. Saíamos de Salt Lake City, visitamos os parques de Moab (Canyonlands e Arches National Park), demos uma passadinha no Antelope Canyon, curtimos alguns dias na borda norte do Grand Canyon e fechamos no Zion National Park.

Roadtrip pelos parques nacionais de Utah e Arizona
Vista da South Window no Monument Valley – Que lugar espetacular!

A região de Arizona e Utah é tão espetacular que não importa se é sua primeira ou vigésima viagem de motorhome, você sairá tocado!

Motorhome pelo Yellowstone e Grand Teton

O combo Wyoming – Montana é um trajeto que vai te impressionar com vistas espetaculares e uma mistura de montanhas, lagos cristalinos, vida selvagem e formações vulcânicas. Dependendo do seu tempo, dá para combinar este roteiro com as montanhas rochosas do Canadá ou com os parques nacionais de Utah. Nós fizemos uma viagem da Califórnia ao Canadá.

Yellowstone National Park de motorhome
Black Pool no Yellowstone National Park

Seja como for, o trio Yellowstone, Grand Teton e Glacier National Park merece pelo menos 10 dias do seu roteiro. O ponto de início mais prático para essa viagem é Salt Lake City.

Rota 66: A incrível viagem entre Santa Monica ou Chicago

Vamos falar de outra viagem espetacular? Rota 66 ou Mother Road, uma das viagens mais emblemáticas dos Estados Unidos.

Uma viagem que começa em Chicago e termina em Santa Monica passando por várias cidades pequeninas e trechos que literalmente pararam no tempo, mas a rota também atravessa cidades maiores como Saint Louis no Missouri, Oklahoma City e quem quiser – na real, deve – pode até fazer um desvio em Las Vegas e uma parada estratégica no Grand Canyon.

Rota 66 de motohome
Hackaberry General Store – Rota 66 – Trecho do Arizona

É um roteiro bem legal para quem tem pelo menos 2 semanas, idealmente 3, para percorrer a rota com calma e experimentar doses generosas de nostalgia e contra cultura.

Flórida de Motohome

Assim como a Califórnia, a Flórida é um estado perfeito para explorar de motorhome. Você sabia que até a Disney tem um RV resort para os adeptos ao camping? Deixando os roteiros mais tradicionais de lado, há 3 viagens deliciosas para fazer de motorhome:

A) Springs da Florida: as fontes cristalinas da Flórida são maravilhosas e perfeitas para visitar de motorhome. Algumas das springs mais lindas da Flórida tem uma estrutura fabulosa de motorhome;
B) Flórida Keys: o trecho entre Miami e Key West é lindo e a graça é fazer a viagem em vários dias e curtir cada pedacinho com calma;
C) Costa Esmeralda: aqui dá para fazer uma viagem mais longa e combinar com New Orleans ou seguir para o outro lado rumo a costa da Georgia. Savanah é uma gracinha de cidade;

Springs da Florida de motorhome
Three Sister Springs em Crystal River

Seguro viagem para Motorhome

Quando se aluga um Motorhome, o seguro é obrigatório, mas as franquias são diferentes. Algumas reservas já incluem o valor do seguro no que é contratado – fique atento a isso!

Seguro viagem

Além do seguro do carro, não esqueça do seu seguro viagem. Apesar de não ser obrigatório para entrar nos Estados Unidos, ele é importantíssimo em qualquer viagem. Uma consulta médica na nos Estados Unidos custa por volta de $300. Por outro lado um excelente seguro viagem custa menos de R$10,00 por dia. Não tem nem o que pensar, né?!

Além de te proteger contra qualquer eventualidade médica, um bom seguro viagem cobre voos cancelados, bagagens extraviadas e até emergências odontológicas. Use o comparador da Seguros Promo para buscar o melhor custo x beneficio para sua viagem

Quer um desconto?!


Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Conclusão

Mas, afinal, vale a pena fazer uma viagem de Motorhome pelos Estados Unidos? Sim – e muito! Alugar um veículos desses te dá a chance de “levar a casa” toda com você e estacionar em cantinhos especiais que apareçam durando o trajeto. Além disso, você pode preparar refeições caprichadas ao ar livre em cenários paradisíacos e ter maior flexibilidade para fazer mudanças no seu roteiro!

E aí, curtiu nossas dicas sobre Motorhome nos EUA? Deixe seu comentário aqui!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Comentários (2)

[…] Nós fizemos a viagem de carro, na época ainda não tínhamos o nosso trailer e queríamos viajar o mês todo, da Califórnia ao Canadá (e de volta para a Califórnia onde moramos) e alugar o trailer teria saído BEM mais caro do que fazer a viagem com o nosso carro, especialmente com a quantidade de milhas que íamos rodar – e sim, milhas é uma das partes mais caras de alugar um motorhome. […]

Deixe o seu comentário