Da Califórnia à Florida de carro: Nosso roteiro completo

Conheça os detalhes nossa viagem entre a Califórnia e a Flórida de carro (e de volta para a Califórnia), uma viagem de 10 semanas passando por dez estados norte americanos. Percorremos trechos da lendária Rota 66, faremos o triângulo da Música (Memphis, Nashville e New Orleans), curtiremos praias incríveis na Costa Esmeralda (Flórida), percorremos algumas das principais cidades do Texas e muito mais. Pronto para conhecer este roteiro incrível?

Roteiro Resumido:

  • Dia 1: Bakersfield (Califórnia)
  • Dia 2: Kingman (Arizona)
  • Dias 3-5: Sedona (Arizona)
  • Dia 6-7: Flagstaff (Arizona)
  • Dia 8: Holbrook (Arizona)
  • Dia 9: Albuquerque (Nove Mexico)
  • Dia 10-16: Santa Fe (Novo Mexico)
  • Dia 17: Amarillo (Texas)
  • Dias 18-24: Oklahoma City (Oklahoma)
  • Dia 25: TBD (Arkansas)
  • Dias 26-30 : Memphis (Tenesse)
  • Dias 30-35: Nashville
  • Dias 36-37 : Huntsville
  • Dia 38-40: Destin
  • Dia 41-43: Panamá City Beach
  • Dia 44-45: Pensacola
  • Dia 46- 51: New Orleans
  • Dia 54: TBD (Luisiana)
  • Dia 54-61: Houston
  • Dias 62-66: San Antonio
  • Dia: 67 TBD Texas
  • Dia 68: El Paso (Texas)
  • Dia 69-70: White Sands National Park (Novo Mexico)
  • Dias: 70-72 Tuckson (Arizona)
  • Dia 73: Phoenix (Arizona)
  • Dia 74: Palm Springs Califórnia
  • Dia 75 : Barkesfield
  • Dia 76: Home

  • Duração da viagem: 10 Semanas
  • Milhas rodadas: 5094

Roteiro no Mapa:

Veja todas as paradas do nosso roteiro no mapa.

quem viaja

Essa é uma viagem em família! Viajaremos eu (Mari, editora do site), Gu (meu marido, fotógrafo nas horas vagas) e nossos dois pequenos Antonio (Tom, 4 anos) e Caio (2 anos).

Piscinas naturais da Florida
Familia reunida na Flórida

Planejando a viagem

Sempre sonhamos em cruzar os Estados Unidos de carro – e desde que nosso Trailer, o Rocky, entrou na jogada – o sonho passou em ser: atravessar os Estados Unidos de trailer (ou se você preferir, de motorhome). Na prática, tirar 2 meses de férias não é uma possibilidade para o Gu, e trabalhar remoto também não era. Até que a Covid-19 chegou chegando e, em poucas semanas, mudou a nossa forma de de viver, trabalhar e viajar. E foi assim que começamos a sonhar com uma viagem de costa a costa com o Gu trabalhando remotamente durante a semana. Fizemos um pequeno teste em julho pela Costa da Califórnia e funcionou bem. Agora estamos prontos para encarar os desafios de 2 meses e meio de vida nômade.

Nosso trailer Rocky na viagem entre a Califórjnia e a Flórida
Rocky, nosso trailer e grande protagonista da viagem

Vamos falar dos desafios da viagem?

Internet durante a viagem

O primeiro (e o grande) desafio é garantir que estaremos em locais com conexão de internet excelente durante a semana – afinal o Gu estará trabalhando de forma remota –  e aproveitar o final de semana para ganhar estrada. E para chegar na Flórida e voltar para casa em 10 semanas a coisa tem que render? Né?!

Também vale lembrar que estamos com duas crianças pequenas viajando conosco, ou seja, trajetos de muito mais de 3 horas por dia são doloridos para eles, e sempre que dá, tentamos evitar.

Já que falei de conexão, esse é outro ponto que ainda não resolvemos mas que precisamos resolver urgentemente. Precisamos encontrar algum plano de conexão remota com pelo menos uns 100 gigas de internet veloz por mês. Nosso plano da Verizon de 15GB de internet rápida durou exatos 3 dias na mão do Gu, comilão de internet e do infame Webex (o sistema de conference call usado pela empresa que ele trabalha) Nunca vi um negócio consumir tantos dados. Precisamos de algo bem melhor, nem que a solução seja comprar alguns planos.

Campings disponíveis

Nosso terceiro desafio está sendo as reservas dos campings. Em um ano que “todo mundo” resolveu comprar um trailer, encontrar espaços em bons campings está mais difícil do que nunca!

Para você ter uma ideia de como a coisa se tornou popular, segundo a Associação Norte Americana das indústrias de RV, julho de 2020 foi o maior mês de vendas da história, superando o recorde anterior de outubro de 2020. E com tanta gente – literalmente – caindo na estrada – há uma demanda surreal por campings.

Queremos ter um pouco de flexibilidade no roteiro, mas não podemos correr o risco de chegar numa cidade legal e não ter um excelente camping para nos hospedarmos – quem está trabalhando precisa de estrutura – então vamos viajar com quase todas as reservas feitas e mesmo sendo baixa temporada estamos com dificuldade de encontrar lugares legais em algumas cidades. Dá para acreditar?

Definir as paradas

E, por fim, a dificuldade de sempre: tem tanta coisa linda no caminho. Como priorizar onde parar sem cometer exageros?

Somos da linha que prefere “menos porém melhor” abrimos mão de destinos para poder explorar outros com a calma que eles merecem. Parar, relaxar e descansar. Mas não é fácil não e o desapego começa no roteiro: para mim uma das decisões mais difíceis da viagem foi eliminar o Big Bend National Park no Texas – que está coladinho na nossa rota – mas infelizmente não coube.

Viajando no inverno

Vamos viajar entre o final de outubro e o início de janeiro, o que significa inverno e, em alguns estados norte americanos, neve intensa. Pensando em evitar nevascas ao máximo nós fizemos a rota priorizando os Estados do Sul e tentando cruzar os locais mais frios no início da viagem.

E foi por isso que estados incríveis como Colorado e Utah acabaram ficando de fora da nossa rota. Quem viaja entre maio e outubro pode fácil incluir Colorado e pedaços incríveis de Utah na Rota. Veja aqui nosso roteiro de motorhome por Arizona e Utah e nossa roadtrip pelos parques de Utah e Arizona – e o Colorado que estamos morrendo de vontade de conhecer.

Seguro viagem

Bom, se você não mora nos Estados Unidos, é bom contratar um ótimo seguro viagem antes de embarcar para cá – ainda mais com um roteiro tão incrível quanto esse. Não, o seguro não é obrigatório aqui, mas te salva de belas furadas como extravio de bagagem, emergência hospitalar e cancelamento de voo. Qualquer problema de saúde que você tenha por aqui, mínimo que seja, vai te custar uma fortuna!

Por aqui, indico o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

Quer um desconto?
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Aluguel de carro

E, claro, você vai precisar de um bom carro. Se a sua ideia for alugar um motorhome, não deixe de conferir o guia que fizemos sobre aluguel de motorhome nos Estados Unidos. Lá você vai entender as diferenças entre os modelos, ter noção de valores e conhecer as vantagens e as desvantagens de ter uma casa completa dentro do carro. Lá também te dou dicas de empresas para fazer a locação sem ciladas, como a Cruise America, Apollo RV e Motorhome Republic.

Para alugar um carro convencional eu gosto de indicar a RentCars. Lembrando que a carteira de motorista de brasileiros é válida por até três meses nos Estados Unidos.

Reserve seu carro online e de preferência com antecedência para garantir melhores preços e disponibilidade (durante os meses de julho e agosto os carros com melhor preço se esgotam com antecedência).

Destaques da viagem de Estado em Estado

Califórnia

Nós moramos na Califórnia há 8 anos e conhecemos super bem o estado, então a Califórnia para nós será apenas um ponto de passagem.

Para quem não mora por aqui, recomendo que você dedique pelo menos 3 semanas, idealmente 4 para explorar o melhor da Califórnia.

viagem de trailer pelos EUA
Mari e Gu no tunnel view em Yosemite Park

Alguns dos lugares que eu não deixaria de incluir no meu roteiro:

Joshua Tree National Park, ele fica bem no caminho para quem segue rumo ao Arizona e é uma lindeza de parada. E, já que estamos falando de parques nacionais, a sequência Sequoias National Park e Yosemite Park (nosso lugar preferido no mundo) torna qualquer viagem especial.

Deixando a parte de parques nacionais em segundo plano, tanto San Francisco quanto Los Angeles merecem pelo menos 3 dias do seu roteiro. Entre elas, não deixe de percorrer a Highway 1, uma rodovia que serpenteia a costa e está repleta de paradas maravilhosas e cidades super interessantes.

Arizona

Grand Canyon national Park em cruzando os Estados Unidos de carro
Moran Point – Desert View Drive

Cruzaremos o Arizona tanto na ida quanto na volta por dois caminhos diferentes (viva!). Já conhecemos bem o estado então passaremos batido por alguns dos principais pontos turísticos como o Grand Canyon National Park, mas vamos sim fazer um pedacinho da Rota 66, dormiremos uma noite em Kingman e outra em Holbrook onde fica o Petrified Forest National Park. E entre estes dois destinos faremos base em Sedona (uma das minhas cidades preferidas dos Estados Unidos) e em Flagstaff (como não havia camping disponível para todas as noites em Sedona, Flagstaff entrou na jogada).

Na volta exploraremos o sul do estado, vamos até Tuckson para conhecer Sagaro National Park e possivelmente daremos um pulinho em Phoenix (adoramos a cidade).

Novo México

Pense em expectativas altas? Essa sou eu quando penso em tudo o que quero visitar no estado. Temos uma noite em Albuquerque, 6 em Santa Fé e na volta visitaremos o White Sands National Park.

Adoraria incluir o Chaco Canyon na jogada, mas infelizmente vai ficar para uma próxima!

Santa Fé em viagem da Califórnia a Flórida
Catedral de Santa Fé no Novo Mexico | Imagem: Visit Santa Fé

Oklahoma

Oklahoma City é uma das cidades que escolhemos como base para desbravar enquanto o Gu trabalha. Estou bem animada com as possibilidades e louca para descobrir este cantinho dos EUA que entrou no roteiro por acaso mas que tem tudo para ser incrível.

Oklahoma City em viagem da Flórida a Califórnia
Skydance Bridge em Oklahoma City | Foto: Visit OKC/ Meg Cathey

Tenesse

Memphis
O clássico estúdio Sun Studio em Memphis onde lendas como Elvis Presley gravaram suas canções | Foto: Visit USA

Temos cerca de 10 dias de viagem para dividir entre Nashville e Memphis e pensa em uma pessoa empolgada. O Gu estará de férias neste período então nossas paradas serão mais curtas e mais intensas. Aqui nosso desafio é mostrar que destinos tipicamente adultos e que a famosa rota da música podem sim ser explorada com pequenos. Ainda não fechei o itinerário deste pedaço da viagem, mas assim que tiver novidades passo aqui para atualizar!

Alabama

Alabama
U.S. Space and Rocket Center | Foto: Visit USA

Vamos cruzar o Alabama! E um dos rolês que estamos mais animados é a base da Nasa em Huntsville!

O Tom está numa fase super interessado por astronautas e nós estamos felizes que poderemos mostrar foguetes de verdade para nosso pequeno super curioso. Ficaremos duas noites em Huntsville e no terceiro dia, Thanksgiving, faremos um batidão pelo estado e seguiremos até a Flórida. Como estará tudo fechado mesmo, vamos aproveitar para fazer um pedaço maior de estrada.

Flórida

Panama City Beach
Panama City Beach | Foto: Visit USA

Quem acompanha o Ideias na mala faz tempo já sabe que somos apaixonados pela Flórida. Dessa vez exploraremos a Costa Esmeralda, uma região linda conhecida por praias de areias branquinhas e águas azuis. Estamos de olho em três diferentes destinos: Panamá City Beach, Destin e Pensacola. Teremos 8 dias para explorar a região!

Luisiana

Nova Orleans
St. Louis Cathedral em Nova Orleans | Foto: Visit USA

New Orleans (ou melhor, nossos primos que moram por lá) foi o ponto de início de planejamento dessa viagem. Estamos reservando 6 dias para explorar a cidade e a região. No caminho para o Texas ainda conheceremos outros cantinhos da Luisiana – e está difícil escolher a melhor cidade para parar, viu? Tem tanto lugar lindo!

Texas

Cadillac Ranch na Rota 66
Cadillac Ranch | Foto: Divulgação/Visit The USA

O Texas é gigante e entrará duas vezes na nossa rota. Na ida passaremos por Amarillo, conhecida pelo Cadillac Ranch, uma das principais paradas da Rota 66 no estado. Na volta passaremos por várias cidades interessantes: Houston, San Antonio (coladinha em Austin que já conhecemos e adoramos), El Paso e outras cidades menores no caminho.

E aí, curtiu o roteiro da nossa viagem entre a Flórida e a Califórnia? Deixe aqui suas dicas e comentários!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário