Piscinas naturais da Flórida: um passeio maravilhoso e pertinho de Orlando

5
Piscinas naturais da Florida

Conheça as piscinas naturais da Flórida – os Springs, fontes de água cristalina pertinho de Orlando e que proporcionam experiências incríveis como nadar, relaxar em uma boia inflável e até mesmo nadar com peixes bois. Conheça as principais piscinas naturais da Flórida e veja dicas para visitá-las aqui neste post.

Piscinas naturais da Flórida: um passeio maravilhoso e pertinho de Orlando

Orlando não se resume aos parques, viu? Bem pertinho deles outra magia acontece: são os Springs da Flórida. As piscinas naturais de água cristalina são uma ótima pedida para incluir na sua viagem para Orlando (ou quem sabe estender seu roteiro pela Flórida – como nós fizemos). Veja neste post todas as informações para curtir a experiência ao máximo. Vamos nessa?

O que são os Springs da Flórida?

Você sabia que a Flórida possui um aquífero subterrâneo gigantesco? Ele ocupa quase toda a área do estado e é a principal fonte de água potável local. As fontes de água cristalina – ou Springs – da Flórida são pontos de contato entre o aquífero e o solo, que possui uma superfície porosa, formando verdadeiras piscinas de água natural com temperaturas constantes de 22 graus o ano todo.

Piscinas naturais da Florida

Família reunida no Blue Springs

Nenhum outro lugar do mundo possui tantas fontes de água cristalina quanto a Flórida e muitas dessas piscinas naturais estão espalhados em parques estaduais, florestas nacionais e algumas reservas privadas. Orlando é o ponto de início perfeito para uma viagem – ou bate e volta – pelas piscinas naturais da Flórida e, quer saber? É uma viagem que precisa entrar na sua lista dos sonhos. Que lugar!

Quem ficou curioso para aprender mais sobre as piscinas naturais da Flórida pode consultar o site do Florida Springs Institute, uma instituição que audita e monitora a água dos Springs e do aquífero da Flórida, e o Spring Locator, que te ajuda a encontrar as fontes de água cristalinas e as classifica por localização e tipo de atividade. Ambos os sites me ajudaram muito no planejamento da viagem e na criação deste artigo.

E pode nadar nas piscinas naturais da Flórida?

Pode nadar, mergulhar, fazer passeio de barco com fundo transparente, flutuar na boia e até remar caiaques ou Stand Up Paddles. Cada Spring tem sua peculiaridade e são tantos e tão bonitos que seu grande desafio será escolher apenas alguns deles para incluir no seu roteiro. Para te ajudar preparei uma descrição caprichada – com fotos – das piscinas naturais mais próximas de Orlando!

Piscinas naturais da Florida

Nadando em Three Sister Springs – sente só a cor da água!

Quais as principais piscinas naturais da Flórida?

Minha grande dúvida ao montar o roteiro da nossa viagem pelas piscinas naturais da Flórida era: quais os Springs mais lindos da Flórida? E a verdade é que não existe uma resposta exata para essa pergunta e sim um montão de opiniões. Tudo depende do objetivo da sua viagem: flutuar em boias? Nadar com peixes bois? Curtir um dia de sol em uma lagoa verde/azulada? Eu queria de tudo um pouco e penei para chegar a uma lista e fechar um roteiro de 1 semana.

Para te ajudar, aí vai uma lista com alguns dos Springs mais lindos da Flórida para nadar – e aqui incluirei lugares que visitei e aprovei – divididos por cidade base.

Piscinas naturais da Flórida no mapa

Aí vão os principais Springs da Flórida no mapa:

Crystal River: Springs maravilhosos e a chance de nadar com peixe-boi

Quando o assunto é springs na Flórida, Crystal River é imbatível. Aqui além da experiência inesquecível de nadar com peixe-boi (Crystal River é o lugar com a maior concentração de peixes-bois do mundo), você poderá nadar em Springs maravilhosos como Three Sisters Springs e o Hunter Springs que ficam na própria cidade, além de vários outros seringas nas cidades vizinhas. Vamos falar de cada uma deles?

Three Sisters Springs

Boca aberta, queixo caído, cara no chão… Eu poderia usar uma meia dúzia de clichês para tentar descrever a minha reação ao entrar nos Springs pela primeira vez, mas não consegui pensar em nada que explique de forma fiel a sensação de entrar neste lugar – que estava absolutamente vazio – e que é simplesmente maravilhoso. Sons de natureza, folhas sendo tocadas pelo vento, pássaros voando e peixinhos nadando. A água é tão transparente que dá para ver tudo. Um sonho.

Piscinas naturais da Florida

Three Sister Springs visto do Boardwalk

Piscinas naturais da Florida

O que é a cor dessa água? Tom e eu de boca aberta

Há duas formas de chegar aos Springs: contratar um barco para te levar lá perto e nadar o trecho final ou fazer o percurso de caiaque ou Stand Up Paddle (SUP) do centro de Crystal River. Nós fizemos um passeio guiado com o pessoal da Hunter Caiaques e amamos a experiência. Dá para fazer o passeio sozinho tranquilamente, mas ter um guia local foi legal para nos ajudar a encontrar os peixes bois na volta.

Piscinas naturais da Florida

Caiaque em three sister springs

Falando em peixes-bois, durante os meses mais frios do ano (dezembro- fevereiro) Crystal River se transforma em refúgio para os peixes bois. Nestes meses, há áreas protegidas que não podem ser acessadas e a única forma de chegar no Three Sisters Springs é nadando. Veja aqui nosso vídeo sobre a experiência de nadar com peixes bois, um dos momentos mais especiais da viagem.

Three Sister Springs vistos do alto

Depois de nadar na piscina natural (uma experiência linda e que merece ser vivida), sugiro que você visite a passarela de observação dos peixes-bois do Three Sisters Springs. Sua chance de vê-los fora de temporada é mínima, mas as vistas das piscinas naturais são tão perfeitinhas que eu não perderia essa experiência por nada!

Piscinas naturais da Florida

E claro que nós aproveitamos a passarela para fazer uma foto com o drone (que está liberado somente quando não há peixes-bois por lá)

Acessando a passarela do Three Sister Springs

Para chegar as passarelas de observação do Springs você pode pegar um Trolley que sai do City Hall da cidade (das 08:30 às 15:30 – de meia em meia hora) e custa $7.50 por pessoa durante o verão e $15 durante os meses de inverno. Fora de temporada os horários e dias de funcionamento do Trolley são bem limitados, confira o site antes de programar o passeio.

Hunter Springs

A mais acessível das piscinas naturais de Crystal River fica no centro da cidade e é praticamente uma praia de água doce que desemboca no rio. Um parque com estacionamento, quadra de volley, churrasqueiras, vestiário e parquinho para a criançada. Uma pedida deliciosa para emendar com seu passeio em Crystal River.

No mesmo parque há passarelas para observação de peixes-bois e a boa notícia é que eles estão presentes nesta região o ano todo!

Rainbow Springs

Uma das coisas que mais me chamou a atenção em Crystal River foi a cor do rio que é realmente transparente e faz jus ao nome: Rio de Cristal. Mencionei minhas impressões para um local que deu de ombros e exclamou: “Wait until you see Rainbow river, a way more clear (espere até ver o Rainbow River, é muito mais claro). Uma pena que o Rainbow River, e sua principal piscina natural o Rainbow Springs (entrada $2 por pessoa), não entraram no nosso roteiro, mas entraram na lista dos sonhos.

Piscinas naturais da Florida

Rainbow Springs | Foto: Divulgação

Aqui há três programas diferentes e interessantes: nadar na piscina natural da Rainbow Springs; visitar os jardins e as cachoeiras (são 3 e são lindas, mas todas elas foram construídas pelo homem na época em que o parque era uma residência privada) e fazer o passeio de boia (em família, melhor ainda pegar um barco flutuante e montar um piquenique aquático) que dura cerca de 4 horas pelo rio. O passeio é tão popular entre os locais que empresa local Rainbow river Kayak Adventures oferece uma versão de boia equipada com isopor – yep! A graça é levar sua cervejinha e descer destampando – o aluguel de boias inclui o shuttle de volta até o estacionamento.

Florida Springs

Uma das cachoeiras do Rainbow Springs | Foto: Divulgação

Ellie Schiller Homosassa Springs Wildlife State Park

Fiquei bem em dúvida entre visitar ou não o Homosassa Springs Wildlife State Park enquanto montava meu roteiro e, por sorte, ele foi incluído pelo pessoal de Crystal River (nossos hosts para este pedacinho da viagem). A experiência começa com um passeio de barco (ou bondinho) entre o estacionamento e o Wildlife Viewing Center, um pequeno zoológico com mais de 300 espécies nativas e uma única exceção, o hipopótamo Lu – que nasceu no zoológico de San Diego e foi trazido para a Flórida para filmar Tarzan. Com o final das filmagens, ninguém sabia o que fazer com ele e o Homosassa State Park o recebeu. Hoje Lu é o hipopótamo mais velho em cativeiro do mundo, ele tem 59 anos e foi condecorado pelo governador como cidadão honorário da Flórida.

Piscinas naturais da Florida

Spring de Homosassa – No inverno as porta ficam abertas para abrigar centenas de peixes bois selvagens

Todos os animais abrigados pelo zoo foram resgatados na natureza – seja por algum acidente, como é o caso dos manatís, ou pelo contato indevido com o ser humano – como é o caso do filhote de urso Maximus – que acabou de chegar e infelizmente não pode ser devolvido a natureza. Maximus aprendeu que seres humanos carregam comida, há poucas soluções para ursos como ele. As mais comuns são sacrificar ou enviar para um zoo. Por sorte Maximus ganhou uma casinha no zoo de Homosassa e aos poucos é introduzido para sua nova vida. Nos primeiros meses ele ganhou uma viveiro separado e só é colocado em “exposição” duas horas por dia – assim ele se acostuma com as pessoas vagarosamente – e quando ele crescer um pouco, será integrado com os outros ursos do parque.

Alimentação dos manatis e programas de reabilitação

A parte mais interessante da visita ao Homosassa Springs Wildlife State é acompanhar a alimentação dos três peixes-bois que residem no parque e que não podem ser reintroduzidos a natureza. A alimentação ocorre três vezes por dia (11:30, 13:30 e 15:30) e é precedida por uma palestra de cerca de 15 minutos sobre a espécie e os esforços de de conservação.

Piscinas naturais da Florida

Alimentação dos peixes-bois no Ellie Schiller Homosassa Springs Wildlife State Park

Os manatis recebem 48 pés de alface inteiros e mandam ver na refeição. O curioso é que enquanto eles comem, dezenas de peixes grandes e pequenos aparecem para bicar pedacinhos da alface. Você poderá vê-los tanto da superfície quanto do observatório submers.

Além dos três peixes-bois residentes que você verá durante a sua visita, o parque é parte do Florida Manati Conservation Program e funciona como moradia provisória para manatis machucados e que serão reintroduzidos a natureza. Durante os dias mais frios do ano, as “portas” da Spring são abertas para receber centenas de peixes-bois selvagens que buscam águas mais quentes para descansar.

  • Endereço: 4150 S. Suncoast Blvd.  – Homosassa FL
  • Horários de funcionamento: aberto todos os dias das 9:00 às 17:30
  • Ingressos:
    • adultos (13+ anos)$13
    • crianças 6-12 anos: $5
    • Menores de 5 anos: grátis

Weeki Wachee Springs

Weeki Wachee é uma mistura interessante de piscina natural super transparente (fiquei impressionadíssima com a cor da água) com parque aquático raiz e uma atração adorada pelos locais: um show de sereias de verdade e com sessões diárias 365 dias por ano.

O show acontece em um auditório subterrâneo construído dentro da fonte de águas cristalinas e 5 ou 6 sereias dançam em ritmo coreografado. Elas encenam peças famosas como, por exemplo, a pequena sereia e fazem o maior sucesso com a criançada. Aí vai um trechinho do show, nada de mega produções estilo Disney, mas algo bem diferente e bem especial.

Após o show, as crianças aproveitam a oportunidade para tirar fotos com uma das sereias (seca!). O Tom que não desgrudou os olhos do show um só minuto, adorou ver a sereia de perto e até pediu para dar abraço.

Sereias de Weeki Wachi

Tom ficou encantado com as sereias e adorou tirar foto

Além do show o parque conta com três toboáguas grandes, aluguel de caiaques para quem quiser remar pelo rio de águas cristalinas adjacente a piscina natural, um parquinho para os pequeninos e passeios de barco pela região (pagos a parte).

Piscinas naturais da Florida

Parque aquático no Weeki Wachi Springs

O parque costuma lotar durante finais de semana e férias de verão. Chegue cedo pois o número de ingressos (inclui show das sereias + parque aquático) é limitado. Para comer, há duas lanchonetes simples no local (nada que me deixou super animada para comer, eu levaria piquenique).

  • Endereço: 6131 Commercial Way – Weeki Wachee FL 34606
  • Horários de funcionamento: aberto todos os dias das 9:00 às 17:30
  • Shows das sereias: todos os dias às 11h, 13h30 e 15h
  • Ingressos:
    • adultos (13+ anos)$13
    • crianças 6-12 anos: $8
    • Menores de 5 anos: grátis

Gainesville: mergulho, flutuação e locais paradisíacos

Vibrante, Gainesville combina a efervescência de cidade universitária (Yep! Tem centrinho descolado, 4 cervejarias artesanais e restaurantes gostosos com bom custo x benefício) com a belezas de seus 7 parques estaduais que oferecem trilhas para caminhada e bicicletas, alguns dos picos de caiaque mais gostosos da Flórida e muita vida animal (pássaros, peixes e tartarugas).

Quando o assunto são Springs, Gainesville serve de base para explorar algumas das piscinas naturais mais lindas da Flórida como Ginnie Springs, Gilchrist Blue Springs State Park, o Devil’s Den e o Ichetucknee Springs, um dos melhores parques da Flórida para fazer flutuação. Vamos falar de cada um deles?

Ginnie Springs

Ginnie Springs (site oficial) é um parque privado que decolou nas mídias sociais nos últimos anos e é tido por muitos como a piscina natural mais linda da Flórida, e é bem especial, viu?

Piscinas naturais da Florida

Gennie Springs: impactante desde o primeiro momento

Gennie Springs

Gennie Springs: a cor da água é um espetáculo

O parque conta com um conjunto de 4 piscinas naturais interligadas pelo Rio Santa Fé e a graça é visitar cada um deles fazendo o percurso de boia. Você pode levar sua própria boia (o parque conta com um enchedor free) ou alugar uma simples ou dupla no local. Quem preferir pode acessar cada uma das piscinas por terra e simplesmente curtir o azul infinito das Gennie Springs.

Piscinas naturais da Florida

Curtindo a piscina natural de Gennie Springs

Nosso pequenos reclamaram um tiquinho para entrar na água fria, mas amaram tanto o passeio de boia que não queriam sair. Foi bem gostoso.

Gennie Springs é um destino delicioso para passar um dia despretensioso ou até acampar com barracas ou Motorhome. O parque tem uma estrutura completa de vestiários e amenidades legais como churrasqueira, quadras de volley de areia e aluguel de SUP’s e caiaques.

Snorkel e mergulho de caverna

Durante o finalzinho do verão, começo do outono, as águas do Rio Santa Fé ficam bem claras e proporcionam um snorkel excelente. Você pode alugar máscaras, snorkel e pé de pato por $10 e descobrir peixes de água doce (a variedade e a quantidade) são impressionantes e tartarugas que residem no local. Vale falar que para mergulhar no rio o uso de uma bandeirola de mergulho é obrigatória (e também dá para alugar no local).

E já que estamos falando de mergulho, Ginnie Springs é um dos melhores picos de mergulho de água doce da Flórida e oferece tanto a possibilidade de mergulhar nas Springs – que tem uma rede de cavernas bem interessantes – quanto no rio. Você pode alugar equipamentos no próprio local.

  • Endereço: 7300 Ginnie Springs Road, High Springs, FL 32643
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 16h (horário varia conforme a estação do ano)
  • Ingressos:
    • Adultos (desconto de 10% para 62+): $14
    • Crianças 6-12 anos: $4
    • Menores de 6 anos: Gratuito

Gilchrist Blue Springs State Park

Se você gosta de águas bem azuis o Gilchrist Blue Springs State Park é a pedida certa para você. É o mais novo parque estadual da Flórida e um dos melhores lugares para nadar em uma espécie de piscina oval acessada por uma passarela flutuante, o Blue Springs.

Piscinas naturais da Florida

Gilchrist Blue Springs State Park | Foto: Divulgação

Com mais de 6 metros de profundidade, as laterais são rasas e formam uma piscina natural. Há uma plataforma de mergulho e uma vasta floresta ao redor.

  • Endereço: 7450 NE 60th St High Springs FL 32643
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h até o pôr do sol
  • Ingressos: $4 a $6 por veículo

Outras piscinas naturais e passeio de caiaque

Além dele, o parque conta com mais 3 Springs acessíveis por trilha: o Little Blue Springs (não é permitido nadar, mas vale fotografar), o Naked Spring (que é maravilhoso e aberto para nadar) e o Jonhson Springs (o mais sem graça da coleção do parque). Outro passeio especial é alugar um caiaque e remar pelo Rio Santa Fé (as águas são bem clarinhas no finalzinho do verão/outono), você verá peixes, pássaros e tartarugas durante o passeio e até remar rumo ao Gennie Springs (vale pensar na logística para fazer o trajeto de volta).

Você pode ler mais informações e descrições neste post (em inglês).

Devil’s Den

Diferente de tudo o que você já viu pela Flórida, essa fonte de águas cristalinas está localizada dentro de uma caverna pré histórica e é um dos picos mais disputados da região para o mergulho de cilindro. Falando em mergulho, a entrada no Devil’s Den só é permitida para quem vai fazer mergulho ou snorkel (e mergulhadores certificados tem preferência para entrar nos dias mais cheios do ano).

Piscinas naturais da Florida

Devil’s Den | Foto: Divulgação

Aberto durante todo o ano, nos meses mais frio um nevoeiro invade o local, criando um cenário de ainda mais mistério. Já a temperatura é constante o ano todo e gira em torno dos 22 graus. Durante os meses mais secos do ano a plataforma de madeira serve como ponto de apoio e descanso, quando chove bastante a plataforma fica coberta de água e um bom nível de natação é necessário para encarar o passeio. E vale a pena viu? O visual é maravilhoso.

  • Endereço: 5390 NE 180th Ave Williston, FL 32696
  • Horário de funcionamento:
    • Segunda a quinta: das 09h às 17h
    • Sexta e domingo: das 08h às 17h
    • Sábado: das 09h às 17h
  • Ingressos: 
    • Segunda a sexta: $15
    • Sábado, domingo e feriados: $20

Ichetucknee Springs State Park

Um dos parques mais legais para fazer flutuação com boia ou bote, o Ichetucknee Springs State Park, é bem popular na Flórida e um programa que os locais amam de paixão. O passeio começa com um carrinho que leva você (e sua boia – também dá para alugar no local) até a boca do rio. De lá é só sentar e curtir o ritmo lento das águas. O trajeto completo leva 3 horas e meia e está cheio de paradas em Springs cristalinos! A vibe é uma delícia e durante o verão há muita gente fazendo o passeio.

Piscinas naturais da Florida

Ichetucknee State Park – Foto: Divulgação

Snorkel no Blue Hole

Outro atrativo do Ichetucknee State Park é o Blue Hole, um spring azulão – que rende fotos lindas – e um snorkel de primeira. O pico é bem disputado no verão, mas a experiência vale a pena!

Piscinas naturais da Florida

Blue Hole | Ichetucknee State Park – Foto: Divulgação

  • Endereço: 12087 SW U.S. Highway 27 Fort White FL 32038
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h até o pôr do sol
  • Ingressos: $6 por veículo

Deland: a experiência completa de Spring lindo + cidade divertida

Deland é minha queridinha, uma cidade de verdade com direito a rua principal animada, barzinhos descolados, restaurantes deliciosos e muita vida animada. A típica cidade americana – no melhor dos sentidos – e um lugar que você vai amar visitar. Deland fica coladinho no Blue Springs e De Leon Springs e também pode ser usada de base para explorar a Ocala National Forest, que conta com vários Springs famosos como o Silver Glen Springs e Juniper Springs.

Blue Springs

Quando compartilhei o destino da viagem no Instagram, as únicas piscinas naturais mencionadas pelos leitores foram o Wekiwa State Park (que fica coladíssimo em Orlando) e o Blue Springs, o maior Spring do Rio St. Joh e indiscutivelmente uma das piscinas naturais mais lindas da Flórida. Quer mais um motivo para incluí-lo no seu roteiro? Durante os meses de inverno o parque se transforma em refúgio para centenas de peixe-boi, nestes meses não é permitido entrar na água, mas vê-los da superfície já é uma super experiência.

Nadando nas Springs e o passeio de boia nas Blue Springs

Uma passarela de madeira construída sob as árvore te conduz até o Blue Spring, mas antes de chegar lá quero falar da trilha repleta de árvores tropicais de grande porte e palmeiras, um espetáculo. A trilha é curtinha, 100% acessível e ultra visual, você vai curtir cada passo. Chegando no final dela há uma acesso ao Spring e uma pequena continuação da trilha para ver o Spring do alto, faça a duas coisas!

Florida Springs

Finalzinho da trilha do Blue Springs e vista do alto – Lindo, não?

Passeio de boia pelos Springs

Chegou a hora de entrar na água, aqui você pode nadar até o final da trilha (muita gente aproveita para fazer snorkel na saída do Spring que forma uma espécie de caverna bem azulada (é fundo e para falar a verdade eu morro de medo de mergulhar em caverna).

Florida Springs

Nadando no Blue Springs

O principal atrativo do Blue Springs é o passeio de boia – curto porém maravilhoso – que conecta a fonte de água cristalina à entrada do parque. O trajeto tem cerca de 1 Km e é lindo, lindo! Você pode alugar sua boia na entrada do parque ou levar uma com você, mas não vi lugar para encher no parque!

Florida Springs

St. John River e o ponto de saída do passeio de boia pelo Blue Springs. É uma delícia!

Passeios de barco pelo Rio St. John

O parque também oferece passeios de barco pelo Rio St. John com saídas diárias às 10:00 e às 13:00. Os passeios são operados pela St. John River Cruises e focam na biodiversidade local (não preciso nem dizer que durante o inverno os passeios são uma oportunidade bem legal de ver peixes-bois, né?). Eles custam $25 para adultos e $18 para crianças de 3-12 anos.

Chegue cedo!

Tanto pela distância de Orlando quanto pela beleza do parque, o Blue Springs é um passeio hiper popular. Chegue cedo!

  • Endereço: 2100 W French Avenue Orange City FL 32763
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h até o pôr do sol
  • Ingressos: $6 por veículo

De Leon Springs

Quando o assunto é experiência familiar, poucos lugares batem o De Leon Springs State Park, um lugar que me impressionou muito desde os primeiros instantes. Sente só a floresta que nos recebeu na chegada do parque, as árvores são maravilhosas!

Florida Springs

De Leon Springs – Carvalhos cobertos pelo Spanish Moss: uma lindeza

O De Leon State Park é um dos queridinhos dos locais por dois motivos: a piscina natural que é toda cimentada e é ideal para nadar (vimos muitos locais fazendo exercício, a vibe é o máximo!) e o restaurante de panquecas Old Spanish Sugar Mill (aqui você mesmo prepara suas panquecas, a mesa contém uma chapa quente para isso).

Florida Springs

Piscina natural do De Leon State Park

Eu que desdenhei a piscina quando vi as fotos pela internet, mudei de opinião ao chegar no local. Sim, continuo preferindo as fontes de águas cristalina com aparência mais natural, mas fiquei encantada com as cores e com todo o cenário do De Leon. É mega especial!

Florida Springs

Piscina do De Leon State Park com restaurante de panquecas no fundo

E claro, a experiência no restaurante das panquecas foi bem legal! Preparamos rodadas e mais rodadas de panquecas com pedacinhos de chocolate, bananas e blue berries. As panquecas custam $5.25 por pessoa (e você pode comer quantas quiser!) e os toppings são pagos a parte ($1.95 cada). Taí uma experiência que eu recomendo muito!

  • Endereço: 601 Ponce de Leon Blvd. De Leon Springs FL 32130
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h até o pôr do sol
  • Ingressos: $6 por veículo

Silver Glen Springs

O Silver Glen Springs é uma das piscinas naturais da Ocala National Forest e é tão especial que inspirou o Walt Disney na construção do Disney Springs em Orlando.

A piscina natural possui cerca de 60 metros de diamêtro com tons de esmeralda – é linda – e está repleta de peixinhos. Há uma cidade base nesta Spring, mas eu sinceramente gostei tanto da região de Deland que ficaria hospedada por lá!

Florida Springs

Silver Glen Springs | Foto: Divulgação

  • Endereço: 5271 FL-19, Salt Springs, FL 32134, EUA
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 20h (horário varia conforme estação do ano)
  • Ingressos: $6 por pessoa

Alexander Springs

O Alexander Springs também faz parte da Ocala National Forest e é um das melhores piscinas naturais da região para fazer snorkel. Por lá, também é possível fazer caminhadas, alugar caiaques e canoas e muitas outras atividades.

Florida Springs

Alexander Springs | Foto: Divulgação

  • Endereço: Hwy 450, Ocala, FL 40929
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 20h (horário varia conforme estação do ano)
  • Ingressos: $6 por pessoa

Juniper Springs

E, para fechar nossas recomendações na Ocala National Forest, a dica é o Juniper Springs (que volta e meia entra na lista dos Springs mais lindos da Flórida). Com águas cintiliantes em um cenário subtropical, essa é uma das áreas mais antigas e conhecidas da Floresta Ocala.

A grande diferença do Juniper Springs é que ao invés de 1 ou 2 pontos de saída de água do solo, aqui há centenas de micro fendas que fazem a água borbulhar e trazem ao Spring uma sensação muito especial.

Florida Springs

Juniper Springs | Foto: Divulgação

  • Endereço: 26701 E Highway 40, Silver Springs, FL 34488-6741
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 08h às 20h (horário varia conforme estação do ano)
  • Ingressos: $5,50 por pessoa

Tem jacaré nas piscinas naturais da Flórida?

Uma pergunta que se repetiu bastante no Instagram durante a nossa viagem pelas piscinas naturais da Flórida foi: “não tem jacaré?”. Também ouvimos a variável desinformada: “Deus que me livre, na Flórida tem jacaré”, que para mim seria o equivalente a dizer: “não piso no interior de São Paulo porque tem cobra”. E sim, tem cobra no interior de São Paulo e tem bastante jacaré na Flórida, o que não quer dizer que você não deva visitá-los, muito pelo contrário.

Assim como em toda a Flórida, há possibilidade de haver jacarés nos Springs, mas em geral a águas das fontes cristalinas são muito frias para os jacarés, que preferem temperaturas maiores que 27 graus. Ainda que hajam jacarés na região, suas chances de vê-lo durante o passeio são bem baixas porque jacarés tem medo de pessoas e evitam regiões com grande circulação humana.

Se você der muita falta de sorte e topar com um jacaré no passeio é muita falta de sorte porque eles não são comuns na região. A orientação é sair da água e deixá-lo quieto. Em geral, seres humanos não fazem parte do cardápio de um jacaré e ataques a humanos são raros. Jacaré é um bicho preguiçoso que prefere comer prezas fáceis e que de preferência caibam em sua boca em uma única dentada, mamíferos ou seres humanos realmente não se enquadram nos favoritos do jacaré. E claro, sempre que um jacaré é avistado na região das Springs, o parque é fechado por precaução, ninguém quer arriscar virar lanche do jacaré.

Piscinas naturais da Flórida: dá para fazer um bate e volta de Orlando?

Há springs bem pertinho de Orlando como o Wekiwa State Park (cerca de 20 minutos da cidade) e aí não preciso nem falar que é lotadíssimo durante as férias, feriados e finais de semana de calor, preciso? Para proteger a natureza local, o parque fecha ao atingir a capacidade máxima de 250 veículos. Os Springs da região de Deland (~45 minutos) também são próximos, mas quer saber? Se você tiver 1 ou 2 noites para sair de Orlando e dormir em Deland, Crystal River ou Gainesville a experiência será bem mais completa!

Piscinas naturais da Flórida de Motorhome

Nós fizemos a viagem nos hospedando em hotéis – o que foi super conveniente e casou muito bem com o nosso roteiro, mas vale falar que este roteiro é uma excelente pedida para fazer com motorhome. Boa parte dos parques (estaduais e privados) que mencionei na lista dos Springs possuem áreas de camping , ou seja, fazer esta viagem de motorhome significa dormir nas Springs e ter a chance – única – de aproveitá-las quando o parque está fechado para todos os outros visitantes.

Para garantir lugar nos campings – que são ultra disputados no verão, planeja a viagem com bastante antecedência. Minha dica para você fazer um bom negócio alugando um carro por lá é o Rent Cars, um comparador de locadoras que te ajuda alugar carros baratos nas melhores companhias, dá para pagar em Reais e parcelar em até 12x sem juros.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório nos Estados Unidos, o Seguro viagem é extremamente importante em qualquer viagem. Além de te proteger contrar voos cancelados e bagagens extraviadas, o seguro te dá segurança para não ter dor de cabeça em eventualidades médicas (e vale lembrar que todo e qualquer serviço médico americado é cobrado).

Com menos de R$10 por dia de viagem – faça uma cotação agora e veja que estou falando sério – você viaja protegido e evita dores de cabeça. Por aqui, nós recomendamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que busca os melhores custos x benefícios do mercado e te ajuda a escolher o seguro certo para a sua viagem. Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem! Faça sua cotação já!

Veja também: Seguro de viagem para os Estados Unidos

E aí, curtiu nosso resumo sobre os Springs da Flórida? Conta aqui nos comentários!

A Mari viajou a convite do VISIT FLORIDA e contou com o apoio da Disney Parks,  Discover Crystal River e Visit West Volusia. Todas as dicas deste post refletem as nossas experiências.


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Orlando

✅ Faça seu seguro de viagens 


Veja também:

Parques de Orlando

Planejando sua viagem para Orlando


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Guarde este post no Pinterest!

Piscinas naturais da Florida



SOBRE O AUTOR

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

5 comments

Post a new comment

Veja também