Bate e volta de Orlando: 12+ passeios incríveis na Flórida

Descubra os melhores passeios de bate e volta de Orlando, um guia completo para quem quer aproveitar as férias na Flórida para visitar destinos incríveis como a charmosa Winter Park, as nascentes cristalinas da Flórida (Ocala, Crystal River ou DeLand), praias lindas (Sarasota, St. Pete e Clearwater), o centro de visitantes da NASA e muito mais.

Pronto para descobrir os melhores passeios de 1 dia saindo de Orlando?

Silver Springs em Ocala na Flórida
Silver Springs em Ocala | A maior nascente da Flórida

Melhores opções de bate e volta de Orlando

A rotina de parques temáticos é divertida porém intensa, após 3-4 dias seguidos de parque nada como descansar das férias e curtir um destino diferente. Muita gente aproveita esse dia de descanso para explorar Orlando além dos parques e para descobrir os encantos da vizinhança.

O menu é extenso e você pode escolher entre praias caprichadas, nascentes de águas cristalinas, cidades históricas e centrinhos pitorescos. Há muitas possibilidades legais e que ficam mais perto de Orlando do que você imagina.

Piscinas naturais da Florida
Three Sister Springs em Crystal River – 1h30 de Orlando

Para te ajudar a escolher o melhor passeio de um dia saindo de Orlando preparei uma lista caprichada com destinos que ficam entre 15 minutos e 2 horas e meia de viagem de Orlando.

Para facilitar, classifiquei os destinos pela distância começando do mais perto. Vamos nessa?

  1. Winter Park
  2. Celebration
  3. DeLand
  4. Cocoa Beach + Kennedy Space Center (NASA)
  5. Ocala
  6. Tampa
  7. Crystal River
  8. Weeki Wachee 
  9. St. Augustine 
  10. Clearwater
  11. St. Pete
  12. Gainesville
  13. Sarasota

1. Winter Park

  • Distância de Orlando: 11 Km
  • Destaques do passeio: Centrinho charmoso e o passeio de barco pelos lagos
Winter Park em bate e volta de Orlando
Winter Park: uma cidade linda pertinho de Orlando

Cheia de charme, Winter Park entra na categoria das cidades altamente moráveis – daquelas que logo nas primeiras horas já despertam a sensação de “moraria aqui fácil”, sabe?! 

Seu centro comercial alegre exibe vitrines criativas, galerias de arte coloridas, cafés e ótimos restaurantes, como o Italiano Prato (experimente o Gnocchi), e o grego AVA Mediterraegean – recomendo muito os dois. 

Alguns quarteirões adiante está o Morse Museum que apresenta uma coleção invejável de vitrais Tiffany, incluindo uma capela criada por ele em 1893 além de uma coleção sólida de esculturas e cerâmicas.

Alamedas bem cuidadas e jardins arborizados te conduzem ao Lake Osceola, ponto de saída dos passeios de barco históricos (312 E Morse Blvd – todos os dias das 10:00 às 16:00) percorrem os os principais lago das cidade passando em frente de casarões lindos. O ponto alto do passeio é o canal estreito que conecta os lagos. 

Para um rolê bem local a pedida é o Dink Dock Park, um parque coberto de carvalhos felpudos e um píer de madeira fotogênico. Nos dias de sol o local é ponto de saída de passeios de caiaque e SUP (leve seu próprio equipamento) pelo lago.

2- Celebration

  • Distância de Orlando: 33 Km
  • Destaques do passeio: Passear pelo centro perfeitinho
Celebration em bate e volta a partir de Orlando
Centro de Celebration | Foto: Joanna Saldanha

Fundada pela Disney, Celebration é uma cidade planejada com edifícios projetados por arquitetos renomados inspirados em pequenas cidades históricas dos EUA. Tanto planejamento rendeu a Celebration o título de uma das 10 cidades mais lindas dos Estados Unidos.

A cidade é pequenina e a graça é caminhar despretensiosamente ou embarcar em um passeio de bicicleta ou Segway.

Durante o inverno Celebration ganha um festival especial chamado Now Snow in Celebration com “neve” caindo do céu de hora em hora das 18:00 às 21:00. É muito legal!

Para comer bem as dicas são o tradicional Columbia Restaurant (649 Front St, Celebration), um restaurante com influência cubana e presente em Tampa, Clearwater e Sarasota. O Wine Bar Imperium Food and Wine (606 Market St #140) e o charmoso Lake Side Bar & Grill (700 Bloom St, Celebration), uma ótima opção para brunch.

3. DeLand

  • Distância de Orlando: 65 Km
  • Destaques do passeio: Blue Springs State Park, panquecas no Ponce de Leon State Park e centro histórico de DeLand
Bate e volta Orlando: Deland uma graça de cidade
Nascente Cristalina no Blue Springs – Região de DeLand

A pequena DeLand combina um centro histórico vibrante e cheio de cantinhos especiais com nascentes cristalinas lindas – ta aí uma cidade que é divertida para fazer um bate e volta, mas que renderia fácil uns 2-3 dias de viagem combinando com outros destinos da região.

Algumas das experiências mais divertidas de DeLand são o café da manhã no De Leon State Park, onde você mesmo prepara suas panquecas – e pode comer quantas quiser – em uma chapa na própria mesa.

DeLand Wings: Mural no centro histórico da cidade
Asas de Deland no Centro Histórico da cidade

Alguns destaques são as nascentes do Blue Springs State Park, que são considerado por muitos como uma das piscinas naturais mais lindas da Flórida, o mercadinho de produtores noturno, que todas às sextas feiras de noite agita o centro histórico, e a divertida Main Street (S. Woodland Blvd), recheada de edifícios históricos, murais coloridos, lojinhas descoladas e bons restaurantes.

Pode acreditar: você vai adorar DeLand!

4. Cocoa Beach + Kennedy Space Center (NASA)

  • Distância de Orlando: 96 Km
  • Destaques do passeio: Visita ao Kennedy Space Center, praia de Cocoa Beach e passeio de caiaque pelos manguezais da região
Passeio de caiaque em Cocoa Beach
Passeio de caiaque em Cocoa Beach | Os túneis formados pelos manguezais são muito lindos

Não dá para falar em bate e volta a partir de Orlando sem mencionar a dobradinha Cocoa Beach + Kennedy Space Center, um passeio clássico que combina o destino de praia mais próximo a Orlando com os foguetes do Kennedy Space Center (veja ingressos com cancelamento grátis aqui).

Kennedy Space Center em Bate e volta de Orlando
Saturno V no Kennedy Space Center: o foguete é IMENSO.

Acredite, ver de perto alguns dos capítulos mais especiais da história espacial é sempre emocionante, seja sua primeira ou décima visita ao local. E o bacana é que as exibições do Kennedy Space Center evoluíram muito na última década e hoje combinam experiências do nível dos parques de Orlando com foguetes, ônibus espaciais e outros objetos surpreendentes.

Comece pelo centro de Visitantes do Apollo (ingresso incluso na entrada, mas precisa ser reservado pelo aplicativo ou assim que você chegar ao parque), siga para o ônibus espacial Atlantis e continue pelas outras exibições do parque.

Com crianças pequenas vale dedicar um bom tempo ao Planet Play, um parquinho inspirado no sistema solar e com brinquedões que deixarão os pequenos encantados. É lindo, colorido e muito divertido.

Após a visita, vale conhecer a praia de Cocoa Beach. O West Gate Pier é um ponto clássico e que rende fotos bem legais do mar. Entusiastas do surf de plantão podem alugar equipamentos e pegar uma onda.

West Gate Cocoa Beach Pier e a Praia de Cocoa Beach
West Gate Cocoa Beach Pier e a Praia de Cocoa Beach | Foto: Visit Space Coast

Encerre o dia com um passeio de caiaque. Tanto o caiaque bioluminescente, quanto o passeio de caiaque pelos labirintos de manguezais, são experiências lindas e inesquecíveis.

Dica: quem está sem carro pode fechar um combo com ingressos para o Kennedy Center + transporte. Visitar a Nasa é BEM mais barato do que passar um dia nos parques da Disney ou Universal e é tão legal quanto.

5. Ocala

  • Distância de Orlando: 127 Km
  • Destaques do passeio: Caiaque no Rainbow River, Silver Springs e Silver Glen Springs
Rainbow River em Ocala na Flórida
Nascente do Rainbow River em Ocala

Ocala combina algumas das springs mais bonitas da Flórida com um centrinho pequenino e cheio de personalidade. Esse é mais um destino prático para fazer bate e volta, mas que rende fácil alguns dias de viagem.

Alguns dos cantinhos mais incríveis de Ocala são a Silver Springs, a maior nascente da Flórida e a inspiração da Disney para o Disney Springs. Por lá as pedidas são o passeio com o barco de fundo de vidro (a visibilidade é impressionante) e o passeio de caiaque ou SUP, que você pode fazer por conta própria ou em excursão guiada.

Para nadar as dicas são a Silver Glen Springs (a mais bonita), a Juniper Springs (a mais intimista), Salt Springs (uma experiência bem local ) e a Alexander Springs. Todas elas fazem parte da Floresta Nacional de Ocala e tem estrutura para visitação. Planeje-se para chegar cedo, assim que o estacionamento lota a nascente é fechada.

Fern Hammock Springs em Ocala
Fern Hammock Springs: uma spring “secreta” em Juniper Springs

Outra pedida que eu amo é o Rainbow River, que você pode acessar pelo Rainbow Springs State Park ou pelo parque municipal KP Hole. Minha atividade preferida no rio é o passeio de caiaque, que pode ser feito contra ou a favor da correnteza.

Para fechar, não deixe de passar algumas horas no centro histórico da cidade. Há muitos bares temáticos e bons restaurantes por lá. Para um jantar caprichado, o La Cuisine (48 SW 1st Ave, Ocala) é uma pedida excelente. Para algo descontraído, recomendo o Cantina Tex Mex (35 SE 1st Ave, Ocala).

6- Tampa Bay

Distância de Orlando: 135 Km
Destaques do passeio: Armature Works SUP no Hillsborough e montanhas russas do Busch Gardens

Tampa River Walk
Tampa River Walk | Imagem: Visit Tampa Bay

O destino clássico do bate e volta de Orlando, Tampa é uma cidade grande, divertida e que vai muito além do Busch Gardens.

Para um dia divertido pela cidade inclua um giro pelo Armature Works, um mercado gastronômico delicioso. Na saída você pode caminhar pelo calçadão do River Walk.

Outras pedidas interessantes são o passeio de Stand Up Paddle pelo Rio Hillsborough com o pessoal do Urban Kai (com sorte você avistará peixes-bois no trajeto) e o Sparkman Wharf, o novo distrito de entretenimento da cidade.

Quer algo mais radical? O circuito de tirolesas do Empower Adventures é uma experiência bem legal.

Para um passeio histórico vale conhecer a região de Ybor City e ver a produção artesanal de charutos. A forma mais legal de passear pelo bairro é à bordo dos bondinhos da TECO – é grátis e super tradicional.

Para fechar, preciso falar que para um dia bem divertido de parque de diversões o Busch Gardens é sempre uma boa pedida. Compre ingressos antecipados com cancelamento grátis aqui.

7. Crystal River

  • Distância de Orlando: 138 Km
  • Destaques do passeio: Three Sisters Springs & nadar com peixes bois
Three Sisters Springs em Cristal River
Three Sister em Crystal River Springs visto do Boardwalk

Nunca vou esquecer da experiência e da sensação de adentrar pela primeira vez a Three Sisters Springs de caiaque. As águas azuis intensas espelhando a floresta verdinha são pura poesia. A temperatura de 21 graus é constante o ano todo, mas em pleno setembro eu não queria sair da água. Crystal River, ou Rio de Cristal, não poderia ser um nome mais bonito pra definir o local.

Outra forma linda de viver a Three Sister Springs é pela plataforma de observações que contorna a nascente. Não há acesso a nascente pela plataforma, mas vê-la do alto é uma experiência e tanto. Para chegar lá, pegue o trolley que sai do Three Sisters Springs Center.

Durante o inverno Crystal River se transforma em refúgio para milhares de peixes-bois que buscam as águas das nascentes para se proteger do frio do Golfo do México, é possível mergulhar com peixes-bois de forma responsável com os guias credenciados locais. A experiência é um sonho!

Nadar com peixe boi na Flórida
Nadando com peixe-boi nas nascentes de Crystal River

Ainda que não seja inverno, as chances de mergulhar com peixes-bois são altas se você optar por um passeio de manhã bem cedinho.

O centro de Crystal River tem uma vibe que mistura cidade de praia com cidade de interior – vale dar um giro sem pressa absorvendo a energia do local. Para almoçar, o Amy’s on The Avenue (539 N Citrus Ave.) é uma boa opção. Para um jantar caprichado, recomendo o Katch 22 (2924 W Gulf to Lake Hwy, Lecanto).

Excursão para Crystal River

Quem preferir fazer uma excursão para Crystal River saindo de Orlando, paga $134 por pessoa com transporte de ida e volta, mergulho com peixes-bois, excursão de barco pelo rio Withlacoochee e entrada no Homosassa State Wildlife Park. Um baita passeio!

8. Weeki Wachee

  • Distância de Orlando: 146 Km
  • Destaques do passeio: Show das sereias dançantes e remar pelo rio cristalino

Sereias dançarinas e um parque aquático construído em plena spring, Weeki Wachee entrega uma experiência diferente e autêntica que precede os shows da Disney. Em um auditório subaquático sereias profissionais giram em ritmo coreografado por mais de 40 minutos sem subir para respirar. É surreal!

Show das sereias de Weeki Wachee

Elas dançam com peixes que nadam em seu habitat natural e a visibilidade é impressionante. Os shows acontecem 365 dias por ano.

Do outro lado do parque, um conjunto modesto de toboáguas diverte adultos e crianças. A entrada no parque inclui as duas atrações, mas vale chegar cedo porque os ingressos são limitados ao tamanho do auditório.

Outra experiência linda em Weeki Wachee é remar pelo rio de água cristalinas. No inverno as chances de avistar peixes-bois são bem altas.

9. St. Augustine

  • Distância de Orlando: 138 Km
  • Destaques do passeio: Centro histórico incluindo o Castillo e o Flagler College
St. Augustine um bate e volta incrível de Orlando
St. Augustine, a cidade mais antiga da Flórida | Foto: Unsplash

St. Augustine, a cidade mais antiga dos EUA, é uma opção linda de bate e volta de Orlando.

Por lá você encontrará construções históricas bem conservadas como o Castillo de St. Marcos e o vistoso Flagler College, um centro histórico bem bonito e com ótimas praias.

Quem curte passeios de caiaque pode viver uma experiência linda com grandes chances de encontrar golfinhos no caminho. Quem fica por lá até mais tarde pode fazer um tour fantasma bem divertido. A cidade é tida como uma das mais mal assombradas do país!

Excursão para St. Augustine

Tá sem carro? Essa excursão de dia todo por St. Augustine cobre os principais pontos turísticos da cidade e é muito bem avaliada.

10. Clearwater

  • Distância de Orlando: 170 Km
  • Destaques do passeio: Pier de Clearwater, Caladesi Island e Tarpon Springs
Praia de Clearwater na Flórida
Praia de Clearwater

Quer visitar um dos destinos de praia mais badalados da Flórida? Clearwater é pra você!

Clearwater fica há pouco mais de duas horas de Orlando, e é um destino interessante para um bate e volta, mas já adianto: você vai querer ficar mais.

Por lá você pode escolher entre uma praia badalada com estrutura completa (Clearwater Beach), uma praia mais local e sem prédios no horizonte (adorei Indian Rocks Beach) ou uma ilha paradisíaca (Caladesi Island). Já viu que praias boas não faltarão no seu menu, né?!

Para curtir um pouco de agito a dica é o píer de Clearwater que além de vistas lindas da praia e dos pelicanos comilões da região, todas às noites recebe uma feirinhas de artesanatos bem legal.

Para comer bem, o Shore (301 S Gulfview Blvd, Clearwater Beach | Restaurante do Hyatt Regency) e o Sea Guini (430 S Gulfview Blvd, Clearwater | Restaurante do Opal Sands Resort) são ótimas opções.

Quer conhecer uma região bem diferente? Eu adorei a comunidade grega de Tarpon Springs e seus docs repletos de esponjas marinhas.

11. St. Pete

  • Distância de Orlando: 172 Km
  • Destaques do passeio: Fort de Soto, Museu Dalí, St. Pete Pier
Pier de St. Pete na Flórida
Pier de St. Pete e o restaurante Teak no fundo


St. Pete é um destino que combina praias maravilhosas, cervejas artesanais e muita arte. Aí vai uma lista do que não pode falar no seu roteiro.

Areias brancas, ondas macias e uma baita visual. St. Pete Beach entrega uma experiência de praia que vai ficar na memória. Complete a experiência com um jantar no Spinner Rooftop Grille (5250 Gulf Blvd, St Pete Beach) – o restaurante giratório tem vistas 360 graus e uma comida divina.

Curte praias desertas? Aposte na dobradinha Fort de Soto e a ilha Egmont Key – praias paradisíacas com muita vida marinha e um mar lindíssimo. 

A mais nova atração turística da região, o St. Pete Pier, integra natureza, modernidade e vistas lindas da região. No píer há parquinho para a criançada, programação com aulas gratuitas, praia de ondas calmas e um restaurante que é uma obra de arte. O Teak (800 2nd Ave NE 4th Floor, St. Petersburg) tem vistas lindas da baía e um excelente menu.

Museu Dali em St. Petersburg na Flórida
Arquitetura moderna do Museu Dalí de St. Pete

Museu Dalí, o único museu de Salvador Dalí fora da Espanha, é um espetáculo. O edifício tem uma arquitetura belíssima, um acervo excelente de Dalí e jardins caprichados. Para aproveitar cada instante, baixe o audioguia em português.

12. Gainesville

  • Distância de Orlando: 178 Km
  • Destaques do passeio: Ginnie Springs, Devil’s Den e Kanapaha Botanical Gardens
Ginnie Springs na Flórida
Ginnie Springs: impactante desde o primeiro momento

Gainesville é uma cidade universitária cheia de personalidade e uma base excelente para visitar algumas das springs mais impactantes da Flórida como Ginnie Springs (um parque com 7 nascentes cristalinas lindas) e Devil’s Den (uma spring que fica dentro de uma caverna). Bem diferente de todas as outras springs da Flórida.

Outra atração que merece destaque é o jardim botânico Kanapaha e sua coleção exuberante de plantas aquáticas.

13. Sarasota

  • Distância de Orlando: 210 Km
  • Destaques do passeio: Lido Beach e Siesta Key
Lido Beach na região de Sarasota - Flórida
Tom e Caio brincando nas águas claras da Lido Beach

Sarasota fica bem no limite do que eu considero razoável para um bate e volta de Orlando, são 2h30 de estrada e mais do que isso acho que realmente não vale a pena. Dito isso, reforço: pense seriamente em dormir uma ou duas noites por lá.

Sarasota tem praias premiadas como Siesta Key – eleita algumas vezes como melhor praia do mundo – e Lido Beach, uma excelente pedida para quem quer se hospedar de frente para o mar.

Vale passear pelas lojinhas do badalado St. Armand’s Circle, coladinho em Lido Beach.

Para uma experiência cultural linda, vale visitar o The Ringling Museum, que tem um acervo lindo, um museu do circo interessante e uma área bem legal para entreter as crianças.

E aí, curtiu nossas dicas de bate e volta de Orlando?

Deixe aqui seu comentário

Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida

Logo Visit Florida

Veja também:

Costa Oeste da Flórida

Flórida Springs

Parques de Orlando


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.