O que fazer em Tampa: 20 pontos turísticos imperdíveis

Tampa é um destino que merece entrar no seu roteiro da Flórida, a cidade entrega uma experiência que vai muito além do Busch Gardens. Nesse post eu vou contar o que fazer em Tampa, quais os principais pontos turísticos da cidade, restaurantes e passeios para toda a família.

A cidade é moderna e transpira diversão, as pessoas são acolhedoras e adoram o sol como nós, brasileiros. Tampa tem muitas atividades para serem feitas ao ar livre, passeios históricos, ótimas cervejarias e comida boa.

Tampa Bay na Costa Oeste da Flórida
Riverwalk, um dos pedacinhos mais agradáveis de Tampa

O que fazer em Tampa, na Flórida

Tampa é a cidade vizinha a Orlando (1h30 de carro) e oferece atividade e diversão para todas as idades. Ela ficou famosa entre os brasileiros por conta do parque de diversões Busch Gardens, mas Tampa tem várias outras atrações e uma oferta cultural que vão te surpreender.

Você pode combinar sua viagem para Tampa Bay com a cidade de Orlando ou com as praias maravilhosas e o mar azul esverdeado de St. Petersburgo e Clearwater.

Aqui vai uma lista dos Principais Pontos Turísticos de Tampa:

  1. Armature Works
  2. Riverwalk
  3. Glazer Children’s Museum
  4. Peterbrooke Chocolatier
  5. Busch Gardens
  6. Passeios de barco ou caiaque no rio Hillsbourogh
  7. Ybor City
  8. Florida Aquarium
  9. Zoo Tampa
  10. Empower Adventures
  11. Midtown
  12. Adventure Island
  13. Sparkman Wharf
  14. Hyde Park Village
  15. Tampa Bay History Center
  16. Ver peixes-boi de perto
  17. Hillsborough River State Park
  18. Templo Budista Wat Mongkolratanaram
  19. Bate e volta para St. Pete
  20. Bate e volta para Clearwater

Além de uma lista caprichadas com os principais pontos turísticos de Tampa na Flórida, esse post também inclui:

Ybor City o bairro histórico de Tampa
Ybor City o bairro histórico de Tampa

Para economizar: Tampa CityPass

Tampa é uma das cidades com maior oferta cultural da Flórida e o Tampa CityPass é uma forma prática de economizar e fazer todos os principais passeios da cidade. Você irá economizar 54% nas 5 atrações principais de Tampa, ou seja, você irá pagar menos da metade do que pagaria e ainda economiza tempo, porque não pega as filas.

O que está incluído: Busch Gardens, The Florida Aquarium e Zoo Tampa

Outras duas atrações a sua escolha:

  • Glazer Children’s Museum;
  • Clearwater Marine Aquarium;
  • Tour para ver Golfinhos ou Cruzeiro de Celebração do Pôr do Sol;
  • Museu de Ciência e Indústria

Compre seu CityPass economize 54% e evite filas nas atrações

Aluguel de carro

Alugue seu carro no aeroporto e permaneça com ele até o final da viagem. Para a locação, recomendo a Rentcars, um comparador de locadoras que te ajuda a selecionar o melhor custo/benefício para sua viagem comparando as melhores opções do mercado. A Rentcars possui as melhores tarifas e você pode parcelar em 10x sem juros.

Confira os preços e reserve seu carro


1. Armature Works

Um dos meus lugares prediletos em Tampa, o Armature Works é um mercado gastronômico localizado em um galpão que existe desde 1910, e era utilizado para armazenar os bondes elétricos da cidade. Um lugar que passou anos abandonado antes de ser completamente repensado, reformado e revitalizado.

Heights Public Market no complexo de Armature Works em Tampa
Heights Public Market: um mercado gastronômico imperdível

O Armature Works passou por uma reforma completa e para manter o “ar histórico” alguns materiais foram reciclados e mantidos, como as paredes de tijolos, as claraboias, portas e janelas originais. As madeiras retiradas do teto, por exemplo, viraram um piso de madeira. O projeto arquitetônico ficou lindíssimo e o mercado esbanja charme.

The Heights Public Market tem desde restaurante renomados como o Steelbach e Oak & Ola, ambos receberam uma estrela Michellin em 2022, a restaurantes em que você pega sua comida no balcão e senta em mesas comunitárias (ou não, depende do que você encontrar disponível). É um lugar ótimo para ir com os amigos ou família, pois é super democrático já que cada um pode comprar comida onde quiser e depois todos sentam juntos para comer.

Interior do Height Public Market em Tampa
Interior do Height Public Market: o espaço é bem legal

Nos meses menos quentes, ou no finalzinho da tarde, a pedida é sentar na área externa, que tem um visual bem legal do rio Hillsbourogh além de diversos jogos. Basta pedir para o atendente que eles trazem jogos de xadrez, dama, entre outros. Meus filhos adoraram brincar lá.

No local é permitido beber e há diversos bares com bebidas alcoólicas. O M. Bird é o bar mais famoso do rooftop e conta com uma vista maravilhosa da cidade de Tampa, sendo o cenário perfeito para beber drinks tropicais, cervejas e comer aperitivos com os amigos. De quinta à sábado rola DJ a noite.

Minha escolha para almoço foi o Zukku Sushi, pedi um combinado de sushi e minha amiga pediu um poke e ambos estavam bem gostosos.

Zukku Sushi em onde comer em Tampa
Zukku Sushi no Height Public Market

Para os meninos eu pedi pasta no DalMoros e o legal é que eles fazem a pasta deles na hora, e servem numa caixinha. Fácil de carregar e mega prático para quem viaja com crianças. As porções são caprichadas e daria fácil para ter pedido um para dividir.

De sobremesa eu escolhi um sorvete que vinha com Fanta de morango congelada junto (bem Barbie!) da Bake’n Babes , ele é parecido com o sorvete do Mac Donald’s, nada incrível mas com uma aparência legal pra caramba; minha amiga pediu um cookie com confeitos bem coloridos, e quando postei a foto no Instagram, vários leitores comentaram que os cookies são ótimos. Não provei mas deixo a dica!

Bake'n Babes em onde comer em Tampa
Bake’n Babes e meu sorvete “da Barbie”

Um local para passar o dia

Um dos motivos de eu ter gostando tanto do Armature Works é que você pode passar o dia lá se divertindo com amigos, família e crianças. Além dos restaurantes, há eventos como:

  • Música ao vivo todas as sextas (18h às 21h);
  • Second Sunday Market + Art Walk: uma feira que vende produtos artesanais, quadros de artistas locais e regionais, joias, velas e outros itens de comerciantes locais, ela acontece todo segundo domingo do mês;
  • Armature Book Club com encontro uma vez por mês;
  • Festival de food truck aos sábados durante todo o verão e outros eventos ocasionais que podem ser acompanhados no calendário do site oficial.

2. Riverwalk

Riverwalk é um calçadão ao longo das margens do rio Hillsbourogh, onde as pessoas podem caminhar, andar de bicicleta, patinar ou simplesmente passear curtindo um dia de sol com uma vista linda do rio. Passear pelo Riverwalk é algo que não pode faltar na sua lista de o que fazer em Tampa.

Tampa River Walk em principais atrações turísticas de Tampa
Tampa River Walk

Ao longo do Riverwalk há sete parques, diversos playgrounds, três splash pads (aqueles parques de água que as crianças amam) e espaço enorme para que os cachorros também possam se divertir, todos são públicos. Há também diversos bares e restaurantes, caso você queira comprar seu drink e beber enquanto faz o passeio pelo Riverwalk, basta pedir para que seja colocado em um copo especial.

Water Works Park

Levei os meninos no Water Works Park que tem um espaço verde aberto com áreas para piquenique sombreadas por árvores, um parque para cães, um playground e um splash pad que faz muito sucesso entre as crianças com seu baldão gigante que espalha água por todos os lados. Leve roupas extras para as crianças.

Water Works em Tampa Bay com crianças
Parque público Water Works, uma super estrutura para os pequenos.

3. Glazer Children’s Museum

O Glazer Children’s Museum é uma das atrações do Tampa CityPass e sensacional para a criançada. São três andares cheios de diversão educativa onde elas podem ser veterinárias e cuidar de animais de estimação em uma área chamada Vet Clinic, trabalhar como bombeiras na Firehouse (corpo de bombeiros) ou engenheiras no Engineers’ Workshop. A imaginação e a criatividade das crianças é o combustível das brincadeiras que são infinitas.

Alguns dos destaques do Glazer’s Children’s Museum são:

  • Water’s Journey: Uma área de subir e escalar. Seu design imita o fluxo da água ao cair de terraços
  • Mini supermercado: para as crianças brincarem de ser caixa de supermercado ou fazer compras
  • área dançante: uma baladinha, onde as crianças escolhem a própria música e etc.
  • KidsPort: uma área molhada de brincar com bolas, barcos, helicópteros e hidroavião. Deixe para o final da sua visita e leve roupas extras para as crianças.
  • Programação especial: tem contação de histórias, workshops de arte e muito mais.

Exibições especiais

Quando visitamos o Glazer Children’s museum havia uma exposição de dinossauros no terceiro andar do museu e eu achei o máximo. A exibição tinha um conteúdo informativo interessante, como de um museu mesmo, com direito a fósseis verdadeiros e réplicas.

Dinossauros no Glazer Children's Museum
Big John, o triceratops do Glazer Children’s Museum

A maior delas, do triceratops Big John, estava no centro da exibição e disposta sobre túneis para deixar a experiência ainda mais divertida. Em volta de Big John haviam várias estações brincantes divertidas e muitos monitores contando curiosidades e tirando as dúvidas da galera.

Meus filhos amaram colorir seu triceratops e projetar num cenário de floresta, e se divertiram com o quebra-cabeças colaborativo.

Nós ficamos 2h lá dentro e mesmo assim não deu tempo de fazer tudo o que as crianças queriam.

Planeje sua viagem:

  • Endereço: 110 W Gasparilla Plaza, Tampa
  • Horários de funcionamento: Terça à domingo das 9:30h às 17h. Durante o verão, o museu também abre às segundas.
  • Para mais informações acesse o site oficial do museu.

4. Peterbrooke Chocolatier

Que tal fazer suas próprias barras de chocolates? Uma experiência super intimista, divertida e para nenhum chocólatra colocar defeito mas precisa ser reservada com antecedência.

O que fazer em Tampa: workshop de chocolate no Peterbrooke Chocolatier
Tom e Caio felizes com suas criações

Nossa experiência foi mais ou menos assim:

Chegamos na loja e fomos direto para a área onde a atividade acontece. Colocamos toucas, luvas e recebemos uma forma de silicone em forma de barra de chocolate.

Depois d uma breve explicação, a dona nos perguntou o quanto queríamos aprofundar o workshop em termos de conhecimento e foi nos ensinando técnicas e curiosidades enquanto criávamos nossa barra personalizada.

O processo de montagem é bem legal e você pode colocar os ingredientes que você quiser. As crianças fizeram uma farra e colocaram uma porção de ingredientes misturados, comeram alguns confeitos no caminho e deixaram pouco espaço para o chocolate.

Eu fui mais delicada e deixei bastante espaço para uma barra bem caprichada! Dividi minha barra em três terços e coloquei apenas um recheio em cada um deles: caramelo, balinhas de cursinho (por pura curiosidade, não achei que fosse combinar e até que gostei) e castanha de caju.

Em seguida, a chocolatier trouxe o chocolate e nos ensinou a fazer a temperagem manual usando duas espátulas de cozinha; e depois nós testamos a temperatura do chocolate em nosso próprio braço, o que fez uma meleca bem gostosa e encantou os pequenos

Chegou a hora de colocar os chocolates nas barras, a chocolatier faz essa parte do processo colocando o chocolate e levando para refrigerar.

Barra de chocolate no Peterbrooke Chocolatier
Caio destacando sua barra de chocolate

Enquanto esperávamos nosso chocolate ficar pronto, ela nos ofereceu um sorvete – que obviamente aceitamos – eles tem um balcão giratório bem legal e várias opções de sorvetes cremosos. Pedi o de manga e não me arrependo.

Após refrigerar, nós destacamos a barra de chocolate da forma de silicone! E que experiência legal! Ficamos todos orgulhosos das nossas criações.

Planeje sua viagem:

  • Endereço: 777 N Ashley Dr Suite D-2, Tampa (Fica pertinho do Children’s Museum)
  • Horários de funcionamento: 10h às 21h de segunda à quinta / 10h às 22h sexta e sábado / 12h às 20h no domingo
  • Reservas:
    • As experiências devem ser reservadas com 2 semanas de antecedência. Crianças acima de 5 anos podem participar e o workshop demora entre 1h e 1:30h, depende do tamanho do seu grupo.
    • Os horários disponíveis são de segunda à sexta das 11h às 16h.
    • As reservas podem ser feitas pelo telefone (813)-585-1703. Para contatá-los através da rede social @peterbrookechocolatier_tampa

5. Busch Gardens

Para os amantes de montanhas-russas de plantão o Busch Gardens é sem dúvida uma das melhores pedidas da Flórida e possivelmente o primeiro item da sua lista do que fazer em Tampa. Compre ingresso antecipado para evitar filas ou garanta seu ingresso com desconto via Tampa CityPass.

Congo River Rapids no Busch Gardens
Congo River Rapids no Busch Gardens

O parque coleciona algumas montanhas-russas bem famosas como a Iron Gwazi, Sheikra e Cheetah Hunt além de atrações divertidas como o Novo Serengeti Flyer, uma espécie de balanço aéreo em que os visitantes podem ajustar a velocidade e viver a adrenalina como desejarem; Congo River Rapids um barco giratório que percorre um rio de águas bravas e deixa todo mundo ensopado e os clássicos carrinhos de bate-bate Ubaga-banga.

Vida selvagem no Busch Gardens

O parque também tem programação para os menos radicais. O parque tem uma parte voltada para a vida selvagem focada em educação e conservação onde é possível viver experiências exclusivas com animais como o Serengeti Safari (atração paga a parte; reserve com antecedência e de preferência para o primeiro horário) e o Animal Care Center, uma área na qual você pode observar de perto os cuidados com a saúde dos animais desde a parte nutricional (vimos a funcionária cortando legumes para uma preguiça) aos tratamentos, como raio X e cirurgias. A sala cirúrgica é toda de vidro para que os visitantes possam acompanhar os procedimentos.

Serengeti Safari no Busch Gardens de Tampa
Serengeti Safari: uma oportunidade única de aprender sobre os animais da savana africana

A série de TV, indicada ao Emmy, The Wildlife Docs® é filmada dentro do Animal Care Center.

Sesame Street Safari of fun

Que vai ao Busch Gardens com crianças de 0 a 9 anos vai aproveitar a área infantil da Vila Sésamo que tem toda a parte de interação com os personagens, shows, montanha-russa infantil, uma área molhada (splash pad), um carrossel lindo, um brinquedão de subir divertidíssimo e muito mais. Leve roupas extras para as crianças, eles vão se molhar.

Tá em dúvida se vale a pena levar seus filhos ao Busch Gardens? Leia Busch Gardens com crianças pequenas vale a pena? Nele eu conto minha experiência no parque com meus filhos de 5 anos (1,11m) e 7 anos (1,21m), um dia animado, divertido, com muito aprendizado e muitas experiências em família.

Encontro com personagens da Vila Sésamo no Busch Gardens
Encontro com personagens da Vila Sésamo no Busch Gardens

O parque também tem shows ótimos e festivais divertidos que ocorrem ao longo do ano. Vale ficar ligado na programação.

Compre seu ingresso antecipado e evite filas

6. Passeios de barco ou caiaque no rio Hillsbourogh

Quer acrescentar um passeio diferente na su lista do que fazer em Tampa Bay? A dica é curtir as águas do rio Hillsbouroug de caiaque ou de barco.

Passeio de barco retrô no rio Hillsbourogh em Tampa
Dirigindo nosso barco retrô pelo centro de Tampa. Uma delícia de passeio

Nós optamos pelos barcos retrô super estilosos da Riverwalk Boating. Confesso que fiquei com um pouco de medo porque nunca havia pilotado um barco, mas esse não passava de 7mph (11,7km/h) então foi bacana pra sentir com funciona e de forma bem segura.

Fomos até a região do Armadura Works e gostamos muito da experiência

Planeje sua viagem:

Passeios de barco retrô com a Riverwalk Boating

  • Endereço: 333 S Franklin St., Tampa
  • Horários de funcionamento: aberto todos os dias das 10h até o pôr do sol
  • Valores:
    • Mini Power Boat – somente 2 pessoas: $79 por hora
    • Retro Boat – 4 pessoas (igual o meu): $129 por hora

Aluguel de Caiaques e SUP

Em frente ao Armature Works há uma loja de aluguel de caiaques e stand sp paddles, a Urban Kai (Endereço: 310 West 7th Ave. 5404, Tampa), eu fiquei com muita vontade de fazer o passeio. Adoro um caiaque e sei que a baía de Tampa é lugar excelente para observar peixes-bois.

Não fiz o passeio desse vez, mas dei sorte. Ao olhar o rio do píer do Armature Works (exatamente no ponto de saída dos caiaques) vi um peixe-boi nadando.

CHIP DE INTERNET ILIMITADA T-MOBILE

Compre seu chip de celular no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet ilimitada. 

Veja como comprar

7. Ybor City

Ybor City é uma região histórica de Tampa. Seu nome se deve ao Magnata do charuto Vicente Martinez-Ybor e a indústria de charutos tinha um forte poder na região de 1880 a 1940, o que atraiu diversos imigrantes cubanos e europeus. Hoje ainda há fabricação de charutos na região, tanto à mão quanto por máquina. Mas Ybor City merece ser visitada por seus ótimos restaurantes, edifícios históricos e bares animados.

Ybor City em principais atrações de Tampa
Passendo pelo Ybor City

Bondes históricos da TECO

A forma mais legal de chegar lá é pegando um dos bondes históricos, o TECO Street Car, o passeio é lindo e é de graça.

TECO Streetcar em Tampa
TECO Streetcar em Tampa

Chegando em Ybor City

A região tem edifícios históricos bem bonitos, murais com arte de rua, diversas opções gastronômicas, bares, casas noturnas e uma vibe cultural bem rica e diversificada.

Uma boa forma de conhecer mais sobre a história de Tampa é fazendo o tour Ybor City Historical Walking Tour, no qual você vai descobrir que Ybor City é um dos três únicos distritos históricos da Flórida. Sua rica história abrange manufatura, imigração, crime organizado e revolução.

O passeio tem duração de 1:45h e acontece em inglês ($10 para crianças até 12 anos e $25 para adultos), pode ser agendado pelo site.

Restaurante Columbia

Aproveitamos o horário do almoço para conhecer o histórico e delicioso Restaurante Columbia, que é conhecido por ser o restaurante mais antigo da Flórida e o maior restaurante espanhol dos EUA (ele ocupa um quarteirão todinho e tem capacidade para 1700 pessoas). Pedi uma sangria para bebemorar a vida e o almoço foi um dos melhores da viagem. Recomendo.

Seja para um passeio cultural pelo bairro histórico, um almoço ou, para os mais animados, uma baladinha em uma casa noturna, Ybor City é um item essencial da sua lista de o que fazer em Tampa.

8. Florida Aquarium

O Florida Aquarium é outra atração inclusa no Tampa CityPass é uma ótima opção para uma programação em família. Ele está localizado em uma região bem central de Tampa, o Riverwalk e pode ser facilmente incluído em seu passeio pela região. O aquário é gigante e conta com mais de 20 mil animais, entre lontras, tubarões, tartarugas marinhas, corais, diversas peixes e arraias.

O que fazer em Tampa: Flórida Aquarium
Tartaruga marinha no Florida Aquarium

Bem dividido e tecnológico ele vai te surpreender com exibições bem montadas como a Florida Wetlands, uma área com diversos pássaros soltos, jacarés e até os pitões (uma espécie de cobra invasiva que está causando na região dos Everglades).

A área dos corais é um show a parte, os tanques são imensos e há monitores explicando curiosidades para a criançada. Também adoramos a nova exibição MORPH’D que mostra com algumas espécies se adaptam para sobreviver. É bem legal.

Além de visitar os tanques, é possível vivenciar algumas experiências como interagir com um pinguim africano, e fazer um cruzeiro para ver golfinhos na Baía de Tampa. Essas experiências são pagas à parte. O Florida Aquarium ainda possui um programa de conservação e reabilitação marinha focada nos corais e tartarugas marinhas da região.

Leve roupas extras para as crianças, o aquário tem um parquinho e uma área molhada bem legal para as crianças.

Compre seu ingresso antecipado e evite filas

Planeje sua viagem:

Florida Aquarium | Site oficial

  • Endereço: 701 Channelside Drive, Tampa
  • Horários de funcionamento: todos os dias de 9:30h às 17h
  • Crianças até 2 anos não pagam.
  • Compre seu ingresso ou economize com o Tampa CityPass

9. Zoo Tampa

O Lowry Park Zoo é mais uma atração incluída no Tampa CityPass (falei que o passe vale a pena?!). O zoo é lar de mais de 1500 animais sendo que muitos deles estão ameaçados de extinção. São 23 hectares divididos em cinco ambientes que recriam os habitat naturais dos animais, o Florida Wildlife, Primates World, Asian Gardens, Safari Africa e Wallaroo Station.

Ao entrar no parque você encontrará o carrossel, o brinquedo queridinho da criançada e o Manatee Circle (círculo do Peixe-boi) que é a porta de entrada para todas as outras atrações. A Manatee fountain é uma ótima opção para as crianças se divertirem e se refrescarem no calor do verão na Flórida, enquanto aguardam para ver o voo das Araras que ficam por ali. Leve roupas extras para as crianças.

Safari Africa é uma das atrações mais concorridas do zoo, o visitante entra em um carro de safari aberto e faz um passeio pela “savana africana” cercado de elefantes, rinocerontes, girafas, antílopes, felinos e etc. Ao chegar no parque vá direto para essa área e faça o passeio, pois conforme o parque vai enchendo a fila para pegar o tram aumenta. O passeio tem explicações sobre os animais e leva 15 minutos.

que fazer em Tampa com crianças
ZooTampa at Lowry Park Rhino | imagem: Visit Tampa

Já o Primates World é um espaço dedicado somente aos primatas, macacos, orangotangos, lêmures, siamang e outros; a maioria deles está em risco de extinção e na visita se aprende formas de ajudar a proteger esses animais.

Na Wallaroo Station o visitante tem contato com os animais da Austrália. Nessa área do parque também há uma área infantil com parquinho, área molhada, trenzinho, montanha-russa, bananas que voam e uma fazendinha com cabras e lhamas. Nessa área há banheiros familiares e uma área de descanso para famílias com bebês.

No Florida Wildlife você verá ursos, peixes-boi, flamingos, grandes felinos e outros animais nativos do estado. Nessa área fica o Florida boardwalk um local que abriga animais em extinção como o lobo vermelho, teatros para atividades educativas com os animais (uma ótima chance de chegar perto de alguns deles) e uma montanha-russa com queda d’água a Roaring Spring Family Water adventures.

O Asian Gardens é uma ótima oportunidade de ver animais raros e ameaçados de extinção, como os leopardos nublados, dragões de Komodo, tigres malaios e rinocerontes indianos.

O Zoo é inclusivo e tem um roteiro especial para crianças autistas. Peça orientações a um atendente.

Dica: o horário ideal para começar sua visita é assim que o Zoo abre, pois de manhã os animais estão mais ativos, o dia não está tão quente e o parque também está mais vazio.

Compre seu ingresso antecipado e evite filas

Planeje sua viagem:

  • Endereço: 1101 W. Sligh Ave., Tampa
  • Horário: todos os dias das 9:30h às 17h
  • Estacionamento gratuito
  • O Lowry Park Zoo conta com um aplicativo para que você possa organizar sua visita da melhor forma.
  • Compre seu ingresso antecipado ou economize com o Tampa CityPass

10. Empower Adventures

O Empower Adventures é uma ótima opção para os aventureiros que estão decidindo o que fazer em Tampa. Seu principal atrativo do parque é um circuito des tirolesa que dura duas horas, com vistas das águas de Bayou Wilderness e Tampa Bay. Com sorte você avisatará animais silvestres lá do alto.

O legal do parque é que a partir do momento que você entra na tirolesa, toda a aventura acontece no alto e você não coloca mais os pés no chão até acabar o passeio. Durante o trajeto você voará por cinco tirolesas diferentes, parando nas torres para fazer as trocas, atravessando pontes de madeira suspensas (a 200 pés), pontes de corda, balanços de toras de madeira, travessia de cabos, rapel e outras aventuras.

Durante todo o percurso você tem uma vista panorâmica de Tampa Bay e as águas de Bayou Wilderness Preserve compondo um visual de tirar o fôlego. Você também pode fazer essa aventura no pôr do sol ou a noite. O parque também disponibiliza uma aventura guiada pelas águas com com prancha de stand up paddle.

que fazer em Tampa
Empower adventures Tampa | imagem: Visit Tampa

Planeje sua viagem:

  • Endereço: 423 Lafayette Blvd, Oldsmar, FL 34677.
  • Horário: dia e horário são definidos de acordo com a reserva.
  • Reservas: é necessário fazer a reserva, pois o parque atende no máximo um grupo de 10 pessoas.
    • Para a tirolesa a idade mínima são 7 anos.
    • Para o Stand Up Paddle a idade mínima são 12 anos.

Para mais informações acesse o site oficial ou o Instagram @zipontampabay

11. Midtown

Midtown (3659 Midtown Dr., Tampa) é um complexo urbano com muitos espaços verdes e parques, como uma pequena cidade no meio de Tampa. Um local perfeito para desfrutar um dia de sol e aproveitar as programações culturais gratuitas, os restaurantes, fazer compras, curtir um sol nos gramados, participar de um bingo de música ou até mesmo participar de uma aula comunitária de Yoga.

Na praça há murais pintados por artistas locais e uma escultura do artista espanhol Okuda San Miguel, aclamado internacionalmente, e borboletas de metal azul que adornam o exterior da garagem fabricada pelo artista PunkMeTender de Los Angeles.

Para comer adoramos a vibe descontraída e as pizzas fininhas e super crocantes do Colony Grill (3640 Midtown Dr, Tampa, FL). Pedimos 3 achando que fossem individuais e elas eram gigantes. Pedimos uma de queijo, uma que queijo com cogumelos e uma pizza de salada (adicionamos queijo e molho de tomate), e não é que a tal da pizza de salada é super boa?!

Pizza do Colony Grill em Tampa
Pizza do Colony Grill em Tampa

Atrações especiais

  • Music Bingo: toda terça das 19h às 21h
  • Trivia Night: toda segunda das 18:30h às 20:30h
  • Yoga: toda quarta das 18:30h às 19:30h
  • William Dean Weekend Tea Parties (chá inglês): todo sábado e domingo das 11:30h às 15h

Acompanhe pelo site oficial e pelo Instagram @midtowntampa toda a programação e seus respectivos horários.

12. Adventure Island

O Adventure Island é um parque aquático do mesmo grupo Busch Gardens, ele é grande, tem atrações para toda a família e é divertidissimo. Uma ótima programação para famílias com crianças e grupos de amigos, e uma maneira deliciosa de driblar o calor do verão em Tampa.

Antes que você pergunte, já adianto que não dá para fazer os dois parques no mesmo dia. Ambos são grandes, repletos de atrações divertidas e merecem um dia todo do seu roteiro de Tampa.

O tema do Adventure Island é a Ilha de Key West no sul da Flórida, e ao longo da visita você verá diversas referências. O parque combina atrações para quem curte brinquedos radicais e atrações para quem prefere brincar e relaxar, sem nada de adrenalina na jogada.

Algumas das atrações mais populares do parque são:

  • Aruba Tuba: uma descida calma que alterna momentos entre claro e escuro;
  • Solar Vortex: um toboágua radical de giro duplo, muita adrenalina e descidas que atingem até 30km/h;
  • Vanish Point: um toboágua que você desce em pé a 30 metros de altura. Está entre os mais radicais do parque;
  • Caribbean Corkscrew: são dois toboáguas lado a lado, que se entrelaçam entre si, em um passeio em alta velocidade no escuro. Você pode convidar um amigo e apostar corrida;
  • Calypso Coaster: é um toboágua que se inicia na parte mais alta do parque, tem algumas voltas e rotações. Ideal para crianças e sem adrenalina.

Verifique os dias e horários de funcionamento. Por ser um parque aquático, ele não fica aberto o ano inteiro. Verifique a agenda no site oficial.

Compre seu ingresso antecipado e evite filas

13. Sparkman Wharf

O Sparkman Wharf é um lugar para curtir a cidade ao ar livre e aproveitar a vista linda da baía de Tampa. O espaço é enorme e possui um gramado onde acontecem vários eventos como mat pilates, aulas de HIIT, torneio de petecas, eventos para crianças com brincadeiras e pinturas no rosto.

É um ótimo lugar para passear e comer, há diversas lojas, cervejarias e food trucks, espalhados pelo ambiente, mesas de jardim com ombrelones para proteger do sol e mesas em áreas cobertas. Um lugar para curtir com amigos, em família e com crianças.

Planeje sua visita

  • Endereço: 615 Channelside Dr., Tampa
  • Horários de funcionamento: de domingo à quinta de 11h às 21h / sexta e sábado de 11h às 23h
  • No site oficial e no Instagram @sparkmanwharf você consegue acompanhar a agenda de eventos.

14. Hyde Park Village

Hyde Park Village é um distrito comercial de luxo ao ar livre que oferece uma experiência única de compras, restaurantes e entretenimento. A área é toda arborizada, com praças convidativas e chafarizes, lojas de marcas de luxo e eventos ao ar livre.

Hyde Park Village em dicas de viagem para Tampa
Hyde Park Village

Todo primeiro domingo do mês acontece a Fresh Market (de 10h às 15h), uma feira ao ar livre que vende produtos orgânicos de fazendeiros da região, artesanato e tem muita música ao vivo. Uma experiência bem divertida é “sacar” cupcakes em um caixa 24h (Cupcake ATM) que fica em frente a Sprinkles, uma loja de cupcakes bem famosa no EUA.

Tomamos um café da manhã reforçado no Goody Goody (1601 W Swann Ave, Tampa) que é um lugar bem tradicional, tem uma decoração linda e pratos deliciosos. Não provei as famosas tortas que ficam expostas na vitrine mas fiquei com vontade.

15. Tampa Bay History Center

O Tampa Bay History Center expõem os 12.000 anos de história da Flórida, de forma interativa, e didática. Ele é afiliado ao Smithsonian Institution, um dos maiores institutos de museus, educação e pesquisa do mundo.

No museu você aprenderá sobre a chegada dos navegadores europeus, piratas e corsários na costa da Flórida desde a Exploração europeia na América do Norte até o início do século 21. Por lá há uma biblioteca de mapas, gráficos e o outros documentos que com mais de 500 anos.

Um pouquinho adiante você aprenderá sobre a época em que a Flórida era composta por grandes fazendas de gado; e já na sequência terá a chance de megulhar na exposição Crônicas de Travails e Triumphs, a nova exposição permanente do museu, que resume mais de 500 anos de história negra na área de Tampa Bay.

Hora de dar um salto pra trás na sequência das histórias para viajar na exibição do segundo andar que conta a história da tribo Seminole, os primeiros habitantes da Flórida e seus conflitos com os conquistadores.

Quem visitou a região de Ybor City vai curtir a mostra “A cidade dos cigarros”, também no segundo andar, que relata histórias de milhares de imigrantes latinos que foram para Tampa trabalhar na indústria do charuto em busca de melhores condições de vida.

Além das exposições permanentes, o Tampa Bay History Center abriga diversas exposições temporárias interessantes. Consulte o site oficial para ficar por dentro de toda a programação.

Planeje sua visita

  • Endereço: 801 Water St., Tampa
  • Horário: todos os dias das 10h às 17h

16. Ver peixes-boi de perto

O Tampa Electric’s Manatee Viewing Center é um centro de observação de peixes-boi totalmente gratuito, um passeio indispensável na sua lista de o que fazer em Tampa.

Os peixes-boi são muito dependentes de água morna, especialmente durante os meses mais frios do ano. Por isso, a estação de energia da Tampa Eletric, em Apollo Beach, circula as águas da baía em sua planta energética e retorna a água quente (e limpa) de volta para a baía. O canal de descarga se tornou um santuário de peixes-bois da Flórida designado pelo estado e pelo governo federal que fornece proteção crítica contra o frio para esses animais gentis.

E com tantos peixes-bois no pedaço, a Tampa Eletric construiu Centro de Observação de Peixes-boi, onde é possível vê-los de perto e conhecer o centro educacional para aprender um pouco mais sobre a espécie.

No mesmo local há um tanque de arraias, concebido em parceria com o The Florida Aquarium, onde é possível ver arraias nadando e tocá-las delicadamente com os dedos.

Planeje sua visita

  • Endereço: 6990 Dickman Rd., Apollo Beach
  • Horário: aberto todos os dias de 01/11 a 15/04, das 10h às 17h. Trilhas fecham às 16h

17. Hillsborough River State Park

O Hillsborough River State Park é uma oportunidade linda de se conectar com a natureza e fazer atividades ao ar livre. Você pode pescar no rio Hillsborough, fazer caminhadas ou ciclismo nas trilhas, piqueniques sob pavilhões construídos na década de 1930, andar a cavalo, fazer SUP e caiaque (o visitante deve levar a sua prancha/caiaque), acampar e observar a vida selvagem.

No parque você também pode ver as corredeiras do rio (Classe II), que são raras na Flórida.

Um local histórico

Além da parte natural, o parque é um local histórico e que foi palco de uma disputa de terras entre índios nativos americanos da tribo Seminole e americanos. Por conta dessa guerra, construiu-se o Forte Foster, com o objetivo de defender a ponte que cruzava o rio Hillsborough e atuar como um ponto de reabastecimento para os soldados no campo. O Forte não está aberto a visitação, somente em eventos especiais.

Outro destaque é a ponte suspensa, que rende fotos lindas do rio, e foi construída em 1934.

Parquinhos pra as criançada, piscina e glamping

O parque tem dois playgrounds para crianças, uma piscina e uma área de camping para trailers e motorhomes que precisa ser reservada com bastante antecedência.

Para acampar com muito estilo e um tiquinho de glamour e pedida é o Timberline Glamping que fica dentro do parque. As reservas podem ser feitas diretamente no site da empresa

Planeje sua visita

  • Endereço: 15402 US-301, Thonotosassa
  • Horários de funcionamento: todos os dias das 8h até o pôr do sol.
  • Ingressos: $6 por veículo

18. Templo Budista Wat Mongkolratanaram

O Templo Budista Wat Mongkolratanaram fica escondidinho em Palm River, um lugar muito frequentado pelos locais. É um dos maiores templos budistas do estado da Flórida e fica em um local tranquilo, arborizado e próximo ao Tampa Canal Baypass.

O templo tem uma arquitetura linda, com tons de vermelho e dourado que fazem você se transportar direto para a Tailândia. Seus jardins são muito bonitos e estão abertos todos os dias, a área tem mesas para piquenique e, e um píer com uma vista linda.

Aos domingos acontece o Sunday Market nos jardins, são montados vários stands que vendem comida tailandesa. A dica é chegar cedo, pois ele costuma encher e levar dinheiro, pois na feira não é aceito nenhum cartão de débito ou crédito. Você compra a sua comida em um dos stands e pode usar as mesas de piquenique para comer. É barato, divertido e delicioso.

Planeje sua visita

  • Endereço: 5306 Palm River Road, Tampa
  • Horários de funcionamento:
    • os jardins estão abertos todos os dia das 9h às 18h
    • O Sunday Market funciona aos domingos das 9h às 13h
  • Há estacionamento no local.

19. Bate e volta para St. Pete

St. Pete fica a 30 minutinhos de carro de Tampa, sendo uma ótima opção para fazer um bate e volta e aproveitar ainda mais estadia na Costa Oeste da Flórida. St. Pertersburg tem praias lindas, com areia bem branquinha e o mar tem um tom azul esverdeado com águas quentinhas e transparentes, o paraíso perfeito para você curtir em família, com crianças, amigos ou em casal.

North Beach em Fort de Soto - St Pete na Flórida
Olha a cor da água da North Beach em Fort de Soto, uma das praias de St. Pete

Eu tenho certeza que a beleza das praias de St. Pete Beach e Fort De Soto vão te conquistar nos primeiros instantes. Mas não deixe de conhecer St. Pete Pier para curtir a vibe alto astral da cidade, e as vistas lindas. Um passeio e gratuito e imperdível. Se resolver pernoitar em St. Pete (eu super recomendo), veja Onde ficar em St. Pete, uma curadoria do Ideias na Mala só com os melhores hotéis da cidade.

Outras atrações interessantes em St. Pete são o Museu Dalí, o Museu Chihuly e as muitas cervejarias artesanais da cidade (crianças são bem vindas).

Veja também: o que fazer em St Pete com crianças

20. Bate e volta para Clearwater

Clearwater fica a 40 minutos de carro de Tampa e é outra ótima opção para fazer um bate e volta da cidade. Suas praias tem areia super branquinhas, com água é bem transparente e cheia de vida marinha, não é difícil ver golfinhos ou peixes- boi por lá.

Praia de Clearwater na Flórida
Praia de Clearwater na Flórida | Imagem: Visit St. Pete Clearwater

Em Clearwater você tem opção de escolher entre uma praia badalada e com muita estrutura, a Clearwater Beach, uma praia mais local e sem edifícios, a Indian Rock Beach ou até mesmo uma ilha deserta, a Caladesi Island.

Aproveite sua visita para conhecer o Pier 60 e suas visitas lindas do mar. No final final do dia há entretenimento gratuito, um mercadinho de mercadinho de artesanato e um lindo pôr do sol.

No post de Clearwater, eu explico como conhecer esse paraíso e conto um pouco mais sobre as diversas atrações da cidade.

Onde comer em Tampa

Um dos pontos altos de uma viagem a Tampa é a gastronomia, uma cena vibrante reconhecida pelo guia Michelin e que combina influências cubanas com ingredientes locais, peixes frescos do golfo do México e muita criatividade.

Restaurante UIele em Tampa
Restaurante UIele em Tampa

Durante nossa viagem a Tampa tivemos a chance de provar vários cantinhos incríveis. Aí vai nossa lista de dicas restaurantes em Tampa Bay:

Para o café da manhã

  • Goody Goody (1601 W. Swann Ave., Tampa): pedida certeira para um típico café da manhã americano. Destaque para as rabanadas.
  • Driftlight (510 Water Street): Para quem curte um café da manhã estilo buffer caprichado, a dica é o Driftlight no JW Marriott.

Para uma refeição descontraída

  • Colony Grill (3640 Midtown Drive, Tampa): mistura de pizzaria com bar irlandês. As pizzas são fininhas, crocantes e muito saborosas. A pizza serve bem duas pessoas, e eu adorei a pizza de salada (pedi pra adicionar queijo e molho, e achei diferente e super gostoso.
  • Small Giant (1051 Water St, Tampa): um bar/ restaurante moderninho no centro de Tampa. A casa tem ótimos burgers, pizzas (são bem ok para o padrão brasileiro, mas meus filhos gostaram), saladas e um excelente menu de drinks.
  • Heights Market by Armature Works (1910 N Ola Ave, Tampa, FL): Um mercado gastronômico vibrante e repleto de opção deliciosas para comer e beber bem.
  • Sparkman Wharf: Escolha entre os restaurantes descontraídos (estilo food truck) que funcionam dentro de antigos containers, um beergarten caprichada, ou restaurantes descolados e curta esse espaço lindo de frente para o Garrison Chanel
Small Giant em dicas de restaurantes em Tampa
Burgers, couve de Bruxelas e vinho

Para um almoço caprichado ou jantar

  • Ulele (1810 North Highland Avenue, Tampa): ambiente caprichado e cheio de história, comida impecável e uma baita localização no Riverwalk. Meu bife com molho de ervas estava divino.
  • Columbia Restaurant: o restaurante mais antigo da Flórida abriu suas portas em 1905 e se orgulha de ser o maior restaurante espanhol dos Estados Unidos. Do pão de entrada às sobremesas, amamos e recomendamos a experiência.

Onde ficar em Tampa

Hotéis caprichados

The CURRENT Hotel

The CURRENT hotel tem quartos modernos, confortáveis e com uma vista linda da Baía de Tampa. o hotel fica próximo do aeroporto e longe do burburinho. Idea para quem gosta de lugares silenciosos.

O tem tem uma decoração linda com obras de arte modernas, quartos amplos com piso de madeira e vistas lindas da baía. E banheiros espaçosos com box.

Dicas de hotéis em Tampa: The Current
Uma das obras de arte do The Current

O hotel possui uma ótima academia, uma piscina com uma vista espetacular da baía de Tampa e acesso a praia. No rooftop do hotel está localizado o bar Rox, com uma vibe bem animada, sendo ótimo para beber um drink e curtir o pôr do sol.

Confira preços e reserve aqui

Grand Hyatt Tampa Bay

O Grand Hyatt Tampa Bay é um hotel excelente, com uma decoração moderna e elegante. Os quartos são muito espaçosos, tem uma vista linda para a Baía de Tampa, varanda, máquina de café, geladeira e amenities. O hotel possui academia 24h.

Na área externa tem duas piscinas, um deck com mesas e sofás para apreciar a vista, um píer com um bangalô em meio a natureza e sofás com lareira externa. O hotel possui dois restaurantes e fogueiras ao ar livre para apreciar o pôr do sol.

Confira preços e reserve aqui

Tampa Marriott Water Street

O Tampa Marriott Water Street é um hotel excelente, com uma decoração clássica e muito elegante. Os quartos são confortáveis, tem varanda com uma linda vista da Baía de Tampa, máquina de café, geladeira e chaleira. O hotel possui acessibilidade, SPA e academia 24h.

A piscina fica no rooftop do hotel, tem bangalôs para quem prefere privacidade e ainda conta com uma banheira de hidromassagem. O hotel possui 2 restaurantes, um Starbucks e um café com comidas para “pegar elevar”.

Confira preços e reserve aqui

Hotéis com um bom custo x benefício

Holiday Inn Express & Suites – Tampa East – Ybor City

O Holiday Inn Express & Suites é um todo novo e com uma ótima localização. Os quartos são confortáveis, com um bom tamanho, estão equipados com micro-ondas, geladeira, cafeteira, amenidades de banho gratuitas e mesa de trabalho.

O hotel tem um bom buffet de café da manhã, piscina ao ar livre e uma lavanderia self service. Um excelente custo x benefício para a sua estadia em Tampa.

Confira preços e reserve aqui

Hampton Inn Tampa Downtown Channel District

O Hampton Inn Tampa Downtown Channel District tem uma ótima localização, a poucos minutos a pé do centro. Os quartos são espaçosos e muito confortáveis, com amenidades de banho gratuitas e mesa de trabalho. Alguns quartos ainda oferecem cozinha compacta com geladeira e micro-ondas.

O hotel tem piscina ao ar livre e algumas churrasqueiras disponíveis, academia, um jardim com sofás e lareira, máquinas de venda automática com lanches e bebidas e é servido café da manhã americano para os hóspedes.

Confira preços e reserve aqui

Hyatt Place Tampa Busch Gardens

O Hyatt Place Tampa Busch Gardens é uma ótima opção para quem deseja se hospedar pertinho do Busch Gardens. Os quartos são espaçosos, com amenidades de banho gratuitas e mesa de trabalho. Alguns quartos oferecem geladeira, sofá-cama, cafeteira e chaleira.

O hotel tem piscina, academia, um a bar chamado Coffee To Cocktails Bar que oferece cerveja artesanal, vinhos especiais, coquetéis e você pode comprar cafés da Starbucks. Eles tem uma cozinha 24 horas, onde você pode comprar refeições feitas na hora. O hotel oferece transporte gratuito até o Busch Gardens.

Confira preços e reserve aqui

Hotéis econômicos

Hotel South Tampa & Suites

O Hotel South Tampa & Suites é uma ótima opção para quem não deseja gastar tanto com hospedagem, ele é simples e confortável. Os quartos tem um bom tamanho e possuem geladeira, chaleira, micro-ondas e máquina de café.

O hotel tem uma piscina ao ar livre aquecida, academia, lavanderia e máquinas de venda automática de comidas e bebidas. O café da manhã americano é bom e o estacionamento é gratuito.

Confira preços e reserve aqui

Tampa Citrus Park

O Tampa Citrus Park é um hostel excelente para se hospedar, muito confortável e aconchegante. O quarto tem um bom tamanho, ar-condicionado e Wi-Fi gratuito. A cozinha tem todos os utensílios necessários, geladeira, micro-ondas, torradeira e cafeteira.

A hospedagem dispõe de um estacionamento privativo, um playground e um parque público próximo a residência.

Confira preços e reserve aqui

Sweet dreams spare room across from the Hard Rock Casino

O Sweet dreams spare room fica em frente ao Hard Rock Casino e oferece quartos individuais com um lounge compartilhado. É uma hospedagem domiciliar. O quarto tem um bom tamanho, é confortável, possui um frigobar e tem um banheiro privativo.

A cozinha e o terraço podem ser usados e são compartilhados por todos. O hospedagem também oferece televisão, toalhas e roupa de cama.

Confira preços e reserve aqui

Seguro Viagem para a Flórida

Lembre-se que é prudente investir em um bom seguro viagem para você e sua família. O seguro viagem te protege contra voos cancelados, malas extraviadas, e qualquer eventualidade médica ou odontológica que possa ocorrer durante a viagem.

Não existe um sistema público de saúde nos EUA, e qualquer consulta médica por aqui custa por volta de $300. Por outro lado um excelente seguro viagem custa menos de R$10,00 por dia. Não tem nem o que pensar, né?!

Para buscar a melhor opção para a sua viagem recomendo a Seguros Promo, um buscador de seguros que trabalha com as melhores empresas do mercado e é confiável.

Quer um desconto?!

Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem! Faça já sua cotação.

E aí, curtiu nossas dicas do que fazer em Tampa? Deixe aqui seu comentário!

PLANEJE SUA VIAGEM


Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida

Logo Visit Florida
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *