Highway 1: Todos os detalhes da viagem entre São Francisco e Los Angeles

A Highway 1 ou The Pacific Coast Highway é estrada que atravessa a Califórnia de ponta a ponta. O trecho mais famoso, a viagem entre San Francisco e Los Angeles, tem 730 quilômetros de paisagens de cair o queixo com direito a praias, parques nacionais, vinícolas e até um castelo. Não é a toa que a Highway 1 se tornou uma das estradas mais famosas dos Estados Unidos e um passeio essencial para quem visita a Califórnia pela primeira vez!

Para te ajudar a montar uma viagem imperdível pela Highway 1 reunimos dicas das nossas 10 viagens pela estrada, um guia completo com as principais cidades, melhores paradas, dicas de onde comer e onde ficar hospedado no caminho entre São Francisco a Los Angeles na Califórnia. Pronto para uma viagem inesquecível?

Entendendo o conceito da Highway 1

A Highway 1 é muito mais do que uma estrada, é uma viagem repleta de paradas lindas e cidades super interessantes do começo ao fim. Se na teoria percorrer os 730 Km de distância entre Los Angeles e San Francisco em um dia é perfeitamente possível, na prática é um grande desperdício. Desperdício de tempo (porque dá para fazer a mesma viagem por dentro de forma muito mais rápida – o trajeto pela I5 tem 616 Km) e desperdício de paisagens maravilhosas passando por você sem que você tenha tempo suficiente de aproveitar.

Neste texto, você irá encontrar:

Quantos dias de viagem?

A maior parte das pessoas que percorrem a Highway 1 pela primeira vez faz a viagem em 3 dias. Eu acho um pouco apertado e recomendo dividi-la em 4 partes. Com 4 dias é possível curtir cada trechinho com calma e incluir paradas quem combinem com o seu estilo. Se você ainda não fechou o roteiro da  Califórnia, vai por mim: reserve pelo menos 4 dias para a Highway 1 (se tiver mais, ainda melhor!)

Garrapata State Park - Califórnia
Garrapata State Park – Uma das paradas na região de Carmel

Dá para fazer a Highway 1 em três dias?

Dá, mas fica um pouquinho mais corrido do que o ideal. Já fiz o trajeto duas vezes em três dias e nas duas vezes corri mais do que gostaria no trecho mais bonito, que é Big Sur. Por isso insisto, se você tiver tempo, vale muito a pena dedicar 4 dias a Highway 1.

Dá para fazer a viagem em 2 dias?

Na teoria dá, mas na prática é uma correria LOUCA e eu não recomendo! E não estou falando da boca pra fora não, já fiz essa viagem em 2 dias e senti na pele como fica corrido e até um tiquinho frustrante (Sim! Você terá que fazer escolhas). Caso essa seja sua única alternativa, veja na prática como fazer o  trajeto de San Francisco a Los Angeles em 2 dias pela Highway 1.

Como viajar pela Highway 1 (onde começar e aluguel do carro)

Chegou a hora de falar da parte prática do trajeto e tomar algumas decisões importantes: onde começar a viagem e qual tipo de veículo escolher, carro convencional, automóvel conversível ou Motorhome.

Onde começar a viagem

O melhor jeito de percorrer a highway 1 é fazer a viagem beirando a costa, isto é, fazer o trajeto de San Francisco à Los Angeles. Dessa forma, fica muito mais fácil enxergar as paradas e dar aquela encostadinha no acostamento sempre que pintar algo bonito. É por isso que, San Francisco é o ponto de partida perfeito para viajar pela Highway 1

Fort Point
San Francisco é o ponto de início perfeito para começar a viagem pela Highway 1. Nesta foto: Fort Point e Golden Gate Bridge

Minha dica para quem ainda não fechou a passagem é pesquisar um bilhete multi-destinos que te permita começar em San Francisco e terminar em Los Angeles (ou quem sabe até em Las Vegas). Na teoria as passagens multi destino são um pouquinho mais caras, na prática as distâncias na Califórnia são imensas e perder um dia inteiro de viagem para simplesmente voltar ao ponto de início custa um montão de tempo – e de dinheiro! Divida o número de dias de férias pelo seu orçamento e você verá que a conta da passagem multi destinos geralmente fecha.

Mas dá para fazer a viagem de Los Angeles à San Francisco?

Dá, mas você terá que tomar cuidado e ficar cruzando e descruzando a estrada para parar nos mirantes. A chance de passar batido por algum ponto de parada lindo fazendo a rota ao contrário é bem maior. Mas sim, a viagem continua linda no sentido Los Angeles – San Francisco e continua valendo mega a pena. Veja aqui como fazer a viagem pela costa da Califórnia começando em Los Angeles.

Aluguel de carro na Califórnia

Para percorrer este monte de milhas você precisará alugar um carro. Sua carteira de motorista brasileira é válida por até três meses nos Estados Unidos e com ela você alugará um carro sem nenhuma dificuldade. Reserve seu carro online (e de preferência com antecedência para garantir melhores preços e disponibilidade (durante os meses de julho e agosto os carros com melhor preço se esgotam com antecedência.

Eu geralmente alugo os carros pela RentCars e uso o seguro do meu cartão de crédito que é ótimo – na dúvida vale ser sua apólice antes da viagem e entender se sua cobertura é realmente boa) e deixe para retirar o carro somente no ÚLTIMO dia em San Francisco, afinal você não precisa de carro em SF.

Chegando em Los Angeles, nem pense em devolver o carro. Você vai precisar muito dele.

Carro conversível

Carro conversível e Highway 1 tem tudo a ver, especialmente se o tempo ajudar. A estrada é linda, o trajeto respira romantismo e o carro conversível – os californianos amam Mustang – combina com a viagem. Vale falar porém que venta muito na Highway 1, e que são grandes as chances de você não conseguir abrir s parte de cima do carro. Mas, não dá pra negar que um conversível tem tudo a ver com essa viagem, não acham?

Nos meses de chuva: Novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, não recomendo um conversível de jeito nenhum! Você vai perder um tempão brincando de abrir e fechar capô, isto é, se você conseguir abri-lo. Os meses chuvosos coincidem com o inverno na Califórnia, e ainda que o céu esteja lindo e azul, faz frio!

Highway 1 de Motorhome

Outra pedida espetacular para viajar a Califórnia é alugar um motorhome, e a Highway 1 é uma super pedida para quem curte (ou sonha em viajar de motorhome pela primeira vez). Nós gostamos tanto deste estilo de viagem que após alugar um motorhome algumas vezes decidimos comprar o nosso próprio trailer. É muito legal!

Vantagens da Motorhome na Highway 1

A vantagens da Motorhome são dormir dentro do próprio hotel e economizar um tempo precioso entre check-ins e check-outs – algo brutal para quem viaja com crianças – Isso sem falar na chance de cozinhar as próprias refeições (uma economia legal em tempos de dólar a 4 e pouco), e para mim o mais valioso: a chance de dormir uma noite em Big Sur por uma bagatela. Hotéis na região são caros e hiper disputados; enquanto os campings públicos estão entre os melhores da Califórnia. Reservas antecipadas são indispensáveis!

Desvantagem de viaja de Motorhome

A desvantagem da motorhome é a falta de flexibilidade para encostar o carro na estrada (quanto maior o veículo, mais chato de parar nos cantinhos apertados). E no caso de grupos de amigos: quem viaja no banco de trás não terá a janela do “lado certo” algumas paisagens lindas. Deixando essas duas limitações de lado, é só alegria!

E vale a pena viajar de Motorhome pela Highway 1?

Muito! A Califórnia é um destino bem preparado e super divertido para este tipo de viagem. Quem já viajou de Motorhome e curte; ou quem sonha em fazer a primeira viagem de motorhome vai amar a pedida.

Quando fazer esta viagem?

Melhor época para viajar

A viagem de carro pela Highway 1 é uma pedida linda para qualquer estação do ano, mas se você tem flexibilidade para escolher suas férias, prefira a primavera – (maio e junho) ou o outono (setembro e outubro).

Desafios do inverno e do verão

Inverno é baixa temporada, o que significa preços camaradas na hospedagem e na locação de motorhome, mas também significa um risco maior de chuvas . Já no verão, além de uma estrada mais cara, e preços de acomodação mais altos você terá que driblar a neblina mais densa especialmente no trecho de San Francisco a Big Sur.

Morro Bay

Pôr do sol em Morro Bay

Onde dormir na Highway 1

Considerando uma viagem de quatro noites:

Quem faz a viagem em 3 dias geralmente pula a noite na região de San Luis Obispo e toca direto para Santa Barbara.

São Francisco: ponto de início da viagem

São Francisco é o ponto de inicio ideal para sua viagem pela Califórnia, uma cidade viva, vibrante e hiper divertida! Para curtir o melhor de San Francisco a minha dica é ficar pelo menos 3 ou 4 noites por lá. Com mais tempo, dá pra aproveitar a viagem e fazer em bate e volta pelas cidades vizinhas ou conhecer as regiões vinícolas de Napa Valley e Sonoma Valley.

Califórnia, Las Vegas e Nova York
Golden Gate Bridge vista de Marin Headlands

Hospedagem em San Francisco

San Francisco tem duas regiões hoteleiras bem definidas, a Union Square (principal centro comercial da cidade, uma região super bem localizada e bem conectadas com as linhas de transporte da cidade) e o Fisherman’s Wharf (uma região bem turística, acessível pelo bondinho de San Francisco e pela linha F de Muni). A escolha entre essas duas regiões é bem pessoal e depende bastante do seu estilo de viagens (e para te ajudar detalhei cada bairro da cidade no post onde ficar em San Francisco).

Eu Mari, prefiro 100 vezes a Union Square, mas tenho vários leitores que preferem o Fisherman’s Wharf. O mais importante é escolher um hotel bem avaliado e tomar bastante cuidado para não escolher um hotel que se vende como Union Square, mas que na verdade está no Tenderloin (o vizinho feio da região.) Infelizmente há muitos moradores de rua, e muita gente com problemas mentais graves que mora bem próximo da Union Square, escolher mal o hotel significa desviar de mendigos – e é triste para caramba – a cada caminhada.

Minhas pedidas preferidas:

Union Square:

Onde ficar em San Francisco
Grand Hyatt San Francisco | Foto: Divulgação

Fisherman’s Wharf:

Onde ficar em San Francisco
Quarto | Foto: Argonaut Hotel

Passeios em San Francisco

San Francisco tem tanta coisa bacana para fazer e alguns passeios são clássicos para quem visita a cidade pela primeira vez: Se apaixonar pela Golden Gate (não pense duas vezes e  atravesse a Golden Gate de bicicleta!), andar de Cable Car, conhecer a Lombard Street, tomar um sorvete na Ghirardelli Square, se esbaldar com as comidas deliciosas do Ferry Building, tirar fotos lindas no Palace of Fine Arts, ver muita arte linda nos museus de San Francisco, curtir a vibe do Golden Gate Park.

Quer mais ideias de passeios? Veja aqui o que fazer em San Francisco, uma descrição detalhada dos 20 melhores passeios da cidade. Preferidos um roteiro completo? Veja o melhor roteiro de San Francisco, um guia completo de 3, 4 ou 5 dias na cidade.

Jardim Japonês - Golden Gate Park
Jardim Japonês – Golden Gate Park

Primeira noite: Monterey ou Carmel

As vizinhas Carmel ou Monterrey, são duas excelentes pedidas de hospedagem na Highway 1. Carmel é mais romântica, tem uma praia linda e um centrinho charmoso, mas quando o assunto é hospedagem, as opções são um pouco mais limitadas (e mais caras) que a vizinha Monterey. Por outro lado, Monterey oferece muito mais atrações do que Carmel.

De qualquer forma, a missão de escolher entre Carmel ou Monterey: qual é melhor para se hospedar é uma missão tão difícil que escrevi um post todinho sobre este dilema. Vale a leitura.

Cipreste solitário em Carmel - Califórnia
Cipreste solitário na 17 MIle Drive em Carmel

Hospedagem em Monterey

Monterey tem duas regiões hoteleiras, ambas com bons hotéis e opções interessantes para todos os bolsos. A Cannery Row que é a região mais turística da cidade onde está o famoso aquário de Monterey e o Old Fisherman’s Wharf, uma área bem gostosa com bons restaurantes. Gosto muito e recomendo as duas regiões.

Minhas pedidas preferidas em Monterey:

A) Cannery Row:

B) Região do Fisherman’s Wharf

Se preferir, veja todas as minhas sugestões de hotéis em Monterey neste post.

O que fazer em Monterey:

O aquário de Monterey é a principal atração turística da cidade e é um show, minha dica é ir bem cedinho e acompanhar a alimentação dos peixes no tanque central. Em uma palavra: UAU. Além disso, vale percorrer a Cannery Row com calma entrando nas lojinhas (quem não visitou a Ghirardelli Square em SF, tem mais uma chance de visitar uma loja menorzinha em Monterey) e caminhar pelo antigo Fisherman’s wharf (os restaurantes locais servem um clam chowder maravilhoso!) Ah, e pra quem tem vontade de fazer um passeio para ver baleias, Monterey é uma ótima pedida!

Crianças no Vale do Silício
Aquário de Monterey

Hospedagem em Carmel

Se você quer se hospedar em Carmel, minhas principal dica é: fique no centro. A graça de se hospedar em Carmel é curtir o clima bucólico da cidade, se perder pelas ruelas do centro e degustar vinho local sem medo de ser feliz.

O que fazer em Carmel:

Dedique pelo menos um par de horas da viagem para explorar a 17 Mile Drive,  se puder encerre o trajeto com um pôr do sol na praia de Carmel. O centro de Carmel é bem pequenino e está repleto de lojinhas charmosas, galerias de arte e cafés, vale explorar com carinho (atenção, boa parte das lojinhas e galerias fecha às 17:00).

Carmel
Por do Sol em Carmel

E claro, não da pra falar de Carmel sem falar dos parques Point Lobos (um parque lindo na boca da Highway 1) e o Garrapata State Park que é todo espalhado e rende paradas lindas durante a viagem pela Highway 1 sentido Big Sur.

E não vale a pena dormir em Big Sur?

Big Sur tem pouquíssimas opções de hospedagem, e elas costumam se esgotar com bastante antecedência. Alguns dos melhores hotéis da região são o Post Ranch Inn (pense num lugar incrível! Apenas para adultos), o Ventana Big Sur (outra pedida maravilhosa apenas para adultos), o charmoso Treebones Resort (one você poderá fazer glamping em barracas ultra charmosas) e o Big Sur Lodge que é mais rústico, porém muito bem avaliado são as principais opções de Big Sur.

E claro, se você topa acampar, ou está viajando de motorhome (Preste atenção nas restrições de tamanho antes de fazer a reserva) vale reservar um dos campings de Big Sur com bastante antecedência. Eles estão entre os mais bonitos da Califórnia!

Segunda noite: San Luis Obispo, Cambria, Paso Robles ou Moro Bay

Os mais apressados geralmente fazem o trajeto Carmel -> Santa Bárbara em apenas um dia, a minha sugestão é fazer este trecho mais devagar e parar um pouquinho antes. San Luis Obispo, Cambria , Morro Bay ou em Paso Robles são boa pedidas para a sua segunda pernoite. Para te ajudar a escolher entre essas cidades incríveis, aí vai uma descriçãozinha de cada uma delas.

San Luis Obispo:

A maior cidade da região, uma cidade universitária com uma vibe bem gostosa e ruas bonitas com lojas bacanas e restaurantes. San Luis Obispo também é conhecida por sua antiga Missão Espanhola e pelo excêntrico Madonna Inn, um hotel todo cor de rosa com decoração bem kitsch

San Luis Obispo
Terraço do Restaurante Novo no Riacho de San Luis Obispo no centro esa cidade

Pra quem é bacana: Pernoitar em San Luis Obispo é uma boa pedida pra quem curte cidades maiores e mais agitadas, ou quer aproveitar a viagem para fazer umas comprinhas.

Onde ficar em San Luis Obispo:

Cambria:

Cambria é uma cidade pequenina e charmosa cuja costa está escondida dos holofotes da Highway 1, a rodovia passa fora da cidade, e com ela passam os mais apressadinhos. Quem fica aproveita um mundo de charme, praias lindas e bons restaurantes. Sou fã da cidade e não me canso de recomenda-la.

Cambria
Praia em Cambria: linda e vazia

Pra quem é bacana: Cambria é uma boa pedida pra quem curte cidades mais vazias e praias desertas. A cidade tem bem menos estrutura que suas vizinhas San Luis Obispo ou Morro Bay, mas dá um baile no quesito romantismo.

Onde ficar em Cambria?

Os hotéis de Cambria seguem um padrão que eu AMO de paixão (e pelo jeito não sou so eu, os hotéis de Cambria são HIPER bem avaliados): hotéis independentes, de frente para o mar. Não espere nada muito luxuoso, mas sim um lugar gostoso e aconchegante.

Minhas pedidas preferidas são: Fog Catcher Inn , Little Sur Inn, Moonstone landing, Pelican Inn, Sand Pebbles Inn e Blue Dolphin Inn

Paso Robles:

Paso Robles não fica exatamente na Highway 1, mas é tão pertinho que vale a pena incluir no roteiro, isso se você gostar de vinhos, é claro. Paso Robles é uma região vinícola deliciosa (e ainda ) pouco conhecida, isso faz com que as degustações (e acredite, os vinhos de lá são deliciosos) sejam bem mais baratas e muito mais intimistas que Napa Valley. Paso Robles é um desses lugares que eu amo e não me canso de visitar.

Daou, Paso Robles
Vinícola Daou em Paso Robles

Para quem é bacana: Paso Robles é uma excelente pedida para quem viaja sem tanta pressa e curte vinhos, a graça é realmente visitar as vinícolas locais e beber vinhos deliciosos.

Onde ficar em Paso Robles

Paso tem ótimas opções de hotéis, dois deles o Allegretto e o CaliPaso são hotéis vinícola, ou seja, você poderá degustar bons vinhos (e ainda curtir uma super estrutura) sem sair do hotel. Aí vão minhas pedidas preferidas:

Morro Bay

Vista da estrada a Morro Rock, o principal cartão postal da cidade, parece uma ilha. De perto você verá que esta pedra arredondada está conectada à cidade por uma faixa de areia, e quer saber o melhor? Essa região está repleta de vida selvagens: focas, lontras e muitos pássaros. E não é só isso não, Morro Bay ainda tem praias lindas e bons restaurantes. A cidade é pequenina e em pouco mais de uma hora já dá pra conhece seus principais pontos turísticos, mas quer saber? A cidade também é uma ótima opção de pernoite na Highway 1!

Morro Bay
Morro Bay: Morro Rock vista da cidade

Pra quem é bacana: Se você quer algo menos agitado que San Luis Obispo e mais vivo que Cambria, Morro Rock é uma boa opção. Ah! E vale falar que a cidade costuma ter os hotéis com as diárias mais econômicas da região (e muitos deles de frente para o mar e com vistas espetaculares) #Ficaadica.

Onde ficar em Morro Bay

Terceira noite: Santa Barbara

Cidade linda, vibe gostosa, praia. Não dá pra ser muito melhor do que Santa Barbara, a cidade preenche todos os meus requisitos de cidade delícia e já conquistou um cantinho especial no meu coração. Com tantos elogios, nem pense em passar correndo, ou parar em Santa Barbara só pra dormir. Vá com calma e curta Santa Barbara com a calma que ela merece!

Highway 1: de Santa Barbara a Santa Monica
Missão de Santa Barbara

Onde ficar em Santa Barbara:

Veja também: Onde ficar em Santa Barbara

Quarta noite: Santa Monica

E, para fechar a viagem, recomendo que você duram pelo menos 1 ou 2 noites em Santa Monica ou Venice Beach. Apesar de coladinhos em Los Angeles, o trânsito é tão brutal que faz todo sentido dividir a estadia em duas diferentes áreas da cidade. Para te ajudar a escolher a melhor hospedagem em Santa Monica, e em Los Angeles, veja onde ficar em Los Angeles.

Santa Monica
Third Street Promenade em Santa Monica

Melhores paradas da Highway 1

Agora que definimos a parte estrutural do roteiro (como fazer e onde dormir), chegou a hora de falarmos das principais paradas da Highway 1

A estrada é maravilhosa e repleta de mirantes (vista point) para você estacionar e bater fotos. Evite parar nos locais proibidos (placa vermelha dizendo proibido estacionar) porque a estrada é bem policiada e você certamente vai tomar multas, mas aproveite os mil e um acostamentos não proibidos que vão te dar chances maravilhosas de tirar lindas fotos. Aí vão algumas das minhas paradas preferidas seguindo a ordem San Francisco > Los Angeles:

Big Sur - Route 1

Paradas Highway 1 em ordem

      • Halfmoon Bay: Praia de surfistas com um centro fofíssimo perto de São Francisco.
      • Pigeon Point Lighthouse: farol super fotogênico, bela parada pras fotos.
      • Davenport: Swanton Berry Farm (colheita de morangos) e Shark Fin Cove (acesso a praia é complicadinho, mas rende fotos lindas).
      • Santa Cruz: cidade charmosa & famosa praia de surfistas com um lindo farol
      • Monterey: Aquário de Monterey, Cannery Row, Lover’s Point & 17 Mile Drive
      • Carmel: Praia de Carmel, centro da cidade e Point Lobos
      • Big Sur: Julia Pfeiffer Burns State Park, Bixby Bridge, Farol de Point Sur, e N mirantes lindos
      • San Simeon: Hearst Castle, Farol Piedras Blancas (Elefantes marinhos)
      • Paso Robles: Vinícolas maravilhosas
      • Morro Bay: Pedra marivilhosa com muita vida marinha
      • São Luis Obispo: Centro da cidade e Missão de São Luis
      • Pismo Beach: Vibe surfista com calçadão gostoso & Borboletas Monarca
      • Los Olivos: cidade gracinha com várias boas vinícolas
      • Solvang: incríveis vinícolas de Santa Ynez & centro da cidade
      • Santa Barbara: Torre do Fórum, centrinho, praia & Missão
      • Santa Monica: Getty Villa, Praias & Main Street (Shopping sensacional)
      • Venice Beach: passeio pelo Board Walk & Little Venice

Planejando cada trecho da viagem

Para te ajudar a entender cada trecho da viagem criei 3 posts diferentes e hiper detalhados (com mapa) com as principais paradas da viagem:

Qual o trecho mais bonito da highway 1?

O trecho entre Big Sur e San Simeon é o trecho mais lindo da estrada e merece ser degustado com MUITA calma. São os 70 Km de pura poesia! Quer que eu seja ainda mais específica? O trecho entre a Bixby Bridge (os fãs de Little Big Lies vão reconhecer a ponte) e o Julia Pfeifer Burns State Park é o grande destaque da viagem, curta cada curva e pare sempre que der.

Big Sur - Califórnia
Julia Pfeiffer Burns State Park

Onde comer na Highway 1

Se você é comilão como eu já deve estar buscando dicas boas para comer na viagem entre San Francisco e Los Angeles, a boa notícia é que você vai comer MUITO bem! Todos os destinos dessa viagem tem restaurantes que te farão esquecer das lanchonetes de rede americana. Come-se muito bem na Califórnia e a Highway 1 não é uma excessão. Para te ajudar a selecionar as melhores paradas gastronômicas veja: onde comer a Highway 1

Como encaixar a Highway 1 no seu roteiro pela Califórnia?

Para te ajudar a encaixar a Highway 1 na sua viagem pela Califórnia, montei algumas sugestões de roteiros pela Califórnia incluindo a Highway 1 na jogada:

Não se esqueça do seguro viagem!

O seguro apesar de não ser obrigatório para quem viaja para a terra do Tio Sam é extremamente recomendável, para evitar que você tenha que colocar a mão no bolso mais vezes do que previa! É claro que ninguém quer que nada dê errado, mas quando o assunto é “saúde” nos Estados Unidos, não podemos brincar.

Qualquer atendimento médico, por mais rápido e simples que seja, tem um custo bem elevado e é exatamente por isso que você não pode viajar se um seguro de boa cobertura e que cubra tudo no ato, na eventualidade de algo acontecer e você precisar de fato utilizá-lo. Eu, que sou macaca velha de viagens nunca viajei sem (e nem pretendo) e para “pular” aquela parte chata das pesquisas de apólices, recomendo de olhos fechados a Seguros Promo, uma empresa brasileira que já me apresenta uma listagem com os melhores seguros disponíveis no mercado, com os respectivos valores e tipos de cobertura, tudo assim, bem “mastigadinho”!

Faça uma cotação aqui e insira nosso cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu Seguro Viagem!

E ai, pronto para embarcar em uma das viagens mais lindas da sua vida?


Viaje sem stress

Reserve seu hotel na Califórnia

Faça seu seguro de viagens


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Guarde este post no Pinterest!

Highway 1

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (250)

[…] chance de explorar Buellton e conhecer vinícolas deliciosas na região. Para quem vai percorrer a Highway 1 e curte vinhos, vale mega a pena incluir a região no […]

[…] uma das cidades mais charmosas da costa da Califórnia e um dos principais pontos de pernoite na Highway 1. Para isso a cidade adotou um conjunto de regras peculiares: as casas não tem endereços, saltos […]

[…] Highway 1, a famosa estrada que atravessa a Costa da Califórnia reserva paisagens maravilhosas de cabo a rabo. E pra te ajudar a curtir esta viagem ao máximo preparei uma lista caprichada com 10 experiências inesquecíveis no trajeto de San Francisco à Los Angeles. Pronto para se apaixonar? […]

[…] viagem entre São Francisco e Los Angeles pela famosa Pacific Coast Highway, mais conhecida como Highway 1, hoje sairemos de Carmel e vamos até Santa Barbara parando em muitos mirantes e nos principais […]

[…] Angeles pela via rápida (Hwy 5) leva em torno de 6 horas, a viagem pelo litoral – a famosa Highway 1 – deveria levar 3 ou 4 dias do seu roteiro. Dá pra fazer numa tacada só? Na teoria até […]

Oi, Mari, tudo bem?

Estou interessado em fazer essa viagem em Outubro de 2020, com minha esposa, meu filho pequeno e um casal de amigos.
Existe algum site no qual eu possa montar todo esse pacote recomendado por vc? Se sim, poderia me passar.
Obrigado.

Oi Victor,
Eu montaram tudo sozinha olhando passagens no Google Flights, hotéis no https://www.booking.com?aid=1175690; mas nada que um bom agente de viagens não possa te ajudar 🙂
Beijos

Oi Mari! Estou indo fazer essa viagem no meio de Outubro. Queria saber se nessa época existe a chance de eu pegar neblina em big sur. Se tem algum lugar que possa pesquisar isso. Estou preocupada em perder todo esse visual.

Oi Julia,
Existe a chance de neblina sim, especialmente de manhã. Minha dica no outono – que é uma das melhores épocas para fazer essa viagem é sair um pouquinho mais tarde. Claro, vale acordar e olhar para o céu, se já tiver azul é hora de ir pra estrada!)
Beijos

[…] Obispo é uma parada deliciosa entre Carmel e Santa Barbara e uma excelente pedida de pernoite na Highway 1. Neste post dividirei com vocês dicas afinadas do que fazer e como aproveitar o melhor de San Luis […]

[…] você tem 10 dias: Estique a viagem até San Francisco, e percorra a Highway 1 (trecho entre SF e LA) de […]

[…] o assunto é Costa da Califórnia, todo mundo pensa no trecho San Francisco – Los Angeles, mais especificamente no pedacinho de Big Sur, mas quer saber? Este pedacinho de Costa que conecta […]

Oi Mari!
Gostaria de agradecer pelos seus roteiros super detalhados sobre essa viagem incrível pela Highway 1. Acabei de realizar esse sonho e super seguimos as suas dicas. Quebramos a viagem entre Carmel e Santa Barbara em Paso Robles e recomendo super. A cidade é uma graça, cheia de vinícolas e restaurantes com preços menos salgados que as cidades maiores.
Enfim, obrigada mais uma vez pelas dicas e continue caprichando nos posts! 🙂
Beijos,

Oi Camila,
Que delícia de comentário! Super obrigada pelo carinho!
Vc me segue no Insta? Depois me manda um vizinho por lá! (e quem sabe ag bate papo!)
Eu tbm AMOOOOOO Paso Robles e quero voltar ainda este ano para testar mais restaurantes, algum lugar que vc gostou mais?
Beijos

[…] de San Francisco, você poderá escolher entre uma viagem pela Costa da Califórnia, um roteiro pelas regiões vinícolas ou um giro pelos parques […]

Oi Mari, tudo bem?

Montei uma rota com base nas suas dicas e queria te perguntar algumas coisas.
Minha rota será +/- assim:

4 dias em San Francisco
1 dia para Vale do Silício e Santa Cruz
1 dia para Lake Tahoe + Big Trees
1 dia para Yosemite
1 dia para Monterey
1 dia para Carmel e caminho até San Luis Obisbo
1 dia para Solvang + Santa Barbara + Outlet
5 dias em Santa Monica com a intenção de ir na Disney, Universal, Warner, Hollywood, Los Angeles, Beverly Hills
1 dia de Santa Monica a Williams pela rota 66
1 dia para Grand Canyon
2 dias em Las Vegas

Você acha um roteiro bom? Sugeria mudar algo?
Sobre a hospedagem, você recomenda reservar antes ou decidir em cima da hora? Acha que muda muito o preço? É fácil de achar hotéis disponíveis na Highway 1 nessa época?
San Francisco e Santa Mônica vou pegar Airbnb. Mas nos demais, creio que pegaremos hotel mesmo.
Também ví que a Big Sur às vezes fecha, atrasando todo o roteiro. Isso é comum ou foi só em 2017?
No Yosemite e Lake Tahoe acho que são lugares mais disputados, então até pensei em já deixar reservado o hotel. Meu maior medo é não dar tempo de chegar e ter que dormir em outro lugar no caminho fazendo com que a gente perca a estadia…

Obrigada por compartilhar suas experiências e ajudar a gente com as dicas 🙂

Oi Cristina,
Quando vc fala de Lake Tahoe + Big Trees, de quem Big Trees vc está falando? Acho pouco, muito pouco tempo.
Eu reservaria tudo com antecedência, bastante pintar uma grande convenção na data da sua viagem para os preços explodirem.
Big Sur fechou em 2017 devido a um deslizamento cabuloso, em geral a estrada só fecha se chover absurdos.
Quanto a viajar sem reservas na California, não faria de jeito nenhum (só se vc viajar bem fora de temporada)
Na real vc terá 1 dia em Vegas né? Pq metade dele vai perder no trajeto de volta do GC. Este pedaço aí me parece apertado tbm.

Beijos

[…] Califórnia: Highway 1, o trajeto entre São Francisco e Los Angeles […]

Olá. Tenho uma dúvida pois vou fazer San Francisco a San Diego de carro pela highway 1.
Preciso ter pedagio livre no carro alugado ou não???

Oi Eduardo,
Não. Não há pedágios na Highway 1, e todos os pedágios da Califórnia são pagaveis na hora, com duas ou três excessões pagáveis online para quem não tem fast pass.
Abraços

Mari, vi sua resposta e gostaria de tirar uma dúvida também.
Também farei este mesmo roteiro que o Eduardo agora em janeiro, mas antes de descer pela Highway 1, iremos a Napa Valley, indo pela Golden Gate. Vi que o pedágio da Golden Gate é apenas para quem entra em São Francisco. Essa informação procede?
E, você lembra quais são essas duas ou três exceções para pgto online? Qual o site? E devemos pagar antes ou depois de passarmos?
Muitas perguntas! Sorry! Marinheira de primeira viagem! haha

Oi Ana,
Pagamento é só na entrada de SF mesmo e pode ser feito neste site https://www.bayareafastrak.org/en/guide/GGBridgeToll.shtml – dá para pagar antes, out até 48 horas depois
Abraços

Oii Mari… Vou reservar os hotéis com antecedência então, porque realmente não quero pagar caro… rsrsrss. Sobre o Lake Tahoe e Big Trees a ideia é a seguinte: Sair no dia 12/09 de Santa Cruz (hospedagem) em direção ao Lake Tahoe, conhecer os pontos principais, hospedar, e sair no dia seguinte para Yosemite. No caminho, tem o Calaveras Big Trees State Park, que queríamos passar para ver sequoias gigantes (vale a pena??). A noite chegamos em Yosemite e passamos o dia seguinte lá.

Sobre o Grand Canyon a ideia é a seguinte: No dia 23/09 sair de Los Angeles , passando pela Rota 66, Barstow Station, Calico, etc e hospedar em Williams. No dia seguinte, ir ao Grand Canyon. No final desse dia, ir pra Las Vegas. Passaremos a noite lá e mais 2 dias inteiros. O último seria a volta pro Brasil. O que vc acha? Ví que o GC South é a melhor paisagem, por isso pensamos em hospedar em Williams, já que está mais próximo. Assim não perderia 8 horas indo e voltando de Vegas.

Estou seguindo suas redes sociais e lendo o blog de cabo a rabo… São dicas preciosas.. 🙂

Oi Cristina,
Acho que está muito corrido.
Eu cortaria ou Tahoe ou Yosemite da jogada, escolha um deles e conheça direito. Que minha opinião? fique com o Yosemite, e não precisa passar em Calavaras pq o Bosque das Sequoias gigantes – Mariposa – acabou de ser reaberto e fica dentro do Yosemite.
O dia do Grand Canyon tbm está corrido, me parece que vc está correndo o risco de passar por muita coisa e não ver nada direito. Eu dormiria uma noite no Grand Canyon e iria para Vegas com calma na manhã seguinte.
Beijos

Olá Mari, gostaria de te dar um feedback sobre o roteiro que acabei de fazer pela California com base em diversas postagens suas.

.Foi simplesmente fantástico e suas dicas e posts bem detalhados fizeram da viagem ainda melhor. Eu e minha esposa não gostamos de fazer tour guiados, nem mesmo aqueles ônibus hop in – hop off, gostamos de fazer nosso próprio roteiro. Então aproveitamos muito bem muitas de suas indicações de passeios, recomendações de restaurantes e sugestões de roteiro.

Adoramos San Francisco, destacando o passeio de bike pela Golden Gate, Alcatraz, leões marinhos no pier 39, e o ferry building. Também gostamos muito da Hayes st.

Tivemos que substituir a ida a Yosemite por Lake Tahoe, em razão das queimadas. Também foi sensacional! Incrível aquele lugar, tem muita coisa pra ir descobrindo. Fomos numa prainha que precisava pagar 10 dolares para estacionar. Nem estávamos pensando em entrar na agua, mas não resistimos, era um paraíso. Também foi legal conhecer a vibe de praia dos americanos, que é completamente diferente da nossa.

Depois fomos para monterey e carmel, lindas paisagens! Ir no aquário é indispensável, passamos umas 4 horas lá e vimos as alimentações das lontras e do aquário mar aberto, que tem as sardinhas.

Depois fizemos o big sur. Infelizmente estava nublado, o que tirou um pouco da magia do trajeto, mas mesmo assim gostamos, especialmente a Sand Dolar Beach. Recomendo que o o pessoal leve um mapa de mão ou marque no gps os principais pontos de interesse, se não vc passa batido por alguns (simplesmente não percebemos que passamos pelo garrapata state park).

Depois seguimos para passo robles e fomos na vinícula Justin. Foi legal, tinha uma vista maravilhosa para os vinhedos mas achamos um pouco cara a experiência: 25 dólares por pessoa a degustação, com quantidades bem pequenas de vinho servidas ( sim, é apenas uma degustação, mas pagando U$25 fica meio pesado). Se comprar 72 dolares em vinho eles abatem uma dão uma degustação de cortesia. No entanto, fomos atendidos por uma brasileira, a Val, que acabou nos dando as duas degustações de cortesia, sendo que compramos apenas U$56 em vinho. Uma dica, vc encontra a maioria dos vinhos da Justin, incluindo o isósceles, no mercado por um preço melhor.

Depois foi a vez de Santa Barabara, que achamos ter uma vibe super legal, queremos voltar.

Por fim, Los Angeles que também muito legal, fizemos o tour da Warner, que vale a pena para quem gosta de seus filmes e séries.

Só fica o registro que os preços de varias atrações e restaurantes inflacionaram em relação ao informado no site, mas é algo natural né.

Enfim, queremos agradecer muito por todas as suas dicas, certamente fizeram de nossa viagem muito melhor, nos permitindo descobrir lugares que jamais conheceríamos sem a ajuda de algum local.

Viajei em dezembro de 2017 para California, aluguei carro e fiz de San Diego a San Francisco. Eu e minha amiga montamos o roteiro seguindo várias sugestões do Ideias na Mala, fiquei tão agradecida ao site por ter nos ajudado tanto e ter dado dicas tão valiosas que prometi a mim mesma que retornando iria escrever aqui agradecendo e indicando a todos, mas passou e não fiz isso. Agora já estou com outra viagem programada e claro que vim aqui ler mais. Infelizmente não me recordo mais dos detalhes, mas se puder sugerir pra quem fizer esse trecho da California sigam as dicas do Ideia na Mala, vale muito a pena! Obrigada!!!

Que fofa Camila!
Obrigada pelo carinho, e quando tiver dicas elas serão bem vindas!
BEijos

Obrigada Mari!!! 🙂 Vou ajustar então meu roteiro. Depois te conto como foi!! Muiiito obrigada pelas dicas!! Continua postando no insta que eu vejo todo dia, rsrsrssrs Beijão!

[…] Califórnia: Highway 1, o trajeto entre São Francisco e Los Angeles […]

[…] Califórnia: Highway 1, o trajeto entre São Francisco e Los Angeles […]

[…] Califórnia: Highway 1, o trajeto entre São Francisco e Los Angeles […]

Mari, tudo bem? Teremos que escolher entre dormir em Cambria ou seguir direto para Santa Bárbara. Você tem alguma sugestão do que é melhor sacrificar? Temos apenas 2 dias para fazer a road trip entre Monterey e Los Angeles. Nossa ideia é dormir o ultimo dia da road trip em Santa Monica.. mas não sabemos qual cidade parar no primeiro dia.. me ajuda? Bj

Oi Luana,
Olha este post: Highway 1 em dois dias!
Acho que vai te dar uma clareada!

[…] Califórnia: Highway 1, o trajeto entre São Francisco e Los Angeles […]

Oi Mari! Estou muito tendenciosa em fazer a coast hwy com motorhome. Vc teria alguma dica ou lugar que conheça onde eu possa aluga-lo em São Francisco? Obrigada desde já!

Oi Nathalia,
As companhia mais conhecidas de locação de motorhome são a Cruise America e a Apollo (que eu adoro!)
Beijos

Olá, Mari! Tudo bem?
Estou tentando montar o roteiro para a minha primeira viagem pela Califórnia e achei o seu blog fantástico! Muitas dicas e informações de forma clara pra quem não conhece a região.
Estou com um certa dificuldade em escolher algumas paradas. Vou em setembro deste ano.

dia 20 a 22 – Sequoia National Park
22- Sai de Sequoia para Carmel by the Sea – para ir descendo por Big Sur.
A partir daí tenho meus dias livres até dia 26, quando preciso chegar em San Diego.
– pensei em parar em Cambria ou Morro bay, como você mesma sugere nos posts e depois curtir alguma vinícola. Estava lendo sobre Santa Maria e a minha ideia era dormir lá para fazer algum passeio e degustação e no outro dia seguir viagem para San Diego. Acha uma boa? Estou me sentindo um pouco perdida…rsrs

Beijos,

Joana

Oi Joanna,
Não conheço a região de Santa Maria, Mas amo o Vale de Santa Inez (região de los Olivos – tem post no blog).
Eu faria pernoites em Cambria (ou Paso Robles que é cidade vinícola), Santana Barbara e Santa Monica antes de chegar a San Diego.
Beijos

[…] Valey (no caminho dá para visitar os mirantes da Golden Gate Bridge em Marin Headlands) ou para a Highway 1 (No caminho dá para visitar o Golden Gate Park e a Ocean […]

[…] trajeto mais popular da Highway 1 é o trecho que conecta San Francisco a Los Angeles passando por cidades como Carmel, Monterey,  Santa Cruz, Santa Bárbara, Los […]

Olá Mari, Sou leitora assídua do seu blog desde que comecei a planejar minha viagem para os EUA. Eu e meu esposo faremos uma road trip em Junho pela Califórnia. Montamos o roteiro e gostaríamos muito da sua ajuda para palpitar sobre o roteiro que fizemos..rsrs
Dia 1 – Chegada em SF
Dia 2 – SF
Dia 3 – SF
Dia 4 – SF
Dia 5 – SF
Dia 6 – Pegaremos o carro só nesse dia e dormiremos em Napa Valley
Dia 7 – Sair de Napa, conhecer Monterrey e dormir em Carmel
Dia 8– Fazer a rota Big Sur e dormir em Carmel
Dia 9 – Santa Bárbara
Dia 10 – Dormir em Venice Beach
Dia 11 – Passar o dia em Santa Monica e Venice e dormir em LA
Dia 12 – LA
Dia 13 – LA
Dia 14 – LA
Dia 15 – Las Vegas
Dia 16– Ir para Canyon borda Sul – Dormir no parque
Dia 17- Passear pelo parque do Canyon e voltar para dormir em Vegas
Dia 18 – Vegas
Dia 19 – Vegas – Retorno para o Brasil
Gostaria de sua ajuda. Quero conhecer tudo com calma e aproveitar ao máximo. Estamos fechando os hotéis já pelo booking, acha que compensa? Obrigada e mais uma vez parabéns por todas as dicas que estão servindo de roteiro essencial para nós!

[…] aquela antiga campanha publicitária, existem mil e uma maneiras de percorrer a Highway 1, esta é apenas uma […]

[…] manhã de quarta-feira, seguimos para Monterey pela Highway 1, a viagem -sem nenhuma parada- leva cerca de 2 horas e 10 minutos, mas é impossível percorrer a […]

[…] começar em San Francisco e terminar em Santa Cruz (uma boa ideia para quem vai seguir viagem pela Highway 1). Montei um roteiro dinâmico que combina paradas em algumas das principais empresas do Vale (no […]

[…] de início para alguns dos principais roteiros pela Califórnia, e continuaremos a viagem pela Highway 1 passando por algumas das cidades mais charmosas da Costa da California, até chegarmos em Los […]

[…] Highway 1 é uma estrada cênica que cruza o estado da Califórnia, o trecho mais famoso da estrada é o […]

[…] Santa Cruz, uma das primeiras paradas de quem faz o trajeto de San Francisco a Los Angeles pela Highway 1. Para me redimir decidi escrever um post BEM completo, um resumão das minhas visitas a cidade + […]

[…] Carmel é uma das primeiras paradas oficiais quem percorre o litoral da Califórnia pela Highway 1, e é uma opção excelente para pernoitar na região. Veja neste post dicas do que ver e fazer em […]

Oi Mari!

Fizemos essa rota e com as dicas do seu blog ficou tudo muito fácil. Segui quase que integralmente os seus roteiros, tudo exatamente como você escreve. Muito obrigada, minhas próximas viagens serão programadas seguindo as suas dicas.
Parabéns pelo seu trabalho, rico em detalhes. Você ajuda muito a gente, principalmente, quando é a primeira visita ao lugar.

Abraço!

Obrigada pelos elogios Eliane!! <3

[…] é parada certeira de quem percorre a Highway 1 pela Costa da Califórnia, uma idade animada repleta de atrações turísticas bacanas e uma rede […]

[…] Francisco, Los Angeles e San Diego cruzando o estado por uma das estradas mais lindas do mundo, a Highway 1. O roteiro conta com paradas em Santa Cruz, Carmel, Monterey, Big Sur, Santa Barbara, Long Beach e […]

[…] são duas cidades fofas e opções de pernoite bem interessantes para quem pretende percorrer a Highway 1 pela Costa da Califórnia. A grande dúvida de muitos viajantes e uma pergunta muito comum na nossa […]

Oi Mari, tudo bem?

Suas dicas dão demais! Estou planejando fazer a rota em março do ano que vem mas fico preocupada com a neblina! Vale a pena ir em março?

Obrigada 🙂

Sempre vale a pena! E quem abe você não dá sorte e pega um tempo lindo!

Rs! Imagino! Mas é que tenho lido que as melhores épocas pra ir são maio e setembro/outubro. Costuma ter mto fog em março? Já é primavera então imagino que esteja tudo lindo, mas tá meio difícil de achar info sobre a neblina na época que eu posso ir! Super obrigada pela ajuda!

Mari, novamente queria tirar outras duvidas!! Que horas mais ou menos é o por do sol na california? Queria saber pra programar até qual horario podemos ter vistas na estrada… Minha viagem é 7 a 19 de junho 2017.

Estou fazendo todo o meu roteiro baseado nos seus posts, mas tenho somente 2 dias pra fazer o trecho SF até Los Angeles.. Tive que cortar algumas cidades e vamos somente bater o olho e dar um voltinha em outras..
Vc acha que dar pra sair cedo de SF e chegar até Big Sur ainda de dia? Queremos só dar uma paradinha na Cannery row, fazer o trecho da 17 mile drive e parar em Carmel pra almoçar. Queria dormir a primeira noite depois da regiao de Big sur, pra ter mais tempo no dia seguinte pra fazer o Hearst Castle e parar em Solvang, St Bárbara e St Mônica.

Loucura né? O que vc acha?
De antemão muito obrigada pelas dicas, estão sendo super valiosas!!! Beijo

Po Elaine,
Vc viu minha sugestão de roteiro para a Highway 1 em 2 dias?
A ponte nova não ficará pronta e boa parte de Big Sur estará fechada pelo menos até setembro. Uma pena danada dizer isso, mas vc terá que rever seus planos 🙁
Beijos

Ow acabei de ler o post sobre a interdição até setembro!! Vontade de choraar, pois já estava sonhando com tudo que eu tava lendo aqui e programando!! Nao sei mais o que fazer ao certo, pois nao tenho muito tempo..
Mas muito obrigada Mari!! Ficarei atenta às atualizações..

Mari,

Por favor, queria uma opinião sua como viajante e também como mulher.
Meu marido ficará em San Francisco a trabalho, por 1 semana, e eu vou acompanhá-lo para fazer o enxoval do nosso primeiro filho.
Pensamos em esticar a viagem por mais 1 semana para fazer a viagem de carro até Los Angeles (3-4 dias de estrada + alguns dias em LA).
Estarei com 26/27 semanas de gravidez.. A médica liberou porque a gestação está bem tranquila, mas gostaria também da sua opinião, visto que vc já fez essa rota de carro várias vezes!
Acha que pode ser muito cansativo para uma gestante fazer essa viagem?
Muito obrigada!

Oi Grace,
Não acho não. Acho uma BABY Moon deliciosa e super romântica!
Acho que você vai AMAR a Califórnia! Aproveite com co. a chegada do pequeno essas escapadas de casal vão ficar cada vez mais difíceis!
Beijos

Olá, Mari!
Tudo bem ?

Eu e meu namorado estamos indo para California em Outubro .. alta expectativa. :D:D
Primeiramente, gostaria de agradecer IMENSAMENTE a você e todas postagens desse maravilhoso blog, a cada postagem lida me sentia um pouquinho em cada lugar que você passou.
Fiz um planejamento para nossa viagem que serão 19 dias e gostaria demais da sua opinião sobre qtdade de dias em cada cidade ou qlqer outra dica ou sugestão.
Temos 1 dia “sobrando” no planejamento, gostaria da sua opinião:
1- Colocar esse dia entre Monterey e Sta Barbara
2- Deixar mais 1 dia para San Diego
3 – Deixar mais 1 dia para Las vegas

Planejamento
18/10 – 22/10 -Sao Francisco ( 5 dias )
23/10 Monterey e Carmel
24/10 – Monterey – Sta Barbara
25/10 Santa Barbara – Los Angeles
26/10 – 29/10 – Los Angeles ( 4 dias)
30/10 LA – San Diego
31/10 San Diego – Vegas
01/11 -04/11 Vegas ( 4 dias)
05/11 – ??
06/11 Retorno

Abracosss!!
Muito Obrigada

Ariane

Oi Ariane,
Eu colocaria mais um dia entre Monterey e Sta Barbara sem pensar duas vezes e tiraria um dia de Los Angeles para colocar mais um em San Diego?
(Ainda dá tempo?! Desculpe a demora em responder!)
Beijos

Oie Mari tudo bem?

Super bacana suas dicas. 🙂

Vou agora em julho estudar em SF e no final descerei a costa ate San Diego com Motor Home, junto com meu marido.
Teremos 1 semana de motor home. A ideia inicial era devolver o RV em LA e pegar um aviao para voltar a SF e depois Brasil. Mas estamos achando melhor fazer ida e volta com o RV. OU seja, nos programarmos para descer tudo e depois subir pela mesma costa ou outro trajeto por dentro para ver os parques e etc……pensamos, ja estamos alugando o RV, pq depois pegar um trejeto interno de avião..rsrs vamos fazer tudo de RV e depois so pegar o avião para o Brasil.

Você acha que da tempo de fazer tranquilo em uma semana Ida e volta com o Motor Home? Agradeço super se puder compartilhar sua opinião. 🙂

beijos e obrigada

Oi Flávia,
Acho besteira tanto pelo tempo quanto pela grana que vcs vão gastar de milhagem extra da RV. Possivelmente esse gasto extra empata com o preço de uma passagem Low Cost SF- SD (ou no pior cenário Los Angeles – que fica a duas horas de SD). A viagem SF – SD é uma pedrada que eu não recomendo se vc puder evitar.
Beijos

OI Mari, obrigada pela dica. Eu estava pesquisando e realmente gastaremos o dobro com o RV, pedagios…etc…o que acabaria inviabilizando. ne? O voo LA e SF é bem barato e perto. Eu estava com receio de pegar este voo interno por conta da mala, pois como ja estarei la a mais de 3 semanas, certamente vou exceder o peso máximo para um voo interno e terei q pagar um extra para isso. :/ Sendo que algumas companhias nem deixam pagar o extra.
Mas mesmo assim , vc não indicaria ne? bjos

rsrsrs nao sei se entendi bem. Vc não indica fazer ida e volta SF – SD – SD – SF de motor home.? Pelo custo daria elas por elas..isso? …….mais por conta do tempo? teremos 1 semana.

Obrigada 🙂

Olá Mari! Gostaria de saber se ao invés de dormir em San Luis Obispo posso dormir em Morro Bay? E que são próximas e a segunda por ser litorânea parece mais agradável, porém menos famosa que a primeira.

Morro Bay é um delícia! Nunca dormi por lá mas deve ser bacana.
Uma cidade lá pertinho que já dormi e recomendo é Cambria!
Beijos

Olá,
Achei super interessante suas dicas! Adorei o jeito que você orgniza seu site. Parabéns!!
Se possível, obviamente, gostaria de saber como que funciona o esquema dos pedágios nesse trajeto pela HIghway 1:
Tem muitos?
Forma de pagamento?
E outras dicas que você possa me dar estarei muito agrdecido
Atenciosamente, Leonardo

Oi Leonardo,
Tudo bem?
Não tem pedágio na Highway 1. Na Califórnia você só vai pegar pedágios das entradas/saídas cidades grandes como SF e LA. E pode pagar com dinheiro, ou caso a locadora oferece “sem parar (Fast Track)”

Oi, Mari, tudo bem?

Eu vou ter um recesso de 15 dias durante as olimpíadas (4 a 19 de agosto) e estava pensando em ir para a Califórnia, já que todo ano vou só a NY e Flórida. Resolvi mudar. Rsrs É uma época muito ruim o mês de agosto?
E qual é a direção mais indicada do percurso? San Francisco a LA ou LA a San Francisco? Ou é indiferente?
Muito obrigada!

Oi vanessa,
Agosto é um dos meses mais cheios do ano em San Francisco (assim como NY ou Florida – é ferias escolares dos Americanos e Europeus), e como o “fog” (névoa) aparece durante esse mês, suas chances de não ver a Golden Gate são altas. No resto da Califórnia, prepare-se para pegar um calor gostoso.
A direção mais indicada é sem dúvida SF-LA, isso porque você estará dirigindo sempre do lado da costa – o que evita ter que cruzar a estrada para lá e para cá para ver as paisagens.
Beijos

Olá Mari,

Tudo bom?

Li seu post e também de outros sites sobre o roteiro de San Francisco a Los Angeles pela Highway 1. Pergunto, fazer essa viagem em dois dias dormindo uma noite em Santa Barbara seria loucura ou valeria a pena mesmo assim? Pensei em sair de SF logo pela manhã, ir até Carmel almoçar talvez por lá, não sei ainda e continuar até Santa Barbara, dormindo lá e depois indo para Los Angeles no outro dia depois do almoço.

Estou planejando minha ida em outubro, gostaria muito de conhecer essa estrada, o que acha? Teria alguma sugestão de roteiro para um prazo mais curto como esse?

Agradeço desde já pela sua atenção.

Abraço,

Rodrigo.

Oi Rodrigo,
Tudo bem?
É corrido, é meio loucura, mas já fiz e sim dá para fazer. Minha recomendação de roteiro para 2 dias de Highway 1 é esse.
Qualquer dúvida, grite!
Beijos

Oi Mari,

Obrigado pelo retorno, estou ainda planejando essa viagem e adorei suas dicas no roteiro para 2 dias. Para dormir em Cambria, qual hotel você sugere? Procuro por um hotel romântico para casal, li muitos comentários sobre o The J Patrick House, você conhece?

Abraço,
Rodrigo.

Oi Rodrigo,
Fiquei no Cambria Inn que era bonitinho e com um ótimo custo benefício, mas não era bem um hotel romântico.
Não conheço o The Patrick House. Depois me conta o que achou?
Beijos

Oi Mari, tudo bem?

Estou querendo ir para California em Junho ou Outubro, qual época você acha melhor?
Tenho apenas 12 dias para a viagem. Quantos dolares você acha que devo levar para a Viagem? Quero fazer o LA à SF e se der LV.
Estou adorando todas as dicas, será minha primeira vez na California.

Oi Gabriela,
Outubro é o MELHOR mês do ano para visitar a região de San Francisco, mas você terá que reservar hotel com bastante antecedência pq essa tbm é a época das odes convenções da cidade. Em contra partida, junho e julho são os piores meses. Férias na Europa e nos Estados Unidos, Cidade Lotada e uma neblina LOUCA em cima da ponte (um fenômeno que ocorre no verão).

Sugestão de roteiro: Veja esses roteiros de 15 dias na califórnia e adapte para seus 12 dias.
Eu com 12 dias ficaria só na Califórnia – vc vai ver que tem MUUUUITA coisa sensacional para visitar e que na real 12 dias é pouco. Claro que a escolha é toda sua.
Quanto a dólares essa é a pergunta mais difícil do mundo, depende tanto do seu estilo de viagens…
-Para comer barato 50 por dia deve dar + 20 de passeio. (Estou sendo conservadora, dá para fazer com menos. Veja dicas de lugares BBB para comer em SF aqui).
-Hotel: De 100 -300 dólares x dia – Depende do que você gosta (e claro, dá para gastar mais ou menos).
-Passeios: 20-40 por dia ( Em Napa, e em LA prepare-se para gastar mais, especialmente se vc quiser ir a parques de diversão.
-Aluguel de carro: 25-50 por dia (não alugue carro em SF)
Espero ter ajudado.
Beijos

Mari, Boa tarde!
Pretendo chegar em novembro em San diego, fazer a HW1 sentido vegas e ir pro grand canyon, você acha uma boa alternativa?
Se puder me passe lugares chave imperdiveis desde San Diego. Tenho 11 dias pra passsar por tudo (ja conheço LA, SD, Vegas, por isso procuro outras alternativas)

Obrigada desde já!

Oi Amanda,
Tudo bem?
Infelizmente nunca fiz este trecho de carro, então não poderei te ajudar tanto.
Uma alternativa legal saindo de Vegas, e que eu consideraria se fosse você, é este roteiro.

Olá Mari!
Estava já há alguns dias querendo fazer este post de agradecimento… Acabamos de voltar de uma viagem FANTASTICA pela California, e seu blog foi fundamental no planejamento!
Nosso percurso foi Las Vegas – Santa Barbara – HW 01 até SF (em três dias) – SF – Napa Valley – Lake Tahoe – Las Vegas. Tudo isso em 14 dias de viagem, 3,000km de carro e mais de 2 mil fotos!
Suas dicas sobre SF e a HW01 foram excelentes e nos ajudaram muito. Nosso roteiro em SF foi baseado totalmente nas suas recomendações e os tours estão 100% aprovados. Também fomos em vários restaurantes ótimos graças as suas dicas (nunca vou esquecer o Super Duper Burgues na vida!!!).
Além de SF, tivemos uma grata surpresa que foi Santa Bárbara. Eu não esperava muito da cidade, mas quando chegamos lá, que lugar lindo, que astral! Foi uma pena que passamos apenas um dia, pois deu vontade de ficar mais…
Também adorei Lake Tahoe. Tivemos a maior sorte, pois pegamos uma nevasca quando estávamos chegando na cidade (era a semana após o thanksgiven, não havia previsão de neve forte).
Enfim, adoramos a viagem, foi espetacular.
Parabéns pelo blog! Já sou visitante assíduo 🙂

Oi Carlos,
Que bom que curtiu a viagem! Muito feliz que o blog tenha te ajudado! 🙂 🙂 🙂
Se estiver afim de escrever sobre a sua viagem, e publicar aqui no Ideias na mala, seria um prazer.
Beijos

Nossa, seria uma honra :)))
Estou meio enferrujado, mas vou tentar fazer um relato e te encaminho, ok?
Grande abs!!

Claro 🙂
Obrigada e feliz Natal

Oi Mari, tudo bem?
Estou adorando os seus posts…
Estou planejando a minha viagem com bastante antecedência hahahahahaha… Vou em Março de 2017 (sim, bastante tempo mesmo hahahahahahah)… Estou na fase de tentar definir quantos dias em cada local…
Terei 20 dias de férias… Vou tentar conseguir passagem para uma sexta-feira a noite, chegando em SF sábado pela manhã…
A minha idéia é:
SF – 4 dias (tentar ir para Napa em uma manhã fazer passeio de balão);
Road – 4 dias;
LA – 4 dias;
SD – 4 dias;
Vegas – 2 dias;
Grand Canyon – 1 ou 2 dias, a depender das passagens de volta (pode ser que eu consiga 1 dia a mais de férias)…

Você acha que é uma boa distribuição? Diminuiria/aumentaria o tempo em alguma das cidades?
Eu já conheço alguns pontos de SF (morei por 40 dias lá)…

Oi Juliana,
Quanta antecedência! Que bom, por que assim vai dar tempo de planejar bem!
O Roteiro está ótimo. Minha única ressalva é 1 dia em Grand Canyon. Acho muito pouco.
Beijos

Olá Mari!

Adorei suas dicas e gostaria, se possível, que você me auxiliasse na minha viagem!
Vou para San Francisco dia 21/12, chegando a noite, e volto por LA dia 05/01. Pretendemos fazer a costa da California até San Diego, passando por Las Vegas, se der tempo.
Estou meio perdida tentando fazer o roteiro, é minha primeira viagem mais elaborada, mas são tantas as “atrações” que estou ficando meio doida, rsrs.
Vou optar pelo motorhome, apesar de estar meio nervosa a respeito, já que nunca dirigi um antes.
Você tem alguma dica para dar? Não sei se as informações que passei são suficientes, rs.

Desde já te agradeço,

Carol

Oi Carolina,
Já deu uma olhada nas nossas sugestões de roteiro?
Veja aqui nosso roteiro de 15 dias
Veja aqui nosso roteiro de 10 dias.

Beijos

[…] você pretende fazer a viagem de pela Highway 1 sentido Los Angeles, Monterey estará no seu caminho, e o aquário é D+. O aquário de Monterey é […]

[…] todo mundo fala do trecho sul da Highway 1, a incrível viagem de carro entre San Francisco e Los Angeles, pouca gente sabe que o trecho norte […]

[…] Castelo Hearst é uma das principais paradas da Highway 1, a incrível viagem de carro pela Costa da Califórnia, e é uma visita super interessante. […]

Bom dia Mari,

Em setembro estarei indo para Las Vegas e gostaria muito de conhecer SF.

Qual empresa aérea você me recomendaria (custoxbenefício – estarei com pelo menos 1 mala grande e uma mala de mão)?

Também pesquisei hotéis em SF, mas precisava de opções mais econômicas, já que estarei de carro e não me importo em não ficar tão localizada.

Desde já, mto obrigada.

Desde já, obrigada

Oi Priscylla,
Dê uma olhada nos preços da Spirit, costuma ter preços bem bons (e a mala tem que ser paga a parte). Hotel em SF é caro mesmo :(. Dê uma olhada nas promoções do Booking.com
Caso vá ficar com o carro o tempo todo em SF, vale a pena buscar estacionamentos perto dos hotéis, já que muitos hotéis abusam nos preços dos estacionamento próprios cobrando preços superiores a $50 por carro x dia.
Beijos e qq coisa estou aqui!

Oi Mari, bem legal seu blog!
Eu e meu marido estamos pensando no seguinte roteiro:
Sairemos de San Diego com destino a San Francisco passando pelo Yosemite National Park.
De lá partiremos para San Francisco onde permaneceriamos 4 noites e seguiremos viagem pela H1, passando por Monterey, Carmel, Big Sur, Santa Bárbara, Los Angeles até retorno em San Diego. Não nos importamos em gastar pouco rsrs e gostaria de saber se você tem alguma sugestão barata para dormir. Exceto em San Francisco que já temos amigos por lá.
Você conhece algum camping??
Abração e logo conto foi a aventura!

Oi Amanda, a Califórnia tem dezenas de opções bacanas (e baratas de camping) só tem que reservar rápido porque elas se esgotam com uma velocidade incrível. Como eu geralmente faço: coloco no Google Camping lugar x e vejo que aparece. Antes de reservar, checo reviews no YELP e no Trip Advisor.

Veja recomendações de camping no Yosemite neste post.
Abraços
Mari

[…] de brincar que a viagem perfeita pela costa da Califórnia tem que começar com um Brunch no Bistro. O restaurante abre às 9:00 da matina, e como a Cliff […]

Oi, Mari! Tudo bem?

Eu e minha esposa iremos à Califórnia no início de setembro e ficaremos por 14 dias (será nossa primeira vez). Gostei muito do seu roteiro da Highway 1 e espero complementa-lo com visitas a outros lugares no período de 13 dias inteiros (14o dia = aeroporto pela manhã).

Pensei no seguinte:
São Francisco: 4 dias
Napa Valley ou Sonoma: 1 dia
Yosemite: 2 dias
Monterey / Carmel: 1 dia
Santa Barbara: 1 dia
Los Angeles: 5 dias

Você recomenda alguma substituição no roteiro? Vale a pena trocar Sonoma por Paso Robles ou Los Olivos, por exemplo?

Obrigado e parabéns pelas excelentes dicas!
Flavio

Oi Flavio,
Td bem?
Amei seu roteiro, e tenho apenas uma sugestão. Tire um dia de Los Angeles e coloque Paso Robles ou Cambria entre Carmel e Santa Barbara. Dessa forma você consegue fazer a viagem com mais calma.
Algumas dicas bacanas para sua viagem:
A) Onde comer na Highway 1
B) Minha vinícola preferida em Sonoma
C) Um guia completo sobre o Yosemite

Aproveite a viagem e na volta, passe aqui pra contar como foi!

Oi Mari, tudo bem?
Adorei suas dicas.
Estou indo com meu marido para a Califórnia agora em julho, mas devido a um compromisso em São Francisco a viagem precisa terminar nesta cidade.
Com isto vou fazer a rota 1 no sentido contrário. Fica muito complicado saber onde parar para não perder as lindas paisagens?
Tenho três noites para dormir na rota 1, incluindo conhecer Santa Mônica na saída de Los Angeles. Quais cidades você sugere para dormir?
Obrigada,
Carla

Oi Carla,
Eu dormiria a primeira noite em Santa Barbara, a segunda em Paso Robles ou Cambria e a terceira em Carmel ou Monterey.
Quanto as paradas, é só ir bem devagarzinho que você não perderá nada!
Beijinhos,
Mari

Muito boas dicas.
Quanto aos pedágios qual a melhor forma de se pagar e não levar multas ?

Oi Douglas,
Td bem?
A maioria das companhias de aluguel oferece usar o fast pass (versão gringa do sem parar) dentro do carro por uma pequena taxa diária. Essa é sem dúvida a melhor forma de pagar o pedágio. Se não, entre na fila e pague com dinheiro.
Se não estou enganada, nesse trecho que você irá percorrer, você só pegará pedágio em Los Angeles ou ao cruzar a Golden Gate Bridge (se você resolver cruzar de carro)

Oi Mari, poderia me ajudar ?
Vou dia 02 de julho para San Francisco, e volto para o Brasil de San Francisco dia 08.
Queria ver o que for imperdivel em SFO no dia 02 mesmo.
Dia 3/7 queria descer a costa e ficar um dia em Sea Side por questao de valor.
Dia 4/7 descer até San Luis Obispo e de lá seguir até o parque das sequoias , depois seguir até yosemite e ficar 2 dias hospedado para estar de volta em SFO em 08 de julho.
Dúvidas, lugares imperdíveis para parar ? As seqouoias vale mesmo a pena? Qual estrada pegar de San Luis Obispo para ir para as sequoias?
Teno muita dúvidas na quantidade de horas que devo ficar em cada local.
Obrigada
Parabéns pelos posts

Oi Danieli,
Tudo bem?
Em tão pouco tempo eu não recomendo dar essa volta toda não. Porque você não faz da seguinte maneira:
1 dias em SF (É MUITO, pouco, mas se vc prefere assim, blz)
1 dia em Monterey + Carmel
1 dias Big Sur -> San Luis o Bispo
2 dia Yosemite
1 dia San Francisco

Ao invés do Sequoias National Park, veja os Sequoias de Mariposa (que ficam dentro do Yosemite e tbm são lindas).

Veja o que fazer em Monterey aqui
Veja o que fazer em San Francisco aqui

Beijinhos e qq coisa grita!

Oi Mari tudo bem?
Estou sofrendo com os seus posts…gostaria de ter mais tempo para aproveitar mais essa viagem, mas não tenho e preciso de um help para o meu roteiro super express. Pode ajudar?Nosso destido eh ida San diego – San Francisco (ficando 3 dias em san Francisco) e depois de la para Los Angeles, pegando a big sur.
Eu e meu marido estamos saindo de San Diego numa sexta-feira pela manha cedo, pensamos em parar e Santa Barbara para o almoço e passeio básico e seguir para dormir em Cambria. No dia seguinte cedo seguir para San Francisco. Na volta, sair bem cedinho de San Francisco e chegar de noite em Los Angeles. Sabemos que que essa volta sera bem cansativa mas somos experientes em estrada, temos que arriscar pois so temos esse tempo. Quais os pontos imperdíveis? Onde podemos por exemplo parar para almocar nessa volta SF – LA? No caminho de ida, algum lugar bonito na estrada que já poderíamos ver e não parar na volta?

bjs, obrigada desde já 🙂

Oi Carol,
Eu se fosse você escolheria seguir pela Highway 1 ou na ida ou na volta. No seu caso, eu faria as paradas na ida: Morro Bay, Elefantes marinhos de San Simeon, Bixny Beach e Mc Way Falls são as imperdíveis. Mas pare sempre que der, ou que seu coração mandar. Na volta, pegue a vida rápida – que é sem graça e não tem muita coisa no caminho – mas que te garante uma viagem BEM mais rápida.

Beijinhos,
Mari

Muito obrigada pelo retorno Mari!!
seria melhor mesmo pegar esses pontos na ida do que de repente, fazer uma ida rápida (San Diego – Cambria) e na volta, sair de San Francisco, parar só no trecho Carmel – San Simeon e de lá seguir pra Los Angeles?
Valeu mais uma vez, seu blog é maravilhoso, dicas ótimas! Sucesso! 🙂

Obrigada pelos elogios, e ser der, passa aqui na volta pra contar como foi!
Beijos

[…] Highway 1: a famosa viagem de carro pela Costa da Califórnia […]

[…] Highway 1 entre São Francisco e Los Angeles: https://ideiasnamala.com/2013/01/24/california-a-famosa-highway-1/ A viagem entre Santa Barbara e Santa […]

[…] da Califórnia, foram dez dias percorrendo a costa da Califórnia de San Diego a San Francisco pela Highway 1 parando em vários cidades incríveis como Los Angeles, Santa Cruz e Santa barbara. Um roteiro […]

[…] Los Olivos é uma cidade pequenina há cerca de 40 minutos de Santa Bárbara e encostadinha em Solvang na Califórnia. Uma cidade charmosa repleta de salões de degustação de vinho, bons restaurantes e pertinho das vinícolas da região. Um lugar bem gostoso para passar o final da tarde depois de dirigir pelas praias da Highway 1. […]

[…] Califórnia, a famosa Highway 1: https://ideiasnamala.com/2013/01/24/california-a-famosa-highway-1/ […]

[…] San Simeon, e se impressionar com o pomposo Hearst Castle, que tal descansar da intensa rotina da Highway 1, uma das viagens de carro mais lindas do mundo, e passar o final de tarde relaxando em uma […]

[…] Santa Barbara pegamos a famosíssima Highway 1, a estrada que passa por paisagens lindas e nos levaria até San […]

[…] Highway 1, também conhecida como Route 1, é uma das viagens de carro mais lindas do mundo. Além de […]

[…] espetaculares e muito charme, farão desta parada um dos momentos mais especiais da sua viagem pela Highway 1. Quer […]

[…] charmosa cidade de Los Olivos, na Highway 1 tem n opções de vinícolas e salões de degustação caprichados. O meu preferido é o Artiste, […]

Eu e minha esposa fizemos essa viagem entre SF e LA em 03 dias, sendo que 02 foram utilizados em Carmel e Monterey. Achamos pouco, o ideal seriam 05 dias completos.

Fiz um relato em meu blog, caso possa interessar.

http://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/11/10/pacific-coast-highway-ou-highway-1-california/

Concordo Leonardo. 5 dias é ideal. Acho 3 dias pouco, mas você acredita que muita gente pensa em fazer em dois?

Olá!
Estou pensando em fazer a Highway 1 em maio/15, mas ao invés de locar um carro, quero locar uma motocicleta Harley.
Você sabe se existe alguma restrição para fazer este percurso de motocicleta?

Você pode me dar uma opinião sobre o roteiro?
03 dias SF
01 dia Monterrey
03 dias LA
03 dias Vegas

Obrigada! Seu blog é o máximo!

Oi Daniela.
Se o vento não estiver forte, fazer o passeio de Harley deve ser uma delícia. Vejo muita gente de moto na estrada e morro de vontade de tentar!
Ir de Monterey até LA em um único dia é muito pesado. Eu ficaria um dia a menos em LA e quebraria a viagem em Cabria ou Paso Robles.

De LA para Vegas você vai de avião?
Abraços e obrigada pelos elogios

Pelo que vi, são cerca de 300 milhas entre Monterrey e LA…umas 6h de viagem…talvez fique cansativo, mesmo…

De LA para Vegas são 270 milhas pela Interstate 15…dá pra ir de moto mesmo!

Valeu pelas dicas!! Bjão!!

Mari, parabéns e obrigada pelo blog!
Por favor, preciso muito de sua ajuda, não consigo avançar no planejamento da viagem… Terei 18 dias em dezembro/14 para fazer S.Fco- Highway 1- Los Angeles. A princípio, distribuí:
– 5 dias em S. Fco.
– 3 na Highway, dormindo 2 noites em Monterrey e 1 em San Luis Obispo
– 10 dias em L.A.
O que acha? São muitos dias em LA? Acha que fico mais 1 em S.Fco.?
Por favor, aguardo sua resposta. Muito obrigada!!!
Ah! Só mais uma coisa: quando você responder, receberei um aviso por e-mail? É que nunca comentei num blog antes… kkk. Beijos.

Oi Nelma,
Tudo bem?
Dez dias em LA é tempo d+!
Coloque mais um na Highway 1, se der, durma em Big Sur ou então durma em São Luis e em Santa Barbara.
Além de LA, pense em passar uns 3 dias em San Diego que é uma graça, ou se você gostar de parques nacionais pode pensar em conhecer o Yosemite National Park.

Abraços

Oi Mari.
Antes de mais nada parabéns pelo seu blog, muito legal e bem organizado, assim como este post.
Vou para Califórnia em novembro agora, chego em Los Angeles no dia 13 e volto de São Francisco no dia 23. Pensei no seguinte roteiro:
13/11 Los Angeles (terei o dia todo)
14/11 Los Angeles
15/11 Saio de Los Angeles para fazer compras no Outlet Camarillo e dormir em Santa Barbara
16/11 Santa Barbara/Carmel
17/11 Carmel/Monterey
18/11 Napa Valley
19/11 São Francisco
20/11 São Francisco
21/11 São Francisco
22/11 São Francisco
23/11 São Francisco

Minhas dúvidas são: será que não deveria ficar um dia a mais em Los Angeles? Há algum outro local que seria interessante de ficar uma noite no caminho até São Francisco? Vale a pena dormir um noite em Napa Valley ou é melhor um bate e volta mesmo?

Desculpe o número de perguntas, mas se puder me ajudar realmente agradeço.
Grande abraço
Paulo

Oi Paulo,
Santa Barbara a Carmel – com paradas e qualidade – é muita estrada para cobrir num dia, eu dividiria este trajeto em dois.
Dois dias em Los Angeles dá para dar uma geral básica, caso voei tenha algum interesse especifico, um dia a mais pode ser uma boa.
Dormir uma noite em Napa ou Sonoma é uma delicia para quem quer curtir as vinícolas com tranquilidade e sem se preocupar com bebida + estrada.

[…] Carmel quanto Monterey são paradas obrigatórias para quem percorre a Highway 1 (também conhecida como Route 1, ou Rota 1) que liga São Francisco a Los Angeles, uma das viagens […]

[…] Califórnia. Solvang é uma das paradas de quem faz a Pacific Coast Highway, mais conhecida como Highway 1, e fica pertinho de Santa Barbara e das vinícolas de Santa […]

[…] como uma das estradas mais lindas do mundo a Pacific Coast Highway, também chamada de Route 1 ou Highway 1, na Califórnia é uma viagem inesquecível. O trecho mais famoso dessa estrada liga São […]

mari tudo bem?
em relaçao ao meu roteiro voce adicionaria um dia em qual cidade? tenho essa flexibilidade de horario.

boa noite mari tudo bem?

eu planejando o seguinte roteiro:
17/12/2014 chegada são francisco
18/12/2014 são francisco
19/12/2014 são francisco
20/12/2014 outlet – dormindo em monterey
21/12/2014 Carmel – Pfeiffer Beach – dormir santa barbara
22/12/2014 santa barbara – saida para Los angeles periodo da noite
22/12/2014 los angeles chegada a noite
23/12/2014 los angeles
24/12/2014 los angeles
25/12/2014 los angeles
26/12/2014 ?
27/12/2014 san diego
28/12/2014 san diego
29/12/2014 san diego
30/12/2014 Las vegas
31/12/2014 Las vegas
01/01/2015 Las vegas
02/01/2015 Las vegas
03/01/2015 Las vegas

lembrando que vou viajar com 4 amigos, e estamos evitando alguns lugares romanticos e procurando alguns mais animados. tenho algumas perguntas:
voce acrescentaria alguma parada no nosso trecho? estou achando um pouco mal distribuido.
essa rota pode ser feita nesse periodo? teriamos muito problema com chuva?
35 dolares por dia para alimentaçao é uma boa quantia?
quanto sairia o aluguel de um veiculo para esses dias?
lembrando que estamos viajando com a condiçao de maior economia possivel.
beijos e muito obrigado

O número de dias de vocês tá excelente, mas achei o roteiro corrido entre SF – LA. Deixando toda a história do romance de lado, este trajeto é super bonito e merece ser feito com calma. Outra parada que pode ser bacana para quem vai dormir em Santa Barbara é conhecer as vinícolas da região. Tem muito vinho bom, que merece ser experimentado. Sta Barbara tbm é razoavelmente animada com bons barzinhos. Resumindo: Eu sem dúvida nenhuma tiraria um dia de Las vegas e colocaria na Highway 1. Conhecer Carmel e ir até Sta Barbara no mesmo dia é pesadíssimo. Isso sem falar que Las Vegas é a cidade mais cara de todas e você me falou que quer economizar ;). Outra possível parada é Santa Cruz, uma praia bem jovem e que pode ser uma boa pedida para vocês. Não conheço as praias entre LA e San Diego, mas como vcs tem dia sobrando, podem fazer este percurso com bastante calma.
Alugue o carro do dia 20 ao 29. Em Vegas (ao menos que você queira ir no Outlet, que é mais barato que na California) pode ficar sem carro de boa. IDEM para SF.
O aluguel de carro deve sair em torno de 35 dólares por dia, o mais barato que já achei foi 20 por um carro anão + seguro.

mari tudo bem?

eu dei uma mudada no meu itnerario e inclui o six flags, o outlet vc me recomenda em vegas e nao na california?
estou pensando ainda em ir no yosemite pak, voce me recomenda?
o que me prende muito nesse horario é a necessidade de passar o ano novo em las vegas, alem disso tenho um amigo morando em san diego e gostaria de passar o natal com ele.
muito obrigado pelas dicas

Como Nevada tem menos taxas do que a California e você tem muitos dias em Las Vegas – ou seja, é mais barato – eu sem dúvida iria no Outlet de Las Vegas (que fica super perto da cidade).
Eu amo o Yosemite, mas não saberia como encaixar no seu roteiro. Vcs gostam de trilhas? Se sim, não pense duas vezes e vá!
O Six Flags que você encaixou é o de Los Angeles, certo?

Olhando seu roteiro, e logo de cara eu mudaria o seguinte:
20/12/2014 Sair de SF cedo e passar o dia em Carmel e Monterey
21/12/2014 Tocar até Santa Barba, você já conheceu Carmel, então pode sair cedo.

35 solares de alimentação é razoável. A California é cara, então esqueça jantares de rei. Mas deve dar para comer direitinho.

entendi
eu estava pensando em encaixar o parque na volta, pois eu iria de vegas para san francisco de carro e direto. sera que fica muito corrido?
desculpa comentar de novo ali em cima, nao sou muito familiarizado com blogs.

quantos dias mais ou menos no yosemite park?pelo menos pra dar uma olhada rapida durante o trajeto de volta Vegas – san francisco.
obrigado

Oi Marcelo, eu recomendo uns dois dias ou três dias pelo menos no Yosemite. Não sei se vale a volta toda só para dar uma olhadinha. O lugar é muito lindo e merece pelo menos 1 dias inteirinho.

entao mari, eu vou voltar pra san francisco por conta da minha passagem, entao acho que vale a pena dar uma conferida no parque yosemite, como disse tenho flexibilidade e posso adicionar mais uns 2 dias na viagem. Tem alguma cidade pra ficar la perto? tem grandes chances de pegar a estrada com gelo?
obrigado

Tem muitas chances de você pegar estrada com gelo. Veja se há hospedagem disponível dentro do parque, no inverno não é impossível de achar. Se não, Mariposa é uma boa pedida.

mari tudo bem?

estou pensano o seguinte: sai de las vegas e vou direto para mariposa, no outro dia pego o onibus e sigo para o yosemite park ( para evitar dirigir nas estradas com gelo), dormundo novamente em mariposa e sigo viagem no dia seguinte para sao francisco.

Minha duvida é a seguinte:
– mesmo com tudo isso tenho grandes chances de gelo no trajeto las vegas – mariposa e mariposa – sao francisco? ( estou com um pouco de receio pois nao sei usar as correntes no carro e nao sei se a locadora permite o uso).
-vale a pena visitar o parque no inverno?
– o parque das sequoias gigantes fica inviável no inverno ?
desculpa a grande quantidade de perguntas, é que estou com muitas duvidas para essa viagem.
muito obrigado

Oi Marcelo,
Tudo bem?
A locadora sim permite o uso das correntes. Sua chance de pegar gelo na estrada é sim alta nas proximidades do Yosemite.
Se não tiver muita neve, dá para chegar no sequiosa sem problemas.
Você já achou esse ônibus entre Mariposa e Yosemite?

achei sim, chama yarts. voce me aconselha quais lugares no parque, visto que vou ficar um dia so.
obrigado

Fique pelo Yosemite Valley. Visite a Yosemite Falls, Bridal veil e se tiver Pic Vernal e Nevada Falls

bom dia, gostei do seu blog muito completo
qual melhor mes do ano para fazer a highway 1? tenho 15 dias, e quero fazer de motor home com 3 amigos.
obrigadi

Essa é uma viagem linda para o ano inteiro, mas os melhores meses Abril/Maio (Primavera) & Setembro/Outubro (Outono). Durante o verão você pode pegar um pouco mais de neblina do que gostaria e durante o inverno pode chover e fechar bem o tempo.

[…] para a Califórnia e não sabe quais cidades incluir e nem que lugares visitar? Quer conhecer a Highway 1 mas não sabe muito bem quantos dias programar? Conheça minha lista de cidades preferidas na […]

[…] dos leões marinhos. Visitar Monterey é um item que não pode faltar na lista de quem percorre a Highway 1 na Califórnia, uma das estradas mais famosas e mais bonitas dos Estados Unidos e uma das viagens de carro mais […]

[…] A famosa Rota 1: https://ideiasnamala.com/2013/01/24/california-a-famosa-highway-1/ […]

Oi Mari, blza?

Estou estudando um roteiro de viagem para o US ano que vem, seria para abril mais ou menos. A princípio 15 dias de férias, to na briga com minha namorada de lugares para conhecer. Penso e dividir mais ou menos assim: – 5 dias Califórnia, 5 dias NY e 5 dias Orlando. Na Califórnia, tenho vontade de conhecer SF, Grand Canyon e Las Vegas. Não creio ser um roteiro fácil. É possível fazer esses 3 lugares de carro em 5 ou 6 dias? Da pra hospedar em Las Vegas e um dia de passeio no Grand Canyon e voltar para Las Vegas?

Estarei viajando com minha noiva, e pretendo ficar em Hostels todo o trajeto, isso é viável?

Outra pergunta, você poderia me dar sugestões de lugares para conhecer em São Francisco?

Muito obrigado.

Oi Dalton,
Td bem?
Primeiro de tudo: acho que sua ideia de roteiro é inviável. Vc vai passar mais tempo se deslocando entre as cidades do que efetivamente conhecendo e curtindo. California fica do outro lado dos Estados Unidos, a 5 horas de voo de Miami ou NY e isso sem contar nas horas q vc tem que chegar antes do voo no aeroporto, e no tempo que vc leva para pegar a mala e sair, ou seja, numa viagem de 15 dias, vc perderia pelo menos uns 4 no aeroporto (2 para ir e voltar do Brasil e mais 1 para cada perna se vc tiver sorte).
Então minha primeira dica é que você escolha 1 ou no máximo 2 regiões para dividir suas férias. Fazer Orlando + NY em 15 dias é super viável. Ou se vc preferir, passe 15 dias inteiros na california (e conheça a Disney e os Parques da California ao Invés de Orlando).
De São Francisco até o Grand Canyon são quase 1500 Km só de ida, ou seja, em 5 dias vc vai passar quase todo o tempo viajando. Agora se vc quiser e MUITO fazer esta insanidade em tão poucos dias. Passe pelo menos 3 dias em SF, pegue um voo até las Vegas ( voo de uma hora e se comprar com antecedência, sai mais barato que aluguel de carro + gasolina). E de lá vc pode ou fazer um passeio de Helicoptero pelo Grand Canyon, ou ir de carro até o Grand Canyon, dormir um noite e depois voltar. Ir e voltar no mesmo dia é burrada, são quase 4h e 11 minutos só de ida, ou seja, 8 horas de direção no total.

Dá fácil para se hospedar em hostels em todos os lugares.
Veja sugestões de passeios em SF na parte de SF deste blog.

Oi Mari.

Muito obrigado pela ajuda. Eu imaginei que você diria isso. NY eu já conheço, e na verdade, estou estudando passar por lá porque minha namorada quer. Orlando também é desejo dela, enquanto Califórnia é o meu desejo. Pra não gerar atrito, estou tentando encaixar todos esses lugares.
Pra fazer um passeio legal no Gran Canyon, tem lugar próximo para pernoitar? você me recomendaria isso? e esse passeio de helicóptero, você sabe mais ou menos a faixa de preço?

vou dar olhada na parte de SF…

De qq forma, muito obrigado por tudo!

abs.

Oi Mari, tudo bom!?
Parabéns pelo blog, muito muito bom!!

Queria ver se você consegue nos ajudar (eu e a minha família) com algumas dúvidas..
Vai ser a primeira vez que viajaremos juntos para o exterior e meus pais tem bastante expectativas e como você tem toda essa bagagem, minha mae pediu para eu te fazer as seguintes perguntas:

Você sabe que tipo de motor home deveríamos alugar? Estamos em 03 casais, idade de 25 até 60.
Como posso fazer um roteiro legal de motor home para conhecer a Highway 1?
Quantos dias você recomendaria ficar em cada cidade?
Quais cidades não dá para conhecer de motor home. Destas, você tem indicação de hotel?
Qual o custo aproximado da viagem por pessoa?

Desculpa o bombardeio de perguntas, mas essa viagem é realmente muito importante para a minha família e gostaria de planejar o melhor possível..

Muito obrigada de qqr forma,
Um beijo,
Andréia

Oi Andreia,
Td bem?
Vou tentar te responder todas as perguntas e se falta algo, vc me avisa?

a) Você sabe que tipo de motor home deveríamos alugar? Aluguem um Motor Home para 7 pessoas. Já entrei num e é super legal

b)Como posso fazer um roteiro legal de motor home para conhecer a Highway 1? Vc deve escolher as cidades, nessa seqüência e posts indiquei minhas preferidas e procurar Campings bacanas para Motor Home. Como a Route 1 é muito disputada, recomendo que vc reserve com antecedência.

c)Quantos dias você recomendaria ficar em cada cidade? Tudo depende de quanta dias vc tem, mas o ideal seria: pelo menos 3 dias em São Francisco, 2 noites em Monterey ou Carmel, Uma noite em São Luis o Bispo ou Paso Robles, uma noite em Santa Barbara e deus ou três noites em Santa Mônica ou Venice Beach.

d) Quais cidades não dá para conhecer de motor home. Destas, você tem indicação de hotel? A Califórnia é o Paraiso do Motor Home, tudo dá para fazer sossegado. Talvez em SF, eu alugaria o trailer somente na saída e me hospedaria em algum lugar próximo a Union Square.

e) Qual o custo aproximado da viagem por pessoa? O custo depende muito das escolhas de vcs. O Motor Home bebe muita gasolina e cada enchida custa cerca de 100 dólares. Cozinhar no Trailer sai mais barato que comer fora, mas comendo fora, 50 dólares por pessoa por dia, deveria dar para comer bem. E fora isso tem passeios e lembrancinhas.

Parabéns pelo blog Mari,vou fazer esa viagem em 18/02 ,ja fez esse trecho no inverno ou teve algum problema de estrada fechada?
Grato
Felipe

Já fiz duas vezes no inverno e sem nenhum problema. Risco de estrada fechada praticamente não existe, mas de tempo chuvoso, sim existe,

Oi Mari, primeiro gostaria de agradecer pelo seu trabalho que me vez decidir entre LA ou Canadá. Claro que outra coisa pesou rsss, adoro basquete e torço pelo Lakers claro. Estou pensando ir em OUTUBRO com 15 dias, e após ler todo seu trabalho penso em fazer São Francisco, LA e Las Vegas. Seguindo seu direcionamento alugando um carroe fazendo a Highway 1. Acha que dá? Pode me ajudar? Obrigado mais uma vez por seu trabalho.

Oi Kleber! Ótima escolha!!! Ver um jogo de basquete aqui nos US (do Lakers ainda!) é sensacional!!! 15 dias dá pra fazer a Hwy 1 tranquilamente! Fique 4 dias em SF, faça o percurso em 6 dias (2 noites em Carmel ou Monterey, uma noite em Paso Robles ou San Luis o Bispo, 1 noite em Santa Barbara, 2 noites em Santa Monica ou Venice Beach) 2 noites em LA (mais central). Repare que ainda tem uns dias sobrando caso você queira incluir algo, ou passar mais dias em algum lugre especial.

Abraços e boa viagem

Oi Mari, parabéns pelo Blog!
Fechei um roteiro com base no seu post e outros sites, você tem alguma sugestão ou acha que está legal? As passagens aéreas e o carro já aluguei, minha dúvida maior é se as paradas na H1 devem ser em Monterey e Santa Bárbara mesmo.
01/09 – 06/09: Las Vegas, com 2 dias de Grand Canyon (reservei hotel no parque, lado Sul) – voo para SF.
07/09 – 09/09: San Francisco. Aluguei um conversível para sair de SF ao meio dia, com destino a Monterey (pernoite em Monterey).
10/09: Acordo em Monterey, seguir pela 1 até Santa Bárbara (pernoite em Santa Barbara), sigo para LA no dia 11.
11/09 – 14/09: Los Angeles
15/09: San Diego
16/09: Retorno para Brasil, saindo de San Diego.

LA o pessoal comenta que não precisa de muitos dias, mas como eu sou louco por parques quero um dia inteiro no Six Flags e outro na Universal.

O que acha desse roteiro? Obrigado e sucesso!

Oi André, td bem?
Seu roteiro me parece ótimo! Tenho poucos comentários:
-Acho que fazer a Rota 1 em dois pedaços é apertado, o trecho entre Monterrey e Santa Barbara ficará SUPER pesado, mas se você prefere ter mais dias em LA para aproveitar os parques de LA, pode ser a alternativa.
-Um dia a mais em San Diego também seria um ótima pedida.
-Se der tempo de trocar, eu tiraria um dia de Vegas e colocaria um dia a mais na rota 1.

Boa viagem, aproveite bastante!

Estarei lá no mesmo período, mas farei o caminho inverso…
Chego em SF dia 1/9 e saio de LV dia 15/09

Oi Mari, td bem? Adorei seu blog.. e vc.. Rs.. Muito atenciosa e cuidadosa com os comentários… Parabéns!

Acabei de saber q terei minhas ferias entre os dias 13/07 a 4/08… Quero viajar nestes dias. Acredito q é um tempo razoável.. Mas depois de ler tantas coisas interessantes estou completamente perdida.

Minha ideia inicial era ir para los Angeles… Ficar na praia, passar por las Vegas e voltar para o Brasil.. Mas comecei a ver a quantidade de coisas interessantes pra se fazer e fiquei sem rumo. Me ajudeeeeee por favor! Rs…

Gostaria de passar por são Francisco, Yosemite, los Angeles, San Diego,las Vegas e grand canyon… (Muita coisa e pouco tempo né?)… Não sei o q excluir…

Amo praia… De ficar o dia inteiro torrando no sol, sabe? Gosto de lugares moderninhos: parques, festas, Hollywood etc…

Não ligo muito para vinhos… Nem para trilhas etc. Gosto de belezas naturais, por isso queria ir para o Yosemite e o grand canyon.. Mas apenas visita-los, sem fazer grandes caminhadas dentro… Pq sou medrosa.. Rs

Alem disso vou sozinha.. As estradas tem algum tipo de perigo? Estou preocupada com o trecho de SF ate los Angeles e depois até o grand canyon… Como é a sinalização?

Me ajuda a montar um roteiro?

Obrigadaaaa

Bjoo

Oi Silmara,
Td bem?
Se você gosta de Praia, eu daria uma passadinha por San Diego tbm! De lá dá para chegar ao Grand Canyon sem grandes perrengues. E a estrada é ótima! No grand Canyon as melhores vistas estão acessíveis sem nenhuma caminhada. Lindo e tranquilo. Reserve uns três dias para fazer essa passagem pelo Grand Canyon. Caso, não caiba no seu roteiro, uma alternativa mais cara, porém linda é pegar um helicóptero saindo de Vegas. E se torrar no sol é o seu negócio, capriche no hotel em Vegas e escolha um com piscina bacana!

Descer pela 1 rumo a São Francisco é lindo em imperdível, vc só tem que coordenar bem a ordem do seu roteiro para não correr o risco de ficar indo para lá e para cá sem apreciar nada direito.

O Yosemite é maravilhoso, mas completamente fora de mão para você que só quer dar uma olhada nas paisagens. Muito perrengue para pouco benefício.

Mari, bom dia. Vamos lá com mais uma solicitação para ver se pode me ajudar…

vou fazer o roteiro SF-LA-LV de carro em outubro e peço sua ajuda com duas dicas super importantes para as quais tenho tido dificuldade em conseguir respostas definitivas:
– além dos shows, quais programas recomenda-se que sejam reservados pela internet antecipadamente (pelo custo e/ou pela chance de não conseguir in loco), sejam eles nas 3 grandes cidades citadas ou nas da Highway 1 (Carmel, Monterrey, Santa Barbara, etc.). ex: Alcatraz by night em SF…
– para as cidadezinhas da Highway (pretendo passar 2 noites em Carmel/Monterrey, 1 em Santa Barbara e 1 em San Luis Obispo), recomenda-se sair do Brasil com os hoteis já reservados ou é melhor deixar o roteiro em aberto. Pretendo gastar por volta de USD200/dia e estou receoso de me amarrar num roteiro com tantas variáveis que esse passeio oferece, mas por outro lado tenho medo de chegar lá e perder muito tempo procurando hoteis com vagas que apresentem bom custo/benefício (fora o fato que não sei se terei acesso ao 3G fora do Brasil, o que dificultaria essa procura…)
Muito obrigado antecipadamente!

Oi Jairo,
Tudo bem?
O único passeio que valeria a pena reservar com antecedência nesses cidades é o passeio para ver baleias de barco, mas só recomendo se você tiver mais de dois dias em Monterrey. Todos os outros dá para agendar na hora.
Eu pessoalmente prefiro reservar os hoteis com antecedência. Ano passado deixei para reservar na hora e fui surpreendida com um mega torneio de Golf em Carmel que praticamente dobrou o preço de todos os hotéis. Com a reserva e mãos vocês ficarão tranquilos para curtir seu dia sem ter que se preocupar em encontrar um lugar limpo e dentro do seu budget.

obrigado!

Primeiramente, parabéns pelo texto e atenção com cada leitor desse espaço! Estou começando a planejar minha viagem para California e por ora queria uma dica de como aproveitar ao máximo as tão famosas vinícolas de Napa Valley, Cambria, e outras. Como dirigir e beber nos EUA não é uma boa ideia, o que você sugere? Dormindo nessas cidades, como se daria o acesso às vinícolas sem estar de carro? E, depois do passeio, dá para curtir mais da cidade sem o automóvel próprio?

Oi Jairo,
Tudo bem?
Mesmo dormindo nas cidades, a não ser que você contrate um motorista, você vai precisar de um carro.
Recomendo que vc reserve as ultimas vinícolas razoavelmente próximas do seu hotel, coma sempre algo entre suas degustações e delegue alguém para beber menos e curtir mais as vistas. E geralmente escolha a ultima vinícola num lugar bem lindo para passar algum tempo de bobeira antes de pegar a estrada. Beba com responsabilidade porque o policiamento é bravo e aqui não tem moleza.

Irei fazer São Francisco(de carro) do dia 21/03 a partir das 12:00 -13:00 hs até 27 em Los Angeles.Dia 28 de manhã já volto para o Brasil .
Como Vc sugere o trajeto onde dormir e quanto ficar em cada lugar.?Obs:Minhas filhas gostariam de ver e tirar fotos na placa de Hollywwod.
Obrigada pelas dicas

Oi Jacqueline,

Acho que no post conto um pouquinho como eu dividiria os dias.
Seu dias estão bem apertados, então vc terá que pensar bem o que pretende priorizar.

Ola, Mari! Tudo bem? Muito legal seu blog! Parabens!

Eu e uma amiga estamos quebrando a cabeca para montar um roteiro legal sem ter a sensacao de que estamos perdendo muito.

Somos au pairs aqui nos EUA e nos surgiu uma oportunidade de fazer uma viagem de 6 dias para California. A familia com quem eu moro ja tem minha passagem comprada para LA ida e volta. Chegando dia 22 de marco e retornando dia 28 de marco (moro em MD). A ideia ate agora esta sendo:
22/03 ate 23/03 as 1 p.m- LA (calcada da fama, letreiro de Hollywood, Pier de Santa Monica, Vanice Beach, Universal Studios..)
23/03 a tarde – pegar um aviao para Sao Francisco e ficar la ate 26/03 bem cedo e com um carro alugado ir ate Yosemite.
26/03 – passar o dia em Yosemite e voltar dirigindo para SF, dormir em SF ou outro lugar depois de SF com destino a LA ( pela CA 1)
27/03 – Continuar dirigindo pela CA 1 com destino a LA.

Minha amiga tem que pegar o voo de volta para a cidade dela dia 27/03 de tarde (ate as 4 p.m) entao nao temos muito tempo para fazer a CA 1, mas tbm nao queremos deixar de faze-la.

Voce acha q temos q tirar algo do roteiro para aproveitarmos alguma atracao/praia/lugar etc melhor? Tem algo dispensavel? (Eu sei q nao tem rs.)
Que lugar vc sugere de dormimos depois de Yosemite para LA para podermos pegar uma parte boa da estrada de dia?

Obrigada desde ja,
Camila

Oi Camila,
Tudo bem?

Seu roteiro está um pouco corrido de mais, e para falar a verdade acho que está até um pouco impossível.
LA: Para fazer tudo o que vc planejou, vc precisaria de 3 dias. O Universal é um dia inteiro. Santa Monica + Venice, no mínimo uma manhã. E Hollywood, mínimo meio dia. Vc já pensou em como fará os deslocamentos dentro de LA? (Transporte público bem limitado)
2 dias em SF é pouco, mas é ok. Dá para fazer.
Ir para o Yosemite num dia para voltar no outro, acho loucura. Dá para fazer, dá. Mas se vc tiver pelo menos doso dias, juro que vc vai aproveitar mais.
Eu se fosse vcs:
Ficaria dois dias em LA na chegada, alugaria o carro e desceria pela Hwy 1 em dois dias até SF e passaria os dois últimos dias em SF.
Vai ficar corrido na Hwy, mas é tão lindo que vale a pena.

Abraços

Olá!! Que máximo esses posts e sua disposição em responder todos tão atenciosamente. Estou pensando em viajar com meu marido por 10 dias ( lua de mel!! Vamos deixar os filhos!) e nós interessamos por LÁ e São Francisco , mas não temos a menor idéia do que seria melhor, pois queremos curtir mas sem stress! Me de uma dica!
Alessandra

Oi Alessandra,
Tudo bem?
Em dez dias dá para fazer os dois com muito amor e sem stress!
Fique 4 dias em SF, faça a route one em 4 dias, e passe os últimos dois em LA.
Se vc pegar um voo: SP – LA e LA:SP e comprar a perna LA -SFO separado, vc faz tudo tranquilo.
Mas, caso vc queira muito escolher um dos dois, fique com SFO.

Oi, Mari

primeiramente, parabéns pelas informações e conhecimento.

pretendo fazer algo bem parecido com os roteiros aqui mencionados, no final de agosto/início de setembro.

Tenho algumas dúvidas quanto a quantidade de dias em cada cidade. O que acha?

21/08 – saída do Brasil (noite) – San Francisco;
22/08 – San Francisco (chegada por volta de 11:30);
23/08 – San Francisco;
24/08 – San Francisco;
25/08 – saída de San Francisco – Monterey/Carmel;
26/08 – saída de Carmel – Rock Point/Big Sur;
27/08 – saída Big Sur – Solvang/Santa Bárbara;
28/08 – saída de Santa Bárbara – Camarillo (outlets)/ Los Angeles
29/08 – LA (Six Flags);
30/08 – LA;
31/08 – saída LA – San Diego
01/09 – San Diego
02/09 – San Diego
03/09 – Saída San Diego – Las Vegas
04/09 – LV
05/09 – LV
06/09 – LV
07/09 – Saída de LV (por volta de 18:15) – Brasil

San Francisco – 3 noites;
Carmel – 1 noite;
Big Sur – 1 noite;
Santa Bárbara – 1 noite;
Los Angeles – 3 noite;
San Diego – 3 noite;
Las Vegas – 4 noites;

Grato

Oi Rubens,
Tudo bem?
Gostei muito do seu roteiro, eu tiraria um dia de Las Vegas (se vc não estiver indo até lá só para jogar,e não estiver planejando passar um dia no Grand Canyon, dois dias e meio dá bem) e ficaria mais um dia em Monterey que tem um monte de coisa bacana para ver e fazer. Big Sur é do lado de Monterey. Durma um pouco mais para frente, San Simeon ou San Luis o Bispo são boas alternativas.
Aproveite a viagem.
Abraços

Primeiramente parabéns pela página, minha primeira vez aqui!!!
Segundo, pelo amor de Deus me ajuda Hehe… To ficando doido… Quero muito fazer essa rota…
Vou casar dia 30 de Agosto e penso sair em lua de mel dia 2. Tenho 20 dias de viagem.
Quero visitar: Califórnia – Nova Yorque – Miami
Obs: nao conheço nenhuma delas. Tudo sera novo e extraordinário.
1º Califórnia – pegar avião ate los Angeles
Roteiro:
Pensei em sair do aeroporto de los Angeles de carro alugado, um conversível e ir para yosemite park, acho que são uns 600 km de chão. Depois esticar ate são Francisco e descer pela highway 1 ate los Angeles novamente e pegar um avião para nova Yorque.
Acredito que 6 dias para Califórnia, 7 nova Yorque, 6 Miami- orlando, incluindo parques da Disney
Acha que esta legal??? Nós nao bebemos então esses passeios a vinícolas estão descartados, o que você sugere para cada trecho.???

Oi Dhaniel,
Tudo bem?
Primeiro de tudo parabens pelo casório, que vcs sejam muito felizes!
Agora quanto a viagem, a primeira coisa que eu te diria é… calma! Com 20 dias acho muito pouco para vc colocar todos esses lugares, vcs vão passar mais tempo na estrada do que curtindo a lua de mel.
Pensando racionalemente, com 20 dias de viagem, eu arrancaria Miami do roteiro (praia tem no Brasil e compras vc pode fazer tanto em NY quanto na Cali. Miami é menos romantico, mais lotado e mais perto do Brasil, fica mais fácil de vc visitar em alguma outra ocasião. E ai eu dividiria a viagem em 6 dias em NY e 14 na California (juro que vc não vai se arrepender dessa divisão).
Nem pense em fazer a Route 1 em menos de 3 dias, na real eu faria em 4 ou 5 para vcs terem tempo de curtir tudo com a calma que o lugar merece.
Assim eu ficaria 4 dias em SF, 4 dias na Route 1, 3 dias em Santa Monica + LA e 3 dias no Yosemite.

Se tiver mais dúvidas avise.
Abraços

Olá Mari, queria saber se posso passar por essa estrada tranquilamente, ou tem algum perigo de roubo e outro? Posso ir em apenas um carro?

Super seguro Jussara. Não entendi a pergunta do 1 carro.

Oi Mari, tido bem ? amei seu blog , perfeito !!
Tenho uma dúvida , estamos planejando nosso retorno a Califórnia e agora queremos fazer de San Francisco a San Diego , ficaremos em L.A algumas noites , mas a minha dúvida é :
Melhor dormir em San Luis Obispo ou em San Simeon por conta do Castelo etc..
pensei assim , veja o que acha :
5 noites em San Francisco ( pq queremos uma tarde descer para Half Moon Bay)
1 noite em Napa Valley
2 noites em Monterey – desecemos até Julia Pffeier e depois subimos de novo e dormimos em Monterey outra vez , por isso separei duas noites.
de Monterey vamos para San Simeon ( Casatelo ) e de lá iria para Santa Barbara , mas não queremos fazer nada muito corrido , quero ir a Solvang , Los Olivos antes de chegar a Sta Barbara aonde dormiremos 1 noite , o que vc indica ? dormir em San Simeon ou dormir em San Luis Obispo ?
beijos e obrigada!!! Nathalia

Oi Nathalia,Tudo bem?

Bem legal seu roteiro. Se for a Half Moon, vá tbm a Santa Cruz no mesmo dia.
Com dois dias em Monterey dá para vc conhecer o poin Lobos – que é lindo, e como agora é temporada de baleias, quem sabe vc não encontra ums dando sopa por ali?! Assista o por do sol da praia de Carmal e faça o 17 mil drive.
Entre dormir em San simeon e São Luis o Bispo, tanto faz. Faça uma parada em Morro Bay no caminho 🙂
Solvang é bonitinha, mas não coma por lá, com exceção a loja de panquecas, é tudo engana turista trouxa. Santa Ines tem muita vinicola boa!

Aproveita bastante a viagem.
Abraços

Oi Mari, tudo bem?

Gostaria de fazer essa viagem em setembro/2014 com minha esposa e filha de 1 ano e 7 meses. Você me ajudou muito no post do lake tahoe e graças a você incluí ele no roteiro.

Agora estou revendo o meu roteiro, e estou pensando em fazer algumas modificações, eu pensei no seguinte:

San Francisco: 6 noites
Tahoe: 3 noites
Yosemite: 3 noites
Carmel: 3 noites (Gostaria de ver tb Monterey e Pacific Grove). É muito tempo em Carmel?
Santa Barbara: 2 noites (Eu pensei em dormir em San Luis Obispo, mas pensei em cortar ele e cortar o Hearst Castle, acho que não seria uma visita agradável com uma criança tão pequena)
Santa Monica: 2 noites (Não gosto de Hollywood, calçada da fama e coisas do tipo, você acha que deveria cortar LA por completo?)
Anaheim : 3 Noites ( Um dia para cada parque e o ultimo dia pego o voo de volta.

Minhas dúvidas principais são se eu deveria parar em SLO e Santa Monica. Com criança pequena, estava pensando em evitar check in/check out que é a parte mais chata da viagem. O que você pensa do assunto?

Obrigado,
Vinicius

Oi Vinius,
Tudo bem?
Santa Mônica é super agradável, e vale a parada. Dois dias acho que é um bom tempo.
Los Angeles é uma cidade interessante, mas nada de outro mundo, entre as duas eu ficaria com Santa Monica sem duvida.
Considere parar antes de Santa Barbara, mesmo sem Hearst Castle, fazer Carmel – Santa Barbara em uma tacada só é pesado. Com mais tempo, vc pode passar um par de horas em Morro Bay, adimirar os Elefantes marinhos em San Simeon e curtir as paisagens do caminho sem pressa.

Abraços
Mari

Obrigado Mari,

Se eu fosse incluir uma parada entre Carmel e Santa Barbára, mesmo sem visitar o Hearst, o mais indicado ainda seria San Luis Obisppo?

Abraços,
Vinicius

estamos planejando ir aos states em maio, e gostaria de fazer esse percurso, saindo de los angeles, + como não tenho muito tempo, queria fazer em 2 dias, é possível e onde é melhor durmir mesmo ? (estamos indo tudo em família preciso de hotel confortável e segurança)
são qtos km de los angeles a são fco ?

Possível é, mas acho um pouco de bobeira, na tentativa de “economizar” tempo, vc deixará de visitar lugares lindos. Dois dias é pouca, mas é melhor que nada.
Em relação a hospedagem, nesse mesmo post fiz minhas recomendações de onde parar.

Muito obrigada Mari pela sua atenção !!!!
Suas dicas foram ótimas !
Abraços ,
Karen.

Olá!
Meu nome é Karen,sou do Rio de Janeiro .
Estamos planejando fazer esta viagem em setembro de 2014.
Teremos 15 dias no total para fazer a rota San Francisco-San Diego(chegando 14/09/2014 e retornando 30/09 ou 01/10/2014).
A nossa dúvida está em quanto tempo permanecer em cada lugar…
Pensamos em ficar 3 dias em San Francisco ,3 dias em Los Angeles e 5dias em San Diego (pois vamos conciliar esta viagem com o surf),
e o restante dividir para as cidades do caminho…
O que nos sugere???
Acha que vale a pena passar uma noite em Santa Cruz,cidadezinha que com certeza queremos conhecer??
E três dias em Los Angeles,é suficiente??? Estamos pensando em ficar hospedados em venice beach ou Santa Monica…
Ficaria longe para conhecer as outras atrações da cidade???
Desde já agradeço ,
Karen.

Oi Karen,
Tudo bem?
Que planejamento! Quase um ano de antecedência! Parabéns!
Se vcs tiverem um dia sobrando e curtirem vinhos, uma visita a Napa Valley – bate e volta de SF – vale super a pena.
Se vcs curtem muito surfar, uma noite em Santa Cruz, pode der uma boa pedida porque assim dá para vc conhecer com calma Half Moon Bay. Passe uma ou duas noites em Carmel ou Monterrey, um noite em São Luis o Bispo ou arredores. Santa Barbara é uma graça e tambem vale a visita.
Três dias em Los Angeles é o suficiente, mas dependendo do dia da semana vcs vão pegar um transito monstro para cruzar de Venice para o centro. Quando visitei Los Angeles fiquei duas noites em Venice e uma no centro. Se pudesse voltar atrás trocaria o centro por Hollywood. Adorei Santa Mônica e Venice.

Abraços

[…] viagem pela Califórnia. Isso porque geralmente quem pensa na Califórnia pensa em São Francisco, pensa na Highway 1, em Los Angeles ou quem sabe até em Lake Tahoe ou Yosemite, mas dificilmente pensa em caverna. […]

[…] A famosa Rota 1: https://ideiasnamala.com/2013/01/24/california-a-famosa-highway-1/ […]

ola, meu nome eh victor;

queria umas dicas…

tenho 21 anos, quero ir pra san Francisco e descer ate san diego de carro.

quero ficar 20 dias no total..

do dia 8/7/2014 – ate – 28/7/2014

quais lugares vc acha q eu vou aproveitar mais?

Oi Victor,
Tudo bem?
Como as paradas dependem um pouco do seu interesse (baladas x natureza x caminhadas e etc…) vou sugerir as minhas preferidas
Programe-se para ficar uns 4 dias em São Francisco e depois disso vá descendo com calma.
-Carmel e Monterey: https://ideiasnamala.com/category/america-do-norte/estados-unidos/california-estados-unidos/carmel/
-Los Angeles: https://ideiasnamala.com/category/america-do-norte/estados-unidos/california-estados-unidos/los-angeles/
-Santa Barbara:https://ideiasnamala.com/category/america-do-norte/estados-unidos/california-estados-unidos/santa-barbara/
-Solvang:https://ideiasnamala.com/category/america-do-norte/estados-unidos/california-estados-unidos/solvang/
-San Diego: https://ideiasnamala.com/category/america-do-norte/estados-unidos/california-estados-unidos/san-diego/

Como você tem menos de 25 anos, pode ser que vc tenha dificuldade de alugar carro e pague bem caro por isso. Pesquise antes de fechar pela internet.

Abraços

Estou indo morar 6 semanas em Berkeley. E queria viajar em 4 finais de semana, de sexta-feira meio dia até domingo a noite. Quais roteiros você me indica ? Quais viagens da pra fazer da sexta ao domingo ? Carro ou avião ? Todos esses pequenos detalhes, vamos num grupo de 3 pessoas.

Pensei em varias cidades.

Las Vegas ( Grand Canyon ?! Vale a pena ! )
Los Angeles
Sta Barbara
Sta Monica
San Diego
San Francisco
Sacramento
Parque Yosemite
Carmel
Monterrey

O que você me indica a fazer, vou em Março 2014 !

Obrigado

Arthur Fernandes Azevedo

Meu nome é Arthur Fernandes, sou de Aracaju (SE)

Oi Arthur,
Tudo bem?
Vc vai amar Berkeley. Moro aqui há um ano e meio e amo de paixão. Vou te sugerir as minhas viagens preferidas e espero que vc curta.

1) Yosemite: Imperdível, em março todas as cachoeiras estarão cheias. Um lindo espetáculo.
2) Carmel e Monterrey: passe o final de semana inteiro nessas duas cidades, vá pela rota 1 e faça o 17 mile drive.
3) Carmel -> La: vá até carmel por dentro (afinal vc já conhecerá a cidade) e de lá siga pela rota 1, durma a primeira noite em São Luis o Bispo e a segunda em Santa Barbara ou Santa Mônica
4) Lake Tahoe: minha paixão. Março é o fim da temporada de Ski.

Procure no site que há posts sobre todas essas viagens.

De avião:
– Passar um final de semana em Vegas é super tranquilo. Tem um vôo baratíssimo que sai de Okland, um pulinho. Ir até o Gran Canion em três dias, só se for de Helicóptero. É interessante, porém caro.
– San Diego é bacana, mas não sei se eu iria no final do inverno.

Espero ter ajudado.
Em breve colocarei um post com todas as dicas de Berkeley no ar.
Beijos

Oi Mari,
Amei seu blog!
Estou indo a SF no dia 19/11.
Estou pensando em fazer o seguinte roteiro:

20/11 – Chegada em SF (20h)
21 e 22/11 – Passeio em SF
23/11 – SF – Monterey/Carmel
24/11 – Carmel – Big sur (Não sei se retorno para SF ou se pernoito na Big Sur)
25/11 – ?
26/11 – Outlet Milpitas
27/11 – Retorno para o Brasil

Vc poderia me ajudar?
Obrigada!
Bjos
Daliane

Oi Daliana,
Tudo bem?

Algumas sugestões para seu roteiro:
24/11: vá até San Simeon- vc passará pelo trecho mais lindo da estrada, com direito a elefantes marinhos, Hearst Castle e Morro Bay.
25/11: Volte por dentro para San Francisco. Vc pode parar em Half Moon Bay ou Santa Cruz. Duas gracinhas de cidades.
Ou vc pode conhecer somente Big Sur no dia 24, e já voltar para SF e no dia seguinte conhecer as vinícolas da região que são um máximo
26/11: Ao invés de Milpitas eu iria para Vacaville ou Livermore que são outlets melhores

QQ dúvida grite.
Abraços

Olá!!
Tenho uma dúvida, saindo de San Francisco é possível fazer a Route 1 apenas para ver as paisagens? Sem parar para dormir e chegar direto em Los Angeles?

Obrigada!!

É possível, mais vai doer o coração.

Oi Mari, tudo bem? Vou fazer essa viagem na minha lua-de-mel, em março de 2014. Terei 15 noites!!!! Pensei em fazer o seguinte, veja o que acha:

S.Francisco – 5 noites
Monterrey – 2 noites
San Luis Obispo – 1 noite
Sta Barbara ou Sta Monica – 2 noites
S. Diego – 2 noites
Las Vegas – 2 noites
Los Angeles – para pegar o voo para SP – 1 noite.

O que acha? beijo enorme

Oi Ana, tá chegando o casório!!! Que legal!!!
Eu faria um pouquinho diferente….
4 noites em São Francisco e uma noite em Napa ou Sonoma (legal para curtir as vinícolas sem o perrengue de ter que dirigir)
Eu ficaria uma noite em Santa Barbara e uma noite em Santa Mônica. Gostei de Santa Barbara, mas acho que duas noite é tempo de mais e Santa Mônica vale uma noite.
Uma noite em Los Angeles é pouco, mas perto de todo o resto é o mais dispensável.
E… não sei se vcs gostam de parques e natureza, mas o Yosemite é um dos lugares mais lindos que já visitei.

Algumas coisas que eu já faria:
A) Reservar o Chez Panisse em Berkeley: https://ideiasnamala.com/2013/07/12/berkeley-um-jantar-experiencia-no-chez-panisse/
B) Reservar o Gary Danko em SF: http://www.garydanko.com

A,B: Não sei como vcs estão de budget e os dois restaurantes são caros para padrões americanos, mas ambos são experiências sensacionais e precisam ser reservados com no mínimo 3 meses de antecedência. Imperdíveis para a lua de mel.

C) Passeios em SF: O que vocês estão pensando?

E se você quiser mais sugestões de restaurantes/ passeios é só me avisar.
Beijos e ótima escolha de lua de mel.

Oi Mari, tudo bom?,
Eu e minha esposa vamos pegar um voo ida e volta por São Francisco, queremos fazer a viagem de carro pela HW1, ate Los Angeles, portanto temos que devolver o carro em SF, que roteiro vc sugere que façamos na ida e na volta.
Obrigado

Oi Darmilson,
Minha primeira dica é olhar o preço do voo de volta. Acabei de comprar um voo de San Francisco para Los Angeles pela South West por 65 dólares. Se vc pensar que vai perder um dia inteirinho de viagem na estrada, talvez valha a pena considerar o voo. Se não for possível, eu faria o trajeto de ida para Los Angeles pela Costa (reserve 3-4 dias para a viagem) e a volta por dentro numa tacada só.
Beijos

Mari, amei as suas dicas. Estou planejando fazer essa viagem nos dias:
12/01 – São Francisco – Monterey / Carmel
13/01 – Carmel – Big Sur
14/01 – Big Sur – Santa Bárbara
15/01 – Sabta Bárbara – Santa Mônica.

Acha que eu preciso de todos esses dias ? Pensei em dormir no dia 13/01 em San Luis Obispo. No seu roteiro, acrescentaria essa parada lá, manhã para conhecer a cidade e à tarde voltar para o seu roteiro, seguindo para Salvang. O que acha ?

Gostei tanto e tem tantos detalhes que acgo que vou seguir ele todo !!!

muito obrigada,

Roseli

Oi Roseli,
Se vc tem tempo faça nesse número de dias mesmo e vc não se arrependerá.
Minha única mudança seria sim dormir em San Luis Obispo ao inves de BIg Sur (que é linda porém muito próxima de Carmel).
Uma parada linda que acho que ainda não mencionei no blog é Morro Bay. Se der, acrescente!
Abraços e aproveite muito a viagem

Boa noite Mari,

Vou fazer este trajeto agora em novembro em dois dias, da para aproveitar alguma coisa? parando em San Luis Obispo no final do primeiro dia a noite, um abraço.

Oi José, tudo bem?
Eu se fosse vc pararia antes disso. Em dois dias dá mais para ver paisagem e fica um pouco corrido. mas que dá para fazer, dá.

[…] California, a famosa highway 1: https://ideiasnamala.com/2013/01/24/california-a-famosa-highway-1/ […]

[…] Califórnia, a famosa Rota 1: https://ideiasnamala.com/2013/01/24/california-a-famosa-highway-1/ […]

Quanto custa +/- uma roadtrip como essa? Incluso aluguel de carro, hospedagens etc. Quero muito fazer essa trip, mas quero saber quanto desembolsarei hahaha

Obrigado!

Oi Isabelle, tudo bem?
Óbvio que tudo depende muito do nível do hotel, tipo do carro, estilo de comida mas só para te dar um chute…
Hotel: 100 ~ 120 por dia (hotel simples tipo Rodeway Inn, Econolodge)
Carro: 30 ~ 70 por dia (Se vc reservar com antecedencia costuma sair mais barato)
Gasolina: 4 tanques mais ou menos (Cada tanque sai em torno de 40 dólares)
Comida: 20 – 35 por refeição por pessoa (o café da manhã está incluso na diária do hotel) | Sanduba sai mais barato.
Extras: Ingressos, Compras, …

Deu para ter uma ideia assim?
Abraços

Ola Mari, tudo bem?
Suas dicas sao muito legais, farei esta viagem na proxima semana, mas de LA a San Francisco e estou tentando encaixar o Gran Canyon. Alguma sugestao?
Muito obrigado. 🙂

Oi João,
Tudo bem?
Gran Canyon faz sentido se vc tbm for a Las Vegas. Quantos dias vc tem?
Abraços

gostei de suas dicas,estou indo janeiro, 12 dias (san francisco-las vegas)
queria fazer sfo em direcao los angeles, san diego e por fim las vegas.
munha duvida eh q sera q vale a pena san diedo ou ficar mais em los angeles e depois vegas, sei q sao uns 200km ate san diego, no caso acho q certo eh passar direto por los angeles para san diego,dormi la curtir o dia e np fim de tarde voltar para los angeles.
o q vc acha

Oi Marcio, Tudo bem?
Acabei de voltar de San Diego e gostei. Gostei especialmente do zoologico e do museu maritimo + midway.
Mas comparando com tudo o que a rota 1 oferece, é longe o menos atrativo. (ESPECIALMENTE no inverno)
Caso queira muito fazer, uma alternativa é voar entre Los Angeles e Las Vegas, o voo é bem barato e vc economiza um dia. Mas eu iria no mínimo para passar dois dias. bate e volta acho insano e bem pouco proveitoso.

Abraços,
Mari Vidigal

Boa noite!
Daqui uma semana estarei indo de ferias para Las Vegas-Los Angeles-San Francisco. Roteiro quase todo acertado, mas estou tendo muitas duvidas com o aluguel do carro. Você ou alguem sabe dizer como é a taxa de retorno? Pois pretendemos pegar o carro em Vegas e devolver em San Francisco. Sera que vale a pena pegar em Vegas, devolver em Ananheim/Los Angeles (onde ficaremos uns dias com amigos) e depois pegar novamente o carro e partir pra San Francisco?
Obrigada se alguem puder ajudar…

Acho que não Karen, principalmente pq vc vai precisar do carro em LA.
Vai numa tacada só e como tem muita gente que faz este percurso… (INVERTIDO) imagino que a taxa de retorno não deva ser uma grande preocupação.
Abraços

Yuka Nardelli Piloni Barbiero

Boa noite, Mari.

Adorei as suas dicas. Faremos a Highway 1 em janeiro de 2014, sentido San Francisco – Los Angeles, e pretendemos fazer em 3 dias. Você reservou os hotéis do caminho com antecedência ou chegou e reservou na hora mesmo? Porque não sei se nesta época tem muito movimento nestes lugares. Obrigada.

Oi Yuka,
Tudo bem?
Não gosto de arriscar e por isso já fui com tudo reservadinho!
Janeiro deveria estar tranquilo, mas nunca se sabe…
Abraços

Olá, boa noite! Adorei as dicas.
Estou indo em dezembro e pretendo sair de san francisco e ir até san diego. Fazendo essa rota, eu consigo passar por solvang tb? E aquelas regiões das vinícolas tb daria para encaixar nessa rota?
VAleu pelas dicas!
Abraços,
Viviani

Oi Viviani,
Tudo bem?

Sim dá para passar por Solvang! :O)
Em relação as vinícolas, tem duas regiões de vinhos (famosas) na California: Napa e Sonoma Valley e as Vinícolas da região de Santa Barbara.
As vinicolas de Santa Barbara ficam encostadinhas em Solvang. Visitei duas que amei e recomendo: Bridle Wood – http://www.bridlewoodwinery.com/ e Sunstone –
http://www.sunstonewinery.com/

Abraços
Mari Vidigal

Muito obrigada pelas dicas 😉
To super animada com a viagem. Só fiquei com uma dúvida.

Para fazer essa rota passando por Carmel e Big Sur eu consigo encaixar o Napa Valley? Ou eu teria de fazer Napa Valley, voltar pra San Francisco e aí sim seguir pela Highway 1?

Abs,
Viviani

Oi Viviane,
Tudo bem? Napa e Carmel ficam em direções opostas. :O(
Para otimizar a rota, vc pode trocar Napa pelas vinicolas de Santa Barbara. Não é a mesma coisa, mas dá para ter um gostinho.

Abraços,
Marina

Oi!! Vou fazer esse trajeto em dezembro, mas no sentido Los Angeles a San Francisco! Fiz uma reserva em San Luis Obispo, pois me disseram que é um lugar bonito!! Tem alguma outra sugestão?? San Luis Obispo está muito próximo de Los Angeles, para se fazer uma parada??

Oi Marluce,
Tudo bem?
Acho São Luis o Bispo um bom lugar para fazer uma parada, especialmente para quem pretende visitar as vinicolas da região de Santa Barbara pela manhã.
O principal atrativo da cidade é a Missão de São Luis o Bispo. A cidade é relativamente grande e tem vários restaurantes e lojas.

Olá, estou pensando em fazer essa viagem em outubro próximo. O parque de Yosemite fica pelo caminho? Qual é a locadora com melhor custo x beneficio? abraços

Oi Igor, Tudo bem?
O Yosemite não fica no caminho, mas se vc tiver dias sobrando, super recomendo. Um dos lugares mais lindos que já visitei.
Quanto a locadora, depende muito, como os preços variam bastante dê uma boa pesquisada e reserve o quanto antes.

Abraços

Ola Mari.
Gostei muito das suas dicas, estou programando uma viagem de final de ano, e fazer esse trajeto na ultima quinzena de dezembro, porem vi que chove bastante nessa região no inverno, isso chega a atrapalhar muito a viagem?
sairemos de san Francisco dia 20/12 e iremos ate san diego e depois las vegas.
obrigado

Oi felipe,
Tudo bem?
Chove para caramba, mas é questão de sorte! Fiz essa viagem em dezembro passado e peguei dias lindos, mas meus primos que fizeram alguns dias depois e pegaram muita chuva. Atrapalhar, atrapalha, mas não é o fim do mundo.
(Nem pense em alugar carro conversível).

Prepare-se para frio em Vegas.
Abraços

Faz diferença fazer a viagem de los angeles para san francisco? ou vice versa?

Não muita. A vantagem de fazer San Francisco – LA é que a maior parte das paradas já estarão na sua mão.
Abraços

Oi Mari!
Onde fica essa cachoeira?
Estou indo pra lá em maio e quero passar por lá!
Obrigado!

Fica em Big Sur num parque chamado Julia Burns Pfeiffer state park, cuidado, tem dois paques com nome bem parecido e um bem perto do outro.

Legal! Obrigado pela dica!

[…] -California: A famosa Highway 1: https://ideiasnamala.com/2013/01/24/california-a-famosa-highway-1/ […]

[…] vai por dentro longe costa que beira a cidade (quem quiser prolongar um pouquinho mais e ir pela Route 1 fazer uma viagem um pouco mais agradável, porém mais […]

[…] A famosa Route 1 – Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem: https://ideiasnamala.com/2013/01/24/california-a-famosa-highway-1/ […]

Mari, obrigada pelas dicas!
Estamos programando pra fazer este caminho no final de junho. Vc se lembra de quanto foi mais ou menos o aluguel do carro? Era conversível?

Obrigada
Bjs
Paty

Oi Patricia,
Tudo bem?
Moro Berkeley – Califórnia e por isso usei meu próprio carro que não é conversível 🙂

Essa viagem é linda mesmo! Fiz no final e novembro e tivemos sorte de pegar um dia muito muito azul no Big Sur!
Acho que é o tipo de trajeto que, com quanto mais calma melhor!
Passei maior vontade vendo aqueles parques nacionais todos. Da próxima vez, quero fazer o trajeto em pelo menos 5 dias, pra poder curtir um camping!
🙂

Concordo Mônica. Essa é a típica viagem que quanto mais tempo melhor!
Final de semana que vem repetirei parte do trajeto com minha família que está vindo do Brasil nos visitar. Se eu descobrir mais novidades, volto para contar!

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie – Boia Paulista

Eba! Obrigada!!!!

Deixe o seu comentário