De San Francisco a Portland de carro

De San Francisco a Portland de carro, um roteiro completinho com direito a parques nacionais, paradas lindas na costa da Califórnia e do Oregon e vinícolas.

Viagem de San Francisco a Portland de carro

O Santiago e a Tita arrasam nos roteiros de carro, a primeira viagem deles pelo Norte da Califórnia fez o maior sucesso nas redes sociais e pegou fogo aqui no Ideias na mala. A viagem foi tão legal, que ele decidiram voltar para a Califórnia, curtir uns dias de esqui em Lake Tahoe e emendar com uma super viagem de carro de San Francisco à Portland passando por parques nacionais maravilhosos como o Crater Lake e o Redowoods National Park, e voltando pelo litoral. Neste post eles dividem com com a gente todos os detalhes da viagem entre Lake Tahoe à Portland, e a volta entre Portland e San Francisco. Bora

Texto e Imagens: Santiago e Tita Edo

A viagem: de San Francisco a Portland de Carro

Em Fevereiro de 2018 viajamos novamente para os EUA, para a Califórnia, eu, minha esposa e meu pai com a sua esposa. Eu tinha uma convenção em São Francisco entre os dias 06 e 08 de fevereiro então aproveitamos essa desculpa para engatar mais 20 dias para esquiar em Lake Tahoe e depois fazer uma trip de carro até Portland, capital do Oregon, voltando para São Francisco pelo litoral. A seguir conto como foi essa segunda parte da viagem, saindo de Lake Tahoe.

Highlights da Viagem

  • Crater Lake
  • Erickson Air Craft Collection
  • Evergreen Air & Space Museum
  • Toda a trip do litoral do Oregon até SFO

Roteiro Resumido:

  • Dia 1: Lake Tahoe – Ashland
  • Dia 2: Ashland – Crater Lake – Madras
  • Dia 03: Madras para Portland
  • Dia 4: Portland
  • Dia 5: Ski em Mt Hood / Timberline Lodge
  • Dia 6: Portland para Florence, parando no Evergreen Air & Space Museum
  • Dia 7: Florence para Trinidad, visitando o Redwood National Park
  • Dia 8: Trinidad para Fort Bragg, passando pelo Humboldt Redwoods State Park
  • Dia 9: Guerneville para San Francisco
  • Dia 10: Volta para o Brasil

A viagem no mapa

Veja o itinerário da nossa viagem de San Francisco a Portland e todas as dicas deste post no mapa abaixo:

Roteiro Detalhado:

DIA 1: Lake Tahoe até Ashland

Convenção em San Francisco e esqui em Lake Tahoe

Nossa viagem começou no início de Fevereiro. Passamos a primeira semana em San Francisco onde participei de uma convenção. Passamos a segunda semana (do 9° ao 18° dia de viagem) em Lake Tahoe, onde alugamos uma casa e ficamos do dia 09 ao 18. Esquiamos 7 dias diretos em Heavenly (2x), North Star (1x) e Kirkwood (4x). Foi TOP! A casa era espetacular e curtimos muito!  E a viagem não parou por aqui!

De San Francisco a Portland de carro
Tita, Santiago, Monica e Carlos esquiando em Northstar

Chegada em Ashland

No dia 18 partimos rumo a Portland. Nossa primeira parada: a linda cidade de Ashland, já no Oregon. Escolhemos esta cidade por ser bem próxima do Crater Lake National Park, que era o nosso objetivo para o dia seguinte.

Em Aslahdn nos hospedamos no charmosíssimo Lithia Springs Resort. A viagem entre Lake Tahoe e Ashland levou quase 7 horas e chegamos já no final do dia. Saímos pra jantar e escolhemos um italiano bem bacana, Macaronis (58 E Main St). Jantamos e capotamos.

Dia 2: Ashland – Crater Lake – Madras (19/02)

Rumo ao Crater Lake National Park

No dia seguinte tomamos um super café da manhã no hotel. Um dos melhores que já tomei nos EUA, parecia café da manhã de pousada bacana no Brasil. Muito bom mesmo. E lá partimos para Crater Lake National Park, na fé a na coragem, pois nessa época do ano tem muita neve e o tempo não costuma ajudar.

Depois de alguns quilômetros, começou a aventura pela Crater Lake Highway (62). ANIMAL!!! A estrada estava tomada de neve, pinheiros altos, um visual incrível que fomos apreciando atentos e maravilhados.

De San Francisco a Portland de carro
Muita neve na estrada rumo ao Crater Lake National Park

No caminho encontramos uma pérola: Beckie’s Café (56484 OR-62, Prospect, OR) Delícia de lugar!  Parecia que estavas dentro de um filme, mesmo. Pedimos uma torta de frutas vermelhas, cafés e ficamos um tempinho curtindo o local antes de continuar a aventura rumo ao Crater Lake.

De San Francisco a Portland de carro
Parada deliciosa no Beckie’s Café

Pé na estrada de novo e a cada quilômetro que venciamos, a neve aumentava. Ainda bem que estávamos num belo carro, uma SUV Suburban 4×4 gigante que mais parecia um trator. O carro fez toda a diferença em toda a viagem, pelo espaço e segurança que nos proporcionou.

Crater Lake National Park

Finalmente após vários quilômetros rodando em velocidade reduzida, 4×4 ligado, na ponta dos dedos, chegamos ao Crater Lake. E, para nosso delírio, parou de nevar e o céu abriu, o sol apareceu e a gente só agradecia.

De San Francisco a Portland de carro
Azulou o céu no Crater Lake National Park

A sensação ao chegar na beira da cratera e ver aquele lago azul é impossível de descrever, as fotos falam por si só.Meu pai e a Mônica (esposa dele) não acreditavam no que estavam vendo, nunca tinham imaginado um dia conhecer um lugar tão incrível. Foi demais!

De San Francisco a Portland de carro
Santiago curtindo o visual do Crater Lake National Park

Ficamos por lá umas duas horas. Fomos ao Visitor Center, visitar o museu, tomar café, lojinha e tal né! (Básico USA), em seguida saí sozinho e fui dar uma caminhada com neve praticamente pelo joelho, onde tirei a foto da viagem na minha opinião…

De San Francisco a Portland de carro
Muita neve no crater Lake e a minha foto preferida de toda a viagem

Rumo a Madras
Mas a viagem continua! E lá fomos nós, rumo à próxima parada, a cidade de Madras, onde fica o Erickson AirCraft Collection, nosso próximo objetivo.

Lá dormimos no The Inn at Cross King Station. Péssima experiência infelizmente, mas beleza, bola pra frente que tinha muita viagem ainda e era só pra dormir mesmo.

Dia 03 – Madras para Portland (20/02)

Erickson AirCraft Collection

Acordamos cedinho e lá fomos para este museu que é uma das maiores coleções privadas de aviões antigos do mundo: Erickson AirCraft Collection. São mais de 30 aeronaves impecáveis, 80% ainda em condições de voo. Incrível!

De San Francisco a Portland de carro
Santiago e Carlos no Erickson AirCraft Collection

Ah, importante explicar, paramos aqui porque meu pai e a esposa dele são pilotos de acrobacia e apaixonados por aviação. Então juntamos o útil ao agradável!

Rumo a Portland 

Visita feita e continuamos rumo a Portland, onde chegamos abaixo de muita neve! Caraca como nevava!

Bridge of the Gods

No caminho, paramos para conhecer a Bridge of the Gods, uma ponte toda de ferro. Para cruzar paga-se 4 doláres (2 na ida e 2 na volta). Pagamos, claro! Cruzamos a ponte, tiramos algumas fotos no mirante do outro lado do rio, e em seguida comemos no restaurante ao ladinho da ponte, de onde tínhamos uma linda vista pela janela.

De San Francisco a Portland de carro
Bridge of the Gods

Multnomah Falls

Ainda rumo ao hotel, paramos na Multnomah Falls, mas nevava muito e o acesso até o mirante principal estava fechado. Mas ok, mesmo assim rendeu umas fotos bacanas e curtimos o frio e o visual do lugar. Um dia voltaremos, sem neve, para aproveitar mais o Columbia River Gorge que, segundo a própria Mari, é animal!

De San Francisco a Portland de carro
Multnomah Falls em baixo de neve

Chegamos no hotel no final do dia, um Comfort Inn fora da cidade, basicão mas era tudo o que precisávamos. Gosto da rede Comfort Inn, os quartos são completos, espaçosos, limpos e, em geral, custam menos de U$ 100 por noite.

Giro por Portland

Nessa noite resolvemos conhecer um pedacinho da Cidade. Portland é a sede da marca de roupas Columbia (911 SW Broadway – Portland) e no centro há uma super loja de fábrica (Flagship Store). Então tocamos direto pra lá e fizemos mais uma comprinhas. Tanto eu quanto a Tita (minha esposa) e meu pai e a Mônica, adoramos lojinhas. Rs

Rock Bottom Restaurant & Brewery

Depois das comprinhas fomos jantar no ótimo Rock Bottom Restaurant & Brewery (206 SW Morrison St, Portland). Super astral, bem americano, hambúrguer delicioso! E lá, sentados no restaurante, mesa na janela, começa a nevar! Nevar muito!!! Nevar pra c….

De San Francisco a Portland de carro
Muita neve em Portland

Em poucos minutos tudo ficou branco e resolvemos sair porque estava realmente nevando muito e ainda tínhamos que chegar no hotel, que ficava a 20 km de distância. Foi por pouco! Já na estrada tivemos que parar numa barreira porque alguns carros sem tração 4×4 não conseguiam passar. Por sorte abriu uma brecha e conseguimos passar. Poucos minutos depois chegamos no hotel! Aff!

Dia 4 – Portland (21/02)

Universidade de Portland

No dia seguinte a previsão era de sol (incrível) então resolvemos aproveitar para conhecer a cidade. Começamos com uma caminhada pelo Shemanski Park e fomos até o final, onde fica a Universidade de Portland. Bem bonito o lugar e a neve que caiu a noite deixou tudo mais bonito ainda.

De San Francisco a Portland de carro
Universidade de Portland

Powell Books e centro de Portland

De lá pegamos um bondinho e fomos até a famosa Powell’s Books (1005 W Burnside St, Portland) ,que realmente vale a visita! Dali saíamos a pé para caminhar pela parte antiga da cidade. Essa parte da cidade realmente não valeu nada a pena… Horrível, parece abandonada, cheia de mendigos, bem trash mesmo. Saímos correndo.

Voodoo Doughnut

Próxima parada, a Voodoo Doughnut, famosa loja de doughnuts, off course. Compramos dois, tiramos umas fotinhos e continuamos a caminhada até o carro. Olha, tirando a caminhada pelo parque, não achei a cidade nada demais, talvez pela neve e frio, tinha pouca gente na rua, então parecia tudo meio abandonado.

Marquam Hill

Fomos almoçar num restaurante bacaninha no Waterfront Park e depois do almoço fomos fazer o passeio de teleférico até o Marquam Hill, para ver a cidade de cima e tirar umas fotos. O passeio foi bem legal, valeu a pena. Depois voltamos direto pro Hotel e a noite fomos jantar ali pertinho, no excelente Troutini (101 W Historic Columbia River Hwy, Troutdale).

De San Francisco a Portland de carro
Portland vista do alto do Marquam Hill

Dia 5 – Ski em Mt Hood / Timberline Lodge

Esse era o plano, esquiar em Mt Hood e lá fomos nós. São duas estações de ski, a Timberline e a Mt Hood Meadows. Acabamos optando pela Timberline em função do hotel, onde foi filmado O Iluminado, com Jack Nicholson, o Timberline Lodge. Havia nevado pacas na noite anterior e a montanha estava completamente branca, com neve até o teto. Chegamos lá com sol e o visual do pico da montanha era alucinante.

De San Francisco a Portland de carro
Visual lindo do Mt. Hood – Timberline Lodge

Esqui em Timberline: bom para iniciantes

Alugamos os equipamentos e lá fomos nós. A estação é pequena e achei a inclinação das pistas suave demais, para iniciantes é ótima. Mas eu realmente não curti muito, achei chata. Valeu muito pelo visual e uma ou outra decidinha num pedacinho mais inclinado com neve literalmente pela cintura. Mas realmente esperava mais do ponto de vista de emoção, ainda mais com tanta neve! Mas beleza, curtimos em família.

De San Francisco a Portland de carro
Esqui em Mt. Hood

Ao final do dia fomos na área comum do hotel e tomamos um mega chocolate quente!

Dia 6 – Portland para Florence, parando no Evergreen Air & Space Museum (23/02)

Tudo que sobe desce, então lá fomos nós começar a descida (volta) rumo a San Francisco passando pelo litoral do Oregon e Califórnia.

Evergreen Air & Space Museum

Programamos para dormir em Florence e no caminho paramos para visitar o Evergreen Air & Space Museum, casa do único e inacreditável Spruse Goose, avião construído pelo excêntrico multi milionário Howard Hughes, na década de 40. A história desse avião e do próprio Howard é tão fantástica que virou filme: O Aviador, com Leonardo Di Caprio.

De San Francisco a Portland de carro
Evergreen Air & Space Museum

Confesso que se eu não estivesse viajando com meu pai, que by the way, chama-se Carlos Edo, e a Mônica,  jamais teria conhecido esse lugar. E pode acreditar em mim, se você for para Portland e tiver apenas 1 dia na cidade, venha pra cá! É simplesmente INACREDITÁVEL.

O museu foi construído especialmente para o Spruse Goose e você aprenderá a história contada por um dos veteranos que recebem os visitantes. Uma coisa eu prometo, a história da transferência do avião da Califórnia até o Oregon é tão incrível quanto a história do avião e do seu criador. No museu também vi pela primeira vez em minha vida o incrível SR 71 Blackbird.

De San Francisco a Portland de carro

De San Francisco a Portland de carro
Dentro da cabine do Spruce Goose e meu pai com o chapéu original do Howard

Após a visita a esse museu incrível fico claro como os americanos cuidam bem e preserva suas memórias. Ele fazem questão de guardar bem cada história e transmitir seus feitos geração após geração. Talvez por isso eles tenham chegado onde estão. Ponto para os Estados Unidos.

Rumo a Florence

Pé na estrada de novo, rumo a Florence!

O litoral do Oregon é lindo! Curtimos cada curva da estrada. No caminho pra Florence paramos dezenas de vezes para tirar fotos, uma dessas paradas foi no Yaquina Head Lighthouse.

De San Francisco a Portland de carro
Yaquina Head Lighthouse
De San Francisco a Portland de carro
E essa é uma das muitas pardas que fizemos na estrada

O plano era dormir em Florence para no dia seguinte visitar o Redwood National Forests, conjunto de 4 parques onde estão as incríveis redwoods, as árvores mais altas do planeta. No caminho passamos por uma cidadezinha linda de morrer: Yachts. Se voltar um dia, vou dormir aqui. Lindinha demais!

O hotelzinho em Florence era bem bacana, era mais uma pousada na real: Landmark Inn. Abaixo algumas fotos desse trecho do litoral.

Dia 7 – Florence para Trinidad, visitando o Redwood National Park (24/02)

No dia seguinte acordamos cedinho rumo à próxima parada, a cidade de Trinidad e no caminho conhecer as Redwoods!

Prairie Creek Redwoods State Park

Começamos pelo Prairie Creek Redwoods State Park, onde fica a Big Tree, uma redwood gigante de 87 metros de altura. Curtimos um monte, fizemos umas trilhas bem tranquilas e ao final estávamos todos com dor no pescoço de tanto olhar para o alto.

De San Francisco a Portland de carro
Chegando no Redwoods National Park
De San Francisco a Portland de carro
E sente só tamanho da árvore

Fern Canyon
Depois das redwoods fomos para uma área litorânea do parque sensacional! Vale muito! A praia se chama Gold Bluff e ao final da estrada que leva até ela, tem o Fern Canyon. Veja as fotos e me diz se não vale a visita!

De San Francisco a Portland de carro
Trilha pelo Redwoods National Park
De San Francisco a Portland de carro
Gold Bluff Beach
De San Francisco a Portland de carro
E olha só quem encontramos pelo caminho!

Chegada em Trinidad

Em Trinidad, cidadezinha super linda e charmosa, dormimos no excelente View Crest Lodge, com suas cabanas amplas, completas e super aconchegantes. Curtimos um super pôr-do-sol e jantamos no quarto mesmo, já que tínhamos cozinha completa.

De San Francisco a Portland de carro
Visual do View Crest Lodge

Dia 8 – Trinidad para Fort Bragg, passando pelo Humboldt Redwoods State Park (25/02)

Nos deram a dica de seguir pela Avenue of the Giants, que passa por dentro do parque e lá fomos nós. Nesse local fica a Founders Tree, outra gigante com mais de 100 metros de altura!

Mas no caminho fomos parando para tirar várias fotos no litoral incrível do Oregon e da Califórnia, vasto, selvagem, meio severo, “rough” é a palavra correta para descrevê-lo. Nas fotos abaixo pensei muito na minha mãe. O vento gelado, o silêncio, a vastidão… Na hora mandei fotos pelo whats para ela. E claro, ela se emocionou, respondendo que eu preciso ir um dia para a Escócia. Tá marcado, um dia vou certeza!

De San Francisco a Portland de carro
Litoral da Califórnia

A estrada é bem tortuosa e paramos tantas vezes para tirar fotos que chegamos em Fort Bragg só no final do dia, onde dormimos no The Beach House Inn, basicão mas OK. Jantamos no ótimo North Coast Brewing Co. Brewery.

Dia 8 – Fort Bragg para Anderson Valley

Glass Beach

Acordamos cedinho, paramos num Dennys pra tomar café da manhã e fomos conhecer a Glass Beach. Muito legal! Vale!

De San Francisco a Portland de carro
Glass Beach em Fort Bragg
De San Francisco a Portland de carro
Glass Beach em Fort Bragg

Antes de seguir para Anderson Valley, segui a dica da Mari e paramos para conhecer a charmosíssima cidade de Mendocino. Demais!!!

De San Francisco a Portland de carro
Costa de Mendocino
De San Francisco a Portland de carro
E olha o visual

De San Francisco a Portland de carro

Anderson Valley

Pé na estrada de novo rumo a Navarro Vineyards & Winery, outra super dica da Mari! Fizemos a reserva para o tour das 11h. Foi muito muito legal! Super experiência! E a estrada até lá é simplesmente um sonho…

De San Francisco a Portland de carro
Navarro Vineyards & Winery

Na Navarro nos indicaram uma outra vinícola, também da família, a Pennyroyal Farm, que falaram que tinham além dos vinhos, ótimos queijos. E lá fomos nós. Daí em diante meu pai foi na boleia, ele não bebe, e eu já tava no grau! A degustação da Peenyroyal de queijos e vinhos é show de bola! Resultados das duas vinícolas: 4 garrafas de vinho e dois queijinhos maravilhosos, que degustamos na mesma noite curtindo a fogueira do super aconchegante e charmoso Cottages On River Road na cidade de Guerneville.

Bodega Bay

Saindo das vinícolas fomos almoçar em Bodega Bay, pois queríamos comer Dungeness Crab (caranguejo gigante). Escolhemos o Lucas Wharf Restaurant & Bar (595 CA-1, Bodega Bay). Depois do almoço curtimos um p. por do sol no Duncan’s Landing Overlook, dentro do Sonoma Coast State Park. A viagem estava chegando ao fim e parecia que o universo estava nos acompanhando.

De San Francisco a Portland de carro
Final de tarde no Sonoma Coast State Park
De San Francisco a Portland de carro
Pôr do sol no Sonoma Coast State Park

Dia 9 – Guerneville para San Francisco – 27/02
Acordamos cedinho, fomos dar uma caminhadinha por Guerneville, café da manhã no hotel e partiu pra San Francisco, última noite 🙁

De San Francisco a Portland de carro
Parada rápida para fotografar a cerejeira

Mas antes de chegar em SFO tínhamos dois compromissos: visitar um amigo do meu pai no aeroporto de Santa Rosa e ir até Santa Cruz comprar uma roupa de borracha para meu filho no outlet da Rip Curl. E lá fomos nós!
Depois da visita ao amigo do meu pai e passando por SFO, pegamos a estrada rumo a Santa Cruz. O dia estava lindo e tiramos altas fotos.

De San Francisco a Portland de carro
A caminho de Santa Cruz

Chegamos em Santa Cruz, fomos direto na loja, compramos a roupa de borracha e como o dia estava lindo, aproveitamos para passear. Santa Cruz é lindo e desta vez tivemos uma impressão completamente diferente da primeira vez que fomos. O dia estava lindo e curtimos um monte a orla.

De San Francisco a Portland de carro
Passeio pela West Cliff Drive em Santa Cruz

Para fechar o dia,fomos almoçar no ótimo Johnny’s Harborside (493 Lake Ave), pra fechar com chave de ouro esta viagem incrível!

De San Francisco a Portland de carro
Almoço e visual lindo no Johnny’s Harborside

De lá tocamos pra SFO, dormimos num hotel bem perto do aeroporto e na manhã seguinte, voltamos pro Brasil já pensando na próxima, claro!

E aí, curtiu o roteiro de San Francisco a Portland?

Alguém aí já fez esta viagem e quer contar para nós o que achou?

[Obrigada Santiago e Tita por mais um post lindo! Aproveitem a trip pelo Canadá e quando quiserem a casa é toda de vocês]


Viaje sem stress

Reserve seu hotel na Califórnia

Faça seu seguro de viagens

✅ Alugue seu carro


Veja também:

Guarde esta dica no Pinterest!

Roadtrip de San Francisco a Portland: Veja todas as parads desta viagem de carro linda Roadtrip de San Francisco a Portland: Veja todas as parads desta viagem de carro linda


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (3)

Demais!!!! Valeu Mari espero que sirva para inspirar muitos viajantes! Beijão!

Viagem linda! Vai inspirar muita gente sim!

Deixe o seu comentário