Highway 1 começando em Los Angeles ou San Diego

4
Point Sur - Big Sur

Dá para fazer a viagem pela Costa da Califórnia (Highway 1) começando em Los Angeles e terminando em San Francisco? Dá sim, e nesse post, além de explicar como,  dou dicas para você se dar bem na viagem. Vem comigo?

Highway 1 começando em Los Angeles ou San Diego

Últimamente tenho recebido muitas perguntas de leitores sobre fazer a Highway 1 (Pacific Coast Highway, também conhecida como Route 1) Começando em Los Angeles (ou San Diego) e terminando em San Francisco, ou seja, no sentido contrário do que recomendam os sites e guias de viagem. Neste post vou responder todas as perguntas – se eu esquecer algum detalhe me avisa? – e dar dicas para você aproveitar sua viagem ao máximo.

Mas antes de mais nada…

Dá para fazer a Highway 1 no sentido contrário, isto é, começando em Los Angeles (ou San Diego) e terminando em San Francisco?

Dá, mas dá mais trabalho e exige muito mais atenção. Isso porque a Highway 1 é uma estrada que serpenteia toda a Costa da Califórnia e você estará dirigindo do lado oposto ao mar. Ou seja, na contra-mão de 90% das paradas e mirantes. E como a melhor forma de aproveitar as curvas e vistas da Highway 1 é ir devagarinho e parando sempre que o coração mandar, você terá que ter o dobro de atenção na hora de atravessar a pista (para não sofrer e nem causar nenhum acidente.)

Los Angeles - Hollywood

Highway 1 começando em Los Angeles

Curvas de Big Sur na Costa da Califórnia


?Já reservou seus HOTÉIS pela Califórnia?

Confira ofertas nos melhores da região! 


E tem que tomar cuidado MESMO

Vale lembrar que essa é uma rota de turistas, pessoas que geralmente estão prestando mais atenção nas belezas do caminho do que no volante. Tem MUITA gente braço na estrada, que apesar de boa e bem sinalizada está repleta de curvas e precipícios, então é preciso tomar muito cuidado na hora de fazer um retorno ou parar no meio do nada.

Atenção: O boa parte do trecho de Big Sur estará interditado até pelo menos setembro de 2017. Veja detalhes aqui.

O que eu faria se fosse você?

Caso seu roteiro ainda não esteja fechado, ou você ainda tenha chance de comprar uma passagem barata entre San Francisco e Los Angeles (a perna custa cerca de $60 dólares por pessoa), vá de avião e volte pela Highway 1. Ir pela estrada rápida (que é uma reta só) e voltar pela Highway 1 também é uma alternativa que eu consideraria.

Baker Beach - San Francisco

Golden Gate vista da Baker Beach em San Francisco

Mas caso não dê tempo de mudar, ou a mudança não faça o menor sentido para seu roteiro. Vá pelo Hwy 1 mesmo, mas vá maneiro e com cuidado.

Algumas dicas para quem quer fazer a Highway 1 começando em Los Angeles

Número de dias na Califórnia

A maior parte dos Brasileiros que vem para a Califórnia pela primeira vez, faz uma viagem de 10 dias. O que é um tempo BEM legal para conhecer San Francisco, Los Angeles e fazer a Highway 1 com a calma que ela merece. Para esticar até San Diego recomendo 15 dias de viagem. Dá para fazer em dez? Na teoria dá, mas na prática fica tão CORRIDO que você vai passar mais tempo na estrada do que curtindo a viagem. Será que vale a pena?

>Veja aqui minhas sugestões de Roteiro de 10 e 15 dias na Califórnia

Highway 1 - Big Sur

Tudo o que você precisa saber sobre a Highway 1

Essa é a viagem de carro mais linda da Califórnia, uma viagem repleta de praias lindas, rochedos pontiagudos e várias cidades fofas para parar pelo caminho. Algumas dicas legais para marinheiros de primeira viagem.>

Número de dias na Hwy 1

Para fazer a Highway com a calma que ela merece (seja no sentido SF-LA ou LA-SF) aproveitando o melhor de cada trecho recomendo 4 dias de viagem:

  • Dia 1: Los Angeles – Santa Barbara: O foco desse dia é conhecer bem Santa Barbara e curtir o pôr do sol na cidade.
  • Dia 2: Santa Barbara – Cambria/ San Luis o Bispo ou Paso Robles: Explorar a região de Solvang, Los Olivos, Pismo Beach e outras praias da região
  • Dia 3: Cambria/ San Luis o Bispo ou Paso Robles – Carmel ou Monterey: Curtir a parte mais linda da estrada com calma e chegar em Carmel para o pôr do sol
  • Dia 4: Carmel – San Francisco: Passar o dia em Carmel/Monterey e seguir para SF no final do dia.
Highway 1 começando em Los Angeles

Praia de Carmel

Dá para fazer a Highway 1 em 3 dias?

Dá – especialmente no verão, quando o dia tem mais horas – mas o trecho de Big Sur, que é o mais lindo fica um pouco corrido. A maior parte dos Brasileiros fazem essa viagem em 3 dias, e eu sou uma GRANDE defensora dos 4 dias. Especialmente para quem curte um vinhozinho e quer aproveitar as vinícolas maravilhosas do caminho. E ainda que você deteste vinho, tem TANTA coisa linda na estrada que você vai adorar ter esse dia a mais. Mas caso você opte pelos 3 dias, aí vai minha sugestão:

  • Dia 1: Los Angeles – Cambria/ San Luis o Bispo ou Paso Robles*: Passar por Santa Barbara, Solvang, Los Olivos, Pismo Beach e outras praias da região
  • Dia 3: Cambria/ San Luis o Bispo ou Paso Robles – Carmel ou Monterey: Curtir a parte mais linda da estrada com calma e chegar em Carmel para o pôr do sol
  • Dia 4: Carmel – San Francisco: Passar o dia em Carmel/Monterey e seguir para SF no final do dia.

*Note que eu sugeri um primeiro dia mais puxado (a maioria das pessoas para em Santa Barbara, para priorizar o que a estrada tem de mais bonito: Big Sur).

Highway 1 - Castelo Hearst

Castelo Hearst

Dicas trecho à trecho (escrito para quem vem no sentido contrário). #Ooops #asdicascontinuamvalendo

 E dá para fazer a highway 1 em 2 dias.

Já fiz e não recomendo de jeito nenhum. Mas caso você queira MUITO fazer desse jeito (já falei que não recomendo, rs?!) aí vai a maneira mais inteligente e que privilegia as partes mais lindas da estrada: Highway 1 em 2 dias.  (As dicas estão no sentido contrário, mas vai te ajudar bastante!)

Paradas mais especiais (já na ordem certa!)

  • Santa BarbaraUma das cidades mais lindas da Costa, a missão é maravilhosa e a subida ao fórum vale MUITO a pena
  • Los OlivosPassear pelo centrinho e degustar vinho
  • Solvang: Passeio rápido pelo centrinho estilo dinamarquês
  • Cambria: Cidade gracinha, ótima para pernoitar.
  • San Luis O Bispo: Parede do chiclete, Missão caprichada e centro animada com muitas lojas e restaurantes
  • San Simeon: Heasrt Castle & Elefantes marinhos
  • Big Sur: Faça o mais devagar possível, e pare no Julia Pfeffer Burns state park
  • Carmel:  17 Mile Drive , centrinho de Carmel, Point Lobos e Pôr do sol na praia de Carmel
  • Monterey: Old Fisherman’s Wharf, Cannery Row e aquário de Monterey
  • Santa Cruz: Antigo Pier, West Cliff Drive, e Natural Arches State Beach
  • Half Moon Bay: Centrinho da cidade & Praias
  • San Francisco: Veja aqui um roteiro completinho de 3,4 ou 5 dias em SF /
Highway 1 - Los Olivos

Vinícola Artiste em Los Olivos

Onde comer BEM na Highway 1

Gastronomia é uma parte HIPER importante de qualquer viagem pela Califórnia. Aqui a comida é muito mais gostosa e caprichada do que a média americana. Você vai se encantar com os sabores e possibilidades da comida daqui.

Veja aqui minhas dicas de restaurantes de San Francisco a Los Angeles

Highway 1 - Los Olivos

Los Olivos Café – um dos meus restaurantes preferidos da Califórnia

Chegando em San Francisco

Passeio de barco pela Golden Gate - San Francisco

Passeio de barco pela Golden Gate – San Francisco

E aí, curtiu as dicas?

Pronto para se apaixonar pela Highway 1?


Viaje sem stress

✅ Reserve seus hotéis/span>


Veja também:


E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

4 comments

  1. Bruno 25 outubro, 2017 at 10:03 Responder

    Mari, tenho 3 noites para fazer a estrada nesse sentido LA-SF. Estava pensando aqui, em vez de cruzar a estrada inteira de carro LA-SF, se não seria melhor voar para SF logo pela manhã, pegar um carro no aeroporto, e gastar essas 3 noites na região Monterey-Carmel-Big Sur para depois voltar para SF e terminar a viagem. Dessa maneira, teria que sacrificar Santa Barbara mas poderia fazer com calma a região que aparentemente é a mais interessante da Highway 1. Considerando que estarei com um filho de 1 ano, pensei que talvez montar uma base (ex: Monterey) seja melhor do que pernoitar em 3 cidades diferentes no trecho SF-LA. Sem falar que nesse caso também conseguiria fazer o sentido “correto” da estrada. Enfim, se puder me ajudar com sua experiência… Parabéns pelo blog! Obrigado!

    • mari vidigal 3 novembro, 2017 at 11:15 Responder

      Oi Bruno,
      Acho que acabei de responder seu comentário num outro post, mas como acabei de ver que vc tem tem um baby de um ano, repito: Vá de avião e pare pelo menos duas noites em Monterey!
      Beijos

  2. CRISTIANA BERTHOUD 11 maio, 2016 at 16:56 Responder

    oi Mari, otimo post, ajuda bastante. Irei de LA para SF em apenas um dia (eu sei, não é recomendável, mas é o que temos…) Qual trecho vale a pena fazer por dentro e qual trecho pela Highway 1 para encurtar um pouco os 700 KM? Pode me ajudar? muito obrigada. Cristiana

    • mari vidigal 13 maio, 2016 at 19:17 Responder

      Oi Cristiana, o último trecho de Carmel a San Francisco pode ser feito por dentro.
      O que eu faria se fosse você: tocaria de LA até Big Sur com a menor quantidade possível de paradas – você quer chegar cedo em Big Sur para aproveitar o máximo do seu dia por lá. Em Big Sur viaje com toda a calma do mundo e depois disso toque por dentro até SF. A viagem é pesada!
      beijos

Post a new comment

Veja também