O que fazer em Sacramento, na Califórnia

Saiba o que fazer em Sacramento, a simpática capital da Califórnia. Uma cidade divertida e repleta de atrações turísticas bacanas, como o Centro Antigo histórico, os passeios de barco pelo Rio Sacramento e alguns bons museus. Isso sem falar na chance de visitar o Capitólio de pertinho. Nesse post você encontra uma lista completa do que fazer na cidade, dicas de restaurante e dicas de como incluir Sacramento no seu roteiro. Vem comigo?

O que fazer em Sacramento, na Califórnia

Quase no meio do caminho entre San Francisco e Lake Tahoe, Sacramento acaba passando batido pela maior parte dos roteiros pela Califórnia. Uma pena! Com seu centro histórico charmoso, uma ponte dourada e muitas boas opções de restaurante, Sacramento é uma cidade linda, divertida e que vai te encantar!

que fazer em Sacramento
Sacramento Old Town: o centro histórico da cidade

Principais atrações turísticas de Sacramento:

Se preferir, clique nos itens abaixo para ir direto ao ponto:

Sacramento no mapa:

Veja todas as atrações deste post no mapa abaixo:

Conhecer o Old Town, centro histórico de Sacramento

Minha parte preferida de Sacramento é também a mais turística da cidade. Old Town, como é chamado o centro histórico, é um conjunto de edifícios lindos (a maior parte deles de 1890) da época em que o ouro vinha das minas da Califórnia e era transportado para San Francisco em barcos à vapor. O centro de Sacramento era na época um importante entreposto comercial e, graças ao ouro a cidade (que hoje é capital do estado), se transformou na principal cidade da região.

Um pouco da glória e muito da história dos dias dourados podem ser visto nas ruas de pedra de Old Sacramento.

que fazer em Sacramento

Aí vão minhas paradas preferidas para você curtir este divertido centrinho:

Vale falar que os melhores dias para visitar a Old Town são durante os finais de semana. Apesar do centro ficar bem cheio, ele fica muito mais vivo e divertido. Durante a semana esse centrinho fica bem apagadão.

Museu do Wells Fargo

Quer entender um pouquinho da história, pesagem e transporte do ouro na Califórnia? Dê uma passadinha no Museu do Wells Fargo. Nesse museu você poderá ver de perto como o ouro era pesado (tem ouro de verdade da região em exposição), ver um telégrafo em funcionamento (e até enviar uma mensagem par outros Museus Wells Fargo) e, o mais legal, se vestir como um operador de telégrafo da época e tirar fotos com a roupa antiga. A entrada é gratuita, a visita é rápida, o lugar é interessante e, nos dias mais quentes, o ar condicionado geladinho é um incentivo extra!

Museu do Wells Fargo
Endereço:
400 Capitol Mall
Horário de funcionamento: de terça a sabádo, das 10h às 16h
Entrada: gratuita

Ver uma carruagem antiga no centro de informações ao visitante

Outra parada rápida e que eu adoro é o centro de informações ao visitante, quase vizinho ao museu Wells Fargo. A graça dessa visita é ver um desses antigos carros de madeira super bem conservados. Eu que amo esses carros antigos adoro a parada!

Eagle Theater

Um dos edifícios mais fofos de Old Sacramento é o Eagle Theater (921 Front St), um teatro antigo e que ainda serve de palco para peças e apresentações. Fique de olho na programação e, se a porta do teatro estiver aberta, não deixe de entrar e xeretar!

que fazer em Sacramento
Eagle Theater em Old Sacramento

Passeio de trem

Quem visita Old Sacramento com crianças pode entrar na vibe das antigas ferrovias e fazer um passeio de trem por Old Sacramento. Charmosos, porém barulhentos, estes trens estilosos fazem muito sucesso com os pequenos e rendem boas fotos! O trem dá um giro pela cidade com vistas bonitas do rio. O passeio leva 45 minutos e você poderá escolher entre vagões ao ar livre, vagões fechados e os estilosos vagões de primeira classe com janelas caprichadas e ar condicionado (o que no calor de Sacramento é uma excelente pedida).

Excursion Train Rides
Endereço: Central Pacific Passenger Station
Horário de funcionamento: sábados e domingos de abril a outubro, de hora em hora das 11h às 16h
Entrada: $12 (adultos), $6 (crianças de 6-17) e gratuito para menores de 5 anos

Tiro ao alvo

Para quem quer entrar no clima de faroeste com direito a Bang Bang, o Old Sacramento Shooting Galery (131 K St, Sacramento) é uma pedida engraçada. Essa sala repleta de bichinhos antigos com pequenos alvos faz o maior sucesso com turistas e locais. É só pagar, pegar sua espingarda de brinquedo e testar a pontaria.

que fazer em Sacramento
Old Sacramento Shooting Gallery

Old Sacramento Shooting Gallery
Endereço: 131 K St
Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 22h
Entrada: $2 para 1 minuto

Sacramento Sweets

A Old Town de Sacramento está repleta de doceiras e sorveterias meia boca, mas a Sacramento Sweets (1035 Front St) é uma excessão. Aqui você encontrará sorvetes de casquinhas cremosos e deliciosos, bananas congeladas cobertas com chocolate, chocolates, caramelos e trufas para nenhuma formiga botar defeito. Adoro e recomendo a parada.

Que fazer em Sacramento
Sacramento Sweets

Sacramento Sweets
Endereço: 1035 Front St
Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 20h

Rocky Mountain Chocolate Factory

Ainda falando de loja de doces, outra parada certeira é a Rocky Mountain Chocolate Factory (1039 2nd St, Sacramento), uma rede presente em vários cantos dos Estados Unidos e Canadá que tem muitos doces gostoso. Minha pedida preferida são as maças cobertas com chocolate, uma mais deliciosa que a outra.

Rocky Mountain Chocolate Factory
Endereço: 1039 2nd St
Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 21h

Loja de pipas Old City Kites

A Old City Kites (1017 Front St, Ste B) vai deixar adultos e crianças morrendo de vontade de empinar pipa a moda antiga. Essa loja colorida tem pipas de formatos e tamanhos variados, são tantas possibilidades que dá até gosto olhar.

Sacramento
Old City Kites em Sacramento

Old City Kites
Endereço: 1017 Front St, Ste B
Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 18h

La Terraza

Uma das minha pedidas preferidas para comer em Old Sacramento é o La Terraza (1027 2nd St), um mexicano delicioso. Os pratos são gigantescos e dão fácil pra dividir. Burritos e enchilladas foram testados e aprovados por nós.

Sacramento
La Terraza

La Terraza
Endereço: 1027 2nd St
Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 21h, sexta e sábado até às 22h

Rio City

Para quem quer algo mais turístico e com vista lindas do Rio Sacramento, o Rio City Café (1110 Front St) é uma excelente pedida. Essa casa animada vive lotada e serve costelinhas deliciosas com molho barbecue e um pão de alho bem gostoso. Vale a espera!

que fazer em Sacramento
Rio City em Sacramento

Rio City Café
Endereço: 1110 Front St
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 11h às 21h, sexta das 11h às 21h30, sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 20h

River City Saloon

E, para tomar um drink, a pedida é o River City Saloon, um bar divertido e com uma decoração que tem tudo a ver com o centrinho antigo de Sacramento.

River City Saloon
Endereço: 916 2nd St
Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 02h

Se entreter com as 1001 variedades da Evangeline’s

A Evangeline’s (113 K St, Sacramento) também fica no centro histórico de Sacramento, mas é tão bacana que merece um parágrafo a parte. A loja tem três andares, um de variedades e dois andares temáticos repletos de fantasias. Livros divertidos, copos, efeites, neons, boias de piscina, a Evangeline’s tem de tudo um pouco e a graça é descobrir e explorar. Os produtos estão mais ou menos divididos por temas: coisas do fundo do mar de um lago, flamingos cor de rosa do outro, uma área todinha de neon, uma área com coisas divertidas em formato de cocô (aparentemente muita gente compra cocô porque essa área era relativamente grande), coisas para despedida de solteir@, uma área para maiores de 18 e por aí vai. A loja é muito legal e dá fácil para passar horas xeretando as coisas.

que fazer em Sacramento
Evangeline’s

Para quem quer levar um presente divertido e/ou diferente para o Brasil, essa loja é a melhor parada!

que fazer em Sacramento
Parede de perucas coloridas: um arraso!

Evangeline’s
Endereço: 113 K St, Sacramento
Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 21h

Fotografar uma ponte douradíssima, a Tower Bridge Gateway

Um dos cantinhos mais intrigantes de Sacramento é essa ponte dourada, a cor que simboliza o estado da Califórnia, o passado e o presente glorioso da cidade. A cor da Tower Bridge já foi motivo de muita discórdia e passou por votação popular, é um dos grandes destaques da cidade. Você pode até caminhar sobre a ponte, mas o jeito mais bacana de vê-la é fazendo um passeio de barco pelo rio Sacramento ou percorrendo o calçadão delicioso que beira o rio. Quem visita a Old Town e o Crocker Museum (já já eu falo dele) não vai se arrepender de fazer esta caminhada tão gostosa. E, para tirar fotos lindas, vale entrar em cada um dos piers e pequenas varandas que você encontra pelo caminho.

que fazer em Sacramento
Tower Bridge Gateway

Almoçar (ou por que não dormir?) em um barco histórico ultra estiloso

Uma forma deliciosa de curtir o Waterfront de Sacramento e ainda viver um bocadinho da história da cidade é almoçar (ou por que não dormir uma noite?) no Delta King, um barco histórico que durante muitos anos fez a travessia San Francisco – Sacramento acompanhado de sua alma gêmea a Delta Queen.

Desde 1984 o Delta King está estacionado em Sacramento e proporciona aos visitantes toda a experiência de dormir e curtir um barco histórico só que sem sair do lugar. O barco é lindo, rende fotos hiper bacanas e a experiência é hiper diferente!

que fazer em Sacramento
Delta King em Sacramento
que fazer em Sacramento
Entrada do Delta King

Durante nossa última visita a Sacramento, almoçamos no Delta King e adoramos a experiência, o terraço-restaurante é lindo e as comidas são muito gostosas. Provamos e aprovamos o salmão e a salada, o menu infantil também é ótimo e o baby Tom curtiu muito seu franguinho grelhado acompanhado de salada de frutas.

Delta King
Endereço: 1000 Front Street
Horário de funcionamento: para almoço todos os dias das 11h30 às 17h

Fazer um passeio de barco pelo Rio de Sacramento

Um jeito delicioso de relembrar os velhos tempos e curtir vistas lindas da cidade é fazer um passeio de barco pelo rio Sacramento. A Hornblower oferece saídas todos os dias às 11h45, 13h15 e 14h45. Os tours tem duração de 75 minutos. Ainda não consegui fazer este passeio, que está no topo da minha lista de desejos de Sacramento, mas pode deixar que assim que fizer eu passo aqui no post e atualizo tudo pra vocês!

Hornblower
Endereço: 1206 Front St
Horário de funcionamento: saídas todos os dias às 11h45, 13h15 e 14h45
Valores: $20 (adultos), $10 (crianças entre 4 e 12 anos), $18 (maiores de 55 anos) e gratuito para menores de 3 anos

Volta ao tempo no Museu do Trem de Sacramento

O desenvolvimento das vias férreas foi uma etapa importante para o crescimento da Califórnia. No Railroad Museum, um museu hiper interativo, você terá a chance de ver e aprender um pouco dessa história. O jeito mais legal de começar o passeio é assistindo um vídeo (em inglês) introdutório de 20 minutos. No final do filme, o telão se abre e você dá de cara com um salão repleto de trens maravilhosos e bem conservados.

Os trens mostram um pouco das possibilidades que uma viagem férrea pode oferecer. Ao longo do passeio você verá como uma locomotiva à vapor é alimentada, como dirigir um trem bala, passeará por dentro de um trem dormitório e fará um passeio por um vagão restaurante. Aos sábados e domingos uma equipe de monitores bem treinados explica vários detalhes bacanas dos trens e tira todas as dúvidas que você tiver.

que fazer em Sacramento
Sacramento Railway Museum

Terminado o passeio pelos trens de verdade é hora de visitar um andar repleto de trens miniatura e, para os pequenos, há um espaço de brincar recheado de trenzinhos de brinquedos com direito ao Trem Thomas.

Railroad Museum
Endereço: 125 I Street
Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 17h
Entrada: $12 (adultos), $6 (crianças entre 6 e 17 anos) e gratuito para menores de 5 anos

Se apaixonar pelo Crocker Museum

O Crocker Museum é um daqueles museus que encanta quem gosta de museu e quem não gosta tanto assim. Com uma coleção de arte bem completa (tem desde arte antiga europeia da boa à peças e instalações divertidas e hiper modernas), o museu integra dois edifícios bem interessantes: uma casa victoriana hiper bem conservada com chão de madeira em cores diferentes e um edifício ultra moderno e projetado para ser museu. Além do acervo excelente o Crocker tem um calendário de exibições especiais bem caprichadas. As duas vezes que visitei o museu sai muito bem impressionada e com vontade de ficar mais tempo.

Crocker Museum
Crocker Museum

Crocker Museum

Crocker Museum

Crocker Museum
Ornamentos pintados na parte Victoriana do Crocker

Antes de sair, não deixe de dar uma passada na lojinha do museu, a seleção é excelente e tem bastante coisa legal!

Croker Museum
Endereço: 216 O St
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 17h e quinta das 10h às 21h (fechado às segundas)
Entrada: $12 (adultos), $6 (crianças entre 6 e 17 anos) e gratuito para menores de 5 anos

Visitar o Capitólio da Califórnia (com direito as salas lindas da Assembléia e do Senado)

Sacramento é a capital do estado da Califórnia e aqui estão os edifícios do governo, do poder executivo e legislativo do Estado. O mais bonito desses edifícios é o Capitólio, um edifício imponente com uma grande cúpula no centro.

O capitólio está aberto para visitas e a entrada é gratuita. Para acessar o prédio você terá que passar bolsas e mochilas por um raio X, mas depois disso poderá caminhar livremente pelo edifício. Quem preferir pode também fazer uma visita guiada.

que fazer em Sacramento
Capitólio da Califórnia

A visita começa pelo terceiro andar, ali você terá acesso às salas da assembleia e do Senado – e que salas lindas! Durante a semana você poderá assistir uma sessão ao vivo e ver os legisladores da Califórnia trabalhando de verdade. Nesse mesmo andar há um hall com imagens dos governadores mais recentes, impossível não reconhecer o Arnold Schwarzenegger entre eles.

que fazer em Sacramento
Sala do Senado
que fazer em Sacramento
Carpetes da sala do Senado

Dali, a graça é ir descendo, piso a piso pela bonita escada de madeira. No térreo há uma sala linda para ver a cúpula de baixo (detalhe no piso fofo quadriculado) e algumas salas históricas – que hoje são um museu – com gabinetes dos antigos governadores (é impressionante como o conteúdo de um escritório mudou nos últimos 100 anos). Há também uma estátua de urso (o símbolo do estado) e um corredor com painéis ilustrativos com as maravilhas de cada um dos condados (que é bem legal, por sinal).

que fazer em Sacramento
Cúpula do Capitólio da Califórnia

No subsolo há um café gostoso e uma sala que exibe um filme sobre o parlamento (achamos meio boca, quem quiser aprender algo vai se dar muito melhor assistindo um vídeo no Youtube).

International World Peace Rose Garden

Saindo do Capitólio, não deixe de dar uma voltinha nos jardins e visitar o fofíssimo Rose Garden, na época de floração das rosas ele fica super bonito.

que fazer em Sacramento
International World Peace Rose Garden

Capitólio Estadual
Endereço: 10th and L Streets
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 07h30 às 18h, sábados e domingos das 09h às 17h
Entrada: gratuito | tours guiados acontecem das 09h às 16h de hora em hora

Aprender um pouquinho de história no Sutter’s Fort

E, para quem curte história e quer aprender um pouco mais sobre o estado da Califórnia pré descoberta do outro, o Sutter’s Fort é uma boa pedida. A visita conta como era a vida da região em 1846 (o ouro foi descoberto em 1848 e só depois disso que a população Californiana explodiu). Ainda não tive a chance de visitar o forte, mas pelo que li a visita é interessante.

Sutter’s Fort
Endereço: 2701 L St
Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 17h
Entrada: $5 (maiores de 18 anos), $3 (crianças entre 6 e 17 anos) e gratuito para menores de 5 anos

Visitar as vinícolas da região

Depois de explorar o centro de Sacramento e conhecer um pouco do que a cidade tem de melhor, a dica é se afastar um pouquinho e visitar as vinícolas. Sacramento está bem próxima de Lody, uma região de vinícolas bem conhecida na Califórnia e com vinhos deliciosos. Entre Sacramento e a cidade de Lody, há dezenas de vinícolas bonitinhas e lugares super gostosos para passar uma tarde deliciosa e beber muitos vinhos bons. Aí vão algumas dicas para quem quer fazer este passeio delicioso:

A) Miner’s Leap (testada e aprovada por nós)

Com um ambiente descolado e vinhos pra lá de gostoso, a Miner’s Leap (54250 S River Rd, Clarksburg) foi uma dica de uma amiga que mora na região de Sacramento. Nós adoramos os vinhos e até levamos uma garrafa pra casa. Na época, a degustação custou $10 (quem quiser pode facilmente dividir uma degustação em duas pessoas) e a minha dica é fazer uma degustação, escolher uma garrafa e sentar pra beber no jardim. Como o clima de Sacramento é bem quente nós gostamos mais dos vinhos brancos (certamente o calor influenciou nossa escolha).

Sacramento
Vinícola Miner’s Leap

Sacramento

B) Bogle Vineyards (vinhos deliciosos)

Ainda não tive a chance de conhecer a Bogle (37783 Co Rd 144, Clarksburg), mas conheço bem os vinhos e adoro. A vinícola está na minha lista para uma próxima viagem à região.

C) Scribner bend vineyards (uma região linda)

A Scribner bend (9051 River Rd, Sacramento) é uma das queridinhas dos moradores de Sacramento. A vinícola é linda e é um dos spots de casamento mais disputados da região. Ouvi falar que os vinhos também são deliciosos. Também está na minha lista!

Como chegar em Sacramento?

Sacramento fica a 135 km de San Francisco (cerca de uma hora e meia de carro) e bem no caminho de quem visita Lake Tahoe. Quem vem de San Francisco sem carro pode pegar os ônibus da Greyhound (que são baratinhos e saem do centro financeiro de San Francisco) ou o trem Amtrak (que sai de Emeryville).

Veja a localização exata no Google Maps:

Onde ficar?

Residence Inn Sacramento Downtown at Capitol Park: quartos confortáveis, serviço impecável, café da manhã delicioso incluso na diária e vistas maravilhosas da cidade de Sacramento são alguns dos destaques do Residence Inn. A localização é ótima e você pode fazer tudo a pé. Amei me hospedar ale e recomendo muito. Veja ofertas para o Residence Inn aqui.

que fazer em Sacramento
Quarto do Residence Inn Sacramento Downtown at Capitol Park

que fazer em Sacramento

que fazer em Sacramento
E olha só a vista que linda: estes são os jardins do Capitólio

Delta King (para quem sonha em se hospedar em um barco): este hotel/barco histórico fica em pleno centro antigo de Sacramento e oferece uma experiência diferente para quem quer se hospedar em um barco, mas sem sair do lugar. O barco é lindo e mesmo que você não se hospede por ali, ele merece a visita. Veja ofertas para o Delta King aqui.

Outras boas escolhas são The Citizen Hotel (com decoração moderninha e localização espetacular), o charmoso Sterling Hotel (que tem quartos com decorações diferentes e foge daquele padrãozão de hotel de rede) e o Hilton Garden Inn (um pouquinho mais afastado do centro mas costuma ter um ótimo custo benefício).

Veja outras ofertas de hotéis em Sacramento aqui

Como incluir Sacramento no seu roteiro pela Califórnia?

Há duas formas de incluir Sacramento no seu roteiro pela Califórnia:

A) Fazer uma parada no caminho entre San Francisco e Lake Tahoe: Sacramento fica na beira da estrada, é um descanso gostoso para uma viagem longa e a cidade é uma graça.

B) Fazer uma pernoite após um dia de compras em Vacaville: Vacaville é o outlet perfeito para quem visita San Francisco e Lake Tahoe e a variedade de lojas é a melhor da região. Minha dica para quem pensa em fazer um dia de compras em Vacaville e seguir para Tahoe é passar o final da tarde e dormir uma noite em Sacramento. E por que dormir em Sacramento? Os hotéis na cidade costumam ser bem mais baratos que San Francisco e que Lake Tahoe e, entre chegar em Tahoe a noite e cansado, melhor chegar no dia seguinte cedo – e aproveitar o dia das compras para conhecer um lugar novo, não acham?

Não esqueça o seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório nos Estados Unidos, eu se fosse você não esqueceria do seguro viagem antes de embarcar! Ele pode evitar qualquer tipo de stress com mala extraviada ou até mesmo eventualidade médica (o que nos Estados Unidos é um custo e tanto).

Nós que não curtimos perder tempo, usamos e indicamos o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros e te traz as melhores opções disponíveis no mercado (custo x benefício) sem abrir mão de uma cobertura excelente! Faça aqui uma cotação inserindo o nosso código IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem e viaje tranquilo!

Veja também: Como escolher o seguro viagem para a Califórnia

Nessa última ida a Sacramento recebi o apoio do Visit Califórnia e do Visit Sacramento. Obrigada por nos ajudarem a tirar os plano do papel! Foi uma delícia revisitar essa cidade que amo tanto.


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Sacramento


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Comentários (4)

[…] principalmente, pela indústria tecnológica em constante ascensão. A capital da Califórnia é Sacramento, uma cidade com um centro histórico charmoso que remete a corrida do ouro Californiana e toda a […]

[…] vinícolas de Napa e Sonoma, Berkeley, Vale do Silício, o parque Muir Woods, Point Reyes e Sacramento são alguns dos bate-e-voltas mais comuns desde San […]

Post lindo e super completo! Amei!

Obrigada pela visita! Adorei te conhecer! Quando vier pra nossas bandas, avise!
BEijos

Deixe o seu comentário