Roteiro: o melhor de San Francisco em 2, 3, 4 ou 5 dias
Este é um roteiro caprichado para quem vem para San Francisco pela primeira vez e que ver um pouco de tudo. Passaremos pelos principais pontos turísticos da cidade: Golden Gate Bridge, Píer 39 e Union Square e também visitaremos cantinhos menos conhecidos que tenho certeza que você vai gostar!
Pronto para descobrir o melhor roteiro de San Francisco?
Roteiro de San Francisco: O melhor da cidade em 2,3,4 ou 5 dias
Todo roteiro de San Francisco que se preze combina um giro caprichado pelo centro da cidade (incluindo Union Square, passeio de bondinho e Ferry Building) com uma esticada pela baía de San Francisco onde fica a ponte Golden Gate.
Depois de conhecer o básico a dica é incrementar o roteiro com passeios por bairros cheios de personalidade como North Beach, Mission, Castro e o Golden Gate Park. Sim, cobriremos cada um desses cantinhos e muitos outros nos próximos paragrafos.
Resumo do Roteiro de San Francisco
- Dia 1: Da Union Square ao Fisherman’s Wharf
- Dia 2: Golden Gate Bridge
- Dia 3: Explorando a Union Square, Chinatown & North Beach
- Dia 4: Mission, Castro e Twin Peaks
- Dia 5: Civic Center, Alamo Square e Golden Gate Park
Antes de abrir nosso roteiro de San Francisco dia a dia, quero descrever um pouquinho como ele foi pensado. A maior parte dos brasileiros que vem a cidade pela primeira vez reservam entre 2 e 3 dias para conhecer a cidade, então coloquei os principais pontos turísticos de San Francisco nos dias 1 e 2, e deixei os dias 3,4 e 5 para quem tem mais tempo e flexibilidade. A ideia é você escolher entre os dias 3,4 e 5 e criar o seu roteiro perfeito.
Onde se hospedar em San Francisco?
San Francisco tem uma estrutura hoteleira bem distribuída entre os bairros da cidade. Os dois bairros mais populares são a Union Square, o centro comercial da cidade e o Fisherman’s Wharf, o centro turístico de San Francisco.
No post onde ficar em San Francisco fiz uma descrição bem completa dos dois bairros, seus melhores opções além de boas recomendações de hotéis em outros bairros de SF. Pra quem quer um super resumão, aí vai:
Union Square
A Union Square é uma região bem bem localizada, com fácil acesso a transporte público e ao aeroporto, repleta de lojas, restaurantes e com uma vida noturna animada.
Alguns dos meus hotéis preferidos por lá são o Grand Hyatt, Palace Hotel e o Hilton SF Union Square (que costuma ter promoções ótimas). Falando em custo benefício, vale sempre dar uma olhada no Herbert Hotel e no Stratford, que tem uma localização excelente e um custo x benefício bem bom.
Fisherman’s Wharf
O Fisherman’s Wharf é uma região bem turística e que fica coladinha no Píer 39 e na Ghirardelli Square. O desafio de se hospedar no Fisherman’s Wharf é o transporte público um pouco limitado e uma noite pouco animada (tudo fecha bem cedo). Algumas das minhas sugestões de hotel por lá são o Argonaut Hotel, o Hotel Zephyr e o Marriott Vacation Club.
Confira aqui ofertas nos melhores hotéis da cidade!
Dicas para economizar na hospedagem em San Francisco
Escolher um bom hotel com um preço legal em San Francisco não é uma tarefa fácil e para te ajudar preparei um post completinho detalhando onde ficar em San Francisco, um resumão com os melhores bairros e mais de 30 hotéis cuidadosamente selecionados por mim.
Foram meses de trabalho, muita pesquisa e, claro, sempre seguindo as opiniões dos leitores e sempre atualizando com novidades. Leitura indispensável para quem ainda não reservou hotel na cidade.
Ingressos que precisam ser comprados com antecedência
San Francisco é uma cidade super outdoor (ao ar livre) e a boa notícia é que a maior parte das atrações da cidade são gratuitas, mas há algumas atividades que merecem (e precisam) ser reservadas com antecedência:
- Passeio para Alcatraz: É muito legal porém muito concorrido. Caso faça questão de visitar a ilha compre seu ingresso com pelo menos 1 mês de antecedência – recomendo até mais para quem viaja em julho. Os ingressos são vendidos pelo site oficial, mas caso eles já estejam esgotados você pode tentar comprar um combo:
- Alcatraz + Muirwoods + Sausalito: Comboideal para quem planeja visitar o Muir Woods
- Alcatraz + aluguel de bicicletas (esse também esgota rápido): Inclui o ticket de Alcatraz + 3 horas de aluguel de bike que deve ser feito no dia ANTERIOR ao passeio de Alcatraz
- Alcatraz + Ônibus turistico Hop-on-hop-off: Não sou mega fã de ônibus Hop-on-hop-off mas é uma alternativa boa pra quem não curte caminhar tanto. As rotas de San Francisco são bem legais.
- Academy of Science: O Museu é o máximo e a entrada online te economiza $8
Lembrando que meu critério para recomendar compra de ingressos antecipados é:
- (A) Atrações que se esgotam com antecedência;
- (B) Quando há economia pra comprar antecipado;
- (C) Quando a fila justifica a compra antecipada. Ninguém merece pegar fila nas férias!
Transporte: como se virar em San Francisco
Você não precisa alugar carro em San Francisco, a cidade tem uma das melhores redes de transporte público dos Estados Unidos, e é bem tranquila de usar. Neste roteiro indiquei o tipo de transporte que você precisa pegar para chegar em cada lugar, mas caso fique alguma dúvida, o Google Maps será seu melhor amigo!
Dia 1: da Union Square ao Fisherman’s Wharf
Nosso primeiro dia de roteiro é perfeito para quem vem a San Francisco pela primeira vez. Daremos um giro BEM completo na cidade começando na Union Square e terminando no Ferry Building ou no Salesforce Park – para quem aguentar dar uma esticadinha. Vale a pena, viu?!
Paradas dia 1
- Union Square (ponto inicial do bondinho);
- Passeio de bondinho linha Powell – Hyde;
- Lombard Street;
- Ghirardelli Square;
- Fisherman’s Wharf;
- Pier 39;
- Praça da Levi’s Pier 23;
- Ferry Building.
- Salesforce Park
Detalhes importantes para o dia 1
- Transporte: recomendo que você faça este primeiro dia a pé, mas se você odeia caminhar, a alternativa é fazer o percurso combinando o bondinho + linha F do Muni.
Passeio de Cable Car
Esse passeio tem como ponto de início a Union Square, que é uma das principais áreas comerciais da cidade e ponto de partida de duas das três linhas de bonde de São Francisco. O ponto inicial do bondinho (cable car) fica no cruzamento entre as ruas Powell e Market.
Fazer um passeio de cable car é uma das experiências mais concorridas de São Francisco, e não é por menos, os bondinhos são praticamente um museu ambulante, verdadeiros sobreviventes da San Francisco de antigamente e sem dúvida a forma mais autêntica de percorrer as ladeiras inclinadas e ver a cidade tomando forma. É bem especial.
Um bom motivo para você pegar o bondinho na plataforma inicial é a plataforma de madeira – um dos sistemas de girar bondes mais antigos e manuais do mundo. O bondinho é pesado e para rodopiar o danado é preciso fazer força, bastante força. Falando em força, boa parte da condução dos bondes é manual e se você reparar no maquinista durante o trajeto verá que ele precisa colocar um empenho especial na hora de parar o bonde no meio da subida. É pesado pra caramba.
Para curtir essa experiência sem dor de cabeça e nem filas quilométricas, sugiro que você chegue antes das 8 da matina (o bondinho funciona das 06h às 12h30) e pegue o bonde antes do resto dos turistas da cidade terem a mesma ideia.
Para quem vem do Brasil direto para São Francisco é moleza acordar cedo no primeiro dia já que as 4 horas de diferença de fuso no verão ou 5 horas de diferença no inverno não vão te deixar dormir tanto. Aproveite a deixa e comece cedo!
Pegue a linha Powell – Hyde
Fique atento ao nome dos bondinhos. Duas linhas diferentes passam por este mesmo ponto e você precisa pegar a Powell – Hyde (e NÃO Powell – Mason). Ambas terminam em lugares próximos, só que a Powell – Hyde para no topo da Lombard Street que será a nossa segunda parada do dia. Se você pegar a Powell – Mason terá que descer na parte de baixo da Lombard e encarar uma subida cabulosa para vê-la de cima.
Quanto custa o passeio de Cable Car?
O bilhete do bondinho precisa ser comprado com antecedência, ou seja, antes de entrar na fila, em um dos guichês.
O bilhete de ida custa U$ 8, mas quem preferir pode comprar um ticket de Muni que dá direito a um dia inteiro de transporte ilimitado por São Francisco por U$ 13 (ou 3 dias de transporte ilimitado por 31 dólares. Veja mais informações aqui.
Escolha o lado direito do bondinho
Chegando a sua vez, você poderá optar por andar sentado ou em pé. Eu prefiro andar em pé, pois gosto da sensação do vento batendo nos rosto e de ter vistas melhores, mas quem prefere um passeio confortável, ir sentado é uma ótima opção. Seja em pé, ou sentado, prefira o lado direito do bonde que tem vistas melhores.
Durante o percurso você passará por ladeiras inclinadas, verá de perto os letreiros chineses – com sorte um pouco da bagunça da Chinatown – e terá lindas vistas da Bay Bridge e da baía de São Francisco. Desça no ponto onde todos param para tirar fotos: o topo da Lombard Street.
Lombard Street
Nossa primeira parada é o topo da Lombard Street, que é tão inclinada que ganhou curvas charmosas para evitar acidentes e virou cartão postal. Descendo no ponto do bonde repare nas vistas tanto do alto da Lombard street, quanto na rua em que desce o bonde, ambas maravilhosas. De um lado a melhor vista de Alcatraz do alto (foto acima) e, do outro, uma vista espetacular das ladeiras da cidade com a Coit Tower em destaque.
Fotos lindas da Lombard Street
Para tirar a melhor foto da Lombard street desça a rua pelas escadarias e vá até a parte de baixo. Quanto mais cedo, menor será será o fluxo de pessoas e de automóveis descendo a rua, e portanto, mais bonita a foto! Durante a primavera ela estará toda florida, mas no outono o visual fica muito menos colorido.
Terminada a sessão de fotos da Lombard street, caminhe até a Ghirardelli Square.
Ghirardelli Square
Ghirardelli é a loja de chocolates mais famosa de San Francisco e é aqui nessa praça histórica que funcionava a primeira fábrica da marca.
Além de provar o chocolate Ghirardelli, recomendo que você tome um dos sorvetes gigantes (meu preferido é um sundae com brownie tamanho família) e recarregue as energias para a segunda parte do passeio. Pronto para caminhar mais um pouquinho?
Dicas:
Há duas lojas da Ghirardelli na praça. De frente para a fonte do lado esquerdo está a mais antiga, e mais lotada. No térreo há algumas máquinas de chocolates antigas em exposição e a produção manual de casquinhas de sorvete. Os aromas são de matar. O segundo andar costuma ser bem mais vazio, e é nele que costumo me sentar.
A loja mais nova, do lado esquerdo se chama Ghirardelli Marketplace e costuma ser mais vazia e mais agradável. Ambas tem os mesmo produtos.
Além da loja da Ghirardelli o complexo tem um montão de lojas fofas (vale entrar na Gigi & Rose), o Beer Garden da San Francisco Brewing Company e um restaurante cantonês que ouvi falar super bam mais ainda não provei, o Pallete Tem House (900 North Point St).
Fisherman’s Wharf
Nossa próxima parada é o Fisherman’s Wharf, uma área turística recheada de lojinhas, restaurantes, galerias de arte e alguns museus.
Alguns pontos interessantes no Fisherman’s Wharf de San Francisco:
- Parque aquático de São Francisco: mesmo com águas que raramente ultrapassam 14 graus, este pequeno parque aquático costuma encher de nadadores treinando para a travessia de Alcatraz, durante os sábados e domingos pela manhã.
- Museu marítimo: uma parada legal pra quem curte visitar barcos e submarinos históricos. Destaque para o navio Balclutha de 1886 e o submarino USS Pampanito (SS-383), uma relíquia da segunda guerra mundial. Você pode caminhar pelo píer e fotografar os navios sem pagar nada, porém para entrar neles há uma taxa de 15 dólares que é válida por 7 dias. O passe dos parques nacionais, America the Beauty, é válido neste museu.
Terminando o passeio continue a caminhada pelo calçadão. Nessa região há algumas lojas de souvenirs e o sortimento até que é legal, mas para quem quer comprar bugigangas, nada se compara aos preços e a variedade da Chinatown.
A Boudin Bakery e o famoso Clam Chowder
Continuando pela orla chegaremos à Boudin Bakery (160 Jefferson Street), uma padaria caprichada que tem pães deliciosos e o clam chowder, uma sopa hiper cremosa de mariscos – peça servida no pão – mais famosa da cidade. Detesta marisco? A sopa de tomate da casa também é ótima!
Durante o caminho, preste atenção na vitrine de pães. Com sorte você verá algum pão com formato de jacaré, urso ou tartaruga sendo cuidadosamente produzido e, o mais legal, de tempos em tempos os padeiros usam microfone para se comunicar com o lado externo e contar um pouco mais sobre o processo de fabricação dos pães.
Dica: enquanto a lanchonete no primeiro piso vive lotada, mal tem onde sentar e não tem banheiro próprio, o restaurante do segundo andar é uma das melhores opções para almoçar da região. Além do Clay Chowder há ótimas opções de pratos.
Falando em boa pedida para o almoço, ali do ladinho tem meu fish & chips preferido de San Francisco e um dos melhores da cidade, servido no Food truck do Codmother (Endereço:496 Beach St.). Anote essa dica porque vale a pena!
Pier 39
Terminado o passeio pela Boudin, seguiremos para o Pier 39, um complexo turístico bem famoso e um desses lugares que você vai amar ou odiar, não tem meio termo.
O Pier 39 concentra uma grande quantidade de lojas, um aquário bem ok (se você vai a Monterey, deixe para visitar o aquário de Monterey que é bem melhor), alguns museus (a galera adora o Museu de Cera Madame Tussauds SF, eu confesso que não acho tanta graça de museu de cera) e várias opções de restaurantes.
O que fazer no Píer 39:
- Acompanhar de perto os leões marinhos brigões: o Pier 39 tem uma colônia de leões marinhos super divertida e um pouco belicosa. Dependendo da estação do ano, eles ficam todos nervosinhos e a brincadeira preferida é o morde-morde, empurra-empurra. Os mais fortes dominam o espaço e não deixam os pequenos subirem. Apesar do tamanho, os bichinhos são extremamente ágeis. E, antes que você reclame, tudo o que os leões marinhos têm de fofos eles tem de fedidos, deixando o cheiro de lado, é pura diversão.
- Fazer um passeio de barco pela baía de São Francisco: o passeio de barco pela baía de São Francisco é lindo. O melhor horário para fazê-lo é no final da tarde para ver o pôr do sol e a cidade se iluminando. Não incluí este passeio no roteiro básico por questões de tempo, mas para quem gosta de barco e de mar, super recomendo. Veja preços e reserve seu passeio aqui
- Escadaria Piano: uma delícia de subir e ainda rende fotos bem legais para o Instagram.
- Tirar fotos: aproveite sua visita ao Pier 39 para fotografar a baía de São Francisco, os leões marinhos briguentos, a marina repleta de barcos coloridos e a Ilha de Alcatraz.
- Ver lojinhas: o Pier 39 tem uma quantidade enorme de lojas de presentes, joias, chocolates, bugigangas, brinquedos e etc. Os preços não são dos melhores, mas pela facilidade vale a olhada.
Lojinhas que valem a parada no Pier 39
- Solve it Puzzles: uma loja super interessante de quebra cabeças desafiadores de madeira, muito bacana.
- Image Arts: super colorida e repleta de posters para casa. Tem muita coisa bacana e com preços acessíveis.
- Leftyes: Uma loja com produtos feitos para canhotos (meu irmão e minha cunhada, ambos canhotos ficaram um pouco decepcionados com o sortimento mas acharam o conceito legal.) Para os canhotos de plantão, fica a dica!
Onde comer no Pier 39
O Pier 39 tem alguns restaurantes turísticos como o Hard Rock Café San Francisco, Bubba Gump, uma pequena filial da padaria Boudin e outras opções menos conhecidas.
Confesso que não morro de amores por nenhum desses que estão no píer, mas caso você queira muito comer por lá, o meu preferido é o Restaurante Crab’s House que serve caranguejos gigantes com vista para a Golden Gate. Outra opção divertida é o Wipeout Bar & Grill (os drinks gigantes são ótimos) e a graça é sentar do lado de fora para curtir a movimentação das pessoas do píer. E, claro, Boudin, Hard Rock e Bubba Gump são sempre bons curingas, você sabe exatamente o que vai encontrar.
Saindo do Pier 39 é hora de avaliar seu nível de fome e cansaço. A caminhada até o Píer 1 onde fica o Ferry Building é super agradável e plana, mas se as pernas estiverem apitando, você pode pegar a Linha F até o Ferry Building ($3,00 se pago em dinheiro – e leve trocado porque o cobrador não dá troco ou $2,50 pagos com o Clipper Card ou Muni Mobile). Para quem vai caminhar, passaremos pela praça da Levi’s e pelo Pier 7 no caminho.
Caminhada até o Ferry Building
Recomendo que você faça o trajeto a pé e vá curtindo os segredinhos do caminho:
Praça da Levi’s
Na altura do Pier 23, atravesse a rua e procure uma pequena portinha entre as árvores. Essa é a pracinha da Levi’s, uma das minhas preferidas da cidade. Além de um loja conceito da Levi’s super bacana, alí pertinho há uma ótima opção para comer bem e rápido.
O mercadinho RJ’s (1425 Sansome St) tem um super buffet de saladas a quilo durante o almoço e muitas opções de sandubas gostosos feitos na hora. Mas se a fome aguentar, eu deixaria para comer no Ferry Building, que é uma experiência super típica de San Francisco.
Pier 15: Exploratorium
O Exploratorium é um museu de ciências divertido e estiloso, não acrescentei a parada no roteiro porque fica muita coisa para um dia só. Como estamos passando na frente acho que vale sim falar que o museu é bem legal e que é uma ótima alternativa para quem tem mais de 3 dias em San Francisco, viaja para San Francisco com crianças ou para um dia de chuva.
Píer 7: o píer mais charmoso de São Francisco
Nossa próxima parada é o Pier 7, um píer de madeira que rende fotos lindas da Bay Bridge e do skyline de San Francisco. Eu se fosse você, caminharia até o final!
Ferry Building: um mercado gastronômico sensacional
O Ferry Building é um mercado super animado e repleto de experiências gastronômicas fantásticas. Quem me segue no Instagram com certeza já acompanhou algum dos meus stories por lá. Taí um lugar que não canso de repetir e revisitar!
Há muitas opções deliciosas para comer e beber. Adoro tomar vinho no Wine Merchant, adoro as empanadas Argentinas do El Porteño, e os burguers do Gott’s Roadside. Para a turma do piquenique, os pães da ACME Bread são sempre uma pedida certeira!
Quer algo mais caprichado, o Peruano La Mar (Fica no Pier 1 1/2 pertinho do Ferry Building – peça um drink de pisco e mande ver nos ceviches e no Lomo Saltado) tem vistas caprichadas para a baía e um excelente menu.
Salesforce Park
Nossa última parada do dia é no Salesforce Park um exemplo bem interessante de como a indústria de tecnologia vem transformando o skyline da cidade e ao mesmo tempo buscando alternativas de integração com os moradores. O parque suspenso tem quatro quarteirões de comprimento e o acesso pode ser feito tanto por elevadores quanto por um funicular gratuito. Se fosse você, subiria de funicular.
O topo do parque é dividido em jardins temáticos com plantas de várias partes do mundo e plaquinhas que explicam cada cantinho. No centro do parque há uma área comunitária com mesas de jogos, livros para adultos e crianças, um brinquedão de subir e um detalhe muito legal: um jardim é rodeado por um conjunto de fontes e toda vez que chega um ônibus no terminal (que fica no andar térreo do conjunto) as fontes circulam todo o parque e fazem a festa criançada.
Além das atrações fixas, vale ficar de olho na programação especial (e GRATUITA): tem aulas ginastica, yoga, caminhadas, atividades para mamães e bebês e concertos.
Dicas para o Jantar
O dia foi intenso e aposto que você já está cansado. Assim, deixo o jantar de hoje mais aberto e algumas boas dicas de restaurantes no post Onde comer bem em San Francisco.
Dia 2: Golden Gate Bridge
Hoje é dia de ver, ou por que não, passear pela ponte Golden Gate Bridge e curtir as vistas e encantos de Sausalito.
Existem três diferentes possibilidades para este passeio:
- Atravessar a ponte de bicicleta
- Passeio pela baía de balsa + Sausalito
- Passeio de carro pela Golden Gate + Sausalito
Nos próximos parágrafos descreverei cada uma dessas alternativas, todas incríveis e com algum ponto bem especial. Sempre que tenho que escolher entre elas, escolho o passeio de bicicleta, que sim exige um bom preparo físico, mas que para mim é a forma mais sensacional de ver San Francisco e a ponte Golden Gate.
Dicas para aproveitar este dia
Escolha um dia de sol:
Seja qual for a sua escolha, o fator mais importante para o sucesso deste dia é um tempo bacana – e se possível com pouca névoa (em julho e agosto será um pouco mais difícil porque no verão a névoa é dominadora). Para isso minha dica é olhar a previsão do tempo na semana da viagem e deixar o dia mais lindo para este passeio. E claro, se você acordar de manhã cedinho e ver um tempo azulão logo no primeiro dia, não pense duas vezes e arremate este passeio!
A) Passeio pela Golden Gate & Visita a Sausalito de bicicleta:
Hoje é dia de alugar uma bicicleta e pedalar até Sausalito. O passeio é maravilhoso de ponta a ponta, e o legal é que dá para customizar o roteiro e incluir mais paradas dependendo do seu preparo físico.
Onde alugar bicicletas em San Francisco?
Alugue a bicicleta no Fisherman’s Wharf e siga pedalando pela costa. Você vai passar pelo Fort Mason (primeira subida boa do trajeto) e quando chegar na região do Crissy Field você terá que sair da costa e subir em direção a ponte. Aqui é o único ponto do roteiro em que você pode se perder um pouquinho, mas é só seguir o fluxo de bicicletas que você vai se achar.
No mês de julho vale reservar as bikes com antecedência para garantir uma boa bike. Eu recomendo o GYG. Eles trabalham com o melhor operador de San Francisco, as bikes são ótimas, e o site permite o cancelamento gratuito com até 48 horas de antecedência.
Melhores paradas:
Aí vai o resumo das melhores paradas com 2 pequenos desvios: o Palace of Fine Artes e o Fort Point, ambos rendem fotos lindas.
- Fort Mason: um dos parques preferidos dos São Franciscanos e umas das ladeiras mais inclinadas que você terá que enfrentar. Pare lá no alto para recuperar o fôlego e fotografar a costa da cidade e a ilha de Alcatraz. Do ladinho do parque há um conjunto de pavilhões com dois restaurantes que adoro: o alemão Radhaus e o vegano Greens;
- Bairro Marina: um dos mais chiques da cidade onde estão as casas mais lindas e o Yatch Club. Daqui dá para tirar fotos bacanas da Golden Gate com barcos no fundo;
- Tunnel Tops: Vale dar uma parada no parque para curtir as vistas do alto. Se você viaja com crianças, tanto o parquinho quanto o centro de visitantes valem o passeio. O local tem pelo menos um food truck por dia, e a seleção costuma ser ótima.
- Crissy Field: Um gramadão, galpões históricos revitalizados e praias bem gostosas para curtir nos dias de sol
- Fort Point: o antigo forte da San Francisco rende fotos mega caprichadas da baía. A entrada é gratuita mas o local funciona apenas de sexta a domingo das 10:00 às 17:00. Para chegar lá você terá que desviar um tiquinho da rota;
- Palace of Fine Arts: para chegar lá você terá que sair um pouco da rota, mas vale a pena. Repare na cúpula e na construção caprichada. O local serviu de cenário para vários filmes.
- Mirantes da Golden Gate: a ponte tem dois mirantes principais, um no lado de SF e outro no lado de Sausalito. Pare nos dois;
- Pare no meio da ponte: para observar a estrutura e o visual;
- Chegada em Sausalito: casinhas lindas de frente para o mar e uma super vista para a cidade;
[Clique para avançar as dicas de Sausalito ]
E não rola fazer o passeio de patinete ou bicicleta elétrica?
De patinete eu ainda não testei, mas pode sim ser uma excelente pedida, vale só ficar de olho na autonomia do bichinho para não ficar vendido (ou parado) no meio da ponte.
Quanto a bicicleta elétrica acho o conceito fantástico e acho uma excelente pedida para quem tem um menor preparo físico porém o aluguel da magrela elétrica custa $75 por dia e é bem disputado. Caso seja do seu interesse, reserve com antecedência para não se frustrar.
Volte para San Francisco de Ferry
A bicicleta volta com você dentro do ferry em um local especial para bikes. Durante a volta (se não estiver muito frio) sente do lado de fora do barco e curta algumas das melhores vistas de São Francisco.
Chegando em São Francisco
Dependendo do seu cansaço e forma física, dá para emendar este passeio com uma tarde na Union Square ou na região de Yerba Buena, onde está o incrível SF MOMA.
Tem um bom preparo físico e quer fazer um passeio diferente? A dica é o roteiro Golden Gate + Presidio, uma dobradinha espetacular e também de bicicleta.
B) Passeio pela Golden Gate + visita a Sausalito de Ferry
Essa é uma opção linda e que pode facilmente ser combinada com o passeio a Alcatraz (comece por ele) seguida do giro de ferry. Vamos começar?
Comece o dia com um cafézinho (ou o chocolate quente maravilhoso) do Blue Bottle Café que fica dentro do Ferry Building.
Em seguida, pegue um ferry no Ferry Building até a simpática cidade de Sausalito
As vistas do Ferry, tanto na ida quanto na volta, são maravilhosas. Se o tempo permitir, sente do lado de fora do barco e capriche na sessão de fotos:
Destaques do passeio:
- Saída e chegada de Sausalito
- Vista incrível de Alcatraz
- Pontes Golden Gate & Bay Bridge
- Centro financeiro de São Francisco com vista do mar
- Chegada no Ferry Building em San Francisco
[Clique para avançar as dicas de Sausalito ]
Preço do Ferry:
Ida e volta U$ 28 | só ida: U$ 14
Dica: faça o Download do cartão Clipper ou compre um cartão físico(U$ 3) na farmácia Walgreens adicione crédito nele. Com o cartão clipper sua viagem passa a ser considerada “comute” e custa U$ 15 ida e volta ou U$ 7,50 só ida.
Fique ligado nos horários porque os ferries são pouco frequentes na parte tarde, especialmente em dias de semana. Veja os horários do Ferry aqui.
Quer muito passar por cima da ponte?
Pegue um carro de aflitivo para retornar a cidade e aproveite para parar no caminho nos incríveis mirantes de Marin Headlands e curtir as vistas mais lindas da cidade. Vai custar pelo menos uns U$ 30, mas fazer o que? Não é todo dia que se vem a San Francisco, certo?
Chegando em São Francisco
De volta a São Francisco, pegue um ônibus até o Crissy Fields, um gramadão verde caprichado que dá acesso a uma das praias urbanas mais populares da cidade. O visual é interessante e rende fotos lindas.
Aqui você pode escolher: seguir a pé até o Fort Point ( aberto apenas sexta, sábado e domingo, a entrada é grátis e o visual é espetacular), ou tocar direto para a Golden Gate Bridge. A subidinha é chata, mas prometo que a vista lá do alto vale toda a pernada! O passeio é super bonito e você chegará bem perto da Golden Gate.
Caso prefira ir de ônibus, confira a melhor alternativa para a sua localização (e horário!) no Google maps.
Visite o bairro Marina
Ainda tem fôlego? Termine seu segundo dia de roteiro em San Francisco no Marina District, um dos bairros mais bonitos da cidade. Ali estão algumas das casas mais bacanas de San Francisco e uma rua bem gostosa de passear, a Chestnut street, que é repleta de barzinhos e lojinhas.
A caminhada entre o Crissy Fields e a Marina, parando no Palace of Fine Arts (um prédio super bonito que merece ser visto) é de 30 minutos (pouco menos de 3 km). Aproveite para jantar pela Chestnut St.
C) Passeio pela Golden Gate + Marin Headlands + visita a Sausalito de carro
Se você tem um carro a sua disposição, ou está disposto a negociar com um táxi, essa pode ser uma excelente alternativa de passeio. Além de atravessar a Golden Gate de carro, parando nos dois mirantes (antes e depois da ponte, fique ligado para não perder as entradas) você poderá subir até os mirantes de Marin Headlands – as vistas mais bonitas da Golden Gate Bridge.
Marin Headlands
Antigamente era permitido quebrar a direita na ponte (logo após o mirante), passar por baixo da rodovia e acessar os mirantes, só que o turismo em San Francisco cresceu muito e o acesso começou a ficar complicado, o jeito foi desviar o acesso para o antigo túnel que fica na saída de Sausalito.
Com isso, para chegar ao mirante é preciso percorrer um trajeto de pelo menos uns 20 minutos de estrada, o que sem dúvida nenhuma reduziu um pouquinho o fluxo de visitantes, mas deixou a visita mais demorada. A boa notícia é que o trajeto é bem bonito.
Pare pelo menos no 1° e no 3° mirante
Seja como for, vale a pena dar a volta e conhecer os mirantes. São 3 paradas principais e minhas preferidas são o primeiro mirante (dá para chegar bem pertinho da ponte, mas é preciso caminhar um pouco e o caminho não é 100% asfaltado) e o último mirante. Nele é possível fazer uma trilha e subir até o topo da montanha para ver a ponte do alto.
É final de semana ou segunda feira?
Aproveite e dê um pulinho na Bonita Light House para ter mais alguns momentos surpreendentes. O mirante abre de sexta a segunda das 12:30 às 15:30 se não estiver ventando forte. Há uma pequena trilha (fácil e lindíssima) para chegar lá.
Dicas de Sausalito:
Chegando em Sausalito passeie pelo centrinho, visite as galerias de arte (tem muita coisa boa) e algumas lojinhas. Sausalito tem muitos restaurantes deliciosos e eu se fosse você, almoçaria por lá.
Dicas de restaurantes em Sausalito
- Para os descolados: o Le Garage (85 Liberty Ship Way #109, Sausalito) fica meio escondido e por isso poucos turistas conhecem. Uma delícia!
- Para quem preferir uma opção mais turistona: The Spinnaker (100 Spinnaker Dr, Sausalito) é uma boa pedida e tem vistas lindas;
- Peixe incrível com vistas lindas: a dica é o Fish (350 Harbor Dr, Sausalito), um restaurante super local e especialmente bacana nos dias ensolarados
- Para comer caranguejo ou carnes: o Salito’s (1200 Bridgeway, Sausalito) é delicioso e uma graça;
- Para quem gosta de agito: gostoso, animado e com vistas lindas da baía, o Bar Bocce (1250 Bridgeway, Sausalito) é uma pedida legal para um almoço animado ou happy hour;
- Para quem quer economizar: o Hamburguers (737 Bridgeway, Sausalito): uma portinha pequena com fila gigante é sempre uma boa pedida;
Pedágio: pago online apenas na volta:
O pedágio da Golden Gate é automático e não dá para pagar na hora. Cheque com sua locadora de carros se seu carro tem Fast Track habilitado (versão Gringa do “Sem Parar”) ou se você precisa pagar o pedágio online. Não se esqueça de pagá-lo ou você vai levar uma multa.
Veja como funciona o pagamento do pedágio online aqui.
Algumas paradas que eu recomendo na volta:
- Palace of Fine Arts: um prédio bonitão que foi construído para a exposição mundial;
- Tunnel tops: Uma área linda com um baita parquinho para a criançada, mirantes com bancos caprichados para os adultos e um centro de visitantes bem legal.
- Crissy Fields: um pedacinho do parque Presídio com praia e alguns edifícios históricos. Boa pedida para piquenique nos dias de calor;
- Bairro Marina (chato de estacionar): um dos bairros mais legais da cidade. Veja algumas das casas mais bacanas de São Francisco e faça um passeio pela Chestnut St., uma rua repleta de restaurantes e lojinhas bacanas.
CHIP DE INTERNET ILIMITADA
Compre seu chip de celular no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet ilimitada.
Dias 3, 4 e 5: Sua vez de escolher o passeio
Se você tem 3, 4 ou 5 dias em San Francisco você pode ir além do básico e explorar bairros cheios de personalidade e muita história pra contar.
- Opção 1 – Union Square, Chinatown & North Beach: para agradar a turma das compras com muito estilo;
- Opção 2 – Mission, Castro e Twin Peaks: o roteiro preferido dos descolados;
- Opção 3 – Civic Center, Alamo Square e Golden Gate Park: um pouquinho de tudo
E claro que também dá para fazer um bate e volta saindo de San Francisco para as cidades vizinhas
Quer visitar Alcatraz?
Alcatraz é um dos meus passeios preferidos de San Francisco, mas você precisa comprar o ingresso com antecedência especialmente no verão. Alcatraz pode ser incluída com a opção 1 ou 2, mas dependendo do seu pique, talvez você precise cortar algo.
Opção 1) Union Square, Chinatown & North Beach: Para agradar a turma das compras e com muito estilo;
Hoje é dia de visitar a Union Square (com direito a dicas de compras), desvendar os mistérios da Chinatown, percorrer a agitada North Beach e encerrar o dia com uma vista maravilhosa da cidade. Pronto para começar?
Paradas:
- Alcatraz (opcional)
- Union Square
- China Town
- North Beach (Little Italy)
- Filbert Steps
- Coit Tower
Para quem vai incluir Alcatraz:
Se você vai incluir Alcatraz no roteiro, seu passeio começa no Pier 23, o ponto inicial dos ferries que conectam San Francisco à ilha (todos os passeios que saem de outros piers não são oficiais e não param na ilha. ) Após a visita, sugiro que você almoce na pracinha da Levi’s e dali siga caminhando ou pegue um ônibus rumo a Union Square para continuar o passeio.
Leve casaco! Venta MUITO em Alcatraz!
Onde começar
Você pode começar o roteiro de hoje na Union Square ou no MOMA de San Francisco um museu de arte moderna espetacular e que vai te render fotos lindas. A partir do MOMA você pode facilmente caminhar até a Union Square.
Union Square
A Union Square é uma das praças mais badaladas de São Francisco. A praça ganhou este nome durante a guerra civil ao ser usada como ponto de apoio e de comício dos partidários pró-união. A estátua no centro da praça representa a deusa da Vitória “Nike” e foi erguida em comemoração a vitória de uma das batalhas durante a guerra entre Estados Unidos e Espanha em 1898 na baía de Manila.
Corações da Union Square
Repare nas estátuas de coração (uma diferente da outra) nos quatro cantos da praça. Essa é uma tradição que vem desde 2004. A cada ano novos corações são pintados e os antigos são leiloados, a renda é doada para o Hospital Geral de São Francisco. Quem achar mais corações espalhados pela cidade agora já sabe como é que eles foram parar ali. E você vai achar!
Compras na Union Square
A Union Square concentra uma quantidade incrível de shoppings, lojas bacanas e até um outlet.
Organização das lojas: apesar da Union Square não ter uma estrutura formal de organização das lojas, algumas ruas concentram mais lojas de alto padrão e outras concentram lojas mais acessíveis. Algumas dicas para você se localizar:
- A Grant Avenue (entre a O’Farrell e a Sutter subindo) concentra uma grande quantidade de grifes famosas: Emporio Armani (entre na loja e repare no teto), Steve Madden, Carolina Herrera, Nespresso Boutique (loja e café – sensacional), Valentino, Hermés, Montblanc, (a mais acessível da turma), Dior, Banana Republic (uma loja linda e enorme), entre outras.
- Shopping Westfield: tem lojas mais acessíveis: H&M, American Eagle, Old Navy, Levi’s, Zara, entre outras.
Algumas paradas clássicas:
- Macy’s & Cheese Cake Factory: vale visitar a Macy’s que tem 7 andares repletos de coisas bacanas e costuma ter muitas promoções. Antes de sair de lá, passe na Cheesecake Factory que tem uma linda vista para a cidade (se quiser almoçar lá, o menu é gigante e tem opções gostosas com um bom custo x benefício.
- Apple Store (300 Post St, San Francisco, CA 94108): a arquitetura da loja é linda. Não deixe de visitar o jardim e reparar nas escadarias.
- Nordstorm Rack, o outlet da região: outra boa parada para quem quer comprar coisas de marca por um bom preço é o Nordstorm Rack (market Street 901), um outlet que costuma ter coisas bacanas de marcas boas. Quem é bonde garimpar, vai se dar bem.
- Para os esportistas: para os esportistas de plantão, a loja da Nike (278 Post St, San Francisco) é gigante e tem bastante coisa legal;
- Para as mulheres: tem a Anthropologie (880 Market St, San Francisc) , uma das minhas lojas preferidas, cheia de roupas lindas e coisinhas de decoração;
- Rotunda da Neiman Marcus: além de linda, a Neiman Marcus de San Francisco tem um dos meus lugares preferidos da cidade para tomar um High Tea (chá da tarde), ainda que você não tome nada por lá, vale subir para fotografar, especialmente no natal!
Enfim, em poucos quarteirões dá pra se esbaldar de fazer compras (e por um preço muito melhor que o do Brasil).
Chinatown
Terminada a sessão shopping, é hora de visitar a Chinatown de São Francisco que é a maior Chinatown fora da China e a mais antiga dos Estados Unidos.
Repare na porta de entrada com direito aos tradicionais leões de pedra chineses: esta porta foi construída na década de 70 para demarcar a entrada da Chinatown. Caminhe pelas ruas sem pressa fuçando as lojinhas. Tem muita lembrancinha da Califórnia barata, enfeites de natal lindos e boas lojas de chá. Não deixe de pechinchar.
Old Saint Mary’s Church:
A igreja foi construída pela comunidade de chineses da cidade em 1854, destruída pelo terremoto e posteriormente reerguida. O que ela tem de legal? Estátuas da Virgem Maria, São José e menino Jesus com os olhos puxados. Procure do lado direito da igreja!
Thien Hau Temple:
Este pequeno templo taoista no quarto andar de um prédio é um dos segredos da China Town. O templo fica no 125 Waverly Place, uma ruelinha toda bonitinha e que merece a visita.
Fábrica de Pipas:
O Chinatown Kite Shop (717 Grant Ave, San Francisco) é uma lojas de pipas existe desde de 1969. Vale passar pra dar uma olhada nas pipas de todas as cores e tamanhos.
A famosa fábrica de biscoitinhos da sorte:
Na Golden Gate Fortune Cookie Factory (56 Ross Alley, San Francisco) são produzidos os biscoitinhos da sorte tão famosos na cidade. O pacotinho de 40 custa 3 dólares. A entrada da fábrica é grátis, mas para fotografar é preciso pagar uma pequena taxa.
A incrível loja de chás Vital Leaf:
A Vital Leaf (1044 Grant Ave, San Francisco) vende mais de 300 tipos de chá, e conta com a simpatia do Uncle Gee, um chinês engraçadíssimo e um excelente anfitrião. Por lávocê pode degustar, de graça, dezenas de tipos de chá. A experiência é muito gostosa e é quase impossível sair de lá sem um pacotinho de chá.
Onde comer na Chinatown de San Francisco
Tenho duas dicas ótimas.
A primeira é o ChinaLive (644 Broadway St.) é um restaurante lindo e delicioso, uma pedida bacana para quem gosta de comida chinesa (os dumplings são divinos) e um lugar que eu adoro levar meus amigos que vem visitar a cidade. Já fui quatro vezes e prometo repetir outras 1000. Infelizmente após a pandemia o local passou a abrir apenas a noite, reservas antecipadas são essenciais.
Para uma experiência menos glamurosa porém muito deliciosa a dica é o Z&Y Restaurante (655 Jackson St, San Francisco), um chinês szechuan que já recebeu até o Barack Obama. Comemos dumplims caprichados, um peixe servido numa sopa que amei provar e um pato super diferente. É bem simples mas é delicioso, autêntico e tem um excelente custo x benefício.
Divisão dos 3 bairros
Um dos pontos altos deste passeio é a junção de três universos completamente diferentes: Chinatown, Little Italy e o centro financeiro de San Francisco, a conexão destes três pontos fica evidente como essa instalação que combina livros, palavras nos três idiomas (inglês, italiano e chinês) e um mural.
North Beach
E, para fechar, vamos passear por North Beach, um dos bairros mais legais e animados da cidade. Northbeach é um bairro super descolado, repleto de paradas interessantes e bons restaurantes. Aí vão algumas paradas interessantes:
- Café Zoetrope (916 Kearny St): o edifício mais estiloso da região abriga o escritório do cineasta Francis Coppola e seu bar, restaurante o Café Zoetrope. Não amo a comida, mas acho a degustação de vinhos uma oportunidade bem legal para quem não vai à Napa Valley ou Sonoma. Aqui você encontrará a carta completa com os vinhos Coppola;
- Brioche Bakery & Cafe (210 Columbus Ave): folheados gostosos e sobremesas caprichadas, é um curinga nos meus passeios por North Beach;
- Maritime Wine Trading (1011 Kearny St A): uma vinícola super descolada e um lugar legal para quem quer provar vinhos de Napa e do mundo todo em plena San Francisco. Adoro a pedida;
- Livraria City Lights & Vesúvio (261 Columbus Ave): a City Lights Bookseller and Publishers é uma das livrarias independentes mais legais da cidade e está repleta de livros bacanas e guias de viagem. Foi aqui que o movimento Beatnik começou!
- Vesuvio Café (255 Columbus Ave): atravessando a vielinha (que é super colorida e também merece uma foto) você chegará no Vesuvio, um bar antigão que também fez parte do movimento boêmio Beatnik e hoje é tido como um dos bares históricos de SF. A entrada no Vesuvio é apenas para maiores de 21 anos;
- Café Trieste (601 Vallejo St): conhecido por ser servir o primeiro expresso da costa oeste dos EUA, o Café Trieste foi parte importante do Beatnik e foi usado como “escritório” por Francis Coppola para escrever “O poderoso chefão”;
- Hole In The Wall Coffee (524 Union St): literalmente um buraquinho na parede;
- Mashka Jewelry (1400 Grant Ave): loja de acessórios linda;
- 101 Music (1414 Grant Ave): instrumentos de segunda mão e discos de vinil, uma pedida autêntica para quem curte música;
- Little Vine (1541 Grant Avenue): um mercadinho para lá de fofo. Aqui você encontra vinhos e quitutes deliciosos para levar paro hotel;
- Public Barber Saloon (1528 Grant Ave): o barbeiro mais cool da cidade. Quem quiser pode seguir em frente e ver um exemplo bem franciscano de Barbeiro, que mistura cortes de cabelo com uma estante de livros sensacional;
Coit Tower: vistas incríveis de San Francisco
Tá no pique? Caminhe pela Montgomery Street até os Filbert Steeps, uma escadaria imensa que te levará até a Coit Tower. Só recomendo a subida para quem estiver em excelente forma física. Outra alternativa é caminhar até o Fisherman’s Wharf e de lá pegar o ônibus rumo a entrada Coit Tower.
Dica: no andar térreo da Coit Tower há uma série de murais bacanas e com um “q” de revolucionários. Há até um tour gratuito para falar da história, inspiração dos murais e da conexão de San Francisco com Diego Rivera.
Opção 2: Mission & Castro – O roteiro preferido dos descolados
Hoje é dia de passear por dois dos bairros mais descolados da cidade: Mission, o bairro latino de São Francisco, um lugar super jovem repleto de boas opções de restaurantes e de lojinhas descoladas, e Castro o bairro GLS da que tem um clima super aberto e barzinhos fantásticos. Se você gosta de arte e pensa em fazer umas comprinhas diferentes, essa opção é para você!
Paradas do dia:
- Balmy Alley
- Valencia Street
- Clarion Alley
- Woman’s Building
- Missão de San Francisco
- Dolores Park
- Castro x 18 St.
- Giro pelo Castro
- Janelas da 19 St.
- Castro Theater
- Cares, Cafés e lojinhas
- Twin Peaks
Balmy Alley (entre as ruas Harrison e Folsom)
Nosso passeio começa na estação de BART 24th street Mission. Dali, caminharemos algumas quadras até o Balmy Alley, um beco apertadinho com algumas das melhores expressões artísticas de Mission.
É um beco repleto de grafites coloridos – muitos deles pintados nas décadas de 70 e 80 – e que de alguma forma contam uma história, fazem um protesto ou deixam uma mensagem. Há grafites falando de imigração mexicana, abuso da polícia, parto, vida e morte e outras mensagens mais sutis.
A graça é caminhar com calma e tentar buscar um pouco da história por trás das pinturas, ou fazer um tour com a Precita Eyes, uma cooperativa de grafiteiros de Mission que desenvolve um projeto super bacana e tem tours bem explicativos (em inglês) durante os finais de semana.
Valencia Street
Terminada a sessão de fotos, é hora de caminhar e descobrir os segredos da Valencia street, uma das ruas mais animadas de Mission. Um lugar ideal para garimpar roupas diferentes e coisinhas de decoração para a casa. Sugiro que você não subestime as lojas pequenas e explore tudo com carinho, desde as esquisitices de Pirate Shop, as camisas estilosas da Self Edge. Tem muita coisa legal.
Neste post sobre Mission, dei minhas dicas preferidas do que ver e onde parar.
Craftsman and Wolves
Para descansar as pernas e limpar a alma, sugiro o melhor chocolate quente de São Francisco, acompanhado de um croissant no Craftman’s and Wolfes (746 Valencia St, San Francisco) mas se o dia estiver quente, seus pecados estarão perdoados com uma tacinha de vinho branco californiano acompanhado de um croissant de chocolate. Uma delícia.
Prefere algo salgado? A especialidade da casa é uma espécie de muffin recheada com um ovo meio mole, é sensacional.
Dandelion Chocolate
Duas casas pra direita (e contando) há um outro café/ chocolateria sensacional. O Dandelion Chocolate (740 Valencia St, San Francisco, CA 94110) é famoso por produzir chocolates artesanais com pouco ingredientes. Lá você poderá provar as barras de chocolates meio amargas com cacau proveniente de vários cantos do mundo, ou comer docinhos espetaculares. Amo a mini tábua de degustações que vem com 4 doces diferentes, e não recuso os cookies da casa.
Para almoçar: onde comer em Mission
Além de lojas bacanas e muitas esquisitices, a região da Valencia street tem restaurantes ótimos. Aí vão alguns lugares que não canso de repetir:
- Tacolicous (741 Valencia St, San Francisco): um mexicano delicioso e com um custo x benefício bem legal. Adoro os Tacos, as margueritas e o churros de sobremesa. Meus filhos também adora.
- Souvla (758 Valencia St, San Francisco): Grego descolado e delicioso. Ótima pedida para comer bem e rápido
- Limón (524 Valencia St, San Francisco): Comida peruna deliciosa
- Gracias Madre (2211 Mission St, San Francisco): vegano caprichado. Muito cuidado com a comida e carinho no serviço;
- El Techo (2516 Mission St, San Francisco) vistas da cidade acompanhadas de comidas latinas deliciosas. Também divertido e disputado no HH. Durante a semana abre apenas as 16:00
- Curry Up Now: (659 Valencia St, San Francisco) Comida indiana descolada e deliciosa várias opções vegetarianas ótimas.
E, para quem quiser voltar um dia a noite (o que eu recomendo):
- Foreign Cinema (2534 Mission St, San Francisco): uma mistura de cinema e restaurante super aconchegante. Não amo a comida, mas a experiência e o ambiente são bem legais.
- Tuba: (1007 A Guerrero St, San Francisco): comida árabe deliciosa. O cordeiro é divino!
Clarion Alley
Terminada a sessão gastronômica, chegou a hora de visitar o Clarion Alley, que fica entre a 17th st e a 18th st. O legal é que para chegar até lá você passará por grande parte das lojinhas que recomendei no post de Mission.
O Clarion Alley é bem mais recente que seu companheiro Balmy Alley , porém não menos interessante. Prepare-se para mergulhar por um corredor colorido repleto de imagens que estão sempre mudando. Cada vez que visito o Clarion sou envolvida por um grafite novo ou um grafite sendo pintado, é muito bacana caminhar, admirar e fotografar esta obra urbana tão viva!
Terminado o passeio pelo Clarion Alley, volte em direção a 18th Street e siga reto até o o prédio das mulheres, um dos melhores e mais coloridos grafites de São Francisco.
The Woman’s building
Além de bonito e colorido, o The Woman’s Building ( 3543 18th St #8, San Francisco) é uma homenagem e um manifesto à todas as mulheres do mundo. Vale parar e procurar detalhes escondidos e admirar o parto simbolizado no topo do prédio. É lindo.
Um sorvete caprichado na Bi-Rite
Ainda na 18th Street, aproveite o clima relax de Mission para tomar um dos sorvetes mais pops entre os locais. A Bi-Rite (3692 18th St, San Francisco, CA) é uma delícia e vive com filas de dobrar o quarteirão – juro que a espera será recompensada! Deu sorte de pegar a Bi-Rite vazia? Pode jogar na loteria e pedir umas 4 bolas pra compensar!
Mission Dolores – A igreja de São Francisco
E nossa próxima parada é um dos lugares de maior importância histórica para a cidade, a Missão de Dolores tem duas igrejas uma ao lado da outra. A menorzinha delas, a igreja de São Francisco, é o prédio mais antigo da cidade inaugurada em 1791. Essa é uma das 21 missões fundadas pelos espanhóis nos séculos 18 e 19.
Jóias da igrejinha de São Francisco
Dentro da igreja há um incrível mural pintado pelos indígenas em 1791 e que passou muitos anos escondido. O mural foi redescoberto em 2004 durante uma obra de restauração e merece ser visto. Além desse afresco antigão, há outros afrescos e um bonito altar de madeira. E, para os fãs de cinema de plantão, o pequeno cemitério dessa igreja saiu no filme “Vertigo” de Hitchcock.
Dolores Park
Bem pertinho da igreja, há um dos parques mais disputados pelos locais nos dias de sol. O Dolores Park tem um dos micro climas mais quentes da cidade, uma atmosfera bem liberal e é ideal para um piquenique. Lá do alto do morrinho dá para tirar umas boas fotos do Skyline de SF! Para quem está com as pernas cansadas, pare um pouquinho e descanse como fazem os locais.
Castro x 18 Street – O cruzamento mais colorido de San Francisco
Nossa próxima parada é o Castro, bem conhecido por ser o bairro gay de São Francisco e, na minha opinião, um dos lugares mais cools da cidade. Para chegar lá você precisa subir a 18th street até o cruzamento Castro x 18th, uma faixa de pedestres coloridíssima e super fotogênica.
O Castro tem uma história importante no movimento americano LGBT, quem viu o filme Milk já conhece um tiquinho da história e poderá rever alguns pontos no passeio. Minha dica em Castro é explorar deixando os preconceitos de lado e brincar de entra e sai nas lojas, restaurantes e lojas (algumas pouco ortodoxas) que você encontrará pelo caminho.
Aí vai um resumão das minhas paradas preferidas em Castro:
Harvey’s
Em uma das esquinas da faixa de pedestres colorida está o bar Harvey’s (500 Castro St, San Francisco), batizado em homenagem ao ativista Harvey Milk, um dos precursores da causa GLS na cidade. O bar é bem bacana para tomar um drink, acompanhado de um guacamole. Aliás, boas opções de bares é o que não vão faltar nessa sua passagem por Castro.
Museu histórico LGBT
Se você se interessa por história LGBT, vale visitar o museu da sociedade histórica LGBT (4127 18th St, San Francisco | Entrada: $10) o conteúdo é todinho em inglês é muito interessante para quem se interessa pelo tema.
A janela de Barbies (Castro x 19th)
Uma coleção de barbies que é a cara do bairro. A casa (4099 19th St.) é residencial, os donos uns figuras e a seleção de bonecas faz menção a vários fatos históricos LGBT.
Outras paradas:
- Spike’s Coffee ands Tea (4117 19th, San Francisco): Foi neste café raiz que boa parte do filme Milk foi escrito. O café dos caras é ótimo.
- The Castro Fountain ( 554 Castro St, San Francisco) Sorvetes gostosos e um bolo no melhor estilo arco-íris (e é não é que o gosto é bom? Comprei uma fatia para uma amiga de presente de aniversário e foi a sensação da festa).
- Human’s Rights Campaign Store (575 Castro St, San Francisco.): a antiga loja de fotografia (e residência) de Harvey Milk dá espaço a loja de direitos humanos. Há uma pequena placa em homenagem a Harvey em frente a loja.
- Cliff’s variety (479 Castro St., San Francisco): uma loja de variedades super bacana. Várias opções de presentes legais;
- Blush! Wine Bar (476 Castro St., San Francisco): Que tal um vinhozinho no final do passeio? O Blush tem um ambiente delicioso e serve aperitivos ótimos! Vale ficar de olho na programação pois volta e meia tem música ao vivo!
- Hot Cookies (407 Castro St, San Francisco) os cookies não são grande coisa, mas a decoração mega liberal das paredes da loja e o formato nada samaritano de alguns dos doces merecem uma bisbilhotada.
Castro Theater:
E, por fim, chegamos ao Castro Theater, que na verdade é um cinema, um dos pontos altos do passeio. Sua fachada é de 1922 e a grande placa de Neon, mega fotogênica por sinal, foi adicionada em 1930.
Dica: o Castro Theater tem sempre filmes bacanas em cartaz e é famoso pelo Singalong, sua chance de ver um filme e cantar junto. É um programa que é a cara de San Francisco e faz um mega sucesso entre os locais. A experiência inclui apresentação do filme por uma drag queen e um pacotinho de surpresas que devem ser usados em algum momento do filme. É muito legal! Compre o ingresso com antecedência e divirta-se.
Twin Peaks Tavern
E, para quem quiser um drink, eu recomendo o Bar Twin Peaks(401 Castro St, San Francisco) antes de subir no Twin Peaks de verdade. O bar é super estiloso e uma marca na história LGBT na cidade: foi o primeiro bar gay de San Francisco com janelas de vidro!
Twin Peaks: uma vista sensacional de São Francisco
Para fechar o dia com uma das vistas mais lindas da cidade, pegue o ônibus 37 (veja a rota exata aqui) que sai do ponto em frente a bandeira multicolorida gigante da Praça Harvey Milk, só que do outro lado da rua, e desça no alto do Twin Peaks. Chegando lá é só relaxar e fotografar!
Vale dizer que a subida no Twin Peaks só vale a pena em dias sem neblina. Em dias de céu fechado você não verá muita coisa!
Para jantar:
Aproveite para experimentar um dos restaurantes do Castro. Um dos meus preferidos é o Kitchen Story (3499 16th St, San Francisco) que tem comidas deliciosas e um ambiente super cool repleto de livros, mas você também pode ir ao Poesia (4072 18th St, San Francisco) um italiano gostoso.
Alternativa para quem quer subir menos e descer mais:
Faça o roteiro ao contrário.. Comece pelo Twin Peaks, em seguida visite o Castro e desça para Mission. A graça de deixar o Twin Peaks por último é que as vistas costumam ser melhores à tarde – em dias sem neblina – e o Castro fica mais animado no final do dia. Se o tempo estiver nublado, elimine o Twin Peaks.
Opção 3: Civic Center, Alamo Square & Golden Gate Park
Nossa opção 3 de Roteiro de San Francisco que combina o lado cultural com o lado hippie da cidade. Passaremos pelo Civic Center a prefeitura de San Francisco, Hayes Street cheia de paradas incríveis, Alamo Square, Haight Street, o lado hipster da cidade e o Golden Gate Park. Prontos para mais um dia incrível?
Paradas do dia:
- Civic Center
- Hayes Street
- Alamo Square
- Haight & Ashbury
- Golden Gate Park
Praça do Civic Center
Nossa primeira parada do dia é o Civic Center. Para chegar lá, recomendo que você pegue um bondinho da linha F que sai da Union Square ou da região do Embarcadero. Se preferir uma viagem mais rápida, pegue um BART ou Muni subterrâneo. A vantagem do F é ver de perto o contraste entre a Union Square e o comecinho do Civic Center sem fazer parte dela.
E, antes que você me pergunte, sim, é pertíssimo, mas o caminho é tão feio que eu se fosse você evitaria. Não que seja mega perigoso, mas para que arriscar? Nessa região de San Francisco há uma concentração enorme de doentes mentais e moradores de rua, é o lado triste da cidade escancarado a céu aberto. Há uso de drogas nas ruas, gritaria… eu não gosto de caminhar por lá, e não recomendo a caminhada por mais real que ela seja.
Esquisitices à parte, a praça do Civic Center é muito bonita. Por lá você verá com a cúpula dourada da prefeitura de São Francisco no fundo, árvores fofas geometricamente plantadas e um parquinho legal para a criançada.É uma das paisagens mais marcantes da cidade.
Nos arredores da praça estão a biblioteca pública de San Francisco, que merece uma visitinha rápida, e o Museu de Arte Asiática (super legal para quem curte esculturas orientais, mas que não faz parte do nosso roteiro). Do outro lado, a Ópera e a Sinfonia de São Francisco (dois programas deliciosos para ir à noite, fique ligado nos horários e peças em cartaz).
Caminhe pela praça, fotografe a cúpula da prefeitura e, quando cansar, é hora de entrar no prédio.
Dica: aproveite os dias de feira na praça! Quartas e domingos, das 7h às 17h rola um mercadinho de produtos locais. Bacana para quem quer provar comidinhas de rua e ver vegetais lindos e orgânicos, mas péssimo para quem quer tirar fotos.
City Hall de São Francisco – a prefeitura
O pomposo prédio da prefeitura de San Francisco está aberto para visitas e a entrada é gratuita. Basta passar pelo detector de metais e por uma inspeção básica na bolsa e pronto!
O interior do edifício tem uma escadaria elegante, colunas altas, ornamentos caprichados e uma cúpula lindíssima. Durante as manhãs ocorrem muitas casamentos no local, assim, há grandes chances de você ver noivas por lá!
Hayes Street
Saindo da prefeitura, subiremos a Hayes Street sentido Alamo Square. A Hayes é uma das minhas ruas preferidas da cidade, repleta de cafés, restaurantes e lojinhas de bairro estilosas. Para não perder o costume, deixo aqui minhas paradas preferidas:
Para bisbilhotar
- Patricia’s Green: Uma instalação de arte rotativa (já vi várias coisas muito legais por lá) e um gramado verde retangular marca uma das áreas mais legais do Hayes Valle, aqui há alguns trailers convertidos em lojinhas (bem legais por sinal) e um beer garden descolado.
Para comer
- Papito Hayes (425 Hayes St A, San Francisco): Mexicano bem gostoso, uma pedida descolada para o almoço;
- Souvla (517 Hayes St, San Francisco): Um restaurante grego delicioso e com um custo x benefício incrível. Adoooro!
- Chez Mamam (401 Gough St, San Francisco): Francês que adoooooro. Descolado e gostoso
- Absinthe Brasserie & Bar (398 Hayes St, San Francisco): Francês caprichado, uma pedida que amo para o jantar
- Arlequin Wine Bar (372 Hayes St, San Francisco): Adoro o terraço deste wine bar, e também adoro comprar os sanduíches vendidos no “Arlequin to go” para comer na Alamo Square
Sorvetes & doçuras
Salt & Straw (586 Hayes St, San Francisco): A sorveteria de Portland combina sabores doces e salgados, eu adoro o de lavanda.
Alamo Square
Uma das praças mais fofas e aconchegantes de São Francisco, a Alamo Square é conhecida por abrigar as 7 casinhas vitorianas mais fotografadas das cidade, as Painted Ladies. São 6 casas gêmeas e uma diferente na ponta.
Construídas entre 1892 e 1896, essa casas sobreviveram a dois terremotos e a avassaladora modernização da cidade, que destruiu muitas casas nesses estilo. Para quem curte arquitetura vitoriana, vale a pena dar uma volta nos quarteirões ao redor da praça para encontrar outros exemplos bonitos e coloridos.
Dica: para tirar uma foto maravilhosa das painted Ladies, suba até o topo do pequeno morrinho do parque. Dali é só clicar!
Haight & Ashbury: o lado hipster de SF
Nossa próxima parada oficial é o Golden Gate Park. Para chegar lá você pode fazer uma caminhada (se der a sorte de encontrar os patinetes de locação taí uma boa forma de economizar uns passos sem perder o trajeto). São pouco menos de 2 Km passando pela vizinhança de Haights x Asbury que é super hippie e super cool, outra alternativa é pegar o ônibus 5, ou 5x e ir direto para o parque. Eu iria caminhando, mas deixo você escolher!
Se você escolheu caminhar, fique ligado nas cores e nas esquisitices da vizinhança Haights. Em 1960 essa região era o ponto de encontro dos hippies da cidade e hoje está repleta de cafés bacanas, brechós descolados e uma das melhores cervejarias da cidade, a Magnolia (1398 Haight St).
Outras paradas interessantes:
Casas famosas
- Casa do Jimi Hendrix (Haight St. Número 1524): no topo da loja de tabaco;
- Casa da Janis Joplin (635 Ashbury Street): Uma vitoriana linda;
- Casa do The Grateful Dead (710 Ashbury Street): Eram quase vizinhos da Janis Joplin.
- Four Seasons Houses (1315 Waller Street ): Um conjunto de casas vitorianas de 1896 decoradas para cada estação do ano. São lindas!
Lojas & brechós que valem a visita
- Jammin on Haight (Haight Street 1400): a loja de tie die mais colorida da região;
- Held Over (1543 Haight St): Brechó vintage que vale a parada e as descobertas;
- Wasteland(Haight St. Número 1660): o brechó mais legal de todos os tempos;
- Booksmith (1644 Haight St): Livraria independente cheia de personalidade. Vamos combinar que Ashbury x haighht precisava de um lugar assim?
- Amoeba Music (Haight St. Número 1855): loja de discos e CDS incrível.
Golden Gate Park
Nossa última parada do dia é o Golden Gate parque, um parque enorme e com várias opções interessantes de atividades e museus. Como o parque é gigante você tem duas alternativas: concentrar sua visita na região dos museus (o miolinho mais popular do parque) ou fazer um passeio de segway (que é super divertido) e conhecer bem o parque.
Aí vão algumas as principais atrações do parque.
Melhores paradas no Golden Gate Park
O conservatório de flores:
O jardim da frente ao Conservatório de flores (100 John F Kennedy Dr, San Francisco) é sempre um boa pedida independentemente da estação do ano. Para quem curte flores e orquídeas, também vale a pena entrar, especialmente na primavera, quando a estufa fica repleta de borboletas coloridas.
Este fofíssimo jardim japonês é parada obrigatória para quem gosta de coisas japas. Lindo, repleto de lagos e construções japonesas fiéis. Destaque para a casa de chá e para a ponte super charmosa e inclinada. Sinta-se praticamente no Japão! A entrada é paga mas vale super a pena!
California Academy of Science
Se você viaja com crianças ou curte museus de ciências, o California Academy of Science vale muito a pena!
Prepare-se para visitar florestas e desvendar oceanos com direito a peixes, borboletas e alguns animais de verdade como o fantástico jacaré albino. Outras atrações bacanas o planetário e o jardim no topo do museu. A arquitetura do museu é um projeto de Renzo Piano e é todinho sustentável. Você vai amar!
Compre o ingresso com antecedência para economizar 8 dólares por pessoa e um baita tempo na fila.
Museu De Young
Um museu de arte fantástico repleto de pinturas bacanas e de exibições especiais. De Young tem uma boa coleção de peças pré-colombianas e de pinturas contemporâneas norte americanas. No alto do do museu há uma espécie de mirante para o parque com vistas bem interessantes. Entrada do museu é paga, mas o acesso a torre é gratuito e é demais!
Golden Gate Park e Segway
O Passeio de Segway pelo Golden Gate Park é um passeio divertido e uma forma bem legal de visitar os principais pontos turísticos do parque sem caminhar tanto. As vagas são limitadas, por isso vale reservar com bastante antecedência.
Passear em volta do Stow Lake
O maior dos lagos do Golden Gate Park é super fofo com direito a gansos, peixinhos e uma pontezinha. Alugue seu barco ou pedalinho e curta um delicioso passeio. Na sequência vale explorar o Strawberry Hill.
O jardim botânico de San Francisco:
Para quem gosta de natureza e tem tempo sobrando, o Jardim Botânico é um programa gostoso e super relax. A graça aqui é curtir a natureza, sentar para relaxar, ler um livro e fotografar. O parque tem muita planta linda e na primavera as flores dão um show.
Ver bisões de pertinho
O Golden Gate parque tem uma área onde vivem dezenas de bisões. Para quem nunca viu bisão de perto, é uma chance de ver muitos deles juntos.
Roteiro de San Francisco no Mapa
Acesse todas as dicas do nosso roteiro de San Francisco no mapa abaixo:
E aí, curtiu o roteiro?
Deixe suas dúvidas ou comentários!
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em San Francisco
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Posts de outros destinos na Califórnia
- Roteiro Los Angeles: Post completinho pra sua viagem
- Roteiro San Diego: Redondinho pra você viajar feliz
- Las Vegas: Conheça as melhores atrações + Dicas do que fazer
- Highway 1: A incrível viagem entre San Francisco e Los Angeles
- Napa Valley: a região vinícola mais famosa da Califórnia
- Yosemite: Guia completo do parque mais lindo do estado
Oi Mari, parabéns pelo roteiro.
Tenho muitas restrições alimentares e me falaram q no EU todo restaurante tem menu especial pois é obrigatório.
Vc sabe se isso é verdade ? Será q nessas doceira e cafés eles tbm tem esse menus ?
Oi Adelia,
Francisco é uma cidade que preza pela alimentacão. Nao sei se em todo o restaurante, mas 90% deles tem opções para veganos e pessoas com restrições a glúten. Não sei se seria esse seu caso.
Abraços
Olá Mari, bom dia
Poderia me tirar uma duvida, farei San Francisco em setembro e um dos dias gostariamos de fazer Alcatraz + Golden Gate + visita a Sausalito de Ferry boat já que estarei acompanhada dos meus pais e nao tem preparo fisico para fazer de bicicleta. Vi seu post https://ideiasnamala.com/roteiro-melhor-sao-francisco/#ferry, porém não entendi o roteiro para fazer estes lugares via ferry.
Poderia me ajudar?
Obrigada
Olá Adelia, bom dia!
Vou tentar explicar melhor. Primeira coisa, se você pretende fazer todos no mesmo dia, comece por Alcatraz.
– Alcatraz é um passeio separado. Você deve comprar os ingressos no site oficial. Compre com antecedência, pois esgota mesmo! Pelo menos 1 mês antes, entre no site e compre.
Após sair do passeio de Alcatraz, siga em direção ao Ferry Building. Além de ser o local de onde sai o Ferry, lá também tem cafés. É bem gostosinho.
– No Ferry Building, pegue um ferry até Sausalito. No trajeto dessa viagem você terá vistas lindas de SF, Alcatraz, Pontes Golden Gate e Bay Bridge. Desça em Sausalito e aproveite a cidade.
– Na volta você pode pegar um Ferry pra San Francisco ou chame um carro de aplicativo e aproveite para passar por cima da Golden Gate.
Respondi sua pergunta? Caso você ainda tenha dúvidas, pode nos escrever!
Boa viagem!
Mari tudo bem? me ajuda com o meu roteiro, por favor!!!
Chego em São Francisco dia 14/12 a noite e volto por Los Angeles dia 03/01, o que estava pensando:
15/12 a 18/12 São Francisco
18/12 a 20/12 Monterey
20/12 a 23/12 Santa Barbara
23/12 a 30/12 Los Angeles (quero fazer os parques Disney, Univeral e Sis Flags)
30/12 a 03/01 San Diego
Não consegui incluir Las Vegas, vc acha que dá? Estou indo viajar eu, meu marido, e minha filha de 13 anos.
Me ajuda com esse roteiro, vale a pena ficar nessas cidades antes Los Angeles e os dias estão legais??? preciso tb de dicas de lugares visitar!!! me ajuda por favor!!!! bjs!!!
Olá Tatiane, tudo bem?
San Diego sem as praias perde um pouco a graça. Sugiro que você repense.
Quanto as dicas do que visitar, leias nossos textos do blog. Temos roteiros completos na região. Vou deixar os links aqui:
Roteiro 15 dias na Califórnia: San Francisco, Los Angeles, San Diego & Highway 1
O que fazer em Los Angeles: 22 atrações imperdíveis + 3 opções de bate e volta
Los Angeles com crianças: 12 passeios incríveis
O que fazer em Santa Barbara na Califórnia: 14 dicas imperdíveis
O que fazer em Las Vegas – Guia completo para aproveitar a cidade
Dicas de San Diego: Guia completoNatal e Ano Novo em San Diego: Melhores atrações, dicas e festas
Olá!
Gostaria de saber sobre o hotel handlery , já reservei e não achei nas suas indicações, por isso queria saber se você conhece … obrigada!
Oi Cilene,
Tudo bem?
Os hotéis que recomendamos estão nesse post!
Abraços
Ola, boa tarde, MUITO BOM O SEU SITE, ME AJUDOU DEMAIS, MT OBRIGADO!!!
Sou muito fa dos San Francisco 49ers, vc saberia algum lugar para comprar a camisa deles mais barato?
Valeuuu!!
Olá Kaian, boa noite!
Infelizmente não sabemos.
abraços
Mari, adorei seu blog. Muito organizado e me ajudou demais a montar meu roteiro para São Francisco. Vamos agora no começo de outubro/ 2023.
Minha mãe é colecionadora de presépios, gostaria de saber se você tem alguma dica de onde posso encontrar algum em São Francisco.
Com relação aos outlets, tem muita diferença entre o San Francisco Premium Outlets e o Gilvroy Premium Outlets? Encontramos nossas lojas preferidas nos dois, há diferença no tamanho das lojas ou preços? Estou tendendo a escolher o San Francisco pela possibilidade de usar transporte público, mas se a diferença for grande alugaremos um carro para ir ao Gilvroy.
Outra coisa, é complicado ir e voltar de Uber de Sausalito até o parque Muir Woods?
Obrigada
Roberta G.
Olá Roberta,
Conversei com a Mari sobre suas dúvidas e segue a resposta dela:
1) No píer 39 existe uma loja chamada Christmas in San Francisco, eles vendem diversos itens de Natal, mas ela não sabe se tem presépio lá.
2) A Mari prefere o SF Premium Outlets. É mais organizado e tem tudo em um lugar só.
3) Não tem sinal de celular no parque, então você não consegue chamar uber.
Você pode optar por um dos tours que indicamos no roteiro de Muir Woods ou contratar um transfer privado
Transfers em San Francisco
Muir Woods: Como visitar a floresta de sequoias saindo de San Francisco
Excursão Muir Woods e Sausalito
Boa viagem!
Olá, tudo bem???
Ameii as dicas e roteiros… Vou para San Francisco no início de novembro/2023.. Como costuma ser o tempo por lá? Outra coisa, vou ficar hospedada próximo a Union Square, como faço o locomoção do aeroporto para o hotel? alguma dica?
Muito obrigada!!
Oi Thais,
Você pode fazer o trajeto de BART, Uber ou super shuttle (reserve antes)
Abraços
Hello, vc é SENSACIONAL, tudo absolutamente tudo muito explicado. Estou indo pela 1ª vez p/ California e com um medo gigantesco… Infelizmente ja fiz bobagem e comprei passagem para chegar em Los Angeles, então ja vou ter que ir de carro para Sao Francisco e de lá começar o roteiro “voltando” no caso.
Mas please, ME AJUDA, onde posso deixar meu carro em Sao Francisco em um lugar mais barato para poder aproveitar a cidade com transporte público? Por que nos hotéis a diária é um absurdo 🙁
Muito, MUITO OBRIGADA pelo apoio e pelas várias dicas já dadas no site.
Olá Leyna,
É bem caro mesmo parar em SF. Você pode estacionar na rua, mas existem algumas regrinhas.
Nesse link tem as regras bem explicadinho, mas em inglês.
Estacionar em SF
boa viagem
Oi, Mari, adorando tudo por aqui! Planejamos fazer esse roteiro de SF combinando City Hall, Álamo Square e Golden Gate Park, mas estaremos de carro…. Consigo estacionar no City Hall e na Alamo Sq? Iremos em janeiro. Obrigada!!
Oi Kathleen, tem uma garagem no City Hall, e costuma ser fácil achar vaga na rua na região da Alamo. Antes de estacionar leia bem as placas e não deixe ABSOLUTAMNETE nada no carro em San Francisco (nem casaco, nem nada) tudo o que for deixar, trancado no porta malas). Ter a janela quebrada ou ser guinchado são duas coisas mega desagradáveis e que podem te fazer odiar a cidade.
Oi Mari, muito obrigada pelo seu blog, estou planejando uma viagem de 15 dias para a California em setembro/23 todo baseado nele. Tenho 3 dias em SF e depois sigo para o Napa, conforme sua sugestão 2 de roteiros de 15 dias. Estou viajando com 2 crianças, de 1 e 2 anos. Gostaria de saber se mesmo assim, não recomenda alugar carro em SF, tendo em vista que estarei andando com carrinhos de bebê para andar no transporte público. Muito Obrigada!
Olá Mariana,
Realmente o carro facilita a vida quando estamos com crianças pequenas, mas tenha em mente que é bem difícil estacionar nas ruas de SF (não é impossível) e os estacionamento fechados são bem caros.
Em relação ao transporte público: andar de ônibus na cidade é super tranquilo e os motoristas são bem atenciosos, já andar de bonde com carrinho de bebê será bem complicado.
Boa viagem!
Em 2 dias vc acha que A entrada em Alcatraz não é imperdível? Não tem como eu inserir A visita ao Alcatraz no dia 2 clássico, depois do passeio de bicicleta Até Salsalito ou fica muito corrido? Agradeço se puder me responder;
Oi Igor,
Eu AMO o passeio a Alcatraz, mas se vc tem apenas 2 dias em SF, deixaria para uma próxima.
Abraços
Uauuu
Que roteiro… está salvo para a viagem que está perto.
Obrigada Cintia!
Que bom que gostou!
Na volta passa aqui e conta o que achou?
Abraços
Olá Mari,
Você recomenda devolver a bike em Sausalito e voltar sem bike no Ferry?
Muito obrigada!!!
Sai um pouco mais caro fazer isso. Então deixo a escolha pra vc!
É bem tranquilo voltar de bike de devolver na chegada.
Beijos
Oi, Mari, tudo bem? Olha, muito boas suas dicas, parabéns! O passeio de bike atravessando a Golden Gate, passando por Sausalito e os mirantes ali próximos fica muito puxado/difícil em janeiro por causa do frio? Estaremos lá do dia 18 ao dia 21 de janeiro de 2023. Obrigado, abraço!
Oi Luis,
Com um bom casaco em geral dá. Os dias em janeiro -m quando não chove – são maravilhosos.
Mari, estamos em SF e seu roteiro está fazendo nossa viagem ser incrível! Parabéns (e muito obrigada) pelos detalhes e ótimas dicas!
Amanhã é o nosso 3 e último dia. Já fizemos os seus roteiros completos do dia 1, do dia 2 (fomos de bike para Sausalito – incrível!) e já conhecemos Little Italy, Chinatown e Union Square (pertinho do nosso hotel).
Agora estamos na dúvida se fazemos a opção 2 ou 3 amanhã ou se seria possível misturar essas duas de alguma forma. Queremos principalmente o Civic Center + Golden Gate Park + Castro. O que vc acha?
Obrigada desde já!
Bjs
Oi patricia,
Demorei pra responder desculpe. Na próxima me chama pelo instagram @ideiasnamala
Espero que tenham curtido MUUUUUito a viagem.
Mari
Oi Mari,
Iremos para California eu, esposa e filha em Janeiro/23.
Chegaremos Terça 3/1 em SF e ficaremos por lá até Sábado 7/1 quando desceremos para LA em etapas pela HW1.
Os seus roteiros são bem completos e valiosos, são tantas coisas que nem fui e sei que terei que voltar…
Me preocupo com o frio de Janeiro, mas essa é a única época que podemos ir devido às férias escolares. É de matar mesmo?
Carro alugado somente para ultimo dia e ficaremos em Fisherman’s Wharf.
Falta um tempão, mas já estamos ansiosos.
Obrigado pelas dicas.
Olá, João Paulo!
Obrigada! 🙂
O frio é intenso mesmo e venta muito em San Francisco. Vá preparado para isso. Mas vale a pena!
Abraços
Oi Mari,
Estou lendo todos os seus roteiros ainda com calma e refletindo mas estou adorando as dicas.
Provavelmente terei só 10 dias para conhecer a Califórnia então vou escolher o que é mesmo imperdível.
Minhas dúvidas são se San Francisco é bom para compras e qual o imposto, pois estou acostumada a ir para a Florida, para Califórnia será a primeira vez, devo ir entre dezembro e janeiro nas férias das crianças.
Segunda dúvida,na Florida costumamos alugar aquelas casas em condomínios, nunca ficamos em hotel, tem isso na Califórnia também ou não? Airbnb seria válido? obrigada.
Oi Eliza,
Aqui não tem aquele esquema de condomínio como a Flórida, mas deixo aqui minhas dicas de onde ficar em SF.
A taxa di estado é de 7.5% mas a maioria das cidades adiciona uma taxa local, em geral chega a 10%
Abraços
Adorei seu post de S.Francisco .Parabéns!!!
Oi Mari…
Gostaria de saber se o passeio para Alcatraz realmente vale a pena?
Terei 2 dias completos em San Francisco e peguei o roteiro :
1º dia:
• Union Square (ponto inicial do bondinho);
• Passeio de bondinho linha Powell – Hyde;
• Lombard Street;
• Ghirardelli Square;
• Fisherman’s Wharf;
• Píer 39;
• Praça da Levi’s Píer 23;
• Ferry Building.
• Salesforce Park
2º
• Passeio Golden Gate de bike com as paradas que você sugeriu, volta para San Francisco de ferry.
Gostaria de uma dica para almoço legal na volta e também se cabe incluir o passeio em Alcatraz no periodo da tarde + algum outro que seja imperdivel?
Poderia me ajudar.
Obrigada.
Oi Raphaela,
Eu ADORO o passeio, mas com dois dias na cidade não faria não.
Você é mais urbana ou mais natureza? Se for natureza, recomendo o parque presidio que dá para fazer junto com seu passeio de bicicleta. Se o dia estiver aberto vc terá vistas sensacionais da Golden Gate.
Outra pedida LINDa um tiquinho mais afastada é o Golden Gate Park. Acho o parque maravilhoso.
Abraços,
Mari
Mari, olá!
Parabéns pelo seu dedicado roteiro, com certeza foi feito com muito carinho e entrega dos belos lugares resultado para os visitantes.
Estarei aproveitando bem mais a minha visita em São Francisco após a leitura deste excelente roteiro.
Muito Obrigado.
Raul Costa
OI Mari, Boa tarde.
Estou montando o meu roteiro com base no roteiro que você disponibilizou e gostaria de saber se é viável inverter a ordem dos passeios da Opção 3, começar pelo Golden Gate Park, e depois continuar a pé por Haights x Asbury, Alamo Square, Hayes Street e por último o Civic Center?
Obrigada pelas dicas.
Abraços!
Oi Caroline.
Sim! Pode inverter e é uma ótima pedida!
1°) Não sei se cliquei no botão certo. 🥶
2º) Pode me dar dicas de como aproveitar para conhecer o Vale do Silício (Apple, Google etc.) a partir de San Francisco com o número de dias ideal etc.?
3°) Qual é a melhor época do ano para visitar?
4º) O dólar está bem caro para o pobre bolso brasileiro. Qual seria um valor razoável de reserva para gastos por dia? Não sou de muita frescura.
5º) Tem alguma facilidade que eu possa ter por ser deficiente auditivo (escuto apenas de um ouvido, mesmo assim com perda)?
OBRIGADO 🙏🏻!
Oi Luciano:
Veja nossas dicas do Vale do Silício aqui; clima e melhor época para visitar San Francisco aqui; no post tudo sobre a Califórnia você encontra detalhes de custos da viagem. Desconheço facilidades para deficientes por aqui, uma das grandes amigas tem uma deficiências parecida com a sua e -eplo que eu saiba – não tem benefícios.
Abraços
Olá Mari , tudo bom ?
Estamos indo para Califórnia pela primeira vez em Junho (apesar das suas considerações sobre esta época ?).
Queremos fazer o máximo possível de passeios a pé ou transportes públicos e a noite costumamos jantar em lugares gostosinhos mas não de baladas .
Nossa super dúvida:
Ficar na região da Union Square ou Mission.
O que sugere ?
Obrigada !!
Oi Isabelle,
Vou te dar vários links para vc ler e aí vamos trocando mensagens pelos comentários. Pode ser?
Onde ficar em SF: Union Square é sempre minha primeira opção, se um hotel bem localizado coube no budget, vá de Union Square.
Dicas para comer: Vou atualizar este post nas próximas semanas.
Transporte público em SF: Este está novinho em folha!
Beijos e obrigada,
Mari
Mari amei seu blog, estou indo daqui ha 15 dias e estou montando o roteiro, vc é TOP nas dicas, queria saber como é usar UBER aí, vale a pena para me levar do hotel até Union Square por exemplo? vale a pena usar Uber?
Beijo
Oi Cristiane,
Depende de onde vc está hospedada, mas Uber é relativamente barato por aqui e vale a pena sim. O que não ajuda é o trânsito.
Abraços,
Muuuuuito bacana e super útil! Viajamos para a Califórnia em alguns dias e incrementei meu roteiro com base em muitas das suas dicas e ideias. Parabéns pelo empenho e obrigada por compartilhar =)
Oi Mari, muito obrogada pelas dicas!!! Vamos ficar agora em Out/19 e ficar hospedados na Union Square. Dicas do que fazer a noite? Bares ou Pubs ao redor? Vamos seguir seu roteiro.!
Muito obrigada!
Gabi
Oi Gabriela,
Tem algumas dicas legais aqui no site, já viu? Amo o bar secreto, o duelo de pianos do Johnny Foley e o Novela. O Bar do Hilton tem vistas imbatíveis, e o Marriott Marquise tbm é uma ótima pedida.
Beijos
Esse blog é tudo pra mimm! Hehe as melhores dicas!
Vou deixar aqui uma dica tbm de San Francisco, inventamos de pegar ticket de cable car de ida e volta! E é um transtorno hehe na ida nao pegamos muita fila pq chegamos cedinho, mas na volta, nao tem como fugir da fila gigante. Compensava muito mais voltar de uber, o valor saia quase o mesmo . Inclusive estou escrevendo esse comentário da fila kkkk
Aiii coitada! A fila é chata mesmo!
E que bom que vc curtiu as dicas!
Beijos
Oi Mari, tudo em paz?
Neste momento estou em São Francisco. Tenho disponível 3 dias e meio líquidos e estou seguindo as suas fantásticas dicas quase que literalmente.
Muitíssimo obrigado e meus parabéns por disponibilizar um material tão rico de informações!!!
Que delícia ouvir isso! Obrigada pelo Feedback e pelo carinho.
Oi Mari, adorei seu blog. Tem muitas dicas excelentes que estão me ajudando muito para montar o roteiro. No último dia em São Francisco nosso carro já vai estar disponível para retirar as 12h. Pensei em retirar e fazer a Golden Gate e Sausalito porque não teremos muito tempo na cidade. É possível estacionar em Crissy Fields e Palace of Fine Arts Theatre? E como é o estacionamento em Sausalito? Obrigada desde já!
Ótima ideia!
Super tranquilo parar em Crissy Fields, e no Palace of Fine Arts. E já que vc está de carro eu tbm pararia no Battery Crossby e na Baker Beach (veja dicas neste post)
Em Sausalito o estacionamento é mais disputado, mas eu sempre acho um cantinho!
Beijos
oi! Adorei o roteiro, super detalhado…só uma coisa me deixou na dúvida, qual o melhor lado do bondinho para o primeiro dia???
Muito obrigada!!!
Direito! 🙂
Oi Mari, só pra avisar, caso não tenha notado, mas no texto do blog aparecem as duas informações, uma dizendo que o lado direito é melhor e outra dizendo que o lado esquerdo é melhor. Por isso, uu também tinha ficado na dúvida, rsrs. E parabéns pelo blog, as dicas são ótimas!!
Oii Mari. Vou ficar 4 dias inteiros em SF e sem carro. Você acha que vale a pena pegar o City Pass de 3 dias?
Oi Cristina,
Depende do que vc tem vontade de ver. Vc olhou as atrações? Faria elas se não existisse o passe?
Talvez faria uma ou duas, mas ele dá direito a 3-Day Cable Car and Muni Bus Passport, acha que por isso já valeria a pena?
CityPASS Admissão inclui:
3-Day Cable Car and Muni Bus Passport (OK)
California Academy of Sciences (OK)
Blue & Gold Fleet Bay Cruise Adventure (OK)
Aquarium of the Bay
Exploratorium (OK) OU San Francisco Museum of Modern Art — SFMOMA
Oi Cristina,
Se for só pelo Muni, dá para comprar o Muni Pass.
Eu Mari ADORO o MOMA, e acho que o Science Academy vale mega a pena com crianças.
Beijos
Oi Mari! Adorei o blog, está me ajudando bastante na montagem do meu roteiro. Pretendo ir pra SF em maio, a ideia é passar vários dias pra aproveitar bem a viagem. Quero muito conhecer o Yosemite e minha dúvida é se daria pra fazer um bate e volta de SF ou se seria melhor me hospedar em local mais próximo do parque. Muito obrigada!!!!
Oi heloísa,
Que delícia de viagem! Maio é uma época espetacular para visitar o Yosemite.
Durma pelo menos uma noite na região, o Yosemite é muito espetacular para um bate e volta (e na real, vc passaria mais tempo na estrada do que no parque. Não vale a pena!)
Beijos
Oi Mari!!
Estou querendo ir por 4 dias agora no comeco de fevereiro, como costuma ser o clima? Chove, muita neblina?
Muito obrigada pelas dicas, vou comecar montar o roteiro essa semana e com certeza seguir muuuito do que esta aqui
Oi Paloma,
Da uma olhadinha neste post sobre o clima em SF!
EM geral, fevereiro é um mês frio, com alguns dias bem chuvosos (e quando chove, chove) e outros dias lindos e azuis.
Oi, Mari!
Vou estar em Vancouver em Janeiro e pretendo dar uma fugidinha para uma trip sozinha de 3 dias em SF. Seu post é super completo e está me salvando, vou fazer o roteiro igualzinho! Muuuito obrigada!
Mas lendo os comentários aqui fiquei com uma curiosidade, você mora em San Francisco?
Um beijo!
Oi Julia,
Como no Vale do Silício (cerca de 1 hora de SF.)
Beijos
Olá Mari, Muito bom o seu post! Deixa lhe perguntar uma coisa, Irei ficar 3 dias em SF, depois ir até Los Angeles 3 dias e depois Vegas. Minha ideia era alugar um carro para retirar no aeroporto de SF e ficar com ele a disposição durante toda a viagem. Você acha desnecessário carro em SF durante esse período de 3 dias. ou ficar com ele por 2 dias e encaixar a golden gate no ultimo dia e ai fazer ela de carro?
Olá, Henrique!
Acho que S.F tem opções ótimas de meio de transporte e dá para ficar sem carro sim. A cidade tem pouca vaga na rua e os estacionamentos costumam ser caros. Além disso, normalmente os hotéis não têm estacionamento de graça e você precisará deixar uns bons dólares para deixar seu carro estacionado à noite. Acho uma boa ideia você pegar o carro no terceiro dia, passar pela Golden Gate antes de ir pra L.A.
Abraços
Oi Mari, tudo bem? Vou para SF em Novembro 18. Meu primeiro dia inteiro na cidade será um domingo (planejei 4 dias inteiros em SF). Qual das opções de roteiro você recomenda para um domingo? Faz muito nesta época? Obrigada! Abs, Fabiana
Oi Fabiana,
Qualquer uma menos o primeiro dia. Evite o Pier 39 nos finais de semana!!!
Beijos
Oi Mari!
Bacana as suas dicas!
Por me passar o contato da brasileira para nos guiar em Napa Valley?
André
Olá, André!
Obrigada!
Já encaminhamos o seu email e em breve a guia entrará em contato.
Abraços
Olá Mari, tudo bem?
Muito obrigada por este post!!
Eu gostaria de saber se eu consigo visitar a prisão de alcatraz no mesmo dia do passeio na ponta + visita a sausalito de bicicleta e voltando de ferry. Estamos com os dias mais contadinhos….
Muito obrigada
Oi Fernanda
Se sair cedinho dá sim. Talvez fique um pouco cansativo, mas vale a pena!
Beijos
Oi, ob pelos detalhes de suas dicas. Como faço para salvar os mapas para seguir? Obrigada
Olá Milene, tudo bem? É só abrir o Mapa no Google Maps, imprimir, baixar ou salvar na sua conta.
Beijos!
Ola Mari!!
AMEII seu post, estou fazendo tuuuudo igual!! rs
Estou indo no próximo mes, e fiquei em duvida em relação ao pedagio na golden gate com a bicicleta? Qual seria este valor? Pagamos lá mesmo, ou tem algum site??
Obrigadaaaaa!
Oj Lilian,
Para bicicletas não há pedagio. Vá tranquila.
Beijos
Mari, estou apaixonada por São Francisco antes mesmo de conhecer!!
Adorei seu post ultra mega completo!!! Ele vai nos guiar pela cidade 🙂
Beijoo
Hey Gabi,
Quando vocês vem? Se quiserem marcado um café e tento levar vocês para alguns dos meus cantinhos preferidos.
Beijos e obrigada pelos elogios!
Oi Mari,tudo bem. Estou AMANDO ler tudo sobre califórnia aqui no seu blog, pegando dicas maravilhosas. Você está me ajudando muito!
Vou viajar para califórnia em setembro conhecer: San Francisco (3 noites) Los angeles (5 noites) e Las vegas (7 noites) e estava pensando em fazer o seguinte roteiro no 2 dia de San Francisco:
**começaremos cedinho, mais ou menos 7:30/8:00h da manhã**
Union square pegar o bondinho (quanto tempo demora o bondinho de SF (linha powel-hide) até descer na lombard street?)
Lombard Street
Ghirardelli Square
Fishermans Wharf
Pier 39
E minha dúvida é se vc acha que ainda daria tempo de conhecer a Universidade de Stanford, acho que seria um passeio super show (quanto tempo mais ou menos se fica na universidade de stanford?) e se fosse faze-lo teria que encaixar nesse dia. Caso não encaixe, podemos descartar o Fishermans Wharf (ou de repente apenas jantar ou almoçar lá algum dia), pois faremos a highway 1, então passaremos por monterey e lá podemos ver os leões marinhos e etc. Ultima dúvida quanto tempo demora para conhecer o Academy of Science? estamos interessados também. O que acha?? beijos.
Oi Mariana,
Já respondi uma pergunta parecida sua antes, sigo com o meu “não” pra Stanford, mas o Academy of Science sim cabe no “pacote”.
Umas duas horas dá pra passear bem por lá!
Beijos
Mari,
Pretendo fazer o seu roteiro do 2º dia (Golden Gate e Suasalito de Ferry) em um dia de domingo.
Gostaria de saber se dá para jantar domingo em Chestnut e qual o melhor meio de voltar dessa região para o hotel na Union Square.
Oi Daniela,
Vejs no Open Table (site de reservas de restaurants online) que restaurantes estão abertos no domingo e que horas eles fecham. No domingo aqui em SF muita coisa não abre ou fecha mais cedo. Para volta o Google Maps te ajuda a traçar a melhor rota de ônibus, ou Uber/ Lyft.
Beijos
Mari,
Tudo bem?
Estamos viajando para São Francisco em setembro e você virou nossa guru da California.
Temos apenas 2 dias na cidade, sendo que dois deles são metades..
Nosso roteiro esta assim:
Chegamos por volta das 12h do dia 9 de setembro e temos a tarde livre. Pensamos em:
– Union Square
– China Town
– Coit Tower
– North Beach
Daria para fazer tudo isso em uma tarde? Da para jantar em North Beach?
O segundo dia ficaria:
Union Square
Lombard Street
Fishermans Wharf
Alcatraz
Pier 39
Ferry
O terceiro dia pegaríamos o carro e iriamos para Golden Gate, mirantes, Salsalito e de Salsalito Napa. O que acha?
Oi Mari, tudo bem? Minha esposa e eu estaremos em SFO por 3 dias, incluindo o Natal. Teria alguma recomendação especial? Como é o funcionamento de atrações, bares e restaurantes neste período? Obrigado pela atenção e pelas dicas.
Oi Felipe,
Tenho um post de uns 3 anos atrás falando sobre o Natal em SF, e as dicas continuam as mesmas.
Para o restaurante minha dica é ver no Open Table o que estará funcionando e já fazer a reserva!
Beijos
OI Mari, adorei as dicas e pretendo conhecer todos esses lugares! Em qual desses dias você recomenda incluir uma visita ao MoMa?
Oi Aline,
Quantos dias vc tem? Dá pra encaixar junto com a Union Square!
Beijos
Oi! Ficaremos 5 dias, de segunda a sábado. Pensei em incluir na quinta feira (no roteiro da Union Square) pois li que nesse dia o museu fica aberto até as 21h, perfeito então!
Vi que o city pass agora só dá direito a 3 dias de Muni. Você saberia me dizer se esses 3 dias contam a partir do primeiro dia dos 9 dias do City pass, ou se posso, por exemplo, adquirir o city pass na segunda, usar as outras atrações, mas dar o start para esses 3 dias de Muni só na quinta? Pois acredito que os primeiros dias serão mais a pé, e não vamos precisar tanto qto nos dias seguintes qdo já terá acabado o uso do Muni.
Obrigada pelas dicas e pelas respostas!
Oi Aline,
Perfeito encaixar no dia da Union Square. O Muni Pass e o City Pass tem datas de início diferentes! O Passe vem com dois campos diferentes para vc preencher cada um deles! Ou seja, seu plano vai funcionar certinho!
Beijos
Oi Mari! Voltando pra contar, pq queria muito agradecer seu blog e as dicas dele, fiz um roteiro pra San Francisco seguindo seu guia. Acrescentei algumas coisas, e queria dividir com você.
Preciso dizer antes que ficamos hospedados em Daily City, a 5min de uma estação de Bart, em um Airbnb, então os meus roteiros estão “ao contrário” pois vou partindo de um ponto de baixo para cima.
No primeiro dia, imaginei que acordariamos cedo pois o fuso horário é de 4h nessa época do ano e fomos direto do Brasil, como vi que tudo abre “tarde” em SF (muita coisa só depois das 10h) coloquei o City hall que abre mais cedo logo de cara, e dali iria subindo no mapa. Conheci o interior do prédio e a praça em frente, e adorei. A partir dali andei até a Powell, comprei o City pass, fizemos o passeio de bondinho, conhecemos a Lombard e a Ghirardelli (sem fila nenhuma). Chegando ao pier demos uma volta, almoçamos e fomos fazer o passeio de barco com a Blue&Gold (Citypass). Em pleno julho pegamos a ponte limpinha, sem fog, vista linda, foi incrível. Andamos por todos os Piers, fomos na pracinha da Levi’s, conheci a loja, adorei o pier 7, e o Ferry Building. Conhecemos a Boudin e o mini museu que tem no andar de cima, incrível! Nesse dia também conhecemos o Aquarium of The Bay, brincamos com as estátuas que estavam do lado de fora do Madame Tusseuad, e próximo ao Ferry Building fomos conhecer a gigante escultura “Cupido Spain”, é bem pertinho do Ferry, vale a pena! Depois desse passeio fomos jantar na Cheesecake Factory.
No segundo dia, fizemos o passeio de bike até Sausalito. No caminho, ao invés do Palace Of Fine Arts (que visitariamos outro dia) fomos conhecer o The Wave Organ, e achei muito legal.
Me falaram que ventava muito na ponte, então não me ocorreu passar protetor nos braços, pois achei que ficaria de blusa, resultado: o céu abriu, fez calor, tirei a blusa e queimou horrores, muito mesmo, passei até mal :/ Mas a ponte estava limpinha, olha pelo lado positivo, hahaha! Fomos até Sausalito, e lá provamos o Hambúrguer, voltamos de Ferry* e chegando em SF passeamos pelas lojas da Union Square.
*Fizemos o cartão Clipper pra facilitar a vida e ter desconto no Ferry, mas bem no nosso horário, por uma questão de atraso, usaram outro barco pra dar conta, usamos nosso cartão Clipper “normalmente” e só no dia seguinte fomos ver que haviam cobrado $13 e não $6,50 :/
No terceiro dia começamos o dia no Seward Mini Park, mesmo pesquisando antes, e o Google dizendo que estava aberto e tudo mais, nos deparamos com o parque fechado e uma placa de proibição de adultos desacompanhados de crianças, ou seja… Fuéfuéfué… (Tirei foto caso vc queira atualizar o post) Seguimos para a Castro, onde andamos pelas ruas coloridas, e provamos o Hot Cookie (pelo menos a parada no parque fez com que chegássemos na Castro com a HC abrindo às 11h) e dali fomos para o Mission conhecer o Dolores Parque e os grafites. Do outro lado da rua do topo do Dolores está o Golden Hidrant, fomos ver porque achei muito bonito toda história e significado. Provamos o sorvete da Bi- Rite (ameeeei), passeamos nos bairros vendo os grafites, e almoçamos no La Taqueria- lugar que amei demais, demais mesmo, queria ter comido lá novamente! Ali no Mission ainda, fomos ver também o Pipehole Cinema, um cineminha que fica literalmente num buraco na parede, exibindo alguns vídeos no buraquinho minúsculo, uma gracinha. Do Mission pegamos um ônibus até o MoMa e vimos todo o acervo + exposição do Magritte (às quintas o MoMa fecha mais tarde, por isso deu tempo).
No quarto dia fugimos completamente do roteiro sugerido pelo blog ? fomos de Muni até a Baker Beach, caminhamos pela areia até as pedras pra ver o outro lado da Golden Gate, foi maravilhoso. Um vento gostoso no rosto, vista incrível, lugar vazio, calmo… Dali pegamos um ônibus gratuito até o presídio parque onde conhecemos a escultura de troncos, fizemos a trilha, fomos até a Lucas film conhecer a fonte do Yoda e figurinos do filme, e também o Palace Of Fine Arts. De queixo caído com tanta beleza fomos almoçar no Italian home made (ainda era 13h!) Seguimos para conhecer Nort Beach e China Town, ainda chegamos cedo e ficamos pela Union Square vendo as lojas.
No último dia começamos pelo Golden Gate Park, visitamos o Academy of Science, Shakespeare Garden, o mirante do The Young Museum e saímos em direção a HAIGHT Ashburry e suas ruas mega coloridas. Terminamos nas painted Ladies, passamos pela casa mal assombrada pra uma foto e fomos almo-jantar no Tony’s. Fizemos uma reserva pelo yelp, pois no dia anterior a fila era de 2h. Nos despedimos de San Francisco voltando a Union Square, passeando bem devagar pelas ladeiras charmosas, olhando os bondinhos, as ruas largas e bonitas, e o coração já cheio de saudade dessa cidade tão maravilhosa.
Oie. Tudo bem?
Obrigada por compartilhar seu roteiro.!
Vc achou que valeu a pena se hospedar em Daily City?
Obrigada!
Oi Patrica,
Perto do Bart, pode ser uma saída para quem quer economizar sim.
Eu Mari, prefiro ficar do outro lado: Berkeley, Emeryville ou Oakland (precisa olhar a região bonitinho – leia avaliações para não ficar em lugar feio) são melhores pedidas na minha opinião.
Beijos
Mulher acabei de ver que nunca respondi seu comentário. Desculpe!
Arrasou no roteiro e nas adaptacões!
Obrigada por compartilhar!
Abraços e te vejo aqui na próxima viagem?
Olá Mari, até que horas mais ou menos vai o 1º passeio completo com o bondinho….. consigo no mesmo dia fazer alcatraz a Noite?
O segundo passeio de bike depois consigo visitar a Union Square a noite e jantar lá?
Vou de Motorhome, qual lugar é mais estratégico para ficar estacionado o Motorhome?
Oi Sarila,
Td depende da sua velocidade, mas deveria demorar o dia todo. Acho que dá sim pra fazer Alcatraz a noite (mas compre os ticket antes pq eles são bem concorridos!).
Dá sim pra fazes Union Square depois da bike.
Quanto ao motorhome, vale a pena ficar nas aforas da cidade. Não pesquisei muito o assunto mas é um bom tema para falar no blog!
Beijos
Mari, tudo bem? Reservas no Sutro´s são cobradas? 🙁
Parabéns pelo roteiro. Foi muito útil e conseguimos nos deslocar facilmente. Meu filho adorou a praça em frente ao Pier 23.
Que legal Vânia. Ficamos felizes! Continue nos acompanhando aqui e no Instagram (@ideiasnamala)!
Um beijo!
Oi Mari, tudo bem? Parabéns pelo site, amei suas dicas e montei meu roteiro em cima delas ?
Aos domingos tem alguma particularidade em SF? Tipo: o comércio e pontos turísticos fecham? No meu roteiro o seu Day 1 será em um domingo, mas caso você fale que é melhor não, vou trocar por algo que eu não fique tão prejudicada. Alguma sugestão?
Oi Juliana,
Acho que já te respondi este comentário antes, não? Só se recebi um quase igual estes dias! 😛
Eu não faria o dia 1 num domingo pois a região do Fisherman’s Wharf fica abarrotada aos finais de semana, e a fila do bondinho costuma ser maior. Fora isso, tudo igual!
Beijos
Oi Mari… pra mim não. É a primeira vez que escrevo aqui. 🙂
Obrigada, vou alterar aqui então. Beijos !
Ahhh outra dúvida… o comércio em SF fecha aos domingos? Domingo aí vc sugere o que?
Qualquer um dos outros dias funciona bem no domingo. Pode escolher!
A cidade funciona normalmente no domingo, as lojas fecham um pouco mais cedo – as 18:00 se não me engano – e alguns restaurantes fecham para o jantar. Fora isso, domingo é um dia ótimo pra passear por SF.
Beijos
Oi Mari! Adorei esse post, super explicadinho!
Me tira uma dúvida, você conhece um centro de animais marinhos chamado Marine Mammal Center em Sausalito? Gostaria de saber se seria possível realizar uma visita ao centro no mesmo dia do passeio de bike até o centro de Sausalito. Obrigada!!
Oi Ana Carolina,
Não visitei o centro ainda, mas está na minha lista faz tempo.
Em termos de tempo, sim daria tempo para fazer os dois passeios em um só dia, mas ao menos que você seja uma ciclista experiente e esteja com uma bike bem boa, chegar no Mammal Center de bike será um bom desafio.
Beijos
Oi Mari! Adorei suas dicas!
Acontece que só terei 2 dias pra ficar em SF 🙁
Não sou muito chegado a museus e lugares mais fechados. Nem mesmo de vistas (tipo twin peaks).
Quais passeios você acha que não posso deixar de fazer de jeito nenhum? Quero aproveitar o máximo possível!
Obrigado!
Que pergunta difícil Daniel!
Olha meu passeio preferido em San Francisco é cruzar a Golden Gate de bicicleta, também AMO as comidinhas deliciosas do Ferry Building, e a caminhada pela Orla até o pior 39.
Olá!! Adorei esse roteiro! SUPER LEGAL!!
Seria ruim fazer o dia 1 numa sexta-feira??
Obrigadaaaa!
Oi Maiara,
Sexta é bem melhor que sábado ou domingo. Vem feliz!
Beijos
Oi Mari, adorei seu roteiro, irei usá-lo. Eu moro em LA há 5 meses e vou passar o Ano Novo em SF. Sou marinheira de primeira viagem e escolhi um hotel que parece não ser muito bom, não me atentei a ler comentários e ver se o hotel devolveria o dinheiro em caso de cancelamento; não vou perder o dinheiro, terei que arriscar. Queria saber se é tranquilo para andar a noite por lá. Vou ficar no hotel The Adrian. Obrigada. Luciana
Oi Luciana,
Não conheço este hotel. Qual a localização?
Abraços
Oi Mari!
Parabens pelo seu blog, matérias muito bem estruturadas, otimas fotos, etc. Muito bom!
Estarei em SF pra uma viagem a trabalho, mas terei dois dias e meio de folga. Chego no sabado por volta das 10h e pensei em aproveitar o dia pra fazer umas compras. Sobra domingo e segunda. O que eu quero fazer é o passeio de bike, mas a previsão do tempo é de provavel chuva/nublado para o domingo. Nao sobra muitas opções, mas é melhor eu fazer os passeios que sugeriu no dia 1 no domingo, com muvuca e bike na segunda mesmo? Na segunda precisaria estar no hotel por volta das 16h30 (union square). Vc acha que é possivel fazer o roteiro de bike como vc propôs e chegar a tempo?
Obrigado
Oi Fabio,
Como estamos na estação das chuvas, eu faria o passeio no primeiro dia que amanhecer aberto sem pensar se é dia de semana ou não. E sim, se vc sair cedo, dá super pra voltar antes das 16:30.
Beijos
Mari bom dia , vou ter apenas 3 dias em SF , agora em janeiro e li TODOS seus posts e dicas e adorei….. claro kkk
tenho uma duvida , você diz ir de bonde ate a Lombard street e seguir o restante do caminho a pé ,
mas se eu quiser continuar, não encontrei ate onde o bonde vai….kkkkk
estarei de carro e meu Hotel fica na Lombard , um pouco antes destas curvas ….
Você poderia me ajudar neste primeiro dia de percurso, adorei este seu roteiro e queria saber se posso também faze-lo de carro.
muito obrigada.
Oi Vilma,
Andar de carro por San Francisco dá trabalho (é chato estacionar, tem várias regrinhas chatas de trânsito e os estacionamentos são caros), mas se ainda assim você achar a melhor alternativa para o seu roteiro, mande ver!
O Bondinho segue até a Ghirardelli Square.
Abraços,
Mari
Olá, Mari!
Qual a sua opinião sobre reservar algumas horas para fazer um city tour em San Francisco e LA?
Vale a pena? Algum empresa que recomende?
Muito obrigada pela atenção! Bjs
Oi Marília,
Eu Mari sou BEM fresca e só gosto de fazer City Tour quando é privado. Não tenho paciência de fazer nada em grupo e gosto de descobrir tudo a meu tempo sem aquela chatice de tempo pra fotos. Assim não recomendo nenhum em grupo. Em San Francisco conheço um guia bacana que faz tours privados. Quer que eu te passe os contatos dela?
BEijos
Oi Mari! Irei para a Califórnia na segunda quinzena de outubro e terei 3 dias e meio em San Francisco (voo chega dia 16 Outubro por volta do meio dia). Ficaremos (eu e meu marido) hospedados na região da Union Square. O Que você acha mais viável para o dia da chegada? O dia 1 do seu roteiro ou o o dia 3 opção 1? Além desses dois passeios estou prevendo para os outros dias o seu roteiro dia 2 e Golden Gate Park + Alcatraz (visita após as 15h). Ainda não comprei os ingressos para Alcatraz, então não tenho o dia certo, mas a ideia é 18 Outubro. No dia 19 faríamos o passeio Golden Gate Bridge + Sausalito e aluguel do carro para viagem no dia seguinte para Monterey.
Obrigada pelas dicas detalhadas. Meu planejamento todo está sendo feito pelo seu blog.
Beijos,
Oi Mari! Pensei em uma outra possibilidade também. É possível encaixar a visita a Alcatraz junto com o seu roteiro dia 1? É bem coerente, mas dá tempo de ver tudo sem muita correria? Nesse caso faríamos o passeio a Alcatraz à tarde. Mais uma vez obrigada. Beijos
Ingrid, eu tive a mesma ideia! Estou planejando minha viagem para outubro (de 2018) e achei que juntar um passeio depois do almoço (às 14:20 ou às 15h10) para Alcatraz seria uma consequência lógica depois do Roteiro 1, considerando que ele parece se encerrar ao almoço no Ferry Building. Você poderia me dizer como acabou sendo sua viagem? Como ficaram seus roteiros?
Parabens Mari, seu post é excelente. Amei.
Completo, cheio de informações e lindas fotos. Irei com meu marido para SF em Outubro/17 e espero fazer todo seu roteiro de 3 dias. Dou noticias quando voltar. Beijos e obrigada pelas otimas dicas.
Oi lucia!
Como foi a viagem? Espero que tenha aproveitado muito!
Beijos
Olá, tudo bem?
Tenho um tempo relativamente flexível para ficar em São Francisco e não sei direito quanto tempo ficar por lá. Queria viver mais a cidade e descobrir uns lugarzinhos escondidos ao invés de apenas ficar na parte turistica. Esse post ajudou muuuuito pra u já ter uma noção de como fazer isso, mas acredito que ainda tenha muito mais a se descobrir por lá, né? Você tem alguma sugestão de quanto tempo ficar? Tenho no máximo 25 dias para ficar nos EUA, então não sei se fico apenas em São Francisco (que sempre foi meu sonho conhecer) ou se passo em outros lugares, sempre com calma e com um roteiro com poucas coisas pra fazer no dia, pra não ficar vendo tudo com pressa sem aproveitar direito. Estou considerando Big Sur, mas não tenho certeza.. Você tem alguma sugestão do que eu poderia fazer?
Ah, e vou sair de Orlando pra ir até São Francisco, tem alguma ideia de que jeito é melhor ir pra lá? estou em duvida entre trem e avião.
Oi Vanessa,
Recomendo pelo menos 25-20 dias na Califórnia (e se vc tiver uns 5 pra passar em SF, seria d+). Veja aqui minha sugestões de 15 dias de viagem.
Oi Vanessa, sem dúvida avião. Nunca ouvi falar em trem entre Orlando em SF, vc levaria pelo menos uns 4-5 dias no trajeto. Beijos
Oi Mari. Ficaremos 3 dias em San Francisco agora em meados e setembro e estamos aproveitando muito suas ótimas dicas. Então faremos:
Dia 01 – faremos passeio pelos principais pontos turísticos (mas queremos aproveitar cada local com tranquilidade).
Dia 02 – Passeio de bicicleta pela Golden Gate até Sausalito. E retorno de Ferry. Depois pensamos na volta em fazer o passeio de barco pela baía de San Francisco.
Dia 03 – Compramos a visita à Alcatraz às 15:20 e queríamos aproveitar algo pela manhã. Estaremos com nosso filho de 4 anos. Então pensamos em ir até o Golden Gate Park. Pensei em Conservatório de Flores, Japanese Tea Garden e se der tempo, California Academy of Science. Acha que dará tempo de fazermos e depois almoçar e ir para Passeio de Alcatraz? Ou acha apertado demais?
O que você sugere?
Muito obrigada mais uma vez.
Beijo e abraço Camilla
Oi Camila,
Aí vão meus pitacos:
A) Dia 2: Se vcs já vão voltar de Ferry e razer o passeio de Alcatraz (que também vai de barco) eu pularia o passeio de barco e faria algo diferente. Duas sugestões são: A) Um passeio gastronômico pelo Ferry Building, ou visitar os divertidíssimas bairros de Mission e/ou Castro.
C) Como vc está viajando com criança eu trocaria o conservatório de Flores pelo Academy of Science que é sensacional. Não acho que dá tempo e fazer os três, mas se você começar cedo, dois deve dar.
Beijos
Oi Mari! Adorei o seu post de dicas de São Francisco e já coloquei várias delas no meu roteiro. Chego em SF dia 18/11 a noite e ficarei até dia 23, no Dia de Ação de Graças, que imagino que a maioria das coisas estarão fechadas. Você sabe dizer se as principais atrações fecham? bares, restaurantes, lojas?
Você separaria uma manhã toda para Alcatraz? Se não, qual passeio eu poderia encaixar com a Ilha? Estou pensando no dia 19/11 (domingo) conhecer a ilha, já que o dia 01 do roteiro voce diz que no fim de semana é bem lotado o Pier 39, e deixar pra fazer esse roteiro do Pier 39, Ghirardelli Square e Ferry Buiding na segunda, dia 20/11.
Poi Larissa,
Ação de graças é um dos poucos dias em que muita coisa fecha e infelizmente vc terá que entrar de site em site pra ver o que abre ou não :(.
Separaria a manhã toda para Alcatraz, e na volta você pode visitar o Ferry Building e almoçar por lá.De lá dá pra pegar o F e visitar Castro e Mission. Ou seguir a pé e explorar o centro financeiro.
Beijos
Oi Mari!
Quanto a sugestão de roteiro para o dia 1. Para quem está hospedado na Fisherman´s Wharf, onde pegar o bondinho para ter acesso a Lombard Street? Obrigada mais uma vez! Bjs
Oi Marília,
O Bondonho para a Lombard sai da Ghirardelli square, bem pertinho do Fisherman’s Wharf.
Beijos
Olá Mari, tudo bem?
Parabéns pelo post, muito completo e bem escrito!
Estou com uma dúvida, o roteiro do dia 2, você acha que dá para fazer em uma tarde? Pegar a bike e ir até Sausalito depois do almoço?
Obrigada!
Oi Bruna,
Acho que dá sim para começar mais tarde, o que é uma ótima ideia no verão já que o tempo costuma abrir mais tarde – quando abre.
Agora o passeio é longo e a cidade de Sausalito merece uma voltinha. Uma tarde fica um pouco apertado, e talvez vc volte um pouco tarde. Mas vale a pena arriscar.
Beijos
Parabéns pelo seu blog! Seus roteiros são excelentes!
obrigada por dividir 😉
Yay! Ficamos muito felizes com seu comentário Sara. Um beijo!
Oi Mari! Amei seu blog! Vou ficar 4 dias em São Francisco! Já anotei suas dicas!
Obrigada
Bom dia. Parabéns pelas dicas
Estou planejando minha viajem com esposa e 2 crianças para Setembro/17 e meu voo chegará numa SEGUNDA-FEIRA. e ficarei em S. Francisco até quinta, depois irei para L.A.
A Minha DUVIDA é: Mesmo sendo de SEGUNDA a QUINTA, conseguirei aproveitar o melhor da cidade???
Oi Armando,
Sem dúvida! No verão, bem melhor sair da cidade – que fica cheíssima no final de semana!
Abraços e aproveite a viagem
Mari
Oi Mari, tudo bem?!!
Seu blog é ótimo, está me ajudando a montar um roteiro de viagem. Gostaria de sugestões.
Estou indo no final de Agosto com meu marido e minhas duas filhas (4 e 2 anos) e pensamos em ficar:
– 4 noites em S.F;
– 2 noites em Monterey;
– 1 noite em Solvang;
– 5 noites em LA (queremos ir aos parques);
– 3 noites em San Diego;
– 3 noites em Vegas.
O que você acha?
Estou com dificuldades em encaixar no nesse roteiro um dia para compras. Onde você me sugere?
Também gostaria de sugestões de passeios com crianças e locais para refeições.
Desde já agradeço suas dicas,
Lívia Lins Torquilho
Oi Livia,
Que delicia de viagem e já tá chegando.Veja algumas dicas em SF com crianças aqui.
Seu roteiro está redondo e eu colocaria o outlet em Vegas (que é mais barato. E 3 dias em Vegas com crianças tá mais que bom).
Fique de olho nas restrições da Hwy 1 que continua fechada.
Boa viagem!
Beijos
Abraços,
Mari
Muito obrigada pelo retorno, quando retornar, te darei um feedback!
Beijos,
Lívia
Olá
Olha eu aqui de novo pra te falar que linkei esse seu post no meu blog.
bj
Oi Mari,
Adorei seu post, realmente muito bom!!! Parabéns
Estou indo para San Francisco em Agosto e tenho 3 dias e meio por lá, já que no primeiro dia chego ao meio dia.
Consegue me ajudar com o Roteiro, já que no terceiro dia lá já temos comprado Alcatraz e alugaremos um carro para Yosemite.
Ficaria assim:
dia 16- chegada 12h00 dia
dia 17-
dia 18- Alcatraz e Yosemite
dia 19-
Minha dúvida é se consigo fazer o seu dia 1 , numa tarde da chegada e consequentemente fazer o dia 2 no dia 17 e o terceiro dia no dia 19.
Se puder me ajudar seria muito grata,
Att, Melina
obs: pensei no dia 1 numa tarde da chegada, pois meu hotel é o Mystic By Charlie ao lado da Union Square.
Localização ótima!
Oi Melina, Em resumo vc tem dois dia e meio (Já que o terceiro já está tomado, né?)
Olha em uma tarde deve dar para você fazer o passeio de bonde, dar um pulinho rápido na Ghirardelli e seguir para os piers. Talvez voe termine um pouco tarde, mas tá valendo né?
Depois passe aqui para contar se conseguiu!
Beijos e aproveite SF
obrigada Mari!!
Você acha que tiro Yosemite do roteiro então? Ou encaixo em outro dia?
aii Mari, estou confundindo!!! Desculpa… vamos para Napa e não Yosemite! rs
Será que compesna fazer no mesmo dia do Golden gate? Desculpa te encher 🙁
Napa Cabe!
Se for no verão, deixe a ponte para a volta :P. As vinícolas fecham cedo!
Beijos
Oi Mari!
Conheci o seu blog hoje e já to pegando todas as dicas <3
Já tive a oportunidade de passar um mês em SF e devo voltar em Julho/18 para a minha lua de mel! <3 (SF, Napa, Lake Tahoe, Yosemite e LA).
Mesmo já conhecendo, estou vendo várias dicas novas e lugares que não passei. Ta sendo de muita ajuda pra montarmos o roteiro!!
Muito obrigada MESMO.
Beijo!
Oi Bárbara,
Que delícia de escolha! Curtam muito a Califórnia e parabéns pelo casório!
Beijos
Mari
Oi Mari, tudo bem?
Estou montando minha viagem para LA, SF e NY, e seu blog está me ajudando imensamente.
Estou com inumeras duvidas.
Quanto tempo leva o trajeto do bondinho da Union Square até a Lombard Street?
No periodo da tarde consigo fazer o dia 1, ou fica muito corrido? Conseguiria fazer o trajeto de bicicleta da Golden então?
Meu voo chega em SF as 13:00, então gostaria de saber o que posso fazer nesse periodo.
Meu inglês é básico para intermediario, e será minha primeira viagem sozinha (seu blog me deu a coragem de viajar sozinha, espero que seja a primeira viagem de muitas) mas estou preocupada se conseguirei sobreviver, se terei muita dificuldade de me locomover, pedir informações, nessas 3 cidades.
Ansiosa por sua resposta
Um grande abraço
Obrigada pelo blog
Olá Mari
Iremos a SF no início de junho e teremos apenas 2,5 dias. Já compramos os ingressos para Alcatraz na tarde da chegada. Como recomendas o programa dos outros 2 dias, tendo de incluir as atrações principais como o passeio de bicicleta à Golden Gate, Chinatown, bondinho, lombard street, pier 39, castro ,Fisherman’s Wharf, alamo square, Haight & Ashbury, enfim…? Conseguiremos meter alguma coisa ainda no final da tarde da chegada após a visita a alcatraz?
Oi Pedro.
Deve dar para encaixar o Pier 39 Sim. Se ficar tarde faça o Ferry Building que é d+!
Abraços
Estive em São Francisco na semana passada e estou aqui para agradecer ao blog por todos os roteiros e informações sobre a California. O site foi essencial para todos os lugares que visitei.
Abraços.
EEEEE! Obrigada pelo carinho Lorena! Feliz em ter ajudado!
Beijos
Olá, Mari
Qual a média de temperatura em janeiro/fevereiro? Faz muito frio?
Obrigado
Adriano
Oi Adriano,
Dá uma olhada neste post.
Abraços,
Mari
Olá Mari! Estou aqui de novo quebrando a cabeça com suas incriveis dicas! Preciso de um help:
Vou ficar em San Francisco 2 dias e meio. No meu primeiro dia terei apenas a parte da tarde, pensei no seguinte roteiro:
Dia 1 (tarde) – Union Square, China Town & North Beach.
Dia 2 – Bondinho, Fisherman’s Wharf, Pier 39 com visita a Alcatraz e Ferry Biulding.
Dia 3 – Passeio de bicicleta pela Golden Gate e visita a Sausalito.
O que acha? Consigo fazer o dia 1 apenas em uma tarde?
Obrigada por nos ajudar!
Acho que funciona bem! 😉
Obrigada!!
Obrigada!
Oi, Mari
Algumas dúvidas sobre o roteiro (estaremos indo em 2 casais em Setembro e cheios de pique, tipo acordar cedo e dormir tarde).
No roteiro do dia 1 a nossa ideia era fazer o passeio só até o píer 33 e pegar o tour até Alcatraz (se na volta der tempo, conhecer o Ferry Building, se não, deixar pra outro dia). O que você acha?
Explorar o bairro Mission (do jeito que você colocou no roteiro) quanto tempo você acha que demoraria? Você acha que em 3h/4h é possível ver/conhecer tudo?
Caso seja inevitável fazer alguns dos dias do roteiro em final de semana, o que é menos pior de fazer? (Ou então: o que não dá pra fazer de jeito nenhum em sábado, ou domingo…?)
Muito obrigada pela suas dicas, elas estão salvando o meu roteiro 😉
Abraços
Bárbara
Mari, alguma dica de como chegar do Crissy field ate Civic Center????
Estarei de motohorme e parece que la é o melhor lugar para estacionar, na east beach
Alias, seu site é maravilhoso!!!!
Muito obrigada por todas as informações.
Olá! Estou pensando em adicionar o alcatraz no final do dia 1 do seu roteiro. Acha possivel? Talvez não faria a ultima parte (ferry buulding)
Oi Ludmila,
Acho que dá sim, mas você precisa começar cedo e ficar ligada nos horários.
O ferry Building, se couber no seu roteiro, merece ser encaixado em algum outro dia!
Beijos
OIIII Mari
Estou indo para SF , vou chegar e pegar carro para Nappa Valley, ficarei 04 dias e volto para SF ficando 05 dias…
Tem alguma dica . sabe ou indica alguém que possa nos guiar em Nappa nas vinícolas.
Obrigada
Neia.
Oi Neia,
Que delícia de viagem!
Passei seu contato para uma amiga que é guia e ela vai te contactar por email.
Beijos
Oi, Mari!
Seu post é simplesmente fantástico! Objetivo, sem ser superficial. Descritivo, sem ser maçante.
Estarei com a família (esposa, um filho -21 – e uma filha -25) passeando pela Pacific Coast Highway 1, de San Diego até San Francisco, e esse post montou completamente nosso passeio nessa cidade.
Que bom saber que existem pessoas como você, que compartilham suas experiências para que outros, como eu, não passemos aperto, nem percamos as belezas deste lugar maravilhoso.
Já imprimi o post (sou das antigas, kkkk) e o estou estudando cuidadosamente, fazendo apenas pequenas adaptações.
Mais uma vez, muito obrigado.
Oi Waldecy,
Obrigada pelos elogios!
Aproveitem bastante a viagem!
E para a Highway 1, tem um monte de dicas bem legais aqui no site. Já viu?
Abraços
Olá Waldecy….não sei quando vem, mas estou aqui hoje (01/02/2017), estava subindo ontem pela Higway 1 e no meio dela mais ou menos estava fechada, tive que voltar tudo e mudar a rota, teve queda de barreira, não sei quando abre, já faz quase um mês que está fechada, vale a pena subir de LA pela 101 e ir para Monterrey e Carmel, ai desce pela 01 até o Big Sur, vale a pena, não vai se desgastar muito na estrada e ainda vai pegar um local bom até o Big Sur…vá berando o final de tarde para ver o sol se por no Pacífico, é fantásticos, tem vários locais para parar o carro e tirar fotos. Abraços e boa viagem!
Oi Diego.
Obrigada pelo Update. Vou dar uma olhada nos avisos e atualizar aqui no blog.
Abraços
Ola!
Muito bom seu blog! Iremos em Set/2017.
Quais lugares você recomenda para tomarmos café da manhã?
Devemos nos hospedar perto da Union square.
Tipo assim, quero pegar o bondinho antes das 8 e tomar café. Aonde é um bom lugar?!
Obrigado!
Oi Romario,
Eu amo o Café Madeleine – só precisa conferir que horas abre. Para um café da manhã rápido, há vários lugares básicos estilo Starbucks.
Abraços
Excelente o blog. Parabens!
Obrigada 🙂
Oi Mari, irei para San Francisco no final de Março e suas dicas são otimas! Estou me baseando nelas pra montar meu roteiro. Pretendo reservar um dia para ir em um dos outlets das cidades vizinhas. Na sua opinião, qual o melhor dia para ir, ou algum dia em especifico que seria melhor não ir?
Oi Ludmila,
Não vá durante o final de semana – que estará cheio!
Veja minhas dicas de outlet na Califórnia nesse post.
Oi Mari!! Parabéns e muito obrigada pelo Blog!! Super útil e ajuda demais aos marinheiros de primeira viagem!
Me tire uma dúvida por favor, quanto tempo se leva do início ao fim, no Roteiro do primeiro dia? Ou seja do do momento que se pega o bondinho até o final no Ferry Building? Em média quantas horas você coloca em cada roteiro.
Ui Andrea, nunca fiz essa calculo de horas exatamente. Mas estimo que se você começar as 9:00 terminará por volta das 17:00 – 18:00 (Claro que tudo depende do seu ritmo e se quanto você quer parar).
Não incluiria mais paradas nesses dia porque eles já estão bem recheados.
Beijos
Oi Mari, td bem? Quantas horas devo reservar pra esse roteio do dia 1? Vai o dia todo? Obrigada
Olá Mari, parabéns pelo blog, ele é muito bom mesmo!
Estamos indo pra San Francisco eu e minha esposa na semana do Natal.
Você tem alguma orientação de lugares que fecham nessas datas? Tem alguma programação especial de ceia?
Pensamos assim:
22/12 Quinta: Bondinho, Fisherman’s Wharf, Pier 39 e Ferry Biulding
23/12 Sexta: Ponte Golden e Sausalito
24/12 Sábado: Napa Valey
25/12 Domingo: China Town, North Beach, Alcatraz?, Vôo volta.
Muito obrigado pelas dicas;
Um abraço,
André
Oi André,
Já checou se as vinícolas em Napa estarão abertas no dia 24? Muita coisa fecha e muita coisa funciona só até a hora do almoço.
Já conferiu se Alcatraz funciona no dia 25?
Abraços
Oi Mari! Eu de novo por aqui rsrsrsrs. Seu Blog virou leitura diária p/ mim! =]
Sabe me dizer se com aquele passe de 3 dias para usar o bondinho e tal eu consigo ir no Golden Gate Park, ao Pier 33 para ir a Alcatraz e ao Mission District? Estarei hospedada em um hostel em Union Square! Muitissimo obrigada pelo blog maravilhoso e por responder nossas dúvidas tão rápido e com boa vontade!!
Consegue usar todas as linhas de ônibus de SF e Muni. Então dá para chegar nesses lugares sim
Olá!!! Amo as dicas de vcs!! Sigo em muitas viagens, em especial essas dicas de São Francisco!!! Meu roteiro foi basicamente inspirado nas dicas de vcs! Obrigada!!!
Obrigada pelo carinho Fabiola
Oi Mari!!
estamos indo em meados de novembro para a california e ficaremos 2 dias e meio em San francisco… O que elencar como prioridade?? Sao muitas opções… o que nao podemos deixar de fazer?
Amando seu blog! muito util!!
Muito obrigada
Oi Adriana,
Dá uma olhadinha nesse post com as principais atrações. Veja o que tem mias a sua cara e priorize.
Eu AMO o passeio de Bike pela Golden Gate, e adoro os cafés de Mission. Mas tudo depende um pouco do seu estilo!
QQ dúvida é só perguntar.
Beijos
Oii Marii, olha eu aqui de novo, devoraaandoo seu blog…rsrsr..
Mari preciso de mais uma dica. Gostaria de fazer a golden bridge de bike, mas conseguimos olhar o Marin Headlands sem carro? como faco para ter a vista mais linda da ponte de bike? rsrsr
muito obrigada.
Olha, eu que curto pedalar encaro a subida bem (não vou falar que é fácil), mas não é pra qualquer um não. De qualquer forma, tanto os mirantes antes quanto o depois da ponte são lindos e acessíveis de bicicleta.
Beijos
Oi Mari!!!! Tudo bem? Estou indo para São Francisco em novembro e adorei o passeio de bicicleta para Sausalito….só não sei se tenho resistência fisica!!!!kkkk
Sabe quantos quilômetros dão????quero voltar de ferry….lógico…kkkk
bjs,
Ingrid
Oi Ingrid,
Aqui nesse post você encontra todos os detalhes do passeio.
Quer uma dica? Faça, vá devagar, parando, mas faça. O passeio é inesquecível!Beijos
Ola….. estamos amando seu post ! Super completa e muito util !
Tenho uma duvida, quando pegamos o cabe car e paramos na lombard depois de la seguimos a pé para as próximas paradas ou retornamos e pagamos novamente o cabe car .
Estou estudando minuciosamente as dicas… se eu tiver mais alguma duvida eu volto para perguntar , tudo bem ?
Abraço
Jamile – SP
Oi Jamie,
Se você tiver um cartão do Muni (que vale pelo dia inteiro) rola subir e voltar ao Cable Car. Se não, vale descer a pé, pq é pertinho!
Olá Mari,
Estou indo a SFO por 5 dias em dezembro e estu usando seu roteiro como referência. De lá irei para Lake Tahoe, Yosemite e Carmel.
Pode me dar algumas dicas de como adaptar os passeios para o inverno? Vou estar lá entre os dias 11 e 16/12. Estou um pouco em dúvida de que tipo de roupas levar etc.
Obrigada!
Bruna
Oi Bruna,
Td bem?
A temperatura em San Francisco é sempre fria e muda muito pouco entre os meses do ano. O que sim muda são as possibilidades de chuva que ficam mais altas em dezembro.
Leve um bom casaco corta vento e um sapato que aguente bem a chuva.
Quanto aos passeios, se São Pedro colaborar, deve dar para fazer tudo sem grandes dificuldades.
Beijos
Mari, adorei suas dicas. Eu e minha família vamos fazer a viagem São Francisco x San Diego. Vamos chegar dia 08 de outubro de 2016. Eu estou com uma dúvida, será q vc poderia me ajudar?
1) eu estarei com meus dois filhos pequenos (4 anos e 2 anos). Vc acha q entrar de carrinho (desmontado) no cable car é tranquilo? Tem espaço pra colocá-lo?
2) Estou pensando em fazer o passeio Golden Gate, Sausalito e mirantes de carro. Vi que você disse que não é complicado estacionar nos mirantes (antes e depois da Ponte). Nesse dia estou pensando em ir a Crissy Fields. Vc sabe me dizer se lá é fácil de estacionar?
3) no dia que eu fizer a parte Lombard St, Fhishermans Wharf e etc., estou pensando em ir a Alcatraz tb. Vi que o último horário é 3:50PM. Vc acha q vale a pena ou é muito cansativo fazer tudo isso num dia só?
OBS. chego dia 08/10, mas nesse dia não farei nada. Tenho 09, 10 e 11/10 inteiros na cidade. Vou embora dia 12/10.
Meu roteiro:
Dia 1 (09/10 – domingo) – Alamo Square e Golde Gate Park
Dia 2 (10/10 – segunda) – Lombard St, Fhichermans, Alcatraz
Dia 3 (11/10 – terça) – Golden Gate de carro, Sausalito, Mirantes e Crissy Fields
Obrigada desde já!
Bjs
Elisa
Oi Elisa,
Respondendo suas perguntas:
A) Se o seu carrinho for um carrinho guarda chuva, ele pode ir dobrado junto com o condutor. Dentro do bondinho não tem espaço para a aglomeração de turistas + carrinho.
B) Crissy Fields durante a semana é relativamente fácil de parar, vá com paciência e não deixe nada exposto no carro. Aliás, não deixe nada exposto no carro em lugar algum.
C) Com 2 crianças acho uma missão quase impossível juntar alcatraz + o roteiro do dia 1.
D) No dia 3, inclua uma parada em Marin HEadlands!
BEijps
Esqueci, vou me hospedar em Dublin, CA
Oi Mari, tudo bem? Ir para Sausalito de bicicleta em fevereiro, não deve ser muito viável devido ao frio né? Consigo combinar Sausalito e Alcatraz em um mesmo dia?
Obrigada,
Bjos
Oi Patricia,
Dependendo do dia até dá para fazer, mas vá bem agasalhada por causa do vento. Alcatraz + Sausalito de Ferry ou carro acho super viável.
Beijos
Oi, Mari, em primeiro lugar gostaria de te agradecer, seu blog é muito bom,mesta me ajudando muito meu planejamento de viagem. Estarei em SF por 3 noites em outubro, e gostaria de seguir o roteiro do bondinho, terminando no Ferry, e gostaria muuuuuito de ir a Sausalito de bike, do jeitinho que vc indicou. O problema número um é que eu desembarco numa quinta, e li que não seria uma boa fazer esses passeios aos finais de semana, certo? Eu teria só a sexta (ou a qui tá à tarde também) pra fazer um deles com mais tranquilidade…qual vc me indica? O segundo é que eu estarei hospedada em Fishersman wharf, vc acha que daria pra inverter a ordem o primeiro passeio sem prejuízo do resultado? E quanto ao clima pra bike, rola em outubro? Super obrigada!
Oi Bia,
Pode inverter a ordem FELIZ da vida!
Sexta é mais tranquilo que sábados e domingos. Vai feliz!
BEijos
Olá Mari, primeiramente gostaria de agradecer seu carinho e disposição para compartilhar todo conhecimento e experiência conosco. Preciso muito da sua ajuda. Viajarei sozinha em outubro para Califórnia e ficarei hospedada em Dublin. Seguindo suas dicas vou andar por San Francisco durante uns 3 dias e também por Salsalito e Napa Valley. Além destes locais, gostaria da sua indicação de outros roteiros próximos a Dublin onde posso aproveitar meus dias de viagem….
Um abraço,
Elaine
Berkeley, Palo Alto, Sonoma e Point Reyes são boas opções de bate-e-volta!
Aproveite a viagem!
Beijos
Olá Mari,
Montei um breve roteiro e gostaria da sua opinião. Vou em outubro e aos finais de semana estarei com meu marido e o restante da semana sozinha. O que acha desta ideia perante sua experiência de tempo de visitação e localização. Você tem ideia de quantos graus costuma fazer neste mês?
8 sábado chegada – Livre
9 domingo San Francisco: Union Square (Bondinho), Lombard Street, Ghirardelli Square, Fisherman’s Wharf e Pier 39, Alcatraz (3:50PM)
10 segunda-feira Walmart, Livermore Outlet
11 terça-feira San francisco: Union Square, China Town & North Beach
12 quarta-feira Stanford, Shopping e American Girl
13 quinta-feira San Francisco – Alamo Square, Golden Gate Park e Bairro de Castro
14 sexta-feira passeio a Point Reyes
15 sábado San Francisco: Golden Gate, Bonita Light House, Salsalito, Ferry Building, praça da Levi´s, Pier 7
16 domingo Napa Valley – Beringer OU Joseph Phelps OU Artesa OU Robert Mondavi
17 segunda-feira Preparação para volta – Dia livre
18 terça-feira Volta
Oi Elaine,
Tem bastante coisa nesse roteiro e vc tem que calcular o quanto vai levar de tempo de Dublin até San Francisco, mas em geral, acho que dá sim para fazer tudo!
Beijos
Oi Mari!! Nossa este post está me ajudando muuuito!! Tenho quase 5 dias em San Francisco… Vou seguir suas dicas para os dois primeiros dias(estaremos de carro..) e no terceiro faremos a primeira opção… Mas minha dúvida é a seguinte… Comprei o City Pass de San Francisco, e queria ver como posso “encaixar” o Exploratorium e o California Academy of Sciences neste roteiro, de forma que eu consiga aproveitar a localização que já estamos…
Pro primeiro dia é possível encaixar o Exploratorium e no fim do dia o passeio de barco? Se formos de bonde de um ponto a outro pra economizar tempo… O que acha?
Na verdade estava vendo que talvez seja legal fazermos um misto das 3 opções que nos deu no terceiro e quarto dia… Quero conhecer Union Square, mas também China Town e Golden Gate Park… Meu Deeeus!! Tantas opções!! Kkk
Depois me conta o que fez e como foi?
Adoro as misturas e dicas dos leitores.
Beijos
Vc acha que dá para no dia 2 conhecer Alcatraz de manhã e depois fazer o passeio da Golden Gate Bridge e Sausalito? Estamos de carro…
Oi Caroline,
Pode ser que fique um pouco corrido – e lembre-se – no verão amanhace nublado e só mais o menos na hora do almoço que o tempo abre, ou seja, para ver a vista de Alcatraz você terá que esperar até a hora do almoço. Mas de carro dá sim! Vai fundo!
Beijos
Oi Mari! E se incluir Alcatraz no primeiro dia, entre o Pier 39 e o Ferry Building? Fica mto corrido? Estaremos com uma criança de 3 anos. Bjs!
Com uma criança fica sem dúvida corrido. Não sei o pique do seu pequeno, mas talvez vocês tenham dificuldades.
Beijos
Oi Mari,
Estou indo para California no final deste mes e comecei a pesquisar agora sobre a viagem. Por uma feliz coincidência, comecei pelo seu blog (muito bem escrito, por sinal). Eu estou indo com meu marido que irá fazer um treinamento em San Ramon, onde ficaremos hopspedados inicialmente. Nos 3 primeiros dias, ficarei sozinha e meu inglês não é dos melhores para falar e entender. Como estarei hospedada em San Ramon, gostaria que você me desse uma dica de como me deslocar para San Francisco e voltar para San Ramon.
Desde já, lhe agradeço.
Oi Anisia,
Td bem?
Que delicia de treinamento espero que aproveite bastante a região enquanto isso.
Já viu qual a sugestão de deslocamento do Google Maps? Eu não conheço San Ramon e com meu baby acabou de nascer não vou er tempo de pesquisa e te responder. Mas fica a dica, o Google Maps funciona MARAVILHOSAMENTE bem aqui na Califórnia! #Podeconfiar!
Beijos
O exploratorium cabe BEM no primeiro dia, mas o barco vai depender da agilidade de vocês.
Para o primeiro dia eu deixaria o carro guardado no hotel, ele vai atrapalhar mais do que ajudar. São Francisco é BEM chata e um pouco cara de estacionar, veja bem os preços do estacionamento – muitos são cobrados por minutos.
Beijos
Mari vc arrasa com seus roteiros! Meu marido e eu vamos com nosso filho de 7 anos na primeira semana de agosto para São Francisco e Los Angeles tem dicas sobre o que fazer com crianças em SF? Bjs e Obg por fazer parte dos momentos mais legais da minha vida!! ?
Oi Vivyn,
Obrigada pelos elogios,
Dá uma olhada nesse post! Vai te ajudar BEM com os pequenos
Abracos
Oi Mari! Parabéns pelo teu blog! Fantástico! Viajo no início de agosto para São Francisco e não preciso mais nem pensar em planejar nada: teu roteiro vai ser seguido religiosamente. Parabéns tb pela forma atenciosa com que respondes os emails do pessoal. Um abraço e segue viajando sempre!
Obrigada pela visita e pelos elogios Gladis
Oi, Mari!
Parabéns pelo site, dentre todos que pesquisei, ele disparadamente é o mais completo e esclarecedor.
Irei para a Califórnia na segunda semana de agosto e vou seguir boa parte do roteiro proposto principalmente em SF.
Só estou com receio de um detalhe: vamos dizer que minha condição física não está das melhores (hehehe) terei problemas no passeio de bike pela Golden Gate???
Sim Henrique. O passeio é um pouquinho puxado para quem não está acostumado, mas quer saber? Vá assim mesmo! Vá devagar, vá parando, empurre a bicicleta e volte de ferry. No final, vale a pena!
Beijos
Olá Mari,
Adorei seus posts e estou montando meu roteiro baseado neles.
Estamos indo para uma viagem de motorhome saindo de Las Vegas.
Como é a questão de estacionamento para RV’s? Onde poderiamos dormir? Tem camping?
Andei pesquisando mas nao tem mtas dicas nao!
Se puder me ajudar agradeço.
Abs
Lia
Oi Lia,
Quando fui de RV para Vegas, fiquei só uma noite – em hotel mesmo – e deixei o carro no estacionamento. Para nós fez sentido tirar um dia da estrada para curtir as regalias de um hotel caprichado. Coisa que Vegas tá cheio.
Ouvi dizer que o Hotel Circus Circus tem algum esquema para dormir na RV, não chequei se é verdade, mas acho que vale a pena vc pesquisar.
Beijos
Meu marido e eu acabamos de voltar de California, passamos 11 dias em San Francisco e Los Angeles.
Este post e o Los Angeles foram nossos guias.
A viagem foi maravilhosa e não vejo a hora de voltar.
Muito obrigada pelas dicas foram sensacionais!!
Oi Celeste,
Feliz em saber que o Ideias na mala te ajudou na viagem!
Te espero por aqui na próxima?
Abraços e obrigada pelo carinho
Olá Mari,
Primeiro parabéns pela página e obrigada pelas dicas.
Irei passar a minha lua de mel na Califórnia e gostaría de sugestão de bairro para ficar pelo Airbnb. Você teria alguma sugestão de bairro?
Vamos ficar de 02/09-06/09 em São Francisco e depois descemos de carro parando nos lugares até Los Angeles .
Oi Lucianne,
Em SF veja se encontra algo em Hayes Valley (esse é o bairro que eu mais gosto). Dependendo da localização, North Beach tbm é ótimo (cuidado com subidas e escadas). E Financial District e Union Square tbm são boas pedidas.
Em LA, eu amo Santa Monica, mas não recusaria algo bem localizado em Hollywood.
Abraços
Boa tarde Mari
Estarei em SF com minha esposa e filho nos dias 5, 16, 17 e 18 e nos sites de Alcatraz ja nao ha ingressos. Existe outra forma de comprar?
Algumas empresas de turismo bloqueiam bilhetes de Alcatraz para fazer excursões conjuntas. Vale pesquisar algo que vocês queiram fazer e que inclua Alcatraz na parada. 🙁
Abraços
Mari
vou viajar com duas adolescentes agora no inicio de julho para SF e LA. Alguma sugestão para 14 e 16 anos?
Vou fazer o passeio de bike pela Golden Gate, fazer a sua sugestão do percurso Bondinho, Pier 39 e Ferry. Fico 4 dias no total em SF
Queria ir para Alcatraz mas nao consegui ticket 🙁
obrigada!
bjo
Pati
Oi Paty,
Acho que as adolescentes vão curtir bastante o passeio de bike.
Um programa que eu adoro é fazer picnic nos parques da cidade, e passear pelas lojinhas de Mission ( a Valencia Street é bem bacana) e de Ashbury Heights.
Aproveitem a viagem,
Beijos
Oi Mari, tudo bom?
Estou indo para são francisco em dezembro, para passar o ano novo.
Adorei sua sugestão de roteiro para segunda feira, porám fiquei um pouco preocupada com os horários, porque o market na Ferry Building fecha as 6pm. Quais os horários mais ou menos são os planejados por você nesse dia?
Obrigada!
Oi larissa,
Ainda tá um pouco cedo para saber os horários do dia 31 de dezembro. Me lembra mais para frente que te ajudo a pesquisar. O que sim se é que rola uma queima de fogos legal na Bay Bridge (que fica pertinho do Ferry Building)
Abraços
Oi Mari,
Tudo bem?
Como seria viajar pela Califórnia com meu cachorro? Eu viajo muito com ele pelo Canadá e algumas partes dos EUA. Sei que a Califórnia é super pet friendly, mas seria possível entrar nos museus, mercados e alguns restaurantes com ele? Obrigada,
Roberta.
A Califórnia é SUPER pet Friendly. Muitos restaurantes pet Friendly, especialmente os que tem área externa. Quanto a museus e mercados, não tenho certeza.
Hotel pet Friendly é o que não falta 😉
Beijos
Oi Mari,
Tudo de bom esse blog, obrigada. Embarco amanhã para SF, pela primeira vez, e estou amando suas dicas. Se puder dê uns pitacos no meu roteiro:
24/5 – embarque GRU – SF
25/5 a 29/5 – SF (pretendo fazer o seu roteiro de 4 dias beeeeem devagar, para curtir a cidade, Bike, pic nic)
30/5 a 1/6 – Yosemite ( mega ansiosa – consegui 2 diárias no Yosemite lodge)
2/6 – SF
3/6 – bate e volta para NAPA
4/6 – compras (deixei para o último dia mesmo de propósito, vou seguir seu roteiro pela union square)
5/6 – retorno para o Brasil
Não quis entupir minha viagem de descanso com LA ou HW1. um dia eu faço…
Meu foco é curtir a cidade, natureza e desligar o telefone brasileiro rsrs
beijo,
Adriana
Oi Adriana,
Que delícia de roteiro! Ritmo delicioso e semi pressa. Como tem que ser!
Vc está vindo numa época ótima!
Curta bastante!
Beijos
Oi Mari,
Ameeei SF e segui mesmo seu roteiro. Adoramos o Market e o Golden Gate Park. Fomo também ao MOMA e 2 dias em Yosemite (by train + bus).
Depois de 10 dias me senti quase uma local andando de BART e MUNI numa boa.
Maio e junho são meses ótimos para visitar SF, com dias muito ensolarados.
Muito obrigada pelas dicas no blog. Foi tudo ótimo!
Boa sorte com seu bebê, ser mãe é a melhor viagem da vida! Fica a minha dica pra vc!
beijos
Que fofa Adriana!
Fiquei mega curiosa para saber mais detalhes sobre a viagem de trem ao Yosemite e tomei a liberdade de te enviar um email!
Feliz que pegou um bom tempo, junho é de lua, as vezes é fantástico e as vezes é bem nublado!
Beijos
Muito top suas dicas. Parabéns!!!
Tem como imprimir sem as fotos??
Valeu
Infelizmente não sei nenhum jeito prático de fazer isso 🙁
Mari, seu blog é demais, parabéns….Uma pergunta: no passei do dia 2, Golden Gate Bridge, você acha que podemos conciliar indo até o Muir Woods?
Estaremos fazendo a trip de Moto, acha que fazer esse passeio de moto é tranquilo? falo em relação ao transito….estacionamento…pensei ir até o Muir Woods, voltar e comer em Sausalito…e retornar para SF.
Se puder dar sua opinião, obrigada!!
Sandra
Oi Sandra,
Muita gente faz esse passeio de moto, então acho tranqüilo sim. Vale só lembrar que o acesso para Muir Woods é repleto de curvas e que o passageiro pode enjoar.
Dá sim para fazer Muir Woods e Sausalito num dia, vá feliz!
Beijos
Oi Mari…
Lindo demais o seu roteiro. Parabéns!
Vou a San Francisco em agosto (7 dias!) e usei todas as suas dicas para montar meu roteiro. Mas tenho uma dúvida que você pode certamente me dizer: domingo é um bom dia para o passeio de bike pela Golden Gate? Queria encaixar neste dia, pois é certo que não conseguirei fazer mais muita coisa depois – e queria aproveitar os dias úteis em locais que correm o risco de estar fechados no domingo.
Obrigada antecipadamente! <3
Oi Tanara,
Acabei de receber um comentário de uma leitora comentando sobre a experiência dela no domingo – veja aqui na caixa de comentários.
Como a ponte fica MUITO cheia de turistas durante o final de semana, o lado esquerdo da ponte é fechado somente para bicicletas e ela achou um pouco de loucura passear em meio aos ciclistas mais velozes.
Eu que estou BEM acostumada a andar de bicicletas não tive esse problema, mas acho que é um ponto que vc tem sim que considerar!
Beijos
Oi Mari…
Obrigada pela dica! Vou passar o passeio para sexta-feira de manhã, antes do povo tomar a Golden Gate, hehe.
Mais uma vez, DE-MAIS seu roteiro. Vou seguir praticamente tudo (incluindo Alcatraz à noite!!!!)
Beijos 🙂
Aproveite bastante Tanara! O tempo estes dias está maravilhoso!
Mari, gostaria de te parabenizar por todos os posts de San Francisco. Todos bastante detalhados, com fotos, descrição dos acessos, transporte público, preços (oq é super raro), além de serem super divertidos e bem escritos!
Estou planejando a minha viagem a 6 meses e o seu blog foi a minha bíblia para criar o meu roteiro. Por isso, quero te agradecer muito por compartilhar todo esse conhecimento. Estou embarcando hoje, muito mais bem informado, tranquilo e confiante, graças a vc e ao seu blog.
Espero que continue sempre nos brindando com seus post dos mais diversos destinos. Abs!
Que roteiros detalhados!!! já estou viajando antes!!!! Amando!!!!
Chegaremos em julho dia 14 e ficaremos até segunda dia 18 no Hilton na Union Square. ( 1/2 dia da chegada + 3 dias inteiros)
Detalhe eu e marido com duas crianças de 9 e 7 anos!
Estou pensando chegar pela Golden Gate, como estaremos de carro vindo de Napa Valley, e na tarde de checkin ( será uma quinta feira) passear por perto da Union Square.
no dia seguinte: fazer p passeio para Alcatraz logo cedo (8:45) e depois voltar e almoçar pier e passear por perto, fazendo o seu roteiro do 1o dia 😉 na parte da tarde….
no sábado fazer o seu roteiro de cruzar a ponte Golden Gate de bike até Sausalito ( alugaremos uma bike tag a long imagino q tenha né?) . Aqui na volta encaixo Exploratorium e visita ao Palace of Fine Arts??? será viável???
no domingo ir no California Academy os Sciences ( imagino ser passeio de dia todo né??) e Golden Gate Park…
na segunda checkout e ir em direçao aquario Monterey.. e rota 1….
Muito corrido???
Beijos e obrigada pelos detalhes!!!
Tá corrido, sem dúvida. Acho que os pequenos vão cansar. Mas você pode tentar e ir adaptando conforme o ritmo da família de vocês.
Afinal, uma das graças de viajar é ter a possibilidade de mudar de ideia e de planos no último muito.
Vocês vão adorar a cidade.
Beijos
Oi, tudo bem?
Voce tem recomedacoes de hoteis para ficar em san francisco? que nao sejam tao caros..
obrigada
Pergunta difícil Gabriela.
Já tentou Air Bnb? Todos os que testei e recomendo ficam na Union Square e não são baratos.
OI! primeiramente, gostaria de agradecer pelo otimo roteiro!
gostaria de saber se da para usar o clipper card tambem no bondinho Powell-Hyde ou se so da para usar nos onibus e no ferry…
Oi Thais,
Dá para usar o clipper no bondinho sim, mas você não terá nenhuma forma de desconto.
Beijos
Excelente dicas Mari!
Uma dúvida, você acha que dá pra fazer os passeios que você indicou no dia 1 e mais Alcatraz saindo às 3:50 PM? Ou fica muito corrido?
Oi Victor, acho que fica MUITO corrido. O dia 1 já é BEM intenso.
Depois me conta como foi e como ficou seu dia com Alcatraz?
Beijos
Oi Mari, Tudo bem? Estou planejando minha lua de mel que será em maio deste ano. O blog tem me ajudado de mais.
Pensei em um roteiro para o primeiro dia, mas não sei se vai dar tempo de fazer tudo…Pode me ajudar?
Saida do Hotel – Vertigo
Café da Manha – han’s coffee shop
Ir a pé até a Union Square
Pegue a linha Powell – Hyde
Parada na Lombard Street
Descer até a Ghirardelli Square – Milk Shake
Fisherman’s Wharf
Pier 39
Coit Tower
Praça Levi´s
Pier 7
Ferry Building – almoço
Retorno ao Hotel Vertigo – a pé pela Rua do Dragon Gate
Saida do Hotel – Vertigo
Cruzeiro da Red And White
Retorno ao Hotel – Vertigo
Mais uma vez Obrigado pelas dicas e informações.
Um abarço.
Oi Felipe,
Acho que está um pouco pesado esse primeiro dia, mas não custa nada tentar, né?!
Beijos
Mari,
Tenho dificuldade de me locomover sem um andador, Sao Francisco é uma cidade adaptada? Obrigada. Bj
Oi patricia,
Tive que pensar um pouquinho antes de responder sua pergunta.
Enquanto a cidade é super adaptada para cadeira de rodas (todos os lugares tem rampa, inclusive os ônibus), há uma parte da cidade repleta de ladeiras inclinadas que podem ser um empecilho para um andador.
A parte mais turistica de San Francisco é plana e você não deve ter grandes dificuldades.
Beijos e se vier me conte o que achou?
pode deixar. Alguma regiao que vc recomende para eu procurar hotel?
Bjoos
Eu gosto MUITO da região da Union Square. Cuidado para não pegar algo que diga que é Union Square mas que na verdade é Tenderloin.
Beijos
Muito obrigada! 😉
Oi Mari,
Estarei chegando em San Francisco no dia 05 de março. Adorei suas orientações e roteiros, mas como ainda não reservei hotel, vc poderia dar alguma sugestão em relação a esse topico. Fico aguardando, pois tenho urgência.
Abraços,
Noemi Cordeiro
Oi Noemi,
Hotel é algo tão pessoal, e o budget varia muito de viajante para viajante né?
Eu pessoalmente gosto da Union Square ou Yerba Buena, e dois hotéis que recomendo são o Westin St Francis e o Mariott Marquise.
A região do Fisherman’s wharf tem hotéis mais em conta tipo Hollyday in. É um cantinho um pouco turístico d+ para meu gosto pessoal, mas não deixa de ser boa pedida.
Beijos
Oi Mari,
Eu e minha esposa passaremos 5 dias dias em San Francisco comemorando nossas Bodas de Prata e achei seu guia da cidade sensacional. Parabéns! No dia das nossas Bodas pensei em jantar no Sutro’s do Cliff House. O que você acha? Tem alguma outra sugestão?
Oi Edomir,
O Sutro’s é MUITO legal, tem toda a parte histórica e é uma gracinha. Caso você queira uma experiência mais romântica, minha sugestão é o Chez Panisse em Berkeley. Tem que reservar com BASTANTE antecedência!
Beijos
Olá Mari! Quais dias do roteiro você acha melhor encaixar no final de semana? Chego em São Francisco numa sexta feira de março e saio na quarta. Por causa de trânsito, lotação, onde fica mais animado, essas coisas, quais passeios vc acha mais adequados para sábado e domingo? No domingo o comércio e as atrações principais costumam fechar? Pensei em fazer domingo Muir Woods + Sausalito ou Golden Park, o que acha?
Obrigada!!
Olá Mari!
Descobri o seu site e estou encantada! Muito bacana! Parabéns!
Preciso de uma ajuda! Comprei uma passagem pela promoção/erro da American, primeira classe, ida e volta por R$ 1.084,00 com as taxas para São Francisco! Estou indo em junho/16, vou ficar 23 dias. Vou ficar na casa de um amigo, mas não tenho noção de quanto devo levar. Ainda mais agora, com o dólar a R$ 4,00!! É a minha primeira vez nos EUA. Queria fazer passeios básicos. Não sei se vou conseguir ir pra LA ou Vegas. Acho que vai encarecer muito.. vc pode me dar uma noção de quanto eu vou gastar por dia? Contando com alimentação, passeios, transporte etc? Eu sei que é uma pergunta difícil. Mas, realmente não tenho noção! Eu não ligo de comer fast food, mas pelo menos 1 vez no dia, quero comer algo mais “forte”, tipo comida mesmo. Ahh detalhe, esse meu amigo mora em Oakland.. então eu queria conhecer as 2 cidades e algo que tenha nas redondezas.. HELP ME! Obrigada 😉
Oi Polyana,
A pergunta é bem difícil mesmo porque gastos variam muito de pessoa por pessoa.
Oakland – E Berkeley (alí do lado, são uma delícia e você poderá aproveitar bastante estas duas cidades).
-Transporte: 10 x dia (tem dia que vc vai gastar menos e dia que vc vai gastar mais) – Recomendo que num dos dias vx alugue carro para fazer um bate e volta para Monterey ou Napa Valley ( ou os dois). Buscando com antecedência, vc aluga carro por 20 dólares + Gasolina.
-Comida: Com 10-12 dá para comer um refeição num lugar econômico. Sanduíche custa metade. Veja dicas de lugares BBB nesse post.
– Passeios: San Francisco tem muita coisa legal grátis e vários dias para visitar museus grátis use e abuse desses programas para baratear seu custo.Fora isso, com 20 por dia deve dar para se divertir bem.
Assim, calculo que com 50 por dia (e se vc encomiar até menos) dê para aproveitar BASTANTE a região.
Beijos
Oi Mari, tudo bem?
Estou amando ler seus roteiros e suas dicas, obrigada.
Vou para SF no final de maio e ficarei 9 dias, sendo 2 em yosemite (consegui uma diária no Yosemite lodge at the falls!!!!! – 8 meses de antecedência). Pretendo seguir seu roteiro com mais calma e curtir mais a cidade. Não vou alugar carro, só bike e à pé mesmo. Perguntinha: tem alguma indicação de como eu posso chegar em yosemite? Alguma empresa privada faz o transporte, já que de trem ou ônibus eu vou perder muito tempo para chegar lá… Posso voltar na boa de trem, mas queria aproveitar muito o parque sem o stress de dirigir.
Beijos,
Adriana
Oi Adriana,
Uma alternativa cara, porém viável seria contratar um motorista para te levar. O Pessoal do Hotelcaliforniablog.com oferece esse serviço.
Agora olhando os horários do ônibus vi que há uma empresa que sai as 6:45 da manhã e chega no Yosemite às 13:45. Não me parece ruim.
Beijos
Oi Mari, obrigada pela resposta.
Concordo, com o dólar à 4, vou de trem + ônibus mesmo rsrsrs
Beijo
Oi!! Tudo bem?!
Em Agosto vou fazer o roteiro LA-Mammoth Lakes-Yosemite-Napa-São Francisco-LA pela primeira vez e estou AMAAANDO as suas dicas!! Meu roteiro está super baseado nos seus posts!!
Só queria mais uma dica que não achei.. Eu me formo no final desse ano e queria saber se você conhece alguma loja de vestidos de formatura por lá.. Algo que valesse a pena esperar até Agosto pra comprar.. Tem alguma? Algum site pra eu ir vendo?
Obrigada!! Beijos, Juliana.
Oi Juliana,
Com o dólar a 4 não sei o quanto vale a pena, mas tem muita coisa legal em SF.
Uma loja que eu sempre recomendo para vestidos com bons preços é a David’s Bridal. Deusa olhada nos vestidos de madrinha. Minha irmã compro um na formatura e todo mundo amou.
Beijos
Olá Mari,estou planejando uma viagem para California,gostaria de conhecer San Francisco,San Diego,Los Angeles,Las Vegas. Estou buscando o melhor ponto de chegada p/ partir as outras cidades,tenho 15 dias ou em dezembro ou janeiro,qual melhor mês? vale a pena fazer tudo de carro após o ponto de chegada?
Me ajude por favor!
Oi Josiane,
Tudo bem?
Recomendo começar o roteiro de San Francisco e ir descendo até San Diego. Veja várias sugestões de roteiro – completinhas – na Califórnia nesse post.
Tanto Dezembro quanto Janeiro são estações de chuva e frio na Califórnia, mas Dezembro costuma ser um pouco mais seco ( menos frio que janeiro). Eu viria em dezembro. [Claro que se der para segurar a viagem até Março/ abril você vai aproveitar muito mais.
Beijos
Oi, Mari, tudo bem?
Estive na Califórnia agora em Janeiro (já te escrevi sobre o brownie de Beverly Hills) e os seus roteiros e suas dicas foram fantásticas! Confesso que nunca fui muito fã de roteiros de x dias “prontos”, mas os seus estavam tão impecáveis (em todos os detalhes) que foi difícil não segui-los! Além disso, a linguagem é muito adequada, tudo muito bem explicado. Enfim, escrevo mais para parabenizá-lá pelo blog como um todo e destacar o passeio de bicicleta por SF (passando pela Golden Gate Bridge e Sausalito) e o restaurante indicado em Cambria (Highway 1) – o primeiro, imperdível! Sobre o segundo: que lugar fofo e que comida deliciosa!!!
Beijos e até a próxima!
Eba!
Que delícia de comentário! Obrigada por deixar uma blogueira (SUPER) feliz.
Fico feliz em ter ajudado e te espero aqui na sua próxima viagem!
Oi Mari,
eu queria registrar que estive em San Francisco com uma amiga por 3 dias em dezembro de 2015 e amei suas dicas. Seguimos seu roteiro 1 e 2 e foi sensacional. Decidimos não visitar os museus porque a temperatura estava ótima e a cidade é bem legal para andar. Tudo valeu a pena, com exceção do pier 39 que eu achei uma porcaria, desculpe, parece um shopping num pier, mas achei mesmo legal sua dica do pier 9 que é onde tem gente pescando e parece que moradores da cidade. Amamos Mission, andamos de bondinho, comemos onde vc sugeriu. Para quem conhece outras cidades com bairros asiáticos, não achei a de S. Francisco grande coisa, mas valeu.
Suas dicas são preciosas e espero poder usar seu site num outro momento. Estou querendo ir pra Croácia e já li o seu post. Vc já foi a Torres del Paine?
Muito obrigada!
Beatriz
Ola Mary, tudo bem? Estamos indo para São Francisco final de janeiro… estaremos em uma turma grande (22 pessoas) vamos ter 2 dias inteiros para passear em São Francisco. O que você nos sugere, pois é pouco tempo…. e ainda com crianças…. aquele passeio no ônibus que para nos principais pontos… vc acha que seria interessante para o primeiro dia? Obrigada
Oi Emanuelle,
Num grupo tão grande acho que o ônibus pode não ser a melhor alternativa. Dificilmente vocês todos conseguirão lugar na parte externa do ônibus. Com dois dias e crianças eu faria:
Dia 1: Pegue um Muni até o Fisherman’s Wharf, visite a região, o Pier 39 e volte até a Orla até chegar no Embarcadeiro e no Fery Bulding. O Exploratorium pode ser uma boa dica para vocês.
Dia 2: Eu dedicaria a um passeio caprichado pelo Golden Gate Park incluindo a Academy of Science. Ficaram faltando a Golden Gate Bridge, e uma forma legal de visit-la em grupo é fazer o passeio de barco que sai do Pier 39 e a Lombard Street (se vcs todos tiverem paciencia de esperar na fila do bondinho, é algo divertido tanto para as crianças quanto os adultos).
Boa viagem e qualquer coisa é só gritar!
Mari
Oi Mari,
Gostei muito do seu post e está me ajudando bastante…mas infelizmente eu só vou ter 2 dias completos em São Francisco.
Vou em Abril/2016 e queria sua opinião no meu roteiro que estou fazendo me baseando no seu:
– Chegamos na quinta-feira final da tarde por volta das 18h, pelas dicas acho que seria melhor ir até o hotel na Union Square via BART certo? Como estaremos vindo de Los Cabos e vamos estar descansados estou programando um passeio noturno pela lojas da Union Square e Macy’s…..
– Depois fico sexta e sábado os dias inteiros, e estava pensando em seguir as suas dicas do dia 1 e 2, mas quero incluir o passeio noturno de Alcatraz e ai que estou com uma super dúvida, seria melhor tentar incluir isso no Dia 1 ou no Dia 2?
Alguma sugestão?
Porque no dia seguinte Domingo vamos pegar o carro e iniciar nosso trajeto até Monterey.
Obrigada,
Aline
Definitivamente no dia 1. O dia da Golden Gate já é bem pesado sem incluir Alcatraz.
Beijos e aproveitem a viagem!
Obrigada 🙂
Oi Mari, uma dica bacana pra almoçar em Sausalito é o Scomas. A salada de atum é a melhor que já provei. Em Carmel jantamos no Yafa, super astral e ótima comida! Em SF adoramos o Burma Superstar, se vc não conhece, vale a pena – comida Birmanesa, super diferente, mas uma delícia. Finalzinho de Fev2016 estamos indo de novo e estou bem curioso pra conhecer o Dosa. Parabéns pelo blog! Mão na roda!!!
Oi Santiago,
Tudo bem?
Conheço o Burma de longa data e amo de paixão. Estou para escrever sobre ele, mas ainda não consegui tirar o post do papel. Quanto ao Scoma’s, tá aqui nesse post. Em fevereiro, caso volte para Sausalito, posso te dar um sugestão diferente? O Le Garage, francesinho delicioso e bem descontraído.
Depois me conta o que achou!
Beijos e obrigada pelas sugestões.
Mari
Parabéns pelo site! Sua linguagem é bem clara, simples e objetiva. Vou segui seu roteiro para o final do ano. Terei 7 dias por lá. Sucesso!!!
Obrigada 🙂
Olá Mari!
Seu roteiro é fantástico! Estou indo dia 04/12. Você teria esse roteiro em PDF para que eu possa imprimir? Se puder enviar para meu email ficarei muito feliz! Obrigada! Bjim 🙂
Oi Tati,
Infelizmente to no meio de uma viagem e não consigo gerar o PDF para você. Vc não consegue fazer isso da sua impressora? A minha gera PDF.
Beijos e que pena não ajudar
Na mensagem quis dizer: “seguir”.
Oi Mari,
Gostei muito do seu post e está me ajudando bastante…mas infelizmente eu só vou ter 2 dias completos em São Francisco.
Vou em Abril/2016 e queria sua opinião no meu roteiro que estou fazendo me baseando no seu:
– Chegamos na quinta-feira final da tarde por volta das 18h, pelas dicas acho que seria melhor ir até o hotel na Union Square via BART certo? Como estaremos vindo de Los Cabos e vamos estar descansados estou programando um passeio noturno pela lojas da Union Square e Macy’s…..
– Depois fico sexta e sábado os dias inteiros, e estava pensando em seguir as suas dicas do dia 1 e 2, mas quero incluir o passeio noturno de Alcatraz e ai que estou com uma super dúvida, seria melhor tentar incluir isso no Dia 1 ou no Dia 2?
Alguma sugestão?
Porque no dia seguinte Domingo vamos pegar o carro e iniciar nosso trajeto até Monterey.
Obrigada,
Aline
Oi Aline,
Jurei que tinha respondido esse comentário. Desculpa que escapou.
Eu incluiria já no primeiro dia, junto com o passeio pelos piers. Vai ficar corrido, mas dá.
Beijos
Oi, Mari!
Vou para a California em janeiro e estou amaaaaando as dicas! Aproveitando que você é super atenciosa e responde TODAS as dúvidas, vou mandar a minha.. Irei me hospedar em Napa antes de chegar em San Francisco e pensei em ir pela Golden Gate, parando em Sauslito. Tenho duas dúvidas. A primeira é: é seguro e tranquilo estacionar por lá, mesmo com malas dentro do carro?
E a segunda: os mirantes que você disse só tem entrada no sentido SF-Sauslito ou no sentido inverso também dá pra parar?
Beijos e obrigada desde já! 🙂
Oi Babi,
Se as malas estiverem completamente escondidas, eu arriscaria. Caso contrário você pode ter problemas com vidro quebrado. Existem entradas nos dois sentidos (para os mirantes) é só ficar atenta a saída (o GPS ajuda ;))
Beijos
Mari
Mari cheguei ontem de San Francisco. Segui suas dicas à risca, até imprimi alguns detalhes para não esquecer de nada. Foi uma viagem incrível! Obrigada!!!
Oi Mari,
Amei o seu post sobre SFO, estou indo em 03 dias e um bocado ansiosa.
Com a alta do dolar e pergunta que não cala é: quantos dolares por dia, em media, irei gastar. A viagem não foi planejada, logo estou indo em cima da hora, com não tanto dinheiro assim…
O que você recomendaria, além dos cartões de crédito claro… Que prefiro não usar justamente pelos impostos e cambio muito instável.
Obrigada,
espero ansiosa.
Bjs
Oi Simone;
Tudo bem?
É difícil falar exatamente o quanto vc vai gastar. Tudo depende dos seus hábitos, e do que vc pretende visitar. De qualquer forma planeje pelo menos uns 50-70 dólares por dia (sem contar a grana do hotel). Vai ser um pouquinho apertado, mas dá 😉
Aqui no blog tenho dois posts que vão te ajudar:
A) uma lista de atividades gratuitas
B) onde comer bem e barato em SF
(Como estou respondendo do celular, não consigo acrescentar o link 🙁 – mas procure dentro dos posts de SF)
Beijos e qualquer coisa, grite 😉
Mari
Olá Mari, tudo bem? Simplesmente amando estes posts sobre SanFra..
Preciso da sua ajuda: iremos em janeiro com filhos. sogra, mãe, enfim…devido aos hotéis estarem bem caros na região da Union Square, ficaremos hospedados em um hotel próximo ao aeroporto e, teremos que alugar carro. Quero seguir seu roteiro. Alguma sugestão de como viabilizar isto, pois estacionar em San Francisco é bemmm caro, né? Muito obrigada!
Beijinho e Parabéns por esta delícia de blog.
Oi Jane,
Áreas mais afastadas do centro (ex. Golden Gate Park e Ponte Golden Gate) tem estacionamento farto na rua. Vai dar trabalho de estacionar, mas sai baratinho. Só não esqueça de ler bem as placas e restrições para não ser guinchada. Acontece MUITO.
No centro eu uso um app chamado Park Me que indica os estacionamentos mais baratos de cada área. No Pier 39, veja como conseguir estacionamento grátis nesse post.
Beijos
Oi Mari,
Adorei o seu roteiro para visitar San Francisco! Muito bem explicado, com certeza vou segui-lo.
Estou planejando férias para a Califórnia em Outubro/2016 e já estou olhando hotéis etc. Tenho algumas perguntinhas básicas:
1) Quais são as opções de bons trajetos São Paulo – San Francisco?
2) Como é o Clima em São Francisco em meados de Outubro?
3) Você tem sugestões de hotéis não muito caros e que ainda são legais em termos de localização?
4) É possível seguir o seu roteiro de 5 dias sem alugar carro? Eu penso em pegar carro aí somente quando deixar SF para fazer a Highway 1.
Abraços,
Inês
1) O melhor de todos é o novo vôo da Copa Airline via Panamá. Voar American ou Corean Air Lines via LA tbm é bom.
2) O melhor do ano. Frio (leve casaco) mas perfeito para fotos. Como é ´poca de convenções reserve hotel com MUITA antecedência para não pagar uma facada.
3) To preparando um post sobre o assunto, volto de dia 18/jan. Vou escrever depois disso. (Sorry)
4) Sem dúvida! Alías, bem melhor ficar em SF sem carro. 🙂
Abraços e qq coisa é só gritar
Mari
Inês,
Estava pesquisando para escrever novos artigos sobre San Francisco e quando li suas perguntas não resisti e por isso vou dar pitaco tbm.. rs!! San Francisco é uma cidade super delícia você vai amar acho que se você escolher um hotel bem localizado não precisa de alugar carro, talvez o que você ia gastar com estacionamento e aluguel de carro se por na ponta do lápis talvez valha o investimento em um hotel mais bem localizado. Quando fiz essa viagem em abril do ano passado, passei 14 dias entre San Francisco, Higway 1 até San Simeon e Yosemite e depois voltei para San Franscio. Fiquei hospedada em dois hotéis, um na Union Square outro em Fisherman´s Whalf e a localização fez toda diferença, do meu ponto de vista o carro ia atrapalhar mais que ajudar, peguei o carro só para descer a costa. Consegui fazer todos os passeios por lá andando a pé, pegando ônibus, táxi e o Bondinho que apesar de caro é super gostoso de andar. Meu roteiro tava mais ou menos parecido com o do Mari diferença que eu fiz em mais dias. Se você curtir vida noturna tenho um pub super maneiro para indicar que tem Duelo de Piano.
Oi Mari, amei o seu post!!!
Estarei em SF do dia 27/12 ao dia 31/12/2015. Vou seguir a dica dos dois primeiros dias e o ultimo quero conhecer Napa Valey.
No dia 27 chego às 16 hrs em SF – o que vc sugere fazer esse dia?!?
Dar uma geralzona pela Union Square é uma opção, outra é aproveitar para conhecer um dos bairros mais descolados, Mission ou Castro.
Beijos
Ola Mari!! Td bem?
Eu simplesmente amei seu roteiro!!!!! Muito detalhadinho, bem do jeitinho que eu gosto! =D
Tenho uma pergunta.. no 1o dia, tem como fzr esse trajeto ao contrario? Eu amei demais a sugestão de refeições mas nao sei se consigo comer um sundae com borwnie de manha e antes do almoco hahah! Dai pensei de ir pra regiao do market na hora do almoço e vir voltando…. O que acha? eu vou estar em SF por volta do dia 10 de janeiro.
Obrigada,
Nathalia
Oi Nathalia,
Inverter a ordem tem um probleminha: pegar a fila do bondinho cheia.
Deixe seu sorvete para tomar no Ferry Building, garanto que você não vai se decepcionar 😉
Beijos
Oi Mari, tudo bem?
Iremos a SF em novembro e estou com dúvida em relação ao trajeto do bairro Castro até o Twin Peaks.
A linha de ônibus ainda é a 18? Pq dei uma olhada no site do MUNI e não consegui localizar essa linha.
E para voltar de do Twin Peaks podemos pegar a mesma linha de volta ao bairro Castro e jantar em um dos restaurantes que vc indicou?
Obrigada! Bjs
Lívia
Oi Livia,
Td bem?
Comi bola… a linha correta é a 37 e sim, ela vai e volta ao Castro 🙂
Já corrigi o post, e na dúvida, acesse o mapa (link no post) com mais opções de rota.
Beijso
Olá! Sei que você mora em San Francisco mas queria saber se você tem alguma sugestão de ano novo em Los Angeles.
Obrigada.
Oi Ana,
Demorei para te responder porque fiquei aqui pensando…
Mas na real, tenho zero de sugestões para você.
Vou perguntar para umas amigas que moram por lá e se descobrir algo legal te retorno, tá?!
Beijos e obrigada pela visita
Oi Mari!
Demos uma “conversada” hoje no instagram.
Estou indo com meus pais para a California daqui 3 semanas e temos dúvidas em relação ao uso do celular.
Ano passado tomamos um “tufo” em Nova York usando nossos celulares do Brasil mesmo, então não queremos cometer o mesmo erro de novo.
Tens alguma sugestão para nós? Nosso uso seria preferencialmente de internet mesmo, por causa do GPS.
Estou adorando o blog e organizando a viagem sempre consultando teus roteiros!
Obrigada por compartilhar essas maravilhas conosco!
Beijos
Oi Maria Paula,
Obrigada pela visita!
Antes do Dólar ir para a casa dos 4, minha recomendação era comprar um chip pré pago da TMobile (custa entre $50 e $60 dólares por mês com ligações e internet ilimitada). Agora, já não sei se essa é a alternativa mais em conta.Dê uma olhada no chip da Travel Mobile, vários blogers de viagem usam e recomendam, eu nunca testei.
Aproveitando o gancho do Insta, se ainda der tempo de mudar, eu faria a Highway 1 em pelo menos 3 dias. Dois é MUITO pouco e muito cansativo.
Beijos e qq coisa, estou aqui!
Oi Mari, tudo bem?
Estou indo pra SF em 1 de dezembro com uma amiga. Adorei seus roteiros, certamente vou usar, mas eu gostaria de saber o que vc recomenda de museus. Como vai fazer frio e eu gosto muito de museus, pode ser uma boa opção no inverno.
muito obrigada
abs
Beatriz
(vc é de SP?)
Oi Beatriz,
Boa pergunta!
Meu preferido é o Legião de Honra. Tm adoro o De Young.
Se você curte museu de história natural, de uma olhada no Cal Academy of Science e Exploratorium.
Se você pensa em ir em vários, faça as contas e veja se o SF CityPass não é uma boa para você!
Sou de São Paulo sim.
Beijos
Olá!! Vamos pra SFO no fim do ano. Dá mesmo para fazer todos esses passeios em um único dia??
Oi Thais,
Tudo bem?
Dependendo do seu ritmo, dá para fazer sim. Muito leitores já fizeram e aprovaram o roteiro! Na volta, passe aqui para contar o que achou!
Beijos
Oi Mary!! Eu de novo!! rrsrs Tem algum transporte público para o Muir Woods?? Pensamos em fazer o parque logo cedo pela manhã e depois visitarmos Sausalito. O que vc acha? Dá pra fazer se ônibus??
Te respondi lá no post de Muir.
Beijos
Oi, Mari!!! Tudo bem?
AMEIIIIIIIIIIIII todas as dicas, moro aqui nos EUA e vou fazer só um final de semana em SFO… O seu roteiro do primeiro dia, já é fato que farei. O segundo dia vou fazer Alcatraz bem cedinho (8:45) então imagino que por volta do meio dia eu já esteja de volta… meu voô é só as 8:30 da noite, você tem alguma dica de algo que eu possa fazer que seja bacana e perto do pier 33 nesse tempo restante?
Oi Gabriela,
Obrigada pela visita.
Eu se fosse você, daria uma voltinha em North Beach (almoce por lá) e China Town. Pegue o ônibus que sai do Fisherman’s Wharf e vai até o topo da Coit Tower e de lá, desça a pé para explorar o bairro. (tBm dá para subir a pé direto do pier 33, caminhada linda porém cansativa. 🙂
Beijos e enjoy SF
Sensacional o post. Parabéns!
Não conhecia o blog, mas fui recomendada ontem por uma amiga, pois vou passar um tempo em SFO.
Já vi que serei vistante frequente do seu site, já que amo dar minhas andadas por aí também.
Bjs,
Olívia
Oi Olivia. Bem vinda a SF!
Vou adorar receber sua visita e ouvir suas dicas e pitacos!
Beijos
Mari
Mari irei para san francisco dia 11/02/2015 com três amigos. Sei que é inverno! Vc acha que poderei seguir tb este seu roteiro ou terá alguma alteração de horario e dias de funcionamento em algum local? Sobre o ticket do bondinho …ele dá direito só a ida né? e seu eu parar em algum lugar interessante posso pegar o proximo durante o dia todo sem pagar denovo ou o ticket é só para uma viagem? como vou passar 3 dias vc acha que compensa comprar o ticket logo para tres dias?
Oi Monica, Td bem?
São Francisco tem uma variação bem pequena de temperatura entre inverno e verão (aqui faz frio o ano todo 🙁 – E não estou exagerando…rs) o único risco do inverno, são as chuvas que atrapalham bastante! No dia que vcs pegarem o bondinho, vale a pena comprar o ticket para um dia inteiro, isso porque só uma ida de bondinho já equivale a meio ticket. Nos outros dias, precisa avaliar o quanto vcs querem andar x usar transporte.
Abraços,
Mari
Oi Mari! Tudo bem? Ameeeei o seu roteiro e ele servirá de referência para a minha viagem em novembro!!
Você poderia apenas me esclarecer uma dúvida? Você menciona no roteiro um cartão chamado Clipper, que pode ser comprado em qualquer wallgreens. Não entendi muito bem como funciona esse cartão. Você teria como explicar? Ele serve para todos os meios de transporte (bart, muni, bonde, ferry) e tem um valor reduzido? É mais vantajoso adquirir esse cartão ou ticket do muni?
obrigada, Thais 🙂
Oi thaís,
Clipper é o cartão de transporte aqui de San Francisco, ele não te dá desconto nenhum nos trens, mas dá um bom desconto no ferry. A parte chata é que o cartão custa $3,00 e cada pessoa precisará de um. O passaporte do Muni, que dá direito a 1 dia inteiro de transporte ilimitado pela cidade é uma excelente opção para quem vai usar bastante transporte.
Beijos
Mari, estou indo para a Califórnia em dezembro com meu namorado. Seu roteiro nos ajudou muito! Excelentes sugestões!
Gostaria de saber se você tem alguma dica sobre o outlet em Carmel…
Parabéns pelos posts,
Bjss
Oi Beatriz,
Tudo bem?
Carmel é uma cidade bem pequenina, se você é de São Paulo, vai entender minha comparação: Carmel é a Campos de Jordão daqui da Califórnia. Asim… nada de Outlet por alí.
O Outlet mais no caminho para quem faz essa viagem é o Premium Outlets de Girloy.
Beijos e muito obrigada pelos elogios,
Oi Beatriz,
Obrigada pelo comentário e pelas opiniões.
Sabe que eu tbm nõ sou fã do Pier 39, mas tenho amigos que amam de paixão. Meu pai por exemplo, já veio me visitar em SF 3 vezes e faz absoluta questão de sempre voltar lá #Juroquenãoentendo 🙂
Eu gosto da China Town de SF, amo as lojas de chás e os pequenos templos escondidos. Mas again, pira questão de opinião.
Quanto a Mission: aqui sim concordamos de verdade, é meu bairro preferido!
Não conheço Torres del Paine, mas estou morrendo de vontade de fazer essa viagem. Caso curta escrever, e queira dividir o relato da sua viagem com os leitores, é só avisar!
Beijos
Mari,
Muito obrigada pelo roteiro! Iremos agora em setembro e ajudou muito o planejamento.
Eu só gostaria de poder salvar os seus mapas. Vc sabe se eu consigo fazer isso? Gostaria de poder consultá-los junto com meus mapas no google maps.
Muitíssimo obrigada!
Stephanie
Mari, gostaria de te agradecer e te parabenizar pelo roteiro que compartilhou, está extremamente completo e respondeu todas as minhas dúvidas! Estarei em SFO em outubro, com 3 dias completos na cidade, 2 dias em Yosemite e 1 dia em Mountain View para um show… Agora a viagem estará muito mais completa e fácil com a sua ajuda! Valeu mesmo!
Oi Carina,
Feliz que o Ideias na mala te ajudou!
Aproveite BASTANTE a viagem e qq coisa é só gritar!
Beijos
Oiee!
Adorei o post e as dicas!
Você saberia me dizer, se existe algum onibus/metro que sai do Aeroporto de San Francisco em direção a Union Square?
Att,
Tem sim patricia, o BART, sai do aeroporto e vai até o centro da cidade. A estação mais próxima da Union Square é a Powell.
Beijos
Sensacional esse roteiro, Mari, deu pra ver que foi feito com muito carinho. Suas fotos são incríveis!
Muito obrigada por disponibilizar ele pra gente 🙂
Oi Maria Thereza,
Adorei sua visita e achei seu blog, o Travel Monster,muito legal (adicionado no meu Feedly).
Feliz que curtiu o roteiro!
Beijos,
Olá,
Como faço para imprimir este post? Tem em pdf?
Oi Bruna, você não consegue gerar um PDF a partir da sua impressora?
De longe, o melhor roteiro de SF que vi até agora! Parabéns e muito obrigada pelas informações!
Oi Andréa,
Obrigada pela visita e pelos elogios!
Aproveite sua viagem para SF e qualquer coisa é só gritar!
Outro post que pode te ajudar bastante é esse aqui.
Arrasou mais uma vez, Mari!
Amei as dicas.
Parabéns!
Vivi
Que fofa! Obrigada!
Mari,
Existe alguma forma de reduzir o roteiro de San Francisco para um número menor de páginas? Está com 68 páginas. Existe disponível algum arquivo dele que não seja em PDF?
Grata
Milena
Oi Mary
Gostei muito do seu blog demais mesmo. Só uma coisa me deixou meio cansado aqui em SFO, ter escolhido um hotel barato e longe sem ter alugado carro. Levo horas para ir aos lugares, as ruas são longas demais, fiquei na mission st só que no fim do mundo, e chegar nos lugares está sendo muito penoso. Graças a suas dicas estamos nos virando. Grande abraço e parabéns.
Oi Glauber,
Que pena essa sua caminhada diária quilométrica. San Francisco tem dessas coisas. O transporte ppúblico não é aquela coisa e muitas vezes dá um trabalhão se deslocar entre os lugares. 🙁
Deu pra se divertir mesmo assim?
Abraços e feliz que o blog tem ajudado
Mari
Mariiiii
Estou impressionada com a riqueza de detalhes do seu roteiro! Parabéns!! Estava pesquisando e montando o roteiro quando entrei no ideias na mala… Não pensei duas vezes e já estou imprimindo
Bjinhu é obrigada!!!! Bjs Dri
Oi Adriana,
Feliz que você curtiu o roteiro e espero ajudar bastante na sua viagem.
Aqui no blog tem várias outras dicas de cidades na Califórnia. Espero ajudar ainda mais na viagem!
Beijos e obrigada pela visita,
Mari
Ola, Mari! Relato perfeito! Ja salvei nos meus favortios 😀
Estou indo para SF semana que vem com meus irmãos e quero fazer praticamente o mesmo roteiro que tu colocou aqui, com a opção 3 do ultimo dia. Tu achas que vale a pena a compra do passe de 3 dias de transporte publico? Ou muitos dos deslocamentos são feitas a pé mesmo?
Obrigadão pela ajuda. Abraços!
Oi Eduardo,
No dia no bondinho o passe vale a pena sem dúvida, nos outros dias você precisa pensar no quanto você quer caminhar x onde você está hospedado.
Beijos e aproveite bastante a viagem!
Mari
Demais suas dicas.
Preciso de uma ajuda vamos pra Sao Francisco e queremos ir pra Los angeles pela highway 1……só que de Sao Francisco queremos passar pelo yosemite por uns 2 dias.
como vc acha que seria melhor ??
Oi, Mari!
Estou impressionada com a riqueza do seu blog! Demais mesmo!
Estarei em Sao Francisco do dia 04 a 07/07. O foco da minha viagem é pesquisa de moda streetwear… E estou em dúvida entre focar na opção 1 ou 2, porque já senti que terei pouco tempo… Não farei metade das suas dicas… rsss – O que você acha? E tem alguma dica sobre ir de carro de Sao Francisco até LA?
Muito obrigada!
Danubia.
Oi Danubia,
Fico feliz que tenha gostado do blog e que o Ideias na Mala esteja te ajudando na viagem.
Para as dicas entre San Francisco e Los Angeles veja os seguintes posts:
A) Rota entre SF e LA
B) Onde comer no caminho entre San Francisco e LA
C) Los Olivos, uma parada que eu amo!
Boa sorte na pesquisa de Streetwear, e qualquer coisa estou aqui!
PS: Para a pesquisa, recomendo as lojinhas descoladas da Valencia Street em San Francisco
Mari,
Já imprimi seu roteiro e não vou olhar mais nenhum !!!! está fantástico. Estarei em San Francisco de 25 a 29 de setembro e vou seguir à risca seu roteiro. Só estou com dificuldade para reservar hotel. Estão muuuuto caros !!!!
beijos
Milena
Oi Milena,
Feliz que você gostou do roteiro!
E sim, os hotéis em SF são caros mesmo :(. Tem que procurar bastante ou esperar uma promoção.
Beijos
Milena
Estaremos em SFO nesse mesmo período e realmente os valores dos hotéis esta muito caro, você já conseguiu alguma promoção?
Ola Mari!
Seu blog é fantástico, estou adorando as dicas.
Eu e minha noiva estamos planejando uma viagem de duas semanas: de Santa Barbara a SF pela Route 01, depois San Francisco, Napa Valley e uns dias em Lake Tahoe.
Nossa unica duvida é a seguinte: estaremos em SF no Thanksgiven (não temos como alterar a data). Como fica a cidade? Os passeios ficam muito prejudicados? Pensei em fazer parte da Ponte + Sausalito + Marin Headlands, ou talvez passar o dia em Napa.
O que você sugere?
Novamente parabéns pelo blog. Além de boas dicas, o design é muito bonito e eficiente.
Oi Carlos,
Td bem?
Obrigada pelos elogios e pela visita.
Boa parte das vinícolas de Napa deve fechar para o Thanks Giving. Assim, eu ficaria pela cidade mesmo. Esse programa: Ponte + Sausalito + Marin Headlands é espetacular. Outro passeio que pode ser bacana para emendar com esse é o Muir Woods – que de acordo com o site , fica aberto 365 dias por ano. 🙂
Aproveite a viagem e na volta, passe aqui pra contar como foi 🙂
PS: Até novembro, vou publicar muitas dicas bacanas dessa região. Espero te ver por aqui mais vezes 🙂
Abraços,
MAri
Não sei o quão cheia fica San Francisco por que sempre aproveito o feriado para viajar :).
Maravilhoso é achar um roteiro tão completo e detalhado, porém sem ser chato de ler. Muito, muito bom! Me ajudou demais, me deu praticamente a base do roteiro para os dias em que ficarei na cidade. Pretendo ficar 5 dias e mais um dia para ir ao Yosemite. Bjs
Oi Taiza,
Feliz com os elogios e que bom que o roteiro te ajudou!
Aproveite San Francisco, e se der, passe aqui na volta pra contar como foi!
Beijinhos,
Mari
Olá, Mari.
Parabéns pelo trabalho !
Irei com minha esposa dia 3 de junho para a SF e desceremos de carro até LA na casa da minha prima. Observei todas as dicas do caminho mas tenho uma dúvida quanto à localização do hotel em SF.
Temos 10dias,3 em SF.
Grato e parabéns mais uma vez.
Gustavo
Oi Gustavo,
Eu ficaria na região de Union Square (o mais próximo possível da praça) ou dos jardins Yerba Buena.
Abraços e boa viagem!
Oi Mari, acabei de chegar de la, e basicamente segui o seu roteiro !!!!Qdo o encontrei, nem procurei mais nenhum!!! Foi muito legal!! bj
Oi Erika,
Feliz em saber que deu tudo certo e que você curtiu o roteiro!
Beijos
Mari
Parabéns pelas dicas! Completíssimo!!
Estamos embarcando hoje para San Francisco e seu blog já está copiado para seguirmos a viajem com suas instruções.
Que delicia Patricia! Aproveite MUITO a viagem!
Beijos,
Mari Vidigal
Obrigada Mari, vou seguir seu conselho e tirar as fotos da ponte pelo caminho . Estou “devorando ” cada dica sua. Chegarei no dia 05/05 por volta do 12:00. Minha ideia é deixar a mala na recepção do hotel ( estarei no meio da viagem em LA, ou seja, as malas grandes ficarão em LA) e já conhecer a cidade de acordo com seu roteiro que começa na Union Square e seguir exatamente como você indicou até Ferry Buildin. Farei o possível, já que chegarei um pouco tarde. No dia seguinte penso em fazer o passeio de Alcatraz, no primeiro horário e depois ir de bike até Sausalito, conforme você indicou no segundo post. É loucura? Será que é possível? Faço o passeio A ou B? No outro dia (vou embora no voo doméstico de volta para LA as 20:00) pretendo conhecer o que não foi possível nos dias anteriores ou me concentrar na Union Square, onde estarei hospedada. Sei que é muito corrido, mas SF entrou de repente na minha viagem 😀 Mais uma vez obrigada
Oi Mari, tudo bem?
Simplesmente amei cada dica sua!!! Certamente farei esses passeios que você indicou. Senti falta do Presidio Park e dizem que conseguimos lindas fotos da ponte Golden Gate de lá. Onde encaixar o parque no seu roteiro que começa pela Powell St. até a Lombard St para que não fuja da rota? Terei somente dois dias em SF chego dia 05 12:00hr e parto dia 07 as 20:00.hr Desde já agraceço.
Oi Ingrid,
Pra passar no presidio, infelizmente você terá que fugir um pouco da rota. O jeito mais prático/rápido de encaixa-lo seria um taxi (ou Uber) da região da Ghirardelli Square sentido Presidio.
Gosto do parque, mas infelizmente ele é tão fora de mão que não acho que valha a pena pra quem tem pouco tempo na cidade. Pra ver a Golden Gate lindona, prefiro os dois mirantes principais (antes e depois da ponte) ou o incrível Marin Headlands
Aproveite bem a viagem e qq coisa é só gritar!
Abraços,
Mari Vidigal
Obrigada Mary, vou seguir seu conselho e tirar as fotos da ponte pelo caminho . Estou “devorando ” cada dica sua. Chegarei no dia 05/05 por volta do 12:00. Minha ideia é deixar a mala na recepção do hotel ( estarei no meio da viagem em LA, ou seja, as malas grandes ficarão em LA) e já conhecer a cidade de acordo com seu roteiro que começa na Union Square e seguir exatamente como você indicou até Ferry Buildin. Farei o possível, já que chegarei um pouco tarde. No dia seguinte penso em fazer o passeio de Alcatraz, no primeiro horário e depois ir de bike até Sausalito, conforme você indicou no segundo post. É loucura? Será que é possível? Faço o passeio A ou B? No outro dia (vou embora no voo doméstico de volta para LA as 20:00) pretendo conhecer o que não foi possível nos dias anteriores ou me concentrar na Union Square, onde estarei hospedada. Sei que é muito corrido, mas SF entrou de repente na minha viagem 😀 Mais uma vez obrigada
Oi Mariana, tudo bem?
Estou passando aqui pRa agradecer. Hoje é minha ultima noite em SFO e suas dicas foram valiosíssimas. Eu e o meu marido seguimos o seu roteiro, foi ótimo. Só não atravessamos a ponte de bike pq ele estava com dor na perna de tanto caminhar, então pegamos um ônibus de turismo mesmo. Mas mesmo assim valeu a pena! Ficará para uma próxima vez! Também não conseguimos ir a Alcatraz e pegamos um tempo bem instável e muito frio, por isso também não consegui ver a maior parte do Golden Gate Park. Bom é isso!
Thank you só much!
Oi Lilian,
Que bom que curtiram a viagem e as dicas!
Espero vocês aqui de novo no Ideias na Mala nas próximas férias?
Abraços,
Mari Vidigal
Nossa! Vou copiar este roteiro incrível. Obrigada por compartilhar todas essas dicas! 🙂
Oi Elisangela,
Que bom que você curtiu o roteiro!
Abraços.
Olá Mari, adorei suas idéias .
Gostaria de suas sugestões de hotel…
Estou indo agora em abril pra São Francisco e sozinha.
Outra coisa, sabe se tem passeio pra Muir Woods?
Obrigada 🙂
Oi Carla,
Tudo bem?
Tem passeio pro Muir Woods sim e se vc quiser uma guia Brasileira, recomendo a Mary do Blog Hotel Califórnia.
Em relação a hotel, recomendo a região da Unions Square ou Embarcadero.
Aproveite a viagem!
Mari, Amei seu post! Completíssimo! Estou montando meu roteiro, 07 dias em San Francisco, em Julho/15, e suas dicas e roteiro são sensacionais e estão me ajudando demais. Já estou amando San Francisco! Obrigado!
Oi Carlos,
Obrigada pela visita e que bom que você está curtindo SF. Eu tbm adoro!
Até julho postarei várias dicas novas, espero te ver por aqui mais vezes.
Abraços,
Mari Vidigal
Olá!
Eu morei em San Francisco por quase dois anos e este post só me fez morrer de saudades!!!! Parabéns, está super completo, com explicações históricas e tudo!! Inclusive vou usar algumas dicas na próxima vez que for lá!! Mas na minha opinião, faltou o Exploratorium, que está escandalosamente legal agora que está no pier de frente para o mar, fora alguns restaurantezinhos que eu amo de paixão, como o Cha-cha-cha (no início da Haight, pertinho do Golden Gate Park e da loja Amoeba), o Chez Maman (agora tem dois, um em Potrero Hills e outro em Hayes Valley), e o Mission Rock (em Mission Bay).
beijos!!
Oi Claudia,
Obrigada pela visita!
Tbm amo o Exploratorium, mas fiquei muito em dúvida de colocar ou não e acabei não colocando.Quanto aos restaurantes que vc indicou, PRECISO conhecer!!! rs
O Cha cha cha, tå na minha lista faz tempo e o Chez Maman não tava mas entrou! Vou visitar e passo aqui contando o que achei! Super obrigada pelas dicas!
Que post lindo, sou louca pra viajar pra São Francisco! Vou até salvar nos favoritos 🙂
Oi Nanda,
Obrigada pela visita!
Vem para San Francisco sim, você vai amar!!!
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais e feliz ano novo,
Bóia– Natalie
Ebaaaaaaaa!!! Super Obrigada Naty!
Feliz ano novo,
Bjs