O que fazer em San Francisco em um dia de chuva

Eu sei, eu sei, a chuva não fazia parte dos seus planos de viagem e te pegou de supetão. Chuva brava e molhada dessas que detona qualquer possibilidade de pedalar pela Golden Gate Bridge ou simplesmente fotografar a ponte com aquele céu azul. Mas, quer saber? Nem tudo está perdido. Muito pelo contrário, San Francisco é uma cidade repleta de possibilidades bacanas para aqueles dias feios. Com um pouco de flexibilidade e uma dose de humor extra suas férias podem ser bem melhores do que você esperava. Nesse post darei dicas bacanas do que fazer em San Francisco em um dia de chuva. Vamos nessa?

dicas para fugir da chuva

Seja flexível

Inverno (especialmente entre janeiro e março) é baixa temporada em San Francisco, o que significa que você poderá comprar quase todos os passeios na hora ou com pouca antecedência (a grande ressalva dessa regra é Alcatraz, que vale sempre ficar de olho). Assim, deixe sua programação o mais flexível possível. Pintou aquele céu azul? Se mande logo para a ponte, cruze até Sausalito, faça passeio de bicicleta pela Golden Gate, se esbalde sem medo de ser feliz porque no dia seguinte você pode não ter a mesma sorte.

Caçando o sol

Amanheceu chovendo em San Francisco? Olhe como está o tempo nas cidades vizinhas. Muitas vezes em quanto faz um dia horroroso de chuva em San Francisco, o clima está ótimo em Napa Valley, Berkeley ou no Vale do Silício. Berkeley dá para ir de BART e fica a pouco mais de 30 minutos de SF, para Napa Valley e Vale do Silício você precisará alugar um carro, mas isso é algo que dá para fazer no próprio dia (ou na noite anterior) sem grandes dificuldades. E ainda que esses lugares não estivessem nos seus planos, mas vale um dia molhado em Napa do que um dia de peixe em SF não é mesmo?

Vinhedos em Napa Valley
Vinhedos em Napa Valley

Topa ir mais longe?

Veja também o clima de Santa Cruz e Monterey. Vai que, né?!

O que fazer em San Francisco na chuva

Não tem jeito: o tempo estará chuvoso durante todos os seus dias em San Francisco. Calma, calma que tem muita coisa legal pra fazer. Tem museus variados, comilanças, cerveja artesanal e vinho local – além de várias outras boas dicas! Aproveite!

Museus: sempre uma boa pedida para um dia chuvoso

Se você é do tipo que não curte museus, só de ler esse subtítulo você já tá torcendo o nariz. Calma amigo, SF tem tem um montão de museus legais e bem diferentes do tradicional museu de arte. E, para quem gosta de arte, também tem bastante coisa boa. Veja aqui os melhores museus de San Francisco.

Museus de Arte:

MOMA SF:

O MOMA SF é o maior museu de arte moderna do mundo e tem um acervo espetacular. São galerias e galerias repletas de obra de arte coloridíssimas e artistas renomados.

MOMA de San Francisco
MOMA de San Francisco

SF MOMA (site oficial)

  • Endereço: 151 Third Street;
  • Ingressos: $25; menores de 18 anos tem entrada gratuita;
  • Horário de funcionamento: aberto de terça a sexta das 10h às 17h, quinta-feira das 10h às 21h, fechado as quartas;

Legião de honra

O Legião de Honra é um bom museu de arte europeia, com mais de 4000 anos de história da arte e muita coisa boa de artistas como Monet, Picasso e muita coisa boa do Rodin.

Melhores museus de San Francisco
Estátua do Rodin no Legião de Honra

Legion of Honor (site oficial)

  • Endereço: Lincoln Park \ 100 34th Avenue, San Francisco
  • Ingressos: $ 15; menores de 17 anos tem entrada gratuita;
  • Horário de funcionamento: aberto de terça a domingo das 09h30 às 17h15.

De Young

O De Young tem um acervo bem eclético com arte americana, peças e artefatos pré colombianos, arte têxtil e arte moderna. O edifício do museu é hiper moderno e na minha opinião um dos mais lindos de SF. Se estiver chuvoso (sem estar nublado) suba na torre do museu para ter uma vista linda da cidade.

De Young - San Francisco

De Young (site oficial)

  • Endereço: Golden Gate Park \ 50 Hagiwara Tea Garden Drive, San Francisco;
  • Ingressos: $ 15; menores de 17 anos tem entrada gratuita;
  • Horário de funcionamento: aberto de terça a domingo das 09h30 às 17h15.

Exploratorium

O Exploratorium é museu de ciências bem interativo que faz sucesso tanto com crianças como adultos. A graça é por a mão na massa e participar de cada um dos experimentos. Luz, sons, movimentos, forças e relações químicas diversas são alguns dos temas muito bem explorados pelo museu. Dá para passar o dia todo feliz da vida!

Cores e movimento - Exploratorium
Exploratorium

Exploratorium (site oficial)

  • Endereço: Pier 15 (Embarcadero at Green Street)
  • Ingressos: $ 30; crianças com menos de 3 anos tem entrada gratuita;
  • Horário de funcionamento: aberto de terça a domingo das 10h às 17h;

Academy of Science

O California Academy of Science é um museu de ciências naturais bem divertido que combina aquário, estufas tropicais, planetário e muitas outras experiências divertidas como um simulador de terremoto. Um lugar bacana para pessoas curiosas e quem curtem aprender coisas diferentes.

Cal Academy of Science
Cal Academy of Science

Cal Academy of Science (site oficial)

  • Endereço:  Golden Gate Park, 55 Music Concourse Drive
  • Ingressos: a partir de $ 32;
  • Horário de funcionamento: aberto de segunda a sábado das 09h30 às 17h, domingo das 11h às 17h.

Comer e Beber bem

Já que não dá para bater perna, que tal aproveitar a viagem para comer hiper bem?

Se empanturrar com as delícias do ferry Building

Faça chuva ou faça sol, uma boa visita ao Ferry Building é um programa essencial em qualquer roteiro de San Francisco. Esse mercado gastronômico pra lá de charmoso reúne cantinhos incríveis como a loja de queijos Cow Girl Creamery, a loja de pães ACME bread, empanadas argentinas, chocolate gostoso, vinho californiano e muito mais! Meu programa preferido é comprar pães na ACME, queijos na Cow Girl e devorar nas mesas da loja de vinho Wine Merchant (basta pedir o vinho da casa que tá tudo bem!), mas pra quem quiser algo mais caprichado, o Vietnamita The Slanted Door é sempre uma boa pedida!

Queijos no Ferry Building - San Francisco
Queijos no Ferry Building – San Francisco

Tempo chuvoso = belo pretexto para tomar uns drinks

Cerveja artesanais ou vinhos californianos: escolha um deles (ou por que não os dois) e se esbalde! San Francisco tem muitos barzinhos legais, eu adoro o Novela (662 Mission St) e o Burbon and Branch (501 Jones St) que são opções bem legais para ir à noite, de dia eu ficaria com uma dessas sugestões:

Micro-cervejarias de SF

Beer Tour - San Francisco
Cervejaria Southern Pacific
  • Anchor Brewing: a Anchor não é assim tão micro, mas é sem dúvida uma das melhores (e mais conhecidas) cervejarias de San Francisco. A casa tem um beer garden bem animado (pena que é todo aberto, então é uma grande furada para os dias de chuva) e tours (que devem ser previamente agendados) de segunda a sexta às 10h e às 13h e aos sábados e domingos às 11h e às 14h;
  • Local Brewing Co: uma das minhas preferidas! Essa cervejaria descolada tem um ambiente super gostoso e brejas deliciosas;
  • Southern Pacific Brewing: outro Beer Garden que não me canso de visitar e que tem uma parte interna generosa para os dias de chuva. Peça a degustação de cervejas da casa;
  • 21st Amendment: essa cervejaria tem um bar caprichado, comidas gostosas e sabores bem inusitados como a famosa cerveja de melancia;
  • Magnolia Gastropub and Brewery: o Magnolia é pequenino, porém especial. Ele fica em Haight bem no burburinho e as cervejas são ótimas. Para beber e se esquecer da chuva.

Degustações de vinho sem sair da cidade

  • Bluxome Street Winery: vinhos san franciscanos com uvas de Sonoma, não poderia dar errado poderia? Das vinícolas da cidade essa é uma das melhores opções;
  • Winery Collective: um espaço que reúne vinhos de mais de 20 vinícolas de Napa e Sonoma Valley. Um espaço bacana onde as degustações podem ser harmonizadas com comidinhas;
  • Press Club: esse é um dos meus barzinhos preferidos de San Francisco, um espaço lindo, com um menu fantástico e que a cada quinta-feira promove um evento com sommeliers. Um lugar bacana pra visitar e revisitar;
  • Tasting Room do Chateau Montelena: para quem quer a experiência de uma das vinícolas mais bam-bam-bans de Napa sem sair de SF, a dica é o salão de degustação do Chateau Montelena em plena Union Square (dentro do Westin St. Francis). A degustação é cara, mas os vinhos são ótimos. Mais infos sobre a vinícola nesse post;

Se deliciar nos cafés da cidade

Que tal um cafézinho gostoso ou uma sobremesa especial para adoçar a vida (e esquecer da chuva)? San Francisco tem muitos cafés gostosos, abaixo três dos meus preferidos:

Vitrine da Craftsman and Wolves
Craftsman and Wolves
  • Craftman’s and Wolves: quem acompanha o blog faz tempo sabe que não me canso de recomendar esse lugar. Comidas divinas e com uma apresentação maravilhosa e docinhos de chorar de tão lindos. Se estiver friozinho, vá de chocolate quente;
  • Dandelion Chocolate: vizinho do Craftman’s, a casa produz seus próprio chocolates artesanais. Uma pedida esperta para um dia longo e chuvoso é a degustação de sobremesas, um pouquinho de cada uma das principais doçuras da casa;
  • Sixth Course: docinhos caprichados, chocolatinhos lindos e mini-picolés são alguns dos atrativos dessa doceria linda e pra lá de deliciosa.

Tour por lugares cobertos

O SF City Guides oferece uma série de tours guiados grátis (em inglês) em SF e alguns deles são em lugares cobertos como o Civic Center, a Coit Tower (o tour é focado nos murais da torre e não na vista) e a biblioteca de SF. Você também pode fazer os passeios por conta própria!

Civic Center - San Francisco
Parte interna do Civic Center

Desbravar o Píer 39

E, para quem tem espírito brincalhão ou turistão, o Píer 39 tem uma série de museus e atrações fechadas como o Aquário de San Francisco, o Madame Tussauds e muito mais.

Michael Jackson no Madame Tussauds
Madame Tussauds – San Francisco

Visitar os murais de Diego Rivera

Você sabia que San Francisco tem 3 murais pintados pelo artista Mexicano Diego Rivera? Murais lindos, repletos de cores e muitos detalhes bacanas. O mais fácil de visitar fica no SFAI (San Francisco Art Institute), a poucos passos da Lombard Street. Abaixo detalhes de cada um dos murais.

San Francisco Art Institute
Alegoria de construção da cidade de Diego Rivera

Afresco da construção da cidade: 

  • Onde: The San Francisco Art Institute | Endereço: 800 Chestnut Street;
  • Quando visitar? Todos os dias das 9h às 17h;
  • Dica: aproveite a visita para curtir as vistas lindas que o SFAI tem da cidade.

Veja mais detalhes sobre este mural aqui.

Pan American Unity: Gigante e impressionante

Esse é o maior e mais impressionantes dos murais.

  • Onde: City College of San Francisco | Endereço: 50 Phelan Avenue, A301;
  • Quando visitar? Veja horários de visitação aqui;

Alegoria da Califórnia: O mais difícil de visitar

  • Onde: San Francisco City Club155 Sansome Street;
  • Quando visitar? Somente nas primeiras e terceiras segundas feiras do mês com o tour do SF City Guides | Reservas obrigatórias.

Compras nos Outlets da região

Que tal aproveitar o pé d’água para tirar a lista de compras da frente? A região de San Francisco (nas aforas da cidade) tem 2 bons outlets. No post melhores outlets da Califórnia eu explico tudo bonitinho. E, claro que para umas comprinhas chiques, tem sempre o Nordstrom Rack (555 Ninth Street, San Francisco) pertinho da Union Square.

Curte um brechó?

O melhor brechó que já visitei se chama Wasteland (1660 Haight St) e fica na região descolada de Ashbury Haight (bem pertinho da cevejaria Magnolia – olha só que programa delícia: compras descoladas + cerveja artesanal!). Deixando a fachada bizarra de lado, as peças são incríveis. Segure-se!

Outro brechó bem bacana e com várias filiais espalhadas por San Francisco é o Crossroads trading, peças de grife bem conservadas e com um ótimo preço!

E aí, curtiu as dicas do que fazer em San Francisco em um dia de chuva? Alguém aí tem mais ideias para engordar este post?

E, como diriam os locais, stay dry!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Comentários (26)

[…] bacana para se inspirar, para encher a mente de novas ideias, para aprender algo novo e até para fugir da chuva (sim amigo, chove pouco em San Francisco, mas quando chove, sai de […]

[…] O Exploratorium é um museu de ciências divertido e estiloso, não acrescentei a parada no roteiro porque fica muita coisa para um dia só. Como estamos passando na frente acho que vale sim falar que o museu é bem legal e que é uma ótima alternativa para quem tem mais de 3 dias em San Francisco, ou para um dia de chuva. […]

[…] Prepare-se para soltar a voz, tirar fotos lindas e claro, se esbaldar de guloseimas. Taí uma boa pedida para guardar na manga para os dias de chuva em San Francisco. […]

Dicas para dias de chuva são essenciais para um Plano B numa viagem, neh? Eu geralmente tenho um dia planejado para essa “emergência”. Quando for a São Francisco já tenho tudo pronto, valeuuu!

🙂 🙂 🙂
Venha Naiara!
Beijos

São Francisco é boa de qualquer jeito, né?! com chuva, com céu azul, essa cidade é sempre maravilhosa e linda!. Adorei as dicas.

Obrigada pela visita Camila,
Que pena que não nos conhecemos quando você esteve por aqui! Ficou pra uma próxima!
Beijos

Estou aqui curtindo o jet leg e lendo suas dicas…. Hje ta maior tempo feio entAo vou abusar das dicas pra um dia chuvoso sozinho

Valeuu e um beijao

Oi Vinícius,
A chuva tá brava essa semana né?! Até quando vc fica?!
Deu pra fazer algo bacana?
Beijos

Mari
Perfeito este teu post!
Não me lembro de ter passado uma situação de chuva a ponto de não conseguir sair do hotel, mas você tem toda razão: sempre hà coisas para ser feitas em dia de chuvas! E não apenas amantes de museus que se dão bem!!

Obrigada pela visita Juliana, e que bom que a chuva nunca te pegou!
Abraços

Comer é sempre uma boa pedida, com chuva ou sol kkkkk. Mas, falando dos museus, achei o design do MOMA e do Academy of Science simplesmente maravilhoso. Mas realmente o post está super completo, e também gostei bastante das dicas de degustação de vinhos.
Beijo

Obrigada pela visita Lu,
Sabe que na minha última visita a Roma peguei uns dias de chuva e os museus me salvaram!!
Beijos

Ainn que saudades! Adorei as dicas e fiquei com vontade de voltar a SF faça sol ou chuva! Na chuva, já sei o que fazer – adorei os museus!! 😀 Lindo post, parabéns pelos relatos, ficou super completo! 😀

Obrigada pela visita e pelo comentário! Te espero aqui em SF!

Cacilda, Mari!!! Esse post ficou completinho mesmo, hein?! Amei!!!
Aliás, estou com saudades de SFo… como faz, hein?!
Ah… a dica de olhar para as cidades vizinhas, vc lacrou!!! As vezes até Sausalito tem sol enquanto San Fran esta aquela desgraça (risos).
Bjooo

Saudadeeeeeeeees! Faz um ano que nos vimos pela última vez, lembra daquela bagunça do Super Ball…
Fala pro Kiko que o próximo projeto TEM que ser na Bay Area.
Beijos e obrigada pela visita

Relamente, um dia de chuva em qualquer viagem, ninguém quer. O importante e saber dançar conforme a música, suas dicas foram incríveis. Obrigada

Adorei o dançar conforme a música e é a mais pura verdade! Se tem chuva o jeito e aproveitar do jeito que dá!
Beijos e obrigada pela visita

Fantásticas dicas! 🙂 Eu adorei San Francisco mas realmente foi onde apanhei pior clima em toda a viagem que fiz na California… 😉 … mas é uma cidade incrível, quer faça chuva ou sol…

Oi Margarida,
Obrigada pela visita e que bom que você curtiu San Francisco.

Beijos

Eu normalmente não fico trancada não, acabo saindo com chuva mesmo pra todo canto. Só uma vez que era um verdadeiro temporal que inundou a cidade, ai nem tinha como visitar lugares fechados porque a cidade inteira inundou. San Francisco sempre apareceu pra mim como uma cidade cheia de sol, então foi ótimo ter essa visão do que fazer em um dia chuvoso. AS fotos dos cafés me deixaram cheia de fome, e as dos museus cheia de vontade de ir correndo conhecer cada cantinho da cidade!

Obrigada pela visita Klécia, e que chata essa história da inundação. Pelo menos rendeu boas histórias pra contar, né?!
Beijos

Olá! A chuva é uma coisa muito chata numa viagem, né? 😀 Que boas dicas e sugestões para escapar à chuva. Eu prefiro dias muito frios, que a gente põe mais roupa, do que chuva que nos molha até aos ossos. Também prefiro fugir e ter um plano B. Boas dicas! 😀 Boas viagens!

Obrigada Susana e tô contigo nos “planos de fuga”. Rs
Beijos

Deixe o seu comentário