Inverno na Califórnia: o que visitar, estradas fechadas e muito mais

Tá planejando visitar a Califórnia no inverno? Esse post é pra você! Aqui você encontrará todas as dicas necessárias para planejar uma viagem lindíssima durante o período mais frio do ano, que vai de novembro a março.

Yosemite Park um dos cartões postais da Califórnia
Tunnel view um dos principais mirantes do Yosemite Park

Nos próximos parágrafos daremos dicas do que fazer na Califórnia no inverno. Sim, tem destinos de neve como Lake Tahoe e Big Bear, além de outras experiências inesquecíveis como ver a migração das baleias, das borboletas monarca e a estação de reprodução dos Elefantes Marinhos. Falaremos também dos desafios e possíveis fechamentos de estrada, além de dicas para os dias de chuva. Vamos nessa?

Nesse post você encontrará:

[Clique no item para ir direto ao ponto ou se preferir, leia o post todo]

O que fazer na Califórnia no Inverno

O inverno na Califórnia é uma mistura maravilhosa de dias lindos de céu azul com dias chuvosos, mas também é o período de chuvas por aqui. Apesar das grandes chances de chuva – que podem comprometer um pouco seus planos – tem muita coisa linda para ver e para fazer. O melhor é que como é baixa temporada, você conseguirá hotéis com preços mais competitivos e verá os lugares com menos gente!

Inverno em Tahoe City na Califórnia
Inverno em Tahoe City na Califórnia

Para quem curte natureza, ou gosta de esquiar, o inverno é uma excelente época para viajar, e o legal é que você pode fazer um roteiro muito parecido com o de qualquer outra época do ano, com algumas adaptações.

Se você quer saber minha opinião, prefiro mil vezes encarar uma viagem para a Califórnia em janeiro do que em julho, que costuma ser bem lotado. Em termos de temperatura, teremos dias frios, para o padrão brasileiro, porém quentes se comparados com boa parte do país. Agora em pleno mês de fevereiro temos uma média de 13° celsius na região de San Francisco e média de 16° em Los Angeles. Lógico que há dias (e anos) mais frios, mas em geral, com um bom casaco e um bom planejamento, dá super pra encarar.

Mammoth Lakes no inverno
Montanhas da Sierra Nevada vistas da estação de esqui: Uma lindeza

Aí vão nossas melhores dicas do que fazer na Califórnia no Inverno:

  1. Fazer a roadtrip dos sonhos
  2. Esquiar e se divertir na neve
  3. Se encantar pelo visual de Lake Tahoe
  4. Descobrir os encantos do Yosemite Park
  5. Visitar o Death Valley
  6. Conhecer o Deserto da Califórnia: Palm Springs e Joshua Tree National Park
  7. Ver a migração das borboletas monarca
  8. Avistar baleias
  9. Elefantes marinhos aos montes

1- Fazer a roadtrip dos sonhos

É a sua primeira vez na Califórnia? Saiba que o inverno não é um obstáculo para viver a sua viagem dos sonhos e conhecer os principais pontos turísticos do estados como o letreiro de Hollywood, a ponte Golden Gate e a famosa Highway 1.

Highway 1 e o trecho de Big Sur na Califórnia
Highway 1 e o trecho de Big Sur na Califórnia

E antes que você me pergunte, já adianto — não vai dar praia. As águas do pacífico já são geladas no verão, no inverno então, é só pra olhar! Por isso sugiro que você troque San Diego (que é uma cidade legal pra caramba, mas que na minha opinião combina com o verão) por Lake Tahoe ou Yosemite.

A boa notícia é que em San Francisco, por exemplo, a temperatura entre o inverno e o verão não muda tanto e com um pouco de ‘sorte com o tempo’ você terá dias lindos e azuis.

Ponte Golden Gate vista dos mirantes de Marin Headlands
Ponte Golden Gate no final da tarde

Para montar seu roteiro perfeito para a Califórnia no inverno tenho algumas dicas:

  1. Comece com nossos roteiros de 10 dias na Califórnia e 15 dias na Califórnia: quanto mais tempo tiver, melhor!
  2. Saiba quais são as estradas fechadas para evitar erros comuns como tentar fazer Las Vegas – San Francisco por dentro do Yosemite (a estrada fecha no inverno e o desvio é IMENSO), e acompanhe como anda o acesso de Big Sur que pode estar fechada em caso de deslizamentos, forçando também um grande desvio. (Mas mesmo com desvio vale a visita, só que para o roteiro funcionar reserve pelo menos 3 dias para fazer o percurso entre San Francisco e LA. E sim, recomendo começar em San Francisco).
  3. Comece em San Francisco e termine em Los Angeles ou Las Vegas. Essa dica para para o ano todo, não só para o inverno, mas ela te salva um dia perdido na estrada e que vale a diferença do preço da passagem multidestinos.
  4. Na Highway 1, vale começar o dia um pouquinho mais tarde pra tentar fugir da neblina, em San Francisco a neblina também pode atrapalhar suas manhãs, mas em dias sem chuva você terá a melhor vista da Golden Gate do ano. Fica lindo!
  5. Vai para as montanhas? Esteja preparado para dirigir na neve. Eu sempre recomendo um carro 4×4 para quem nunca dirigiu na neve antes, e ter as correntes (snow cables) no carro.
  6. Tenha planos para dias de chuva. Aqui tenho um guia do que fazer em San Francisco nos dias de chuva, já em Los Angeles, minha dica é se esbaldar nos museus.
  7. Vai esquiar? Faça um bom seguro viagem!
Estrada com neve na Califórnia
Estrada com neve na região da Califórnia: amo os dias de céu azul

Seguro viagem para um roteiro mais seguro no inverno

Para complementar a 7ª dica quero te lembrar da importância do Seguro Viagem. Ele é indispensável para uma viagem tranquila e principalmente se você for esquiar, garanta que seu seguro cubra esqui.

Sei que parece excesso de zelo, mas presenciei um acidente de esqui da minha cunhada que quebrou o joelho, precisou ser operada e graças a Deus tinha um seguro que cobriu os 90 mil dólares gastos. Agora imagine se não tivesse?!

Eu uso e recomendo a Seguros Promo, um comparador de seguros que te ajuda a buscar o melhor custo x beneficio para a sua viagem.

Quer um desconto?!

Use o código IDEIASNAMALA15 para ganhar até 15% de desconto.

Faça sua cotação e contrate seu seguro

2- Esquiar e se divertir na neve na Califórnia

Não importa se é a sua primeira vez na neve, ou se você é um esquiador profissa em busca de trilhas desafiadoras, o inverno Californiano vai te proporcionar experiências lindas com a neve, além de vistas maravilhosas.

Vista de East Ridge na estação de esqui Northstar
Vista de East Ridge em Northstar

Dica: para aproveitar as estações de esqui mais vazias, vá durante a semana! O ingresso é mais barato e a experiência como um todo é bem melhor.

Os principais destinos para esquiar e ver neve na Califórnia são:

Lake Tahoe

O inverno em Lake Tahoe é uma experiência espetacular tanto para quem quer ver e brincar com neve pela primeira vez, quanto para quem quer esquiar de verdade. O lago que varia entre o azul intenso e o verde esmeralda fica na região da Sierra Nevada e bem na fronteira entre a Califórnia e Nevada, e é tão gigante que é divido entre várias cidades diferentes: South Lake Tahoe (no sul do lago) e Tahoe City, Incline Village e Truckee no norte.

Vai esquiar? Veja aqui nossas melhores dicas para esquiar em Lake Tahoe com detalhes das melhores estações para iniciantes e esquiadores avançados.

Ski Heavenly - Lake Tahoe
Lake Tahoe visto do Heavenly

E aqui a primeira dica para planejar sua viagem de inverno para Lake Tahoe: ao menos que você tenha mais de 3 dias na região, escolha apenas 1 metade (norte ou sul) para concentrar sua viagem e os dias de esqui. Embora tudo pareça pertinho as distâncias são grandes e ficam ainda maiores caso haja uma tempestade interditando uma fatia do lago.

Prefere outras atividades? Veja nosso guia de experiências no post inverno em Lake Tahoe

Esqui com vista do Lake Tahoe em Homewood na Califórnia
Esqui com vista do Lake Tahoe na estação Homewood

Mammoth Lakes

Se você esquia de verdade e quer curtir a melhor neve da Califórnia, sua escolha é a Mammoth Mountain, que fica 5 horas ao norte de Los Angeles e que costuma ter neve pelo menos até o final de maio. Durante a temporada existem vôos regulares entre San Francisco, San Jose, Los Angeles e Mammoth Lakes.

Esqui em Mammoth Lakes
Imagem: Divulgação Mammoth Lakes – by Josh Wray

Mammoth Lakes é um destino pensado para esquiar com várias opções de hotéis ski-in-ski-out , a montanha é linda, bem estruturada, e as vistas são incríveis. Não é a melhor montanha para aprender a esquiar – veja detalhes no post Mammoth Lakes no inverno – mas é perfeita pra quem sabe o que está fazendo e quer se divertir muito.

Woolly's tube park em Mammoth Lakes
Descendo de tubbing no Woolly’s tube park em Mammoth Lakes

Big Bear Lake

Big Bear Lake é a opção família mais perto de Los Angeles (157 Km) e é um destino lindo com opções tanto para quem curte esquiar, quanto para quem quer brincar e se divertida na neve.

Big Bear Lake -California
Big Bear Lake | Foto: Visit Big Bear

Yosemite Park

O inverno no Yosemite Park é uma poesia visual. As cachoeiras escorrem vida, os picos de granito ganham pitadas de neve e há até uma pequena estação de ski que funciona durante o período com mais neve (geralmente em janeiro e fevereiro).

O Yosemite é um destino bem legal para quem quer brincar com neve e apreciar as paisagens maravilhosas do Park, mas para não se frustar é preciso planejar bem a viagem. Para se dar bem, recomendo a leitura do nosso guia do Yosemite Park no Inverno e as nossas dicas de onde ficar no Yosemite.

Mais lugares para ver neve na Califórnia

Além de Lake Tahoe, Mammoth Lakes e Yosemite, a Califórnia tem uma série de estações de ski menores, com ingressos bem mais baratos e que dependendo do seu roteiro podem ser alternativas interessantes. Veja aqui um guia completo das Melhores Estações de esqui da Califórnia.

3- Se encantar pelo visual de Lake Tahoe

O destino preferido dos locais durante o inverno. Tahoe é um lago enorme de águas esverdeadas rodeado por uma cadeia maravilhosa de montanhas com picos nevados. Tahoe abriga alguns dos melhores resorts de esqui da Califórnia (e dos Estados Unidos) e mesmo para quem não gosta de esquiar, Tahoe tem muitos atrativos para oferecer.

Vistas de Emerald Bay no inverno
Emerald Bay no Sul de Lake Tahoe

Você pode fazer snowmobile (reserve com antecedência), escorregar a neve com trenós ou bóias (sledding ou tubbing), patinar no gelo ou simplesmente curtir a vibe e as cores do inverno. Veja nosso guia de experiências no post O que ver e fazer em Lake Tahoe no inverno.

Sledding no North Tahoe Regional Park
Sledding no North Tahoe Regional Park

Além das atividades de neve, recomendo muito que você visite Sand Harbor, a praia mais linda de Lake Tahoe fica incrível no inverno, Emerald Bay (antes de programar a visita, confira se a estrada está aberta. Esse é o pedacinho de Tahoe que mais fecha) e curta os centrinhos de South Lake Tahoe (o mais movimentado), Tahoe City e Truckee (o mais bonito).

Praia Sand Harbor em Lake Tahoe no inverno
Praia Sand Harbor em Lake Tahoe no inverno

4- Descobrir os encantos do Yosemite Park

Já dei uma pincelada nos encantos do Yosemite Park no Inverno no item anterior, mas acho a experiência tão linda que vou correr o risco e ser repetitiva e não deixar essa experiência de fora.

O Yosemite Park é o parque nacional mais visitado da Califórnia e um destino de inverno espetacular, embora haja uma pequena estação de esqui no local, o foco é o visual das montanhas e cachoeiras. Boa parte do parque fica inacessível neste período, e muitas trilhas são difíceis de fazer sem calçado apropriado, mas com um pouco de preparo experiências lindas são garantidas.

Yosemite Falls no inverno
Yosemite Falls no inverno

Concentre sua visita no Yosemite Valley, visite as principais cachoeiras e a vista Tunnel View. Com um calçado apropriado (dependendo da quantidade de neve, você talvez precise daqueles sapatos de neve em forma de raquete) e um excelente preparo físico você pode fazer a trilha rumo as sequoias gigantes do Yosemite (6,5 km) e viver uma experiência intimista junto as maiores árvores do planeta. A trilha é difícil (não vale falar que não avisei!) mas é uma das experiências mais lindas que já vivi.

Yosemite Falls no Inverno
Yosemite Park no Inverno

Para se dar bem, recomendo a leitura do nosso guia do Yosemite Park: guia completo e dicas imperdíveis, as nossas dicas de onde ficar no Yosemite, além do post Yosemite Park no Inverno.

5- Visitar o Death Valley

O inverno é uma das melhores estações para visitar o Death Valley National Park, o parque dos extremos. Leve um bom casaco e prepare-se para se apaixonar pelas paisagens, um lugar mais lindo que o outro.

Death Valley - Califórnia

6- Conhecer o Deserto da Califórnia: Palm Springs e Joshua Tree National Park

Palm Springs é uma base interessante para explorar o deserto da Califórnia e um ponto de acesso para vários parques lindos como o Joshua Tree National Park (leve um bom casaco e se planeje para ver o céu estrelado), as montanhas de San Jacinto (o acesso é feito pelo Palm Springs Aerial Tramway – compre com antecedência porque as filas são insanas), o oasis de Indian Canyon, e o Anza Borrego State Park.

Quem viaja em casal pode aproveitar a deixa para se hospedar em um hotel com piscinas termais.

Árvores de Joshua Tree no Joshua NP
Joshua Tree National Park

7- Ver a migração das borboletas monarca

Entre novembro e março milhares de borboletas sobrevoam a região costeira do pacífico. Elas voam durante a manhã formando nuvens alaranjadas e durante a noite repousam no alto dos eucaliptos costeiros. É realmente lindo!

Pacific Grove (pertinho de Monterey), Santa Cruz e Pismo Beach são alguns dos melhores lugares para observar borboletas na Costa da Califórnia, e o legal é que todas essas cidades podem ser incluída no roteiro de quem viaja pela Highway 1.

8- Avistar baleias

Inverno é a estação de migração das baleias Cinza. Durante essa estação elas deixam suas “casas” no Alaska e se dirigem até o Sul do México para se reproduzirem. Baleias são facilmente avistadas em Point Reyes, Monterey, Carmel e Big Sur. Já no sul da Califórnia, as melhores pedidas são Dana Point e Newport Beach.

Baleia em Monterey
Baleia em Monterey

Como ver a migração das baleias em Monterey

A forma mais garantida de ver baleias de perto é fazer um passeio de barco, uma experiência linda para adultos e crianças a partir de 8 anos (para menores, depende muito do seu filho e do quão bem ele fica em um barco). Os lugares no barco são bem limitadas (compre com antecedência), e quem fala inglês terá a chance de aprender sobre baleias e golfinhos com as biólogos abordo do barco.

Planeje seu passeio

  • Local de saída: Old Fisherman’s Wharf – Monterey
  • Duração do passeio: 3-4 horas
  • Preço: Confira os preços aqui.

Reserve seu lugar para avistar baleias em Monterey

9- Elefantes marinhos aos montes

Uma das experiências naturais mais impressionantes do inverno na Califórnia é acompanhar de perto a temporada de reprodução dos Elefantes Marinhos.

Machos brigões dominam uma faixa de areia com dezenas de fêmeas. Dependendo da época de sua visita você verá a briga dos machos (comecinho de dezembro), acompanhará a temporada de acasalamento (final de dezembro) ou verá a chegada dos filhotes (janeiro-fevereiro).

San Simeon - Elefantes Marinhos
Elefantes Marinhos

Apesar do tamanho, você vai se impressionar com a agilidade desses animais na água e a ferocidade das brigas. Os melhores lugares para ver elefantes marinhos são na Año Nuevo State Reserve (pertinho de Santa Cruz) e no Farol Piedras Calientes (San Simeon) – parada bem fácil para quem viaja pela Highway 1.

Lontras e leões marinhos

Além de leões marinhos, o inverno é uma boa época para avistar centenas de leões marinhos, e as fofíssimas lontras (Morro Bay é uma boa pedida para vê-las)

que fazer em Morro Bay
Esses pontinhos pretos na água são as lontras nadando

Isso sem falar nos leões marinhos e lontras que habitam a costa da Califórnia durante todo o ano e ficam especialmente aparecidos durante o inverno!

A importância da chuva na Califórnia

Agora que você já sabe o que fazer na Califórnia no inverno, quero falar um pouco das chuvas. A temporada de chuvas (e neve) na Califórnia vai de novembro à março, e é essa água e principalmente a neve, que degela lentamente das montanhas que enche os reservatórios e garante água para encarar os 9 meses de seca. É por isso que cada gota de água é muito bem vinda!

Anos com menos neve geralmente são anos de grandes incêndios florestais – que são um fenômeno natural do estado.

Dirigindo no inverno na Califórnia

Com a chegada da temporada de esqui começa o ritual semanal dos moradores da baía de San Francisco rumo a montanha. O trânsito rumo a Tahoe na sexta-feira à tarde e domingo no final do dia rumo a San Francisco é bem cansativo. Se puder, evite a I-80 nesses dias.

Chuvas:

Californiano dirige mal por natureza. Eles não dão espaço, ultrapassam sem sinalizar e colam na traseira do carro da frente. Acidentes bobos na estrada ocorrem quase todos os dia na hora do rush e se intensificam nos dias de chuva. Seja cuidadoso nos dias de chuva, especialmente quando chover forte.

Yosemite Park no Inverno
Chuva & neve no Yosemite

Dicas para dirigir na neve

Dirigir na neve é chato e se você não tomar cuidado pode até ser perigoso. O carro perde a estabilidade e, dependendo da neve, escorrega bastante tornando o uso da corrente obrigatório.

Correntes são obrigatórias

Quem pretende dirigir para Tahoe, Mammoth Lakes ou Yosemite deve obrigatoriamente levar uma corrente no carro (assista vídeos no YouTube para aprender como colocar. É fácil, mas da primeira vez dá um pouco de trabalho).

Yosemite Park: correntes são obrigatórias em dias de neve
Visual lindo e uma constatação: no inverno você vai precisar de correntes

As correntes são obrigatórias em dias de neve e são absolutamente necessárias para sua segurança. Está indo para as montanhas?

A maioria das empresas de aluguel de carro na Califórnia não oferece correntes, então você terá que comprá-las. A corrente varia de acordo com o tamanho da roda e pode ser comprada em lojas automotivas tipo O’Reilly. O tipo de corrente permitida pelas locadoras é o snow cables, e para não correr o risco de danificar o veículo ela precisa ser bem colocada.

Tem previsão de nevasca na sua viagem?

Treine como colocar correntes antes. Acredite, aprender a colocar a corrente com um monte de neve caindo na cabeça e lama no chão é uma das piores experiências de inverno que você pode ter.

Tahoe - Neve na estrada

Antes de sair de casa verifique as condições da estrada, encha o tanque (se o trânsito parar você não quer passar perrengue) e se necessário adie a viagem. Eu, sempre que posso, evito dirigir com nevasca e programo minha viagem toda em torno disso.

Neblina

Na região de San Francisco a neblina é um fenômeno mais comum no verão. Porém, um pouquinho mais adiante na região de San Joaquim (estradas I-5 e Hwy 99) a neblina costuma pintar entre novembro e fevereiro e vem à la “Serra do Mar”. Grossa, densa e rápida. A neblina te engole em questão de segundos e a visibilidade é mínima.

A neblina também aparece nas regiões de montanhas como Lake Tahoe e Yosemite (e toda a Sierra Nevada).

Estradas que fecham (ou podem fechar) no inverno

  • Tioga Pass: a rodovia fecha após a primeira grande nevasca do ano (geralmente no comecinho de dezembro) e fica interditada até o final da neve. Para chegar a Mammoth Lakes ou Mono Lake no inverno, você terá que fazer o trajeto por Lake Tahoe ou Bakersfield.
  • Sequoias National Park: a rodovia que liga a parte baixa do Sequoias ao Kings Canyon fecha de meados de novembro a abril independentemente do tempo e da quantidade de neve.
  • Highway 1: dependendo da quantidade de chuva, a Highway 1 fica suscetível a queda de barreiras e pode fechar por semanas durante a estação mais chuvosa. Os últimos anos tiveram casos grandes de fechamento, assim, antes de começar a viagem verifique a condição da estrada neste link e tenha uma bom plano B.

Estradas que atravessam montanhas:

As estradas que atravessam montanha, os “Passes” fecham assim que o inverno se intensifica e reabrem na primavera (por no verão, dependendo da quantidade de neve na jogada), a melhor fonte para checar as estradas fechadas e as estatísticas de abertura e fechamento dos últimos anos é o site da CalTrans.

Veja nesse mapa estradas com restrições em tempo real.

Mammoth Lakes, Mono Lake e Bodie
Tioga Pass depois da época de nevasca

O que levar na mala de inverno para a Califórnia

Ainda que o clima Californiano seja mais ameno que muitos outros estados americanos, faz bastante frio para os padrões brasileiros. Portanto, venha agasalhado.

Em San Francisco

Os San Franciscanos – em especial – costumam se vestir como cebolas, em camadas, o ano todo. Aqui amanhece frio, esquenta durante o dia e esfria muito no final da tarde. Use um bom casaco corta vento (desses acolchados), um fleece por baixo e uma camiseta. S

Nos dias de vento forte, luvas e pashimina serão seus melhores amigos. Use sapato fechado e com meia quentinha.

Fog de São Francisco

Em Los Angeles

Los Angeles é um pouco mais quente que San Francisco, por lá o vento não sopra tão forte. Ainda assim o casaco acolchoado continua sendo importante, mas talvez você consiga dispensar a camada do meio – o fleece. Sapato fechado e pashimina continuam sendo seus melhores amigos.

Na montanha

Na montanha o frio é bravo, especialmente se a temperatura for negativa. Eu costumo usar uma camiseta + blusa térmica + fleece + casaco de Ski (o meu tem duas boas camadas). Para esquiar (quase sempre) tiro o fleece e vou só de térmica, casaco de esqui e uma proteção no pescoço que sobe até o nariz.

Posso te dar mais uma dica? Invista em uma ótima luva (é a diferença entre gostar e odiar o inverno), meias de lã (qualquer meia não vai segurar) e em botas de neve.

E aí, gostou das nossas dicas do Inverno na Califórnia?


PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar na Califórnia
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar FLAVIO OLIVEIRA disse:

Olá Mari. Muito bom seu blog.
Iremos a Chicago em dezembro de 2019. Pretendo alugar um carro e fazer a Rota 66 até Los Angeles, passando por Memphis e Las Vegas. Voltando para Chicago de avião. Por ser inverno, talvez nevará. Será que terei alguma dificuldade nesse caminho? Nevasca, estradas fechadas ou algo parecido? Seria bom já levar correntes para os pneus? Agradeço desde já.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Flavio,
Ainda não fiz este roteiro completo. Quantos dias vcs tem? Eu levaria correntes sem dúvida, porque em Chigado neva, e neva mesmo!
Beijos

Avatar Marina disse:

Mto legais suas dicas!!! Adorei o blog!

Gostaria de pedir algumas sugestões: Estou indo com meu namorado passar 16 dias na california em janeiro 2020. Chegamos em Los Angeles e a ideia é alugar um carro e ir direto para Yosemite. Pelo que li, penso que seria adequado 2 pernoites. Depois queremos seguir para Lake Tahoe mais 2 ou 3 pernoites para andar de snow (meu namorado anda mt bem). Depois seguimos para SFO onde acredito passar mais 2 ou 3 noites e seguimos pela costa até chegar em Los Angeles novamente. De SFO a LA acredito que mais umas 3 pernoites no caminho. Depois queremos conhecer Los Angeles, ficar 2 dias (?) e ir pra Las Vegas passar o final de semana, no máximo 3 noites. E depois voltar pra Los Angeles que é de onde parte o vôo para o Brasil novamente.

O que acha desse roteiro? Sabemos e estamos cientes que uma road trip demanda bastante tempo na direção, mas estamos msmo em busca de aventuras. Mto obrigada desde já!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi xará,
Seu roteiro esta redondinho, só vale falar que a pernada entre Los Angeles e Yosemite é bem cansativa!
Eu ficaria 3 noites em Los Angeles (amo a região de Santa Monica) e 2 em Las Vegas. Claro que tudo depende do que você gosta e quer fazer em Vegas!
Ainda falta bastante tempo para a sua viagem e já te adianto que até lá terei muuuuuitas dicas novas que vão te ajudar no roteiro!
Beijos

Avatar Paula Alvarenga disse:

Oi Mari, adorei seu blog. Estou com dúvidas se meu roteiro é muito desgastante…vou em 19/04 com marido e filho de 2.5 aninhos. SF (3 noites), South Lake Tahoe (2n), Yosemite (2n), Monterey (2n) visitando Carmel e Big Sur, S L Obispo (1n só pra dormir), LA (4n) com parques Disney e Universal, Venice, e conhecer a cidade. Muito corrido? Me preocupo mais com meu baby (que já não é tão baby assim)… Beijos e obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Paula,
Está um pouco puxado. Se você fosse sem crianças eu diria que dá para encarar, mas com o pequeno, vc tem que esta pronta para passar muitas horas no carro. Ele viaja bem? Meus filhos em geral viajam muito bem, mas eu tento não passar mais do que 3 horas por dia no carro, e o que me preocupa é que vc tem muitos dias com mais de 3 horas.
Eu tentaria incluir um noite em Santa Barbara, e talvez dormiria em Anaheim no dia da Disney (o transito de LA é brutal).
Beijos

Avatar Roberta disse:

Ola! Adorei as dicas. Muito boas.
Estamos indo para Califórnia no inicio de janeiro/2019.
A ideia é fazer SFO – LAKE TAHOE – YOSEMITE – LOS ANGELES (retorno).
Mas, estamos sem saber se é viável a ida de SFO para LAKE TAHOE de carro, ou ônibus devido ao inverno.
Voce teria alguma sugestão d roteiro? Temos do dia 04/1 até dia 17/1 para todo roteiro.
Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Roberta,
Essa é uma viagem que você precisa fazer de carro e alugar correntes para o caso de uma eventual nevasca.
Quanto ao roteiro, se quiser montar e detalhar aqui nos comentários possa dar pitacos com prazer, mas infelizmente não consigo desenhar um roteiro personalizado para vocês.

Abraços,
Mari

Avatar Richard disse:

Oi mari

Pretendemos sair de Las Vegas dia 18/12 logo pela manhã ir até Death Valley, dormir em Ridgecrest, Dia 19/12 ir logo pela manhã para Sequoia, e depois ir até Fresno e dormir por lá, dia 20/12 logo cedo ir para Yosemite e sair do park e ir para Sao Francisco direto. O que você acha desse roteiro? acredita que pegaremos alguma estrada fechada? alguma sugestão ??

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Richard,
Acho uma doideja! Muita estrada para pouco tempo de parque, não faria de jeito nenhum.
Com pouco tempo minha sugestão é fazer somente Death Valley e Yosemite, e vc poe visitar as sequoias do Yosemite que são lindas.
Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Richard,
Acho uma doidera! Muita estrada para pouco tempo de parque, não faria de jeito nenhum.
Com pouco tempo minha sugestão é fazer somente Death Valley e Yosemite, e vc poe visitar as sequoias do Yosemite que são lindas.
Beijos

Avatar Rachel Barros disse:

Oi Mari! Suas dicas estão me ajudando muito a montar minha viagem pela Califórnia.
Fiquei um pouco preocupada ao ler sobre o inverno por lá. Vou fazer o trajeto de São Francisco até Los Angeles de carro do dia 21 de Dezembro a 1 de Janeiro, parando duas noites em Carmel e uma em Santa Barbara para passar a noite. Gostaria de saber se a neve e o uso de correntes são necessários nesse trajeto e se o clima pode atrapalhar muito o passeio pelas cidades e reservas naturais. As rotas alternativas a Highway 1 são viáveis, caso esta feche?
Obrigada desde já!!

Avatar Luis Rogerio Goncalves disse:

Olá… estou indo dia 03/12 pra SF e passaremos 3 semanas pela California e Nevada , voltando dia 27/12
Vou com esposa e 3 filhos. As crianças não conhecem neve. Será que no Lake Tahoe já terá neve nessa primeira semana de dezembro?
Outra dúvida: sobre as correntes nos pneus. Qual momento q coloca? Na hora que ver a neve? Ou sai de SF com as correntes já instalasse? Parabéns pelo ótimo site!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luis,
Na primeira semana pode ser que haja neve nas montanhas sim. Vamos torcer!
A corrente só se coloca em caso de nevada, você leva ela no carro e caso comece a nevar você para no acostamento e instala (caso isso aconteça, haverá sinalização na estrada!)
Abraços e obrigada pela visita

Avatar Fe disse:

Mari,
Incrível seu blog! Demais! Parabéns!
Poderia me ajudar com uma dívida por favor ? Eu viajarei com meu marido e 2 filhos pequenos, de carro , de Lake Tahoe South para Ananheim em janeiro 2019 ( inverno)… qual seria a melhor cidade para pernoitar ? Vc faria pela 395 ou I5 ou Highway? Alguma outra fica? Muito obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fê,
Faria pela 5, que é uma das maiores estradas da Califórnia e é excelente. A reta infinita cansa pra caramba, mas a estrada flui bem. Cuidado com a velocidade porque a 5 é muito bem policiada.
Para dormir eu geralmente paro em Bakersfield.
Abraços,
Mari

Avatar Fe disse:

Oi Mari,
Muito obrigada pela gentileza de me responder . Me ajudou muito ??. Beijos

Avatar Mayara disse:

Olá Mari! Parabéns pelo blog!

Estive pesquisando, mas não encontrei muita informação sobre este trajeto… Vamos de Las Vegas a San Francisco em 21/12 e separamos 2 dias para o trajeto. Gostaríamos de passar pelo Death Valley e Yosemite. Mas como é inverno, fico com receio de que a estrada feche. Considerando Death Valley, qual seria um trajeto alternativo viável caso a estrada feche?

Muito obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Mayara,
Chegar ao Yosemite no inverno via Death Valley é um volta gigante! Dê uma olhadinha nas rotas no Google Maps, ele é super atualizado e indica super bem as estradas na Califórnia.
Abraços

Avatar Nicole disse:

Ooi, adorei o seu post , me ajudou muito!
Vou no final de Novembro(22 de novembro) e quero fazer Las Vegas->Death Valley ->Yosemite->Sao Francisco, você acha que será possível essa rota ou todas as estradas estarao fechadas? Nessa epoca do inverno será que já tem bastante neve ou é mais em janeiro que começa? Não sei ainda por qual entrada do parque será mais viavel eu entrar ja que estarei vindo de Las vegas, voce pode me ajudar?
Obrigada,beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Nicole,
O Trajeto entre Death Valley e Yosemite estará fechado, e a volta é BRUTAL. Talvez valha a pena trocar o Yosemite por Lake Tahoe.
Abraços,

Avatar KARLA VALVIESSE disse:

OI Mari, adorei todas as dicas e vou seguir no Insta!!!! Somos um casal e vamos para a California com o objetivo de fotografar e passear, em janeiro de 2019. Ficaremos 19 dias, 2 em São Francisco, depois 3 em Lake Tahoe, seguindo pra YOSEMITE (onde meu namorado quer fotografar MUITO, pernoitaremos 4 dias – nao sei se da pra nesses dias visitar Death Valley, ainda nao pesquisei) e depois Carmel, Big Sur e ir descendo devagar. Nossa volta é por LA. Voce acha que encontraremos estradas fechadas a ponto de inviabilizar o roteiro para Yosemite? Li que voce acha muito tempo no inverno, perde-se muito em termos de fotografia? Alguma dica pra hospedagem no parque? Agradeco demais seu retorno! Parabéns novamente.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Karla,
Acho 4 dias no inverno muito para o Yosemite, mas para quem vai para fotografar, é a melhor época do ano. VCs vão tirar fotos lindas.
Sem chance de incluir Death Valley neste dias, a estrada por dentro fecha, por outro lado o Death Valley é espetacular para fotos.
Olhando seu roteiro acho que só 2 dias em SF é muito pouco, a cidade é maravilhosa e ultra fotogênica, eu consideraria mudar para 3 dias em SF e 3 no Yosemite.
Beijos

Avatar Daniela Fontes disse:

Oi Mari
Primeiro gostaria de falar que adoro os seus posts!
E vc acaba de me salvar de uma enrascada! Vou viajar pela Califórnia em Janeiro com meus filhos e tenho 17 dias.
Chego por Las Vegas e estava querendo conhecer Death Valley, Mammoth Lake e Yosemite antes de ir pra San Francisco. Mas descobri aqui que a estrada pra Yosemite fecha no inverno!! Gostaria de uma sugestão! Pensei em tirar Yosemite e ir pra Lake Tahoe. Teria outra opção? Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Daniela,
Lake Tahoe é uma excelente pedida. Yosemite continua sim acessível, mas não pela estrada que você vem e a volta é bem longa! Com o seu roteiro, mais vale ir pra Tahoe.
(E ao menos que vc queira esquiar, Mammoth Lakes não vale a parada no inverno.Se quiser esquiar, vá feliz!)

Avatar ANA PAULA MONTANDON DE OLIVEIRA disse:

Mari, post fantástico! Está me salvando em minha programação. Poderia me responder uma dúvida: pra viagem ficar mais leve na estrada, imaginei sair de Los Angeles de manhã (dia 16/01/2019), pernoitar uma noite no Sequoia National Park (Hotel Wuksachi lodge), seguir no outro dia para Yosemite e ficar por lá duas noites, antes de seguir para San Francisco. Minha dúvida é se a estrada interna do Parque das Sequoias é apropriada para dirigir nesta época do ano, até chegar ao Hotel. Baixei o mapa e há restrições apenas para veículos acima de 22 pés. Ou você acha mais viável esticar a viagem e ficar em Yosemite, pulando o primeiro parque? Um abraço,

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ana Paula,
3 noites no inverno no Yosemite ma parece tempo de mais, por outro lado, se vc pegar uma neve brava há chance de alguns pedaços do parque estarem fechados. Eu manter o roteiro, mesmo porque “é caminho”, mas iria preparada para viajar de dia e dirigir na neve.
Beijos

Avatar Selma disse:

Oi Mari, tudo bem? Vc acha que vai estar muito frio em meados para fim de março em Yosemite? Estou com uma criança de 2,5 anos e um baby de 3 meses. É loucura ir com eles nessa época?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Selma,
Frio deve estar, mas bem agasalhados eu iria com meus filhos 🙂
Beijos

Avatar Andre disse:

Olá
Muito bom o post
Pretendo sair de Vegas dia 28 de março e chegar em San Francisco dia 30! Queremos conhecer no caminho Mammoth Lakes e Yosemite! Onde vc acha que devemos nos hospedar nestas duas noites no percurso??
E, qual estrada pegar, pois pode ter alguma fechada ??
Temos muitas dúvidas, estaremos minha esposa eu!
Abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi André,
Esse roteiro não é viável no inverno. A estrada que conecta Mammoth Lakes ao Yosemite muito provavelmente estará fechada em março, e a volta vai te ocupar os dias todos na estrada. EU no seu lugar faria o Death Valley num dia e o outro de pura estrada, infelizmente é longe pacas e vc vai precisar de muita estrada pra chegar em dois dias!
Abracos

Avatar Leandro Motta disse:

Colegas de aventuras, parabéns pelo post. Tentei pesquisar na Internet e não encontrei nada. Seria possível alugar as roupas de inverno na California ao invés de comprar, já que dificilmente usaremos no Brasil? 2 adultos e 2 crianças de 12 anos.
Sei que sempre alugam em estações de ski. Minha dúvida é se seria possível alugar para a viagem toda, por 20 dias.
Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Leandro,
Você já deu uma olhada na Sports Basement? Tenho 99% de certeza que eles alugam roupas de esqui (ou seja, o casaco já seria algo legal pra vcs alugarem). Agora tem um casaco da UniQ-lo que super dá para usar no Brasil e quebra o amor galho no inverno daqui.

Beijos

Avatar Fabrício Reis disse:

Mari, parabéns pelo post, muito bem escrito.
Estamos com viagem programada para California em Fev/2018 após o Carnaval, teoricamente temos 10 dias para fazer California e Vegas, vc acha que conseguiremos aproveitar bem? Vale a pena esticar até San Francisco, ou é muito corrido?
Abraços!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fabricio,
Acho dez dias BEEEEEM corrido. Dê uma olhadinha aqui nas minhas sugestões bem viáveis de 10 dias na Cali.
Beijos

Avatar Jhonnath disse:

Quero um roteiro de 1 mês de dezembro a janeiro na ca california, vou com minha filha de 2 anos, qual roteiro você sugere?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Johonnath,
Veja minhas sugestões de roteiro de 15 dias nesse post e adapte para a sua viagem! Só vale ficar de olho nas estradas fechadas!
Abraços,
Mari

Muito show o teu blog!
Queremos ir pra Califórnia em fevereiro mas estou muito apreensiva com as chuvas……..
Abraço
Rita

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rita,
Melhor fevereiro com a possibilidade de chuvas do que julho. Veja este post aqui!
Obrigada pela visita, beijos

Avatar Claudia Molinari disse:

Parabéns Mari!!! Seu blog me esclareceu várias dúvidas. Irei com minhas duas filhas (12 e 14 anos) e meu marido por 12 dias (de 13/12/17 a 25/12/17) conhecer Las Vegas, Death Valley, Lake Tahoe e São Francisco. Você tem algum roteiro, quantos dias devo passar em cada lugar? Outra coisa, roupas e calçados pra neve qual o melhor lugar pra comprar? Obrigada!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Claudia,
Aqui no blog tem DEZENAS de posts que respondem direitinho suas perguntas, vou colocar alguns deles aqui:
A) Roteiro de 15 dias na Califórnia + Vegas
B) Qual o melhor outlet para a sua viagem
C) Roteiro para San Francisco
D) Guia de Las Vegas
E) Death Valley

Avatar Rodrigo disse:

Outra pergunta: quando a highway 1 , de São Francisco à LA fecha, costuma ser por muito tempo? Do tipo que inviabiliza descer pelo litoral até Los Angeles?

mari vidigal mari vidigal disse:

Rodrigo,
A Rodovia no memento esta fechada por tempo indeterminado devido a uma rachadura na ponte.
Assim que tiver notícias publico aqui no blog.
Abraços

Avatar Rodrigo disse:

Oi Mari,

Excelente post. Estou planejando uma viagem de 25 dias pela Califórnia em Janeiro de 2018. Minha idéia seria chegar em Las Vegas e conhecer a cidade e o Grand Canyo (4 dias) dai seguir pelo Death Valley até a região do Lake Tahoe e ficar uns 2 dias por lá (evitando fim de semana, que lota lá, certo?) De lá eu iria para Napa Vale, Sâo Franciso, e iria descendo pelo litoral até Los Angeles.
Perguntas: Chegar em Lake Tahoe, vindo pela estrada 395 depois do Death Valley é muito complicado? Ela não aparece na tabela de estradas que fecham no inverno.
Para quem quiser conhecer um pouco do Sequoia National Park e Yosimite, em Janeiro, que estradas vc recomenda pegar, já que tantas fecham? Pretendo alugar uma SUV, mas não 4×4, então já estou ciente das correntes.

Obrigado

Rodrigo

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rodrigo,
Há uma alternativa linda de estrada entre o Death Valley e Tahoe aberta no inverno, mas a distância é boa. Então planeje um dia para o percurso. (Fiz no inverno e amei, mas parei uma noite em Mammonth Lakes no caminho).
A estrada para o Sequoia depende da quantidade de neve, mas o Yosemite fica aberto e a trilha para a Mariposa Grove deve reabrir em breve.
Abraços

Avatar Flávio Henrique Franco de Oliveira disse:

Olá. Mari.
Estarei em Las Vegas e tenho intençã ode fazer um bate e volta para visitar o Parque Sequoia.
Qual o Parque mais próximo. Voce pode me dar algumas dicas.

Irei no fina de fevereiro.

Por favor.
Se poder de adicional whtes: 44- 99883-6090 (BRasil)

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Flávio,
Um Bate-e-volta de Vegas para um parque que tenha Sequoias não é algo viável.
Veja algumas dicas de parques bacanas, sem sequoias, porém próximos a Las Vegas nesse post.
Beijos

Avatar Adilene Thomé disse:

Oi Mari
Gostaria de saber se o parque Six Flags fecha no inverno, nos meses de janeiro e fevereiro .

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Adilene,
Já deu uma olhadinha no site deles?
Qual Six Flags o da região de Los Angeles ou o da região de San Francisco?
Abraços

Avatar Beatriz disse:

Oi Mari, parabéns pelo seu blog, muito bom mesmo.
Estou indo para san Francisco Dia 25 de dezembro, e tenho apenas cinco dias até ter que chegar em Vegas onde iremos passar o réveillon. Vc teria algum roteiro para me sugerir? Qts dias passaria em san Francisco e qts dias preciso para fazer esse percurso e onde deveríamos fazer paradas? Muitos questionamentos, não é mesmo? Mas espeto que vc possa me ajudar .
Bjos

mari vidigal mari vidigal disse:

Ai Beatriz que pouco tempo e que difícil!
Eu ficaria 2 dias inteiros em SF, no terceiro seguiria para Carmel, No quarto par San Luis Obispo e no Quinto faria a grande esticada até Vegas.
Beijos

Avatar antonio disse:

boa noite, o post esta top,queria uma dica…
vou passar 12 dias na california, e fazero trajeto, são franciscox los angeles, e queria conhecer a rota 66, sabe me indicar o melhor trecho da rota, pelos lados da california?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Antonio,
A rota termina em Santa Monica, e não sei we o trecho de lá é legal. Sei que o trechinho perto de Vegas é incrível.
Abraços

Avatar luiz vicente disse:

Mari, obrigado pela resposta. Adorei suas dicas. Você pode indicar brasileiro em São Francisco que possa fazer o transfer do aeroporto até o hotel e alguns passeios por lá que sejam mais adequados de automóvel? Desde já agradeço. Abraço. Luiz Vicente

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luiz,
Nunca testei nenhum serviço e traslado e portanto não tenho ninguém para indicar. Tenho sim uma amiga que faz tours incríveis.
Interessa?
Veja minhas dicas para San Francisco de carro neste post.
Abraços

Avatar luiz vicente disse:

Oi Mari, desculpe a demora em responder. Me interessa sim. Ela tem carro e faz tour incrívesi, é isso?. Gostaria de manter contato com ela. Agradeço. Abraço

Avatar Giovanna disse:

Oi Mari!
Eu e o meu namorado queremos fazer o roteiro de 15 dias, partindo de São Francisco até Vegas pela Highway 1 no começo de fevereiro.
Você acha o clima dessa época arriscado?
Beijos!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Giovanna,
Fevereiro é uma caixinha de surpresas. As chances de dar tudo certo são altas, mas prepare-se para chuva e frio.
Beijos

Avatar Thiago disse:

Mari, parabéns pelo blog é ótimo!
Farei com minha esposa 15 dias na Califórnia na época do réveillon, queríamos fazer Sfo X Los Angeles a partir de 7 de janeiro, mas estou receoso pelo clima na estrada. Acredita que seja possível fazer em 2 dias pela Highway1? Ou melhor aviao mesmo? Obg

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thiago,
O clima nessa época do ano é uma caixa de surpresas, mas se tivesse que apostar diria que dá para fazer sim.
A Highway 1 é um dos lugares mais lindos da California, eu reservaria pelo menos 3 dias para ela, idealmente 4 (juro que vale a pena, ainda mais para quem tem 15.) Mas se não der, ai vai minha sugestão de roteiro de 2 dias. Abraços

Avatar Valquiria disse:

Olá,
Na sua opinião fazer de carro Vegas à São Francisco e depois São Francisco à Los Angeles na primeira quinzena de janeiro de carro seria muito perigoso????

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Valquiria,
Não acho que seja perigoso, mas saiba que existem chances de chover e você ter a visão comprometida pela neblina. Vegas -> SF deve ser hiper tranquilo, nas Costa é que a Neblina pode te atrapalhar.
Abraços

Avatar luiz vicente disse:

Olá Mari, postei uma dúvida minha sobre ser viável durante o inverno (primeiros 10 dias de dezembro) fazer a viagem de San Francisco a Los Angeles de automóvel alugado, ou se seria melhor utilizar outro meio de transporte, em virtude de chuvas e eventual queda de barreiras. Não sei se você recebeu. Estou ansioso pela resposta. Estou adorando seu blog. Obrigado pela atenção. Luiz Vicente

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luiz,
Mil desculpas, estou com um baby bem pequenino e com um pouco de dificuldade de responder perguntas tão rápido. Mas tenho tentado não demorar tanto.
Vamos lá. O inverno na Califórnia é uma incognita, pode ser que chova bastante e pode ser que não chova. De qualquer forma, já fiz essa viagem duas vezes em dezembro e deu tudo certo. Meu palpite é: você não terá problemas, especialmente no início de Dezembro.
Abraços e aproveite a viagem

Avatar luiz vicente disse:

Olá Mari, estou adorando seus artigos de viagem. Estou com uma dúvida e peço sua orientação se possível. Viajaremos eu, esposa e filha adolescente no finalzinho de novembro e primeiros 11 dias de dezembro; chegaremos de avião em São Francisco, onde pretendemos permanecer por 4 dias; depois a ideia seria alugar um carro e viajar pela rodovia costeira até Los Angeles, parando em Monterrei ou Carmel, seguindo suas orientações. Como li que essa época é a temporada de chuvas, inclusive com barreira na estrada, gostaria de sua orientação: devemos manter a ideia original ou seria melhor alterar o roteiro. Agradeço desde já. Luiz Vicente

mari vidigal mari vidigal disse:

Já respondi esse né?!
Eu se fosse você arriscaria feliz da vida!
Beijos

Avatar thais disse:

Ola! vou para san fracisco no fim de janeiro ate o começo de fevereiro, voce saberia me dizer por favor como costuma ser o clima la, se chove muito, e que tipo de roupa levar? casaco mais pesado tipo inverno europeu, roupas de calor tambem? tenis esta ok ou precisa ser um calçado mais resistente? obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thais,
San Francisco é fria o ano todo, e a dica é se vestir em camadas porque a temperatura varia muito durante as horas do dia. Em Janeiros (e nos outros meses) é importante levar um bom casaco corta-vento. Nada tão pesado como inverno Europeu, mas o corta-vento é essencial. Nos dias mais gelado use luvas e meias quentinhas! Eu tenho sempre uma pashimina na bolsa para um vento mais cortante.
Quanto a chuva, esteja preparado que pode chover bem! É temporada de chuvas!
Beijos

Avatar Esmeraldo Tarquinio disse:

Mari,

Você poderia me indicar onde eu poderia obter informações a respeito de calçados específicos para uso (também) na neve?
Eu gostaria de saber que tipo de solado, qual a melhor forração etc.
E, eventualmente, onde comprá-los.

Ah! Eu fiquei muito impressionado com o seu blog: ágil, moderno, leve, simpático.
Parabéns!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Esmeraldo,
O que eu recomendo para quem mora no Brasil é um sapato que possa ser usado tanto na neve quanto em trilhas no próprio Brasil. Assim, as botinhas de trilha – IMPERMEÁVEIS – são uma boa opção.
Aqui nos Estados Unidos uma das lojas com melhor custo benefício é a Timberland, mas The North Face é sempre uma boa opção.
Beijos

Minha primeira viagem internacional foi para a Califórnia no inverno 20 anos atrás!!! Fizemos LA, SF, Yosemite, Las Vegas e San Diego e adorei brincar na neve no Yosemite! Compramos todas as roupas de frio em supermercados e outlets em LA e SF.