Yosemite Park no inverno

Saiba como é visitar o Yosemite Park – Califórnia  no inverno. Veja detalhes da nossa experiência, cuidados ao organizar a viagem, dificuldades com a neve e tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem. Pronto para se apaixonar?

como é o Yosemite Park no inverno

Ver o Yosemite Park com as montanhas cobertas de neve era algo que eu queria fazer desde que visitamos o parque pela primeira vez em 2012. Foi paixão imediata, gostamos tanto do que vimos que de lá para cá visitamos o parque mais de uma dúzia de vezes. Vimos o Yosemite na primavera, no verão no outono e até mesmo no comecinho do inverno, mas nunca havíamos visto o parque coberto de neve. Até que na semana passada, depois de acompanhar as previsões e ver que o parque estaria com uma grossa cobertura de neve, resolvemos tomar coragem e finalmente visitá-lo no inverno.

Veja também: Guia completo para visitar o Yosemite

A parte fácil da viagem: planejamento e reservas

Ao contrário de todas as outras estações do ano, visitar o Yosemite Park no inverno exige mais vontade e organização, do que planejamento. Basta acessar o site com alguns dias de antecedência para reservar com facilidade um dos hotéis dentro do parque ou nas cidades ao redor do Yosemite. Mas cuidado, com o inverno muitas estradas ficam fechadas e algumas cidades como Mammoth Lakes e Lee Vining são inacessíveis desde o parque.

Veja as estradas fechadas e outras dicas para viajar no inverno na Califórnia.

Hospedagem dentro do parque:

Apesar de disponíveis, os hotéis dentro do Yosemite são caros em qualquer estação do ano). O The Ahwahnee, por exemplo custa cerca de $450,00 dólares por noite, os quartos que estavam disponíveis no Lodge at the falls custavam cerca de $300,00 (com antecedência dá para achar quarto a partir de 139,00 e aí sim VALE MUITO a pena). Não cogitamos o Curry Village (adoro acampar, mas dormir em barraca no inverno – ainda que tenha aquecedor – não é comigo).

Num primeiro momento pensamos em ficar The Ahwanee, já que era uma viagem diferente faríamos algo bem top, mas pensei bem e convenci o Gu a guardar a verba para nossa viagem de março no Havaí e acabei optando por uma opção bem mais longe, mas que eu estava morrendo de vontade de testar: o centro fofinho de Groveland. Sempre paramos lá no caminho de volta do Yosemite, mas nunca tínhamos dormido na cidade. Foi uma ótima escolha.

Hospedagem fora do parque 

E quer saber o melhor? Nosso hotel gracinha, o Hotel Charlote custou $109,00! E não preciso nem dizer que todas as cidadezinhas ao redor do Yosemite estavam vazias, com hotéis mega disponíveis e preços ridículos. Foi bem fácil escolher.

Yosemite Park no Inverno
Pequena Groveland e nosso hotel fofo (esta casa azul)

Contratar um seguro viagem

É isso mesmo, apesar de não ser obrigatório para quem viaja pelos Estados Unidos, o seguro viagem te livra de belas enrascadas. E contratá-lo é sim a parte fácil do negócio, afinal, foi-se o tempo que as pessoas perdiam horas comparando as melhores apólices para a sua viagem.

A Seguros Promo é uma empresa brasileira e descomplicada, que faz o “trabalho sujo” para você, fornecendo um comparativo de seguros e te apresentando as melhores opções de apólice disponíveis no mercado, juntamente com os valores e tipos de cobertura, tudo “mastigadinho”! Aí é só escolher o tipo de seguro mais adequado para o seu tipo de viagem (e que caiba no seu bolso).

Quem já enfrentou um cancelamento de voo ou um extravio de bagagem sabe o quão importante é a contratação de um seguro viagem (e quem precisou de atendimento hospitalar então nem se fale). Assim você viaja tranquilo e pode curtir cada segundo, sem ter que se preocupar com nada. Quer mais facilidade? Clique aqui e faça sua cotação inserindo o nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto no seguro contratado.

Mas vamos a parte difícil da viagem…

Desafios de visitar o Yosemite no Inverno:

Como toda viagem para as montanhas no Inverno, viajar ao Yosemite requer alguns cuidados e precauções. Sim, pode ser que você dê sorte com o tempo e não pegue nada de neve na estrada, mas pode ser que você tenha que encarar uma nevasca brava e pegue alguns trechos fechados até a remoção de parte da neve. A previsão do tempo te ajuda a ter uma ideia, mas na prática o tempo muda de repente e a história pode ser bem diferente.

Yosemite Park no Inverno

A estrada: prepare-se para dirigir na neve

Antes de sair de San Francisco, Los Angeles, ou de onde quer que sua viagem comece, certifique-se da condição das estradas e compre correntes (o tipo de corrente permitido por todas as locadoras é o “Snow cable” que é levinho e relativamente barato, comprei o meu na O’Reilly por $36, dólares. O tamanho certo da corrente depende do tamanho da roda do carro, e essa informação geralmente está escrita num adesivo na porta do carro. Atenção ao tamanho pois as lojas de auto-peças geralmente não trocam e nem reembolsam o dinheiro de correntes. E antes que você me pergunte, mesmo no inverno, a maior parte das locadoras de veículos da Califórnia – salvo as de Lake Tahoe – não fornece correntes. Sorte que elas são baratinhas!)

Yosemite Park no Inverno
Neve na estrada: uma das dificuldades da viagem

Uso obrigatório de correntes ou cabos nas rodas do carro

E nem pense em dirigir sem correntes, primeiro porque é obrigatório e em caso de inspeção você terá que arcar com uma multa enorme. Segundo porque é perigoso. Quem já dirigiu na neve sabe que sem as correntes o carro escorrega muito, e que as chances de acidente são altas. É perigoso mesmo.

Já com as correntes fica bem mais tranquilo dirigir e as chances de escorregar ou derrapar são bem menores. Seu carro perderá velocidade e potência, mas ganhará e muito em segurança.

Yosemite no Inverno
Colocando as correntes no carro

É difícil colocar as correntes?

Na real é bem fácil. Na primeira vez dá um pouco de trabalho e suja bem as mãos (sabe aquele pacote de lencinho umedecido? Taí um belo item para você levar no carro durante o inverno), mas com um pouco de treino é algo bem rápido.

[Durante essa última viagem, pegamos um pouco de neve. Aproveitei para filmar o Gustavo colocando as correntes e logo logo postarei um vídeo ensinando passo-a-passo.]

Estradas Fechadas por causa da neve

E claro que se a tempestade estiver brava, pode ser que algumas estradas sejam fechadas por precaução. Em 4 anos de Califórnia e muitas viagens pra montanhas, nunca vi acontecer. Mas não é algo impossível, então vale sempre andar com o tanque BEM abastecido, e ter um plano B caso você tenha que dar a meia volta no meio do nada.

Ou hospede-se fora do parque o use o Yart’s

Essa história de dirigir na neve não é com você? Não quer saber de põe e tira corrente e muito menos de sujar as mãos? A solução é dormir fora do parque e usar o ônibus YARTS para fazer o percurso. Nesse post expliquei todos os detalhes do funcionamento do ônibus.

A nossa viagem: com direito a muita neve na pista

E como a previsão do tempo era de MUITA neve nos dias anteriores a nossa viagem, sabíamos que fatalmente teríamos que colocar as correntes na roda e dirigir na neve. Dito e feito. Logo após a entrada no parque surgiram as placas de obrigatório o uso de correntes, e para não correr o risco de derrapar logo colocamos o carro no acostamento e colocamos as correntes.

O Gu tem bastante experiência em dirigir na neve, e rapidinho colocou as correntes. Havia neve em toda a descida para o Yosemite Valley, e em muitos pontos o uso da corrente era absolutamente necessário. Pegamos até um pouco de chuva na descida, o que nos assustou. Chuva + neve = lama e nada mais detestável que caminhar na lama gelada. Acredite! Sorte que tanto a chuva quanto a neve na estrada acabaram na chegada no Vale. Lá as estradas estão em melhores condições, mas sim havia MUITA neve nas trilhas e nos estacionamentos (falaremos disso logo adiante).

Yosemite Park no Inverno

Trilhas: Use o equipamento adequado para não de machucar

Se você pensa em descer do carro para explorar o parque – o que de certa forma é fundamental – prepare-se para encontrar MUITA neve e um pouco de gelo. Use calçados adequados para pisar na neve sem escorregar e sem molhar o pé (é importante que os sapatos sejam a prova d’água). E caso você queria fazer trilhas mais longas (tem MUITA coisa linda aberta no parque) recomendo que você compre ou alugue grampos de caminhar na neve e leve bastões de trilha.

Yosemite Park no Inverno
Uma das poucas trilhas sem neve.

Caminhamos com nossas botas especiais para trilha e tivemos muita dificuldade de ficar em pé. As trilhas menores como Yosemite Falls e Bridal Veil recebem tantos visitantes que a neve se derreteu com as pisadas formando grossos blocos de gelo. Um perigo para pessoas mais velhas ou para crianças de colo. Gu e eu acabamos caminhando menos do que gostaríamos.

Yosemite Park no Inverno

A parte legal: Um verdadeiro Playground de gelo

Os gramados do Yosemite Valley tem tanta neve e tão poucos visitantes que você poderá caminhar sem medo de escorregar, fazer guerra de neve, boneco, e tudo o que te der vontade. É só evitar os lugares mais pisados para não escorregar no gelo, e ser feliz!

Yosemite Park no Inverno
Famílias brincando na neve

Prepare-se para o frio

E claro, prepare-se para um frio bravo! Casacos parrudos, luvas a prova d’água (essencial para quem vai brincar na neve), camadas duplas nas calças e gorrinho são itens que devem fazer parte do seu figurino. Passar frio pode detonar sua experiência de viagem e fazer com que a visita ao Yosemite seja uma droga.

Yosemite Park no Inverno
Fazendo graça com o boneco de neve alheio

Quer um exemplo?

Eu fui com minha calça de esqui  + ciroula, moletom + casacão impermeável, luva e gorrinho e não passei um pingo de frio. Meu marido resolveu ir de calça jeans e mesmo com a camada interna ficou morrendo de frio nas pernas. Na dúvida, proteja-se!

Dificuldades para estacionar

Uma dificuldade que eu não esperava e que preciso dividir com vocês é estacionar. Os grandes bolsões de estacionamento do Yosemite, apesar de relativamente vazios, estavam cobertos de neve. Era tanta neve que muitas vezes não dava para entrar nas vagas sob risco de atolar. O resultado? Mais carros querendo parar que vagas disponíveis.

Enquanto as estradas são periodicamente limpas com tratores, os estacionamentos são deixados de lado e a neve vai se acumulando, e no final das contas fica cada vez mais difícil de estacionar. Assim, tivemos que dar algumas voltas no estacionamento até encontrar um lugar que desse para entrar – e sair – sem risco de ficar atolado na neve.

Dica: estacione o carro em um dos bolsões e depois use o shuttle gratuito do parque para se deslocar entre as atrações.

Infraestrutura HIPER limitada

Além da dificuldade de estacionar, e o cuidado adicional nas trilhas e estradas, o inverno é a baixa temporada no parque e com isso o número de restaurantes/ lanchonetes é bem limitado. Veja aqui o que fica aberto no Yosemite Park durante o inverno:

Yosemite: Onde comer durante o inverno

  • Café da manhã: Degnan’s Deli in Yosemite Village, Praça de alimentação do Yosemite Lodge, The Ahwahnee Dining Room
  • Almoço: Degnan’s Deli in Yosemite Village, Praça de alimentação do Yosemite Lodge, Restaurante & bar do The Ahwahnee
  • Jantar:  Yosemite Lodge Food Court, The Mountain Room do Yosemite Lodge e Restaurante & bar do The Ahwahnee

O supermercado do Yosemite Village, The Village Store é excelente e permanece aberto o ano todo.

Dica: se você quer comer algo quentinho no Yosemite Village, sua melhor opção é a praça de alimentação do Yosemite Lodge. A Degnan’s Deli, apesar de bem gostosa, só tem sanduíches frios e sopas mais ou menos.

O que fazer em Yosemite Park no Inverno

Apesar das dificuldades de chegada, estacionamento e infra-estrutura, o inverno é uma das temporadas mais lindas para ver e fotografar o parque. Aproveite seu passeio no inverno para:

  • Dirigir e caminhar pelo Yosemite Valley
  • Parar nos principais mirantes e fotografar as paisagens do Yosemite cobertas de neve
  • Fazer trilhas na neve (use o equipamento adequado)
  • Brincar e se divertir na neve: faça guerra de neve, bonecos e tudo que seu coração mandar.

Yosemite Park no Inverno

Esquiando no Yosemite – Badger Pass Ski Area

Outra atividade de inverno que faz o maior sucesso entre as famílias é o Badger Ski Area, um pequeno resort de Ski dentro do Yosemite Park. O Badger Pass é um lugar legal para quem está aprendendo a esquiar (85% do terreno é dedicado a pistas de ski de nível fácil ou intermediário) e é bem bacana porque custa metade do preço das estações de Ski de Tahoe. O ticket de um dia inteiro para adultos custa $48,50 e o ticket de meio dia custa $40,00. Crianças de até 6 anos acompanhadas de um adulto pagante esquiam grátis!

Yosemite Park : Nosso passeio durante o inverno

Agora que já dei todas as dicas para você organizar sua viagem, chegou a hora de contar mais detalhes da nossa experiência e dividir com vocês como passamos o nosso dia no parque. Chegamos no Yosemite na hora do almoço, mas com a previsão indicando uma eventual nevasca na parte da tarde (que por sorte nunca chegou)  decidimos aguentar um pouco a fome e ir direto para os mirantes.

Paradas & Mirantes

Começamos parando no mirante de Big Flat Oak, logo na chegada do parque, e como a chuva nos pegou, saímos de lá bem rapidinho.

Yosemite Park no Inverno
Chegada no Yosemite: mirante de Big Flat Oak

Nossa segunda parada foi para tirar as correntes do carro, e eu aproveitei para fotografar os arredores. Até que rendeu boas fotos.

Yosemite Park no Inverno
Chuva & neve no Yosemite

Dalí seguimos para o Tunnel View, que depois do Glacier Point é o mirante mais lindo do Yosemite. E foi aqui que percebemos que a viagem realmente havia valido a pena. O inverno é sem dúvida a estação mais linda para fotografar o parque!

Yosemite Park no Inverno
Tunnel View – Yosemite

Depois disso fomos até a cachoeira Bridal Veil e fizemos a pequena trilha para chegar pertinho dela. As condições da trilha estavam bem ruins, havia muito gelo e por isso nem arriscamos tentar outras trilhas.

Yosemite Park no Inverno
Bridal Veil – Yosemite

Saindo da Bridal Veil, demos um passeio caprichado pelo vale, paramos em vários mirantes para fotografar a Yosemite Falls e almoçamos um sanduba no Degnan’s Deli.

Yosemite Park no Inverno
Yosemite Falls sua linda
Yosemite Park no Inverno
Olha só que legal esse mirante: daqui dava para ver a Upper e a Lower Yosemite Falls

Depois do almoço assistíamos um pouco a criançada se divertindo na neve, fotografamos bonecos de neve alheios e caminhamos até o hotel The Ahwahnee para tomar um chocolate quente. Nossa ideia era tomar um chocolate e comer uma sobremesa, mas o bar o Ahwahnee (para minha grande frustração) não serve comida (desde quando doce é comida?! Poxa!!!) O chocolate quente tava um pouco doce demais pro meu gosto e tive que colocar água dentro para conseguir beber (sorte que tava quente então a água teve função dupla!)

Yosemite Park no Inverno
Passeio pelo Yosemite Valley
Yosemite Park no Inverno
Passeio pelo Yosemite Valley

No final da tarde pegamos o carro e seguimos para Groveland onde dormiríamos. Pensamos em jantar no Iron Door Saloon, um restaurante bar com estilão Velho Oeste (reza a lenda que é o Saloon mais antigo dos Estados Unidos). Já fomos várias vezes e adoramos. Mas resolvemos provar algo novo e arriscamos o Mexicano Michoacano (um lugar bem pequenino e que estava com fila na porta). A comida estava ótima e foi bem barata para os padrões californianos ($30,00).

Yosemite Park no Inverno
Iron Door Saloon em Groveland

No dia seguinte, acordamos tarde, tomamos café no hotel e voltamos para o Vale do Silício. Adoramos nossa experiência com o Yosemite na neve, e achamos que uma dia foi mais que suficiente para aproveitar o parque.

E aí, curtiu a dica? 

Alguém ai já visitou o Yosemite no Inverno e quer contar pra nós o que achou


Viaje sem stress

Reserve seu hotel no Yosemite Park

Faça seu seguro de viagens


Veja também:

Trilhas do Yosemite Park


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Guarde este post no Pinterest!

 

Yosemite Park no inverno

 

 

 

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (88)

[…] o Yosemite no inverno é uma experiência linda, mas que exige um pouquinho de preparo. Nós adoramos a experiência e […]

[…] mais acessíveis e mais baratos. Se você está em San Francisco, opte por Lake Tahoe ou Yosemite Park. Se você está em Los Angeles vá de Big Bear […]

[…] escolha acertada para curtir a neve com as crianças foi o inverno no Yosemite Park, e que pedida […]

[…] (leve seu trenó), patinação no gelo e brincadeiras na neve.  Planeje bem sua viagem (o post Yosemite no Inverno vai te ajudar muito), fique atento as estradas fechadas e prepare-se para se […]

Oi Mari, estou programando essa viagem final de fevereiro e começo de março por 15 dias. Chego por LA e depois de 2 noites alugo o RV. Seguiremos para Death Valley, depois Parque das Sequóias e por último Yosemite. Pensei em voltar para LA pela Pacific Coast Highway e devolver o RV em LA. Vc acha viável esse trajeto?

Oi, Mari.
Adoro seu blog. Parabéns.
Estou indo para califórnia em novembro, vou ficar o mês todo lá.
Como você acha que fica melhor o roteiro. Quero conhecer Sacramento, Lake Tahoe, Yasomite e estou na dúvida em relação as sequoias. Se vejo em Yosemite ou faço o Parque das Sequoias.
Já conheço LA e SFO. Mas vou sair de LA de carro até SFO. E volto para LA.

Obrigada.

Oi Mari;
Estou pensando em ir para Yosemite e parque das sequóias entre 20 a 25 de dezembro. Tem neve nessa época, depois consigo seguir para Los Angeles ou São Francisco pela estrada tranquilo, ou fecham. Obrigada

Oi Luciana,
Em Dezembro há boas chances de haver neve sim. A estrada principal só fecha em caso de nevascas extremas, mas esteja preparada para dirigir na neve e leve correntes!
Beijos

Olá!!
Viajaremos em família no final de dezembro para a Califórnia. Iniciei minhas pesquisas agora e adorei suas dias e informações. Quero alugar um RV para fazer essa parte dos parques, mas em todos os roteiros que vi até agora, as pessoas saem de São Francisco para os parques. Minha intenção seria alugar um em LA, seguir para Sequoias, depois Yosemite e finalizar em São Francisco, devolvendo o RV lá mesmo. Voltaria pela H1, de carro, para LA. Você acha que é um roteiro viável? Fiquei preocupada por conta das estradas que vc falou que fecham no inverno…

Oi Fabricia,
Tá redondinho o roteiro, e fazer a Hwy 1 de carro é mesmo uma melhor opção!
Beijos

Fabricia,

Estou planejando uma viagem parecida com a sua mas só em dezembro/2020!! Queria saber como foi a sua depois, posso? Pontos positivos e negativos!!!
Obrigada, Carol

Oie !!
Estou indo para SF, Yosemite e Napa na segunda quinzena de março, e estou pegando muuuitas dicas aqui do blog ! Parabens ! É super completo e fácil de pesquisar !
Em relação a Yosemite, você acha que é viavel fazer a trilha de Vernal Falls e Nevada Falls nessa época ?
E a Upper Yosemite Falls ?

Oi Barbara,
Em geral até a Vernal dá para subir. O trecho até a Nevada vai depender da quantidade de neve. Para Upper Yosemite tbm, tudo depende da quantidade de neve!

Olá tudo bem?
Estou indo agora semana que vem e queria ir do Grand Canyon para Yosemite passando por mariposa
Como saber se as estradas estão abertas ou fechadas?
Outra coisa. É possível comprar roupas de neve nas cidades vizinhas? Botas, por exemplo.

Oi Elaine,
Em geral o Google Maps alerta no case de estradas fechadas, as você também pode olhar o site da Cal Trans para checar estradas dentro da California e os alertas dentro dos sites dos parques nacionais.

Abraços e aproveite muito a viagem!

Ola, estou indo pra Califórnia e vou alugar um Mustang, será que a locadora permite colocar correntes nele?

Oi Israel, correntes (Chain) não, cabos em geral são permitidos e são obrigatórios.
De qq fome, cheque os detalhes com a sua locadora.

Abraços,

Olá.
Adorei o post… estou pesquisando bastante sobre os parques no inverno e as suas informações foram as melhores.
Eu pretendo sair de Vegas em direção a San Francisco, parando no Death Valley e em Yosemite, sendo que faríamos isso com um pernoite só, e chegando a San Francisco a noite mesmo… Vi que você fala da volta enorme que daria. Seria essa volta a rota de aproximadamente 6h do google maps? que passaria pela CA-99? Ainda não estou muito familiarizada com as rodovias.
Não nos importamos em dirigir bastante… dá pra fazer?
Obrigada.

Oi Cristina,
No inventor acho que não dá para fazer não. Amanhece tarde e escurece cedo, não vai dar para aproveitar não.
Beijos

Olá,

estou planejando ir para yosemite no dia 5/12 próximo de motorhome com a familia, mulher e filhos. Isso se a estrada estiver aberta. Tem alguma dica de lugar para ficar? high pines, low pines campings?
O motorhome já esta alugado, caso as estradas para ypemite estejam fechadas, tem outra sugestão de roteiro? sonoma, napa valley?
obrigado

Oi Victor,
É só alugar correntes.
Quanto aso campings, com tão pouca antecedência, o que vc conseguir!

Oí victor, vc fez essa viagem? Foi uma boa fazer de motorhome? Quero fazer agora no carnaval, mas estou em dúvida entre o motorhome no inverno. Conta o que achou…

Oi Mari!! Estou indo em Janeiro e gostaria de conhecer Yosemite neste mês de janeiro já tem neve e tem que usar as correntes no pneu? se sim como vou saber o tamanho da correte que devo comprar? Nesta época tem os Shuttles? Abrç

Ooi Sofia,
Pode ser que haja neve sim.
O Tamanho da corrente varia de carro para carro. Eu deixaria para comprar na chegada na Califórnia!

OLÁ, ADORO O BLOG!
Poderia me dizer se dentro do parque é possível alugar roupas e botas para neve?
obrigada
Erika

Oi Erika,
Dento do parque não 🙁

Oi Mari, estou programando essa viagem final de fevereiro e começo de março por 15 dias. Chego por LA e depois de 2 noites alugo o RV. Seguiremos para Death Valley, depois Parque das Sequóias e por último Yosemite. Pensei em voltar para LA pela Pacific Coast Highway e devolver o RV em LA. Vc acha viável esse trajeto?

[…] assim: branquinha. A neve dificulta um pouco o acesso as trilhas do parque (contei tudo sobre o Yosemite no inverno aqui) mas proporciona oportunidade fotográficas espetaculares. Não […]

Olá, estarei na região no início de novembro, será que nesta época faz muito frio? teremos que nos precaver com as correntes para o carro?

Oi Marcelo,
Novembro pode nevar sim, mas depende muuuuuuito do ano. Eu olharia a provisão do tempo na semana da viagem!
(Pode ser que ainda esteja gostoso tbm, depende do ano!)
Abraços,

Olá, adorei suas dicas. Estou indo em março para Yosemite e estou com uma duvida, caso necessite colocar as correntes no carro, se coloca nas quatro rodas? Obrigada.

Oi Roberta,
Sim. NAs 4 rodas!
Minha dica é assistir um video no Youtube antes da viagem pra aprender a colocar!
Beijos

Larissa Scremin Gonçalves

Mari Querida, Socorroooo….rsss
Estou lendo todo blog e tem me ajudado muito a planejar a viagem, mas ainda tenho muitas dúvidas no roteiro, me ajuda….
Informações importantes:
Chegaremos em LA dia 06 de março de 2018
Teremos 21 dias para fazer o roteiro
A bordo de um motorhome
Com um bebê de 1 ano e 4 meses
Objetivos: Las Vegas, Vale da Morte, Yosemite, São Francisco, Los Angeles.
Já fizemos 2 viagens como essa, mas estou com muita dificuldade em montar esse roteiro, por não conhecer muito a região e principalmente o inverno.
Pode me ajudar? Quantos dias eu deveria separar para cada lugar?
Grande abraço
Lari

Oi Lari,
Por causa do inverno a rota entre o Yosemite e o Death Valley provavelmente vai te exigir um desvio enorme. De qq forma pense em pelo menos 4 dias em SF, 3 dias para on Yosemite, 3 dias para fazer o trecho entre SF e LA, 4 dias em LA, 1 dia de viagem até o Death Valley, 1,5 dias no Death Valley, 0,5 para fazer o trecho até Vegas e 3 dias em Las Vegas.

Abraços,
Mari

Oi Mari, td bem?
Seu blog e sensacional, tudo muito bem explicado, adorei!
Queremos visitar o Yosemite em fev/2018,, e temos interesse em esquiar lá! Porém, pelo que vi, ainda não nevou suficiente! Você poderia me dizer se há previsão de never para abrir a estação ? Ou se esse será um inverno sem neve no Yosemite… ?

Outra dúvida: as locadoras de carros não alugam aqueles com pneus próprios para neve? Obrigatório comprar as correntes ainda?

Caso não haja neve para esqui, dois dias são suficientes para o Yosemite?

Obrigada!

Oi Leticia,
Estamos torcendo desesperadamente pela chuva – que no Yosemite vira neve – essa é a única época do ano que chove/neva por aqui, e dependemos dessa água pelo resto do ano. Assim,espero de verdade que a estação de esqui abra.
Pneus proprio para neve não são o suficiente, vc vai precisar dos cabos (que são obrigatórios para dirigir na neve)
Dois dias, no inverno, é um tempo bacana pra conhecer o parque!
Tô aqui torcendo pela neve! Feliz ano novo e na volta passe aqui pra contar como foi a experiência!
ABraços,
Mari

Oi Mari!!! Em primeiro lugar, queria dizer que adoro seu blog!!!
Estou programando uma viagem pelo Yosemite, Sequoias e Death Valley para meados de março e, pelo que vi no post e nos comentários há grandes chances de ainda ter neve. Tenho duas dúvidas:
1. As datas em que as estradas ficam fechadas são “fixas”? Elas só reabrem no final do inverno, independente de ainda ter neve ou não?
2. Existe um site oficial onde eu possa consultar esses períodos de fechamento das estradas?
Ah, e mais uma pergunta: vc acha que por conta dessas interdições é muito perrengue esse roteiro?
Muito obrigada!!
Cláudia

Oi Claudia,
Td bem?
As. datas não são fixas e dependem do vigor do inverno. Se eu pudesse apostar diria que em março o Tioga Pass ainda estará fechado.
Já fiz essa viagem duas vezes no inverno, ele vc tiver tempo para os desvios da estrada (a volta é imensa) a viagem vale super a pena. Esteja preparada para enfrentar uma eventual nevasca.
Beijos e aproveite muito a viagem
Mari

Mari, boa noite!

Estou indo comemorar meus 23 anos na California em Março, e gostaria muito de conhecer Mammoth Lakes e Yosemite, mas estou muito preocupada com a questão das pistas, pelo o que pesquisei, basicamente todas fecham durante o inverno. Sei que a 120 é certeza de fechar, mas voce poderia me confirmar se a 108, 4, 88,89, US 50 estarão realmente fechadas? Realmente terei que subir até Reno, e depois descer até Mariposa e entrar para Yosemite Valley pela El Portal? Gostaria de pelo menos conseguir seguir pela US 50… por ser uma estrada “maior”… sera que nem ela estará aberta no inverno?

Obrigada,
Babi.

Oi Barbara,
Que delicia de comemoração para os seus 23 anos!
Vamos lá:

A) Yosemite: Tanto a entrada de El Portal, quanto Big Flat Oak ficam abertas no inverno (não sei os números decor).
B) Califórnia no inverno: Fiz esse post com várias dicas e que acho que pode te ajudar. BEijos
C) Lake Tahoe está no seu roteiro? Vale incluir
Beijos

Obrigada pelas dicas, ótimo blog!!!!

Obrigada Bárbara 🙂

Olá! Adorei o post parabéns. Vamos para Yosemite início de janeiro, risco de neve é alta?

Chances altíssimas! Leve correntes. 🙂

ola Mari. nessa epoca do ano, (final de marco e inicio de abril), existe a possibilidade de encontrar estacoes de ski abertas ainda? outra coisa: Para ir de San Francisco a Las Vegas passando por Death Valley, as rotas mais ao norte, como a hwy 80, por Reno, sao bonitas tambem no final do inverno, ou devo voltar pelo sul mesmo, por Bakersfield, por exemplo?

Oi Feliphe,
Precisa ver que estradas estão abertas e partir dai selecionar suas escolhas.
Acho difícil a estancar estar aberta no início de abril.
Abraços

Eu e meu marido fomos para o Yosemite em 11-13/02/17. Como ficamos com medo de pegar neve no caminho e ter que colocar correntes, etc, então, optamos por ir de Yarts. Deixamos o carro no Park and Ride em Mariposa (com malas escondidas no porta malas) e fomos com uma mala menor no ônibus. No final, a estrada estava sem neve mas, indo de ônibus, pudemos apreciar a paisagem sem estresse. O Yarts de Mariposa ao Yosemite foi $12,00 por pessoa, já com a entrada do parque inclusa.
Nos hospedamos no Yosemite Valley Logde, que tem uma excelente localização. O quarto é espaçoso, com varanda com vista para cachoeira, com aquecedor no banheiro e no quarto, frigobar, cafeteira, cama confortável. Dentro do próprio complexo do hotel tem 2 restaurantes e uma praça de alimentação, com opções para todos os gostos e bolsos.
No parque, nos deslocamos com o shuttle gratuito e pudemos conhecer a maior parte das áreas abertas ao público nessa época do ano (exceção foi a Bridal Veil Fall, que era mais afastada e não tinha shuttle; só vimos a cachoeira pela janela do Yarts). Vimos as Yosemite Falls (Upper and Lower, ao lado do hotel), Half Dome e Glacier Point (com neve), Vernal e Nevada Falls (parte da trilha, pois era muito longa), Mirror Lake e Horse Tail Fall (com o fenômeno que só acorre em fevereiro e nem ocorre todos os anos do reflexo do por do sol na cachoeira, que faz com que ela pareça de fogo).
Enfim, adorei o passeio, voltarei um dia em outra época do ano para conhecer mais locais do parque e recomendo alguns dias para quem quiser fazer trilhas e não só ver de longe as cachoeiras.

Olá!
Gostaria de saber se é possível fazer a trilha do Marced Grove durante o inverno e se precisa de roupas especiais, digo um tenis com ganchos, ou será que calçados comuns dão conta do recado?
Saudações!

Oi Pedro,
Depende da quantidade de neve que houver no parque. Uma bota de trilha com bom solado é o mínimo que eu recomendo para caminhar em segurança pelo Yosemite.
Vale checar a quantidade de neve e ver se a trilha está aberta no site do Yosemite.
Abraços

Boa noite!

Adorei seu post, mas admito que fiquei um pouco surpresa com a posibilidade de encontrar neve em Março. Você acha que são grande as possibilidades de encontrar neve em yosemite em Março? E a estrada do Death Valley para Yosemite, entrando pela Tioga Road fechada também?

Obrigada pela ajuda

Oi Mayra,
As chances de neve em março são bem altas, e SIM, a Tioga Pass tem 99,9% de chance de estar fechada.
Abraços

Oi Mayra,
As chances de neve no Yosemite em Março são bem altas (lembre-se que fevereiro é o mês mais frio do ano aqui na Califórnia), e sim as chances da Tioga Pass estar fechadas são quase 100%.
Abraços

Obrigada!
Vou ter que dá a volta pelo outro lado, o cakinho e bem mais longo

Mais uma pergunta, você acha que terei dificuldade em realizar alguns passeios dentro de yosemite? Achava que em março a chance de ter neve ia praticamente zero. Imagino que encontrei neve no chão, e nao nevascas ou neve fresca, certo?

vou precisar de correntes também?

Vai precisar de correntes e elas sõ obrigatórias em caso de neve.
Em março pode nevar sim, e devido ao inverno, muitas trilhas e estradas estarão fechadas. Como te contei fevereiro é o mês mais frio do ano, e em março a temperatura ainda não aumentou o suficiente para que a neve derreta. E sim, nevascas em março são bem comuns.
Abraços

Olá. Estou indo Para de São Francisco para Mammoth lakes no dia 17 a 19 de março de 2017, gostaria de saber qual melhor caminho e se vai precisar de correntes nessa época.

Oi Rutilene,
Há apenas uma rota aberta nessa época do ano, a estrada passa pelas bandas de Tahoe e é linda. Veja a rota certinha no google maps!
Sua chance de precisar de corrente é altíssima.
Beijos

Parabéns pelo post, está me ajudando muito. Estarei em Yosemite por volta de 27/01/2017. Um dia inteiro é pouco para visitar, levando-se em conta que é inverno, ou você me aconselha mais dias. Minha primeira intenção é sair na hora do almoço de San Francisco, pernoitar no Hotel Charllot, visitar Yosemite, voltar e descer para Los Angeles. Fica apertado ou dá para visitar.
obrigado

Oi Carlos,
1 dia é pouco mas dá pra começar. No inverno há menos opções de áreas abertas e do que fazer.
Beijos

Boa noite!
Incluímos o Yosemite no roteiro, chegaremos lá no dia 28/12. Estou pesquisando por uma questão que me preocupa e gostaria de me sentir mais seguro. Que é preparar o carro para a neve. Foram ótimas as dicas, e já incluí passar no O Reilly Auto para comprar as correntes recomendadas, porém, essa não é a única questão que me preocupava. Minha dúvida continua sendo: os fluídos do carro, como a água de arrefecimento do motor (água do radiador, que resfria), quer dizer, não tem o risco de congelar? A água do para-brisas, que também poderia congelar. Vocês tiveram alguma dúvida sobre isso, ou alguma experiência a respeito? Eu posso bater o martelo aqui e me preocupar só com a corrente mesmo?

Oi Daniel,
A água do parabrisas pode congelar, mas não é um grande problema. Só jogar uma BOA baldada de agua quente no vidro para limpar o carro antes de começar a viagem.
Quanto a água do motor, pode ficar tranquilo que isso não congela – em 4 anos de Califórnia a nossa nunca congelou.
Beijos

Boa tarde, parabéns pelo seu blog.
Gostaria de te perguntar, embora você já tenha dito algo em seu post, sobre a possibilidade de se utilizar “snow cable” nos carros alugados, mais especificamente aqueles alugados na Califórnia, em LAX. Entrei com contato com a locadora DOLLAR de LAX e eles disseram que não permitem a utilização destes, nem mesmo os “snow cable”. Muito obrigado e continue a nos informar!!!

Gilberto, ainda que a locadora “não permita”, as correntes são lei da California e são para a sua segurança. Eu já usei dezenas de vezes em carros alugados e nunca tive problemas.
Abraços

Boa tarde mari,tudo bem?Viajarei com minha esposa e meu filho de 2 anos e 3 meses entre 12 e 26 de fevereiro de 2017.Vamos pra disney a princípio.Estará muito frio lá nessa época?No outro final de semana iremos ao yosemite park .Alguma dica pra viagem com criança?hehehe.Vai ser nossa primeira visita aos EUA.Em yosemite park ,como é a infraestrura paras as crinaças?Como por exemplo cozinha completas nos quartos,etc.Qualquer dica valeria muito a pena,pois sabe como é viajar com crinaças né?Nem tudo pode ser feito .
Abraços

Oi Fernando,
Fevereiro geralmente é o mês mais frio do ano na Califórnia. Venha agasalhado.
Com crianças np Yosemite a dica é fazer boneco de neve, escorregar de tenozinho (compre um baratex no target) e esquiar. A estação de ski do Yosemite é uma das mais em conta da Califórnia.
Quanto a infra dos quartos, depende do hotel que vc reservar. MAs raramente tem cozinha. As vezes tem micro ondas.
Abraços

Mari, vou 15 de Fev. de 2018 e confesso que não queria muita neve. Os pontos mais famosos como Tunnel View, El Capitan, Cook’s Meadow Loop e Glacier Point é possível visitar ou essas rotas podem estar fechadas devido a neve ? Morro de medo de pegar nevasca, pois nunca dirigimos com neve, comprando as correntes é tranquilo?

OI Jéssica,
Fevereiro é o mês mais frio do ano e a chance de neve é imensa.
Dirigir na neve não é tranquilo, dirija devagar e planeje bastante tempo.

O Glacier Point estará fechado, o Yosemite Valley e os demais pontos que vc mencionou estarão abertos.
Beijos

Oi Mari,
Já estou com viagem marcada para Janeiro e o Yosemite está nos planos.
Vamos ficar hospedados em Mariposa. Você conhece a cidade? Tem dicas de restaurantes?
Tem que comprar o ingresso para o Park com antecedência?
Você sabe diZer se os pneus de neve substituem as correntes?
Obrigada! Bjs!

Oi Rosane,
Acredita que ainda não conheço Mariposa?! Já passei tantas vezes lá perto e nunca tive chance de parar. Para restaurantes, olhe no aplicativo Yep, funciona hiper bem aqui na Califórnia.
Pneus de neve não substituem as correntes.
Não precisa e nem existe como comprar ingresso com antecedência.
Abraços

Adorando o blog!!! Estou montando meu roteiro, como vou em fevereiro, pensei em dormir em uma dessas cidades vizinhas e ir de ônibus ate o parque…a duvida que fica, é como funciona este transporte gratuito dentre dele? DE tempo em tempos passa ônibus pelo mesmo local, tipo, eu desço para tirar fotos e caminhar e tal e em quanto tempo consigo pegar outro para o próximo ponto??
Obrigada e parabéns!!!

Oi Ingrid,
Essa ideia de ficar nas cidades vizinhas funciona HIPER bem no inverno. O transporte gratuito é circular, e funciona do jeitinho que você descreveu na pergunta.
Beijos

Ola…adorei seus posts.. e estou encantada com os detalhes. Parabens.
Gostaria de algumas dicas : estou programando uma viagem las vegas para san francisco.. mas queria passar pelo death valley e yosemite entre 2 e 5 de fevereiro. O q vc pode me recomendar? Vai estar nevando? O carro sera alugado.. vou precisar de correntes?

Obrigadaa

Oi xará,
Obrigada pelos elogios. Em Fevereiro a principal estrada que conecta o Yosemite ao Death Valley estará fechada (veja este post). Para viabilizar este roteiro, você precisará pesquisa bem a rota, e ver o tempo adicional (infelizmente a volta é grande 🙁 )
Fevereiro é o mês mais frio do ano, e a chance de nevar nesse período é alta, assim vc precisa – SEM DÚVIDA – ter correntes no carro (elas custam cerca de 25-35 dólares e você poderá comprar em qualquer loja de auto-peças.
Aproveite muito a viagem e prepare-se para um frio danado no finalzinho da tarde, comecinho da noite. Mesmo Vegas no inverno é bem frio.
Beijos

Oi Mari estou adorando e devorando o seu blog. Parabéns !!!!
Pretendo fazer o seguinte roteiro: Las Vegas, Death Valley, Yosemite , SF, descer pela H1 até Los Angeles, Grand Canyon e voltar para LV. E isso tudo de Motorhome. Vc pode me dizer como fica o tempo no final de novembro até a primeira quinzena de dezembro ? Não gostaria muito de pegar neve…
Tenho um filho de 11 anos e só posso programar as viagens em época de final de ano ou nas férias de julho, mas já vi que é muuuito calor em julho e altíssima temporada na Califa.

Oi Ana Paula,
Fez bem em escolher dezembro, se vc der certo com a chuva (que no seu roteiro pode te atrapalhar mais que a neve) fará uma ótima viagem. A partir de Dezembro a neve é mais comum e frequente, venha preparada SIM e alugue correntes para a RV. Pode ser que você nem precise delas, mas vai saber, né?!

Boa tarde estou pensando em visitar o Yosemite e o Sequoia nos dias 23, 24 e 25 de março de 2017, as chances são altas em esta nevando? sem as quedas ?
Obrigado

Oi Gabriel,
Quedas = cachoeiras? Se sim, em março vai ter bastante água (Se Deus quiser,precisamos muito dela. Rs)
Quanto a neve é uma incógnita. Final de março as chances de ter neve no chão são altas, as de nevar nem tão altas assim. Veja as restrições de estrada para o Sequoia.
Abraços

Boa tarde Mari,
Minha filha vai fazer 15 anos e me pediu uma viagem à Califórnia de presente (metida essa garota). Pretendemos ficar 15 dias e a ideia mínima é Six flags, Disney, Yosemite, Napa e highway 1. Vamos em Janeiro 2017, mas não conheço nada. Estou pesquisando para programar.
Dúvidas:
a) dá tempo?
b) Qual a melhor entrada, Los Angeles?
c) Pode nos recomendar algumas coisas?
d) Essa época faz muito frio?

Desde já te agradeço.

Oi Alexandre,
Que delícia de presente!! Sua filha é das minhas fala para ela que ela MANDOU HIPER bem!
A) OPA! Se fosse mês que vem, eu ainda diria que dá tempo. Em janeiro vc tem tempo de sobra para pesquisar preços e mudar e des-mudar de roteiro.Minha única consideração é NAPA, a maior parte das vinícolas não permitem a entrada de menores de 21 anos,e não tem choro e nem vela. Veja se é isso mesmo que vocês querem. Tbm achei muitos destinos para poucos dias. Cuidado para não querer ver muito e passar mais tempo na estrada do que nos lugares.
B) Vocês não vão para San Francisco? Se sim, eu começaria por lá. A cidade é linda e é a melhor porta de entrada para a Hwy 1.
C) Vamos fazer diferente. O site está REPLETO de dicas de todas essas cidades. Recomendo que vc leia os posts e vá me perguntando conforme as dúvidas apareçam!
D) Sim faz frio as chances de chuva são altas. Janeiro é o AUGE do inverno na Califórnia. Veja esse post.
Beijos e que delícia de viagem!

Olá, já estive no Yosemite por duas vezes, e agora no final de março, pretendo fazer a minha primeira viagem de motorhome junto com minha esposa e meu filho de 10 anos. Já reservei um local para parar o motorhome dentro do parque, em upper pines, mas estou preocupado com as correntes obrigatórias nessa época. Já usei correntes em um carro tradicional, mas nunca em motorhome. Será que é possivel? Por volta do dia 20 de março será que as correntes ainda serão obrigatórias?

Oi jaime,
Está nevando no Yosemite essa semana. A chance de vc precisar de correntes é alta.
Pode usar as correntes – desde que sejam do tipo Cable e não chain – sem problemas.
Beijos

Deixe o seu comentário