Sequoias no Yosemite Park: Mariposa Grove, Merced e Tuolumne

O Yosemite Park tem três bosques de sequoias gigantes:

  • Mariposa Grove: o maior, mais famoso e mais fácil de acessar.
  • Tuolumne Grove: bosque mais próximo ao Yosemite Valley e exige uma caminhada de dificuldade média de 4km
  • Merced Grove: bosque menos visitado do parque e exige uma caminhada de 5Km (mais difícil do que o Tuolumne Grove).

Vamos falar de cada um deles?

Mariposa Grove: O maior bosque de sequoias do Yosemite Park

O Bosque das Sequoias gigantes de Mariposa é o maior bosque de Sequoias do Yosemite, são mais de 500 árvores adultas (entenda por gigantes) e várias opções de trilhas para ver e se apaixonar por estas árvores maravilhosas. O bosque acabou de passar por um projeto gigante de restauração (foram mais de 3 anos fechado para os visitantes) e foi reaberto com um sistema de shuttles que transporta os visitantes na alta temporada e que cobre os ~3,5 Km entre o estacionamento e o pé do bosque (Na alta temporada não é permitido entrar de carro) e passarelas novinhas e bem sinalizadas para proteger as sequoias. Ficou lindo!

Como chegar ao Mariposa Grove?

O Mariposa Grove fica no sul do Yosemite Park, cerca de 1 hora de estrada do Yosemite Valley e não há shuttles gratuitos que façam o trajeto, ou seja, para chegar ao bosque você precisará dirigir, recorrer ao YARTS (linha de ônibus que circula a região) ou fazer um tour pago. Chegue cedo! Se você vai de carro, vale chegar cedo (especialmente na alta temporada e no inverno) apesar de grande o estacionamento lota e dependendo do número de carros o acesso será fechado.

Mariposa Grove no inverno - a visita é feita com sapatos de neve
Mariposa Grove no inverno – a visita é feita com sapatos de neve

Chegando no Mariposa Grove Welcome Plaza

O Mariposa Welcome Plaza é o seu primeiro ponto de contato com o bosque. É daqui que parte os ônibus que fazem o trajeto de 6,5 Km (ida e volta) rumo as sequóias gigantes, e o mais legal: o local conta com um centro de visitantes com guardas florestais com muita boa vontade para te dar dicas sobre o passeio (e volta e meia há caminhadas guiadas grátis para quem quer aprender mais sobre as árvores) e uma lojinha com produtinhos lindos do parque.

Shuttle Gratuito

Para chegar ao bosque você precisará pegar o shuttle gratuito (a fila é grande mas anda bem rápido) que te deixa no pé do bosque e de cara com algumas das sequoias mais lindas do parque. Meses de operação A linha opera entre março a outubro, no inverno a estrada fica bloqueado por um montão de neve e io acesso é feito a pé – e você precisará de sapatos de neve e preparo físico para caminhar rumo ao bosque. Eu achei o passeio desafiador e ao mesmo tempo inesqeucível. Nos outros meses o ônibus te deixa no pé do bosque, um caminha curta de algumas das árvores mais altas e mais bonitas do Yosemite.

Trilhas no Mariposa Grove

O Mariposa Grove é imenso e dependendo da sua disposição dá para encaixar 1 ou mais trilhas incríveis. Principais trilhas:

  • Passeio básico (eu chamo de giro das sequoias): 0,5 Km – uma trilha sobre uma plataforma de madeira que protege as raízes das sequóias. Aqui você verá pelo menos uma dúzia de sequóias adultas e gigantes, e uma grande árvore caída que te Dara melhor noção do tamanho das árvores. É impressionante.
  • Grizzly Giant: 3,2 Km – moderada. Essa é uma trufa bem especial rumo ao Grizzly Giant, uma sequoias gigantesca e de troncos incrivelmente fortes (uma das coisas mais lindas que já vi). A trilha passa por outras árvores especiais como Bachelor and the 3 Graces (3 sequoias “menores”, e uma sequoia grandalhona) e a Califórnia Tunnel Tree (uma árvore túnel, e a experiência linda de passar por dentro de um gigante vivo).

Dá para visitar o Mariposa Grove no Inverno?

Sim, mas vá bem preparado! No inverno a estrada que dá acesso a trilha é fechada e a neve toma conta do pedaço. Para visitar as sequoias gigantes você precisará percorrer uma trilha de 7 Km (ida e volta) – e tem subida, viu? – para chegar na entrada do bosque, e dali caminhar pelo menos mais 1 Km para ver algumas sequoias.

Resumindo: Para ver as sequoias gigantes no inverno você precisa ter disposição para caminhar cerca de 9 Km na neve e com direito a ganho de altitude na jogada!

E vale a pena ?

MUITO. Visitar as sequoias no inverno é ter o bosque inteiro para chamar se seu, é chegar no pé daqueles gigantes cobertos de flocos de neve e se sentir pequeno, isso sem falar nas oportunidades fotográficas. É muito especial!

A caminhada inicial é considerada moderada ~ difícil, e pouquíssima gente se aventura na trilha, o resultado é um bosque imenso, maravilhoso e vazio. E quanto mais você adentrar o bosque das sequoias – há trilhas de 500 metros à 11,5 Km menos gente haverá na jogada. Uma experiência que eu realmente recomendo.

Chegue cedo: As vagas de estacionamento são BEM limitadas no inverno

Um dos desafios de visitar as sequoias de Mariposa é o estacionamento limitado. São poucas vagas! Nós chegamos às 8:00 da matina e quase dançamos, digo quase pois conseguimos parar em uma beiradinha – que nem vaga era . Pouco depois que estacionamos, os guardas florestais fecharam a entrada. Por muito pouco não deixamos de ver as sequoias por falta de estacionamento. E como não há shuttle no inverno, não tem o que fazer!

Eu se fosse você chegaria cedo, principalmente aos finais de semana!

precisa de sapatos de neve?

Nós chegamos bem equipados com os sapatos de neve alugados no Tenaya Lodge (por sinal, um hotel excelente para curtir o Yosemite no inverno e para visitar as sequoias de Mariposa) e caminhamos cerca de 1/3 da trilha com os sapatões. Naquele dia, com a neve bem fofa e compactada, uma bota de trilha deu conta do recado. Quem nos contou isso foi um casal que estava voltando das sequoias e que assim como eu havia começado a trilha com sapatos de neve, acreditei neles e não me arrependi. Fui muito mais ágil sem sapatos de neve.

Quando a neve começa a derreter e o gelo começa a tomar conta, os sapatos de neve – ou pelo menos um par de grampos acopláveis – se torna necessário. Andar no gelo sem sapatos especiais é pedir para cair. Eu não recomendo.

É fácil usar os sapatos de neve?

Fácil e divertido. Mesmo levando o Baby Caio no Canguru levei pouco tempo para me acostumar com os “pés grandes” e saí caminhando numa boa. O único porém é que os sapatos de neve me tiraram um pouco de agilidade e fizeram com que minha bota -que obviamente não era própria para uma caminhada de 9Km – passasse a roçar no calcanhar (talvez pelo peso extra?) e me deixasse com um par de bolhas no final da caminhada. A culpa foi completamente minha que não usei a minha velha amiga bota de trilha e optei pela “bota estilosa” de neve. #dancei.

Com ou sem bolhas achei o passeio maravilhoso, e a experiência de caminhar com meu filhoco – o Caio tinha um aninho – no bosque ficará para sempre guardada na memória como uma das experiências mais lindas de mãe e filho.

Como é visitar o Mariposa Grove no inverno

Alem de toda a diversão em família, finalmente conheci o bosque das sequoias de mariposa e em estilo: caminhei os 9 km (ida e volta) com sapatos de neve e carregando o baby Caio no canguru. Chegar as sequoias foi uma mega realização, e algo que nunca vou esquecer: foi mágico caminhar sozinha na floresta de gigantes. Como o caminho é longo, cruzei com bem pouca gente, e quer saber? Viver estes minutos de silêncio em plena floresta milenar congelada foi para lá de especial

Como visitar o Tuolumne Grove no yosemite park

  • Distância: 4 Km
  • Ganho de elevação: 120 metros
  • Tempo de trilha: ~1 hora e meia (os mais demorados levam até 2:30)
  • Nível de dificuldade: Média, apesar da trilha ser pavimentada, as subidas são bem íngremes, o que dificulta bastante o trajeto.
  • Leve água: A trilha não bem bebedouros pelo caminho.

Como chegar ao tuolumne Grove

Veja no Google maps a localização exata do Tuolumne Grove Coordenadas de GPS: 37°46′09″N 119°48′36″W

O estacionamento: chegue cedo ou vá com paciência

O Toulumne Grove tem um estacionamento bem generoso na porta da trilha, ainda assim há uma disputa bem grande por vagas (especialmente aos finais de semana e durante a alta temporada). Minha dica é chegar cedo, ou ir com paciência. As duas vezes que visitei o bosque tive que esperar uns 5 minutinhos para conseguir vaga, mas valeu a pena.

Como é a trilha para o Tuolumne Grove:

A trilha para as sequoias gigantes de Toulumne Grove pode ser dividido em duas partes, uma super descidona de cerca de 1,6 Km, asfaltada, rodeada de muitas árvores bonitas e algumas flores silvestres. A descida é linda e passa rapidinho, mas vale lembrar que tudo o que desce, sobe e estar BEM preparado para uma bela piramba na volta. #Euavisei Passada essa descida, você chegará ao Bosque das Sequoias Gigantes, um circuito lindo com pelo menos uma dezena de árvores gigantes incluindo uma sequoia morta que virou um túnel – a Death Giant – se transformou numa toca gigante de esquilos e rende fotos maravilhosas. Durante o trajeto você terá a chance de ver, até subir se quiser em algumas sequoias gigantes caídas e se impressionar com a dimensão delas.

Tuolumne Grove
Entrada do bosque das Sequoias gigantes
Tuolumne Grove
Mapa do bosque das sequoias
Tuolumne Grove
Bosque das gigantes: repare nas sequoias no meio de árvores menores
Tuolumne Grove
Sequóia caída

Dead Giant: o destaque do Tuolumne Grove

A principal parada dessa trilha é o a Death Giant – a morta gigante – uma árvore pra lá de fotogênica que ganhou este recorte para que as carroças pudessem continuar pela antiga estrada que cortava o Yosemite Valley. A árvore é linda, e as duas vezes que fiz a trilha, passei um tempinho admirando os recortes do tempo nessa gigante adormecida.

Tuolumne Grove
Dead Giant
Tuolumne Grove
Parte de cima do Dead Giant

trilha do Toulumne Grove na prática:

Fiz a trilha do Toulumne Grove duas vezes, a primeira vez fui com meu irmão e como os dois temos um bom preparo físico, fizemos rapidinho e nem vimos passar. Demoramos pouco mais de uma hora com direito a muitas paradas para foto. Eu me encantei pelo Dead Giant e meu irmão amou a experiência de subir na raíz de uma sequoia caída.

Tuolumne Grove
Meu irmão no alto da raíz
Tuolumne Grove
Eu e a sequóia gigante

A segunda vez foi com dois bebês de pouco mais de uma ano (carregados no carregador), uma criança de 3 anos – que pediu para ser carregada ainda na descida e 4 adultos. Com o carregamento especial dos três baixinhos a dificuldade da trilha cresceu bastante, chegamos de lingua de fora, mas felizes pela experiência. Não acho uma boa trilha para fazer com criança que não está bem acostumada a andar, ao menos que você esteja disposto a carregar o pequeno.

Tuolumne Grove
Tuolumne Grove com os pequenos: é pesado!

dá para levar o carrinho de bebê?

A subida é bem inclinada e acho que você pode ter bastante dificuldade de empurrar o carrinho na subida, mas o chão é bem batido, e boa parte da trilha é asfaltada, assim, se seu carrinho tiver uma excelente suspensão (e rodas grandes), acho que dá para arriscar. (Não tô falando que é fácil e nem que eu recomendo o carrinho. Muito pelo contrário, o bebê Antonio pesa 12 quilos e nós preferimos levar no colo do que fazer o carrinho.)

E vale a pena visitar o Toulumne Grove?

Muito. Especialmente se você nunca viu uma sequoia gigante de perto! Tuolumne Grove

Tuolumne Grove
Sequoia no Yosemite Park

Merced Grove

Merced Grove é o menor e o menos cheio dos bosques de Sequoia gigante do Yosemite Park, na Califórnia, uma trilha bonita com árvores imensas e maravilhosas. Sequoia gigante -Yosemite

trilha do Merced Grove

Sequoia gigante -Yosemite
Mapa do Merced Grove na entrada da trilha

Merced Grove é um bosque de árvores pinheiros e red woods rodeado por uma antiga estrada de terra. O primeiros 800 metros de trilha são planos – e rodeados por árvores super compridas, que me encheram de ansiedade para as sequoias que viriam a seguir. E depois começa a descer, desce, desce e desce até chegar ao pequeno bosque de sequoias imensas e imponentes, uma mais linda que a outra.

Merced Grove no Yosemite Park
Bosque de árvores no começo da trilha

As primeiras sequoias do dia, um conjunto de 6 árvores maravilhosas, encheram meu coração de emoção, e todas as minhas possíveis cameras de fotos. Não é a primeira, nem a segunda vez que vejo um sequoia gigante, mas imensidão e a perfeição desses gigantes continuam me paralisando. Sem exageros, uma das maravilhas da mãe natureza. Sequoia Gigante - Merced Grove no Yosemite Park Para fotografar as gigantes de cima a baixo, usei o modo “panorâmico” do celular invertido, e o resultado ficou tão legal, que fui repetindo com todas as árvores lindas do caminho.

Sequoia Gigante - Merced Grove no Yosemite Park
Gu caminhando entre as sequoias

Entre uma foto e outra, contei uma dúzia de árvores. Todas lindas!Sequoia gigante -Yosemite E valeu a caminhada? Sem dúvida! Só vale lembrar que na volta é sobe, sobe e sobe e que na subida não tem santo pra ajudar, é na base do “pernas pra que te quero”.

Para quem eu recomendo o Merced Grove

Apesar dos quase 5 Km de trilha, vimos pessoas de todas as idades, muitas famílias, bastante crianças e vários casais fofos curtindo a natureza na melhor idade. Esse é um passeio lindo e super democrático é só ir bem preparado que dá para aguentar fácil.

Sequoia gigante -Yosemite
Abraçando a sequoia gigante

Quanto tempo demora?

A trilha do Merced Grove leva em média 2-3 horas, Gu e eu (que estamos bem acostumados a fazer caminhadas) levamos pouco mais de 1 hora. Recapitulando, são 4,8 Km (total de trilha) com 180 metros de elevação.

Mapa da trilha:

Um site que eu adoro, o Yosemite Hikes, criou este mapinha da trilha. Tá tão bom que vale a pena compartilhar! E pra quem fala inglês, fica a dica, o site é ótimo!

Estacionamento:

A trilha tem um estacionamento pequenino, e que com o fechamento de Mariposa Grove, é bastante disputado. Na falta de vagas, tente parar na própria estrada nas beiradas do estacionamento.

O que levar:

Ainda que essa seja uma trilha de nível fácil/ moderado, é importante cuidar bem da saúde e do corpo, afinal, ninguém quer estragar a viagem por causa de bobeira. Certo? Sendo assim, recomendo que você leve:

  • Água (especialmente nos dias quentes);
  • Tênis para caminhada: pra quem tiver, recomendo um calçado para trilha;
  • Roupas confortáveis;
  • Protetor solar: ainda que a trilha tenha bastante sombra, não é bom dar bobeira com o sol da Califórnia;
  • Chapéu.

Tuolumne Grove ou Merced Grove?

Eu Mari gostei mais da experiência do Merced Grove, que apesar da trilha mais íngreme, tem sequoias mais próximas umas das outras e é bem menos visitado. Mas, a experiência de passar por dentro de uma sequoias é um super bônus do Tuolumne Grove.

Tuolumne Grove
Dead Giant

Veja também:

Trilhas do Yosemite Park:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Comentários (16)

[…] três bosques de Sequoias gigantes no Yosemite Park, o mais famoso e mais fácil de acessar – O Mariposa Grove- tem muitas sequoias lindas e vai […]

[…] Também tem sequoias gigantes no Yosemite Park (veja aqui as trilhas para o Tuolumne Grove e Merced Grove) e outros bosques menos conhecidos porém bem integrantes, no post onde ver sequoias gigantes na […]

[…] meados de 2017. Isso significa que você terá que visitar os bosques menores (Tuolumne Grove ou Merced Grove) que exigem uma caminhada moderada de cerca de 5 Km. Veja detalhes nesse post. Para ver sequoias […]

[…] Uma pedida um pouco mais distante e que eu adoro é a região de Buck Meadows/ Groveland que tem hotéis excelentes, com uma estrutura incrível. Meus preferidos são o Rush Creek Lodge e o Evergreen Lodge , mas o Yosemite Westgate Lodge é sempre um bom coringa. Um pouquinho mais distantes, no centrinho de Groveland (uma cidade bem fofa estilo Velho Oeste) há três o Hotel Charlote (que costuma um bom custo benefício) e as pousadinhas estilo Bed & Breakfast Red Tail Inn e The Cub Inn. Essa região fica próxima a entrada da Big Flat Oak, próxima a represa Hetch Hecthy e aos bosques de Sequoias Tuolumne e Merced Grove. […]

[…] o bosque mais próximo ao Yosemite Valley e exige uma caminhada de dificuldade média de 4km e o  Merced Grove, que é o bosque menos visitado do parque e exige uma caminhada de 5Km (mais difícil do que […]

Olá,Mari! devorei todas as suas dicas de Yosemite! Vou em maio de 2017 e achei super detalhado!
Alias, adorei tb as dicas de Napa!
Parabéns e obrigado! bj

Obrigada Luciana

[…] Yosemite Park:  Sequoias no Merced Grove […]

[…] Se você aguenta encarar um subidinha boa e uma caminhada de 5 Km, taí minha recomendação para ver sequoias no Yosemite. O Merced Grove, o menor bosque de Sequoias do Yosemite,  é menos conhecido e mais vazio do que o Tuolumne Grove. Outra vantagem é que aqui as árvores estão mais próximas umas das outras e a sensação de floresta gigante é um pouco mais real. [Nada comparado com o Sequoias #Sorry.] Veja todos os detalhes do Merced Grove neste post. […]

Perfeito, Mari! Acho que vou ficar com essa opção, já que Mariposa Grove está fechada. Seu blog é muito legal. Você acha que eu devo escolher alguma cidade mais próxima do Merced Grove ou tanto faz? Se você tiver uma dica de cidade eu já me aventuro no booking… Beijocas!

Deixe o seu comentário