Yosemite: as Sequoias gigantes do Merced Grove

7
Sequoia Gigante - Merced Grove no Yosemite Park

Merced Grove é o menor e o menos cheio dos bosques de Sequoia gigante do Yosemite Park, na Califórnia, uma trilha bonita com árvores imensas e maravilhosas. Um passeio que eu super recomendo, ainda mais agora que o Mariposa Grove está fechado pelos próximos dois anos. Nesse post divido com vocês o que achamos do passeio, fotos e dicas para quem planeja fazer parecido. Vem comigo?

Yosemite: as Sequoias gigantes do Merced Grove

O Yosemite National Park tem três bosques de Sequoias diferentes: Mariposa Grove, Tuolumne Grove e Merced Grove. O mais famoso, o Mariposa Grove acabou de fechar para reforma. E ainda que a parte de cima continue aberta, a caminhada de 20 Km para chegar lá assusta muita gente. Restam assim, duas alternativas “fáceis” para quem quer ver Sequoias no Yosemite Park: o Toulumne Grove, que é lindo e tem até sequoia com “portinha” recortada (jogue no Google para entender o que estou falando) e árvores gigantes caídas pelo trajeto, uma caminhada de 4 Km, e o Merced Grove, o menor e o menos visitado dos bosques de Sequoia do parque, e que exige uma caminhada de 4,8 Km com um ganho de altitude de 180 metros. Por ser menos conhecido, mais escondido e com menos opções de estacionamento o Merced Grove é uma opção fantástica para quem quer experiênciar a imensidão das sequoias sem tanta gente.

Veja também: um guia para organizar sua viagem ao Yosemite

Sequoia gigante -Yosemite

A trilha

Sequoia gigante -Yosemite

Mapa do Merced Grove na entrada da trilha

Merced Grove é um bosque de árvores pinheiros e red woods rodeado por uma antiga estrada de terra. O primeiros 800 metros de trilha são planos – e rodeados por árvores super compridas, que me encheram de ansiedade para as sequoias que viriam a seguir. E depois começa a descer, desce, desce e desce até chegar ao pequeno bosque de sequoias imensas e imponentes, uma mais linda que a outra.

Merced Grove no Yosemite Park

Bosque de árvores no começo da trilha

As primeiras sequoias do dia, um conjunto de 6 árvores maravilhosas, encheram meu coração de emoção, e todas as minhas possíveis cameras de fotos. Não é a primeira, nem a segunda vez que vejo um sequoia gigante, mas imensidão e a perfeição desses gigantes continuam me paralisando. Sem exageros, uma das maravilhas da mãe natureza.

Sequoia Gigante - Merced Grove no Yosemite Park

Para fotografar as gigantes de cima a baixo, usei o modo “panorâmico” do celular invertido, e o resultado ficou tão legal, que fui repetindo com todas as árvores lindas do caminho.

Sequoia Gigante - Merced Grove no Yosemite Park

Gu caminhando entre as sequoias

Entre uma foto e outra, contei uma dúzia de árvores. Todas lindas!

Sequoia gigante -Yosemite

 

E valeu a caminhada? Sem dúvida! Só vale lembrar que na volta é sobe, sobe e sobe e que na subida não tem santo pra ajudar, é na base do “pernas pra que te quero”.

Para quem?

Apesar dos quase 5 Km de trilha, vimos pessoas de todas as idades, muitas famílias, bastante crianças e vários casais fofos curtindo a natureza na melhor idade. Esse é um passeio lindo e super democrático é só ir bem preparado que dá para aguentar fácil.

Sequoia gigante -Yosemite

Abraçando a sequoia gigante

Quanto tempo demora?

A trilha do Merced Grove leva em média 2-3 horas, Gu e eu (que estamos bem acostumados a fazer caminhadas) levamos pouco mais de 1 hora. Recapitulando, são 4,8 Km (total de trilha) com 180 metros de elevação.

Mapa da trilha:

Um site que eu adoro, o Yosemite Hikes, criou este mapinha da trilha. Tá tão bom que vale a pena compartilhar! E pra quem fala inglês, fica a dica, o site é ótimo!

O que levar:

Ainda que essa seja uma trilha de nível fácil/ moderado, é importante cuidar bem da saúde e do corpo, afinal, ninguém quer estragar a viagem por causa de bobeira. Certo?

Sendo assim, recomendo que você leve:

  • Água (especialmente nos dias quentes);
  • Tênis para caminhada: pra quem tiver, recomendo um calçado para trilha;
  • Roupas confortáveis;
  • Protetor solar: ainda que a trilha tenha bastante sombra, não é bom dar bobeira com o sol da Califórnia;
  • Chapéu.

[Alguma outra sugestão que deveria estar nessa lista? 🙂 É só me avisar que eu acrescento!]

Estacionamento:

A trilha tem um estacionamento pequenino, e que com o fechamento de Mariposa Grove, é bastante disputado. Na falta de vagas, tente parar na própria estrada nas beiradas do estacionamento.

Localização:

O Merced Grove fica pertinho do Crane Flat. A entrada do Yosemite mais próxima da trilha é a Big Flat Oak.

Parque

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

7 comments

  1. Luciana Nunes 9 maio, 2017 at 02:45 Responder

    Olá,Mari! devorei todas as suas dicas de Yosemite! Vou em maio de 2017 e achei super detalhado!
    Alias, adorei tb as dicas de Napa!
    Parabéns e obrigado! bj

  2. Onde ver sequoias na Califórnia 13 outubro, 2015 at 09:31 Responder

    […] Se você aguenta encarar um subidinha boa e uma caminhada de 5 Km, taí minha recomendação para ver sequoias no Yosemite. O Merced Grove, o menor bosque de Sequoias do Yosemite,  é menos conhecido e mais vazio do que o Tuolumne Grove. Outra vantagem é que aqui as árvores estão mais próximas umas das outras e a sensação de floresta gigante é um pouco mais real. [Nada comparado com o Sequoias #Sorry.] Veja todos os detalhes do Merced Grove neste post. […]

  3. Marília 5 outubro, 2015 at 17:05 Responder

    Perfeito, Mari! Acho que vou ficar com essa opção, já que Mariposa Grove está fechada. Seu blog é muito legal. Você acha que eu devo escolher alguma cidade mais próxima do Merced Grove ou tanto faz? Se você tiver uma dica de cidade eu já me aventuro no booking… Beijocas!

Post a new comment

Veja também

Arancini - Pizzaria Delfina

San Francisco: A pizzaria Delfina

Delfina, uma das pizzarias mais concorridas e descoladas de San Francisco é toda moderninha. Paredes grafitadas, balcãozão de madeira de frente para a cozinha, poucas ...