Tudo sobre a Califórnia

0
California

Conhecida pelo Glamour de Beverly Hills, pela pompa da calçada da fama, pelas inovações do Vale do Silício e pelas ondas que atraem surfistas do mundo todo, a Califórnia combina uma das costas mais lindas dos Estados Unidos, com montanhas nevadas deliciosas para esquiar, florestas espetaculares protegidas por parques nacionais, um deserto impressionantemente lindo, e claro, cidade famosas como Los Angeles e São Francisco. Neste guia completo você encontrará tudo sobre a Califórnia, estado dos Estados Unidos, em um só lugar. Sonha em conhecer a Califórnia? Você está no lugar certo!

Para facilitar a sua navegação, preparamos um menu clicável com os principais itens deste post. Se preferir, clique em cima de cada um deles para ir direto ao ponto.

Onde fica a Califórnia

A Califórnia é o terceiro maior estado dos Estados Unidos (são 50 no total) e está localizada na costa oeste dos EUA e com temperatura agradável praticamente o ano todo. O estado é o mais populoso do país segundo o censo de 2010; e tem uma população diversa composta tanto por americanos como por imigrantes de vários cantos do mundo trazidos, principalmente, pela indústria tecnológica em constante ascensão. A capital da Califórnia é Sacramento, uma cidade com um centro histórico charmoso que remete a corrida do ouro Californiana e toda a estrutura governamental do estado com direito ao elegante capitólio da Califórnia.

Veja aqui a localização da Califórnia no mapa:

ê

Qual o fuso horário da Califórnia

O estado da Califórnia tem uma diferença de 4 ou 5 horas a menos do Brasil dependendo da época do ano. Durante o verão brasileiro a diferença de horário é de 5 horas, ou seja, enquanto no Brasil são 18h, na Califórnia ainda são 13h. Durante o inverno no Brasil, a diferença cai para quatro horas.

Califórnia

Golden Gate Bridge em San Francisco

Como chegar na Califórnia?

Los Angeles é a principal porta de acesso para Brasileiros e há voos diretos saindo de Guarulhos pela American Airlines. Quem voa para San Francisco – o melhor lugar para começar sua viagem pela California – pode fazer conexão na cidade do Panamá voando Copa, no Texas (Houston ou Dallas), Chicago, Nova York ou até mesmo Miami.

Ao comprar sua passagem fique atento da duração do voo e no tempo de conexão, voos com conexão na Costa Leste (Nova York e Miami) costumam ser mais demorados (e quase sempre lotados!) Eu evito voar por Miami, gosto das opções pelo Texas, mas sempre que posso – e aqui meu critério de decisão é preço – voo via Los Angeles (melhor opção) ou Via Panamá.

Cuidado com conexões corridas

Especialmente na ida, vale ficar ligado ao tempo de conexão, nos Estados Unidos a imigração é feita na sua primeira parada, o processo é longo, lento e pode levar até duas horas. Para não perder o vôo interno indico pelo menos 3 horas de conexão.

A conexão no Panamá é rápida e dá para fazer em uma hora, ainda assim, se o seu vôo de ida atrasar as chances de sua mala não chegar com você são altas (você dificilmente perderá o voo, mas pode ficar 1-2 dias sem mala), para não arriscar prefira uma conexão mais folgada (ou leve uma bela muda de roupas na mala de mão)

Los Angeles - Califórnia

Calçada da fama em Los Angeles

Melhor época para visitar a Califórnia

A temperatura agradável é um dos motivos que torna a Califórnia um estado delicioso para visitar o ano todo. Prepare-se para temperaturas amenas na primavera e no outono (o casaco é necessário em todas as estações, especialmente no comecinho da manhã e no finalzinho da tarde); verões quentes na região sul da Califórnia (Los Angeles, San Diego e arredores) e frios na região de San Francisco (prepare o casaco pois no verão a neblina toma conta e gela mesmo); o inverno é geladinho, prepare-se para temperaturas baixas e uma mistura interessantes entre chuva e céu azul (aqui é 8 ou 88 ou chove pra caramba, ou faz aquele tempo frio com um céu lindo).

Quem viaja para a região das montanhas no inverno deve ficar ligado as estradas fechadas, e  estar preparado para dirigir na neve. Para te ajudar, preparei este post com dicas da Califórnia no Inverno.

Califórnia

Yosemite Park no Inverno

Quando é a alta temporada na Califórnia?

alta temporada no estado são os meses julho e agosto (férias escolares no Brasil, nos EUA e na Europa) – assim minha primeira dica para quem quer economizar e tem flexibilidade da escolha de datas é: evite julho e agosto.

Outro bom motivo para evitar os meses de verão americano é que julho e agosto são os piores meses do ano para visitar San Francisco (não que seja ruim visitar a cidade nessas datas; arrisco dizer em San Francisco é uma cidade deliciosa o ano todo) porque a névoa toma conta da baía de San Francisco e deixa a Golden Gate Bridge bem difícil de enxergar; e claro, a cidade fica lotada de turistas (espere filas enormes no Cable Car; compre ingressos antecipados para Alcatraz (esgota com semanas de antecedência) e reserve restaurantes disputados).

Pier de Santa Monica

Santa Monica: Pacific Park visto da praia

Quais os melhores meses para visitar a Califórnia afinal?

Para quem tem flexibilidade de escolha, vale optar pelo finalzinho da primavera (maio e especialmente junho) ou outono (final de setembro e outubro). O outono é uma época linda com temperaturas agradáveis no estado todo.

Veja também:

Quanto custa viajar para a Califórnia?

O custo de uma viagem para a Califórnia varia bastante conforme a data (lembra do nosso papo sobre alta temporada? Julho, agosto e a semana entre o natal e ano novo são épocas consideravelmente mais caras que outros meses do ano). Para calcular o custo de uma viagem para a Califórnia considere os seguintes fatores:

  • Preço da passagem: $600-$1200 (dependendo da época)
  • Preço de hotel: $100 – $200 por noite (para hotéis bem avaliados e conforto médio)
  • Aluguel de carro: $200-$400
  • Seguro viagem: R$10 por dia de viagem
  • Alimentação: $80 -$120 por dia por pessoa
  • Ingressos/ passeios: $100-$500

Uma viagem de dez dias pela Califórnia custa cerca entre $3500-$4000 + passeios. Reservando hotéis e passagens aéreas com antecedência você pode conseguir preços bem atrativos.

Principais cidades

Você provavelmente já ouvir falar de Los Angeles, San Francisco e San Diego,  as principais cidades da Califórnia sob ponto de vista turístico. Pensando na parte política, temos a capital do estado – Sacramento – que é linda; e pensando em economia temos as cidades do Vale do Silício encabeçadas por San Jose. Aí vai uma lista das principais cidades da Califórnia, para saber mais sobre cada uma delas é só clicar nos links abaixo.

California

Curvas de Big Sur na Costa da Califórnia

Melhores parques de diversão

Você sabia que a Disney nasceu na Califórnia e que o primeiro parque da Universal Studios foi o Universal Studios Hollywood? É fato que os parques temáticos de Orlando são maiores e mais conhecidos, mas sabe aquela máxima de tamanho não é documento? Os parques de diversões da Califórnia entregam uma experiência autêntica, bem diferente de Orlando e super divertida. Os principais parques de diversão da Califórnia são:

  • Disneyland
  • Disney California Adventure
  • Universal Studios Hollywood
  • Legoland (Carlsbad – na região de San Diego)
  • Six Flags Magic Mountain na região de Los Angeles
  • Berry Knotts Farm (Buena Park – na região de Los Angeles)
  • Great America (Santa Clara)
  • Gilroy Gardens (Gilroy)
  • Happy Hollow Park and Zoo (San Jose)
  • Sea World (em San Diego)
  • Six Flags Discovery Kingdom (Vallejo – Região de San Franciso/Napa Valley)
Universal Studios Hollywood

The Wizzarding World of Harry Potter no Universal Studios Hollywood em Los Angeles

Disney California

Disney California Adventure Park

Parques nacionais da Califórnia

Quando o assunto é natureza e diversidade, poucos estados chegam aos pés da Califórnia e o legal é que o estado está repleto de parques nacionais, florestas e parques estaduais fantásticos.

O mais conhecido e o mais espetacular dos parques Californianos é o Yosemite Park, um parque que combina paisagem montanhosa com cachoeiras espetaculares, lagos cristalinos e até sequoias gigantes; falando em sequoias outras duas pedidas espetaculares para quem quer ver sequoias gigantes são o Yosemite National e seu vizinho Kings Canyon.Para quem quer ver deserto vale apostar no Death Valley National Park (cerca de duas horas de Las Vegas com paisagens bem diversas e muitos contrastes) ou no Joshua Tree National Park (próximo a Los Angeles, famoso pelos paredões rochosos e árvores de Joshua).

Onde ver neve e esquiar na Califórnia

Tunnel View: o mirante mais famoso do Yosemite no inverno

Para ver praias paradisíacas o remoto Channel Islands National Park é uma boa aposta; e para quem fugir do usual Lassen Vulcanic National Park (um parque que com montanhas lindas e muita atividade vulcânica), Redwood National Park (onde as árvores mais altas do mundo encontram o mar) e o Pinnacles National Park (com cavernas e formações rochosas lindas) são boas opções.

Lista dos parques nacionais

Como planejar uma viagem para a Califórnia

Aí vai um resumão passo-a-passo de como planejar uma viagem para a Califórnia:

A) Definir a duração da viagem

O primeiro passo para planejar sua viagem é definir o número de dias. Eu considero 7 dias muito pouco para uma primeira viagem a Califórnia, mas acredito que com 10 dias (se você tiver 12 ou 15, ainda melhor) dá para explorar um pedaço legal. E to falando em pedaço porque a Califórnia é imensa e para conhecer “tudo” você precisará de pelo menos 1 mês.

B) Escolher o roteiro da viagem

Depois de definir o número de dias, você precisa escolher o roteiro da viagem e para te ajudar, tenho algumas sugestões:

Painted Ladies - San Francisco

Alamo Square – San Francisco

Com o roteiro escolhido, é só mandar ver na passagem aérea (e o legal de escolher o roteiro ANTES de comprar a passagem é voar direto para SF, que é o melhor ponto de início para quase todos os roteiros pela Califórnia, e voltar por LA.)

C) Alugar um carro

A melhor forma de viajar pela Califórnia é alugar um carro, (aqui abro um parêntesis importante para falar que se você começa a viagem em San Francisco, vale pegar o carro apenas no último dia. Dirigir em San Francisco é chato e mais caro (os estacionamentos são uma fortuna) do que pegar um eventual Uber entre um passeio e outro,além disso o transporte público funciona bem na cidade. Se você começa a viagem em Los Angeles, alugue o carro no aeroporto – as distâncias são enormes, o transporte público é limitado e é mais caro se virar de Uber do que o aluguel de carro na cidade).

Califórnia

Nosso carrinho no Joshua Tree National Park

Minha recomendação para alugar carro na Califórnia é o RentCars, um comparador de locadoras de automóvel que te ajuda a achar o melhor custo x benefício para sua viagem, e como a concorrência entre as locadoras é grande, o preço do RentCars costuma ser melhor do que direto com a locadora. Outro benefício para nós brasileiros é pagar em reais – dá para parcelar sem juros – e sem Iof! 

D) Contrate o seguro viagem

O seguro viagem é um item indispensável para viajar pela Califórnia – acredite, qualquer bobeirinha por aqui vai te custar uma fortuna. Um bom seguro de viagem para a Califórnia  cobre voos cancelados, bagagens extraviadas, e claro, qualquer eventualidade médica ou odontológica que possa pintar pelo caminho.

Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, um buscador esperto que te ajuda a selecionar e comparar o melhores seguros do mercado e te ajuda a definir a melhor opção para a sua viagem. Você sabia que com menos de R$10 por dia, você contrata um ótimo seguro viagem? Clique aqui e faça já uma cotação! (Insira ocódigo IDEIASNAMALA5 para ganhar até 10% de desconto na compra do seguro viagem)

Califórnia

Letreiro de Hollywood – Dá pra chegar pertinho!

E) Reserve seus hotéis com antecedência

Assim que você definir as cidades da sua viagem a dica é reservar os hotéis. Quanto mais antecedência mais chances de conseguir um bom preço, especialmente em alta temporada. Eu faço minhas reservas pelo Booking.com e opto por hotéis com cancelamento grátis para evitar eventuais contratempos (vai que alguma coisa muda, né?!)

Para te ajudar a escolher seu hotel em algumas das principais cidades do estado criei guias completos de hospedagem com dicas dos melhores bairros e hotéis.

Califórnia

Cave de vinhos da Mondavi em Napa Valley

F) Passeios que você precisa comprar com antecedência

Meu critério para recomendar ingressos antecipados é o seguinte: (1) Atrações que esgotam; (2) Atrações com uma fila do cão – acredito que tempo nas férias é precioso e que economizar Iof para ficar 1 hora na fila não vale a pena de jeito nenhum; (3) atrações mais baratas online (se tem desconto online, porque não aproveitar). Tudo o que não costuma ter muita fila ou que é muito mais caro comprar online eu não recomendo.

Na Califórnia eu recomendo comprar com antecedência em qualquer época do ano:

Erros frequentes de quem visita o estado pela primeira vez.

Minha principal dica para quem vai a Califórnia pela primeira vez é não subestimar as distâncias, me explico: a viagem entre San Francisco e Los Angeles pela via rápida (Hwy 5) leva em torno de 6 horas, a viagem pelo litoral – a famosa Highway 1 – deveria levar 3 ou 4 dias do seu roteiro. Dá pra fazer numa tacada só? Na teoria até dá, na prática, uma bobagem. A graça é fazer o trajeto devagar, parar em cada um dos mirantes – são muitos, um mais lindos que o outro – e desvendar cada uma das cidades fofas pelo caminho. Outros trajetos imensos são Los Angeles – Yosemite (você vai perder o dia todo na estrada, prefira fazer Yosemite via SF) e San Francisco – Las Vegas (aqui minha dica é voar! A passagem costuma sair bem mais barata que um dia inteiro das suas férias perdido na estrada).

Califórnia

Paisagens de Big Sur – Califórnia

Outro erro comum é montar uma viagem aos moldes de Orlando com 10 dias nos arredores de Los Angeles para visitar os parques de diversão. Sim, os parques temáticos da Califórnia são divertidos, mas a graça é combinar parques com paisagens lindas, e acredite, a Califórnia vai bem além dos parques de diversão.

E ai, curtiu nossas dicas sobre a Califórnia? Deixe aqui seu comentário!


Viaje sem stress

Faça seu seguro de viagens

Alugue seu carro


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!



SOBRE O AUTOR

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

No comments

Veja também